Home » Brasil, Capa

Edir Macedo bebe cerveja: Confira a repercussão na Igreja Universal e a pregação completa do Bispo

Avatar de Raquel Brabo Por Raquel Brabo em 21 de fevereiro de 2011

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Edir Macedo bebe cerveja: Confira a repercussão na Igreja Universal e a pregação completa do Bispo

Em uma pregação no dia 30 de janeiro o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal e dono da Rede Record, afirmou que bebe cerveja e vinho. O tema da pregação era fé e religiosidade e o bispo afirmou que a religião proíbe as pessoas de várias coisas, mas a fé deixa-as livre. Ao comentar que bebe cerveja disse que tinha a consciência livre. Porém essa afirmação não agradou aos fiéis, pois a Universal tem um histórico de proibições às bebidas alcoólicas. O áudio do culto foi apagado do site oficial da denominação.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Em decorrência desse fato o obreiro da Igreja Universal Alexandre Fernandes, dono do blog Cristão da Universal,  fez uma retratação dizendo que já estava cansado de falar sobre isso, mas sentiu necessidade de falar sobre a atitude do bispo. “E por que tanta gente se sentiu mal sobre isso? Eu posso dizer que em parte é culpa da igreja”, disse Alexandre. Ele explicou que as igrejas tradicionais surgiram na Europa, onde o alcoolismo imperava. O governo europeu criou centros de recuperação para alcoólatras, mediante ao grave problema. Tendo este cenário, missionários vieram ao Brasil com a mente de que beber só causa problemas.

Para o obreiro, beber moderadamente não é pecado e nem uma regra bíblica, mas afirmou que não apoia e que se outros membros quiserem trabalhar com ele na IURD como obreiros, não poderão ingerir álcool, pois não aceita. Para ele a questão é que não faz parte do perfil do cristão brasileiro ingerir bebida alcoólica. Ele aconselha aos fiéis da Universal a não condenarem o bispo e ressalta que a imagem dele já está negativa por causa da afirmação. Segundo ele, alguns obreiros não gostaram da afirmação e por conta disso, muitas pessoas estão questionando-o acerca desse fato.

O fiel Eduardo pareceu não gostar da afirmação: “Acredito que a IURD possa começar a se dividir a partir deste ano, como algumas grandes igrejas já estão divididas por divergência de ideias. Sou da IURD a 13 anos e sei que muitos Bispos e Pastores são contra o aborto e contra o consumo de bebidas alcoólicas, aprendi com o Pr Alexandre Mendes que não deveria beber álcool para dar bom exemplo como Cristão, achei que este era o espírito da igreja. Se a moda pega, daqui um pouco vai subir Bispo no altar dizendo que fuma, mas a consciência dele está tranquila, que fuma só de vez em quando.”

Já a fiel da Universal Luciana Fernandes estranhou a afirmação: “Tenho 13 anos de IURD, vivi em uma época aonde tudo era pecado. Obreira foi para o banco, porque foi assistir filme no cinema no dia de Santa Ceia, a outra só porque dançou na festa da famíla foi julgada, obreira que andava de calça capri na minha época era vista com maus olhos”. Recentemente a denominação criada por Edir Macedo vem gerando polêmicas com suas atitudes. Atualmente a Igreja Universal possui um partido político (PRB), é a favor do aborto e agora se mostra a favor de bebidas alcoólicas, a igreja também apoia o PT que é a favor da legalização do casamento gay e da PLC 122. Todas essas novas permissões surgiram através de afirmações do líder e fundador da denominação, o Bispo Edir Macedo.

A polêmica sobre o acontecimento diz respeito ao fato da Universal sempre ter se posicionado contra à ingestão de bebidas alcoólicas. A simples ingestão de cerveja com moderação já era visto como algo negativo e que poderia abrir caminho para coisas piores, o chamado “legalismo”. Em vários programas exibidos pela denominação o alcoolismo sempre foi visto com um grande problema e, segundo a própria IURD, ligado a demônio chamado “Zé Pilintra” que é constantemente expulso do corpo de fiéis que frequentam a famosa Sessão do Descarrego nos templos da denominação.

Embora a afirmação seja recente, a anos Edir Macedo já havia assumido a bebida como algo do dia a dia. Em sua biografia o Bispo afirma beber cálices de vinho algumas vezes ao dia. Em 2009 o Bispo aceitou R$2,6 milhões para a Record realizar uma cobertura especial do carnaval carioca diretamente do camarote de uma famosa marca de cerveja. Na ocasião a jornalista Maria Cândido da Record vestia uma camiseta da cerveja e entrevistava os famosos que estavam no camarote perguntando “por que o camarote da Brahma é o número 1?”

