Home » Internacional

Fortuna do militante ateu Richard Dawkins vem de escravos que trabalharam para sua família, que há séculos se opõe a iniciativas cristãs, afirma jornal britânico

Avatar de Tiago Chagas Publicado por Tiago Chagas em 23 de fevereiro de 2012

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Fortuna do militante ateu Richard Dawkins vem de escravos que trabalharam para sua família, que há séculos se opõe a iniciativas cristãs, afirma jornal britânico

O ativista ateu Richard Dawkins tem enfrentado questionamentos pelo passado de sua família, pois recentemente foi descoberto que seus ancestrais eram senhores de escravos na Jamaica. A revelação foi feita em um artigo escrito para o jornal britânico “The Telegraph”, no último dia 19/02.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A informação é de que Henry Dawkins, ancestral do militante ateu, possuía uma fazenda de cana de açúcar na Jamaica, com 1.013 escravos trabalhando. Uma das propriedades da família na Inglaterra, uma área de 400 acres, que acabou sendo herdada pelo pai de Richard Dawkins, teria sido comprada com dinheiro proveniente do trabalho escravo.

A luta contra a escravidão no Reino Unido começou em 1796, quando o parlamentar William Wilberforce propôs uma lei para acabar com a escravidão. William tinha se convertido ao evangelho um ano antes, e um dos votos contra sua proposta partiu de James Dawkins, que havia comprado a propriedade mencionada acima. O irmão de James Dawkins, George, que também era contra a abolição da escravatura, afirmou que “a rápida aniquilação da escravatura seria acompanhada pela devastação das colônias das Índias Ocidentais, com inevitável desconforto e miséria reservados à população negra”.

Porém, em 1833, a proposta do parlamentar evangélico William Wilberforce foi aprovada, abolindo a escravidão em terras britânicas. A luta contra a escravidão dos negros no Reino Unido levou 37 anos para ser aprovada no parlamento. O Relatório Anti-escravidão de 1831, portanto, escrito antes da aprovação da lei, criticava os fazendeiros escravagistas por obrigarem seus escravos a trabalharem aos domingos, não permitindo que eles frequentassem ou realizassem cultos religiosos, condenando-os “ao trabalho duro e ao secularismo”.

Quando questionado sobre suas ligações com a escravidão, Dawkins afirma que apenas 1 a cada 512 genes de seu corpo descendem do senhor do engenho que mantinha escravos, e que a propriedade herdada de sua família não rende lucros. Curiosamente, ele é autor de um documentário, lançado em 2007, intitulado “Escravos da Superstição”, em que critica as práticas religiosas. Há informações de que existem pessoas se organizando para exigir indenização da família Dawkins por sua oposição à abolição da escravatura, segundo o blog “O Contorno da Sombra”.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

114 comentaram, comente você também!

  1. ESSE DAWKINS NUNCA ME CHEIROU BEM, TODO ESSE ÓDIO RELIGIOSO (TEOFOBIA OU CRISTOFOBIA) TINHA DE TER UM MOTIVO POR TRÁS: UM RELIGIOSO QUE PÔS O PÉ NA RIQUEZA DA FAMÍLIA DELE LIBERTANDO OS ESCRAVOS CONTRA O QUAL QUER VINGAR EM TODA UMA POPULAÇÃO CRISTÃ.

  2. os Teístas não podem censurar os antepassados de Dawkins por possuírem escravos, a lei dada por Javé a Moisés para ser cumprida pelo povo escolhido legitima divinamente a escravidão:

    E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas. Levítico 25:44

    E possui-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros. Levítico 25:46

  3. Adão era o nosso ancestral comum segundo a Bíblia, não foi ateu, foi rebelde a Deus .. algo muito mais respeitável do que ficar maqueando com teorias idiotas a rebelião interior … Não quer crer, não creia e arque com a consequência eterna; agora ficar pagando de cheio de sabedoria e porta-voz de um ateísmo frouxo .. ninguém merece !!!

