Home » Destaque, Internacional

Pastor que destruiu imagens de santos católicos é condenado a 1 ano de prisão

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Pastor que destruiu imagens de santos católicos é condenado a 1 ano de prisão

Uma das maiores divergências entre cristãos católicos e evangélicos são as imagens de escultura de santos da tradição católica. E a questão resultou na prisão de um pastor no Equador.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Eduardo Mora, pastor da Igreja Evangélica Pentecostal Subindo Missão Internacional, liderou seus membros numa passeata não autorizada com cartazes contra a fé católica, a idolatria às imagens de santos e da virgem Maria, além do casamento gay.

A passeata ocorreu em maio, e Mora acabou denunciado por perturbar a paz e preso. Agora condenado pelo 11º Tribunal Criminal de Guayaquil a um ano de prisão.

Na ocasião de sua prisão, Mora afirmou que ele e seus membros tinham como foco alertar sobre os erros cometidos na liturgia da Igreja Católica: “Nós não estamos condenando os católicos, mas a idolatria”, justificou o pastor numa entrevista coletiva.

Em seu país, Mora é conhecido por seu discurso inflamado contra as práticas católicas da adoração de imagens, e uma vez destruiu uma imagem pública do rosto de Jesus Cristo em público.

Segundo o site Acontecer Cristiano, diversas denominações se afastaram do pastor Mora e pediram desculpas aos católicos pelas “demonstrações de fanatismo, que são anticristãs e erradas para certas diferenças sobre a questão da idolatria”. Essas denominações foram apoiadas pela Federação Equatoriana de Ministros Evangélicos (FEME), representada pelo pastor Joe Bacuy.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

148 comentaram, comente você também!

  1. Eu não sou católico, mas tenho profundo respeito pela irmã Maria, mãe do Senhor, segundo a carne. Porém isso não me obriga a crer que Maria tenha sido preservada do pecado, o que nos mostra a condição superior de Deus e a sua misericórdia para com todos nós.

    Não podemos considerar os achismos, mas apenas as certezas. A certeza que eu tenho é a de que somente Jesus nasceu por meio de uma intervenção divina no ventre de uma virgem, conforme profecia em Isaías 7:14. Maria, os demais, eu e você fomos concebidos após uma relação sexual comum entre homem e mulher. Alguém poderia me provar o contrário?

    “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmos 51:5).

    Se Maria foi um tabernáculo livre do pecado, mesmo que a Bíblia nos diga que já nascemos em pecado, por que razão ela estaria prometida em casamento a José (Lucas 1:27)? Não que o casamento seja pecado, pois não é, mas o problema é outro:
    “Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido.” (1 Coríntios 7:34)
    Maria não se preocupava com as coisas do Senhor?
    E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.” (Mateus 1:24-25)
    A palavra conhecer é utilizada no sentido de ter relação sexual. Veja isso em Gênesis 4:1, quando Adão “conhece” Eva e ela concebe; Gênesis 4:17, quando Caim “conhece” a sua mulher e ela dá à luz a Enoque; Gênesis 4:25, quando Adão volta a “conhecer” Eva e ela gera um outro filho, chamado Sete. Observe a mesma relação entre “conhecer” e “conceber” em 1 Samuel 1:19-20. José não a conheceu até que Maria deu à luz Jesus. Observe a preposição “até”.

    Maria era sem dúvida alguma uma mulher temente a Deus, mas não estava livre de falhas. Quando Jesus já estava com os seus 30 anos (iniciando o ministério), vamos perceber um fato inusitado. O Cristo vai ser perseguido pela própria família, inclusive por Maria.

    Leia todo o capítulo 3 de Marcos. Em síntese, o texto fala sobre milagre e posterior perseguição realizada contra Jesus até a ida para uma casa em Cafarnaum e o ajuntamento de uma nova multidão diante dessa casa.

    Todas essas notícias chegam ao conhecimento de seus familiares. Preocupados, eles resolvem buscar o Senhor Jesus Cristo à força por acharem que Ele havia enlouquecido. Observe:

    “E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.” (Marcos 3:21)

    Enquanto os familiares se dirigiam à casa onde estavam Jesus, os discípulos e a multidão ao redor, os escribas blasfemavam contra o SENHOR. Jesus repreende os escribas duramente, quando finalmente sua mãe e seus os irmãos os mandam chamar para fora, pois não conseguiam se aproximar de onde Ele estava, dentro da casa! Observe:

    “Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.” (Marcos 3:31-32)

    Sabendo da intenção deles (mãe e irmãos), Ele aproveita o momento para mostrar para o mundo o que as pessoas deveriam fazer para serem os eternos e verdadeiros familiares do SENHOR no reino de Deus:

    “E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.” (Marcos 3:33-35)

    Jesus Cristo estava mostrando que os laços familiares de nada valeriam para a salvação, mas sim a obediência a Deus, mostrando que qualquer pessoa pode ser parenta de Jesus, se esta obedecer a Deus.

    Nesse sentido, Paulo escreve à igreja que estava em Corinto:

    “Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.” (2 Coríntios 5:16)

    Naquele momento, a mãe e os irmãos de Jesus não estavam fazendo a vontade de Deus, pois queriam interromper o ministério dele. Jesus tinha profundo respeito pela sua mãe, mas eles precisavam entender o verdadeiro objetivo da crucificação e morte do Messias. A Bíblia não relata que Maria tenha sido arrebatada e poupada de morrer de velhice como qualquer ser humano mortal.

    Creia no Cristo, não como o primogênito de Maria, mas como o Unigênito de Deus e Salvador da humanidade corrompida pelo pecado.

