Home » Brasil, Destaque

O que é um Apóstolo? Qual sua importância e relevância hoje? Gospel+ faz série especial sobre, confira

Avatar de Raquel Brabo Por Raquel Brabo em 30 de março de 2011

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

O que é um Apóstolo? Qual sua importância e relevância hoje? Gospel+ faz série especial sobre, confira

O título de Apóstolo, concedido por algumas denominações, hoje é uma grande polêmica. Muitos dizem que Apóstolo só os que Jesus assim nomeou, outros afirmam que assim como Paulo e Matias, que teriam sido nomeados não diretamente por Jesus, é possível ter Apóstolos nos dias de hoje. Visando essa polêmica o Gospel+ conversou com teologos, pastores, estudiosos e até blogueiros para saber mais sobre essas figuras tão importantes no Cristianismo. A partir de hoje você confere uma série especial do Gospel+ sobre os Apóstolos.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A primeira publicação é mais didática, amanhã denunciaremos como é fácil se tornar Apóstolo hoje dia podendo até pagar pela internet para receber a unção, com diploma e cerimônia.

O que é apóstolo?

Segundo a 1ª carta de Paulo aos Coríntios, capítulo 12, versículos 27 ao 30 o Apóstolo está em primeiro lugar no corpo de Cristo. “Pois bem, vocês são o corpo de Cristo e cada um é uma parte desse corpo. Na igreja Deus pôs tudo no lugar certo: em primeiro lugar os apóstolos; em segundo os profetas; e em terceiro os mestres. Em seguida pôs os que fazem milagres, depois os que têm dom de curar ou de ajudar ou de liderar ou de em falar línguas estranhas. Nem todos são apóstolos ou profetas ou mestres. Nem todos têm o dom de fazer milagres, nem de curar doenças, nem de falar em línguas estranhas, nem de explicar o que essas línguas querem dizer”.

Em Efésios 4:11-12 diz que foi Jesus quem deu dons à pessoas. “Foi Ele quem deu dons à pessoas. Ele escolheu alguns para serem apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e ainda outros para pastores e mestres da igreja. Ele fez isso para preparar o povo de Deus para o serviço cristão, a fim de construir o corpo de Cristo”.

A palavra apóstolo vem do grego e significa enviar, mas não apenas no sentido de mandar, como se manda um objeto, por exemplo. A derivação da palavra Apostellein confere o significado de enviar uma pessoa, sob a autoridade de quem manda e da responsabilidade de quem vai. Portanto Jesus escolheu 12 discípulos, que foram chamados apóstolos por terem sido enviados por Jesus para pregar sua palavra. “Quando amanheceu chamou os seus discípulos e escolheu doze deles. E deu o nome de apóstolos a estes doze: Simão, em quem pôs o nome de Pedro e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu; Simão, o nacionalista; Judas, filho de Tiago; e Judas Iscariotes, que foi o traidor”. (Lucas 6:13-14).

Paulo foi chamado de apóstolo porque teve uma visão de Jesus quando estava em Damasco. Ele foi uma excessão ao apostolado pois foi chamado após a morte de Jesus e posteriormente se considerou o menor de todos os apóstolos (1Coríntios 15:10). Antes, como um perseguidor dos cristãos, aprovou a morte de Estêvão (Atos 8:1), Saulo, como era chamado, teve uma visão de Jesus. Em sua visão Jesus perguntou a ele o porquê de persegui-lo. Saulo ficou cego e após três dias se encontrou com Ananias em Damasco. Neste encontro Ananias confirmou a visão de Jesus e Saulo pôde ver novamente. Tendo recebido o batismo Saulo mudou o nome para Paulo e passou a pregar a palavra de Deus. (Atos 9). Paulo só foi chamado de apóstolo porque teve uma visão de Jesus que foi confirmada por Ananias. Então o próprio Jesus o chamou mesmo sendo em uma visão.

Portanto, Apóstolo é aquele que foi enviado por Jesus para pregar sua palavra.

Ainda existem apóstolos nos dias de hoje?

Esta é uma discussão polêmica. A defesa de que ainda exite apóstolo vem principalmente de igrejas pentecostais e a afirmação contrária parte de teólogos com linhas mais tradicionais. O Gospel+ selecionou para você duas afirmações sobre a existência de apóstolo. A primeira é contra a existência desta denominação nos dias de hoje, defendida por João Rodrigo Weronka e publicada no blog Púlpito Critão (leia o texto na íntegra aqui).

“Os ofícios que o Novo Testamento expõem para a igreja, para aqueles que compõem sua liderança, são: Apóstolos, Pastores (ou Presbíteros, ou Bispos – já que todos os termos representam a mesma função/ofício – Tito 1.5-7; Atos 20.17,28) e Diáconos. Esta Restauração Apostólica não encontra subsídio bíblico ou histórico, portanto, levando em conta este contexto, e considerando principalmente que Paulo foi o último apóstolo, conclui-se que não existem apóstolos em nossos dias. Cabe a igreja de nossos dias, exercer suas funções sem invencionices e modismos, seguindo o puro e verdadeiro Evangelho”.

A outra afirmação defende o apostolado nos dias atuais e foi postada no blog da Assembléia de Deus de Assú, Rio Grande do Norte. (leia na íntegra). “A crença de que não existem apóstolos vivos nos dias de hoje não tem total base bíblica. (…) Assim sendo, mesmo que em nossas denominações não haja o reconhecimento nominal desta categoria de liderança ministerial, o tal líder existe com ou sem o uso dessa nomenclatura, pois o ministério do apostolado está concedido por Cristo”.