  4. Claro, condenemos pessoas pelos erros dos antepassados, bem bíblico esse tipo de idiotice.

  5. o que eu acho engraçado é que um bando de gente que se diz ateu fica lendo noticia de um site gospel :s

  6. Falácia Ad Hominem. Sério, pesquisem a respeito – não tô com nenhum saco de explicar por que esse argumento é retardado.

    De qualquer forma, para quem acha que somos culpados pelo pecado de Adão e Eva, nossos ta-ta-ta-ta-ta-ta-(…)-taravós, não é de se esperar que tenham uma mentalidade tão absurda. Apenas olhe pelo ângulo leglativo: se seu tataravô matou alguém e não foi preso, então você deve se responsabilizar por ele e ser preso?

    Tenha santa paciência. Literalmente.

  7. Por quantos séculos mesmo e quantos milhares de cristãos antepassados se beneficiaram às custas da escravidão? Se formos fazer as contas TODAS, o resultado final vai é mesmo ficar NOJENTO por demais. Ou como diria no popular: "Quem tem telhado de vidro (e que telhadão), não se ocupam em jogar pedras no telhado alheio…" Ou ainda como disse um famoso mestre do passado: "E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a trave que está no teu olho?
    Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão."

  8. Cada mais me certifico que religiosos não batem bem da cabeça, não. Atacar uma pessoa usando seus antepassados! Ridículo!!!!

  9. Paula da Conceição disse:

    Com certeza hoje ele seria contra, como mlitante ateísta é contra comportamentos da bíblia na qual é escravocrata, até Jesus era a favor de escravos… Devemos levar em conta que de maneira infeliz a escravidão era uma forma de desenvolvimento nos tempos passados.

    • Assim como muitas igrejas Católicas foram construídas com os braços da mão de obra escrava.

    • Paula da Conceição disse:

      Nivaldo Afonso
      Não só as católicas, mas como também as principais protestantes.

    • “ah, com certeza ele seria contra”
      Sim, “com certeza”!! Até porque você conhece o que vai no coração dele, não é mesmo? Mas eu duvido muito disso, já que uma pessoa que é capaz de dizer que “Hitler poderia não esta errado”!! Então uma pessoa dessa realmente “não” iria aceitar a escravatura!! Até, porque também a família dele LUTOU CONTRA A LIBERTAÇÃO dos escravos!! É um belo exemplo!! E lembrando também que Dawkins gosta de usar da sua influência para fomentar intolerância contra os cristãos, quando manda os seus discípulos ridicularizarem os cristãos, simplesmente por ser cristãs!! Então é muito fácil de imaginar que ele seria “contra” a escravidão!!
      ” como mlitante ateísta é contra comportamentos da bíblia na qual é escravocrata, até Jesus era a favor de escravos”
      Ah, com certeza!! Foi por ser contra as maldades dos cristãos que os ateus comunista mataram mais de cem milhões!! É os ateus tem um histórico de bondade!!
      É mesmo? Quer dizer que Jesus era a favor da escravidão? e com certeza você leu isso na Bíblia??rsrsrsrs Tadinha. Assim como não soube interpretar o que leu do texto acima, também jamais entenderia que Cristo nunca pregou a escravidão!! Sem contar, que os escravos da época bíblica não eram tratado com eram tratado os que trabalhavam para os senhores de engenho e por tabele os que serviram aos Dawkins. É só conhecer um pouquinho da história!

  10. Rogério Diaféria Rossi disse:

    Me poupem! A igreja católica foi a maior patrocinadora the escravidão e do colonialismo!

  11. Se eu achar um parentesco de algum evangélico líder de igreja com a escravidão eles vão fechar todas as igrejas? isso seria muito bom, não aguento mais essa gritaria para conversar com o teto perto da minha casa….

  12. Qual a relevância do modo de vida dos antepassados de Dawkins? Depende da ótica de quem recebe (ou não) algum benefício. Se ele não fosse um fortíssimo militante do ateísmo, tudo estaria em ~plena ordem~.

  13. E outra, ESCRAVIDÃO ESTÁ NA BIBLIA kkkkkkkkk.
    Sim queridos, o livro sagrado de vocês é a favor deste ato :O
    HIPOCRITAS NOJENTOS

  14. Agora vá olhar o passado the igreja meus queridos. Escravidão nem se compara com as atrocidades que a igreja cometeu. Aliás, que cometem até hoje seus imundos.

