Igrejas protestantes criticam documento divulgado pelo Vaticano
O Gnotícias é parte do Gospel+, o maior portal cristão independente do Brasil. Receba as últimas notícias do mundo gospel em seu email grátis!
Seu email não é spam, nós respeitamos. As notícias são entregues pelo Google e podem ser cancelados a qualquer momento. Você também pode assinar via Feed RSS (?).
A Federação das Igrejas Evangélicas na Itália e a Igreja Valdese criticaram o documento divulgado hoje pelo Vaticano no qual a Santa Sé reafirma que a Igreja Católica é a única Igreja de Cristo, por considerar que é um “passo atrás”.
“É um passo atrás nas relações entre a Igreja Romana e as outras comunidades cristãs”, afirmou hoje o pastor Domenico Maselli, presidente da Federação de Igrejas Evangélicas na Itália.
Maselli acrescentou que o documento repete o já dito na declaração vaticana “Dominus Iesus”, de 2000 – que afirmava que a única Igreja de Cristo subsiste na Católica -, e que a “novidade” é que o conceito “se reitera agora com uma clareza insólita”.
O pastor protestante acrescentou que, para a Santa Sé, o único modo de conseguir a unidade dos cristãos “seria entrar na Igreja Católica Romana”.
Apesar das críticas, Maselli se mostrou a favor de dar continuidade ao diálogo ecumênico.
Para a Igreja Valdese, o documento demonstra a “idéia monopolista do cristianismo” que a Igreja Católica tem, uma idéia “que irrita e é difícil de digerir”.
“É um duro ataque à identidade dos outros, uma verdadeira e própria negação”, afirmou o teólogo Paolo Ricca à imprensa italiana, afirmando que o tratamento que a Santa Sé dá às Igrejas que surgiram com a Reforma Protestante é de “terceira categoria”.
Segundo Ricca, o documento “fecha definitivamente” as portas que o Concílio Vaticano II “parecia ter aberto quando dizia que a Igreja de Cristo subsiste na Católica e não é apenas a Católica”.
As Igrejas protestantes criticaram também o fato de o Vaticano considerar Igrejas comente as ortodoxas e chamar de “comunidades cristãs” as surgidas após a Reforma do século XVI.
Segundo o Vaticano, estas não conservaram o sacramento da Ordem, “um elemento constitutivo essencial da Igreja”, e também não respeitam “integralmente” a Eucaristia.
Isto as impede de serem consideradas Igrejas, segundo o Vaticano, embora a Santa Sé reconheça nelas “elementos de santificação e verdade, que têm um valor salvador”.
O secretário da Congregação para a Doutrina da Fé (ex-Santo Ofício), que preparou o texto, o arcebispo Antonio Amato, afirmou hoje à “Rádio Vaticano” que a “ferida” com as Igrejas protestantes é mais profunda que a aberta com as ortodoxas.
Amato reiterou que as protestantes, ao contrário das ortodoxas, não mantiveram o sacramento da Ordem e, devido à falta do sacerdócio ministerial, estas comunidades não conservaram “a genuína e íntegra substância do Ministério Eucarístico”.
Fonte: G1
Quer copiar essa notícia? Por favor insira um link no seu site ou blog para o Gnotícias.



quero receber noticias do meio evangelico
“O Cordeiro”, começa a falar como Dragão!!! Que mais pode acontecer senão o cumprimento literal da profecia? As alianças estão firmadas , união da Roma pagã, que se diz cristã, com um mundo protestante que esqueceu mui cedo de onde veio, quem diria a não ser a profecia, será que os reformadores ficariam surpresos com uma alinça dessa natureza? Poxa como a verdade se cumpri literalmente, união da “Besta” que emerge das águas(catolicismo), do Protestantismo apostata, e do moderno Espirítismo!!! É só uma qusetão de tempo para que isso que parecia impossível aconteça!!!
Deixe sua opinião!
Patrocinadores
Anunciantes G+. Anuncie você também.
Notícias Recentes
Publicidade
Enquete
Arquivos
Nuvem de Tags
Bispo Edir Macedo Bíblia CD CD Gospel Cinema Criança Cristianismo Cristãos Deus Dinheiro DVD Edir Macedo Eleições Entrevista Estados Unidos Evangélico Evangélicos Evento Futebol Gospel Homossexualismo Igreja Igreja Assembléia de Deus Igreja Católica Igreja Renascer Igreja Universal do Reino de Deus Internet jesus Justiça Line Records Livro MK Music Morte Pastor Polêmica Polícia Prisão Religião Rio de Janeiro Rock Show São Paulo Testemunho TV Violencia