Home » Brasil, Destaque, Mundo Cristão

Colunista critica o crescimento de perfis de “humor evangélico” nas redes sociais: “O achincalhe é crescente”. Leia na íntegra

Avatar de Tiago Chagas Publicado por Tiago Chagas em 2 de julho de 2012

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Colunista critica o crescimento de perfis de “humor evangélico” nas redes sociais: “O achincalhe é crescente”. Leia na íntegra

O surgimento de perfis de humor “evangélicos” nas redes sociais é visto por muitos como ofensa e escárnio, enquanto que milhares de pessoas aderem à moda e passam a seguir os humoristas.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O colunista do Gospel+, Paulo Teixeira, criticou a forma como os perfis de humor se referem aos evangélicos e seus hábitos: “Mesclando assuntos cristãos com teores perniciosos, ora sutis, ora explícitos, os ‘humoristas da fé’ vão ganhando espaço na Web dia após dia”, observa.

O surgimento da dupla “Para nossa alegria”, formada pelos irmãos Jefferson e Suellen, que se tornaram famosos após a divulgação de um vídeo interpretando a canção “Galhos Secos”, da banda Exodus, também foi abordada pelo colunista:

-O achincalhe é crescente. Até o abençoado hino ‘Galhos Secos’ deixou de ser louvor a Deus para agora fazer parte dessa onda vilipendiosa.  O louvor, quando entoado a partir de agora, fará muitos lembrar da dupla de irmãos que ficou famosa pela brincadeira, do que atribuir a Deus o verdadeiro louvor.  Triste! – lamentou Teixeira.

Citando os dois principais expoentes desse tipo de humor, a “blogueira evangélica Cleycianne” e a “Irmã Zuleide”, Teixeira afirma que esses perfis fazem piadas de duplo sentido, muitas vezes com sátiras ao mundo evangélico e com conteúdo de duplo sentido.

Da “Irmã Zuleide”, Teixeira cita algumas piadas:

“Na entrevista de emprego a moça perguntou se eu sabia outras línguas, eu disse que sabia orar em línguas, não entendi pq fui desclassificada”;
“Jesus nunca teve dengue, todos os mosquitos morriam porque o sangue de Jesus tem poder’;
“A justiça de Deus é mais justa do que calça de piriguete!”;
“Eu odeio Funk porque ele te faz abrir as pernas, o gospel te faz abrir o coração!”;
“Dançando forró gospel na cara de satanás! Aleluia!”;
“Tava no supermercado e o caixa preferencial achou que eu tava grávida, é satanás querendo que eu pareça prenha. Tá amarrado!”

Sobre a “blogueira evangélica Cleycianne”, o colunista afirma que suas piadas abordam “de maneira zombeteira alguns assuntos com viés cristão, e por vezes, com pesado enfoque erótico ou homossexual”, e menciona a informação sobre a personagem criada por um blogueiro: “Certa vez o dono do blog disse que se ‘acaba de rir’ devido aos muitos comentários escritos por internautas que acreditam piamente que Cleycianne realmente exista. Faz questão de externar sua zombaria à ‘crentaiada‘ desavisada”.

Confira a íntegra do artigo de Paulo Teixeira, neste link.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

3 comentaram, comente você também!

  1. Eu acho é pouco! Estão reclamando de desrespeito mas não respeitam os homossexuais e outras minorias. Pois é: provar o próprio veneno é difícil mesmo! Fanáticos evangélicos são o câncer da humanidade.

  2. Concordo com este artigo. Eu sempre fui e ainda sou contra redes sociais como as da Irmã Zuleide e da Cleycianne. Desde que achei estas duas redes sociais, bati de frente com todos. Expus minhas ideias no twitter e no facebook, fui “xingada” por seguidores destes perfis por não concordar com essa palhaçada que virou mania. Sinto-me triste por ver tantos cristãos acharem graça em postagens que vão contrários aos ensinamentos bíblicos.
    Não sou contra o humor gospel, pois há tantos sites realmente gospel que fazem um humor simples e puro, sem apelar para algo que seja sexual. Principalmente fã clubes de bandas e cantores cristãos, que nos divertem muito. E eles fazem isso com ordem e decência.
    Mas cabe a cada um avisar e abrir o olho dos cristãos, para não se desviarem do caminho certo. Tem muitos cristãos que são imaturos espiritualmente, e por isso acham graça desses perfis citados no artigo.

