Home » Brasil, Destaque, Mundo Cristão

Papiro que sugere que Jesus teria sido casado gera protestos de cristãos; Especialista afirma tratar-se de uma “fraude”

Profile photo of Tiago Chagas Publicado por Tiago Chagas em 20 de setembro de 2012
Tags: , , , , ,

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Papiro que sugere que Jesus teria sido casado gera protestos de cristãos; Especialista afirma tratar-se de uma “fraude”

A reação de cristãos à notícia de que um papiro com inscrições em copta (antigo idioma egípcio) traria indícios de que Jesus teria sido casado, foi manifestada com indignação.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O pastor Renato Vargens repudiou o alarde em torno da notícia, e afirmou que o que “impressiona é o fato de que existem cristãos que se deixam influenciar por uma bobagem deste nipe. Ora vamos combinar uma coisa? Cristãos que se deixam impactar por um pequeno fragmento de papel, negando assim, as Escrituras demonstram que nunca conhecerem a Cristo”.

O site da editora CPAD classificou o papiro como “fraude”, e ressaltou a importância de acreditar no que diz a Bíblia: “Diferentemente desses evangelhos apócrifos, confeccionados pelos gnósticos no segundo, terceiro e quarto séculos, os quatro Evangelhos – Mateus, Marcos, Lucas e João – foram escritos ainda no primeiro século, sendo que dois deles foram escritos por dois dos 12 apóstolos de Cristo (caso de Mateus e João) e um outro foi redigido conforme os relatos ditados pelo apóstolo Pedro (caso do Evangelho de Marcos, o mais antigo dos quatro). Lembrando ainda que quando os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas já circulavam, o apóstolo João ainda era vivo. Por essa razão, esses foram os únicos Evangelhos aceitos pela Igreja Primitiva como fidedignos”.

Na mesma linha de desconfiança, o especialista Alin Siciu, papirologista da Universidade de Hamburgo, na Alemanha, afirmou à agência de notícias Associated Press que a descoberta é uma farsa: “Eu diria que é uma fraude. A caligrafia não parece autêntica”, afirmou, fazendo também referências ao aspecto de limpeza do papel.

Karen King, professora da Escola de Teologia de Harvard que anunciou a descoberta, reconheceu que o papiro datado do quarto século d.C. não prova que Jesus tenha sido casado: “Esse novo Evangelho não prova que Jesus foi casado, mas nos diz que toda a questão só apareceu como parte dos inflamados debates sobre sexualidade e casamento”, pontuou.

Em entrevista concedida ao jornal Folha de S. Paulo, o especialista em cristianismo antigo do Instituto de História da UFRJ e do Departamento de História da Unicamp afirmou que embora a veracidade do documento não possa ser comprovada, a pesquisadora Karen King merece crédito: “É difícil ter certeza sobre a autenticidade agora, mas ela tem excelente reputação e foi muito cuidadosa”, observou.

O bogueiro Hélio Pariz, de O Contorno da Sombra, ressaltou que a polêmica é inútil por não acrescentar nada realmente novo: “Muita água ainda vai rolar debaixo dessa ponte. Inutilmente, diga-se de passagem, mas fornecerá combustível gratuito à fervura requentada e recalcada das paixões anticristãs e antiortodoxas que grassam no mundo de hoje”.

Já o jornalista Reinaldo Azevedo, colunista da revista Veja e reconhecido como católico fervoroso, comentou a descoberta e a relevância do celibato para a crença católica: “Há vários indícios na Bíblia de que Jesus fosse celibatário, sim, e de que essa era uma orientação entre os primeiros divulgadores da fé cristã [...] Mas que fique claro: a divindade de Cristo não tem nenhuma relação com o seu celibato ou não, ainda que o tal fragmento de papiro fosse suficiente para combater as evidências em contrário. Assim, o pedacinho de papel é algo que não teria importância central ainda que se lhe pudesse dar fé histórica”.

Confira abaixo, um infográfico do jornal Folha de S. Paulo com as informações contidas no pedaço de papiro descoberto:

Por Tiago Chagas, para o Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

57 comentaram, comente você também!

  1. A própria escritura sagrada, a bíblia, trata como noiva, a esposa de cristo, a igreja. Ou seja, os cristãos um dia estarão nas bodas do cordeiro. Mas é necessário vigilância para não incorrer como a 5 virgens insensatas que deixaram faltar azeite em suas lâmpadas.

  2. A missão de Jesus quando veio aqui na terra não foi para casar e ter filhos,foi para falar a palavra de Deus e salvar o homem das garras de satanas.

