Home » Projetos Sociais

Artista causa polêmica ao criar esculturas de Jesus e santos católicos como super-heróis

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Artista causa polêmica ao criar esculturas de Jesus e santos católicos como super-heróis

Uma série de esculturas criadas pelo artista italiano Igor Scalisi Palminteri, da cidade de Palermo, está causando polêmica e controvérsia entre os religiosos. Em sua nova série de esculturas, intitulada higiografias, ele decidiu transformar imagens típicas de santos da Igreja Católica em super-heróis.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A maioria das peças foi pintada com tinta acrílica sobre imagens de gesso e madeira. Palminteri diz que usa a iconografia religiosa para revelar os seus sentimentos ao ver os santos nas igrejas quando ele ainda era criança. Porém essa visão nada convencional do artista vez com que muitos religiosos classificassem sua obra como blasfêmia.

Segundo o artista, sua experiência em ver fiéis fazendo pedidos a algo superior a eles o levou a ver que cada imagem de santo trazia dentro de si uma “figura heroica”, de acordo com o site io9.com.

Nas peças criadas por Palminteri, Jesus foi retratado em trajes que lembram o Capitão América, e em um quadro com as roupas do Homem Aranha, José foi pintado como Super-homem, Maria como Mulher-Maravilha e a Sagrada Família usa roupas características de Os Incríveis. Outras imagens foram caracterizadas como Batman e Robin, Flash e Mulher-Gato.

Veja algumas das polêmicas imagens criadas pelo artista:

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

2 comentaram, comente você também!

  1. Não deveriam misturar herois do entretenimento com os herois dos idiotas.
    Nunca vi ninguem matar alguem por não acreditar no Homem Aranha, ja do contrario …

  2. Aff !Cada polêmica! Tudo que se faça neste mundo vira uma polêmica trágica aff,, haja paciência !!

  3. Roseli Silva Sobrinho disse:

    eu acho uma falta de respeito , os catolicos deveriam protestar contra isso , afinal é a crença deles , eu como evangelica achei de mal gosto , se ridicularizam algo em que eu acredito , eu me manifesto contra .

  4. CATOLICO APOSTOLICO ROMANO disse:

    faser uma caricatura na foto da mae de vcs kkkkkkkkkk seus ignorantes

  5. O povo lé todos tipos de leituras, menos a biblia, ouve todos os tipo de musica, menos um hino em adoração ao Senhor, vai em tudo que é lugar podres, menos numa Igreja, e ainda se acham o dono da verdade, para Deus eles são um grauzinho de areia, no livro de Oseias diz que o povo pecam por falta de conhecimento, e muintos se julgam sabido, inteligente, mais sem conhecimento divino somos todos uns hotarios

  6. Ao sr Palminteri, quando se fala em romanos, não é de se espantar com imagens, pois o interece deles é mais financeiro do que espiritual ou cultural como eles disem, o que importa é que eles fexam os olhos quando vão ler a biblia Ex. 20.4, eles sabem que cultura não vai ao Senhor, só tenho pena destas pessoas que blasfemia o nome do Senhor

  7. Aqui os profetas, apostolos, bispo, bispos com primazia de primaz, missionário, o diabo aquatro, fazem do seu Mini stério um Magi stério. São professores de mágicas. Mandrakes e Lotar. Passe o seu cartão no TF(terminal Financeiro) da "bença". Robin Hood ao contrário, tira dos podres e dá para os ricos e prósperos "ungidos".

  8. Eu, só conheço um super-heroi , Jessus cristo, esse sim , venceu a morte. o restante é tudo imaginario(a respeito de super-heroi).eu posso descordar da pratica da religião dos outros , mas tenho que respeitar e esse cara não respeitou.

  9. olá temos ai uma diversidade de opiniões arrespeito dessa matéria mas eu tenho uma opinião arrespeito disso é que isso não tem nada a ver com arte ou cultura e sim com um tremendo mau gosto com os super heroes pois essa pessoa que teve uma ideia tão futil está se comparando a essas imagens que são surdas segas mudas e vazias por dentro que Deus abra o entendimento desse moço.

