Home » Brasil, Destaque, Esportes, Mundo Cristão

Capoeira: prática do esporte por evangélicos é pecado? Blogueiro analisa o tema e afirma que “críticos adoram” julgar. Leia na íntegra

Avatar de Tiago Chagas Publicado por Tiago Chagas em 3 de agosto de 2012
Tags: , , , , ,

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Capoeira: prática do esporte por evangélicos é pecado? Blogueiro analisa o tema e afirma que “críticos adoram” julgar. Leia na íntegra

Alguns esportes são vistos por muitas denominações evangélicas como práticas ofensivas aos princípios bíblicos e por isso, muitos pastores orientam e até pregam contra essas modalidades.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Entre modalidades que causam polêmica no meio evangélico, estão o MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Mistas) e a capoeira, luta de origem africana que é relacionada às religiões afro. Hoje muito bem aceito, o futebol já foi alvo de críticas no passado, e diversas denominações proibiam seus membros de torcer por um time de futebol ou praticar o esporte.

Um dos integrantes de uma equipe de capoeira cristã, Filhos de Jahveh, identificado como Teco, publicou um artigo em que cita as diferenças entre a prática do esporte excluindo ritos e canções africanas, e a tradicional capoeira.

No texto, o praticante afirma que “a capoeira jamais deixará de ser ela mesma, não existe uma modalidade gospel, cristã ou evangélica”, e define o contraste: “a real diferença de uma academia que se diz cristã, são suas práticas e motivações”.

Teco ressalta que a resistência ao esporte no meio cristão ainda é forte: “Os críticos adoram o assunto, não aceitam o fato de um cristão praticar capoeira, apresentam as raízes da cultura e a partir daí, julgam”.

O capoeirista ressalta que em meio às polêmicas, “uma coisa que devemos sempre fazer, é respeitar as pessoas com todas as suas diferenças, fé e práticas. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Jesus para morrer na cruz, por cada um de nós, ou seja, quem é capaz e competente para não amar e respeitar o próximo? Assim como um cidadão que cumpre pena em regime fechado, devemos amá-lo como Deus amou o mundo”.

Sobre o fato de a prática do esporte exigir canções para embalar os movimentos, Teco sugere: “As músicas nem sempre louvam ou dizem palavras mal intencionadas. Muitas histórias, épocas e experiências, são relembradas em suas frases. Nem tudo é perdido ou desconsiderado na visão cristã. Acha então que não seria legal cantá-las? Deus deu o dom para cada um usufruir e criar belas obras para o reino”.

Confira abaixo a íntegra do artigo de Teco sobre a prática de capoeira por cristãos:

Há tempos que escuto, leio e vejo pessoas em busca de informação sobre Capoeira gospel.

Como alguns por falta de informação, possam achar que seja uma nova modalidade da Capoeira, está enganado. A Capoeira jamais deixará de ser ela mesma, não existe uma modalidade gospel, cristã ou evangélica.

Na verdade, a real diferença de uma academia que se diz cristã, são suas práticas e motivações. O Filhos de Jahveh nasceu exatamente assim, um grupo de pessoas na qual apreciavam a arte, mas que não encontravam um local adequado ao seus padrões de fé, práticas e objetivos.

Os críticos adoram o assunto, não aceitam o fato de um cristão praticar Capoeira, apresentam as raízes da cultura e a partir daí, julgam.

Uma coisa que devemos sempre fazer, é respeitar as pessoas com todas as suas diferenças, fé e práticas. Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho Jesus para morrer na cruz, por cada um de nós, ou seja, quem é capaz e competente para não amar e respeitar o próximo? Assim como um cidadão que cumpre pena em regime fechado, devemos amá-lo como Deus amou o mundo.

E quanto as músicas, instrumentos, rituais e costumes? Essa é a questão, quem disse que para praticar a Capoeira, o cidadão é obrigado a aderir todos os costumes da modalidade?

As músicas nem sempre louvam ou dizem palavras mal intencionadas. Muitas histórias, épocas e experiências, são relembradas em suas frases. Nem tudo é perdido ou desconsiderado na visão cristã. Acha então que não seria legal cantá-las? Deus deu o dom para cada um usufruir e criar belas obras para o reino. Então meu irmão, crie as suas, louve ao seu Deus com suas frases e melodias!

Os instrumentos são uma obra de arte criada pelo homem, na qual Deus deu a capacidade a ele para criar. O que acontece desde a época das cavernas, é que o mal sempre vem para roubar e destruir, e infelizmente, muitos se deixam levar pela voz da sociedade.

