Home » Destaque, Mundo Cristão

“Namoro de corte”, “Tempo de Oração” ou relacionamentos comuns? Qual o melhor forma de namoro evangélico?

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

“Namoro de corte”, “Tempo de Oração” ou relacionamentos comuns? Qual o melhor forma de namoro evangélico?

Apaixonar-se e relacionar-se com o sexo oposto é uma necessidade de todos, inclusive de jovens cristãos. Mas o que aconselhar a esses casais? Líderes de diferentes denominações tratam o assunto de forma variada. O pastor Samuel Farias, líder dos jovens da Comunidade Evangélica de Campina Grande (PB), conta que fez o “namoro de corte” e defende a prática, na qual os namorados não mantém contato físico, nem mesmo o beijo, até o casamento.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Namoro de Corte

“Conheci minha esposa, ficamos amigos e iniciamos um relacionamento de observação mais aproximada. Noivamos em junho de 1995 e nos casamos um ano depois. Eu já era líder na igreja quando ouvi falar deste tipo de relacionamento. No início fui contra, mas depois de estudar a Palavra de Deus e não encontrar base bíblica para a prática do namoro com o qual eu estava acostumado, aderi a esta idéia. Casei com minha melhor amiga e o primeiro beijo foi no dia do nosso casamento”, conta Farias.

Em entrevista, o pastor explicou o objetivo do namoro de corte: “Queremos, para os solteiros, um relacionamento sem carícias, beijos, sensualidade, dependência emocional, chantagens emocionais, ciúmes, isolamento social. A ideia é que os jovens sejam movidos por princípios bíblicos e não por impulsos da paixão, sexualidade ou pressão cultural. Buscamos um relacionamento focado na amizade e no conhecimento mútuo”.

Farias afirmou que manter um namoro sem contato físico não é fácil, mas que a “corte” livra os jovens de “atropelos e embaraços”, assim como aconteceu com ele.

Tempo de oração

Diferente do namoro de corte, algumas igrejas optam por aconselhar aos jovens que orem por um período antes de qualquer envolvimento. Os casais que desejam se conhecer melhor vão até o líder para que ele determine um tempo de oração.

Segundo Avelino Júnior, pastor da Igreja Bola de Neve em Registro (SP), o objetivo principal do período de oração é buscar em Deus se o sentimento no coração dos jovens é paixão ou amor, ou seja, se este despertar para o inicio do relacionamento possui a motivação correta.

“O tempo de oração serve para buscar em Deus se é ou não de Sua vontade dar início ao namoro, portanto, ainda não estão namorando. Porém, durante este período há o compromisso de respeitar, então se o rapaz está orando por uma moça, não pode orar por outra. Durante as etapas eles são acompanhados bem de perto pelos líderes e também passam por aconselhamento pastoral, onde são direcionados a cada passo: sentimentos, santidade e pecado, conhecimento pessoal, emocional, afinidades e desacordos, proximidade familiar, projetos estudantil, formação profissional, sexualidade, formação e acompanhamento familiar”, explica o pastor.

Apesar de não ser contra o namoro de corte, Avelino Jr. acredita que o tempo de oração não permite que os jovens sejam enganados pelos próprios sentimentos e cita a passagem de Jeremias 17:9 : ‘Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?’. Sendo assim, converso com as partes interessadas a namorar e estabeleço um período através da observância comportamental e do histórico da vida, que varia dentre três meses a três anos”.

Tempo escolhido por Deus

A jovem Beatriz Lima, membro da sede da igreja Bola de Neve, em São Paulo (SP), está vivendo o “tempo de oração” e acredita que esta é a melhor forma de entender que Deus está no controle da situação.

“Há um pouco mais de um ano teve a Conferencia Profética no Bola e nesse dia conheci o Tico. Como ele mora no interior de São Paulo, procurou o líder do ministério que participo para pedir a ‘permissão’ para estar me conhecendo melhor, trocando e-mail, msn etc. Depois de um ano nos conhecendo e sendo acompanhados pelo pastor da cidade dele e pelos meus líderes de São Paulo, nos reencontramos na conferencia de 2009 e no último dia do evento o pastor conversou com a gente, determinando assim um período de um ano para orarmos”, narrou a jovem.