  10. A IDOLATRIA JA E PECADO .NAO MOSTRARAM SENAO A VERDADE?

  11. BRUNNO VALLASTE: CADER VC DER A SUA OPINIÃO A RESPEITO DISSO…

  12. Ao meu ver, como a Biblia é enfática em relação a idolatria de imagens. DEUS ABOMINA A IDOLATRIA e nem venham me falar que imagens são como "fotos de parentes" segundo alguns católicos, porque é uma atitude abominavel a Deus, então VIVA A ARTE. o ARTISTA pintando esses objetos que não tem vida e nada fazem, ficou LINDO, ficou muito legal e parabens pra ele.

  13. A arte não tem que ter censura, não importa quem ofenda! Tem crentelhos que aí que está dando pulos de alegria, mas se fosse uma coisa envolvendo a bíblia deles eles estariam putos. A arte sempre vai desagradar alguém. Sempre vai ter um monte de gente que gosta e outro monte de gente que não gosta.

    • Mas se alguém sente sua crença desrespeitada com certeza tem o direito de se sentir ofendido e protestar contra, nem toda forma de arte é legítima, ou será que você gostaria que alguém fizesse um belo poema desrespeitando toda a sua família?

    • Leandro Pires de Souza Protestar, se ofender tem todo o direito sim, mas impedir de que a arte seja executada , ou destruir ela, isso ninguém tem o direito. Se fosse minha família, eu, ou o que fosse, ligaria o foda-se, no máximo combateria arte com arte, mas jamais o impediria de mostrar sua arte para o mundo.
      No mais pra mim, são apenas imagens, apanas palavras. Isso tudo não muda o sentimento que cada um tem por estes símbolos. Como não mudaria em nada os meus sentimentos pela minha família se ela fosse ofendida.

    • E não muda mesmo, os seus ou os meus sentimentos sobre algo não seriam a consequência de se sentir ofendido e sim a causa, ninguém impediu ele de mostrar sua arte para o mundo mas é óbvio que o nosso desejo é que esta obra não fosse divulgada, temos o direito de desejar isso porque afinal temos o direito de protestar contra isso(alguém que protesta sobre algo obviamente acredita aquele algo não deveria ter acontecido ou que no mínimo não volte a acontecer), palavras são apenas palavras, mas na sua condição de apenas palavras elas ainda têm um grande poder, palavras influenciam, palavras comandam, palavras curam, palavras condenam…

      sim, são apenas palavras mas ser apenas palavras já não pouco coisa!

    • Leandro Pires de Souza Podem até protestar desejar que isso não volte a acontecer, mas para por aí. Tirar o direito de qualquer um manifestar sua arte isso ninguém tem o direito.Palavras comandam influenciam, só pessoas de mentes fracas, nunca vi uma palavra curar. Se palavras curassem o dicionário seria vendido em farmácias.
      Eu só não intendo porque tanto esforço para combater uma manifestação artística, ou a proibição de direitos individuais e tão pouco esforço para combater a corrupção no nosso país, pela luta de direitos coletivos fundamentais como saúde, segurança, educação de qualidade. Sobre essas coisas não se vê grupos cristãos se manifestando, se indignando. Agora um cara manifesta a sua arte, aí todo cristão vem protestar, um casal de homossexual decide se casar, aí um monte de cristão vem se manifestar(por mais que isso não afete a sua vida em nada, mas tem que se manifestar, porque seu deus não gosta de homossexuais, aí como ele é incapaz de defender seus interesses sozinho, aí os servos dele tem que defender)

    • Como eu já disse nem toda arte é legítima vide o exemplo do tal poema sobre a família, já que você não se importa imagine então o poema ser sobre a família de alguém que se importa, ele tem o direito de recorrer na justiça para que o poema deixe de ser distribuído, nós não estamos recorrendo na justiça contra o senhor que executou tal feito, porém se tivéssemos esta oportunidade não vejo motivo para não faze-la, (eu ri com dicionários em farmácias), curar metaforicamente, perdoar, por exemplo, tem um efeito incrível psicologicamente na vida das pessoas, você não deve utilizar o argumento de que nos mobilizamos para uma coisa e não para outra, este argumento é falho porque ele não prova que a nossa mobilização acerca da obra citada seja incorreta, isto é este não é um argumento contra nosso argumento e sim um argumento contra nós, uma falácia do tipo Ad Hominen, eu poderia rebater isto dizendo: e você poderia estar protestando contra a corrupção, a exploração de criancinhas nas fábricas de chinelo mas está aqui protestando contra o meu protesto! Deus não é incapaz de defender seus interesses, Ele apenas conta conosco, este é o modo como Ele age oras…