  15. Vocês não passam de umas víboras que tentam manipulam a informação ao seu bel prazer. Vocês evangélicos são ridículos!

  16. Renato Uchôa Brandão disse:

    Cristão e sua mania de pensar que os filhos têm culpa pelos erros dos pais.

  17. Estranho um site cristão bater nessa tecla, já que a bíblia foi usada por séculos pra justificar a escravidão e não há nada nela que diga que isso é errado.

  18. Estranho um site cristão bater nessa tecla, já que a bíblia foi usada por séculos pra justificar a escravidão e não há nada nela que diga que isso é errado.

  19. Talvez devêssemos pesquisar a genealogia do Thiago Chagas, também.

  20. Isso se chama argumentum ad hominem, e é uma falácia: tenta-se desacreditar a posição de uma pessoa atacando-a diretamente, não o que ela acredita ou professa. Ridículo.

  21. Argumentum Ad Hominem. Nada mais a declarar.

  22. Hahaha, esses cristãos são uma piada mesmo.

  23. Então todos nós devemos ser responsabilizados pelos atos dos nossos ancestrais? Que absurdo!

  24. Essa história de vocês parece aquele versículo da Bíblia que diz "Deus visita a iniquidade dos pais, nos filhos até a 3a e 4a geração". O que é que eu tenho a ver com os erros dos meus pais? Leiam a Bíblia que vocês vão ver os absurdos que só vocês não conseguem enxergar!!

  25. João Gabriel Vicente Bonavita disse:

    Ué, qual é o problema, na bíblia ta escrito que vc pode ter escravos, VCS TEM UM SITE DE NOTÍCIAS GOSPEL E NUNCA LERAM A BÍBLIA?

  26. P: E o Quico?

    R: Deve ainda estar contando os tá-tás pra definir o parentesco do dr. Dawkins com os seus ancestrais escravocratas.

  27. Pior do que isso, é enriquecer com a escravidão HOJE, o Pr. Pat Robertson, evangélico americano, usa escravos na África nas minas de diamante e reinveste o "dizimo divino" para conseguir mais escravos. OBS: Pat Robertson não é um qualquer, já foi senador americano e é o pastor mais rico da atualidade.

  28. Marcelo de Assis disse:

    Ora bolas, se ele está habituado a condenar a Igreja Católica por fatos acontecidos a centenas de anos, também deve ser "condenado" por ter algo errado na história da família dele. Só essa indenização que não tem nada a ver…

  29. Isso se chama acumulação primitiva. Rastreie a árvore genealógica de qualquer sujeito rico, e você verá escravidão, roubo, corrupção… dinheiro não cai do céu.

  30. Richard Dawkins é bom mesmo de piada em suas palestras sobre evolucionismo ele faz bastante piada zombando da fé alheia mas só basta procurar no youtube e ver. Vários vídeos onde ele foge do debate verbal com Dr. Wilian lene craig defensor da fé cristã e do criacionismo tem videoes mostrando o quão pasmado fica Dawkins quando alguém o faz uma pergunta do que foi feita a ele dizendo Dr. Dawkins. O senhor sendo o maior evolucionista vivo o senhor pode nos mostrar uma mutação. De gene em evolução para que nos possamos ver ? A cara dele ficou preocupada e sem piada na boca outro dia um ateu amigo de Dawkins e disse a ele o senhor é um covarde esta com medo de debater com Dr. Craig porque sabe ! Que se for ele nao resiste e nao consegue nem defender sua idéia de que mesmo disse em seu livro Chamado Deus , um delirio que já foi refutado por varias pessoais ! Chega fuiiii

  31. Isso nada mais é do que uma tentativa desesperada para se atacar uma pessoa que baseia a sua vida na lógica e na ciência, ou seja pré-conceito, se ele não fosse ateu garanto que este artigo nem existiria, faz o seguinte porque vocês não publicam todas as origens do Edir Macedo e vejam se ele não se favoreceu também da escravidão ? Aproveitem e tbm publiquem o quanto de dinheiro é arrecadado com o "dizimo" e desse dinheiro o quanto não é investido na Record e em outras empresas do senhor Edir, ao invés de ajudar quem precisa.

