Home » Mundo Cristão

Encontrado papiro antigo com inscrição sobre a “esposa de Jesus”

Profile photo of Jussara Teixeira Por Jussara Teixeira em 19 de setembro de 2012
Tags: , , ,

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Encontrado papiro antigo com inscrição sobre a “esposa de Jesus”

Um achado arqueológico de apenas alguns centímetros pode reviver o debate e insuflar polêmicas sobre a vida de Jesus e as teorias de ele ter sido casado.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O papiro foi encontrado pela historiadora eclesiástica da Universidade Harvard Karen King. O trecho escrito em copta (antigo idioma egípcio que usa caracteres gregos)  diz: “Então, Jesus disse a eles: eis a minha esposa”. O texto foi apelidado de “Evangelho da esposa de Jesus”.

Mas a tradição cristã contraria veementemente esta tese, que ganhou o mundo com o livro “O Código Da Vinci”, de Dan Brown.

“A tradição cristã sempre sustentou que Jesus não era casado, embora não exista evidência histórica para respaldar essa tese”, disse Karen durante uma palestra em Roma, nesta terça-feira (18).

O fragmento veio de um evangelho apócrifo e teria sido escrita no século IV, mas provavelmente é uma cópia de um texto anterior feito por volta de 150 d.C.

Karen porém já adiantou que a referência não constitui prova de que Jesus Cristo tinha uma esposa, segundo um trecho publicado no site da Harvard. Mas se o papiro realmente datar do século 2 d.C., ele indica que o questionamento sobre se Jesus era ou não celibatário é antigo: remonta ao 150 após a sua morte.

Segundo a Veja, o papiro estava em poder de um colecionador de artefatos históricos, que não foi identificado. A pesquisadora inicialmente desconfiou da autenticidade do documento mas renomados papirologistas e especialistas em copta confirmaram sua autenticidade.

A pessoa a quem pertence o papiro ofereceu doar o fragmento a Harvard se a universidade concordar em comprar parte de sua coleção. Segundo Karen King, a entidade educacional está considerando a possibilidade.

Por Jussara Teixeira para o Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

103 comentaram, comente você também!

  1. jesus era Homo, chamou os homes de sua noivas, e se comparou a cobra o maligno de moises.
    ele um deusinho grego egipcio qualquer coisa suja, so.
    —Tudo o que nasse e criado ele nao é DEUS.

  2. ESSES ACHADOS AI SAO TODOS FALSOS TEM O DEDO DO DIABO AI COM CERTEZA SO PARA CONFUNDIR A MENTE DAQUELES QUE ESTAO ACEITANDO JESUS E NOS QUE ESTAMOS NA FE VOCE ESTA AMARRRADO SATANAS DIABO DESGRAÇADO VAI QUEIMAR NO LAGO DE FOGO MALDITO SO PARA DESTORCER A SANTA PALAVRA DE DEUS QUE E A BIBLIA SAGRADA

  3. coitado do cara né… ele já sofreu demais na cruz… pra sofrer com um casamento tambem!!!

  4. Maria de Magdala disse:

    JESUS-DEUS FEITO HOMEM.-JESUS nasceu de uma Mulher, a Virgem Maria. JESUS chorou, teve sede, foi ao banheiro, teve fome, sofreu, irritou-se, derrubou mesas dos homens no Templo, chicoteou-lhes, dizendo que não admitia que fizessem negócio na Casa de Seu Pai. JESUS teve erecções. JESUS teve relações sexuais com uma Mulher, a Maria Madalena, enfim, JESUS fez exatamente o que um homem normal faz! JESUS morreu e ressuscitou para nos provar que a vida não acaba depois da morte. DEUS PAI criou homem e mulher a fim de manterem relações sexuais e para a criação de novas gerações. DEUS PAI disse através das Suas Sagradas Escrituras, o seguinte:- ” Ai daqueles que duvidarem da Minha Palavra e da Minha Criação, melhor seria não terem nascido. “

  5. paulo agnostico vcs nunca v am inteder os misterios de Deus foi deixado para os humildes noa para os sabios kkkkvcs nuca vam entender..;..

  6. A bíblia foi escrita por Homens. E como os Homens são cheios de erros e preconceitos.
    A bíblia e os demais livros ditos “sagrados” (que também foram escritos por Homens);
    Está cheio de erros e preconceitos.
    E como PROVA a psicologia: QUEM CONTA UM CONTO AUMENTA UM PONTO.