  2. Jeann, o Espírito Santo desceu sobre os Apóstolos sim, mas o conjunto da narração de Lucas coloca Maria em paralelo com a Arca da Aliança. Maria é a Nova Arca da Nova e Eterna Aliança: Jesus Cristo. Dentro de Maria foi colocada a verdadeira Palavra de Deus, o Verbo Eterno, assim como dentro da arca foi coloca as tabuas da Lei. E Maria é ainda superior a Arca assim como Jesus é superior as tabuas da Lei. Dentro da Arca foi colocado um pouco do maná, pão do céu. Em Maria foi colocado o Verdadeiro Maná, Jesus, Pão do Céu, Pão da Vida, Pão de Deus. E Maria é tão superior a Arca como Jesus é superior ao maná…. E o povo de Deus considerava Arca sagrada…. não era considerada uma arca como outra qualquer. Era sagrada por ter as tabuas da lei e o maná, que são só figuras de Jesus…. Maria teve Jesus em seu ventre.
    Nada disso se aplica também aos apóstolos. E, ainda para confirmar, as passagens de Lucas fazem paralelo com as da Arca como já postei. Basta acreditar no que a Bíblia ensina para se reconhecer a grandeza da Arca da Nova e Eterna Aliança.

    • Você está correto Maurício, basta acreditar no que a bíblia ensina.
      Na antiga aliança a arca sempre simbolizou a presença de Deus, e na nova isso não é diferente.

      Paulo diz EXPLICITAMENTE (não por suposições), Jesus é o sumo sacerdote de uma nova aliança, o ÚNICO mediador de uma nova aliança. Com o Seu sacrifício, o véu se rasgou e temos livre acesso ao Pai, representado pela arca da aliança. Sugiro que vc leia antes o que Paulo fala sobre as alianças antes de falar a respeito.

      Maurício diz: “Maria é ainda superior a Arca”
      Agora entendi a sua visão, segundo o que vc diz Maria é superior a Deus, pois a arca representava a Deus, ou está no mínimo igualando-a a Deus.

      Realmente vc estava certo quando vc disse mais abaixo que adoramos a Deuses diferentes.
      Eu adoro a Deus de Israel, o grande Eu Sou.

      • ESTÁ COMPARANDO A ARCA (Imagens) a Deus Jeann? só para firmar suposições?

        a arca era REPRESENTAÇÃO da presença de Deus, ela continha a palavra de Deus em seu interior Jeann.

        Maria, a arca da Nova Aliança, trazia o próprio Deus em seu ventre, não somente sua palavra, MAS O próprio DEUS EM CARNE E OSSO.

        portanto, Maria era superior a arca antiga como Cristo e superior a antiga aliança.

        se vc cre em um Deus diferente do nosso, então o seu Deus não é o mesmo Deus de Abraão Isac e Jacó, pois é neste Deus que nós católicos cremos.

        Cremos no Deus filho, que veio através de um tabernáculo perfeito FEITO PELAS MÃOS DO PRÓPRIO DEUS.

        • Oh “Cristão”, leia direito por favor…
          Eu disse SIMBOLIZOU e depois REPRESENTADO pela arca da aliança, obviamente não a imagem em si.
          Por favor, não distorça o que digo como seu amigo ai…

          Leia Isaías 6:1-2, “No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.”.

          A arca é a representação direta do trono de Deus, com os querubins acima dEle.

          Não sei se reparasse, mas o Maurício comparando a representação da arca com Maria, compara a representação de Deus com a representação de Maria, igualando os dois.

          “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a MINHA LEI no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33

          Antes a palavra do Senhor, vinha ao povo por intermédio dos profetas. Agora na nova aliança Deus escreveu em nossos corações. Esta é a comparação que deve ser feito com as tábuas da lei. Jesus habita em nós, a palavra viva.

          Maria apenas deu a luz Jesus, não fala nada a respeito de sua assunção, que ela continua virgem, ou é imaculada, isso são apenas suposições pelo fato de ter dado a luz Jesus, nada mais.

          Se a palavra de Deus, ou seja Jesus estava nela, agora ela está em nós também (Jr 31:33), isso faz de nós imaculados, perfeitos, sem pecado ? Claro que não… se vc diz que Maria é imaculada pelo fato de ter dado a luz Jesus, então obrigatoriamente todos os seus ancestrais teriam que ser também, o que não é verdade.

          Eu creio em Jesus e no Deus da bíblia, de Abraão, de Isaque e Jacó. Jesus faz morada em mim, um pecador, não pode vir por meio de uma pecadora (Maria) também ?

          • disse bem amigo, a arca representa o trono de Deus, e não Deus. representa O PODER DE DEUS e não o próprio Deus.

            representando o trono de Deus, podemos então deduzir que é ali que Deus “se assenta”

            Maria foi a arca da Nova Aliança, onde Deus se “assentou” para vir a este mundo em forma humana.

            Maria teve em seu ventre a O VERBO ENCARNADO. a Arca da Antiga aliança teve em seu interior as tábuas da lei.

            não há como negar Jeann, vcs fazem interpretações diversas para refutar uma afirmação católica que como disse abaixo, faz sentido.

          • Cristão, Mauro e principalmente vc Jeann. deixa-me me meter na conversa de vcs.

            sou advogado formado a mais de 10 anos, antes de me tornar advogado, era formado em História, depois me pós graduei e agora estou terminando o doutorado em HISTÓRIA ANTIGA, porque apesar de ganhar bem como advogado, minha vocação verdadeira é História e dar aulas.

            veja bem, hj, depois de muito estudo, me tornei ateu, modéstia parte, adoro estudar e conforme fui aprendendo a sede por aprender mais e mais acabou me tornando ateu, pois fiz grandes estudos sobre a biblia, sobre História antiga, estudei gnose entre outras matérias esclarecedoras para mim.

            talvez isso tudo não venha tanto ao caso, mas é necessário saberem disso, pois antes de me formar em direito, eu fui membro da seita “Assembléia de Deus”, já era formado em história e diante de minha formação, fui convidado a me tornar pastor, mas antes de aceitar, me convidaram para dar aulas de história (preparar conteudos) na IBADERJ (instituto biblico desta donominação no RJ).

            diante disto Srs. eu, já com a “fé” abalada, pois via pastores ensinando absurdos históricos em suas pregações, acabei descobrindo mais absurdos ainda.

            descobri que os conteúdos biblicos ensinados por esta denominação (das outras não posso falar pois não conheço) são todos desenvolvidos sobre o que a Igreja Católica faz.. mas explico melhor:

            todo conteudo é desenvolvido para afrontar a Igreja Católica, não se fala em candomblé, espiritismo, gnose etc., se fala em IGREJA CATÓLICA.´

            tudo que a Igreja católica prega, dentro do conteudo da IBADERJ, deve ser questionado.