  32. Biblicamente: Deus aprova a escravidão, está aí crentes medíocres derrubados pelos seus próprios pseudos-argumentos.
    Tenho certeza que se rastrearem suas árvores genealógicas vão ver que vocês são descendentes de alguns macumbeiros por aí. Logo, seus argumentos bíblicos não são válidos. Quem tá certo é os macumbeiros, afinal você são descendentes de afro-brasileiros.

  33. Tirando a parte do e o kiko?
    Ele é ateu não é Jesus Cristo!
    Mas há uma diferença sim, ele existe!

  34. Cara, no passado tudo era tomado a força, e na linha dura, se você fosse branco e tivesse dinheiro, muito provavelmente você teria escravos. Era algo natural, a sua casa que hoje você tem escritura, já não nasceu com escritura, foi alguém lá, invadiu e tomou posse daquele lote. Isto foi só uma tentativa inválida de frustrar Richard Dawkins.

    • Fabricio Martines Alves disse:

      Os descendentes do Hitler recusaram os direitos autorais do livro de Hitler, porque tinham vergonha do passado, imagina a barra que é e o preconceito que estes descendentes sofrem.

    • Dane-se, Hitler é Hitler, cada caso é um caso, uma coisa não tem nada a ver com outra.
      O dinheiro pode ter sido de um passado sujo, mas acredito profundamente que hoje Richard usa este dinheiro não apenas para benefício próprio mas também para fazer o bem.

  35. Anderson Chaves disse:

    Quanta besteira em um lugar só…

  36. Hmmm. Vejamos o que diz Levítico 25:44-46:

    "E quanto a teu escravo ou a tua escrava que tiveres, serão das nações que estão ao redor de vós; deles comprareis escravos e escravas.
    Também os comprareis dos filhos dos forasteiros que peregrinam entre vós, deles e das suas famílias que estiverem convosco, que tiverem gerado na vossa terra; e vos serão por possessão.
    E possui-los-eis por herança para vossos filhos depois de vós, para herdarem a possessão; perpetuamente os fareis servir; mas sobre vossos irmãos, os filhos de Israel, não vos assenhoreareis com rigor, uns sobre os outros. "

    Então a família do ateu aí é mais tr00 e segue mais o que tá na Bíblia do que vocês, pró-leizinha áurea aí. Posers.

  37. Fabricio Martines Alves disse:

    kkkkkkkkkkkk… Faz um tour pela minha árvore genealógica, com certeza vai encontrar algum desgraçado lá atrás…rs

    • Todo Ateu tem e já teve algum parente cristão. Todas as pessoas já tiveram alguem que é descendente de escravos, ou que já escravizou alguem. A fortuna da igreja, vem das mentiras contadas ao longo de muito tempo. A própria igreja foi aliada dos nazistas. A própria igreja matou com as suas guerras santas e sua inquisição. As igrejas evangélicas mentem, enganam e praticam tudo de errado que a católica já fez, ela não é pior nem melhor, é a mesma enganação. Se Richard Dawkins vem de uma família cristã, bandida, donas de escravos ou qualquer outra coisa, isso não vem ao caso. Cada pessoa é única quanto ao que pensa, ao que sabe e ao que faz. Se ele ou qualquer Ateu teve ou não parentes religiosos e alienados, isso só prova que a evolução está em curso, que no meio de uma massa de idiotas e ignorante alguns estão saindo mais evoluídos e preparados, prontos para entender o mundo e orientar uma massa de ignorantes e alienados, isso prova que a natureza evolui e uma espécie burra também.

  38. E ainda completa: "Há informações de que existem pessoas se organizando para exigir indenização da família Dawkins por sua oposição à abolição da escravatura, SEGUNDO O BLOG “O Contorno da Sombra”."
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  39. Os crentes perdem nos argumentos e começam a apelar. Simples assim.