    Fui :P

  7. Na minha opinião isso não diminui em nada, a missão de Jesus, que foi um grande médium, dotado de todas as capacidades mediúnicas. As vezes creio, que ele foi usado pelos grandes, para fazer que a humanidade obedeça, e aceite todas as injustiças sociais de cabeça baixa, e conformados.
    Em outras vezes percebo que o mestre é usado pela religião, que movimenta TRILHÕES!!! Em seu nome. E mantem o povo na ignorância, assim como os políticos fazem. E o interessante, é que seus algozes, foram os políticos e os religiosos da época. Creio que existem vários mitos, (criados através dos tempos) sobre sua personalidade, criada pela igreja primeira… A igreja católica. Assim como o mito de que ele nasceu de uma virgem, cópia da mitologia nórdica.

  8. Leandro Sousa Silva disse:

    bom pessoal a palavra de Deus ee constituida de texto e contexto … quando ela me dar o contexto que diz que Jesus estava flando da esposa carnal..e mesmo assim sao livos apocrifos

  9. legal se eu descobrir que sou um descedente de Jesus, vou cobrar royalties do Bispo macedo, rsrs, qual o problema de ser casado, desde quando casar e ter filhos eh pecado, ele continuaria sem pecado, Pr. Israel

  10. Sempre dão destaque a qualquer coisa que tenta “provar” que a Biblia esta “errada” e que Jesus teria sido apenas um homem comum.

  11. esse povo se acha metido a sabidão não sabe de nada. Jesus quando falou isso ele quis se referir a igreja dele

  12. jesus vem buscar sua noiva ( igreja ) ap.- 21-2 ap. 21-9 jo – 3-29 pronto meus amados isso tira todas as dúvidas fiquem na paz.

  13. MAS UMA, JÁ FALARAM QUE O SENHOR JESUS ERA GAY, GURU, CASADO, AFINAL O QUE FALTA FALAR MAS? TODO PODER PERTENCE AO SENHOR JESUS NOS CÉUS E NA TERRA, EU PROVO NA BIBLIA QUE O SENHOR JESUS NÃO FOI NADA DO QUE DIZEM, MAS PRA QUE ARGUMENTAR COM PESSOAS QUE SÓ QUEREM UM ESPAÇO NA MIDIA, PODE DIZEREM O QUE QUISEREM COM O MESTRE JESUS, ELE É O QUE É, O TODO PODEROSO, SENHOR POR EXELENCIA, E UM DIA TODOS OS JOELHOS SE PROSTARÃO DIANTE DELE E CADA UM RECEBERÁ DO SENHOR O QUE FEZ MEDIANTE O SEU CORPO, VIDA ETERNA AOS QUE CRERAM EM SEU NOME E LHE SERVIRAM NA TERRA, E CONDENAÇÃO AOS QUE NÃO CRERAM EM SEU NOME E NEM LHE SERVIRAM, O SENHOR JESUS TENHA DE MISSERICORDIA DOS TAIS……….

  14. e os crentes piram…. o pobre o Jesus nem casar podia-> mesmo isso sendo obrigatório na sociedade judaica da época…..

  15. É evidente que Ele não teve esposa, porque Ele veio fazer a vontade do Pai, dar sua vida para salvar os pecadores e Ele só tinha tres anos para fazer isso.

  16. Só uma pequena frase não quer dizer nada, pois se fosse verdade teria que ter muitos escritos comprovando… Eles só querem criar polêmicas com isso!!!

  17. A Esposa de Jesus é a Igreja, simples assim. Na Bíblia fala que o noivo vem buscar a sua noiva. Toma cuidado Karen, horrenda coisa é cair nas mãos do Deus vivo. Não brinca com Deus não, querida, não tente explicar as coisas de Deus com ciência. O muito estudar é enfado da carne, diz as escrituras. As coisas de Deus não se explica assim , por mais estudada que a pessoa seja.

  18. Alguns centímetros??kkkk O que teria empedido os escritores do novo testamento, de relatarem o "fato" de Jesus ter sido casado?? Já que o celibato ñ é coisa comum entre os judeu.