            Lembro-me bem que quando fui até a sede da IBADERJ, onde nos primeiros dias de minha estadia por lá, o “diretor” reuniu o “corpo docente” para pedir que elaborássemos um conteúdo de História que “comprova-se” que a confecção de imagens sacras iniciou-se por força do Império Romano, a mando do imperador Constantino e que deveríamos encontrar ligações de Constantino com o culto a deusa grega e que a mando dele foi desenvolvido o culto a tal deusa disfarçada de Maria (algo assim).

            o Corpo docente, na época uns 6 ou 7 profissionais de História, se desfez imediatamente, ficou ali somente uns dois ou trez, vez que, além de devermos ser fiéis aos fatos históricos, tal missão era praticamente impossível, pois em lugar algum da História se acha respaldo para isso, e pior, foi bem na época em que pesquisadores encontraram os “restos” de um templo tido como frequentado por Jesus Cristo e adornado de imagens.

            eu, que modéstia parte sempre tive uma boa folga financeira e dou aulas por amor a profissão e não por necessidade, fui um dos que saiu dali, indignado com minha recém descoberta sobre o mundo protestante.

            Um amigo que está sumido aqui do site (Reinaldo) e que eu conheço a razão dele não estar por aqui por esses dias (mas logo ele volta) chegou a me dizer que eu não sou Ateu, sou apenas um “revoltado” com a religião.

            engano dele.

            hj, depois de muito estudar e muito me esclarecer, me sinto um tolo por ter seguido tanto tempo uma fábula. porém aprendi com alguns amigos (a maioria católica, alguns espiritas, alguns “macumbeiros” e também alguns protestantes) a respeitar a fé de vcs, a respeitar seus pensamentos.

            mas eu não consigo ver o protestantismo distorcendo fatos da história para lhes dar respaldo as baboseiras que pregam.

          • Jeann disse: “Maria apenas deu a luz a Jesus”

            Nossa, Jeann, estou espantando de que você dê tão pouca importância a Jesus !!!!

            Para mim, Jesus é tão maravilhoso, tão Santo, tão bom, tão Salvador, é o meu tesouro, minha vida, minha alegria, minha esperança, meu tudo e jamais direi que “Maria apenas…. (saliento o apenas) deu a luz a Jesus” !!!!!!!

            Esse seu “apenas” atingiu em cheio em Jesus !!!!

            Você é evangélico ? Acho impressionante como os evangélicos dão pouco valor para Jesus !!!!!

          • Ateu e Atoa,
            Gostei de seu testemunho…. infelizmente eu tenho essa convicção: os evangélicos fazem de tudo, aceitam tudo, vale tudo, desde que seja para contestar a Fé Católica custe o que custar: mentem, aceitam a mentira, distorcem, manipulam, desde que com isso possam melhor contestar a Fé Católica e conseguir mais “conversões” de católicos para evangélicos…. Triste. Enganam os mais fraquinhos…. Parabéns pela sua honestidade de não aceitar tanta manipulação….

          • Esqueci-me de um detalhe importante.

            um amigo meu, também advogado e curiosamente também professor de história antiga, disse que aquela religião que não aceita a trindade (não me lembro o nome agora) fez o mesmo com ele num curso em que ele daria aulas também.

            pediram para criar um conteudo para rebater o catolicismo (sempre em primeiro lugar) e os protestantes que aceitam a tal trindade. porém, ele, também ateu e ex-assembleano (conheço bastantes ateus ex-assembleanos) que cria na trindade, levantou-se e pediu demissão na hora, pois como historiador, ele sabia e havia estudado sobre uma carta supostamente de Tiago o maior, datada de 10-65 DC (bem antiga por sinal e cuja idade foi comprovada cientificamente através do teste do carbono) trazia este que era apóstolo de Cristo já falando na trindade,

            então, como refutar a teoria da “trindade’ sem MACULAR a história antiga?

            e como essas existem muitas histórias de como é criada a “teologia protestante”.

            Jeann, não estou defendendo a Igreja católica, estou expondo o que de fato acontece, não sou Cristão e não tenho interesse em defender a Igreja Católica, tenho interesse sim em preservar o que de fato aconteceu na história antiga. para mim os católicos, como os protestantes em geral, são tolos. mas como não veem o mundo como eu vejo, não me acho no direito de criticá-los. se se sentem melhor tendo fé em algo que eu classifico como fábula, tudo bem,. cada um acredita no que quer.

            Mas por favor, não pense que tudo que te ensinaram só porque disseram que é “teologia” é verdade.

            pesquise.

            a Igreja que não acredita na trindade (como disse não me lembro o nome) conseguiu seu “estudo biblico” refutando a trindade e seus “teólogos” são capazes de debater com vc e te provar “biblicamente” e historicamente que a trindade é invenção “católica” .. é garoto. eles dizem que a trindade é invenção católica e te provam isso TEOLOGICAMENTE.

            por isso tenho que concordar com o Cristão quando ele disse que ninguém é dono da verdade.

            nem eu. assim como algumas descobertas comprovam o meu conhecimento, futuramente podem aparecer outras que mostrem totalmente o contrário do que penso.

          • Também gostei de seu testemunho Ateu E aTOA.

            Meu caso tem pouca semelhança com o seu. Sempre fui católico e creio que entre os 10 e 12 anos poderia até ser tido como alguém que iria tornar-se um fanático que justificava tudo que muitos católicos e papas fizeram de mal em nome da Igreja.

            O tempo, um bom padre, amigos ateus e protestantes e o livro “AS Sandalias do Pescador” de Morris West fizeram-me repensar meu sectarismo.

            So comecei a dar valor e pesquisar a antiguidade cristã curiosamente por instigação de 2 colegas evangélicos que me disseram: ” Se estudar a história dos antigos cristãos, os mártires, os presbíteros de antes do tempo de Constantino, Leandro vc verá como as igrejas evangélicas são o verdadeiro cristianismo.

