Home » Internacional, Mundo Cristão

Livro de pastor batista questiona: “Se Deus é tão poderoso e tão bondoso, por quê existe o sofrimento e o pecado”

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Livro de pastor batista questiona: “Se Deus é tão poderoso e tão bondoso, por quê existe o sofrimento e o pecado”

Luiz Sayão, escritor e pastor da Igreja Batista Nações Unidas, em São Paulo (SP), publicou recentemente seu livro intitulado “O Problema do Mal”. A obra foi lançada pela editora Hagnos durante o evento da Feira Literária Internacional Cristã (FLIC) 2012.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Focado no livro de Habacuque, do Antigo Testamento, o livro aborda o assunto do sofrimento e do mal em contraste com a bondade e o poder de Deus. Segundo o pastor, essa questão é a mais difícil na história da teologia. Uma das questões levantada pelo livr é: “Se Deus é tão poderoso e tão bondoso, por quê existe o sofrimento e o pecado no mundo?”.

“A maneira como Deus constrói coisas bonitas nesse mundo que superam o pecado e sofrimento é por meio das pessoas que foram alcançadas por ele. A resposta de Deus não é uma resposta tão racional. É uma resposta por meio da nossa vida que se torna um canal de bênçãos para a vida das outras pessoas”, explica o pastor

Sayão comentou ainda sobre a “teologia da prosperidade” e o “espírito exageradamente triunfalista” que está presente em muitas igrejas brasileiras. Para ele um estilo de vida baseado nessas visões faz com que as pessoas tenham mais dificuldade de aceitar o sofrimento como uma obra, uma permissão de Deus.

Ele afirmou também que grupos que se fundamentam nessas linhas de pensamento acabam perdendo a referência de que Deus constrói coisas extraordinárias e especiais por meio dos sofrimentos que Ele permite na vida das pessoas.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

12 comentaram, comente você também!

  1. DEUS, É DEUS!!!!!!!

    TAMBÉM, NÃO PODEMOS NEM DEVEMOS ATRIBUIR OS NOSSOS PECADOS A ELE; É UM FACTO. O PECADO, NÃO É CULPA DE DEUS, ATÉ PORQUE, ELE ENVIOU JESUS CRISTO, PARA RESGATAR OS PECADORES, SALVANDO OQUE SE HAVIA PERDIDO.

    O PASTOR E ESCRITOR, DEVERIA SABER QUE, O TÍTULO DE SEU LIVRO ” SE DEUS É TÃO PODEROSO E BONDOSO, PORQUE EXISTE O SOFRIMENTO E O PECADO”, JÁ É PECADO. PECADO EM POUCAS PALAVRAS, É DESOBEDECER A DEUS. E ESSE SEU QUESTIONAMENTO, SE DEUS, É OU NÃO É, É PECADO. O SR. COMO PASTOR, DEVIA SABER ISTO, MELHOR QUE POR EXEMPLO, EU. SE O SEU FILHO COMENTER, MESMO VOCÊ SENDO PASTOR, DE QUEM É A CULPA? CONCORDO COM O COMENTÁRIO DE #ALDENIR RIBEIRO CRAVEIRO#. CUIDADO COM OQUE PASSAS AOS OUTROS!!! PARA NÃO SERES CULPADO DAS SUAS QUEDAS.

  2. O amor de Deus excede a todo entendimento .( O Espírito de Deus testifica em nosso espírito, fazendo com que creiamos mesmo que nossa mente não consiga chegar a resposta do tema tratado).

  3. …e ele não sabe?…surpreso…

  4. é fácil responder essa pergunta… é só retirar o humanismo do meio evangélico. Pronto, tudo se esclarece.

  5. Falando a Verdade disse:

    É bondade fora de comum:

    Disse o Senhor: “MATAI portanto todas as CRIANÇAS do sexo masculino. MATAI também todas as mulheres que conheceram varão, coabitando com ele. Não conserveis com vida senão as meninas que não coabitaram com homem e ELAS SERÃO VOSSAS.” (Números 31:17

    Palavras do Senhor: …. SEUS FILHOS SERÃO DESPEDAÇADOS, E AS SUAS MULHERES GRÁVIDAS SERÃO ABERTAS PELO MEIO. – Oséias 13:16
    “Diz o Senhor: porém MATARÁS desde o homem até à mulher, DESDE ÀS CRIANÇAS ATÉ ÀS DE PEITO, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos.” (I Samuel 15:2,3)

    MATAI a velhos, a moços e a virgens, A CRIANÇAS E A MULHERES… Ezequiel 9:6

    Assim diz o SENHOR, o Deus de Israel: Cada um cinja a espada sobre o lado, passai e tornai a passar pelo arraial de porta em porta, E MATE CADA UM A SEU IRMÃO, CADA UM, A SEU AMIGO, E CADA UM, A SEU VIZINHO Êxodo 32:27