“O tempo de oração é um período de buscar do Senhor um direcionamento e uma confirmação desse sentimento que está nascendo em nossos corações. Por tal motivo, creio que é de extrema importância esse tempo estabelecido por um líder, até porque a Palavra diz em Romanos 13.1 que não existe autoridade que não proceda de Deus e as autoridades que existem foram por ele instituídas, sendo assim, acredito que este é um tempo, antes de tudo, escolhido por Deus. Independente do que aconteça, sabemos que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável, e seus planos são muito maiores que os nossos”, afirmou Beatriz.

Regras ou pressão?

O pastor presbiteriano André Lima, missionário do Jovens da Verdade do Ceará, não concorda com nenhuma das abordagens citadas. “Acredito que é importante que os líderes coloquem algumas regras e deem algumas orientações, mas quando a gente impõe regra demais, acaba virando algo legalista. Como o namoro é para se conhecer, não podemos colocar muito peso sobre o adolescente e o jovem, devemos orientar para que ele aproveite esse tempo para conviver, fortalecer um relacionamento de amizade”.

Para Lima, que faz parte da diretoria nacional da Associação Evangélica de Acampamento (AEA-CCI-Brasil) e tem se dedicado ao trabalho com jovens e adolescentes, algumas práticas são invasivas e podem estimular outras áreas, inclusive a sexual. O pastor também acredita que o “namoro de corte” não livra o casal de desejos carnais. “Os jovens lutam intensamente para não cair na tentação carnal, mesmo com toda a sensualidade que é exposta diariamente. É muito mais importante você caminhar com eles do que lhes impor um peso. Vale mais mostrar que Deus é amor, é liberdade; e expor a possibilidade de esperar a hora certa, o tempo certo, e focalizar na sexualidade positiva. ao invés de seu aspecto negativo”, afirmou.

“Existem três áreas da vida que o jovem tem que tomar uma decisão importante. A primeira é a decisão por Jesus, a segunda é na área profissional e a terceira é ‘com quem vou namorar e me casar’. Essa última é a área que traz mais desgaste porque envolve a necessidade física de se apaixonar por alguém. Eu aconselho que eles busquem no Senhor, em oração, conhecer, fazer amizade com as pessoas, através de acampamentos e eventos cristãos, e comecem a namorar sem muita pressão”, disse André.

e Guia-me


Conheça o GospelEncontros.com, site de relacionamento entre cristãos. O primeiro passo é orar, o segundo é procurar. Mais de 1.5 milhão de cristãos cadastrados.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

30 comentaram, comente você também!

  1. Moro em Porto Seguro, na Bahia e gostaria que alguém mim informasse o nome de alguma igreja, onde não aceita o namoro, apenas a corte, tenho uma filha de 08 anos e gostaria de cria-la dentro de uma igreja que tivesse essa doutrina. Obrigada.

  2. Estefanny Caroline da Costa disse:

    Namoro de Corte foi a melhor Benção que Deus criou para os jovens…………… Todo o jovem que já fez corte, hoje sao mais que abençoados em seu relacionamentos e vieram a casar, quando se sabe esperar o Senhor prepara coisa muito melhor para ambos…Corte é uma Benção do Espirito Santo quem e fez ou a faz nao vai se arrepender tenho certeza…….. Saibam esperar no Senhor vc e seu companheiro que o Senhor tem uma Benção preparada pra voces em nome de Jesus. Amém

  3. eu tenho 18 anos gosto de uma menina de 15 anos ja contei pra minha familia e pra mae dela samos da igreja ela é mais firme do que eu na igreja e nao sei oque fazer>todos os dia nois dois se coversa pelo telefone e pelo satio de relacionamento> mais agora todo mundo sabe que eu gosto dela e ela de mim acho que nois deveremos contar por nosso apostolo pra saber sua opiniao sobre nois dois de qualquer jeito nois ja tomamos adecisao de fica junto nao importa a opiao deles ou da nossa familia. a mae dela autorizou nois dois orar um pelo outro . mais aida tem opinio dos nossos lidr eu acho pelo cheito dele que ele nao vai aceita. nessa situaçao que nois devemos fazer?

    • sou líder de célula tenho 19 anos, meu conselho para você e nunca começar um relacionamento sem o consentimento dos seus lideres e pastores. caso eles não autorize o namoro NÃO NAMORE, ore se for de Deus, Deus vai colocar na cabeça deles. fique na paz.