  3. A palavra de Deus fala não toqueis nas coisas santas em Mt;12,36 a 37 toda palavra frívola impensada , descuidada que proferirem os homens, dela darão conta no dia do juízo porque pelas tuas palavras, serás justificado e , pelas tuas palavras, serás condenado em Colossenses; 3, 6 a 9 pois por essas coisas é que vem a ira de Deus linguagem obscena do vosso falar, chocarrices , palavras inconvinientes é muitos estão fazendo das coisas santas em brincadeiras as palavras de Deus não são pra serem profanadas cuidado! leia a Blíbia e não traga maldição sobre suas vidas por isso Deus disse provérbios 13; 3 o que guarda a boca conserva sua alma, mas o que muito abre os lábios a si mesmo se arruina são tantas advertências que escreveria e não caberia no comentário preservamos a nossa alma com termor e tremor de Deus medite em seus conselhos é pratique.

  4. Marcos Carvalho disse:

    ETA GOD! hahahahahahhahahahaa

  5. Mateus Barroso disse:

    o pessoal do mundo pode fazer humor, e nos cristão não podemos, onde está na bíblia que fazer humor é pecado? o que a Irmã Zuleide fala não vejo nada de mais, vc devia tomar vergonha na cara, e publique algo de interessante, o humor que ela faz não ofende ninguém, porque vc invés de ficar falando blasfémia, não publique algo para defender o povo evangélico? ex sabia que fizeram leis para legalizar o aborto, as drogas, o casamento gay veja isso no meu blog

  6. Não vejo nada de engraçado nessas piadas desrespeitosas e de humor depreciativo. Há diversos exemplos de pessoas que zombaram de Deus e tiveram um triste fim.
    Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
    Gálatas 6:7

  7. Penso que não deveria existir a expressão “humor evangélico” ou "humor gospel". Sou "humorista" e como cristão simplesmente faço humor com responsabilidade, respeitando o próximo e acima de tudo o sagrado. Em vez de humor evangélico, prefiro o evangélico humorado.

  8. esses perfis reflete oque vc são ! ou seja PALHAÇOS .

  9. EU SOU PASTOR…uso bastante a arte para levar o evamgelho, é uma ferramenta otima ( TEATRO, MONOLOGO, PALHAÇO E TBM MUITO HUMOR…) mas acredito que algumas pessoas EXAGERAM…VÃO longe demais…acabam banalizando tudo…existe separação entre o profano e o sagrado….

  10. Que falta de humor hem colega!?

  11. Marco Antonio disse:

    QUEM PLANTA COLHE…

  12. Jessica Wilhelm disse:

    Concordo, essa "irmã Zuleide" sempre me fez passar a ideia que de evangélica ela não tem nada, faz chacota com a gente, e o povo idiota ainda ri, tem algumas coisas sim que são até engraçadas, mas 99% delas são blasfêmia.

  13. Acho isso uma besteira, humor que faça as pessoas rirem é otimo, mas claro que existemcoisas que se deve respeitar, em nenhum dos casos a baixo vi nada de mais. Não pecando tudo é valido… O problema sao os hipocritas, que quando le caga de dar risada e depois vem com falso moralismo. Quem acha legal veja, quem nao acha nao veja, simples assim

  14. Escárnio não. Mas donos de igrejas, com suas atitudes, palavras, pensamentos, doutrinas, tem alimentado este fogo escarnecedor, "Quem vigia o vigia????

  15. eu acho uma graça desses evangélicos

    ADORAM citar "liberdade de expressão" quando são eles a achincalhar os outros

    se no Brasil e no mundo TODOS (até Presidentes E MONARCAS) são alvos de piadas
    porque evangélico – que são prato cheio com suas bizarrices não pode?

    é muita choradeira de quem ADORA se fazer de vítima

    • Quem está dizendo isto?! Concordo com a liberdade de expressão, ninguém merece esta baixaria de homofobia para tudo que é lado… "Um gay garoto de programa arruma confusão com alguém batem e é homofobia, um evangélico é espancado e alguém fala alguma coisa?!"

      Todos são livres para expressar suas opiniões, podem brincar a vontade… Mas cristão de verdade NÃO FAZ ISTO, entendeu?! Ou quer que eu desenhe para você?!