            Neste tempo eu tinha uns 14 anos(agora já passei dos 30), como naquele tempo eu tinha mais confiança na boa fé das pessoas do que tenho hoje decidi aceitar o desafio e para ser sincero até pensei que deixaria de ser católico ao falar que faria o estudo por conta própria.

            Um ledo engano de suposição inicial que tive. Sinceramente penso que me tronei católico mais convicto depois do conselho de dois protestantes. Iniciei por Eusebio de Cesareia em sua ‘Historia da Igreja” do datado do sec IV. A meu ver só este livro já mostra que todo o antigo cristianismo era no mínimo 90 por cento católico.

            Depois que comecei a ler Inácio de Antioquia, Clemente I, Irineu de Lyon, Agostinho de Hipona e Leão I nunca mais duvidei seriamente. Mais curioso ainda que quando mostrei minhas conclusões aos meus colegas foram suas reações.
            Um praticamente parou de falar comigo acusando-me de deixar ficar na “Cegueira Romana”, o outro foi mais tolerante e respeitador.
            Ele continuou evangélico mas saiu de uma pentecostal e tornou-se luterano. Também deixou de criticar muitos aspectos da doutrina católica como o batismo infantil. Mesmo assim percebi que ficou uma espécie de decepção e vergonha no intimo dele. AFINAL ELE RECOMENDOU-ME ALGO QUE ELE MESMO NUNCA FIZERA ANTES.

          • Ateu e atoa,
            De fato me surpreende um ateu com tamanho conhecimento bíblico como o seu.
            Deixa eu te contar uma das experiências mais marcantes que passei quando adolescente.

            Eu estava caminhando certo dia após o almoço, sai de minha casa em direção ao ponto de ônibos, para ir trabalhar. No meio do caminho eu estava orando e louvando a Deus, e do nada vem “aquela voz” perfeitamente audível para mim dizendo “você vai ser assaltando, não reaja !”. Eu sabia de quem era aquela voz, e não temi, fiquei em completa paz naquele momento. Aí alguns minutos mais adiante, após virar algumas esquinas e atravessar uma ponte caminhando bem no centro da minha cidade (local “quase” impossível de acontecer assaltos naquela época) eu vi do outro lado da rua dois rapazes mal encarados. Quando os vi, eles já estavam atravessando a rua em minha direção, eram dois rapazes menores que eu, acredito que tinham uns 12 anos e eu na época uns 16 anos. Quando eles me abordaram mostraram duas facas escondidas na cintura, por baixo da blusa e me pediram meu relógio. Eu poderia ter facilmente empurrado os dois e sair correndo, pois estava no centro e é sempre movimentado, mas preferi obedecer aquela voz. Após isso eles foram embora caminhando por trás de mim, após uns 2-3 segundos eu me virei e vi que não havia só os dois, havia mais um atrás de mim, bem maior que eu, caminhando com eles. Naquele momento eu me dei conta que aquele rapaz maior estava atrás de mim no momento do assalto e se eu não tivesse ouvido aquela voz eu possivelmente seria esfaqueado pelas costas.

            O que eu quero dizer é que a minha fé não se baseia em fábulas ou apenas nas historinhas bíblicas como vc vê, mas em experiências desse tipo com Deus, eu sei que Ele me guardou nesse assalto. É que nem Jó falou, eu Te conhecia só de ouvir falar (ou lendo), mas agora os meus olhos Te vêem. Com esse tipo de experiências eu vejo que Deus é realmente real.

      • Jean, o valor da Arca não vinha dela mesma mas daquilo que ela continha: as pedras da lei e o maná.
        Agora raciocine e responda: você considera Jesus inferior as pedras de lei e ao maná ?
        Claro que Jesus é superior ! As pedras da lei e o maná são apenas figuras de Jesus.
        Em Maria não habitou uma figura de Jesus, mas o próprio Jesus, que é Deus Altissimo, diante de quem os querubins e serafins escondem o rosto e proclamam sem cessar: “Santo ! Santo ! Santo !”. Ele, Jesus Cristo, Palavra Viva de Deus, Verbo eterno e verdadeiro Maná de Deus, que dá vida ao mundo, Ele habitou em Maria. Se você acha que ela é inferior a Arca é porque você acha Jesus inferior as pedras da lei e ao maná…

        • Maurício, eu não quero menosprezar Maria, pelo contrário tenho respeito por ela. Só não vejo Maria como representação da arca, em nenhum momento vejo alguém se prostando diante de Maria ou orando a ela na bíblia.

          Pessoalmente eu vejo a arca da aliança como representando que o povo não tinha acesso direto a lei de Deus e a palavra viva, Jesus, ou seja, antes oculta a nós. Deus dava apenas a quem Ele quisesse, aos profetas por exemplo.

          “Mas esta é a aliança que farei com a casa de Israel depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei a minha lei no seu interior, e a escreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo.” Jeremias 31:33

          “Portanto, irmãos, temos plena confiança para entrar no Santo dos Santos pelo sangue de Jesus, por um novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, do seu corpo. Temos, pois, um grande sacerdote sobre a casa de Deus.” Hebreus 10:19-21

          Eu vejo o santo dos santos como a casa de Deus, o local de sua habitação, no qual temos acesso pelo sangue de Jesus.

          Da mesma forma que Jesus “habitou” em Maria, ele hoje habita em nós, como Gálatos 2:20 diz, Cristo vive em mim. Por isso eu não vejo ela (Maria, não a arca) como maior do que a mim ou que você.

          Deus te abençoe

    • Eu não sou católico, mas tenho profundo respeito pela irmã Maria, mãe do Senhor, segundo a carne. Porém isso não me obriga a crer que Maria tenha sido preservada do pecado, o que nos mostra a condição superior de Deus e a sua misericórdia para com todos nós.

      Não podemos considerar os achismos, mas apenas as certezas. A certeza que eu tenho é a de que somente Jesus nasceu por meio de uma intervenção divina no ventre de uma virgem, conforme profecia em Isaías 7:14. Maria, os demais, eu e você fomos concebidos após uma relação sexual comum entre homem e mulher. Alguém poderia me provar o contrário?

