Home » Brasil, Política, Sociedade

Federação do Comércio de Rondônia se coloca contra feriado criado em homenagem aos evangélicos

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Federação do Comércio de Rondônia se coloca contra feriado criado em homenagem aos evangélicos

Na última segunda feira (18) foi comemorado em Rondônia o dia do evangélico. A data foi tornada feriado oficial no estado por projeto de lei do deputado estadual Maurão de Carvalho (PP). A lei vigora no estado desde 2001, porém está sendo contestada no Supremo Tribunal Federal pela Federação do Comércio do estado. Por motivo dessa contestação o comércio funcionou normalmente durante o feriado.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

De acordo com o Portal de Notícias de Rondônia, a instituição, que representa os comerciantes do estado, alega que ao declarar feriado o Estado invadiu o que é uma competência da União por mexer na questão de Direito do Trabalho

Rubens Nascimento, dirigente da Fecomércio-RO, cita a laicidade do estado com um dos motivos para a contestação do feriado. “O Brasil é um país laico, e seus habitantes possuem liberdade de culto. Os evangélicos merecem todo o respeito, mas obrigar seguidores de outras religiões a comemorarem a data fechando suas portas é não respeitar essa liberdade religiosa”, argumentou.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade – ADI-3940 foi impetrada pela Confederação Nacional do Comércio – CNC depois que a Fecomércio fez a denúncia contra o projeto que se tornou lei, e deve agora ser julgada pela Corte Suprema. A ação tramita desde 2007, e já recebeu um parecer favorável da Procuradoria Feral da República. Seu relator é o ministro Gilmar Mendes.

Comentando a nota oficial da Fecomércio-RO que comunicava o funcionamento normal do comércio na capital Porto Velho, o autor da lei afirmou pediu para que a instituição respeite a população evangélica do Estado e afirmou: “É uma lei estadual que deve ser respeitada como qualquer outra Lei. Os parlamentares, os evangélicos e todos os cidadãos devem ser respeitados em seus direitos”.

Carvalho explicou ainda sua motivação ao criar a lei, afirmando que sua intenção foi a de homenagear “esses cristãos tementes a Deus e presentes, em grande número, nos 52 municípios, vilas e distritos de Rondônia. Homens, mulheres e jovens de louvor e oração que lutam incansavelmente pelo direito da dignidade humana”.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

3 comentaram, comente você também!

  1. olha o bom seria acabar com todos feriados tidos como santos, questao de logica de trabalho….poxa moro no nordeste aqui tem muito feriado muito mesmo isso e ruim pra economia

  2. Sou evangélico e fico feliz em saber da homenagem, mas não concordo com imposição desse feriado aos que não são e nem querem homenagear-nos. Isso não é democracia!

  3. Tirando a desculpa dada pelo deputado pela existência da lei, que é papo furado, não há o que comentar. Mal exercício da função, espero que ele melhore.

  4. Será que é para isso que os Cristãos tem elegidos seus representantes?
    Eu, particularmente prefiro seguir o exemplo do Rei Davi:
    "ESTE É O DIA QUE O SENHOR FEZ, REGOZIJEMO-NOS E NOS E ALEGREMO-NOS NELE".
    Salmos 118:24

  5. Allisson Goes disse:

    Se cair na sexta tá perfeito = )))

  6. OS FERIADOS SÃO A ALEGRIA DO TRABALHADOR QUE DESCANSA , O INFORTUNIO DO EMPREGADOR QUE PAGA, EO DESPREZO DOS POLITICOS QUE AO INVÉS DE VOTAR LEIS QUE ACABEM COM A SACANAGEM COM O DINHEIRO PUBLICO E LANCE NAS CADEIAS COM PRESOS NORMAIS, FUNCIONARIOS PUBLICOS QUE CHEGAM A GANHAR 17 SALARIOS NO ANO CASA CARRO E ATÉ DESPESA D CORREIO, ENQUANTO O POVO NÃO CRIAR VERGONHA E CONTINUAR POR INTERESSE A VOTAR VAI DAR NISTO

  7. Será que esse deputado Mourão de Carvalho não tem o que fazer? Ele não passa de um deputado trapalhão em criar um coisa sem sentido como essa. O POVO do seu estado deveria expulsá-lo da AL e do seu território. É um inúltil, totalmente inexpressiovo, uma vergonha! Lamentávelmente em todos os sentidos.

  8. O DIA DAS MÃES TAMBÉM PERTENCE AO CATOLICISMO, NÃO SABIAM NÃO?QUE COISA, NÉ?É RELIGIÃO TAMBÉM…FERIADO É DESCANSAO E NÃO DEVIA HONRAR NADA A NÃO SER DEUS…EVANGÉLICOS HIPÓCRITAS!!!!ACORDEM SATANÁS SÓ QUER DESTRUÍ-LOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Ah, tá vamos acabar sim com esse feriado. Mas vamos acabar com todos os feriados religiosos. Corpo Christi, Padroeira do Brasil, Padroeiro (a) do município, e o pior de todos, o Carnaval, o Sete de Setembro (onde o Brasil é realmente independente??), Deveríamos ter feriados em homenagens às mães, aos pais, avós, e, claro, no dia do nosso aniversário, afinal de conta cada um precisa descansar nessa importante data.

  10. João Hernane disse:

    Totalmente contra sem beneficiar ninguem ..ja basta santos catolicos….quem tem bonsenso sabe que isso errado e nao vai acrescentar em nada para estado de rondonia

  11. Por mim podia acabar com todos os feriados religiosos, pq também é imposição.

  12. Quer fazer um feriado para agradar um tipo de religioso? Façam.
    Mas façam também o feriado do Cristão, do Hinduísta, do Budista, do Judeu, do Ateu e de todos os outros.
    Agradar somente um porque "lutam incansavelmente pelo direito da dignidade humana" não adianta nada, todos os outros lutam tanto quanto, as vezes mais, as vezes menos, mas lutam.
    Que dêem a todos um feriado ou dêem a nenhum.