  40. Tá bom então! Quer dizer que o cara agora é culpado por um crime cometido por um antepassado!? Sério isso é ridiculo! Qualquer um quer for pesquisar em sua árvore genealogica, vai encontrar um ou outro "podre" na fámilia, principlamente descende de europeus! Muitos no passado se beneficiaram em todo o mundo com a escravidão, o Brasil mesmo foi um pais que se construiu a base da escravidão, muitos familias grandes e pequenas lucraram com essa pratica cruel, mas isso não quer dizer que hoje, em pleno século XXI, temos que nós considerar criminosos por erros cometidos por membros da fámilia no passado!

    É a mesma que toda vez quer vir um alemão ou descendente de alemães, chama-lo de nazista é/ou anti-semita, por que num passado rescente, seus antepassados apoiaram as ideias de Hitler e promoveram o holocausto judeu por toda a europa! Não faz sentido algum julgar um individuo ou um sociedade inteira, por crimes cometido no passado por seus familiares, como pais, avós e etc!

  41. Putz, descobri que meu ancestral e devasso e promisso, e ainda roubava. Estou me sentido bastante mal por isso. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
    Eu sinceramente não entendo o que querem provar?
    Quem teve escravos é ateu?
    Suckers !!!!

  42. Como não encontraram nada contra o ateu Richard Dawnkins, estes crentes acabaram tentando recriminar o comportamento dos seus ancestrais, que provavelmente eram cristãos. O Tetravô de Richard talvez tenha sido amplamente apoiado pela igreja quando praticou a escravidão.

  43. Todos nós temos algum indivíduo na arvore genealógica o qual foi proprietário de escravos. Pelo que eu me lembre, o CRISTIANISMO foi quem ensinou o homem a escravisar

  44. É de uma desonestidade tremenda isso! Acusando os antepassados de Dawkins por escravidão? Quem mesmo? A igreja? Claro que ela pode protestar, já que aboliu a escravatura, sempre foi respeitosa com pessoas de etnias, crenças, opção sexual e estilos de vida diferentes e acima de tudo é uma entidade pró-vida como demonstra ao condenar o uso de camisinha.

  45. Pô, vai te catar (pra não falar nada pior). Que culpa o cara tem dos ancestrais dele terem sido donos de escravos? Hipocrisia é esmiuçar na história pra tentar achar um podre do cara, porque afinal, se investigarem a vida DELE, que é o que importa, não vão achar nada. Vamos procurar a árvore genealógica desses babacas que tão pedindo indenização, e quero ver se algum escapa de ter um podre na família.

  46. Os atos dos ancestrais de Dawkins EM QUÊ contribuem para o argumento da crença em Deus?
    Debatam ideias, e não ataquem as pessoas!

  47. Caio Eduardo Renzi disse:

    Este blog apenas reforça a estupidez cerebral dos religiosos…

  48. A mente crente no esplendor da "inusabilidade"…

  49. Que crítica é essa? Com esse "rastreamento" Acho que eles também descobriram que seus ancestrais não eram ateus. Mas isso não vem ao caso. Desde quando o que o nosso avô fez define quem nós somos? Eu não acho que um blog gospel teve uma boa ideia ao tocar no "passado" de um ateu. Sendo que o passado da igreja é…

  50. Ó, que grande descoberta! Descobriram que um europeu branco descendente de uma família de fazendeiros usava mão de obra escrava no passado. A MAIORIA dos europeus brancos descendem, claro, de alguém que fez de uma forma ou outra uso de mão de obra escrava. E não só brancos. Negros também podem descender de mercadores de escravos, posto que eram mercadores africanos, negros, que vendiam seus irmãos aos brancos. Grande descoberta a de vocês hein?

  51. 1. A bíblia no antigo testamento apoiava a escravidão, né? ^^ só ler lá, e não me venha com 'estou interpretando errado'
    2. Publicado por 'Thiago Chagas' .. dá uma olhadinha na sua árvore genealógica, a família 'chagas' se é antiga, já teve escravos também. O problema não é o passado, é deixar de evoluir. Pensamento típico cristão.
    3. Pelo visto não é necessário ser militante contra o obscurantismo religioso, eles próprios já se afundam sozinhos ;)

  52. Thiago Jansen Beirão disse:

    Que noticia ridicula…

  53. Leandro Marques disse:

    Nossa, os antepassados dele eram a favor da escravidão em 1796. Tipo, extremamente fora dos padrões da época, não é mesmo?