    • Leandro Pires de Souza Toda arte é legitima sim, não importa quem saia ofendido, por essa intolerância com a arte que muitos artistas ao longo dos séculos foram mortos, porque sempre eles ofenderam determinados tipos de pessoas. Que se foda quem se importa, essa pessoa não tem o direito de impedir a manifestação artística de ninguém, ninguém tem o direito de impedir a manifestação artística de ninguém, não estamos mais na idade média! Se não gosta da arte, não a veja, mas não impeça as pessoas de as verem!Perdão pra mim não tem efeito nenhum, a não ser um efeito desastroso quando se é aplicado em bandidos só porque se converteram.O perdão geralmente vem acompanhado da impunidade.
      Os deuses antigos mobilizavam as forças da natureza, para defender seus interesses, já o seu é um zero a esquerda.Os deuses antigos, quem desagradava eles, eles metiam raios, furacões, já o seu, precisa de relhes mortais, é incapaz de defender seu próprio divino rabo…

    • Sério mesmo que você acha que nenhuma forma de arte deve ser condenada? E pornografia infantil? e se eu escrevesse um ode a como criancinhas com câncer são merecedoras de sua condição? Se você acha que isto seja lícito é hora de você rever seus conceitos, o perdão as vezes vem acompanhado de impunidade mas sempre vem acompanhado do reconhecimento de que a natureza humana é falha (quem nunca pecou que atire a primeira pedra, lembra?), conheço pessoas que realmente se sentiram melhor após receberem ou darem o perdão de/para alguém, quanto ao seu ultimo parágrafo, bem, não vou ficar discutindo a superioridade do meu Deus simplesmente por achar isto inútil, só digo que o meu Deus enviou seu único filho para sofrer por mim e por você, Ele não precisa de nós, apenas conta conosco, não por ele, mas por nós mesmos, obedecer os mandamentos divinos não é bom para Deus, é bom para nós mesmos, quando aceitamos a Jesus de forma verdadeira passamos a entender isto, protesto contra esta obra, não por achar que Deus não se agradou disto (e acho que ele não se agradou mesmo!), mas protesto contra isto por achar que estou tendo minha crença desrespeitada.

    • Leandro Pires de Souza Pornografia infantil não é arte cara. Quanto as criancinhas com câncer tem algumas religiões pregam sim que são merecedoras, e já vi vários crentalhos mesmo dizendo "deus quis assim", ou "deus tem um propósito maior para essa criança" Mesmo assim se um cara fizer uma arte mostrando que uma criança tem câncer porque merece ter, ninguém tem o direito de impedir a sua manifestação.Quanto a seu deus enviar seu único filho para "morrer por mim" só piorou muito a situação da humanidade, pois com isso ela sofreu as piores atrocidades, a ciência atrasou em pelo menos mil anos, então estou cagando para seu zumbi peladão na cruz.Protestar vc pode protestar, mas impedir a excussão, ou até mesmo destruir a arte isso vc não pode fazer. Em nome de seu deus muitos artistas foram mortos. O artista condenado hoje, é o gênio de amanhã!As pessoas se sentem melhor com o perdão, pois é muito gostoso cometer erros e ser absolvidos por eles. Quem me faz mal, jamais recebe meu perdão, perdão pra mim é coisa de fracos. Se alguém cometeu um erro esse erro tem que ser reparado e não perdoado.O deus dos outros são bem mais forte que o seus, els não precisam contar com ninguém, eles tem forças suficientes para se virar sozinhos, o seu deuszinho de merda é um covarde, um facínora, um monstro, por isso quando eu era criança sempre tinha medo de ser possuído pelo espírito de deus, sempre achei ele um filho de uma puta, um ser que sempre mereceu o meu ódio, depois cresci, e vi que não precisava ter ódio de seres imaginários, mas deveria ter muito ódio sim de quem usava esse ser imaginário para oprimir, para cometer crimes, para saírem impunes de seus crimes!