    Cinco livros históricos(os quatros evangelhos e o atos) e os adversários dizem, que é uma sopa de retalhos.Porém um texto de alguns centímetros, que ninguém sabe nem se é autêntico eles dão todo crédito.Eu respeito os críticos, mas a balança de alguns ñ é justa.

    Paulo agnóstico!!!!

    Onde a Bíblia relata que Maria madalena teria sido sequer, ameaçada de apedrejamento?E Paulo criou uma "igreja"?

    A Bíblia ñ se propõe a ser um livro cientifico ou histórico(apesar de tratar dos temas) ela nos mostra o plano da redenção, essa é a sua proposta principal.

  19. A Bíblia foi escrita pelos judeus originalmente em hebraico- Torah, portanto é um erro s/ precedentes tentar trazer a Bíblia ou, papiros egipcios desconhecidos e questionáveis quanto a legitimidade, p/ adaptar-se,encaixar-se aos diferentes habitos,costumes,forma de se comunicar de nossos dias.Deveriam eles estudar,pesquisar aprofundadamente,’transportando-se através dos livros ‘á epoca p/ compreender de fato todos os costumes,tradições e linguagem de expressão judaica usada,praticada naqueles dias do sagrado povo judeu que data 5773 anos desde a criação .shanah tovah umetukah

  20. Por se tratar de escrita egipcia e não hebraico ou aramaico que era a lingua usual da epoca(texto original Torah) trata-se de uma fraude grosseira ou irrelevante a historicidade Biblica.Ali ado a demora em revelar este segredo e as circunstâncias misteriosas de onde,quando e como o suposto papiro anônimo que surgiu do nada já encapsulado num vidro,passou por muita manipulação humana.É estranho somente esta ”capciosa,tendenciosa e conveniente frase” ter sido traduzida e não o restante p/ entender o total contexto.Disseram mulher agora esposa… Se hipoteticamente houver apos confirm pericia tecnica,veracidade nisto seguramente Jesus referiu-se sempre a sua mãe como mulher e não como mãe.Mulher eis teu filho João eis tua mãe Se for esposa refere-se Jesus ”Vem mostrarte-ei a esposa,a mulher do Cordeiro Apoc 21;9 referindo-se obviamente a Igreja que somos nós.

  21. irmao se voce conhece a palavra. nao ha com que se preocupar, nao esta escrito em nem um capitulo da biblia, do novo testamento que jesus era casado, .e como ele disse muitos viram para confundilos.porisso acredite no que esta escrito.

  22. Mais um dramático esforço para provar o improvável.

  23. mais uma mentira

  24. Muito provavelmente Jesus Cristo nem tenha existido, já que não se encontram referências a ele além da bíblia e a bíblia não é nem um pouco confiável.

  25. Jesus sim tem esposa a igreja que está sendo preparada para o grande encontro sem mácula ruga sem defeito gloriosa em apocalpse 21 , 9 vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do cordeiro

  26. É duido ver alguns comentarios postados aqui. O imbecil pega qualquer porcaria escrita por um louco da seita catolica e tenta explicar o que não se pode explicar. E ainda está atrasado está em 2011.

  27. JESUS não tinha ELE tem uma noiva, somos nós a noiva amada por ELE a igreja do SENHOR, ainda vai aparecer muitas mentiras para tirar à Bíblia de circulação, para enganar os escolhidos de DEUS, por isso que devemos sempre VIGIAR E ORAR!!!!!!!!!

  28. REALMENTE JESUS TEM UMA ESPOSA, A IGREJA E AS BODAS NOS ESPERA NA ETERNIDADE, POIS AS DEMAIS INVENÇOES E MENTIRAS VEM DE SATANÁS USANDO PESSOAS COM OUTROS INTERESSES
    A PAZ

  29. REALMENTE JESUS TEM UMA ESPOSA, A IGREJA E AS BODAS NOS ESPERA NA ETERNIDADE, POIS AS DEMAIS INVENÇOES E MENTIRAS VEM DE SATANÁS USANDO PESSOAS COM OUTROS INTERESSES
    A PAZ

  30. Aff, existe mais provas da existência de Jesus do que os Césares, afinal para a história os documentos são a historia, como você sabe que alguém existiu antigamente? por documentos. Como você sabe que Aristóteles existiu? simples, por causa de livros. Agora a pergunta é, porque alguns cientistas são preconceituosos com relação a Bíblia?
    Tinha várias pessoas que tinham o nome Jesus antigamente, como você vai comprovar que este está falando do Senhor Jesus?
    Além do que ainda na época de Paulo existia várias pessoas que blasfemavam o Nome do Senhor Jesus, contando um monte de histórias da caroxinha para enganar os outros, mas o Novo Testamento fala por sí mesmo a Verdade porque ele se comprova a sí.
    Nenhum pedaço de papel vai desfazer minha fé.