Graças ao nosso bom e maravilhoso Deus, o Filhos de Jahveh está nesta estrada há 15 anos! São muitas histórias para contar, vidas transformadas e renovadas através de um trabalho que respira e transmite paz, amor e a fidelidade de Deus.

E quanto ao relacionamento entre Capoeiristas não cristãos? Isso é o mais legal! Graças a Deus temos a oportunidade de interagir com muitos deles, só assim podemos fazer a diferença e colocar em praticar a real motivação deste trabalho!

Para finalizar está pequena reflexão. Se você caminha por uma rua e encontra uma pessoa jogada aos trapos, olha e percebe que vive uma vida totalmente desenganada. O que você faria? O que Jesus faria?

Talvez você possa pensar assim: “Não posso ter contado com um usuário de drogas e/ ou mendigo. Que isso, eu não!” ou então, “Tenho que ajudar aquela pessoa. Seja como for sua vida, irei ajudá-la!”.

Pois é meu querido leitor, se hoje existem milhões de Capoeiristas que ainda não conhecem a Cristo, quem melhor para interagir com eles, já que o seu Deus te da forças e condições para isto?

Redação Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

61 comentaram, comente você também!

  1. capoeira é uma arte e arte é obra de Deus nessa terra eu não tenho muito mas tudo que tenho foi DEUS QUE ME DEU

  2. Eu sou capoerista agora vou para inferno por causa disso?
    E so um esporte, quem nao gosta pelo menos respeita quem partica….
    Me provem que e do satanas, a biblia fala de capoeira?
    Vou para a igreja batista e muitos nao respeitam o que faço to nem ai, outros tem respeito e nao gostam mais aceitam….

  3. romerson,Cmestre cabeleira disse:

    oi boa tarde meu nome e romerson, sou contra mestre capoeira do grupo arte banto de são luis-ma,pois sou afavo desses jovens com a arte da capoeira louva a Deus porque o senho nuca condena nos que condenamos pois tudo e pecado pois pra Deus por senhor Jesus nada e pecado quando é pra leva o nome dele e louva elel e ganhar pessoas e vidas pra ele pois apoio essa ideia, pois Deus deu pra gente sabedoria pra todos nos pra fazer o melhor em nome dele pra quer ele velha ser adorado em espirito em verdade,a se como daviu cantava e pulava ase tem quer ser agente, Explo,se eu fosse uma pessoa que Deus mim deu um dor mas esse dor eu usei pra coisa que n couvem, pois Deus mundou aminha vida pois, vou pegar esse dor e ganhar vidas pra Jesus como acapoeira sera o estrumento pra ganha pessoas pra ele .emtão eles estão no rumo certo pois Deus esta com eles essa e minha opilhião meu cont:98/8767/0650

  4. O frango é usado como oferenda na macumba, comer frango é contra a palavra?

  5. Concordo com qm não eh contra a prática das artes marciais, as vezes acho acho q há pessoas obcecadas d mais pelo evangelho e acabam achando q tudo eh errado e terminam ofendendo a qm as prática. Concordo com qm não eh contra a prática das artes marciais, as vezes acho acho q há pessoas obcecadas d mais pelo mais pelo evangelho. Será q pelo simples fato d treinar algo isso irá me afastar d Deus? Claro q não a não ser q eu queira me afastar dele, caso contrário não.

  6. POR ISSO QUE VCS NUNCA SERÃO RESPEITADOS POR TODOS POIS SÃO PRECONCEITUOSOS INFELIZES E MAIS: SEM UM PINGO DE SABEDORIA PARA DISCERNIR O CERTO DO ERRADO!!!!!! LIVRANDO RARISSIMAS EXEÇÕES EXISTEM EVANGÉLICOS VERDADEIROS E COM VISÃO POIS Á MAIORIA INFELIZMENTE É ESSA RAÇA HIPÓCRITA QUE EXISTE AOS MONTES!!!!!!

  7. claudiamariaclaudia disse:

    fico alegre que ainda esiste cristão temente a Deus e que tem dissedimento a palavra biblica, mais no mesmo istante triste porque ainda tem gente que não buscou a santidade querendo misturar as coisas do mundo com as coisa de DEUS pessa dissedimento sabedoria não se misture vaidade não!capoira não!vigiai falsos proveta viria e estão ai para confundir

  8. claudiamariaclaudia disse:

    fico feliz por algumas resposta que aqui foi dada,felizmente a palavra do Senhor esta se compprindo,os cristaos estão sego(alguns)igualando as coisas mudana com a santidade,filho temente a Deus,observe o que Deus o nosso pai jesus cristo falou,não feixe seus olhos vigia tenha dissedimento pessa orientação divina,mais seja santo,não faça nada que não agrada ao nosso Senhor,lembre é a sua salvação que esta em jogo vaidade não!capoeira não!lembra o que papai do ceu falou fausos profeta viria e estão ai.