O bispo afirmou não sentir a consciência pesada em relação à afirmação e continuou a falar em seu blog sobre o tema religião e fé. Segundo escreveu Alexandre no blog Cristão da Universal é possível que a revista Veja faça menção às palavras de Edir Macedo.

Procurado pelo Gospel+ muitos fiéis, pastores e obreiros não quiseram ou não puderam falar para a reportagem sobre a afirmação do Bispo durante o culto. A grande maioria dos blogueiros que sempre comentavam as pregações de Edir Macedo ignoraram a afirmação ou apagaram seus textos sobre o assunto. Em blogs e comunidades que sempre acompanham e gravam as pregações do líder da Universal, os arquivos de áudio estão sendo apagados sumariamente. Não se sabe se é uma ordem vinda da Igreja Universal. A pregação original foi disponibilizada pela própria IURD no site oficial da denominação, mas também foi apagada após o surgimento da polêmica.

O Gospel+ conseguiu em áudio a integra de todo o “Santo Culto” onde o Bispo Edir Macedo afirma beber cerveja. Ouça abaixo:

Pregação do Bispo Edir Macedo falando que bebe cerveja



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

13 comentaram, comente você também!

  1. PAMELA CAMARGO DE OLIVEIRA disse:

    Não sou muito fã de Edir Macedo, discordo da maioria de seus ensinamentos mas ele tem razão, possuímos uma Teologia fraca que muitas vezes contradiz o que a própria palavra de Deus, muitos Teólogos dizem que antigamente não havia álcool na bebida coisa que Gn 9:20-24 desmente, Noé errou pois embebedou-se, perdeu os sentidos e ficou nu frente aos seus filhos, e como a Teologia afirma q na bebida não havia álcool naquele tempo? Ainda no livro Dt 14:24-29 diz que se o caminho para a entrega do dízimo for muito longo, vende-os e compra tudo que desejar sua alma, vacas, ovelhas, vinho e bebida forte, etc. O que é essa tal bebida forte querido irmão? Água ardente, coquetel e tantos mais, mas agora vamos falar um pouco sobre novo testamento, se vinho não possuía álcool porque na passagem da Santa Ceia em 1 Co 11:21 falaria que alguns tomando antecipadamente sua ceia embriagavam-se ? Ou seja, vinho era utilizado também na ceia. Nas exortações de Paulo aos diáconos, presbíteros e as mulheres por diversas vezes ele utilizou uma característica “não dado(a) a muito vinho” 1 Tm 3:3, 1 Tm 3:8, Tito 2:3, Tito 1:7. O que é uma pessoa dada a muito vinho, pessoa sem controle, sem moderação! Uma das principais características do fruto do espírito é a TEMPERANÇA, uma pessoa temperada não come demais, não fala demais, não bebe demais, etc. “Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Gálatas 5:22.
    O problema do povo de Deus hoje em dia é que ele não analisa o que lhe é ensinado, ele se prende ao que seu ministério ensina, sem muitas vezes questionar e nem analisar juntamente a bíblia, é por esse motivo que temos um povo fraco que passa 10, 20, 30 anos na igreja e nunca chega ao conhecimento da verdade, prega o que houve não o que aprendeu com a palavra de Deus.
    Edir Macedo errou ao colocar isso nos meios de comunicação (já deve ter alguém pensando se não é errado porque esconder), isso não é coisa a ser tratada nos púlpitos, justamente porque os crentes se escandalizam por não conhecerem a bíblia, somente as doutrinas de seu ministério. Isso é coisa a ser ensinada a obreiros e a reuniões delimitadas somente a membros da igreja, mas tudo bem.
    Eu especificamente não gosto de bebida alcoólica, mas não posso condenar alguém se a palavra de Deus não diz que é pecado.
    Eu aceitei a Cristo pra defender a verdade, não pra defender uma placa denomicional, q Deus possa abrir nossa mente e que seu povo se dedique mais a estudar sua palavra!!!

  2. david kennedy disse:

    eu sempre fui simpatizante do bp. macedo e suad ministracoes biblicas. qdo comecou a perseguir o ap. w.santiago, parei de connfiar neste bispo. que ele saiba…Deus e amor….e preguea a genuina palavra de Deus…ro ve_lo no ceu…..graca epaz bsp. macedo e familia univrs….