    E aos outros disse o SENHOR , ouvindo eu: Passai pela cidade após ele, e feri; não poupe o vosso olho, nem vos compadeçais.
    9:6 MATAI VELHOS, MANCEBOS E VIRGENS, CRIANCINHAS E MULHERES, até exterminá-los; mas não vos chegueis a qualquer sobre quem estiver o sinal; e começai pelo meu santuário. Então começaram pelos ANCIÃOS que estavam diante da casa. Ezequiel 9:5

    Ezequiel 21 4
    DIZ O SENHOR: E, por isso que HEI DE EXTERMINAR do meio de ti o justo e o ímpio, a minha espada sairá da sua bainha contra toda a carne, desde o sul até o norte.

    Deuteronômio Cap.3 (Por ordem do Senhor)
    6 Destruímo-las totalmente, como fizemos a Seom, rei de Hesbom, fazendo perecer, por completo, cada uma das cidades com os seus homens, suas mulheres E CRIANÇAS

    Juízes Cap.21
    10 Por isso, a congregação enviou lá doze mil homens dos mais valentes e lhes ordenou, dizendo: Ide e, a fio de espada, feri os moradores de Jabes-Gileade, e as mulheres, e as crianças

    1 Samuel Cap.22
    19 Também a Nobe, cidade destes sacerdotes, passou a fio de espada: homens, e mulheres, e meninos, e crianças de peito, e bois, e jumentos, e ovelhas

    • Para simplificar : a explicação desta atitude está em Gêneses 6.1, onde ocorre uma contaminação terrível que estava se alastrando pela humanidade. O povo ‘eleito’ foi o povo ‘escolhido’ para que ? Para dar combate a esta contaminação. Josué, Davi, etc., tinham clara noção deste mandamento e perseguiram e destruíram gigantes que eram efeito colateral dessa contaminação. Era isto ou perder toda a humanindade.

  6. Certamente é um daqueles analfabetos que não leem a Bíblia. Procuram em filosofias humanistas para tentarem explicar uma resposta que está na Bíblia, que muitas vezes é necessário respeitar a contextualização imediata ou remota para se entender. Muitos não leem a Bíblia e, portanto, como vão entender ? A palavra de Deus dá entendimento aos simples.

  7. O motivo é bem simples do sofrimento humano e da injustiça na terra, leia e entenda o livro de gênesis o
    homem expulsou Deus da terra ele não faz parte deste mundo.
    O governo do homem pelo homem só da nisso seja cristão, hindu, budista, muçulmano, ateu, comunista, socialista
    qual deles que deu certo, responda?

  8. José Adilson disse:

    DEUS É TÃO PODEROSO E BONDOSO QUE DÁ AO HOMEM A LIVRE ESCOLHA, ENTRE A BENÇÃO E A MALDIÇÃO, ENTRE A VIDA E A MORTE. SE ESCOLHA A BENÇÃO, ESCOLHE A VIDA E CONSEQUENTEMENTE, O BEM ESTAR. SE ESCOLHA A MALDIÇÃO, ESCOLHE A MORTE, QUE É A RECOMPENSA DO PECADO. A INSATISFAÇÃO DE LÚCIFER CONTAMINOU A TERÇA PARTE DOS ANJOS E COM ISTO FORAM EXPULSOS DO REINO DE DEUS, EM TREVAS PROVOCA NOS HOMENS AS MESMAS INSATIFAÇÃO, QUE GERA DESEJOS DE SER E TER O QUE NÃO PODE TER OU SER. PELA DESOBEDIÊNCIA ACABA PROVOCANDO OS SOFRIMENTOS QUE ATORMENTAM A VIDA DAQUELES QUE DÃO AS COSTAS AOS MANDAMENTOS DE DEUS. E DEUS RETRIBUI A CADA UM SEGUNDO O FRUTO DE SUAS AÇÕES. COMO É JUSTO, NÃO VAI DAR O MESMO PARA QUEM NÃO OBEDECE. O JUSTO JUIZ SABE COMO TRATAR AS SUAS CAUSAS. E A MISERICÓRDIA DO SENHOR É SOMENTE PARA OS QUE SE ARREPENDEM. SE NÃO HOUVER ARREPENDIMENTO, ADEUS FELICIDADE!

  9. Jessica Wilhelm disse:

    Se ele que se diz pastor está questionando então não sei para que estudou anos de teologia. Primeiro que só existe pecado porque Deus com sua bondade nos deu livre arbitriu, e só existe sofrimento devido a existencia do pecado, nossas ações nos levam a sofrer, nossas escolhas.

