Home » Brasil, Colunas

“Tá amarrado”: Colunista critica prática adotada por algumas igrejas de “amarrar demônios”

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

“Tá amarrado”: Colunista critica prática adotada por algumas igrejas de “amarrar demônios”

O teólogo Ruy Marinho publicou em sua coluna no Gospel+ um artigo no qual discute sobre a tradição seguida por algumas correntes evangélicas que defendem a ideia de “amarrar” demônios. Forte principalmente no meio pentecostal, a tradição se enraizou no meio evangélico brasileiro, de forma que “virou até jargão para situações difíceis do cotidiano dos crentes”.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

- Trata-se de um ato místico, no qual o cristão supostamente exerce um poder sobrenatural para “amarrar” demônios e até mesmo a Satanás. Em muitos cultos nessas igrejas, os demônios são amarrados antes, durante e depois, para que o mover de Deus possa fluir sem interferência – explica Marinho, que explica que esse tipo de frase é muito utilizado pelos ministérios de batalha espiritual e libertação e que tem grande peso, principalmente, em igrejas adeptas da teologia da prosperidade e da confissão positiva.

- Nos cultos específicos de libertação acontece um festival de amarrações, até mesmo entrevistas com demônios são feitas – diz o colunista. Ele diz ainda que esse tipo de ação na verdade dá crédito ao “pai da mentira”, em referência a Jo 8:44.

Marinho afirma que “o nível místico é tão alto que alguns chegam até a amarrar supostos demônios do vício, da prostituição, da glutonaria, do egoísmo etc., afirmando que tais comportamentos são causados por demônios, tirando completamente a responsabilidade humana atribuída aos desejos pecaminosos da carne (Gl 5:19-21)”.

Ele afirma que a exemplo dos bereianos de Atos 17:11, devemos analisar se esse costume é respaldado pelos ensinamentos bíblicos.

De acordo com Marinho, os defensores da amarração de demônios utilizam as passagens de Mateus 12:29 e/ou Marcos 3:27 para defender tal prática, mas ele explica que esses versículos falam sobre “entrar no mundo, anular a atuação maligna e salvar as vidas dominadas por Satanás”, ação executada exclusivamente por Jesus.

Ele critica também o uso das passagens de Mateus 16:19 e Mateus 18:18 para justificar que Deus confirmaria no céu as ações executadas pelos crentes.

- Este é o grande problema que vemos neste conceito “amarratório”, pois além de distorcer o verdadeiro significado do texto, torna-se uma afronta à soberania de Deus, colocando-o em condição de mero observador, totalmente passivo às atitudes humanas – critica.

O teólogo conclui o artigo afirmando que “o que Cristo ‘ligou’ e sancionou nos céus foi à autoridade dada aos discípulos, pra que eles pudessem, em Seu nome, abrir o reino dos céus para os crentes e fechar para os descrentes através do evangelho”, e cita Wayne Grudem para afirmar que o padrão bíblico para repreender e expulsar espíritos malignos é através “do escudo da fé”, pois o poder de expulsar demônios não vem dos crentes, mas sim do Espírito Santo, bem diferente do conceito adotado em algumas igrejas de amarrá-los e entrevistá-los.

Confira a íntegra do artigo de Ruy Marinho, neste link.

Redação Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

8 comentaram, comente você também!

  1. Né? Diác Jilvan ̶A̶l̶m̶e̶i̶d̶a̶????

  2. O problema não é amarrar o diabo, o problema é deixar ele ficar falando e pregando mentira nas igrejas, o problema é falar mais Dele do que do próprio Senhor Jesus, o problema está em profetizar maldições em vez de bênçãos.

  3. esse teólogo por exemplo, só o fato dele querer "defender" o diabo já mostra que ele mesmo precisa de libertação, aprendam uma coisa NÃO TEM ACORDO COM O DIABO, OU PARTE PRA CIMA DELE, O ELE ACABA COM A PESSOA.