  31. Pra quem conhece a palavra de Deus sabe que a noiva de Jesus é a igreja, que Ele vem buscar um dia. Maranata meu Jesus!

  32. A palvra condena a heresia resultante desses recém-descobertos "evangelhos":

    Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;

    O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.

    Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.

    Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
    Gálatas 1:6-9

    Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;

    E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.
    Apocalipse 22:18-19

  33. No tempo de Cristo e dos apóstolos, já existiam mentirosos que caluniavam Jesus e Sua Igreja, bem como falsos mestres nos tempos do ministério apostólicos, que deram trabalho para a Igreja devido a falsos ensinamentos, muitos deles escritos e direcionados para a Igreja.

    Mas como descobrir qual manuscrito é a Palavra verdadeira em seus relatos e inspirada pelo Senhor?
    simples: A Palavra do Senhor é confirmada com Poder. Qual a diferença da Bíblia para esses "evangelhos novos" e manuscritos revolucionários? A Palavra vivifica!

    O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
    2 Coríntios 3:6

    Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.
    Salmos 119:50

  34. Jesus foi casado, foi abençoado cm um ritual de magia e iniciação através de magos astrólogos guiados por uma estrela, magos do oriente que trouxeram utensílios da magia para o ritual, banharam ele em mirra, defumaram cm incenso e adornaram cm ouro o iluminado. Só os místicos deram valor á interpretação profética do avatar que tinha nascido. Na sua juventude entre os 12 aos 30 anos e que a bíblia oculta, ele estudou ocultismo cm Apolônio de Tiana……Enfim ! Muitas coisas mais…… Não poderá tirar num um til da palavra? Martinho lutero tirou 7 livros !! Aff Cristianismo cegueira cansa.

  35. Ave struz !!! Desde de quando o casamento dequalificaria ou profanaria a santidade de Jesus Cristo, caso o mesmo fosse casado de acordo com os mandamentos do A.T. da Bíblia; acho que fazem tempestade em copo d'água por nada, pois o imprescíndível segundo a doutrina bíblica é a impecabilidade dEle ao morrer pelos pecadores como o cordeiro de Deus sem pecado, e não cordeiro solteiro ….ri ri ri

  36. Eita, como e maravilhoso saber que somos a noiva de Cristo!

  37. Queria saber porque esse interesse tao grande em “casar” Jesus, se a bíblia não diz nada sobre isso, porque falar disso? Vamos nos preocupar em conhecer a palavra de Deus e não inventar histórias sobre nosso Salvador, Ele morreu na cruz por nossos pecados, pra nos salvar e isso não é o suficiente para o adorarmos? Precisa de mais alguma coisa? A vida eterna que Ele nos deu a chance de poder um dia desfrutar não explica quem Ele é?

  38. Não se pode considerar essas coisas, Jesus era um nome tão comum em tal época assim como ainda é no Paraguai. Concordo que algum J-E-S-U-S tenha sido casado, porém não foi o meu JC.

  39. A esposa de JESUS é a sua Igreja imaculada, santa e perfeita.

    • amigo , e se ele teve esposa ou não pouco interessa, o que devemos atender é o que veio fazer, o qual cumpriu com grande eficácia o resto é balela…..mas na minha opinião não teve mulher! e se teve não me importaria nem um pouco , porque isso não é a excência….. abraços!

    • Girlane Marcelo disse:

      Então quer dizer que você tira 10% do seu salario, mandar pra o nordeste e pra o acre?
      pô cara! antes de falar tem cuidado com o falso moralismo, fala somente do que tu vive.

    • Celso Gomes
      Talvez os protocolos dos sábios de sião,tenham te deixado deprimido,mas se este for o caso,vc deveria ter procurado se informar melhor sobre estes documentos.