  9. Marivaldo Mota-Arapiraca-AL disse:

    Olá! Parabéns pela resposta objetiva e clara, o que a gente não pode deixar é o nosso lado de Cristão com Deus e seu próximo, ainda infelizmente existem muitas bobagens e falta de conhecimento, muitos padres, pastores, políticos, professores e outros, que se acham acima de Bem e do Mal e não querem que outras pessoas possam discutir e participar das coisas que Deus deixou para todos, querem abarcar somente para eles e seus próximos (familiares, precisamos sim, deixar a hipocrisia de lado, o Eu e a soberba. Somos todos diferentes e iguais, chega de lado A ou B, apenas vamos respeitar às pessoas como elas são, e isso é muito difícil no País que vivemos que só incentiva o que interessa ao capitalismo selvagem e sem escrúpulos, que somente beneficia uma meia dúzia. Chega de besteirol. Você é quem determina ser. MOTAJC2013. Arapiraca-AL. Participo da Assembléia de Deus, aqui é muito fechado o foco de discussão.

  10. A palavra de Deus diz que não há maldição que não possa ser quebrada. Todo ser que respira louve ao Senhor… E pra completar onde abundou o pecado super abundou a graça… as músicas cantadas nas rodas de capoeira Gospel não mencionam qualquer tipo de apologia a demônios, mas referencias ao tempo do cativeiro escravo da época da colonização. A escravidão é uma invenção diabólica que os negros se opuseram, muitos há que são Cristãos exemplares e que frequentam rodas de capoeira, ao contrario de religiosos fanáticos que querem por jugos nas pessoas e não enxergam seus próprios defeitos.

    “- Ai de ti fariseus hipócritas, põe jugos nas pessoas que vocês mesmos não podeis suportar”
    “Quando fordes tirar o argueiro do olho do teu irmão, tira primeiro a trave que está no vosso olho”
    A capoeira eh uma luta criada pra os negros se libertarem das senzalas
    e não para encovar demônios. sou cristã e pratico capoeira… isso não faz com que eu deixe de acreditar e seguir os mandamentos em Deus…pelo contrario
    me acreditar que Deus ama a todos e sempre dará um chance pra qualquer pessoa.
    Deus os abençoe!!

  11. Kelson dos Santos da Silva disse:

    Fica a dica de como poderei propagar o evangelho através do ministério esportivo.
    - Um dom de Deus: Romanos 12:6 Todo talento é parte da criação de Deus que nos concedeu diferentes dons uns dos outro. Nós usamos nosso talento esportivo da mesma forma que usamos o talento esportivo da mesma forma que usamos o talento musical ao cantar em coral. Todos os talentos existem para ser usados para a glória de Deus. 1 Coríntios 10:31 (fazer tudo para a glória de Deus)
    - O Apostolo Paulo foi um advogado da liberdade, ele lutava contra o legalismo e a religiosidade.
    No versículo 23 do capítulo 9 Paulo declara ” faço tudo por causa do evangelho.” Isto era tão importante para o apostolo, a proclamação da verdade, que estava disposto a ser tanto judeu quanto um pagão, em nome da identificação e da proclamação do evangelho e da salvação deles. Estava disposto a se adaptar culturalmente pela oportunidade de pregar o evangelho a comunidades específicas.
    Então fica a pergunta. “Enquanto muitos ficam criticando os meios e recursos que Deus nos deu
    para a proclamação e propagação do evangelho de Cristo, o que tenho feito em prol do mesmo, ou dessas vidas que estão suplicando pela palavra (salvação)?