O grande embate neste caso é o uso da palavra “apóstolo” justamente pelo seu significado. Como significa mensageiro de Deus algumas igrejas vêem o apostolado como algo comum ao evangelho, pois as pessoas devem propagar a verdade de Jesus. A outra corrente de pensamento diz que a referência ao nome “apóstolo” não pode ser empregada porque para se tornar apóstolo deve-se ter sido chamado pelo próprio Jesus.  Mas a grande verdade é que o evangelho diz para todos os cristãos falar sobre as boas-novas, independente da maneira como são chamados.

A primeira publicação é mais didática, amanhã denunciaremos como é fácil se tornar Apóstolo hoje dia podendo até pagar pela internet para receber a unção, com diploma e cerimônia.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

13 comentaram, comente você também!

  1. Caros leitores,lembre-se que Jesus ordenou “fazei discípulos”.Bem,mando um recado aos incredulos: se vocês acham que nos dias de hoje não pode ser levantado apóstolo,voçês querem dizer que também não há salvação depois dos 12 discípulos de Jesus,vocês precisão ler mais a bíblia usando a fé,para que os mistérios de Deus também sejam revelados a voçês, se a bíblia diz que o justo viverá pela fé.Então,pôquer a duvida em vossos corações hipocritas convertam-se em quanto é dia.

  2. Na verdade os que não aceitam o apostolado dos irmãos é por quer,ainda estão na obra da carne (INVEJA) e necessitão nascer novamente da água e do espirito.Coverta-se invejoso enquanto é tempo e escape da ira vindoura do senhor Geová.

  3. jose fernando disse:

    se não crermos que existe apóstolos nus dias atuas estamos crendo em umas coisas e em outras não qualquer quer for enviado pelo corpo de cristo que e a igreja e um apostolo . que deus nus abençoe

  4. Vamo orar meu povo.! é melhor do que debates vaos.

  5. Estamos em um momento em que a vaidade impera dentro dos templos. Devemos ser gratos a Deus por nos dar a oportunidade de servi-lo, muitos são aqueles que ainda não se permitiram ser tocados pelo Espirito Santo de Deus. Dizemos com orgulho sermos cristãos, mas na prática precisamos muito ainda nos moldarmos no exemplo de Cristo. Deixemos os títulos de lado, as denominações, e nos vistamos com o exemplo de Cristo. Precisamos buscar mais, viver para Cristo e os dons espirituais, sem demora o Senhor mostrará a cada um de nós. Que a graça em servir a Cristo seja nosso maior foco. Servir da forma que Ele quiser. Que maravilha é sermos usados por Cristo. Eu quero mesmo é ser reconhecida como filha do Deus Altíssimo, do Criador, do Alfa e Ômega e que eu diminua para que Ele cresça. Deus Maravilhoso!!! Somos cristãos e a isso nos cabe a responsabilidade de sempre nos perguntarmos: Cristo faria isso? Como o Senhor reagiria? Será que a vaidade não tem tomado conta dos templos? Que possamos refletir e nos aperfeiçoarmos em Cristo. A paz irmãos.

  6. Fabiano Marques disse:

    O próprio Senhor Jesus se identificava como “servo sofredor” de Isaias, porque o filho do homem não veio para ser servido mas para servir. Mas nós queremos títulos importantes, não queremos ser chamados de servos e sim de apostolo e por causa desses mesmos “apostolos” é que o nome de Jesus é blasfemado, liderança vaidosa, rasa, que não deixa quem esta fora entrar. Quem tem ouvidos ouça o que o Espirito diz.

  7. Se a palavra no original de apostolo quer dizer ”ENVIADO”logo entendemos que não se trata de uma ordenação eclesiastica e sim uma vocação! Daqui a pouco vão querer até nomear papa nas igrejas evangélicas.
    Graça e paz família!

  8. ÁTILA PEREIRA DE JESUS disse:

    A GRAÇA E A PAZ DO SENHOR JESUS ; O NOSSO DEUS Ñ É DEUS DE CONFUSÃO, PORTANTO, EU CREIO QUE INDEPENDENTE DO NOME , NÓS FOMOS CHAMADOS PARA PREGAR O EVANGÉLIO DA PAZ . Oséias 6: 3, diz: CONHEÇAMOS E PROSIGAMOS EM CNHECERAO SENHOR….. E QUANTO MAIS O CONHECEMOS , MENOS DISXUTIMOS ENTR NÓS , NOS OPONDO ,UNS AOS OUTROS . A PAZ E A GRAÇA DE CRISTO PARA TODOS !

  9. mentira se voce não é enviado voce não pregar jesus deu ordem aos apostolos pregarem nao a todos 1 corintios 12:29a31 e os obreros so pregam se for desiguinado pelo pregador leiam a biblia e não essas materias busque no livro do senhor que é a biblia

  10. o apostolo paulo foi o ultimo nao tem mais como esse tal de valdomiro asista ocaminho antigo e voces vão aprender http://www.ocaminhoantigo.tv

  11. Marcelo Leite de Souza disse:

    Lamentável…vaidade, tudo é vaidade!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 439,150 comentários no Notícias Gospel.