      “Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe.” (Salmos 51:5).

      Se Maria foi um tabernáculo livre do pecado, mesmo que a Bíblia nos diga que já nascemos em pecado, por que razão ela estaria prometida em casamento a José (Lucas 1:27)? Não que o casamento seja pecado, pois não é, mas o problema é outro:
      “Tanto a mulher não casada como a virgem preocupam-se com as coisas do Senhor, para serem santas no corpo e no espírito. Mas a casada preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar seu marido.” (1 Coríntios 7:34)
      Maria não se preocupava com as coisas do Senhor?
      E José, despertando do sono, fez como o anjo do Senhor lhe ordenara, e recebeu a sua mulher; E não a conheceu até que deu à luz seu filho, o primogênito; e pôs-lhe por nome Jesus.” (Mateus 1:24-25)
      A palavra conhecer é utilizada no sentido de ter relação sexual. Veja isso em Gênesis 4:1, quando Adão “conhece” Eva e ela concebe; Gênesis 4:17, quando Caim “conhece” a sua mulher e ela dá à luz a Enoque; Gênesis 4:25, quando Adão volta a “conhecer” Eva e ela gera um outro filho, chamado Sete. Observe a mesma relação entre “conhecer” e “conceber” em 1 Samuel 1:19-20. José não a conheceu até que Maria deu à luz Jesus. Observe a preposição “até”.

      Maria era sem dúvida alguma uma mulher temente a Deus, mas não estava livre de falhas. Quando Jesus já estava com os seus 30 anos (iniciando o ministério), vamos perceber um fato inusitado. O Cristo vai ser perseguido pela própria família, inclusive por Maria.

      Leia todo o capítulo 3 de Marcos. Em síntese, o texto fala sobre milagre e posterior perseguição realizada contra Jesus até a ida para uma casa em Cafarnaum e o ajuntamento de uma nova multidão diante dessa casa.

      Todas essas notícias chegam ao conhecimento de seus familiares. Preocupados, eles resolvem buscar o Senhor Jesus Cristo à força por acharem que Ele havia enlouquecido. Observe:

      “E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.” (Marcos 3:21)

      Enquanto os familiares se dirigiam à casa onde estavam Jesus, os discípulos e a multidão ao redor, os escribas blasfemavam contra o SENHOR. Jesus repreende os escribas duramente, quando finalmente sua mãe e seus os irmãos os mandam chamar para fora, pois não conseguiam se aproximar de onde Ele estava, dentro da casa! Observe:

      “Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora.” (Marcos 3:31-32)

      Sabendo da intenção deles (mãe e irmãos), Ele aproveita o momento para mostrar para o mundo o que as pessoas deveriam fazer para serem os eternos e verdadeiros familiares do SENHOR no reino de Deus:

      “E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe.” (Marcos 3:33-35)

      Jesus Cristo estava mostrando que os laços familiares de nada valeriam para a salvação, mas sim a obediência a Deus, mostrando que qualquer pessoa pode ser parenta de Jesus, se esta obedecer a Deus.

      Nesse sentido, Paulo escreve à igreja que estava em Corinto:

      “Assim que daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne, e, ainda que também tenhamos conhecido Cristo segundo a carne, contudo agora já não o conhecemos deste modo.” (2 Coríntios 5:16)

      Naquele momento, a mãe e os irmãos de Jesus não estavam fazendo a vontade de Deus, pois queriam interromper o ministério dele. Jesus tinha profundo respeito pela sua mãe, mas eles precisavam entender o verdadeiro objetivo da crucificação e morte do Messias. A Bíblia não relata que Maria tenha sido arrebatada e poupada de morrer de velhice como qualquer ser humano mortal.

      Creia no Cristo, não como o primogênito de Maria, mas como o Unigênito de Deus e Salvador da humanidade corrompida pelo pecado.

  3. “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação,” Hebreus 9:11

    Como diz a Palavra, “mais perfeito tabernáculo.

    Jeann, entendi o que quis dizer, e também está correto. O tabernáculo inteiro é um símbolo da presença de Deus. Sabemos que Jesus Cristo é Deus, o EU SOU que falou com Moisés e foi estrategicamente colocado em (João 8:24). Jesus está representado também na arca, simbologicamente, uma vez que a arca, como sabemos, possui em sua parte superior, mostrando a posição mais elevada de Deus, dois querubins postos sobre o propiciatório (onde é aspergido o sangue), com seus rostos olhando para baixo (para o propiciatório), cujas asas se tocam nas pontas. Não há dúvida de que os dois querubins e o propiciatório representam a Trindade. Esses elementos estão unidos em uma única peça, o que nos dá ideia de unidade, assim como o Pai, o Filho e o Espírito Santo o são: uma unidade.

    “Por isso, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas corpo me preparaste;”
    (Hebreus 10:5)

    Os sacrifícios realizados pelos homens não agradaram a Deus, o que O levou a preparar um corpo ou um “tabernáculo”.

    Naquele tempo, era comum usar a palavra tabernáculo com o sentido de corpo. Pedro utilizou esse artifício quando disse:

    “Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.” (2 Pedro 1:14)

    Enfim, sei que não é o seu caso, mas enganam-se aqueles que pensam que Maria é o tabernáculo.

    Todo o tabernáculo, inclusive as outras partes (pátio exterior e lugar santo), também possuem elementos que isoladamente, revelam o sentido do plano de salvação de Deus para a humanidade.

    Como bem disse, o sacerdote também representa o papel de Cristo, de nos conduzir a Deus, que é Ele mesmo, o Todo-Poderoso, conforme escrito em Apocalipse 1:8.

    Respeito a opinião dos demais. Sei que todos têm o direito de expressar a sua opinião. Porém ninguém se esqueça disso:

    “Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá; para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.” (1 Pedro 4:11)

    Graça e paz!

    • bem, sua interpretação, não quer dizer que é a correta, mas também não podemos afirmar que está errada.

      errado é vc afirmar que os outros estão errados.

      eu simplesmente não concordo com seu ponto de vista, pois do meu ponto de vista, da leitura depreende-se perfeitamente que Cristo, Deus filho, viria ao mundo através de um tabernáculo perfeito, ou seja, a mulher Maria, não feito por mãos humanas, mas pelo próprio Deus.

      contudo, não posso afirmar que estou certo e vc errado, afinal de contas, NÃO SOU O DONO DA VERDADE.

