Home » Brasil, Capa

Polêmico Bispo Renato Suhett, ex braço direito de Edir Macedo, abre o jogo sobre a Igreja Universal: “Fui usado, tentaram me enterrar vivo”

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Polêmico Bispo Renato Suhett, ex braço direito de Edir Macedo, abre o jogo sobre a Igreja Universal: “Fui usado, tentaram me enterrar vivo”

Polêmico e famoso, Renato Suhett é uma figura que ficou conhecida por volta dos anos 90 entre as empresas ligadas ao Bispo Edir Macedo, afinal foi lá que se tornou famoso e lançou vários de seus cds. Como bispo, Renato entrou e saiu da Igreja Universal duas vezes, ambas por divergência com as idéias do líder da denominação. Suhett fundou a Igreja do Senhor Jesus Cristo e polemizou, por estar supostamente ligado ao exoterismo e renegado tradições evangélicas como o batismo e a ceia. Como músico e compositor gospel vendeu milhares de álbuns na América do Sul.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Renato Suhett nasceu em Niterói em 19/01/61, filho de Irineu Lima e Genicy Suhett, casado com Diana Sousa Suhett. Formado em Literatura/Português, com mestrado e doutorado pela UERJ. Músico profissional, guitarrista, compositor, cantor, gravou 12 discos em português e 6 em espanhol. Ingressou na vida cristã aos 20 anos, na Igreja de Nova Vida em Alcântara e Botafogo, ainda no tempo do Bispo Roberto MacLister. Depois conheceu a IURD, e aos 26 anos, tornou-se Bispo do Brasil. Estudou Teologia Livre na VINDE, com o Reverendo Caio Fábio. Formado em Teologia pela Faculdade da Assembléia de Deus em Mesquita (RJ). Pela IURD, desempenhou seu ministério em vários países, entre eles, Estados Unidos, Portugal, África do Sul, Argentina e México.

Confira abaixo a entrevista com o Bispo:

Tendo chegado ao posto de segundo homem mais forte da Igreja Universal, e Bispo responsável pelo Brasil, o que o motivou a deixá-la da primeira vez?

Foram muitos os motivos, porém, o principal foi quando, em reuniões de bispos e líderes, a igreja decidiu constituir um partido político e usá-lo como instrumento principal para galgar o poder. Eu sempre estava indo contra esse pensamento, pois todo cristão consciente sabe que o Reino de Deus é o nosso fator determinante de qualquer mudança e que n’Ele está todo o poder de que poderíamos necessitar, pois trata-se do poder do nosso Deus. Quando eu via a igreja buscando alcançar o poder por meios exclusivamente humanos, vi que já não havia lugar para mim aí. E foi isso mesmo que aconteceu… Eu fui “auto-exilado” para a Califórnia, estive em Los Angeles e em San Diego por três anos, e a IURD acabou caindo nessa rede que todos já sabem… tiraram pastores e bispos dos altares, jogaram-nos na “cova dos leões”… mas não havia Deus para livrá-los. E vieram as lamentáveis e vergonhas ligações de bispos e pastores com os escândalos políticos que já sabemos… “sanguessugas”, “ambulâncias”, “jogos”… no que até resultou em prisões de homens que no início da igreja até foram usados por Deus… uma lástima. Enfim, foi essa troca de valores que me fez deixar, com tristeza, a igreja que tanto amei… nessa primeira vez.

Depois de ser apontado pela revista Billboard (em sua edição internacional) como o maior nome da música cristã da América Latina, você pensou em algum momento dedicar-se exclusivamente à carreira musical?

Não, porque nunca dei valor ao cantor, ao compositor, ou ao guitarrista Renato Suhett, mais do que ao Bispo Renato Suhett… Deus me mostrou desde o começo que o músico é quem segue ao Bispo e não o contrário… Na verdade, o músico que sou é apenas um apêndice do bispo que Deus, pela Sua misericórida e graça me ungiu. Creio que aqui vale ressaltar o que o apóstolo Paulo escreveu em Romanos 11:27: “porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”.

Enquanto liderava a IURD no Brasil, teve esperança de que ela pudesse mudar, isto é, tornar-se numa igreja mais bíblica e doutrinariamentie sadia?

Sim. Aliás, essa era a minha meta: Colocá-la no que chamamos de “sã doutrina”. Não por mim, mas pela direção do Espírito Santo. Era até mesmo um voto que eu tinha com Deus. Mas como um dia o Bispo Macedo me disse, aos gritos: “Graças a Deus que não deixei você mais como bispo do Brasil… Você iria acabar com a minha igreja, com o que eu quero para a Universal.” Creio que não precisa dizer nada mais.