      "OBs, onde moiseis diz que deus abriu a mar…" Talvez o milagre maior,seja moisés saber disso e faraó não!!

      "Jesus nao tinha Maria Madalena nao so como sua esposa…"

      Vc faz umas afirmações típicas de quem anda assistindo muita tv!!

    • celso gomes! boa trade querido!
      assim cm vc, tenho também o direito de resposta!
      JESUS ama voce! alguam vez você já se perguntou, se vc teria a coragem de fazer o que o REVOLUCIONÁRIO Jesus fez?
      Você morreria, por amor a muitos, e pra defender uma causa?
      Todo ser humando dentro de si necessta crer no invisível Celso! você também precisa, tanto é que voce estudo isto por mas de trinta anos, correto?
      agora, meu querido. me respoda: esta foi a melhor teze que vc pode chegar Celso?
      por favor, e ute peço só uma coisa…. faça prova da esistência de Deus amado! algum dia, vc precisará usar esta fé que ele nos deu por amor a nós!
      quando vc tiver um encontro real com Deus, meu querido … gostaria que vc entrasce em contato aqui outravez e fizesce mas uma argumentação! porém, uma bem diferente desta a qual relatastes aqui!
      jesus ama você demais!

    • Leandro Sousa Silva disse:

      se esta historia for verdade como Davi sabia disso??? ele nao viveu com ele…

    • CONVITE ESPECIAL / TNSHK VIVO
      YAHÔSHUAH יָהוֹשֻׁהַ = Yáh = Yhvh = יהוה
      Agora serão conhecidos os verdadeiros salvos do Eterno.
      Pv 30:4 Quem subiu ao céu e desceu? Quem encerrou os ventos?…, Amarrou as águas?… E, estabeleceu todas as extremidades da terra?… Qual é o seu NOME, e qual é o NOME de seu filho? Certamente o sabes!

      Yahôshuah יָהוֹשֻׁה: Yáh = Yhvh = יהוה
      aqueles que têm a coragem de dizer a todos — mesmo que pareçam intolerantes e desamorosos para com os religiosos que não conhecem: TORAH e BESSORAH — o Nome: Yahôshuah Mashyah, o único Salvador, o único YÁH, o único Mediador. > (At.4:12) E em nenhum OUTRO há salvação; porque debaixo do céu nenhum OUTRO NOME há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.(Yshayáh 43:11)
      ACEITE ESTE NOME COMO ÚNICO E SUFICIENTE SALVADOR DE SUA ALMA, E O ANUNCIE A TODOS QUE ESTÃO AO TEU LADO. YAHÔSHUAH = YÁH Ô SALVADOR
      jjaraú[email protected] Divulgador do NOME SAGRADO YAHÔSHUAH HAMASHYÁH (יהושה משה
      ESTUDE AS ESCRITARAS NO ESPIRITO E EM ESPIRITO DE QUEM A EXPIROU.

    • Celso Gomes
      Cara onde pensas que estais? Ninguém aqui precisou postar no teu face,e claro, ñ somos teus amigos,mas os teus comentários, estão visíveis a todos que acessam este site.
      Autoridades religiosas de Teerã??? Bíblia de Barnabé?Que autoridade teriam livros considerados espurios?
      Vc vem a uma site de noticias gospel,fala um monte de abóboras e ainda nos manda fiquemos calados?("facil fica com o que é de vcs") Se vc se considera polemico,está no local certo.

  40. Jesus , sempre mencionava em suas mensagens e pregações , palavras conotadas como parabolas, tipo e antitipo , visando a analise de tudo que dizia e ensinava , que seus ouvintes ouvissem e discernissem com a alma na açao influente do ESPIRITO SANTO, muitos ouvintes e manuenses (escritores) não discerniam as palavras e ensinamentos e escreviam a veracidade literal das palavras , são fatos e escritos que não foram canonizados , mas são e devem ser lidos mas sempre com olhos espirituais , por que são palavras de fatos e experiencias pessoais, que fazem alusão e menção para atitudes e acontecimentos direcionados a uma eternidade com ELE … o Noivo , o Esposo , o Cabeça , o Ancião de DIAS etc e etc …

  41. isso não prova nada, até mesmo porque em referências bíblicas, Jesus chama seu povo de NOIVA!!!