      Graça e Paz.

      • veja o que traz a baila o meu amigo Mauricio:
        ———————————————————————————————————–
        Mauricio disse: 12 de novembro de 2013 ás 8:12 pm
        Uma sombra, a Glória de Deus, envolvia a Arca – II Cronicas 5,2 a 14 —-» ” O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra.” Lucas 1,34

        A Arca da Aliança é transportada do Templo e fica três meses em casa de EbedEdon – I Cronicas 13,14 —-» Maria vai a casa de Isabel
        da e fica três meses -Lucas 1,56
        13,14 )

        Davi exclama: ” Quem sou eu para merecer receber a Arca do Senhor em minha casa” – Cronicas 13,13 —-» Isabel exclama: ” Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor” Lucas 1,43

        Davi saltava e dançava diante da Arca da Aliança I Cronicas 15,29 —> João Batista salta de alegria quando Isabel ouve a saudação de Maria – Lucas 1,44

        E o mais evidente: dentro da Arca foi depositado as pedras ou tabuas de Lei (Palavra de Deus) e o maná. No ventre de Maria foi depositado a Palavra Viva de Deus, o Verbo Eterno, verdadeiro Pão do Céu, do qual o maná era só figura.
        O povo de Deus considerava a Arca sagrada e não uma arca qualquer…. O povo de Deus hoje ainda continua considerando a verdadeira Arca, que é Maria, como sagrada e santa. Outros povos não a consideram assim… porque são outros povos com outros deuses….

        ————————

        então amigo, é uma questão de pontos de vista do mesmo assunto, mas volto a repetir:

        SEI QUE DA VERDADE NÃO SOU DONO!!!
        SEI QUE NÃO SEI TUDO SOBRE DEUS;

        Graça e Paz.

      • Cristão, Hebreus 8:5 nos mostra que o tabernáculo é uma “cópia” do que há no céu, não feito por mãos humanas. E note que logo em seguida em Hebreus 9 Paulo fala que deste tabernáculo vem Jesus, fazendo referência ao que ele falou antes em Hebreus 8.

        Ou seja, na minha opinião, vindo Cristo por um maior e mais perfeito tabernáculo (celestial) deixando Sua glória pra vir a terra em forma de homem.

        “Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação” Hebreus 9:11

        • Jeann, visões e interpretações diferentes.

          como eu disse antes: como eu posso afirmar que estou certo?

          mas também como vc pode afirmar que vc está certo?

          o importante é que, ao contrário do que vcs pensam, Na Igreja Católica o Centro de tudo é Jesus Cristo. não temos nenhum concorrente a ele, assim como somos filhos de Deus por meio dele, pois sozinhos seríamos apenas “criaturas”, honramos os heróis da fé e cremos que estes são intercessores também por meio dele. Quanto a Maria, enquanto vcs usam versos para refutar nossa crença, nós vemos na biblia inumeras passagens nos dando respaldo a nossa crença.

          Então Jeann, o importante é pregar o evangelho. o importante é respeitar o próximo, mesmo com divergencias de pensamentos, e saber que Jesus é o centro.

          abçs.

  4. O tabernáculo jamais se referiu a Maria, mas ao próprio Senhor Jesus Cristo. Vamos ver?

    O tabernáculo que o povo construiu, estando no deserto, simbolizava a presença do próprio Deus. Êxodo 25:8 diz “habitarei no meio deles” e não dentro do Tabernáculo! O Tarbenáculo é o símbolo da presença de Deus e não a casa de Deus. A própria Palavra também nos diz:

    “Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta: ” (Atos 7:48)

    Cristo em carne é o próprio Deus, o verbo que se fez carne. Ele é o Tabernáculo (presença de Deus) construído, desta vez não por homens, mas pelo próprio Deus! Espero que tenha compreendido isso.

    Maria foi uma mulher bem-aventurada, mas ela não foi conservada, como dizem os católicos, do pecado, ou seja, a doutrina da imaculada Conceição é uma fraude insustentável. Se isso estivesse correto, os anjos que dizem que só o SENHOR é santo estariam mentindo:

    “Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.”
    (Apocalipse 15:4)

    Santo aí foi colocado no sentido de perfeito. Só o SENHOR é perfeito. Amém?

    • Olá Hubner, a respeito do tabernáculo tenho que descordar de vc, deixa eu te explicar :)
      Jesus não representa especificamente o tabernáculo, vamos por partes.

      A arca da aliança representa o trono de Deus, ele está assentado entre os querubins (Is 6:1-2).
      Jesus representa o sacerdote, na qual o povo se chegava a Deus, como Paulo diz, ele é o único mediador e o “sumo sacerdote” da nova aliança (Hebreus 6:19-20, 5:6, 5:10). O sacerdote não podia entrar no santos dos santos em pecado senão ele morreria, tinha que oferecer holocaustos para pagar os seus próprios pecados.

      Jesus foi o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1:36), sem Ele não poderíamos entrar na presença do Pai (I Tm 2:5). Com sua morte na cruz ele “rasgou o véu” (Mc 15:38) que nos impedia de chegarmos a ele. O sangue dos animais oferecidos não retiram o pecado (Hb 10:4), Jesus foi o sacrifício perfeito para que possamos nos achegar a Deus (Hb 10:5-10).

      Deus te abençoe.

    • Hubner

      Mas santo no sentido de perfeição isto nos é ensinado na IG Catolica tambem. Maria preservada do pecado original ensinamos que não o foi por seu poder ou virtude pessoal. Ela foi conservada em atenção aos méritos de seu amado Filho e Senhor Jesus.