Por que sua ênfase passou a ser a graça depois de sua saída da IURD?

Ora, eu queria “exorcizar” tudo aquilo que havia visto e aprendido na Universal e fui buscar nessa antítese, um extremo que muito me custou, pois aí, eu errei, exagerei, creio mesmo que perdi a visão de Deus, neste afã de estar contra tudo o que dizia respeito a Universal… Aí eu errei e feio… Peço perdão a Deus e a todos que foram, direta ou indiretamente, atingidos por este erro. Sinceramente, a salvação é mesmo pela graça, é claro, é bíblico, mas não precisava que eu exagerasse tanto. Tirei a Ceia, o Batismo, deixei de expulsar demônios, etc. Esquecendo-me que essas coisas não são sugestões de Deus, mas ordens daquele é que o nosso Senhor Jesus Cristo. Errei, vacilei… Que bom que a misericórdia de Deus me contemplou. Sou um sobrevivente por esta misericórdia divina, com certeza…

Em que momento você acha que seu ministério perdeu o ponto de equilíbrio em termos doutrinários?

No afã de desdizer exageradamente tudo que era da Igreja Universal, acabei me desviando das diretrizes básicas do Senhor Jesus. Aí está o ponto… e como não, do orgulho de achar, na queda, que eu poderia falar o que viesse na minha cabeça, e que estava sempre certo. Meu Deus… que vergonha… Creio que todo líder deveria ter como lição obrigatória um vídeo do meu primeiro líder, Bispo Roberto McAlister, que inclusive está disponível no Youtube e que se chama “Orgulho”. Neste vídeo, ele fala, pelo Espírito Santo, de tudo que devemos ponderar e refletir ao assumirmos essa função de liderar homens e mulheres na obra que é de Deus. Com isso, estou admitindo categoricamente que também pequei por orgulho.

Qual a razão de você haver mudado radicalmente sua mensagem, passando a divulgar o exoterismo?

Foi uma tentativa de trazer um grupo, que a meu ver, nenhum igreja ainda o havia alcançado para Cristo (Desculpem-me se estiver errado): Os chamados esotéricos, espiritualistas (que não são os espíritas, candomblecistas, ou macumbeiros). Achei que poderia ajudá-los a chegar ao evangelho de Cristo, como se diz: “ganhá-los para Jesus”. Mas já estava eu tão desacreditado pelos evangélicos, alienado, marginalizado, por meus ímpetos de orgulho, etc. E parece que a imitação foi tão “bem feita”, que acabaram disseminando no meio evangélico que eu, de fato, havia me tornado exotérico. Imagine você em que confusão fui me meter… Creio que seria o caso do roto falando do esfarrapado. Eu não tinha condições espirituais mínimas, naquele momento, de encarar uma empreitada dessas… hoje até me faz rir, mas foi muito triste. Uma grande confusão, total, desordenada e completa. E eu ali… feito um bobo, acho que nem sabia mais quem eu era, o que era, ou para que estava vivendo… além de perder a visão, creio que perdi a noção e a razão. E veja que até hoje tem gente que me olha meio de lado, talvez pensado: esse homem esteve em “sociedades secretas”, etc. Discretos ou indiscretamente… [risos] Desculpe, mas estou rindo de pensar a que ponto um homem chega de ridículo, quando perde a visão e a direção do Espírito Santo. “A minha alegria é o Senhor, que conheceu a minh’alma e não me rejeitou”… Só Deus mesmo para nos aturar… porque nem eu mesmo sabia mas quem era. Foi, simplesmente, horrível essa fase.

Por que decidiu retornar à IURD?

Aí vamos parar no outro extremo. Foi tanto exagero, exacerbações… que decidi voltar após ouvir um conselho de um amigo, homem de Deus (não sei se ele me autorizaria dizer seu nome, mas Gleiber de Andrade). Este homem me disse, estando eu no Rio de Janeiro: “Olha, Renato, o que você está fazendo com sua vida. Lembra de onde caís-te, arrependa- te e volta”. Considerei esta palavra, orei e o fiz literalmente: Voltei lá para catedral do Brás, achando que deveria ter caído, ou começado a cair por ali, quando ainda era o bispo do Brasil na IURD. Achando que a Universal havia mudado (que duendes e fadas existiam, bem como o Papai Noel…[risos]). Mas na situação que estava, acho que valeu a experiência, pois voltei a ter contato com “algo”, um mínimo residual do Evangelho pleno, creio eu.