  12. Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36
    sou capoeirista sou sou adorador e amo muito o meu senhor… e que tora honrar seja para ele amém

  13. Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. Romanos 11:36

    então esta escrito… por que não adorar cm as coisa q ele mesmo fez? ie um dom que ele me deus então pq não pois somos de fé e o espirito que abita em nós e maior q o do mundo então vou usar a minha arte para salvar vidas… ide por todo o mundo e pregai o evangelho…

  14. Legal. Que tal falarmos da competição de denominações, pastores, quem fala mais em línguas, etc.
    Vai me dizer que isso não acontece?!
    Se você acha que esportes são malígnos, então não façam nada. Não faça caminhada, não corra, etc.
    A capoeira tem lá sua história, suas origens, mas hoje em dia está muito mais para prática esportiva educativa. Em muitas faculdades de educação física têm-se dado aulas com orientação com capoeira.
    Tudo bem que tem casos de competitividade em tais esportes, mas com Macedos, Malafais e Valdomiros da vida são apenas divergências de ponto de vista.
    Olha a “TRAVE”.

  15. Aposto q vão mudar as cantigas da capoeira. Provavelmente vão cantar: " zum, zum zum, capoeira CONVERTE um!"

    Huahuahuahuahua!!

  16. Existe sim o crente mundano eo convertido, o convertido larga os prazeres do mundo por Deus..simplesassim

  17. criticos que adoram julgar?então quer dizer que eu não tenho direito de opinião?existe muitos religiosos porém servos são poucos, a Biblia diz ou o mundo ou ele e muitos querem os dois.

  18. A blindagem que os ímpios utilizam para se esconderem dos olhos dos verdadeiros Cristãos, o jargão "não se pode julgar", é sinal de apostasia plena dentro da igreja… leiam o artigo sobre "Julgar é o dever do Cristão" na caixa lateral do blo g indicado a seguir. O mundo tem mais alguns meses para se preparar para o retorno do Senhor Jesus. Foi revelada a data definitiva da Sua chegada: em 21 de março de 2013 todos os joelhos se dobrarão. Os Cristãos devem acessar apriscocristao. wordpress . com e ler o texto sobre "21 de março de 2013: dia da chegada do Senhor Jesus" e os textos da guia "sinais". Saberão o que está acontecendo nos céus, no espaço com os sistemas gravitacionais dos planetas, com o Sol, sobre UFOs em enormes quantidades também aqui na terra, coisas estranhas acontecendo por todos os lados, reações de governos como o dos EUA sobre isso tudo, para se prepararem da melhor forma para o que está por vir, pelo que a Bíblia nos diz que vai acontecer em 21 de março de 2013. É muito importante visitar e ler. Fraterno abraço.

  19. graça e paz do SENHOR, nem adianta querer arrumar desculpas, pois existem pastores que dantes eram mestres de capoeira, que traduzir a letra da musica, iremos descobrir que e sim uma musica de louvor aos exus, não podemos ser infantis, esse teco pode querer arrumar desculpas mil, mas que a capoeira e uma dança de terreiro não ha como apagar ou inventar pois ate hoje e usada na umbanda, candomble, quibanda, agora faço uma pergunta a todos como vcs podem ouvir e participar de uma musica que a noite e madrugada e para os demonios e depois vamos nos que somos lavados no sangue do CORDEIRO dançar ouvindo musica que embala nossos corpos e mente para os demonios, sera que DEUS agrada disso, vamos logo logo assistir filme porno gospel pois foi tirado a promiscuidade e ficou so a sensualidade e sexo debaixo dos cobertores, eu estou escrevendo a dias que nos evangelicos estamos perdendo nossa identidade

  20. Eu fui professor de kung fu, e o abandonei porque sabia dos rituais e culto aos ancestrais…O Espirito Santo me trouxe incomodo em relação a essa arte marcial com cunho espiritual…hoje sou pastor graças a Deus!

    Desculpas são dadas por aqueles que dizem que para "ganhar" almas tem que deixar as pessoas nas suas velhas práticas. E fomos chamados para sermos santos e não iguais ao mundanos. A igrejal deve ser diferente das outras pessoas e deve separar-se de seus costumes. "Não fareis segundo as obras da terra do Egito. . . nem fareis segundo as obras da terra de Canaã" (Levítico18:3). "Santos sereis, porque eu, o Senhor vosso Deus, sou santo." A palavra "santo" aparece setenta e três vezes no livro de Levítico. O tabernáculo e seus móveis eram santos, santos os sacerdotes, santas as suas vestimentas, santas as ofertas, santas as festas, e tudo era santo para que Israel fosse santo. O apóstolo Paulo sintetiza este princípio e o aplica aos cristãos: "Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus" (I Coríntios 10:31).
    Nota-se a santidade divina no castigo do pecado de Nadabe e Abiú (ver capítulo 10), e o do blasfemo (24:10-23). A santidade de Deus impõe leis concernentes às ofertas, ao alimento, à purificação, à castidade, às festividades e outras cerimônias. Somente por seus mediadores, os sacerdotes, pode um povo pecaminoso aproximar-se do Deus santo.
    Basta!!! não devemos misturar o santo com o profano!!!

