Home » Brasil, Destaque, Esportes, Mundo Cristão, Projetos Sociais, Sociedade

INAPPES: ONG realiza inclusão social e digital em comunidades carentes

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

INAPPES: ONG realiza inclusão social e digital em comunidades carentes

O Instituto de Ações, Projetos e Pesquisas Sociais (INAPPES) é uma ONG cristã interdenominacional que atua no Distrito Federal promovendo ações de inclusão social.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O público atendido pelos projetos do INAPPES são pessoas carentes com baixa renda familiar, e residentes de áreas marginalizadas. Entre as principais ações do instituto estão a ministração gratuita de cursos de informática básica, palestras e cursos de qualidade de vida, ética, construção de relacionamentos, preparação para o mercado de trabalho e outros.

A área esportiva também é abrangida pelo INAPPES com uma escolinha de futebol de campo, usada como ferramenta de socialização de crianças e adolescentes de 8 a 15 anos. O alvo principal da escolinha de futebol são os 60 meninos residentes na Cidade Estrutural, na periferia de Brasília. “Nessa escolinha de futebol voluntários separam tempo para ministrar também palestras no campo da cidadania, dentro da ótica dos princípios do Reino de Deus, abrangendo relacionamento interpessoal, ética, respeito, responsabilidade e disciplina, além de outros temas relevantes”, afirma o responsável pelo projeto, pastor Helio Alfinito Junior, em entrevista ao Gospel+

O projeto conta com parceiros mantenedores, porém, por atuar sem suporte dos governos federal e distrital, necessita que mais pessoas contribuam para que o nível atual seja mantido. O INAPPES possui um campo específico para colaboradores em seu site, onde os interessados podem contribuir com R$ 60,00 a cada dois meses, através de boleto bancário.

Confira abaixo, nosso bate papo com o pastor Hélio A. Junior:

Pastor, qual o tempo de atuação do projeto?

As ações do INAPPES já são realizadas há sete anos.

Poderia contar aos leitores um pouco sobre a história do projeto, como surgiu, quem idealizou?

A OSCIP surgiu no ano de 2005 em função da necessidade de concretizar mais efetivamente o papel social da igreja, dentro da visão de missão integral. A ideia de criar a OSCIP nasceu dessa visão que nos foi passada pelo Teólogo e Professor C. René Padilla, quando dos nossos estudos na Faculdade Teológica Sul Americana, em Londrina, Paraná. Desde sua criação ela se constituiu em uma associação independente de qualquer igreja, mas apoiada inicialmente por determinada igreja local, inclusive com a participação de alguns de seus membros. Posteriormente, se tornou totalmente independente, passando a receber apoio de pessoas jurídicas e físicas de um modo geral.

Quais os parceiros que o projeto possui?

Sociedade Hípica de Brasília, que nos cedeu gratuitamente seu campo de futebol para os treinamentos da escolinha de futebol do INAPPES; A Oi, na época Brasil Telecom, e a Fundação Sistel de Seguridade Social, que nos doaram computadores e equipamentos periféricos para os trabalhos de inclusão digital; O Laboratório Sabin e a Unigraf Malharia, que nos apoiaram financeiramente na confecção dos uniformes de treinamento e jogos da escolinha de futebol; A Luart Calçados que nos doou coletes para treinamentos dos meninos na escolinha de futebol; A CBN – Convenção Batista Nacional, que nos cedeu o espaço físico para a realização da inclusão digital; Além desses, existem outros parceiros pessoas físicas que nos apoiam mensalmente na manutenção das atividades.

Poderia contar um ou mais testemunhos de pessoas que foram beneficiadas pelo projeto?

Um dos testemunhos consta do vídeo acessado no site do INAPPES, quando o menino Bruno de 14 anos argumenta que a escolinha e a prática do futebol o afasta das drogas que lhe foram oferecidas onde mora.

Outro testemunho é da aluna Maria das Dores, que no início do curso de informática básica era Auxiliar de Serviços Gerais na limpeza de locais de trabalho de determinado órgão na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e que no final do curso tinha sido promovida a Auxiliar Administrativo na mesma empresa em que trabalhava, graças a proficiência em informática que adquiriu no curso realizado no INAPPES.

Gostaria de deixar uma mensagem para os leitores do Gospel+?

As organizações não governamentais têm papel relevante e complementar no processo de inclusão social de pessoas, como movimento que nasce e se estrutura a partir de necessidades da comunidade. O INAPPES é uma dessas organizações, mas que possui orientação totalmente evangélica, tendo como missão contribuir de forma concreta para o processo, promovendo, prestando serviços e executando atividades de assistência social, educação esportiva e cultural, capazes de apoiar e transformar pessoas. Você, leitor, pode dar também sua parcela de contribuição para que o projeto seja ampliado para outras pessoas e comunidades carentes de recursos financeiros, consolidando as atividades atuais do INAPPES e possibilitando o incremento de novas. Suas orações são sempre bem-vindas, pois se constituem em sustentação fundamental para o êxito do INAPPES. Se desejar contribuir financeiramente, acesse a home page do site do INAPPES (www.inappes.org.br), onde encontrará campo para inscrição de sócios-mantenedores. Basta clicar em “Formulário de Proposta de Admissão de Sócio”, no rodapé da homepage. A contribuição atual é de apenas R$ 60,00 (sessenta reais) por bimestre, por intermédio de boleto bancário enviado ao sócio.

Confira abaixo, vídeos do INAPPES:

Abaixo, veja fotos do projeto:

Para saber mais sobre o INAPPES e atividades desenvolvidas pelo instituto, acesse o site inappes.org.br.

Redação Gospel+

Ciente de seu papel junto à sociedade, o Gospel+ disponibilizou um espaço voltado para divulgação de projetos sociais focados em ajudar ao próximo.

Acreditamos que a transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.

Se você conhece ou desenvolve um projeto social que precise de divulgação, entre em contato conosco através do endereço redegmais.com.br/contato e nos conte! Informe as áreas de atuação, formas de colaboração, meios de contato e visitas, para que possamos colaborar e servir ao Pai, servindo a seus filhos.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 448,143 comentários no Notícias Gospel.