Em algum momento sentiu que seu testemunho foi usado para estancar o êxodo de membros da IURD para outras igrejas como a Mundial?

Em todo tempo… [risos] Depois, lá na frente, estando no México e quando me mandaram de volta ao Brasil e o Romualdo me recebeu, não com aquele carinho do tempo do testemunho, mas de outro modo, e dizendo que o Bispo Macedo tinha outro plano pra mim, que não deveria estar mais no altar e sim ser um tipo de diretor ou gerente de uma rádio em Volta Redonda… e esquecer o altar. Aí a ficha caiu. Fui simplesmente um objeto de uso, quanto do testemunho, para que outros não saíssem mais e sofressem como sofri… Entendi tudo e vi que estavam tentando enterrar o que Deus me deu, e em vida (enterrar-me vivo). Óbvio que pulei fora, pois não havia mais lugar ali para mim. Muito menos nos dias de hoje. Saí de lá para entrar de vez no Reino de Deus, agora sim… não por mão do Bispo Macedo, nem de ninguém, mas de Deus mesmo. Que bom!

Quanto tempo foi preciso para que retornasse ao púlpito?

Fiquei um ano na “geladeira” no Brasil e trabalhei como pastor por dois anos no México, onde tive o privilégio de conhecer uma gente maravilhosa e muito aberta ao Evangelho. Só lhes falta este Evangelho verdadeiro e pleno. É, de fato, um campo a ser desbravado. Foi uma boa experiência, pois por dois anos tive que trabalhar como pastor sem nenhum auxiliar, fazendo quatro reuniões diárias. Aprendi muita coisa lá. Valeu muito e não me queixo de nada, principalmente por aquele povo tão sincero de coração que são os mexicanos.

Por que resolveu deixar a IURD novamente?

Porque entendi que o “cantado e decantado perdão ao filho pródigo” não passava de uma grande panacéia pra “brasileiro ou si lá quem ver”. rs Ora, o Bispo me proibiu de pregar e queria que eu fosse um executivo… meio executivo de rádio…nem sei o que é isso. Meu objetivo é viver do e no altar do Senhor até o fim dos meus dias…

É verdade que foi recebido pela Mundial?

Não. Quando voltei estive com o apóstolo Valdemiro por uma vez e assisti a umas reuniões dele. Afinal, fui eu que, quando Bispo do Brasil, o consagrei a Bispo. Foi apenas um encontro de velhos amigos. Mas o ministério que Deus deu a ele é o dele, o meu tem outro perfil. E que Deus abençoe a ele muito, como também ao Bispo Macedo, e a todos da Universal, Mundial, Radial, Medial, Afinal, etc. e tal… [risos]

Quais são suas expectativas ministeriais?

Simplesmente e sinceramente ser um instrumento nas mãos de Deus para estabelecer as diretrizes do Seu Reino aqui, e “preparar o caminho para o Senhor”, tendo sempre em vista que “Ele cresça e eu diminua”. Na prática, evitar os erros do meu passado e aproveitar esta grande oportunidade que o Senhor está dando… Igreja de Jesus Cristo. Tudo muito simples, de acordo com o mandamento do Senhor Jesus: “Amar como Ele nos amou”, curar os enfermos, expulsar demônios, batizar em nome de Jesus, buscar o Espírito Santo, realizar a Ceia do Senhor, não em memória, mas como celebração de Jesus Cristo vivo em nós, Sua Igreja!

Pretende retomar sua carreira musical?

Ah, com certeza que o cantor, o músico e o compositor vão de mala pronta junto com o bispo, é certo… Agradeço muito a paciência de todos para comigo, que Deus os abençoe rica e abundantemente em Cristo Jesus!!!

Fonte: Genizah Virtual e Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

5 comentaram, comente você também!

  1. moises silva disse:

    podem observar que a maioria dessas pesoas que fizeram comentarios a respeito devem sar tds da iurd , pq eles esquecem de DEUS .como é feitiu deles .só sabem criticar .e lutar por bençãos materis oas inves de buscar a verdadeira razao .” a salvação “. eu nao sou de nem uma dessas igreje s e nem frequento .mas é bom saber dessas vergonha .e continuar essas coisas vcs vao prestar conta com DEUS de tds essas almas que era pra vcs tarem ganhando .ao inves disso tao criticando os outros .

