Home » Internacional

A religião e a igreja no México

Avatar de Redação Gospel+ Por Redação Gospel+ em 26 de outubro de 2007

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

O artigo 24 da Constituição mexicana garante que “cada pessoa é livre para professar a crença religiosa que mais lhe agradar”. Entretanto, os cristãos evangélicos enfrentam perseguições incessantes no estado mexicano de Chiapas, muitas vezes sob olhares complacentes das autoridades eleitas. Eles são vítimas de uma mistura corrupta de religião e política.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Os colonizadores espanhóis impuseram o catolicismo no México no século XVI, mas as aldeias localizadas nas altas terras do sul não se submeteram totalmente a esta imposição. Místicos locais, dizendo agir em obediência a visões sobrenaturais, convenceram alguns índios a preservar os antigos conceitos religiosos dos maias, tais como o culto da terra e do sol e a prática de rituais da fertilidade. Essas crenças tradicionais fundiram-se com o dogma Católico Romano, resultando no catolicismo sincretista predominante hoje na região.

Depois longos períodos de conflitos, uma paz delicada estabeleceu-se no estado de Chiapas. Os mestiços ou eurameríndios – fusão de descendentes europeus e ameríndios – foram capazes de manter uma convivência pacífica com seus vizinhos indígenas. O governo mexicano governava à distância, permitindo que os caciques* detivessem o poder. Estes, por sua vez, ajudavam a manter uma confortável atmosfera política. O acordo, infelizmente, não ajudou os residentes da área. O governo tem investido pouco em auxílio aos mais pobres, e a qualidade de vida na região é uma das mais baixas de todo o México. A taxa de analfabetismo é alta e a renda per capita está bem abaixo da linha de pobreza. De fato, são os caciques que dominam com mão forte a política e a economia da região. Eles impõem taxas religiosas durante a realização de festivais e aqueles que não podem pagar são obrigados a fazer empréstimos a taxas de juros exorbitantes. Além disso, ao manter o controle sobre o poder judiciário, os caciques conseguem perseguir os evangélicos livremente, pois são acobertados pela impunidade.

A Igreja

Apesar da perseguição, os cristãos evangélicos têm divulgado o Evangelho, e as relações entre eles e os outros residentes da região têm melhorado. Em dezembro de 1999, cerca de mil pessoas participaram de uma marcha simbólica chamada de “Peregrinação para a Renovação de Nossos Corações”. Um mês depois, mais de 36 pessoas foram batizadas na praia de Puerto Madero.

A Perseguição

O protestantismo foi introduzido na região após a II Guerra Mundial. A despeito da intolerância religiosa, os missionários e os evangélicos locais foram capazes de concluir uma tradução do Novo Testamento para o dialeto local e comissionar evangelistas para conduzir um programa de implantação de igrejas. Esses cristãos desenvolveram uma nova forma de vida: eles se negam a comprar velas ou a consumir álcool, quebrando portanto a atividade econômica dos caciques, que respondem com ataques violentos. Igrejas e casas já foram destruídas por bandos, e comunidades inteiras já foram expulsas de seus lares. Além disso, cruzadas evangelísticas são hostilizadas, evangélicos são assassinados e alguns grupos já foram até massacrados.

Fonte: Folha Cristã



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

17 comentaram, comente você também!

  1. Realmente temos que oramos para o mexico, mas para o estado de chiapas para que isso fique no passado que apaz, e a riqueza esteja em nossos irmãos

  2. carolina beatriz disse:

    eu adorei este site apesar de q ñ cotinha o q eu qria

  3. gostei do site e otimo para um trabalho para tirar 10 d;-)

  4. Legal de mais.

  5. Deus amou o mundo de uma tal maneira que deu seu filho unigenito para que todo aquele que nele cre não pereça mas tenha a vida eterna.E dificil pra muitos entender a sabedoria de Deus,em entregar seu unico filho para morre em noosso lugar pelos nossos erros;a biblia diz que ele veio para o que era seu mas os seus não os reconheceu, porem todos aqueles que o recebeu lhes deu o poder de ser filhos de Deus.todo homem necessita de Deus e precisa conhecer que é um pobre pecador, e que o sacrificio de Cristo é suficiente para pagar essa divida, caso contrario seremos condenados nos nossos proprios pecados.è nosso dever como cristão levar essa mensagem salvadora a todos os povos. Espero que alguem reflita sobre isso e não so reflita mas tome uma decisão(decisão)…Que Deus abençoe a todos….

  6. eu nao achei o que queria
    na verdade eu queria tipo um grafico
    mas e bem importante e interessante para outros
    legal!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Diante de tudo isso é interessante opiniões! des de que não se perca o senco critico, como diz. Paulo freire “diante da correntesa arazadora de um rio se toran cuase impossivel ir aou outro lada, mas existem aqueles que usam a propria foça da correnteza para atravessar” é correto afirmar que de todos os males se tira proveitos desd que não se perca o senço critico das coisas!!

  8. isso só prova o quanto tolos sao oos humanos com a nesecidade de acreditar em um lider, tolos tem a esperança de que alguem esta olhando por eles. Nao sao pessoas lúcidas, jesus – Nao tô nem ai se vc acha um absurdo- é um mito cruado pela biblia, tolos levam um livro velho á sério amando mais que a propia vida. imperdoável. nós nao temos que acreditar que alguem zela or nós. no final, nós é quem fazemos nosso fim. nimguem está de fato nos esperando, a nao ser em sua cabeça. espero que eu tenha deixado alguem refletir sobre isso, espero – e sei- que quem leu achou loucura, mais é a vida. nao tem mistério para perguntas nao respondiveis.

  9. isto tudo e uma prova de que a igreja de ROMA vive apenas de suas tradicoes. sempre sustentando a idolatria e misticismo …levando o povo a decadencia !!!!! em todos os lugares aqui eles se mistifica com os macunbeiros !!!

  10. juliana marques disse:

    achei o site bastante interessante!!!!!!!!!!!!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 431,923 comentários no Notícias Gospel.