Mulher belga volta a ser fértil após receber ovário doado pela irmã
Notícias Gospel em seu email
Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:
ou no facebook
Mais uma vez, a ciência e a tecnologia conseguiram superar expectativas no campo da medicina. Nesta terça-feira, 10/07, o ginecologista belga, Jackes Donnez, anunciou que uma paciente que havia se tornado estéril, devido a um tratamento com radioterapia, voltou a ser fértil depois de receber um tecido do ovário doado pela sua irmã. O transplante aconteceu há um ano, mas os dados só foram apresentados agora.
A paciente havia se tornado estéril aos 18 anos, após passar por uma radioterapia. Nessa mesma época, a jovem também teve que fazer quimioterapia e sofreu um transplante de medula óssea, também doada pela irmã.
Segundo o médico – que é chefe do setor de ginecologia e andrologia da clínica Saint-Luc, em Bruxelas – a mulher, de 35 anos, continua menstruando de forma regular e a função dos seus ovários foi restaurada e, por isso, ela já pode conceber normalmente.
Em 2005, um transplante semelhante a este já havia sido realizado, mas neste caso, o médico americano Sherman Silber, do hospital Saint Luke de Saint-Louis (Missouri), teria feito a cirurgia entre irmãs gêmeas idênticas, o que elimina qualquer risco de rejeição. No caso da paciente belga, o tecido transplantado em seu ovário veio de uma irmã não gêmea, mas que era considerada compatível com a receptora.
Esta não é a primeira vez que a equipe do professor Donnez realiza um feito histórico. Em 2004, o grupo de cientistas, ligados à Universidade Católica de Louvain (UCL), conseguiram obter sucesso em um transplante inédito. A menina Tamara, foi o primeiro bebê gerado com o transplante de tecido de ovário retirado de sua mãe antes que ela se submetesse a um tratamento de quimioterapia.
Fonte: Elnet









Esta notícia me deixou muito feliz e esperançosa! Passo pelo mesmo problema e não sabia dessa possibilidade de transplante. Como e onde posso obter mais informações?
Eu também gostaria muito de saber onde posso obter mais informações sobre esse transplante no meu casa já tenho também uma irmã que pode doar. gostaria muito de voltar a viver feliz com menos esse problema. sou casada tem 3 anos que perdir os ovarios em uma cirurgia o medico q fez a cirurgia era acadêmico e me fez de cobaia no meu casa ainda tive sorte pois uma pessoa morreu ao ser operada por ele, hj ele não está mais preso e voltou sua vida normal quem perdeu foi a moça que morreu e eu. tenho hoje 29 anos tenho 9 de casada mais minha vida mudou muito de 3 anos para k. bom se alguem puder me ajudar com informações agradeço muito.