  3. david kennedy disse:

    q bispo em…….o inferno ta cheio deles, tbm ja aguardando o sr. edir macedo…

  4. Aldemir das chagas de melo disse:

    nem tudo que se fala e se espalha pela NET. Pode ser verdade(e se for o que importa é servir a deus), e não se procurar defeitos nos outros, pois somos todo passivos a cometer erros nesta vida mais um dia prestaremos contas de nossos erros e falhas para com DEUS. AMEM E GLÓRIA A DEUS NAS ALTURAS.

  5. isso foi errado que o Bispo pregou. gente vcs devem ir pela palavra de Deus é não á desse bispo macedo. eu só na UNIVERSAL. mas eu só vou pela blibria..porque estar esclito que os bebado não esdarão o reino dos Ceus

  6. pr valdir davalos disse:

    uma das grades hipocrisia de algumas igrejas é fazer a ceia com suco e fala que é vinho,isso é mentira devemos rever isso igrejas fazem ceia com suco e fala é vinho ………
    …………

  7. Suelma Pinheiro Alves disse:

    Não sabia dessa! Mas, ainda que fosse verdade não me importaria, pois o próprio Bispo Macedo sempre afirma que devemos pesar as palavras do homem de Deus, incluindo as dele; não devemos olhar para as falhas humanas e sim para o Senhor Jesus. Na IURD já recebi muitas bençãos e cura, quem participa das reuniões sabe que é o próprio Espirito Santo que trabalha na IURD. Também é natural que o homem cometa falhas, afinal, ninguém é perfeito!!! O importante é que permaneçamos sempre firmes na fé e consultemos a Bíblia para vivermos a verdade. Em fim, não acredito que seja verdade, o que sei é: na IURD existem muitos homens e mulheres de Deus que realmente fazem a diferença e o Espirito Santo continuará agindo na vida das pessoas.

  8. EU NAO TENHO NADA A DIZER;A RESPEITO DO BISPO MACEDO E QUANTO A MIM EU PERTENÇO A CATEDRAL DA FE EM CURITIBA E OS PASTORES SAO CONTRA AS COISAS ERRADAS,DENTRO DA IGREJA SE ELES DESCOBRIREM ADULTERIO ,ROUBO ETC ENTRE OS OBREIROS E PASTORES DENTRO DA IRD SAO ESPULSOS,E JA RECEBI MUITAS BENÇOES DENTRO DA IGREJA ,EU ACHO QUE ESTE COMENTARIO E DE PESSOAS INVEJOSAS QUE ESTAO VENDO A IUR CRESCER,CADA VEZ MAS

  9. Teresa Helena de Lima disse:

    amo o meu jesuis sem ele eu não vivo

  10. Teresa Helena de Lima disse:

    eu amo ir pra igreija universal eu amo os pastores

  11. Penso que volta acontecer o mesmo que aconteceu no inicio da igreja católica onde os padres e bispo da igreja permitiram a entrada de imagens e escultura dentro do templo de Deus aonde na bíblia sagrada diz que não devemos servi outros Deus além dele.
    Pergunto será que Edir Macedo não seria o anti-cristo falado no livro apocalipse que vem para engana os escolhidos de Deus.
    pelas suas atitudes e maneira de agir podemos crer que sim.
    penso que ele tenta passar que bebe e natural mas sabemos que a bebida só nos leva a uma situação deplorável de vida trazendo para uma dependência incontrolável que traz a morte nas maiorias dos casos

    • Não tem como ele ser o Anticristo, até porque é claro que o Anticristo será judeu, e da linhagem de DAvi. Só assim os judeus o considerará o 'Messias'

      A grande tribulação vem para os Israelistas…

      • jadilson henrique disse:

        bom sou eu o anti cristo vindo da linhagem de davi vc nao sabe como esta sendo dificil
        Mandar essa msg esse o bispo atraves dessa msg usado pelo espirito santo sabe o que eu quero falar pai na fe sou eu infelimente o dono trono do templo de salomao e nescessario que isso esteja acotecendo para que se cumpra os mandamentos.bispo estou a espera do seu contato. Nascido em belem. A casa de Deus nao vai ficar subististida. Moro em uma boca de fumo e oro todos os dias pelo senhor. Jurunas 897pass sao silvestre.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 446,615 comentários no Notícias Gospel.