  13. Bom, já por inicio digo: Por qual motivo tem de haver tantos feriados neste país? Não vejo quaisquer vantagens os mesmos. E a partir do momento onde há feriado em datas comemorativas para com o catolicismo, por que não aos evangélicos? Então, eu acharia melhor vetar todos esses feriados, e pronto!
    Antes mesmo que pensem, não sou católico, evangélico, espirita. Não creio em um, ou demais deuses. Então, essa questão de feriados religiosos, o meu ponto de vista, é uma boa desculpa para ficar sem nada a fazer. Pois bem, queres feriados? Sim, porque não? 1° de maio, e demais de mesmo gênero!

  14. Mariana Vieira disse:

    e o dia do ateu, do espirita, do budista, ou do que for, é quando?

  15. Bom sou contra a qualquer tipo de feriado religioso, por mima acabava com todos. Alias no Brasil deveria ter só 3 feriados: dia das mães, já que se não fosse ela a gente não estaria aqui em fim, pra mim mãe é a pessoa mais importante de uma pessoa, depois feriado do dia do trabalho para se manifestar sobre melhores condições de trabalho, e feriado da proclamação da república para se manifestar contra as cagadas do nosso governo. No mais o resto é dispensável!

  16. Também sou contra e sou da Igreja Quadrangular.
    Troquem a palavra “evangélicos” por “cristãos” e PAU NA JACA !!!!…..

    Mas……..pensemos bem:
    e se os Budistas, Católicos (bem, aqui tem um montão…), Kardexistas, Moaometanos, Candombletanos, Seicho-no-ie-tamos, e todos os “tanos” que tiver por aí quiserem também o seu feriado?
    Ahhhh….me poupe gente….vãmu pará de brincadeira e vamos testemunhar a Jesus vai !!!!

    Olhem para a Marcha Prá Jesus aqui em Jundiaí-SP, pois o Brasil precisa aprender conosco.
    Aqui, evangélicos e católicos vão para as ruas na Marcha para Jesus e no Grito dos Excluídos, os evangélicos também participam.

    Vamos parar de separatismo barato?….
    Fico imaginando como Jesus olha lá de cima essa……..bem, me perdoe,…..palhaçada !!!!!!

    Basta só você se lembrar que “JESUS TE AMA”……..Êitaaaaaa !!!!

  17. Também sou contra e sou da Igreja Quadrangular.
    Troquem a palavra “evangélicos” por “cristãos” e PAU NA JACA !!!!…..

    Mas……..pensemos bem:
    e se os Budistas, Católicos (bem, aqui tem um montão…), Kardexistas, Moaometanos, Candombletanos, Seicho-no-ie-tamos, e todos os “tanos” que tiver por aí quiserem também o seu feriado?
    Ahhhh….me poupe gente….vãmu pará de brincadeira e vamos testemunhar a Jesus vai !!!!

    Olhem para a Marcha Prá Jesus aqui em Jundiaí-SP, pois o Brasil precisa aprender conosco.
    Aqui, evangélicos e católicos vão para as ruas na Marcha para Jesus e no Grito dos Excluídos, os evangélicos também participam.

    Vamos parar de separatismo barato?….
    Fico imaginando como Jesus olha lá de cima essa……..bem, me perdoe,…..palhaçada !!!!!!

    Basta só você se lembrar que “JESUS TE AMA”……..Êitaaaaaa !!!!

  18. Me desculpem os que apoiam o feriado, mas sou totalmente contra a um feriado só porque sou Protestante e no país tem vários feriados católicos. Primeiro nós não precisamos de feriado precisamos conscientizar nosso povo da Leitura diária da Palavra de DEUS, de uma vida necessária de oração e de trabalho muito trabalho na Evangelização; Não precisamos aumentar a desconfiança do restante do povo brasileiro sobre nós por causa de um feriado. E mais esse parlamentar não foi votado para defender o povo Evangélico, ele foi votado pra legislar pra toda a população do seu estado, não devemos confundir profissão de fé com política.

  19. vamos Refletir… O Brasil por se declarar Laico, não poderia então declarar feriado nacional no dia 25 de dezembro (suposta data do nascimento de Cristo), não deveria colocar como feriado o 12 de outubro dia da Senhora de Aparecida, dia 02 de novembro (dia de finados, comemoração católica)… aaaaaa por favor!!!! não vejo problema quanto ao dia do Evangélico… ainda mais com essa "Laicidade" do país chamado Brasil. Faltou sabedoria meu irmão Gilson Guinter Garcia… e minha irmã Fátima C P Moraes Moraes… Quem não é por nós é contra nós…

  20. Quem não concorda com isso está coberto de razão…
    Acho um disparate tal lei..está ridicularizando a ordem Cristã!
    Talvez querendo ser aprovado esse sem noção criou tal lei ….teria mais sucesso com lei relativo ao desmatamento…ou meio ambiente …
    Que naquele estado também é crítico…mas lei do dia do evangélico é demais…

  21. Que absurdo! sou Cristão evangélico, mas isso já passou da conta e do bom senso…daqui á alguns dias vamos ter o dia do Candomblé o dia do espiritismo, do ateu … e ai por diante e alias e um dirito de todos todos pagam impostos, será que não basta a lista de feriados católicos que já tem, deste jeito não vai sobrar dia para trabalhar durante o ano, alias vai faltar dias no ano.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 446,767 comentários no Notícias Gospel.