    Vocês têm que fazer separação entre o santo e o profano, entre o puro e o impuro… (Levítico 10:10)

  21. Jesus Disse q não devemos nos conformar com o mundo e até onde eu sei conformar é tomar forma. Não fui chamado para imitar o mundo e sim a Cristo.
    Conversão é negar-se a si mesmo; o viciado deixa o vicio, o idolatra deixa o idolo,o mentiroso deixa amentira, o capoeirista deixa a capoeira q nada mais é do que ritual a orixás e outras entidades diabólicas. Quer realmente praticar esportes? faça caminhada, corrida, ciclismo e pode me convidar; enquanto corremos distribuimos literatura. Amem?

    • Sou evangélico, assistente administrativo em escola pública e estudante de Educação Física. Recomendo a TODOS que leiam um livro muito interessante falando sobre o assunto, chamado “É proibido – a Bíblia permite e a igreja proíbe”, do Ricardo Gondim. É um excelente material que ajudará a entender mais a problemática. Estou desenvolvendo um trabalho sobre o assunto. Se quiserem me ajudar, é só fazer os devidos comentários.

  22. A paz do Senhor! acredito que em vez de dicutir-mos esses e outros assuntos entre si, deveriamos está evangelizando os pecadores.Porém a Bíblia é clara quando diz que não devemos nos conformar com o mundo, e até onde eu sei, conformar é tomar a forma. devemos ser a diferença, ou seja , é o mundo que deve se parecer com a igreja e não a igreja parecer-ce co o mundo.
    A igreja de Jesus o Cristo nunca vai se render aos caprichos do mundo. ml 3: 18b

  23. Convém que tudo o que é bom seja consagrado a Deus.
    Se algo ter sido dedicado a idolos impedir essa coisa de ser santificada a Deus, estaremos perdidos, pois bastará que os generos musicais sejam em algum momento dedicados a coisas ruins, e os perderemos. Pagode, rock, dentre outros.

    Isso falo da musica.
    Acho que a extração do conteúdo benéfico das culturas, e em particular da africana, é necessária para a aceitação do nosso combate, até mesmo, a coisas da cultura deles. Se simplesmente dissermos “tudo o que é da sua cultura é ruim”, ai não atoa o governo que defende o pluralismo cultural irá reclamar de nós. É dificil separar os conteúdos, porém, é algo que se faz necessário, e que foi e tem sido feito conosco. Se perdessemos a lógica ou matemática por serem dos grego, ou o estudo dos astros por causa dos idolos, que seria de nós?

    Nada disso muda porém minha aversão consideravel a capoeira como todo sistema de luta, por ser um sistema basicamente de luta, ou seja, tornar-nos armas. Além disso, o sistema de competição, era e é algo altamente não recomendavel, por atrapalhar o sistema da união, sustentado no sistema do amor ao próximo como a si mesmo. É muito dificil alguém lutar com alguém querendo vencê-lo dizendo que ama-o como a si mesmo. Por isso me oponho a uma grande gama de esportes, incluindo o futebol, e até mesmo atividades intelectuais como xadrez, por causa disso.

    Não tiro porém a verdade, de que certas atividades, inclusive a capoeira, tem em sua competição, também o exercicio fisico, que dificilmente é achado longe de um sistema de comptição (um erro da nossa cultura de esportes). Mas não aprovo tal atividade por causa disso. Muito embora, também esteja ciente de que a habilidade de defesa pessoal poder ser eventualmente util, não é a primeira que eu recomendaria.

  24. Oi brad
    voçe foi infeliz na sua colocação, a biblia não vai ter mandamentos pra todas coisas como usar tatuagens, usar pincergs ir a festas juninas,baladas, estadio de futebol e praticar capoeira.Não a biblia não tem mandamentos pra tudo isso,mais institui principios que devem ser observados como “Não imitem os costumes dos povos que eu vou expulsar dali, conforme vocês forem tomando posse da terra. Eu fiquei aborrecido com eles por causa das coisas imorais que faziam” A capoeira é coisa do diabo e tudo que prvem dela é pecado.