  42. Até meu filho de oitos anos, quando ouviu a chamada no telejornal afirmou que a esposa de Cristo é a sua igreja, que somos nós.

  43. Pois é, essa "esposa" pode ser a igreja, pq somos a noiva d Cristo…

    • mas aí tá, esse texto não deve ser considerado verdade apenas é uma relíquia. POdem falar que Jesus tinha esposas e milhares de filhos, isso não muda nada, existiam mais homens chamados de Jesus como existe tantas marias no interior de Pernambuco. Ignorem o achado como escrita sagrada, afinal somos noiva de Cristo o casamento ainda não aconteceu para nos chamarmos esposa.

  44. Coptas monofisistas: histórico

    Desde os primeiros séculos do Cristianismo registrou-se certa rivalidade entre a sé de Alexandria e a de Bizâncio (Constantinopla) aquela podia fazer valer sua origem no tempo dos Apóstolos (fundada por São Marcos?), ao passo que esta era uma cidade pequena promovida em 330 a capital do Império Romano e sede do poder imperial, muitas vezes despótico e pouco simpático. Tal rivalidade se acentuou por ocasião da controvérsia ariana: Atanásio de Alexandria (+ 373) defendia a reta fé contra a heresia ariana tutelada de certo modo pelos imperadores bizantinos; com Atanásio estavam os monges do Egito, que eram os guias espirituais da população local.

    No fim do séc. IV o bispo Teófilo de Alexandria esteve em posição hostil a João Crisóstomo de Constantinopla, sendo o alexandrino apoiado pelo poder imperial.

    Em meados do século V o bispo Dióscoro de Alexandria propôs a teoria monofisita: em Cristo havia uma só pessoa (divina) e uma única natureza (divina), pois a natureza teria sido absorvida pela divina. Tal teoria foi rejeitada pelo Concílio de Calcedônia (451), pois destruía o conceito mesmo de Encarnação. Os cristãos do Egito separaram-se então da Igreja Católica. O governo imperial, usando de violência, impôs a Alexandria o bispo ortodoxo Protério, donde resultou um tumulto popular e a morte do prelado. O monofisismo foi-se implantando cada vez mais no Egito, apesar das intervenções do governo imperial, que para lá enviava bispos ortodoxos.

    Em 617 os persas invadiram o Egito e reconheceram tão somente a hierarquia monofisita. Doze anos mais tarde, sobrevieram os árabes muçulmanos, que confirmaram o predomínio do monofisismo: este passou a constituir como que um Estado dentro do Estado muçulmano, sendo o Patriarca copta chefe religioso e civil, com sua legislação e seus tribunais próprios Em breve, porém, começou a pressão árabe os cristãos foram submetidos a vexames e pesados impostos – o que redundou na apostasia de muitos, a tal ponto que já não convinha aos muçulmanos, pois os convertidos deixavam de pagar impostos. Os monofisitas fiéis foram tratados como parias, de modo que a população monofisita do Egito perdeu quase todo o seu significado no país.

    Tal situação se protraiu até o século XIX, quando o governo egípcio resolveu conceder liberdade religiosa a todos os cidadãos. Eis, porém, que a péssima administração eclesiástica copta provocou uma revolta de leigos influentes na Igreja: a rebelião durou dez anos, ou seja, de 1882 a 1892. Somente em 1928 a situação na comunidade copta se normalizou, estando porém a Igreja muito enfraquecida: restavam poucos dos numerosos mosteiros de outrora. O cidadão copta no Egito ainda é considerado de categoria inferior. Não obstante, os fiéis se sentem membros de uma grande família unida e solidária em torno do seu Patriarca que é como um pai para todos.

    Coptas monofisitas:

    O ponto crucial é a Cristologia. Verifica-se, porém, que, embora os coptas guardem grande estima por Dióscoro, o arauto do monofisismo, condenado em Calcedônia, já não professam a mesma heresia. Com efeito, na segunda metade do século V o Patriarca Timóteo Eluro, de Alexandria, tomou posição contra o rígido monofisismo e confessou ter permanecido em Cristo toda a substância de autêntico ser humano, em virtude da qual o Emanuel é consubstancial com a Virgem Maria; todavia, dizia Timóteo Eluro, não é lícito falar de duas naturezas em Cristo, pois isto poderia implicar o erro de Nestório, que admita duas naturezas e duas pessoas em Cristo (em suma as discussões teológicas da época eram alimentadas, muitas vezes, pela polivalência dos vocábulos do que pela diferença dos conceitos). A concepção cristológica de Timóteo é ortodoxa; foi reafirmada pelos Patriarcas Sanúcio (século IX) e Menos (século X), que professavam haver em Cristo tudo o que é de Deus e tudo o que é do homem sem mistura nem deterioração do Divino e do humano. Tal profissão de fé perdura até hoje entre os coptas, todavia sem referência a Calcedônia.