    A questão é, o que isso tem a ver com o caráter do Sr.Dawkins?

  54. Esse Tiago Chagas come cocô e fuma crack? Como é que uma pessoa pode querer ressuscitar erros do passado dessas famílias? Então nós brasileiros teremos de devolver todas as terras aos índios?

  55. Marcelle Pernet disse:

    A grande questão é: E DAÍ? Se alguma pessoa da minha árvore genealógica cometeu um crime, o que EU tenho a ver com isso, diabos? E do que vocês estão reclamando, exatamente? Nunca leram a bíblia? Deus aprova a escravidão! Quanta ignorância.

    • kkk, não, não aprova, tanto é que os hebreus fugiram do Egito. Tudo bem que eles tinham uns escravos, mas os escravos tinham direitos e eram tratados que nem gente da familia, se eu tivesse que ser escravo, preferiria ser um escravo Judeu, com certeza.

    • Anderson Chaves disse:

      Voce não ta usando a blibia como fonte….Por que segunda a blibia se tu fazer merda hj , vc paga , tua familia paga o seu cachorro paga , todo mundo paga e isso vai ate a sua Setima geração se não mi engano…

    • Anderson Chaves Se você tem uma doença genética seu filho pode ter, e o filho dele também, normal. Se teu pai é preso e tu depende dele, tua vida vai mudar financeira e psicologicamente falando. A Bíblia só revela de forma primitiva o que já acontece, nada de mais.

    • Gabriel Paulino disse:

      Genética e bíblia? Que viagem, a não ser que pecado passe por genética isso explicaria porque ainda pagamos pelos erros de Adão e Eva.
      Vós, servos, sujeitai-vos com todo o temor a teus senhores, não somente aos bons e humanos, mas também aos perversos. 1 Pedro 2:18 (fofo não?)
      Kelvin uma dica, leia a bíblia. ;D

    • Anderson Chaves e você acha isso bonito? que uma pessoa da sua família faça uma merda e resto ter q pagar? e outra q DEUS misericordioso não? que Se n fizeres o que ele manda irás pagar pelo resto de sua existência! parabéns.

    • Gabriel Paulino
      Foi apenas um exemplo de como a sua descendencia paga pelos seus erros, e isso é uma coisa que já ocorre naturalmente, Deus não precisa te castigar pra isso, aliás, ele não está nem aí, os humanos que se virem com as consequencias de seus erros, afinal ele deu livre-arbítrio, não é mesmo?

    • Everton Talles
      Embora voce lamente é assim que as coisas acontecem, é o mundo e você não pode mudar. Eu posso tá na praia curtindo uma água de coco deliciosa e no mesmo instante o mar afastar 100 metros e invadir a praia com um tsunami, você vai achar o mar "errado" por causa disso? Acho que não, né? O mar não é nem certo nem errado, é o mar. O que Deus fez ao dizer que toda descendencia pagaria pelos erros dos seus pais não foi uma ameaça, mas uma constatação, aliás, mas a revelação de uma verdade, pois sendo ele onisciente não precisaria constatar nada. Se você não fizer o que ele manda vai pro inferno, mas isso é apenas mais uma lei, tal como a da gravidade. Você, por exemplo, pularia de um penhasco? Não, né? Mas e se o penhasco fosse invisível? Pois é, Deus não nos ameaça, apenas nos alerta de um perigo imperceptível aos sentidos humanos. Ademais, se o que Deus manda é "fazer o bem", por que você vê isso como algo ruim? Fazendo o bem você se sente bem, pois está se alimentando de ações e pensamentos positivos. Vôcê preferiria fazer o mal, é isto? Quem faz o mal sofre, apenas outro alerta de Deus, pois para fazer o mal você precisa estar sobre influencia de emoções e sentimentos negativos, tais como inveja, cobiça, ansiedade, vingança. Enfim, Deus não ameaça, apenas revela a verdade.