  4. justino soares disse:

    eu creio na expulsao de demonhos nao em amarralos pois satanas ao ser lancado do ceu arrastou com ele uma tersa parte imagine o estrago de um demonho amarrado, repreende no nome do senhor jesus e ponto

  5. Eu nunca vi um demônio amarrado em igreja alguma… que pretensão achar que pode amarrar um ANJO desviado, porém com poderes imensuráveis pelos humanos… segundo a própria alegoria bíblica… tá na hora de encarar a realidade, assumir responsabilidades e saber que toda essa fantasia não passa de episódios de esquizofrenia ou qualquer outro transtorno psicológico… que coisa… ;]

  6. O ministério de Libertação não é para qualquer um, ainda que Jesus tenha delegado autoridade específica, não esqueçamos da alegria dos 70 quando voltaram e disseram que até os demônios se sejeitaram ao Nome de Jesus, mas entendem, não é para qualquer um, quem nunca teve experiência nessa área interecede, ou fica só na dispensação da graça, mas não se meta a falar besteiras. Ainda não esqueçamos que Deus deu dons multiformes à sua igreja então vc que canta, continue cantando, vc que ensina, continue…, quem dança, continue…, quem prega, continue…, quem revela, continue…, vc que é doutor continue, mas não venha querer tirar um dom que o próprio Jesus entregou para Igreja, confirmado pelos dons espirituais, então fique de boca calada e não empresta o teu coração para o diabo, isso é espiritual, todos (irmãos) aqui devem entender isso que este portal é sim espiritual, ainda que alguns queiram brincar, esculachar, doutrinar, isso aqui é sim espiritual. Repito não é para qualquer um…Is 61:1-2 e Lc 4:17-20.

  7. Uma dica de um evangelho puro e simples ouçam a ( radio trans Mundial, pela internet),é pura biblia e boa musica, nada de amarração e outras baboseiras, voltemos ao evangelho simples.

  8. Amarrar para libertarção e de presente, um carnezão igual os da casa Bahia, estudar a biblia poucos querem,é por isso que a nossa moral evangelica esta indo de mal a pior.

  9. Que absurdo e arrogância, humanos “amarrando” demônios para permitir a “Deus fluir livremente”. achando que Deus precise de auxiílio para vencer os diabinhos e sobreviver. Quanto disparate tolo crer que Jesus atende prontamente a órdem dum crente, e sai correndo atrás de capetas chatos. Essa diabada só existe na cabeça de crente.

  10. teólogo Ruy Marinho , puxa que "sabedoria", não sei se vais conseguir desfazer FATOS com idéias, mas investigue melhor visto que ninguem te conhece vá a uma igreja e observe o que acontece, quem sabe não mudas de opinião, um abraço, e que DEUS te ilumine.

  11. A diz que o evangélio tem que ser pregado de toda a maneira AOS FILIPENSES cap.1.v.15.16.17.18..

  12. Leiam a Biblia em Revelação ou Apocalipse 20;….-2 Ele agarrou o dragão, aquela velha cobra que é o Diabo ou Satanas, e o amarrou por mil anos, etc….qdo. foi não sei.

  13. Escrevi sobre estas coisas… seria bom ler o texto sobre o "falar em línguas"… tem gente que vai ficar brava, mas precisam saber da verdade… ainda há tempo. O mundo tem mais alguns meses para se preparar para o retorno do Senhor Jesus. Foi revelada a data definitiva da Sua chegada: em 21 de março de 2013 todos os joelhos se dobrarão. Os Cristãos devem acessar apriscocristao. wordpress . com e ler o texto sobre "21 de março de 2013: dia da chegada do Senhor Jesus" e os textos da guia "sinais". Saberão o que está acontecendo nos céus, no espaço com os sistemas gravitacionais dos planetas, com o Sol, sobre UFOs em enormes quantidades também aqui na terra, coisas estranhas acontecendo por todos os lados, reações de governos como o dos EUA sobre isso tudo, para se prepararem da melhor forma para o que está por vir, pelo que a Bíblia nos diz que vai acontecer em 21 de março de 2013. É muito importante visitar e ler. Fraterno abraço.