  3. Tá certo que a Bíblia é a palavra de Deus, mas foi escrita pelo homem, logo pode ter sido omitida ou tendenciosa em partes.
    E daí que Jesus se casou? E daí se foi com Maria Madalena ou não? E daí se ele teve filhos?

  4. Com tudo isso acontecendo, devemos estarmos atentos, pois o fim de todas as coisas esta próximo…
    Prefiro ficar com a sagrada escritura……….

  5. O que nao esta escrito na Biblia vamos deixar para perguntar um dia quando estiver-mos no ceu com o Pai e o Filho.

  6. ipocritas, raças de viboras, fariseus…nao querem entrar no reino de deus e nao deixam ninquem entrar…so estas palavras de jesus ja me respondem tudo…a paz do senhor a todos que acreditam no senhor jesus e no verdadeiro evangelho….amem.

  7. Pesquisas afirmam que o nome de Jesus naquela era um nome comum muito usado pelo povo. Por favor, isso não tem nada haver esse papiro deve ser de outra pessoa menos de Jesus Cristo O Messias.

  8. esses que se dizen cristao nao passao de meros religiosos pessoas que se ofendem com qualquer indiotise que dizem atoa . um verdadeiro cristao nao se ofende por qualquer idiotise pois sua fé em cristo fais ele ser tolerante com os ingredulos que vivem inventando ou ate criando coisas que nem são biblicas.

  9. BEM FEITO…mas uma farsa desmascarada…é incrível como o diabo e aqueles que o servem sempre ficam inventando algo que tente desmerecer a divindade de JESUS….só que mais uma vez se deram mal…hehe

  10. deus disse no livro de jenese:Nao e' bom que o homem viva so' farei para ele uma ajudadora bom sendo jesus o propio deus ele teria dito nao e bom que nos viveremos so nao e'?nosso senahor e salvador nao teve esposa por que ele e o esposo da igreja e a igreja e a noiva como esta em apocalipse 22 v 17as mulher foi um presente de deus pra nos porque ele sabia que iriamos ter afliçoes aqui na terra e iamos estar sosinhos mesmo no meio de muitas pessoas e com a mulher nos temos um ao outro e apartir dela uma familia nao e mesmo? e por isso que sou contra os padres nao casar por que eles sao homens nao deuses e o que deus criou e santo.

  11. kkkkkkkkk engraçado eu nao sei porque esses doidos insiste em dizer que jesus teve mulher sera se e tao dificil as pessoas enteder que jesus e o propio deus? ele nao foi consebido com atos sexual de maria ele foi colocado no ventre dela por que era necessario que um homem recebesse todo o pecado do mundo e isso nem um homem seria capaz de suportar porisso ele veio como homem.jesus veio aqui so por uma missao que e nos livrar da morte.ele disse eu vim para que tenham vida e tenham em abundançia. agora nos sim viemos nessa terra para perengrinar pra reconsiliar com o criador e fazer a tua vontade tanto na terra como no ceu.

  12. Muitas coisas que jesus fez não esta' na biblia, a biblia diz isso em João 21;25, dizer que so' porque não esta' na biblia não aconteceu esta' contradizendo as palavras do Espirito Santo.

  13. e tudo um bando de carniça bom de irem ler a Biblia e para de acreditarem em bobagem..

  14. Tudo aparecerá e será o que se encaixará na ignorância de quem crer.

  15. E o que que tem ele ter sido casado?

  16. A Paz!

    Por mais “imbecil e insignificante que eu seja”, acredito que o “PAPIRO” seja realmente da data, “P.O.R.E.M.!!!” AS INSCRIÇÕES NÃÃÃOOO…, OS EGIPCIOS ERAM MAIS SOFISTICADOS DO QUE ESSES SIMPLES BORRÕES APLICADOS, portânto dito o não dito fica o maldito!
    Que o SENHOR TENHA MISERICORDIA!, de quem escreveu!