    • Antes do mais peço por favor para que você tenha cuidado com os adjetivos que você utiliza, não queremos que uma pessoa que leia a nossa discussão pense que os ateus não têm respeito pelas opiniões religiosas diferentes das suas ou que ser ateu é ir em sites religiosos desrespeitar seus usuários, nós dois sabemos que isto não é verdade, tenho desde o início da nossa discussão tratado você e sua crença com todo o respeito, portanto peço que por favor você trate a mim e a minha crença ou não poderei continuar, termos como 'crentalho', 'zumbi peladão na cruz' entre outros que nem sequer pronunciarei são extremamente ofensivos, então peço por favor por mim, pela impressão que tenho de você, pela impressão que outras pessoas têm da sua crença tome um pouco mais de cuidado com o que você diz.

      Sim, pornografia infantil cabe nas definições de arte, só não é uma arte lícita, mas ainda é uma manifestação da criatividade humana. Justificar o câncer com "Deus quis assim" ou Deus tem um propósito…"obviamente não significa dizer que o portador da doença é o culpado pela mesma, sim, nossas leis garantem o direito a quem se sentir ofendido de processar e aos juízes de decretar a proibição da distribuição de uma determinada obra, então, pleo menos teóricamente eu teria o direito (ou até mesmo o dever) de impedir a manifestação.

      Quanto ao criacionismo ter atrasado o desenvolvimento da ciência, isto é uma grande mentira, não sou católico, sou protestante, cresci ouvindo as pessoas dizerem isto e não teria motivos para discordar disso até que eu pesquisei melhor e vi que isto não é verdade, o que aconteceu foi justamente o contrário, durante a idade média a igreja católica foi um dos orgãos que mais colaborou para o desenvolvimento da ciência, a igreja teve papel imprescindível no desenvolvimento da sociedade ocidental, para referência, gostaria que você visse a série de documentários disponíveis legendadas no YouTube: Igreja católica, construtora da civilização.

      O documentário é apresentado pelo Thomas E. Woods graduado em Harvard e Doutor em História pela Universidade de Columbia, isto é, a opinião deste 'cara' é no mínimo válida.

      Destruir, se eu tiver autorização judicial para destruir eu irei com certeza, fora disto não faria. Cristianismo é um conceito segundo o qual nenhum artista ou qualquer um deveria ser morto, se existem pessoas que apesar de se dizerem cristãos agem de forma diferente do conceito de cristianismo poderia esta pessoa responder pelo cristianismo? Artista condenado hoje de forma legítima não é gênio algum.

      O verdadeiro perdão do qual falo é fruto de um arrependimento profundo, logo, alguém que pede perdão desta forma não pensaria em cometer erros pensando em ser perdoado em seguida, todos nós inevitavelmente cometemos erros, pedir perdão é reconhecer que está errado, se você não pede perdão logo acha que está certo mesmo estando errado, depois que perdoar alguém não é isenta-lo de pagar pelos seus erros.

      Novamente não discutir se um determinado Deus é mais forte que outro pois, como já disse, é inútil, apenas lamento por você não ter tido um verdadeiro contato com Deus, se você tivesse tido este contato, tenho certeza de que a sua opinião seria completamente diferente!

    • Leandro Pires de Souza Opiniões não devem ser respeitadas, se assim fosse ainda estaríamos queimando hereges, e apedrejando putas…Eu posso falar o que quiser de deus, se eu quiser u posso falar que ele e os 12 apóstolos eram viados, que cristo fazia orgias com os 12 sendo que em quanto o 6 fodia o rabo divino dele outros 6 fodiam a boca santa dele. Eu não falo em nome de deus algum, falo por mim, não existe nenhum livro de conduta sagrada que eu siga e que me mande eu ter cuidado, então eu posso falar o que quiser: Jesus era maconheiro, Jesus era cocineiro, jesus era chapadão, era uma bixa loca que vivia dando o cu com os 12 apóstolos e que Judas não traiu ele e sim se vingou, porque Jesus deu para um certo diabo em fim…Mitos o tempo todo são modificados, cada um faz a alteração que bem intende, já que se trata apenas de mitos.
      Pornografia infantil é um ato ilícito, é uma coisa que as pessoas usam para fins sexuais e não artísticos. Poder processar por qualquer motivo qualquer um pode processar.
      O que estou dizendo que teoricamente em nome da liberdade de expressão ninguém deveria ter o direito de censurar ninguém.Não existe opiniões blindadas, não existe crenças intocáveis. Veja quantos artistas foram condenados de forma "legitima" pela igreja católica e hoje são considerados verdadeiros gênios da arte.
      A arte está nos olhos de quem aprecia e não de quem a censura!
      Esse "verdadeiro perdão" é algo que não tem como saber se é verdadeiro ou não. Imagine um cara que matou e estuprou uma filha sua ele pedir perdão, não vai fazer que vc o contrate como babá de suas outras filhas.
      Como já disse tenho o meu mais profundo ódio do que as pessoas fazem em nome desse deus e por isso que a única utilidade da bíblia na minha casa é acender a churrasqueira, mas me asseguro por manter bem longe do alcance de meus filhos, pois pra mim é um livro não que não deva ser proibida, mas que deva ser mantida longe do alcance de crianças mesmo, por isso essa porra de livro só serve para pegar fogo e proíbo meus filhos pequenos de lerem.