    • Dia 22 de março de 2013 volto a falar contigo a respeito de seus artigos, bem como de sua afirmação acima! Se antes disso você se interessar em realmente compreender Mateus 24:36 da maneira exegeticamente correta, me procure.

      Em Cristo,

      Ruy.

    • Gleyson Farias disse:

      NINGUÉM SABE O DIA NEM A HORA

      É certo que Jesus disse: “O dia e a hora ninguém sabe, nem ainda os anjos dos céus, apenas o Pai que está nos Céus” Mateus 24:36. É um erro tratar de datas, dias, e horas como têm feito alguns falsos profetas e falsos mestres, e que têm caído em vergonha.

    • eu sei o dia , sera dia 21 de dezenbro de 2012 ,so nao sei a hora !! kkkkk

  14. Excelente texto!

  15. E o que me diz da passagem bíblica que em meu nome expulsarão demônios…na minha bíblia tem e na sua?

    • Cara Rosa Maria: Na minha bíblia também diz isso, porém não diz para "amarrar" demônios. Esta é a questão. Dê uma lida no artigo para compreender melhor, ok?

      http://colunas.gospelmais.com.br/amarrar-demonios-e-biblico_1869.html

      Graça e paz!

      Ruy

    • Irmãs, precisamos perceber a rede armada contra a Igreja de Cristo neste tempo. Estes muitos costumes e modas, assim como o zelo absoluto, como exemplo o explorado pelo blog dos Bereianos, estão se conduzindo a formação de extremos conflitantes, e entendo a orientação de Jesus quanto ao reino dividido, ou quando Paulo orienta a Igreja em Felipus quanto a como pregam a Cristo.

    • Atentem para a orientação do transcritor de Hebreus, quando no cap. 4, define que Deus sonda as intenções do coração e que tudo está gravado, registrado e documentado, cadaum dará contas de sua própria escolha.

    • Assim, ser encontrado em erro por causa das escolhas de outros não é a mais sadia das possibilidades, que por um lado se exagera no zelo sem misericórdia e por outra se emocionaliza sem fundamento científica bíblica e exame sistemático das Escrituras.

    • Lembrem-se, Deus não fz acepção, Ele faz justiça! Assim melhor é cuidar das orientações e observarmos com carinho e cuidado a nossa posição.

    • Ninguém está colocando em cheque o relacionamento com Deus, mas a qualidade de como este relacionamento está ocorrendo, ou seja, por causa da ausência do amor misericordioso, estamos nos tornando legalistas e sem longanimidade e isto é um perigo, daí para a dureza de coração e tropeços heréticos é um pulo.

    • Irmãs, Deus não busca exejetas ou hermeneutas, ou ainda apologistas, mas busca adoradores que o adorem em espírito e em verdade!

    • irmão não deixe que o preconceito pregado contra as denominações cauterize sua mente. Reino dividido não subsiste a letra mata o espírito vivifica. os fariseus faziam perguntas do gênero: com que poder jesus expulsava demõnios, cura e até perdoava…Jesus também veio para salvar os fariseus..

    • Não tenho esta preocupação, não me movo por impressões de outros, mas resguardo a soberania de Deus sobre todas as coisas. Entendo as questões emocionais, as questões intelectuais, mas dou créditos ao Deus Todo Poderoso que por sua vontade e sabedoria nos lavou remindo-nos da condenação iminente. Rosa, Deus usou uma mula par salvar um profeta desonesto, que se vendeu por benefícios, como não nos beneficiaria por outros recursos? Mas vejo com cautela estas compreensões que determinam de forma quase exotérica o poder sobre os seres espirituais. Assim me reservo a experimentar na orientação do simples e do básico, as minhas posições para com o meu relacionamento pessoal com o Senhor da minha vida. Apenas isto.
      Compreenda, não vou apoiar tais escolhas, embora entenda que Deus é Deus para honrar a fé de quem quer que seja, e esteja este sobre a verdade ou na dimensão da emocionalidade com que muitas Igrejas fundamentam sua fé.
      Deus a abençoe.