    • antes de tudo a bíblia não é a verdade absoluta , é apenas um livro mitológico como outros de um deus mitológico, logo não podemos criar preconceitos contra outras culturas se baseando em contos, ate mesmo por existir crenças muito mais antigas que o próprio mito do deus bíblico…

  25. Joguei Capoeira durante anos a fio. Nossa escola era adepta do cordel e, não da corda como é o costume da maioria. Eu costumava dizer que a Capoeira estava no meu sangue. Quem pratica ou quem já praticou sabe do que estou falando. Um dia Jesus entrou em minha vida, me converti e abandonei aquela prática, pois era ensinado nas igrejas que aquilo era arte do demônio. O fato é que, queiramos ou não, admitamos ou não, a Capoeira é uma das portas de entrada para o candomblé e outros cultos afros oferecidos a demônios, mas como todas as portas existentes no mundo ninguém é obrigado a transpô-la. Eu particularmente nunca fiz isso, até porque nunca gostei dessas religiões afros e suas práticas e cultos (é um direito meu, tanto quanto de qualquer outro habitante da Terra).

    A pergunta que não quer calar é a seguinte: Se através da Capoeira pode-se ou não entrar para o Candomblé por exemplo, por quê não se pode conhecer e se ter experiência pessoal entregando a vida a Jesus? Por quê não se pode evangelizar, adorar a Deus, etc. e tal através da Capoeira?

    Hoje não mais sou praticante de Capoeira por vários motivos, mas nenhum deles está diretamente relacionado à minha profissão de fé.

    Eu vejo isso da seguinte maneira: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas me convêm.", e, por outro lado: "tudo o que não é por fé é pecado" . Senão vejamos: não pratico mais a Capoeira mas continuo gostando o suficiente para se, andando pelas ruas e praças, ouvir o som do berimbau e ver a galera, uns com seus abadás, outros não, na roda, se divertindo e fazendo sua apresentação, se eu estiver no momento com tempo suficiente vou parar pra ver, com toda certeza.

    Muito bem, não pratico mas gosto. Onde me encaixo? Pensem nisso á luz da Bíblia.

    Se sentirem desejo de responder, pensem bem antes de fazê-lo para não acabarem postando besteira.

  26. No fundo lá no fundo ninguém tem certeza real de nada; a única certeza que Cristo: é o caminho a verdade e a vida, fora desse contexto tudo é ilusório. Cada um viva segundo sua fé, deixa que o resto DEUS julgue. O julgamento DELE com certeza é o mais correto e justo de todo esse universo. E muitas são Suas misericórdias.

  27. Se o Cristão pode ou não praticar a capoeira?
    essa resposta só pode vir dele, devemos nos lembrar de que há assuntos na Bília que não são doutrinas de fé, ou seja, não são mandamentos dados diretos por Deus, mas mesmo que a capoeira não seja citada na Bíblia diretamente sabemos que a palavra de Deus é perfeita e poderá nos orientar.
    1º Como não está na Bíblia nenhum pastor pode proibir um membro de sua Igreja a não aprender capoeira
    2º Jesus disse: Pai não o peço que os tires do mundo, mas que eles não se contaminem com o mundo, ou seja, Jesus não nos proíbe de lutar capoeira, mas ele pede que antes façamos uma análise, como por exemplo: Qual o meu intuito em fazer isso? e essa resposta Pastor e denominação nenhuma pode dar, somente a pessoa e é por isso que cada Cristão tem o direito de sem interferência decidir se ele quer ou não participar dessas práticas.

  28. Se o Cristão pode ou não praticar a capoeira?
    essa resposta só pode vir dele, devemos nos lembrar de que há assuntos na Bília que não são doutrinas de fé, ou seja, não são mandamentos dados diretos por Deus, mas mesmo que a capoeira não seja citada na Bíblia diretamente sabemos que a palavra de Deus é perfeita e poderá nos orientar
    1º Como não está na Bíblia nenhum pastor pode proibir um membro de sua Igreja a não aprender capoeira
    2º Jesus disse: Pai não o peço que os tires do mundo, mas que eles não se contaminem com o mundo, ou seja, Jesus não nos proíbe de lutar capoeira, mas ele pede que antes façamos uma análise como por exemplo: Qual o meu intuito em fazer isso? e essa resposta Pastor e denominação nenhuma pode dar, somente a pessoa e é por isso que cada Cristão tem o direito de sem interferência decidir se ele q

  29. Renato M Veras disse:

    Benzer-se com o sinal da cruz, cordas que simbolizam deuses da religião afro e canções de fundo religioso são comuns na capoeira, bem como a dança sensual realizada pelos seus adeptos.

    Idolatria e luxúria, não é uma questão de "ponto de vista", e sim pecado mesmo caso haja tais práticas durante o treinamento.