  10. deve ser por que o homem seja ruim não? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    so me falta ele perguntar por deus deu capacidade ao homem fazer coisas ruim?, (resposta talves ele não queria fabricar um computador kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk)

  11. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. tiago 4-8
    existe sofrimento por que muitos não querem saber de Deus, preferem as coisas do mundo do que as de Deus, só o fato de ele dar o seu filho unigenito Jesus cristo para dar oportunidade aos homens de serem salvos, já mostrou o seu amor pelo humanidade.
    E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
    2 Crônicas 7:14

  12. glorias a Deus pela a sabedoria do pastor sayao,ideas equilibradas a cerca do assunto :Quem conhece biblia sabe dessa realidade,quem nao conhece fala asneiras.Q Deus o abencoe

  13. O sofrimento vem para todos independente de religião. O maior problema do homem: Ter nascido! Agora pare de chorar!

  14. Bom amados, do G+ tenho prestado atençao na forma como voces tem tratado algumas denominaçoes e como voces estao sendo maliciosos com a denominaçao Batista, nao conheço o pastor sayão pessoalmente, mais ele foi pastor em minha igreja,
    IBM Capao Redondo São Paulo. Ele é um dos maiores teologos dos nossos dias em todo o brasil, reconhecido por teologos do mundo inteiro, e mesmo assim voces colocam um titilo indutivo e malicioso espondo a denominaçao batista como foi o caso do pr. Ricado gondim que voces o colocaram na Batista sem ele sabe que era de la, prestem atençao.

    Esmeraldo Camara…….

  15. Sadismo… ou abandonou essa experiência oriunda do barro com cuspe e sopro…

  16. Hipólito Álvaro Batista disse:

    Pastor Sayão. Seu questionamento me deixa perplexo. Você cursou Teologia Bóiblica de verdade ?. Este tipo de dúvida, há que já foi respondida aos incrédulos. E você decepciona o mundo Evangélico. Converta-se a Cristo.

  17. O titulo da reportagem dá uma idéa errada sobre o assunto.

  18. Vcs estão criticando o velhinho a toa ….o livro dele não tem nada demais. O título da matéria que é tendencioso propositalmente.

  19. Muito me admira um pastor questionar a lógica divina.É simples.Deus é o alfa e o omega, seus atos não devem ser questionados,é como o conceito de ponto e reta em geometria.A biblia diz que as coisas de Deus são loucura pro homem comum.Se ele nós deixou esse planeta relativamente pequeno (pra ele é pequeno) e deixou nele tudo o que era necessário para vivermos bem e mesmo assim o ser humano deu um jeito de complicar tudo, deixar tudo desigual e se desunir imagina se ele nos mostrasse algo maior o caos que iria ser.

  20. O SACRIFÍCIO na cruz foi o preço que Deus pagou para o homem ser LIVRE, FELIZ E PRÓSPERO, só não ver quem não quer…

  21. Não tive oportunidade de ler o livro , então não ha muito que se falar , mais pelo pouco do conteúdo ele diz que são poucos que tem a sensibilidade de enxergar as maravilhas de Deus e conseguem ainda abrir os olhos de quem esta a sua volta , só entende os propósitos de Deus quem tem uma vida com Deus , a palavra diz ; No mundo tereis aflições , mais tende bom animo pois eu venci , Quando Jesus diz isto ele quer dizer venci o pecado , Não na vida financeira , amorosa , etc …. A promessa de Deus é a vida eterna , o resto é esforço próprio .

  22. para mim, esta é a maior interrogação sobre o cristianismo.
    se "deus" é tão poderoso, criador do céu e da terra…poderia num "estalar de dedos"… nos livrar do pecado original ou nos destruir de vez…
    não ficar nesta ATITUDE HUMANA, SADOMASOQUISTA… de nos punir e matar aos poucos, tipo: diluvio, sodoma, babel, etc..

  23. Os sofrimentos do presente e as glórias do porvir.Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.
    Romanos 8:18

  24. Excelente. Mais um bom livro de um pastor culto sobre o Problema do Mal.

  25. Vc também é fruto do “poder das palavras?”
    Ela não chamou o sofrimento para si, apenas admitiu a sua existência! Ou vc acha que tapar os olhos para não ver o sofrimento alheio, anula a sua existência?

  26. Aldenir Ribeiro Craveiro disse:

    O teu sofrimento quem cria e tú mesmo, com esta tua declaração bizarra acabaste de aumentar teú sofrimento.