    • Guilherme, infelizmente não tenho como continuar uma discussão com alguém que não tem a menor consideração do espaço em que se encontra, espero que você aprenda a respeitar as outras pessoas para que assim possa participar de uma discussão respeitosa onde tenho certeza que você terá muito a ensinar e aprender, minha única recomendação se assim puder deixar é que você estude bastante os evangélhos e a história do cristianismo, não seja um "ateu de internet" eles estão completamente errados e cheios de falácias(existem ateus respeitosos que têm opiniões interessantes e que realmente pensaram muito antes de chegar a esta conclusão), existem formas respeitosas pelas quais você pode demonstrar que a crença da pessoa com que está discutindo esteja errada, você não fez uso de nenhuma destas formas.

      Um grande abraço, nossa discussão poderia ser mais respeitosa e agradável, caso ainda queira continuar esta discussão de uma forma respeitosa me contate pelo Facebook.

    • Leandro Pires de Souza Em momento algum faltei com respeito a sua pessoa, mas sim com seu deus, seu deus não devo respeitar mesmo. Agora quando aprenderem a respeitar a nossa constituição, quando não usarem o seu deus para interferir na nossa constituição, quando não usarem seu deus para praticarem atos violentos e nem censurar ninguém, quando não usarem seu deus para proibir as liberdades individuais de cada um aí respeito a sua religião.É por estudar os evangelhos que fico puto da vida, pois usam ele para limitar as liberdades individuais de quem não está nem aí com ele, com essa imposição das leis desses evangelhos a todos. Se quer seguir ele da maneira que quiser siga, mas não imponha ele a todos!

  14. EU NAO VEJO NADA DE MAIS PORQUE SANTO SO NO NOME ISSO NAO TEM LIGAÇAO NEM UMA COM O REINO DE DEUS. SAO IMAJENS CRIADAS PELA IGREJA CATOLICA QUE NAO PREGA O EVANJELLHO DE JESUS CRISTO .O UNIJENITO DE DEUS AQUELE QUE ESTA AO LADO DO PAI LA NO CEU(NAO EM UMA ESCUTURA DE BARRO).

  15. Aiai…É cada coisa que a gente vê !!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  16. Ficou bacana, deu um nove style aquela roupagem antiga dos santos tradicionais.Os véus, mantas e o todo esse excesso de pano usado pelos judeus do início da era cristã deixava-os com um aspecto sombrio e sem graça.Jesus Cristo de Capitão América ficou melhor que o original.

  17. Ao meu humilde mode de ver este trabalho, retrata com ênfase o que o artista e seus admiradores tem visto seus deus ou santos. Isso não tira nem acrescenta à ele nada de extraordinário. Apenas demostra sua confiança nos santos que ele crê. Contudo o leva a confundir o tamanho de sua fé. Em se tratando da pessoa de Jesus, ele extravaga mais ainda, por não saber definir que o poder de Jesus é supremo à qualquer super herói imaginário!
    Demonstra também que ele não tem conhecimento da palavra de Deus! veja o que disse Jesus: E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Mateus 28:18. E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão.
    Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.
    Eu e o Pai somos um. João 10:28-30. vemos ainda muitos textos bíblicos que demonstra que Jesus é supremo!
    Mas, como há o provérbio popular, cada um tem o deus que acredita ter!

  18. isso e gente que nao tem o que fazer e fica inventado moda para aparece

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 456,471 comentários no Notícias Gospel.

Da Internet e em Inglês para Praticar