  4. Estou querendo começar o tempo de oração mais tenho algumas duvidas quanto a esta tempo. Neste tempo podemos estar juntos, sair para lanchar juntos, sentar no culto juntos, nos ligarmos e ficarmos trocando algumas msg?

  5. Tenho 20 anos, namoro a seis meses, meu namorado é realmente um homem compromissado com Deus uma das características mais difícil de encontrar na juventude atual.Ao mesmo tempo muito lhe falta no romantismo, é muito disperso e muitas outras coisas.Isso tá me deixando muito confusa tenho medo de terminar o namoro e arrepender mais isso pode me trazer problemas futuros, como já está não me sinto muito feliz o q faço? Me ajude!!
    Obgrigada

    • Côrte é uma linda visão, porém quando feita dois, quando um ama e espera ao outro, agora
      fazer sozinho…e saber que a menina q vc ama tbm está na visão de corte e n quer nada c vc, é dolorido e desestimulante! sem falar que vc fica imaginando ela casando-se c outro, enquanto vc se guardava e esperava por ela!

  6. Oi… eu queria saber alguns propositos de oraçao …

  7. Carolina,
    Não existe autoridade que foi constituida senão po Deus – Romanos 13.1, o pastor é autoridade maxima na igreja, se ele disse 2 anos fiquem a nos, a proposito vcs são muito jovens, podem se preocupar em trabalhar e estudar enquanto isso, ate para formar uma amizade sólida e um amor resistente em Deus. Eu tenho 24 e o pastor da minha igreja foi abordado pelo rapaz que queria fazer corte comigo. O pastor deu um prazo de 1 ano de oração, não nos beijamos ou nos tocamos, nos encontramos com outros jovens, estamos sempre conversando, trocando mensagens e isso nos aproxima, fazemos propositos de oração e Deus vai confirmar esse sentimento. Fica tranquila, na biblia não existe esse termo namoro. Vc quer seguir o que esta na biblia? Então ore por esse sentimento, Deus confirmará.

  8. Olá, eu gostaria muito que me ajudasse…Estou passando por isso e não sei o que fazer.
    Eu tenho 15 anos e o menino com quem quero namorar também..
    Antes, ele era de uma igreja e eu estava afastada, nós nos conhecemos no mundo (mesmo ele sendo da igreja nessa epoca, n levava as coisas de la de dentro mt a serio) ficamos, e ele me explicou q n podia namorar por causa da igreja. Mas que queria namorar comigo tanto, que queria fazer isso escondido da igreja.. Entao começamos a namorar ESCONDIDO.. Um certo dia ele me chamou p ir a igreja dele, e entao eu fui.. Fingindo sermos somente amigos..
    Nesse dia conheci o pastor, a minha atual lider de jovens, e principalmente a familia dele..
    Eu no fundo fiquei meio triste…Por estar fingindo p as pessoas de la q eramos só amigos e no mundo eramos namorados.. Mas n liguei.. Continuei frequentando a igreja.. Na semana seguinte,eu estava c tanto peso na consciencia, e agt so estavamos brigando.. Decidimos terminar… Ate q tres semanas depois… Eu continuando a ir a igreja.. Nos acabamos nos beijando, se encontramos p conversar…E acabamos ficando… Entao,decidimos q queriamos fazer as coisas da maneira certa.. Assumir nosso namoro e namorar de verdade na igreja…
    Falamos com nossa lider,ela disse q seriam 3 meses de oraçao, estavamos a quase 1 mes, eu numa conversa c a mae dele contei q estavamos orando e q queriamos namorar.. A mae dele e tb o restante de toda familia dele (q é da igreja) adoraram saber!
    Ele veio na minha casa pedir a minha familia q autorizasse e eles autorizaram tb..
    Estavamos é claro passando por esse tempo sem contato fisico.. E entao, ontem.. A lider disse q tinha q falar c o pastor q n era ela q determinava tempo.. Entao ele falou, e o pastor disse q eramos p ficar 2 ANOS orando… Nao sei… A nossa familia autorizou, nos damos hiper bem, nos amamos, oramos um pelo outro, somos amigos, companheiros, mudamos para q nosso relacionamento de certo… E agora, o pastor diz q temos q ficar exatamente dois anos orando? :/ .. Me ajuda? Isso ta certo? Preciso do seu conselho pq eu n consigo entender, nenhum de nos.. Nem minha mae, minha mae disse q nos temos livre arbitrio , e q qm tem q deixar é a familia .. To me sentindo pressionada.. Namorar, é o q queremos.. Planejamos casar, termos uma familia… Viver nossa vida inteira juntos.. Eu n quero passar por cima da ordem do pastor, se ele mandou, ele é autoridade.. Mas isso esta correto?

