Home » Sociedade

Cid Moreira ganhou processo contra apresentadora Eliana

Profile photo of Redação Gospel+ Por Redação Gospel+ em 2 de fevereiro de 2007

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Eliana Michaelichen Bezerra, a apresentadora de TV Eliana, e a Rede Record já foram condenadas a pagar indenização de R$ 150 mil para o locutor do “Fantástico”, Cid Moreira. A decisão, de junho passado, é da 41ª Vara Cível de São Paulo.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A Record recorreu da decisão, pedindo a redução do valor. A ação deverá ser julgada entre abril e maio e será relatada pelo desembargador De Santi Ribeiro. O caso tem preferência por causa da idade de Cid Moreira, que tem 79 anos. Nesta segunda-feira, a revista Consultor Jurídico publicou que o locutor estava processando a apresentadora.

No dia 23 de outubro de 2005, durante o programa “Tudo é Possível”, um boneco de espuma com voz de ventríloquo e a aparência do apresentador teria feito gestos obscenos que ofenderam a moral de Cid Moreira. É o que alega o locutor.

Na sátira, durante o quadro “Prova de Afinidades”, o boneco teria dito frases como “eu quero tocá-la”, “se quiser vem aqui”, “depois eu quero conversar com você”, “eu também quero”, “vem cá”. Eliana teria respondido com palavras como “está surtando o véio”. O Cid Moreira de espuma ainda teria feito gestos, de forma “acintosa” com os dedos, com referência direta aos seios de uma modelo, quando dizia “vejo dois milhões”.

São duas as reclamações de Cid, uma de ordem moral e outra referente ao uso indevido e não autorizado de sua imagem. O valor inicial da indenização (R$ 120 mil) foi calculado com base no tempo que a imagem de Cid Moreira ficou exposta no programa, usando como parâmetro o valor do anúncio comercial cobrado pela Record durante o programa.

O locutor diz que não é contra o sexo e nem a sexualidade, mas o dano psicológico se agrava pelo fato do foco primordial de seu trabalho ser a gravação em áudio de textos da Bíblia. Para ele, sua imagem estaria fortemente vinculada à palavra de Deus, “não podendo aceitar a forma bestial como foi retratado”.

“É patente o dano psicológico sofrido pelo autor. Voz e imagem construídas por anos para informar e principalmente nos últimos tempos, instruir na Palavra de Deus, usadas para fomentar paixões sexuais vãs”, diz processo do advogado Júlio César Martins Casarin. Ele afirma também que o quadro provocou “profunda dor no notificante e o fizeram motivo de escárnio nacional”.

“Após assistir à fita VHS que acompanha os autos, verifica-se que, em tal programa, utilizou-se um boneco, com a clara fisionomia do Requerente [Cid Moreira], que possuía voz parecida com a do Autor. A própria co-Ré Eliana chamava o boneco de “Cid Moreira”. Assim, conclui-se que houve utilização clara da imagem do Requerente. Ainda que a imagem da pessoa humana do Autor não tenha sido exposta, denota-se a intenção de imitá-lo e de se utilizar de sua imagem e voz”, argumentou a juíza Claudia Lúcia Fonseca Fanucchi

Outro fato é que o locutor dispensa apresentações e que é comum seu nome e imagem serem usados em programas de televisão que respeitam o limite da diversão. O que não teria acontecido no caso.

Fonte: Consultor Jurídico

PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

3 comentaram, comente você também!

  1. Bom.. a minha opniao é a seguinte… sim existe sim o direito de expressão… mas ele tem que ter limites para ser usado… sinceramente eu como cristã… odiaria isso… isso é falta de temor a Deus…. sem falar… que é um desrespeito a pessoa do cid moreira… se fosse com ela? ela iria gostar? uma boneca dela fazendo gestos obssenos e falando tais coisas? eu acho que naum…
    Porém eu conheço Eliana, e sei tbm que naum era isso que ela queria que acontecesse.. ofender a moral de cid…tanto Eliana como Cid Moreira são pessoas maravilhosas… isso poderia ter resolvido em uma conversa.
    A vida é simples… a gente que complica….
    mas isso ja passou…
    fique na santa paz do nosso Senhor Jesus Cristo…. pois é Ele que um dia irá julgar todos nós… só Ele nos conhece de Verdade.

  2. Essa eliana é bunita? hahuauuha,,,,p…véia…da boka inxada…seria ótimo ve-la num filme porno…mas tem q ser rapido pq logologo vai dr mais nao huahuahua….se fufu eliana boka se xup…rol…..ahuhahuahua

  3. TEMOS QUE FALAR QUE, ELIANA É LINDA, COMO
    VIRGINIA DE MAURO “A LULLY” AFILHADA DE BETO CARRERO QUE ESTARÁ LANÇANDO SEU CD MUNDO ENCANTADO NO PROGRAMA DELA EM 2009.
    ELIANA FOI AMIGA DE BETO CARRERO E NO SITE TRAPINHAS.COM.BR GALERIA FOTOS VC PODERÁ VER ELIANA E VIRGINIA DE MAURO “OS TRAPINHAS” JUNTAS, QUANDO BETO CARRERO LEVOU A AFILHADA A REDE RECORD POIS VIRGINIA SEMPRE FOI FÃ DE ELIANA E MUITO BEM RECEBIDA PELA APRESENTADORA.
    O SONHO IMPOSSÍVEL SERÁ REALIDADE TENDO NO COMANDO A FILHA DE BETO CARRERO JULIANA MURAD.
    VEJA NO YOUTUBE VIRGINIA DE MAURO
    CANTANDO COM BETO CARRERO.
    NO SITE clubedoscompositores.com.br
    você PODERÁ OUVIR A MUSICA “O CAVALO MAIS FAMOSO DO BRASIL”. É LINDA
    É UMA GRANDE EMOÇÃO.
    COMO DE DOMINGO ASSISTINDO NOSSA ELIANA. A REDE RECORD É LIDER DE AUDIÊNCIA E PRONTO.
    AGORA ESTÁ MUITO EM MODA LEVAR PESSOAS EM AÇÕES JUDICIAIS.
    FALO UMA FRASE QUE APRENDI NA IGREJA UNIVERSAL DO EDIR MACEDO: “NINGUEM CHUTA CACHORRO MORTO”
    HOJE OS JUIZES GOSTAM DE PROMOVER AÇÕES CÔMICAS. A LIVRE EXPRESSÃO É PARA TODOS. CHEGAR A ESTE RIDICO CID. COM A RAINHA ELIANA.
    PARABENS VOU RECOMENDAR O BLOG PARA MINHAS AMIGAS.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 456,287 comentários no Notícias Gospel.

Da Internet e em Inglês para Praticar