  16. Antes de qualquer crítica deve-se conhecer o autor do artigo. Em verdade lhes digo que temos um inimigo em comum, que é o diabo, e está destruindo as igrejas diante de nossos olhos, e nao fazemos nada, quando Jesus conquistou TODA AUTORIDADE sob o inimigo. Graça e paz!

  17. EM PRIMEIRO LUGAR SAUDO AOS INTERNAUTAS COM A PAZ DO SR JESUS.NO COMECO DA IGREJA O SR JESUS CONFIRMOU A SUA PALAVRA COM SINAIS.LEIA ATOS 5.12 AO 32.JESUS CHAMOU OS DOZE APOSTOLOS E DEU AUTORIDADE SOBRE TODOS ESPIRITOS IMUNDOS PARA EXPULSAR E PARA CURAR TODAS AS DOENCAS.LEIA S MATEUS 10.1 AO 8.EM CASOS QUE OS POSSESSOS QUER QUEBRAR TUDO PODEM USAR A AUTORIDADE E DIZER SATANAS ESTA AMARRADO EM NOME DO SR JESUS COMO DIZ S MATEUS 12.V:29.ISTO E ORDENADO EM CASO DE AGITAMENTO MAS DEPOIS DEVEM DIZER:SATANAS E SEUS DEMONIOS EM O NOME DO SR JESUS CRISTO SAIAM DESSES CORPOS E APOS ESPULSSAR OS DEMONIOS PEGAR PELAS MAOS E LEVANTAR AS PESSOAS SE AINDA ESTIVEREM SENTINDO MAL ORAR DE NOVO SEMPRE REPREENDENDO TODOS OS DEMONIOS E [email protected]

  18. Se não for em nome de Jesus, ninguém consegue amarrar o diabo, nem se estiver em jejum. Como um cidadão amarra o diabo por conta dele se ele é um espírito? É maligno mas é! Então a crítica procede.

  19. Quem aqui ouviu falar da Graça de Deus? Ou do multiforme poder da sua Graça?
    o que está acontecendo aqui? Religiosos falando de religiosos?
    Que eu saiba, somos reputado como ovelhas para o matadouro, e não como estrelas para entrevistas aos holofotes da mídia como show de escândalos. Desperta tu que dormes!!!

  20. "De acordo com Marinho, os defensores da amarração de demônios utilizam as passagens de Mateus 12:29 e/ou Marcos 3:27 para defender tal prática, mas ele explica que esses versículos falam sobre “entrar no mundo, anular a atuação maligna e salvar as vidas dominadas por Satanás”, ação executada exclusivamente por Jesus"
    Respondendo: Uma heresia combatendo outra heresia.tito from brasília.Falta conhecimento das Escrituras.tá?

  21. Acho errado essas coisas de dizer que estão amarrando demônios. A bíblia nos diz: resiste ao inimigo e ele fugirá de vós, as escrituras sagradas falam pra resistir e não pra amarrar. A paz do senhor pra todos!

  22. tem gente q nao entende os misterios deste mundo vai entender os de DEUS
    falam do q nao sabem e do q nunca viveu aprenda primeiro e depois critica o q tu aprendeu
    para de tocar na unçâo dos pastor cuidado a mao de DEUS E PESADA

  23. este termo só pode ter sido criado pelos chamados bispos, apostolos, pastores "sungidos" jamais "ungidos" pelo Espirito Santo" se tornou vulgar no meio dos "en vão gelicos"

  24. Usa-se o “esta amarrado no nome de JESUS! Nao e so “ta amarrado!” Ele nos deu esta autoridade usando o seu nome.E para q isso aconteca temos q esta na fe, claro!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 432,032 comentários no Notícias Gospel.