  2. Só posso afirmar uma coisa : Tá cheio de crente que se acha Salvo, mas vão todos ficar do lado de fora com caras de babacas por que não vão ser salvos de jeito nenhum… A salvação é mais difícil do que muito crente e pseudo pastor-bispo imaginam… o mais humilde dos irmãozinhos será salvo, mas os Soberbos (entre eles o “dono da universal”)… se vocês soubessem… con DEUS não se brinca de jeito nenhum. Obs.: Não sirvo a nenhuma placa de igreja ou pastor, bispos e cia. -só há 1Mestre e Senhor absoluto.

  3. O EX BISPO RENATO NO MOMENTO Q SAIU TAVA OLHANDO PRA SI. NA MINHA OPINIAO ELE SAIU PQ QUERIA SER VISTO EM CULTOS, ACLAMADO POR PESSOAS E NÃO SER USADO POR DEUS. O FATO DE A IURD QUERER PESSOAS NA POLITICA É PRA DEFENDER O MINISTERIO Q SE NÃO FOSSE POR PESSOAS TÃO DE DEUS ESTAREM LA DENTRO JA TERIA ACABADO (TA AMARRADO!). NÃO SO A IURD MAS OUTROS MINISTERIOS TAMBEM, QUE TAMBEM SÃO DEFENDIDOS LA DENTRO POR HOMENS DE DEUS QUE SE ENVOLVEM NA POLITICA. E NÃO POR PODER. A PALAVRA DE DEUS ALEM DE SALVAR, ABRE A VISAO DAS PESSOAS E VOCES NÃO TEM IDEIA COMO EXISTEM POLITICOS QUERENDO FECHAR AS IGREJAS. EU APOIO SIM A ATITUDE DE FE E CORAGEM DA IURD E DE OUTRAS DENOMINAAÇÕES QUE FAZEM O MESMO. QUEM NÃO GOSTOU OU NAO TEM FE PRA FAZER COMA MENOS E NAO CRITIQUE A FE DOS DEMAIS.

  4. NÃO CONCORDO COM O COPMENTARIO. MAS A POSTURA DO RENATO TA BEM ESSA.

  5. Este safado quanto era da iurd da barra fudeo um monte de mulher tinha um monte de amante nos predios dos pontoes . Agora que ser honesto.To vergonha na cara na Barra nos te conhecemos, SAFADO.

  6. JOSE MAURICIO GAMBINE SOUTO disse:

    Esse ” evangelho de mentiras religiosas”, o envolvimento de politicos com religiosos, leva a vergonha ao nome de JESUS- EX BISPO RODRIGUES – CONDENADO.

    O sistema que enriquece alguns e função dio sacrificio de muitos-

    esses safados deviam estar na cadeia

    São os falsos profetas ” quee se possivel enganriam até os escolhidos”

    São filhos do diabo.

  7. Não é humilde para obedecer e se rebela que Deus tenha misericórdia dele e que se arrependa.

  8. ESSE EVANGELHO DA IURD NAO CHEGA NEM AOS PES DO EVANGELHO QUE EU CREIO ………………

  9. Nao quero condenar ninguem mas ai eu acho que Ele olhou para o Homem , Renato sou da Iurd a 23 anos se eu fosse olhar para o homem ja estaria fora de la a muito tempo o homem é falho olhe para Deus

  10. ailton farias disse:

    um abismo chama outro abismo
    conheci o renato suhett na igreja universal.tudo bem o cara saio de la esculhanbando a igreja e o bp.macedo.abrio igreja propria na av joao goncalves no rio nao deu certo porque eu nao sei muito tempo depois ele volta justamente para a universal. agora torna sair quem e que nao presta sera que-e igreja universal ou o bispo macedo,no meu ha ver o suhett provou para Deus e para o mundo que ele e serpente do inferno olha o que diz a palavra de Deus.mas o espirito expressamente diz que nos ultimos tempos apostatarao alguns da fe dando ouvidos a espiritos enganadores e a doutrinas de demonios.que Deus tenha misericordia mais uma vez desse coitado.pr.ailton farias igreja evangelica casa da bencao de Deus,

  11. Tive o prazer de conhecer o Renato, quando éramos menino, Eu aluno no G E Panadiá Calogeras, cuja diretora
    era sua e nossa amada Genecy, O Renato sempres foi ema pessoa muito boa simples, eu o assisti muitas
    vezes quando tocava nas churrascarias. Epocas distintas, porém ver um Homem reconhecer os seus erros,
    com o simplicidade do Renato, nada me causa espanto , pois é do seu ser esta grandiosidade, repleta de humildade e respeito aos seus Irmãos indepedentemente de se clero. Abraços Renato Suhett