    No tocante à SSma. Trindade, os teólogos coptas reconhecem um só Deus em três pessoas, mas não entram no debate do Filioque existente entre latinos e gregos; no Credo professam: “Creio no Espírito Santo” sem acrescentar … “o qual procede do Pai”. Recentemente, porém registra-se a atitude de escritores coptas que apóiam os bizantinos na sua recusa do Filioque

    O primado de Pedro foi aceito pelos coptas antigos, cujo porta-voz seja ibn Saba ao escrever “Os nossos pais, os Apóstolos, foram edificados sobre a pedra que é Pedro, chefe universal”. Contudo não se encontram explícitos testemunhos do primado dos sucessores de Pedro. A Teologia copta moderna rejeita o primado romano sob a influência dos escritores bizantinos.

    Os coptas admitem a doutrina do purgatório, mas as suas concepções sobre o além não são claras, mescladas como estão com noções de antiga religião egípcia. Além do sacramento da Unção dos Enfermos, têm um óleo bento no sábado santo e ministrado aos adultos que gozam de boa saúde, mas vivem em estado de pecado grave. O sacramento da Ordem, segundo os mestres coptas, não imprime caráter indelével. Aceitam o divórcio para os casos de adultério e de total incompatibilidade de gênios. Praticam a confissão auricular.

    Como se pôde perceber, as diferenças doutrinárias entre coptas e católicos não são de grande monta; os coptas são guardas fiéis da tradição com seus valores perenes. Isto se compreende ainda melhor se se leva em conta que o Egito foi o berço do monaquismo, tanto do eremítico ( Antão foi o pioneiro), quanto do cebobitico (com Pacômio). Possam estes títulos superar os preconceitos nacionalistas que dificultam a volta à unidade!

    Estevão Bittencourt
    Monge Beneditino e historiador.

  45. Ei , hellow … esposa , noiva , sua amada … sou e vc , a igreja de CRISTO, que ele vem buscar … tstststs, perdoe os SENHOR eles não sabem o que fazem e falam .

  46. Os Coptas são os cristãos do Egito, que no século V adotaram o monofisismo condenado pelo Concílio de Calcedônia (451). No século XVI uma parte da população copta reuniu-se à Igreja Católica, reconhecendo o primado de Pedro. Os dissidentes já não professam a heresia que lhes ocasionou a origem. Estenderam sua pregação até a Etiópia, onde também existem comunidades coptas.

    A palavra copta deriva-se do árabe Qoubt, que é a deformação do grego Aigyptioi. Designa as habitantes do Egito anteriores à invasão árabe (século VIII) aderiram ao Evangelho no início da era cristã, mas no século V abraçaram a heresia monofisita, que o Concílio de Calcedônia (451) condenara. Formaram assim a Comunhão Egípcia Copta com ramificações na Etiópia (Abissínia). A partir do século XVI muitos dos dissidentes se uniram à Sé de Pedro em Roma de modo que há atualmente coptas separados da Igreja Católica e outros (em menor número e somente no Egito) unidos à Santa Sé.

    Paz e Bem

  47. A biblia é uma sopa de retalhos, muita coisa omitida, muita coisa enxertada…jesus foi um revolucionário, mas depois a igreja criada por paulo e pela Católica, romantizou e contou a história que quis….a cena de Madalena apedrejada foi enxertada, assim como Marcos 16 vs 9 até 20, não existiam nos papiros mais antigos, tudo obra de alguns copistas inspirados …

  48. Pode mesmo até ser verdade o papiro. E se for a referência da esposa é a Igreja, é algo bem simples em toda a escritura. O povo carece por falta de conhecimento.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 454,917 comentários no Notícias Gospel.