  27. é, porque encher linguiça com papus furadus de que Deus vai fazer tudo o que queremos só afasta as pessoas da realidade

  28. Muitas pessoas veem os resultados do mal, com suas misérias e desolação, e questionam como ele pode existir no reino de um Deus infinito em sabedoria, poder e amor. Aqueles que estão dispostos a duvidar, utilizam isso como desculpa para rejeitar os ensinos da Bíblia. A tradição e a interpretação errônea têm obscurecido o ensino da Bíblia sobre o caráter de Deus, a natureza de Seu governo e a maneira como Ele trata com o pecado.É impossível explicar a origem dos sofrimentos humanos de modo a dar a razão de sua existência. Apesar disso, pode-se compreender o suficiente sobre a origem e término do pecado, a fim de que seja percebida a justiça e bondade de Deus. Ele não é, de modo algum, o responsável pelo surgimento do pecado. Ele não retirou arbitrariamente Sua graça, nem houve qualquer imperfeição em Seu governo, para dar motivo à rebelião. O pecado é um intruso, e não pode ser oferecida razão alguma para sua existência. Desculpá-lo significa defendê-lo. Se fosse possível encontrar uma justificativa para ele, deixaria de ser pecado. O pecado é a atuação de um princípio contrário à lei do amor, que é o fundamento do governo divino.

  29. Não podemos explicar o sofrimento e o mal através do deus judaico-cristão porque o mesmo não passa de uma idealização mítica, criada pelos seres humanos desde que fomos privilegiados ou condenados por algo que denominamos como consciência.Se não fosse ela, não teríamos necessidade de procurar sentido para as três clássicas perguntas existenciais: de onde viemos? Por que existimos? E para onde vamos? Simples, não?

  30. o sofrimento veio por causa da desobediencia,ñ é tão difícil d entender.

  31. Marco Antonio disse:

    A causa primeira é o homem, procurar em Deus a causa do pecado e da dor é ser muito estúpido e mal intencionado, teologicamente falando. Por gente deste naipe e outros é que a pregação e o evangelho em si está do geito que está: Anátema.

    • Escreva um livro Marco. Uma coisa é falar, criticar etc. Outra muito diferente é ter atitude.

    • Vc, com certeza, não leu o livro e está falando little abóboras!!!!!

    • Espero que você tenha entendido a questão que o escritor queria colocar, ou você não ler a Bíblia também? pois lá tem muito a respeito do sofrimento em nossas vidas e como Deus trabalha apartir deles, sendo esses consequência do pecado ou prova para a perseverança do crente. Você também tem que ler a parte da Bíblia que fala da soberania de Deus, o qual é supremo sobre todas as coisas. Acaso Deus dependeu do homem em algum momento? quero dizer se a vontade do homem fosse ser bom então Deus o amaria por isso? Ele nos ama sendo nós ainda pecadores, o sofrimento pode ser consequência de nossos pecados, ações erradas ou prova divina, contudo, todas estas coisas são ferramentas para que o verdadeiro cristão entenda a supremacia de Deus na sua vidinha medíocre. Pelo pouquinho que conheço do escrito, ele quer apenas levantar essa questão para que provavelmente desenrole o texto. Se por acaso você já leu o livro, sua crítica é verdadeira, mas mesmo assim, as minhas palavras também são. Ser justo no falar também é ser justo nos comentários. Att.

    • Marco Antonio disse:

      Geyson com ípsloni tu és de onde? Drika que lindo falas inglêis é? Hebertty com dois "tês" e com ípsloni no fim eu creio que eu "ler" sim.

    • leia a matéria esta explicando td.vc ta julgando sem ler ou entender a matéria.

  32. Tenho acompanhado o Pr. Sayão no rota66 e suas esplanações dos Salmos pela rede super e, certamente, é um dos únicos,(ou único!) programa evangélico QUE DÁ GOSTO DE VER E ACOMPANHAR.

    Quarta ele fez referencia ao desejo dos israelitas de terem um rei, assim como as outras nações pagãs, o velho espirito humano de autosuficiencia e auto governo, em detrimento de ter Deus apenas como Rei Absoluto sobre nossas vidas!

    Clamei pelo Reino de Deus Pr. Sayão,

    Magnifico e excelente trabalho^^

    • Por que admitir o mal como opção na Criação? Henry Ford estabeleceu a cor preta como padrão nos automóveis de sua linha de produção e lhe perguntaram se era possível escolher a côr se quisessem outra. Respondeu:”Podem escolher qualquer côr, desde que seja prêta”. Não havia como exercitar o livre arbítrio nessa escolha. Se não ouver o caminho do Mal, prá que Deus nos daria livre arbítrio ? Só haveria O Caminho e nenhuma escolha !

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 431,511 comentários no Notícias Gospel.