    • Kelvin Frannci Cara, primeiro, o mar esta lá! e você pode ver e realmente saber dos perigos dele do mesmo jeito que você pode se afogar no mar você também pode se afogar em uma banheira, estamos falando de escalas maiores, outra coisa n acredito em Deus, mais sei muito bem o que é "Moralmente" certo e errado, só não costumo fazer as coisas boas em nome de alguém ou esperando algo em troca como a salvação, só faço as coisas em prol dos outros por que isso faz me sentir melhor além de fazer algo bom para outra pessoa, e outra coisa não tente comparar a gravidade que é algo provado que existe com suposições pois não faz sentido algum.

      e só para finalizar, TODOS somos ateus perante o Deus do próximo!!

    • Everton Talles
      Só uma pergunta, se você se sente bem fazendo o bem você se sentiria mal fazendo o mal, correto? Digamos que após essa vida exista uma outra vida, espiritual e não material, por que na sua opinião alguém que viveu um inferno espiritual aqui na terra não deveria vivê-lo noutro mundo? Lembre-se, Céu não é um lugar, é um estágio da alma, Inferno idem. Outra coisa, o fato de você ser ateu ou não não interfere em sua interpretação Bíblica, que foi errada, você precisou considerar Deus como possibilidade para opinar acerca dele. Você o considereu como existente para concluir que ele é mal e que ameaça a humanidade a fazer o bem, mas quem revela não ameaça, se eu digo pra você "não pule do penhasco, se não tu morre", isso nao é uma ameaça. E mesmo se fosse, que ameaça boa que seria, mandar que todos façam o bem, isso seria maravilhoso. Você sabe o que é "moralmente" certo e errado porque, embora seja ateu, introjetou valores culturais cristãos ao seu comportamento. Sobre fazer o bem pelo bem, é exatamente a isto que a Bíblia nos exorta, quando São Paulo fala para não esperarmos recompensas como fruto nossas obras, ou seja, ele diz que praticar a bondade não faz de você uma boa pessoa e sim ser uma boa pessoa faz você praticar o bem. Somos ateus em relação aos costumes e ritos de outras culturas, mas não em relação à Deus, porque se você for analisar bem toda cultura acredita que há algo maior, algo pelo qual vale a pena lutar, então todas elas, em essencia, repassam a mesma idéia, e se você for analisar bem a origem dos mitologias, na África, talvez se surpreenda com a semelhança, muito provávelmente os mitos que conhecemos e acreditamos atualmente beberam de outras fontes, mas o que interessa é a mensagem de todas as culturas, "algo ou alguém criou o mundo, pois isso aqui não poderia ter surgido do nada".

    • Seu argumento significa que "se cristãos cometeram atos bárbaros (segundo nossa concepção pós-moderna) no passado", os cristãos de hoje não podem ser acusados pelos mesmos. Isso destrói um dos grandes argumentos contra o cristianismo.

    • Alex Assis
      Não são acusados, pagam consequencias, é diferente. Pra pagar uma consequencia você não precisa ser o culpado.

    • Kelvin Frannci Não? então posso fazer uso de vários cartões de crédito seu em seu nome e você aceitaria sem problema pagar as faturas?

    • Everton Talles
      Falsa analogia, as leis dos cartões de crédito são artificiais e não naturais, eu posso cancelar o que você comprou, devolver os produtos, e mesmo assim, se eu não tivesse como reverter esse processo, entrar na justiça contra você, eu teria que pagar. A vida real não é como um cartão de crédito, você não pode cancelar a morte de um inocente que, porventura, seu pai tenha matado, por exemplo. Nesse caso, teu pai vai preso, dá pessimo exemplo a você, você talvez possa deixar de receber boa educação e ter o futuro prejudicado. A analogia é falsa porque o cartão de crédito é artificial e por isso o ser humano impõe as leis que quiser sobre ele, se você tenciona fazer um mundo virtual você pode criá-lo de forma que te agrade, se você está insatisfeito com a lei gravitacional pode criar um jogo onde você possa voar, por exemplo.