      A noticia está dizendo que isto é um desrespeito, e é mesmo… Mas ninguém vai e monta uma lei chamado "EvangélicoFOBIA, ou alguma coisa deste tipo, faz?! Então lamento querida, a chorona daqui é você… ;)

    • PRA VC Q E CRITICO DO POVO DE DEUS , DAS IGREJAS E Q ZOMBAM DE ''SUAS BIZARRICES'' VAI A DICA ESTE E O PENSAMENTO DE DEUS :(SALMOS 2 .1-5) POR QUE SE ENFURECEM OS GENTIOS E OS POVOS IMAGINAM COISAS VÃS? OS REIS DA TERRA SE LEVANTAM , E OS PRINCIPES CONSPIRAM CONTRA O SENHOR E CONTRA O SEU UNGIDO, DIZENDO: ROMPAMOS OS SEUS LACOS E SACUDAMOS DE NOS AS SUAS ALGEMAS.RI-SE AQUELE Q HABITA NOS CEUS ; O SENHOR ZOMBA DELES . NA SUA IRA , A SEU TEMPO , LHES HA DE FALAR E NO SEU FUROR OS CONFUNDIRA…………. INFELIZMENTE ALGUNS CRISTAO TEM PASSADO UMA IMAGEM DE DEUS DIFERENTE DA REALIDADE ,E DEUS NAO ESTA PUXANDO SEUS PROPRIOS CABELOS PREOCUPADO COM O Q AS PESSOAS PENSAM DELE , AGORA SE VC PENSA Q DEUS SO E AMOR VC ESTA ENGANADO , ELE RELEVA NO AMOR , MAS DEUS TAMBEM E JUSTICA E AMIGO HORRENDA COISA E CAIR NAS MAOS DO DEUS VIVO E DIGO-VOS MAIS ; SE DEUS COMECA O JULGAMENTO PELOS OS DE SUA CASA ONDE FICARA OS IMPIOS!!!!!!!!

    • AH , NAO E PECADO RIR , PECADO E QUANDO SE PROFANA O Q E SAGRADO !!!!!!!!!!!1

  16. Existe casos e casos, mas deixo abaixo citações bíblicas para reflexão…

    "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma. "
    1 Coríntios 6:12

    "Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá."
    Gálatas 6:7

    "Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai. "
    Colossenses 3:17

    ao invés de ficar brincando, porque não utilizar o tempo para evangelizar pena internet? Fica a dica…

    • Esse texto é lindo, mas sempre quando quremos fazer as coisas que gostamos usamos ele. Parce a ideia do teológicamente correto. Seria isso?

    • Acredito que podemos ser humorados, mas não utilizar o Reino de Deus para fazer piadinhas… Sobre o primeiro texto o chamado "humor gospel" conforme constou no texto do colunista acima, entra nas coisas que não me convém, afinal no texto seguinte que postei da palavra de Deus diz "De Deus não se zomba" e também "De tudo que fizermos temos que dar glórias a Deus"… E será que fazendo Escarnio do Reino de Deus seria uma forma de dar Glória a Deus?! Espero que possa ter respondido sua pergunta amigo…

  17. Jesus Cristo não sabe brincar ou não tem o menor senso de ironia.Fundamentalistas levam sua mitologia patética muito a sério!!Não critiquem uns aos outros por causa de vossas piadas sarcásticas.Eis um mandamento sagrado!!

  18. Infelizmente, o Brasil ja ha muito que se tornou, o pais do desrespeito, por mais que eu tambem nao goste de certas expressoes do evangeliques, nao se pode fazer disso, motivo de chacota. A pessoa que o usa acredita mesmo neles, e nao podemos desmerecer, nem desrespeitar, pois se tratam de pessoas humildes e de pouco estudo, e tambem de desconhecimento do que falam. Eu tambem ouço expressoes de outras religioes que sao bem esquisitas e nem por isto eu uso de chacotas para com elas. E o povo que torce para um determinado time de futebol? É um deus nos acuda. Mas a moçada ta pegando pesado na net, a gente ve cada coisa, que vergonha que da, e as paginas destes caras no facebook? Que vexame, que falta de limite, eu fico me perguntando, meu Deus, este povo nao tem familia nao? Nao tem pai e mae para educa-los nao? Que gente mais sem linha, e a pornografia ou coisas do ramo? Que falta de juizo, que gente mais sem pudor, eu fico boquiaberta, isto sim da nojo! E a gente é obrigada a engolir isto? Que baixaria, vergonha, cada coisa nestes facebooks da vida, que falta de limites no se expressar, VERGONHA!!!!

    • Pelo amor de deus neh meu filho,se vc nao gosta dessas coisas pra q vc ve entao palhaço…nao gosta nao ve ué,tem gente q gosta.acho q cada um faz oq quer vc nao tem nada de fik falando que palhaçada e o iscambal,nao gosta o problema é seu…cada um cuida da sua vida ou…cuida da sua q eu tenho certeza q a irmã zuleidi ta cuidando da dela nao precisa de vc para cuidadr ok…bjao

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 448,107 comentários no Notícias Gospel.