  17. Leandro Sousa Silva disse:

    muitos ai estao defendo a palavra de Deus e quem esta criticando nao tem aluz de cristo na sua vida

  18. seastiao SS Filho. disse:

    É uma farsa de quem não tem a iluminação de Cristo no caração para cre em tal inverdade, ora Cristo tem poder para fazer vida sem a necessidade de ser via sexo, uma vez que foi assim que ele nos fez e o sexo é a porta de entrada de todas os demais pecados da humanidade, pois corrabora na corrupção da carne e Cristo não poderia fazer parte de tal processo, uma vez que a semente do pecado está inceridada na face do sexo que é a sensualidade, foi ela o primeiro sinal que eva recebeu e percebeu apos ter cometido o pecado de desobediencia e logo perceberam que estavam nus e proividenciaram roupa com folhas de figos o que foi reprovado por Deus e sacrificado animais retirando suas peles para fazer roupas descentes aos criados de Deus, isso que dizer q

    atenciosamnente

  19. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ai não para, essa tradução, essa descoberta e o pior ainda, precisou de um especialista , para, provar que era uma fraude , o ser humano BURRO, AFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFFF, KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…………………………………………………………………………………………………………………………………………………

    • um simbolo judaico defendendo o messias que bom. hahahaha. Que Deus abençoe.

    • Muitas pessoas não acredita em Jesus, mas é só uma pessoa vir falar uma estórinha ( mesmo que seja para difamá-lo) que quase todo mundo acredita. Que coisa não! não acredito que JESUS, tenha tido esposa, pois ELE, veio cumprir uma missão e ELE É DEUS.

    • Ivete Félix :
      E não teve,mesmo,essa estória,foi criada,pelos,agnósticos da época,para, tirar a SANTIDADE DE JESUS,pois, na cabeça deles,se JESUS ,tinha uma esposa,logo,ele teria feito sexo com ela,sendo assim ,JESUS,não seria SANTO,pois ,a própria BÍBLIA diz que,nascemos do pecado,para,eles JESUS fazendo sexo seria,a prova que ele era,apenas,um homem, mas, quem poderia ser a esposa ?Madalena seria ideal,afinal,ex-prostituta e andava com,JESUS.Sabe, como é o ser humano, né ? Uma vez ,prostituta ,sempre,prostituta.

    • Johnny Lima :
      É evangélico,meu jovem ?
      Se for,procure saber ,mais, sobre ISRAEL,É BÍBLICO !!!!!!!!!!!!

    • Entendi Rommey Elson, JESUS NASCEU DE MULHER, PORÉM NÃO FOI FEITO NUMA RELAÇÃO SEXUAL. ATÉ PORQUE A MARIA ERA VIRGEM. NEM MUITO MENOS TEVE ESPOSA. UM DEUS, EM FORMA DE HOMEM, SABENDO QUE BREVE IRIA PASSAR POR UMA MALDIÇÃO(MORTE DE CRUZ) PARA QUE TODOS INCLUSIVE ESTES AGNÓSTICOS, TIVESSEM O DIREITO DE SER PERDOADOS, JAMAIS ELE IRIA SE ENVOLVER COM CARNE. AS MULHERES QUE SEGUIRAM A ELE, FORAM AS QUE CRERAM NELE, COMO FILHO DE DEUS; E ELE, AS PERDOOU; COMO AQUELA PROSTITUTA, A QUAL ELE DISSE: VAI EM PAZ E NÃO PEQUES MAIS. SEI COMO É O SER HUMANO, MUITOS NÃO ACREDITAM EM TRANSFORMAÇÃO, MAS EU ACREDITO. TODO AQUELE QUE QUISER SEGUIR A CRISTO, VAI TER O SEU CARÁTER DIA A DIA TRANSFORMADO. E SERÁ UMA NOVA PESSOA.

  20. Se algum cristão se abalou com isso, pode ter certeza que a sua fé não está firmada no Cristo que ressuscitou ao terceiro dia, e sim naquele que veneram pregado em cruzes penduradas ou aparafusados nos templos. Essas “estorinhas” de amantes para Jesus, de Maria Madalena era sua esposa, de filhos, etc, etc, sempre vão existir. Afinal, tentar anular, mistificar, ignorar, rotular Cristo como nada, como algo não-divino ou que se quer existiu parece ser o passatempo de muitos. Contudo nunca conseguem. Outros querem achar o Seu corpo. Todos ridículos. Nunca vão conseguir provar nada que mude a verdade sobre Jesus Cristo, Sua divindade, que Ele é o filho de Deus. O Pastor Renato Vargens tem toda razão, quando diz que o que impressiona é existirem cristãos que se deixam influenciar por tão grandes bobagens. E como católicos como esse jornalista Reinaldo Azevedo distorcem os fatos e a própria bíblia afirmando: “Há vários indícios na Bíblia de que Jesus fosse celibatário, sim, e de que essa era uma orientação entre os primeiros divulgadores da fé cristã, deve ser sim. Como Maria que para estes é tão ou mais importante que Jesus. Dizer que a Bíblia praticamente recomendava o celibato entre os primeiros divulgadores da fé é ridículo!