      Se a arca do AT tinha que ser purificada para guardar as tabuas da Lei fico imaginando como uma mulher, por mais bem aventurada que fosse, tivesse condições de abrigar a divindade perfeita em seu ventre. Ela morreria ao contato com tamanho poder. E santo no sentido de buscar seguir aos preceitos divinos e buscar constante aperfeiçoamento moral esta na Biblia.
      Veja que Javé mesmo disse:” Sede santos pois Eu Sou Santo”. Bem como Paulo nomeia santos os cristãos em suas epistolas. Ele sabia muito bem que nenhum deles era perfeito.

      • leandro, mas se Maria fosse sem pecado pelo fato de ter gerado a Cristo, a avó/bisavó/tataravó/… de Maria também teria que ser. Leia Romanos 3:23-24: “Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. O texto mostra que todos pecaram, exceto Jesus.

        De fato, pra ter gerado alguém sem pecado, só pode ser milagrosamente, mas isso não quer dizer que ela era sem pecado certo ?

        • E onde fica o poder a glória de Deus?

          não poderia ele ter preservado esta obra feita por suas próprias mãos do pecado?

          • Então Cristão, da mesma eu te pergunto, não poderia Deus ter preservado Jesus Imaculado no ventre de Maria ? Quem sabe uma placenta “imaculada” ?

          • Exato Cristão apresento apenas como a visão que serve de modo geral a patrística e a Ig Catolica. Tal polemica será permanente e creio que nunca será plenamente superada entre ambos os lados.

        • Tenho lá minhas duvidas a respeito desta passagem como prova de que Maria fosse nascida em pecado:
          Alguns apresentam como principal objeção à Imaculada Conceição, as seguintes palavras de São Paulo: “com efeito, todos pecaram e todos estão privados da glória de Deus” (Rm 3,23).

          Essa é uma lei geral, mas sabemos que existem exceções a leis gerais. Por exemplo, também está escrito: “Como está determinado que os homens morram uma só vez, e logo em seguida vem o juízo” (Hb 9,27).

          No entanto o morto que Elizeu ressuscitou, Lázaro, a filha do Centurião, e tantos outros exemplos de pessoas que foram ressuscitadas, morreram duas vezes.

          Devemos nos lembrar que São Paulo escreveu em grego. Onde lemos “todos” ele utilizou a palavra “pas” que também possui sentido mais geral. Esta palavra designa cada indivíduo de um gênero ou grupo se precedida do mesmo, caso contrário ela tem sentido coletivo de forma geral.

          Por exemplo, em Mt 1,17 lemos: “Portanto, [todas] as gerações, desde Abraão até Davi, são quatorze. Desde Davi até o cativeiro de Babilônia, quatorze gerações. E, depois do cativeiro até Cristo, quatorze gerações” (Mt 1,17).

          No português, a palavra “todas” (que coloquei entre colchetes) não aparece, mas ela está presente no original grego, onde o versículo começa da seguinte forma: “oun pas genea”. A expressão “pas genea” significa “todas as gerações”. Assim o escritor sagrado quer deixar bem claro que de Abraão até Davi, TODAS as gerações sem exceção foram quatorze.

          “Sua fama espalhou-se por toda a Síria: traziam-lhe [todos] os doentes e os enfermos, os possessos, os lunáticos, os paralíticos. E ele curava a todos” (Mt 4,24).

          Assim como no exemplo anterior, a palavra “todos” que não aparece no português, está presente no original grego. A expressão “todos os doentes” foi escrita em grego como “pas kakos echo”. Aqui também o escritor sagrado quer deixar bem claro que Jesus curou TODOS os doentes que lhe trouxeram, sem exceção.

          Já que demonstramos o uso de “pas” na totalidade, vamos demonstrar o uso de forma geral.

          Por exemplo, ainda em Mateus lemos: “Sereis odiados de todos por causa de meu nome, mas aquele que perseverar até o fim será salvo” (Mt 10,22). Em grego o versículo começa da seguinte forma: “kai esomai miseo hupo pas dia mou onouma”. A expressão “hupo pas dia mou onouma” significa “por todos por causa do meu nome “.

          Aqui o evangelista está se referindo a “todos” de forma geral, não a todos sem exceção, pois, nem todos os homens odiaram os cristãos por causa de Cristo.

          O que queremos demonstrar é que “pas” como foi empregado por São Paulo, não tem o sentido de TODAS as pessoas sem exceção, mas significa as pessoas de forma geral. Além do mais, se quisermos dar a “pas” um emprego que o Apóstolo não deu e que pela exegese bíblica ela não tem, cairíamos em heresia, pois deveríamos afirmar que Cristo também pecou, já que também era homem. Se “todos” são todos os homens, por conseqüência deveremos negaremos que Cristo é verdadeiro homem. Se Cristo foi exceção, por quê não poderá ter havido outras exceções? Estaria Deus limitado a operar tal milagre?

          Lamento muito, mas Rm 3,23 não pode ser usado para negar a Imaculada Conceição da Virgem Maria.

          O que não quer dizer que Maria, nascendo sem pecado original não precisasse de um Salvador. No caso se afirma que ela foi salva ANTES DE NASCER, Cristo por exemplo era impecavel por sua propria condição divina.

          • leandro, quando se analisa um termo por exemplo esse “todos” ou “pas”, temos que analisar em que contexto está inserido. No caso de Romanos 3:23-24 está escrito que TODOS pecaram, mas que nós todos estamos justificados pela redenção de Cristo.

            Aí se analisarmos a questão da redenção de Cristo, Hebreus 9:12-14 diz que é uma redenção imaculada. É como se dissesse que todos pecaram, MAS fomos justificados pela redenção (sem pecado) de Cristo.

            É como uma exceção numa expressão… exemplo: todos aqui são de Cristo, exceto fulano.
            Nesse expressão está expresso num modo geral, mas tem sua exceção. E quando se tem uma exceção é descrito no texto, o que no caso de Maria não há em nenhum lugar.

          • Mas de qualquer maneira Jeann, vc tem que concordar que o que diz o Leandro faz total sentido, não precisa crer no que ele disse, mas concordar seria de bom senso.

            além de que, isso vem para sustentar o que te disse antes. que são visões distintas de algo. contudo o que é certo para mim, não tem obrigação de ser para vc, mas acho que respeitar o que tem lógica faz muito sentido.