    • Kelvin Frannci Eu fiz essa analogia não no sentido de que ela fosse boa ou ruim, pois sei que é fraca, mas usei ela para seguir a linha de raciocínio que não é justo que uma pessoa cometa um ato que não seja condicente,e e pelas leis do Senhor a família dela ter q pagar! isso não me parece ser um "Ser" benevolente aonde tenta salva as pessoas com ameaças do fogo eterno.

    • Joabe Rios e qual seria então? a informação certa?

    • O erro não está na informação, mas na interpretação que fizeram da mesma.

    • Kelvin Frannci Engraçado você atribuir os valores éticos básicos como "cristãos", como se eles não existissem antes do cristianismo. Hipócrita.

    • Cassyus Vieira
      Não falei do passado, falei do presente. O caminho mais lógico para quem está pouco se lixando para o próximo é o "mal". Por exemplo, é mais prático filar do que estudar. Logo, para agir moralmente, você precisa introjetar um valor irracional, o "amor", que é difundido por sua cultura, diversas religiões divulgam esse valor, o cristianismo está entre elas. Valores éticos básicos baseiam-se em convenções sociais, a religião é um dos meios pelo qual a sociedade manifesta a sua essencia. Logo, nossa sociedade está fundamentalmente alicerçada por valores morais cristãos.

  56. que estupidez uma pessoa não pode ser culpada pelos actos de antepassados… se assim fosse ninguém se salvava…. a ignorância doí…..

  57. Rovane Rodriguez disse:

    A europa inteira enriqueceu assim, se tu tem ancestrais ou sobrenome proveniente da Europa (portugues mesmo), ou ate é branco, saiba que seus ancestrais de uma forma ou de outra foram beneficiados pelo escravismo, infelizmente. nao de forma direta, mas se o governo se beneficiava, os cidadoes tb se beneficiavam, afinal, o dinheiro dos paises colonizados e explorados, serviam para financiar toda a europa até uns 50 anos atras (vide a independencia da africa que ocorreu apenas depois da 2a guerra mundial). NAO ME VENHA COM BESTEIRAS.

  58. Os ancestrais de Dawkins podiam ser comedores de criancinhas cristãs, o que ele tem a ver com isso?

  59. Heitor Carvalho Jorge disse:

    Acusação ridícula! Vcs não têm nada melhor para inventar contra os ateus? Sério mesmo mesmo que precisa voltar 500 anos na árvore genealógica do cara para achar alguma mancha "não honrosa" na ficha dele?! Lamentável.

    • Está na matéria: A revelação foi feita em um artigo escrito para o jornal britânico “The Telegraph”, no último dia 19/02. Eles não inventaram nada…
      O Gospel mais fez "clipping". Cada um tire a sua própria conclusão…

    • Heitor Carvalho Jorge disse:

      Isso pouco importa. Esse portal reproduziu a notícia de um jornal britânico conhecido por seu conservadorismo justamente para tentar denegrir a imagem de um dos maiores ateus da atualidade. O propósito foi esse, está claro. No entanto, o argumento utilizado foi tão ridículo que acabou ficando mais feio para quem fez a "denúncia" do que para o próprio Dawkins.

    • Heitor Carvalho Jorge Só sei uma coisa quem "denunciou" foram os britânicos. Não tenho vínculo algum com o Gospel+. Eles postam qq coisa que se refira ao cristianismo sem compromisso algum com a defesa da fé.

  60. Qualquer ítalo brasileiro tem ligação de 90 anos atrás com grandes fazendeiros que tinham escravos colhendo café.

  61. Parabéns Gospel Mais, vocês acabam de provar que nem vocês sabem se Deus existe.

  62. Marcello Santo Nicola disse:

    Esse fato não tem qualquer relevância para a validade da militância de Dawkins contra o obscurantismo! Provavelmente boa parte humanidade tem ancestrais que um dia tiveram escravos, já que a escravidão esteve presente em várias civilizações. É uma característica das civilizações primitivas, assim como a religião.

  63. Nossa! Se for rastrear a árvore genealógica de qualquer pessoa, certamente haverá algum indivíduo que já fez coisas "não honrosas". Rastreemos, de forma não tendenciosa, os limpos e honrosos caminhos que o cristianismo traçou para que hj possa ser a maior crença do mundo.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 409,286 comentários no Notícias Gospel.