    A capoeira em si é uma forma de lutar que tem seus benefícios a nível de condicionamento físico, mas com baixíssimo nível de disciplina comportamental.

    • Capoeira é uma arte marcial, assim como o karatê ou judô. Você mostra, em sua foto de perfil, um kimono, então suponho que também pratique uma arte marcial. Então como pode dizer que capoeira apresenta um "baixíssimo nível de disciplina comportamental" ?? Para qualquer esporte, é fundamental um comportamento equilibrado e sensato. Claro que existem esportistas violentos, mas estes são babacas mesmo ^^

  30. JESUS ESTÁ VOLTANDO….ACORDA IGREJA!!!!……quem viu o programa da regina case…" o esquenta""viu a polemica causada pelas baianas que vendiam acarajé….http://youtu.be/7WZldxyWIG8….. e as evangélicas que pra atrair compradores diziam que ERA ACARAJÉ DE JESUS enquanto outras baianas espíritas protestavam…muitos esquecem o verdadeiro sentido do evangelho que é a separação do mundo….e aquele que está em Cristo nova criatura é II Cor. 5;17….como pode????ONDE ESTÁ A SEPARAÇÃO DO MUNDO????…é o ecumenismo disfarçado…….o pré reinado do anticristo!!!!!!

  31. Este negocio foi criado para fazer apologia a que O Senhor nos da sabedoria pra decobrir modos de adorar somente a Ele',quado faziam este tipo de dancas e lutas invocam aquem os que nao sao Cristaos?

  32. Marcos Fernandes disse:

    São por estas e por outras que o memorável Pastor Ricardo Gondim disse acertadamente: DEUS NOS LIVRE DE UM BRASIL EVANGÉLICO. Este povo é doente….

  33. Eberton Konieczny Sobreira disse:

    Heresia e modismo dentro da igreja. Querem trazer o que tem "lá fora" pra dentro da igreja evangélica. Jesus deve estar fazendo #facepalm nesse exato momento.

  34. O que é mais importante, agradar a Deus ou satisfazer os anseios da vontade?

    Veja os conselhos do Senhor, através da Bíblia:

    “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas?” 2Co 6:14;

    “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz… E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as.” Ef 5:8,11;

    “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.” Cl 1:13;

    “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.” 1Pe 2:9;

    "Não imitem os costumes dos povos que eu vou expulsar dali, conforme vocês forem tomando posse da terra. Eu fiquei aborrecido com eles por causa das coisas imorais que faziam." Lv 20.23;

    Não se deixe levar por vãs filosofias e toda sorte de doutrinas; seja fiel, santo, puro e cheio do Espírito Santo, assim, de tua vida fluirá um rio de água viva!

    NÃO GOSTOU RESPOSTA? QUE PENA PODEM CALAR O HOMEM MAS DE DEUS NEM SE CALA – PODEM FALAR QUE QUISER AS PALAVRAS DO HOMEM NÃO TEM VALOR NENHUM – MAS DE DEUS QUERO VER CALAR.

    • Exatamente Cleber, os tempos passam, geração vem e geração vai, os costumes e os povos vão mudando, agora, DEUS e a sua palavra jamais mudará, quem tem entendimento atenta para isto, e quem não tem e quer viver no relativismo, então assim seja.

    • enéis a uma separação entre vc ir pra pratica um esporte e frequenta um centro,quibanda, um sei lá tantas coisas ne vd? e tbm se ignorante tem falando tbm na biblia diz que jesus foi manso ,humilde ,eles estava com todos naun fazia acepção de ninguem nem com prostituta ao qual cara todos os fariseus queria fica longe !' intão ai diz na palavra; irmão sejais cordatos com todos dando toda prova de cortesia" a ninguem defameis posso discorda posso mais tbm posso fala de uma forma melhor'' sem usar ignorancia como base!'.

  35. Adelino tu és um falso vai de converte enquanto é tempo, o verdadeiro cristão combate o pecado, Deus não se associa com o inmigo que é o diabo, capoeira é coisa do diabo.

    • Teu deus ditador com eterna TPM não passa de um sintoma da esquizofrenia de gente soberba como você.Uma revista PLAYBOY contém mais verdades e sabedoria que todas as fábulas,lendas e contos de terror deste livro idiota chamado bíblia sagrada.Esse teu diabo não passa de mais uma das tuas fantasias espirituais que só funcionam com mentes limitadas como a tua.TROLL!!!