  12. Que coisa Triste! Sabemos que com Deus e sim, sim ou não, não… OU vc é de Desu e assume sua fé ou não!

  13. Esse homem tá maluco, ele não sabe nem oq imagina pra onde vão as pessoas que ouvem a ele, ele tá parecendo um menino… que não tem certeza do que quer ora quer uma coisa ora quer outra, meus amigos sejamos francos rsrsrs tá ra mas do que na cara que ele quer só dinheiro mesmo…foi pra igreja catoolica só pra ganhar dinheiro kkkkkkkk é a volta de jesus gente vamos vigiar e orar e cuidado com o falso profeta…

  14. A IGREJA UNIVERSAL E ASSASINA DE PROFETAS QUANDO NAO MATA ALEJA A CONTA DO SR EDIR MACEDO TA FICANDO GRANDE.
    VEJA A HISTORIA ACIMA UM HOMEN QUE FOI UNGIDO PRA PREGAR A PALAVRA DE DEUS IA SER UM HOMEM DE NEGOCIOS E O PROFETA MORRERIA.
    VEJA QUE ELE PREFERIU SER PADRE DO QUE FICAR NA UNIVERSAL.

  15. Ivan Santos Santos disse:

    é isso, mesmo com toda essa vira volta de suhet, ele continua sendo instrumento de deus, marcou muito com sua guitarra e lindos canticos de adoração

  16. vigiai foi o conselho que Jesus nos deu, pois muitos virão em meu nome e se possivel enganarião a muitos. Nem todo que diz: Senhor, Senhor é servo de Cristo, vigiai.

  17. A igreja que esse cara fundou é católica e reformada!!! Só a partir dai não precisa ser muito inteligente pra entender que ele esta perdido espiritualmente!!! Que Deus o salve e proteja as pessoas desta igreja!!!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Anglicana

  18. Já nem sei se acredito nesse renato.acho que na verdade ele passou por uma como qualquer outro auxiliar passa e desistiu por na verdade achar que qndo voltasse pra igrejaa universal iria voltar como bispo ou um pastor grande.ha tenha paciencia renato ja fui da igreja e sei de boa parte das coisas que acontecem la, sai da iurd mas não falo mal até mesmo pq sei q o homem ele é falho entao qualquer homem falha isso nao é motivo pra sair da iurd 2 vezes, acaonteceu algo a +

  19. Graças a DEUS em JESUS CRISTO, depois de ficar 16 anos na igreja Universal do Reino de Deus como obreira e masi 8 anos na igreja do Senhor Jesus Cristo a qual o instrumento Renato Suhett foi usado, hoje ( 4 ) anos estou no espiritismo o qual foi fundado por Allan Kardec, estou na mais completa paz, aprendendo sobre causa e efeito, ação e reação # fato # não acreditando mais em alegorias e fábulas de velhas caducas como por exemplo a "mulher ter saído da costela de um homem" de não acreditar mais em demônios, estou muito feliz sabendo de que eu fiz eu tenho que responder por meus atos! E peço a quem possa interessar leiam o livro A CAMINHO DA LUZ de EMMANUEL para que possa agir mais com coerência em relação a FÉ e AMOR ao SENHOR JESUS.

    • Vilma, sou do Senhor Jesus, não sirvo placa de igreja, fiquei muito triste em saber que vc sair do caminho do Senhor. pois na palavra de Deus diz que é impossivel alguém que conheceu a verdade e retroceder tenho certeza que vc nunca conheceu a Deus de verdade, não acredito no esperitismo e tenho certeza que vc se lembra dequando vc buscava o Deus todo poderoso algum ficou em vc e só vc querer resgatar o que vc nunca deixou crescer. eu me recuso a agreditar nessa sua posição, o espiritismo é o caminho largo pois pra conseguir a salvação o caminho é estreito e tomado por esforços nós temos que servi o evangelho do senhor Jesus não de Allan kardec, com filosofia de vidas, com opinião de ninguem se for assim seria muito facil, nós poderiamos fazer uma biblia com nosso achismo tirar alguma coisa da verdadeira biblia que nos agrada e unir com o que nos achamos e fazer mais uma religião, pois Deus não precisa do quê eu acho ou vc ou qualquer quem seja pra dirigir o caminho que ele já trasou. Fica na Paz do Senhor Jesus vou orar por vc é sua familia. abraços

  20. o evangelho que eu conheço, não é reino da terra, o senhor jesus ensinou, sim o reino do céus, e tem mais! para entrar: não é de qualquer maneira.o reino que essa turma prega é só daqui, e vaidade não entra, porque o que se planta aqui vai colher.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 440,742 comentários no Notícias Gospel.