  9. Olá, eu gostaria muito que me ajudasse…Estou passando por isso e não sei o que fazer.
    Eu tenho 15 anos e o menino com quem quero namorar também..
    Antes, ele era de uma igreja e eu estava afastada, nós nos conhecemos no mundo (mesmo ele sendo da igreja nessa epoca, n levava as coisas de la de dentro mt a serio) ficamos, e ele me explicou q n podia namorar por causa da igreja. Mas que queria namorar comigo tanto, que queria fazer isso escondido da igreja.. Entao começamos a namorar ESCONDIDO.. Um certo dia ele me chamou p ir a igreja dele, e entao eu fui.. Fingindo sermos somente amigos..
    Nesse dia conheci o pastor, a minha atual lider de jovens, e principalmente a familia dele..
    Eu no fundo fiquei meio triste…Por estar fingindo p as pessoas de la q eramos só amigos e no mundo eramos namorados.. Mas n liguei.. Continuei frequentando a igreja.. Na semana seguinte,eu estava c tanto peso na consciencia, e agt so estavamos brigando.. Decidimos terminar… Ate q tres semanas depois… Eu continuando a ir a igreja.. Nos acabamos nos beijando, se encontramos p conversar…E acabamos ficando… Entao,decidimos q queriamos fazer as coisas da maneira certa.. Assumir nosso namoro e namorar de verdade na igreja…
    Falamos com nossa lider,ela disse q seriam 3 meses de oraçao, estavamos a quase 1 mes, eu numa conversa c a mae dele contei q estavamos orando e q queriamos namorar.. A mae dele e tb o restante de toda familia dele (

  10. Na Bíblia não existe meio termo, ou você ta com Deus ou não tá. Com Deus se tem que escolher ou está com Jesus ou com satanás. Quem escolhe ficar em cima do muro já ta com satanás. O corte é uma forma de você esperar em santidade a pessoa que Deus tem para você. A Bíblia não fala de namoro, mas fala que devemos buscar as veredas antigas, que são caminhos e formas de vida que os antigos viviam e que faziam com que eles tivessem um bom relacionamento com Deus. E o corte é uma delas. “Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos” (Jeremias 6:16)

  11. VISITE SITE: http://www.iderplinhares.com – voce encontrará muitas matérias sobre o assunto

  12. PARA O JOVEM QUE JÁ AMADURECEU E CANSOU DE SOFRER COM A CONSCIEEN NCIA, A MELHOR SAÍDA É A CORTE. NO MUNDO DA INFORMAÇÃO, NÃO ADIANTA MAIS REGRAS, MAS SIM CONSCIENTIZAÇÃO E BUSCA DA SANTIDADE, MAS TUDO ISSO APARTIR DE UMA DECISAO PESSOAL

  13. Eu acho que o namoro de corte deixa os jovens preso numa realidade que não tem nexo. Como tem lideres que aconselharam as garotas, mais as conselhadoras tem na média 22 anos não são casadas saem a noite e ficam até depois das 23:30hrs. e o pior não são casadas e sim estão namorando, porque elas podem e os demais jovens não podem. Meu filho tem 18 anos e nunca namorou e agora encontrou uma garota de 16 a família dela apoia e a conselheira toda semana chama ela para conversar o que aconteceu acabaram se afastando e virando amigos por causa desta “MULHER DO DIABO”. Já que os jovens tem que ter o namoro em corte, porque os Pastores não voltam aos tempos passados e deixam de ganham milhões de salário , carros , casa para morar e simplesmente um salário digno de se sustentar e sair para pregar a palavra , fazer missões , visitar os enfermos a pé ou de ônibus.Para uns pode para outros não,fica mais fácil controlar os jovens com esta modalidade enquanto dentro das igrejas já temos até pastores traindo suas esposas sem pelo menos namorar em corte com a amante.
    Demagogia barata.