    • É o próprio Jesus quem recomendou aquilo que vc considera “ridículo” e “distorção” da Biblia pelos católicos. Paulo tambem recomendou o mesmo pra seus leitores e isto vc também acha na Bíblia. Timóteo,Tito e ap João foram celibatários.

      Quanto a falar que Maria seria tão ou mais importantes pra Nos que Jesus Seu Divino Filho e Criador só me confirma que desconhece por demais o catecismo católico.

  21. Fico impressionado; como as pessoas tem uma facilidade enorme de acreditar em mentiras mas, na verdade ninguém acredita: Jesus salva e ele vai voltar. Você está preparado?

  22. A editora do CPAD só “esqueceu” de falar que somente em 382 DC e 393(Concílios de Roma e de Hipona respectivamente)é que a Igreja Primitiva(que nesta época já usava o nome de Igreja Católica) definiu pela primeira vez um cânon da Bíblia cristã. Antes vc tem referencias de Origenes e de Santo Atanasio de Alexandria sobre protocanons que ainda não eram definitivos.

  23. Evidentemente que a descoberta do suposto papiro deve nos levar à reflexão. Mas, o que achei curiso nisso tudo é o título da matéria: “Papiro que sugere que Jesus teria sido casado gera protestos de cristãos; Especialista afirma tratar-se de uma “fraude”. Que tipo de protestos fizeram esses cristãos? Será que saíram às ruas ameaçando prender, torturar, queimar e matar aqueles que pensam de forma diferente sobre as questões ligadas à fé? Queimaram a bandeira ou alguma personalidade importante de algum país? Vamos refletir sobre essa questão.

  24. Edgar Hermes Teixeira disse:

    O diabo sabe que esta chegando o fim dele, e tenta de tudo para tentar manchar o nome de tudo o que é de Deus.o que eu mais vi la em Israel era as pessoas dizerem: minha Mulher, isto não quer dizer que era mulher dele.não vamos cair nas ciladas do satanas.pois ele ira enganar muitos,nos ultimos tempos, então muito Jejum, oração, e Lêr a Palavra de Deus, para não ser enganado pelo inimigo da Humanidade.QUE O AMOR QUE HABITA EM CRISTO JESUS, DE O DEVIDO DESERNIMENTO A TODOS OS QUE LEREM ESSAS FRAZES.VAMOS NOS PREPARAR, QUE JEJUS CRISTO ESTA VOLTANDO.NOS ENCONTRAREMOS NO JUIZO FINAL.ENTÃO UM ATÉ BREVE, EM CRISTO JESUS.

  25. Olha,

    No artigo americano que trata do assunto, disponível em www . hds . harvard . edu, é sugerido a seguinte tradução do copta para inglês para a frase “polêmica”:

    {falta parte} …Jesus said to them, “My wife..{falta parte}

    Gente,

    O fragmento em questão tem apenas poucos centímetros e é na verdade um pedacinho que sobrou do papiro original, ou seja, não dá para saber como a frase em questão começava e nem como ela terminava, muito menos o contexto completo da frase. Fora isso não se sabe a autoria do papiro e nem a história das pessoas envolvidas na produção do escrito.

    Resumindo:
    – Como a frase começa? Como termina? Quem a escreveu? Em que contexto?

    De qualquer maneira, e polêmicas a parte, é interessante notar que Jesus é mencionado em fontes fora da Bíblia como nesse fragmento em copta egípcio ai.

    Ou seja:

    – As evidências mostram que o homem chamado Jesus existiu, de fato, e ainda que causou grande impacto na vida das pessoas da época.

    Abraço.

  26. Mas jesus não teve irmãos?Quer dizer irmãos ele pode ter, mulher não?

  27. QUEM ASSIM COMO EU E A NOIVA DE JESUS COMPARTILHE.

  28. quando conhecemos coisas, pessoas de ouvir falar estamos sugeito a dar credito em tudo porque: nosso conhecimento e superficial e temos a tendencia como seres humanos a se deichar ser guiado pelo que e aparenteesquecemos da logica e da razão. quando o nosso conhecimento de DEUS, JESUS , ESP SANTO se reflete na intimidade nunca seremos confundidos. a JESUS toda honra e toda gloria , SENHOR JESUS EU SOU SUA NOIVA AMADO MEU .