    • Adelino, porque esta tua revolta com as Escrituras Sagradas ? Já tiveste em vida alguma experiencia com CRISTO ? O que DEUS te fez de maldade ?etc, etc, tudo que a humanidade precisava da parte de DEUS foi consumado por CRISTO na cruz. O que o ser humano quer mais ? Reflita nisto.!

  36. A capoeira é coisa do diabo, oscanticos são ponto de macunba que é cantado nos centro de unbanda e camdoblé, o cristão que pratica a capoeira esta desviado;Deus é santo e esige santidade, o verdadeiro cristão é separado das coisas mundana e do pecado.

  37. Ariel Silva Pereira disse:

    A capoeira é apenas uma sequência de movimentos ritmados. Dizer que ao fazer essa sequência se está adorando o diabo é ridículo.
    Se eu só me ajoelhar e fechar os olhos eu estarei falando com Deus? Não, a decisão de falar com Ele e adorá-lO é interior e não simplesmente ao fazer uma simples posição.

  38. Quando um esporte, uma arte, um comportamento ou um movimento cultural não se enquadra aos padrões de certas correntes fundamentalistas dentro da igreja cristã evangélica, logo é rotulado como anti-bíblico ou de origem pagã, por isso mesmo é alvo de críticas e deve ser refutado pelos fieis seguidores desta doutrina.É puro preconceito devido a capoeira ter como berço a cultura de povos africanos praticantes de religião animistas.As canções entoadas e o rítmo também não agrada os ouvidos dessa parcela puritana da cristandade por conter expressões e versos utilizados como referências a entidades espirituais pertencentes às religiões afro.Vem daí a demonização da capoeira por parte de muitas denominações cristães.Essa vertente mais radical dentro da igreja tem uma tendência a menosprezar e condenar tudo que se afasta de seu próprio umbigo.Se a capoeira tivesse sido uma prática criada pelos reformistas da igreja do séc.XVI, certamente esta seria muito bem aceita pelos cristãos.Conheço casos de recém-convertidos que deixaram até de jogar xadrez devido a origem pagã do jogo, sendo este portanto uma obra do ''inimigo de nossas almas'', como eles diziam.

    • Amigo Adelino Agnuz Gomes, estude a palavra de Deus, se não entender pessa ajuda, fassa um cursinho, tente ser fiel a Deus, tente obedecer a palavra de Deus, Cultura e religião vão te levar pras trevas, se preocupe bastante com sua alma

    • Eu nunca tive,não tenho e acredito que nunca terei alma nenhuma,caro Silva Tuti.Eu não tenho nenhuma forma de fé religiosa ou crenças espirituais,ou seja,minha realidade se limita ao mundo natural de quem ninguém pode duvidar.Mas eu entendo as pessoas que necessitam de mitos sobrenaturais para encarar a vida de frente.Somente pessoas assim se preocupam com a suposta salvação de sua alma.

  39. João Hernane disse:

    Religiao e religiosidade só é para criticar e maldiçoar e nao salva ninguem, mas jesus unico que salva pela fé, ele é a força e a salvação, a quem temerei..Quer mais do que isso

  40. Na bahia as baianas do acarajé convertidas não querem mais usar roupas tradicionais, pois a comida baiana tipica são comidas dadas aos "santos" em oferenda… com certeza os evangelicos vão querer europeizar a capoeira, colocando cantos gospels.

  41. é um assunto polemico pra uns e outros não, depende de quem danca capoeira como esporte ou com reverensia aos deuses africanos , porque o crente não pode jogar capoeira, como nos chamamos aqui na bahia, o candonblé é di origem africana e religião dos primeiros negros , eu sou negro e não pertenso o candonblé, eu pergunto porque hoje estão tocando rook nas igrejas ?não dizem que rook é do diabo?

    • rook não existe, é rock

    • Amigo Genevaldo Batista, não é polemico não, existe o crente mundano e o convertido, não podemos comparar estas igrejas evang. com quem pratica a verdade, muintos são cristão mais poucos são obediente a palavra de Deus

    • pois é genevaldo batista''de mutuo o rock e um otimo ritmo! quanto a capoeira e so uma esporte e naun devemos ser religiosos até porque biblia diz o que lá em eclesias
      tes sobre Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia ai tudo entra no contexto de que temos fazer algo pra chegar até eles e como paulo mi fiz de fraco com fracos os que sem lei como sem lei vivesse e devemos entender que e uma esporte!'apenas!' grça e paz bom dia e feliz natal a todos!'
      Eclesiastes 10:1

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 430,896 comentários no Notícias Gospel.