    • Ola Lino,
      Você não sabe do que está falando; primeiramente porque você diz: “não tem nexo namoro em corte” – eu digo o nexo que se tem nisso, Deus quer o nosso bem certo? e quando somos adolescente, qual é a área da vida em que mais sofremos? Relacionamento! Muitos jovens se afastam da presença de Deus porque o namoro acaba, porque ainda sofrem pela paixão que sentiam um pelo outro. E a corte o que faz nisso? Ela simplesmente não deixa os adolescentes/jovens terem um relacinamento mais intimo onde só causaria dor e sofrimento, algo que no namoro em corte, pela pessoa só estar a conhecer a outra, ela evita!
      Eu te pergunto, teu filho começa a namorar com essa garota e de repente o suposto “amor” tem um ponto final (coisas do Senhor são eternas), seu filho sofre e sofre mais ainda e a cada dia isso aumenta, seu filho chega a um estado de querer se matar (acredite essa magoa é capaz de acabar com uma vida). E ae? temos que ver as coisas com olhos Espirituais, como Deus diz em 1 Coríntios 2:14 “Mas quem não tem o Espirito de Deus não pode receber os dons que vêm do Espirito e, de fato, nem pode entendê-los. Essas verdades são loucura para essa pessoa porque o sentido delas só pode ser entendido de modo espiritual.” – A sabedoria é um Dom de Deus; e a cortê é um ato de sabedoria dado de Deus para os filhos Dele!
      PS: Sou um adolescente de 16 anos, e aceitei o desafio de conviver em corte, pois sei que Deus quer o melhor para mim e que meu coração é enganoso, pois, já sofri o exemplo que dei do que pode acontecer com seu filho.
      Fica na paz de Cristo Jesus, e aliás, tem Pastores que pregam o legitimo evangelho e mesmo assim não são aceitos por homens, pelo simples motivo de dizer a verdade e essa verdade ser contra a sociedade pós moderna de hoje em dia!

  14. Bom…..Faço parte da Igreja do Evangelho Quadrangular, sou casada e meu esposo e eu somos lideres dos namorados.
    Acredito que como tudo na vida é dificil de encontrar o meio termo, este assunto também faz parte disto, pois a proibição é um extremo e a liberalidade é outro. O meio termo é cada um buscar em DEUS e nas autoridades que ele constituiu a direção, porque o Senhor age de muitas maneiras, o que ele tem pra vc pode não ser bom pra mim.
    Sendo assim, fica dificil, senão impossivel de dizer quem ou o que está certo. Portanto é buscar em DEUS o que ele tem de intimo e profundo que é só seu.

  15. Não concordo com o fato de só beijar depois do casamento…

  16. São orientações ótimas, Deus quer sempre o melhor para nós, que sejamos sensíveis a Seu Santo Espiríto, e escolher a Sua maneira!

  17. Joyce Cristina disse:

    Muitoo boa essa visão, obrigada me ajudou bastante a ter mais entendimento sobre o tempo de oração que eu estou tendo.

  18. fiquei bastante feliz com as informaçoes acima, e vejo que nao estou errada ao me preocupar com a casa de deus, depois minha profissao. mesmo nao conhecendo meu esposo ja oro para que seja um homem de deus abençoado, e ja sou fiel a ele!!! na igreja que congrego aderimos a corte, er algo muito interessante, somos jovens abençoados!!! pois sabemos que o namoro er uma criação do satanas.. e significa contato intimo fora do casamento…

  19. muito interessante…. e realmente vencemos nossa carne a cada minuto……pois o q Deus tem q nossas vidas é simplesmente alguém q complete e siga ao meu lado nessa jornada, q é o caminho com o Senhor Jesus, sem decepções e frustrações!!!! :)

  20. Fiquei muito feliz com esse estudo agora sei a melhor forma de namorar….

  21. Eu sou da igreja Presbiteriana filha de pastor e concordo com a visão da corte!!

  22. Suzanny Torres disse:

    gostei ^^
    muito bom

  23. O resgate de cultura que sabe-se a melhor, porque ignorar?

  24. NOSSA MUITO BOMM

  25. muito legal
    é uma forma de melhorar os relacionamentos na igreja

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 409,713 comentários no Notícias Gospel.