  29. Jesus nunca se referia sua mãe como mãe que deu vida Jõao 2;4 mulher , que tenho eu contigo? Lc;11,27 bem-aventurada aquela que te concebeu, e os seios que te amamentaram! Ele, porem respondeu Antes, bem -aventurados são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam Mt;12,46 tua mãe e teus irmãos estão lá fora Ele respondeu apontando para as pessoas eis ai minha mãe e irmãos porque qualquer que fazer a vontade do meu Pai esse e irmão, irmã e mãe outro ponto Jesus não fala em sua palavra que os homens são dignos mas ele refere ao Pai como bom e misericórdioso Mc;10, 18 porque me chamas de bom? niguém é bom senão Um, que é Deus; outro ponto eis minha Mulher 2º coríntios 11, 2 vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um só esposo, que é Cristo refere na linguagem figurada como esposa e a Igreja que prepara para volta do noivo que é Jesus ele não pode invalidar jamais aquilo que ele mesmo viveu e pregou outro ponto ela conseguiria ser minha discípula Maria Madalena foi liberta e junto com outra mulheres servia com seus bens no minstério de Jesus Lucas 8;1 a 3 Jeus sempre deixou transparênte em seus ensinamentos que quem queria segui-lo era uma livre escolha jamais deixaria no ar alguma dúvida sim, sim, não, não discipulos abandonaram porque acharam difícil renuciar o pecado de suas vidas e Jesus não deu palavra de conserguir e sim se quisersse segui-lo tinha que fazer como o Pai ordenou outro ponto que os perversos se encham Luc; 9;56 não vim para destruir almas mas salva-lás outro ponto quanto amim habito com ela Jesus disse os passaros tem ninhos as raposas covis mas ele não tinha lugar certo pois veio para levar o reino de Deus para salvação dos homens tudo que não está escrito na Blíbia Sagrada é anátema Galátas 1,7
    e8

  30. Boa sentença Renato Vargens. Simplesmente ridicula a tal “descoberta”. O que diremos de um relato (se é que de fato vem do 2 seculo contra mais de 5000 registros que discordam da tal afirmação)?

  31. Certa vez Jesus disse a seguinte metáfora::

    Marcos 3:34 – E, correndo o olhar pelos que estavam assentados ao redor, disse: Eis minha mãe e meus irmãos. Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

    Será que a esposa mencionada neste Papiro não é uma metáfora de Igreja, a esposa que um dia seria purificada, descrita na passagem abaixo?

    Apocalipse 21:9 – Então, veio um dos sete anjos que têm as sete taças cheias dos últimos sete flagelos e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a noiva, a esposa do Cordeiro;

  32. Quanta fé e certezas “inabaláveis”, não é ???; Um simples pedacinho de papiro anônimo, pôe toda cristandande em polvorosa. Não seria tudo mitos e lendas ?

    • nossa fe esta baseada em jesus cristo que vive e reina para todo sempre. meu amigo vc esta errado em dizer isso os verdadeiros cristaos estao firmes na verdade e nao mudam: nao jugue o verdadiros salvos em cristo por causa da multidao confusa que nao le a biblia

    • Pitágoras, não estamos em polvorosa, quem está são os que vivem na ãnsia de tentar desacreditar a fé cristã e se apegam ao pedacinho de papel que não diz nada com nada, nem sabem se é verdadeiro, mas já viajam na maionese, nós estamos apenas comentando assim como vc e todos, ou agora tbm não podemos comentar?

    • Sim, se vc fizer parte de tal grupo ignorante sobre a verdade sagrada, aí sim.

    • Ismael, ninguém, nem eu, está insinuando o cerceamento de liberdade e direito de cada um dar sua opinião. Mas parece que para alguns, prós e contras, falta serenidade e imparcialidade, e querem ditar, a seu gosto, como Jesus deveria ter ou não vivido. No meu entender, esse pedaço de papiro, não faz a mínima diferença. Paz

    • Toda cristandade (vírgula, Pitagóras) os verdadeiros cristãos não se alvoroçam e nem se embaraçam com determinados tipos de notícias recheadas de bobagens e inúteis.

      Eis a questão.!

    • PITÁGORAS

      Quem ficou em polvorosa foram pessoas como você que assim como diabo tentam a qualquer custo fazer cair por terra a divindade de JESUS e mais uma vez se veem derrotados…kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  33. ………….O diabo connhece a biblia então……………….Deixem de enganar os outros raças de virboras……………

  34. Se Jesus Cristo foi casado ou não, isso eu já não sei, mas se foi, ele fez bom negocio, mostrando a importancia do casamento para vocês cristãos.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 455,289 comentários no Notícias Gospel.