Home » Internacional, Mundo Cristão, Sociedade

Jornal do Vaticano critica Charlie Hebdo por generalizar em sátiras à religião após atentado

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Jornal do Vaticano critica Charlie Hebdo por generalizar em sátiras à religião após atentado

A charge satírica do jornal francês Charlie Hebdo, apontando Deus como um assassino e responsável pela violência de extremistas muçulmanos foi bastante criticada pelo jornal vaticanista L’Osservatore Romano.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A publicação, considerada semioficial do Vaticano, tratou a iniciativa do Charlie Hebdo como “lastimável” e desrespeitosa aos fiéis de todas as crenças, principalmente as monoteístas.

A capa que mostra um deus armado de fuzil e sujo de sangue foi produzida para lembrar um ano do atentado de 7 de janeiro de 2015, quando terroristas muçulmanos mataram 12 pessoas na sede do jornal.

O jornal do Vaticano acusou o Charlie Hebdo de “manipular” a religião de forma ativista: “Por trás de uma enganosa bandeira de secularismo descompromissado, o semanário francês mais uma vez esquece aquilo que os líderes de todas as fés têm pedido há anos: a rejeição à violência em nome da religião e que usar o nome de Deus para justificar o ódio é uma blasfêmia genuína”, ponderou.

O editorial do L’Osservatore Romano destaca ainda que “a atitude do Charlie Hebdo expõe o triste paradoxo de um mundo cada vez mais sensível em relação a ser politicamente correto ao ponto de ser ridículo”, porém, sem “reconhecer ou respeitar a fé de quem acredita em Deus, independentemente de sua religião”, concluiu.

Embora o atentado tenha sido perpetrado por um grupo extremista islâmico, a reação de uma publicação cristã se justifica por causa do teor do editorial assinado pelo cartunista Riss, atualmente no posto de editor do semanário.

No texto, Riss faz críticas aos “fanáticos alienados pelo Alcorão” e “devotos de outras religiões” que supostamente queriam o fim do jornal por “ousar rir do religioso”.

“As convicções dos ateus e dos laicos podem mover mais montanhas do que a fé dos crentes”, garante Riss em seu artigo.

Mais Lidas da Internet

Recomendado para Você - Gospel+

Comentários via Facebook

6 comentaram, comente você também!

  1. são covardes, e manipuladores. porque não faz outro desenho contra maome

  2. personagens do universo mitológico de deuses e herois , incluindo jesus ,deus , ala, …. podem muito bem serem ironizados , gozados , , e isso nao é ofensa pessoal , pois se trata de mitos e nao de credo pesoal , ….. por exemplo quando um crente que se acha sábio ridiculariza deuses hinduístas e nao o povo indiano

  3. RELIGIÃO É “Uma doença degenerativa que os mais espertos introduzem na mente dos incautos (fazendo uma lavagem cerebral) cerceando sua liberdade com regras, proibições e deveres e, manipulando-os como fantoches em nome da fé” [Daniel Alves]

  4. Concordo com o vaticano.

    Nessa linha aqui me manifestei.

    Vou mais longe. Em verdade quem usou a religião para servir aos seus interesses, jamais pode dizer que foi em nome Deus, apenas fez de ambos(religião e Deus) como instrumentos, justo por não acreditar em Deus e nem na religião;

    Religião visa garantir um caminho a deus, seja qual ele for.

    É ofensiva a forma como os ateus do mundo todo vem tratando os “crentes”, ou melhor, os que manifestam um pensamento de cunho místico, uma tese que ultrapasse a matéria que nos ladeia.

    Podem discordar como eu o faço do ateísmo, mas nunca zombei da forma como cada um se relaciona com esse assunto, afinal Deus não se encontra de corpo presente e nem visível a ponte de elucidar as dúvidas da sua existência ou não que cada um nutre.

  5. hah outro atentado…dessa vez com bonba h.

    • robyson andreotti disse:

      mas cadê o deus que pôs o dedo na cara de faraó??
      deus virou bomba h??
      vocês não entendem?? não enxergam?? os ateus querem ver o enxofre e fogo, que foram usados em sodoma e gomorra!!! cadê???

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 555,524 comentários no Notícias Gospel.