          • Cristão, analisar o texto contextualmente é princípio de hermenêutica e hexegese, analisando uma palavra apenas do texto (todos/”pas”) é claro que poderá resultar em N interpretações diferentes, isso é fato.

            Analisar isoladamente a palavra não dá sustento a questão.

            Mas enfim, eu respeito a opinião de vcs, temos o livre arbítrio em acreditar no que quisermos.

          • Esse é o ponto Jeann, analisando O CONTEXTO todo, e não uma unica palavra isolada é que tiramos nossas interpretações, diferente do que vemos acontecer no meio protestante.

          • Cristão, me desculpe, mas quando não se tem mais argumentos plausíveis se vale daquele ditado:
            “A melhor defesa é o ataque” certo ? rsss

            Fica na paz.

  5. O texto perdeu a configuração…

  6. hehehe.. muito engraçado os católicos justificando as imagens com o exemplo da arca e da serpente, que Deus mandou fazer.

    vou dar um exemplo católicos inteligentíssimos: não matarás é um mandamento de Deus. mas Deus ORDENOU que os israelitas matassem os amalequitas. e então? qr dizer q pq deus contrariou seu mandamento a gente tb pode matar? a medida é a mesma. ele ordenou que não se fizesse imagens, mas Ele mandou fazer os querubins. Ele nos proibiu de matar, mas ele mandou matar. ué, e agora?

    católicos, não é pq Deus mandou fazer uma imagem em uma ocasião específica, q vcs estão autorizados a fazer quando querem. assim como não é pq ele mandou os israelitas matarem os amalequitas, em uma ocasião também específica, q vcs podem sair matando quando querem.

    o mandamento é para o homem, e não para Deus.

    • Outro exemplo é o bezerro de ouro de Exodo 32, Arão fez o bezerro e em seguida disseram “Este é teu deus, ó Israel, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante dele; e apregoou Arão, e disse: Amanhã será festa ao Senhor. E no dia seguinte madrugaram, e ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas” (v4 e 5).

      Claramente é uma imagem que faz referência ao mesmo Deus de Abraão, Isaque e Jacó, no entanto Deus não ordenou que fosse construída. Pelo contrário, Deus diz que o povo se corrompeu com ela.

    • Edy, agora é simples: Deus não proibiu imagens. Ele proibiu (e a Igreja Católica também proíbe) é que tenhamos outros deuses. As proibições bíblicas de imagens sempre se referem imagens como outros deuses. Os povos vizinhos ao povo de Deus tinha muitos deuses, e Deus proíbe que Seu povo adotasse esses outros deuses. É isso. Não se trata de proibições de simples imagens religiosas. Tanto é assim que Deus mandou fazer imagens de querubins. Ou as imagens de querubins seriam também ídolos ? Ídolos feitos para serem colocados no local mais santo e sagrado que existia: na arca da Aliança ? Claro que não eram ídolos, eram só imagens. Deus proíbe ídolos. Não proíbe imagens. São os evangélicos, movidos pelo desespero proselitista, que proíbem todas as imagens. Ficam acusando os católicos de idolatria e não percebem que estão cometendo o pecado grave de fazer falsas acusações.

  7. Só mais uma coisa..A bíblia sagrada proíbe imagens sim, Levítico cap;26 Vs;1 NÃO fareis para vós ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura, nem estátua, nem poreis pedra figurada na vossa terra, para inclinar-vos a ela; porque eu sou o SENHOR vosso Deus. …Mas aí vão dizer e a serpente pois bem: Números cap:21 Vs:8E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela…Mas depois o senhor mandou destruir: 2º Reis cap:18 Vs:4 Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.

    • a leitura e interpretação sem contexto da palavra de Deus faz coisas esdrúxulas mesmo!

      Deus mandou construir a cobra para o bem do povo. todo aquele que a olhasse seria curado de mordeduras.

      contudo. o povo DEPOIS DE ALGUM TEMPO, passou a confundir VENERAÇÃO COM IDOLATRIA.

      Amigo, Deus somente mandou destruir a imagem que ele mesmo mandou fazer quando o povo deixou de te-la como imagem de veneração, e passou a adorá-la,

      desenhando: o povo, deixou deixou de ver aquela imagem de escultura como representação do PODER DE DEUS e passou a acreditar que o poder vinha dela e que tratava-se de um deus.

      por isso Deus mandou destruí-la.

      Deus sabe bem o que faz. ele sabe diferenciar IMAGEM DE ESCULTURA (pois mandou fazer muitas, e no caso da cobra e até mesmo das imagens que adornavam a arca da aliança, demonstrou não se importar com a honra prestadas a elas) DE IMANGES DE IDOLOS, pois não aceita dividir sua glória.

      se vcs protestantes confundem as coisas, acreditando mesmo que toda vez que alguém presta honra a uma imagem está a adorá-la, então de fato vcs não devem fazer imagens.

      mas vcs não podem criticar a Igreja Católica por faze-las, pois aqui mesmo no site, vcs podem comprovar que os verdadeiros Católicos não adoram imagens, mas sim prestam honras aos santos que elas representam.

      • Cristão, podes me tirar umas dúvidas, por favor ?

        Vc diz que não adoram imagem, mas prestam honras aos santos que elas representam… e quanto as imagens que não representam ninguém ? Por exemplo, a aparecida, padroeira do Brasil, é apenas uma imagem encontrada no fundo de um rio, não representa a imagem de alguém, mas mesmo assim são dirigidas preces a ela.

        Outra dúvida, como vc julga quem é santo ou quem não é, quem está no céu intercedendo por vc e quem não está ? João afirma que o julgamento dos mortos será depois da vinda de Cristo. E a bíblia ainda afirma que somente cabe a Deus julgar as pessoas e ainda que milagres ou obras não é garantia de salvação, ou seja, pode ter “santos” no inferno também.

        Só um detalhe a respeito da arca da aliança, Deus não mandou Moisés fazer a arca apenas por fazer como uma imagem de escultura. Deus mandou fazer para que nós entendêssemos o mundo espiritual, apenas uma “representação” para nós do que há nos céus. O tabernáculo é uma cópia do que há nos céus (Hb 8:5), a arca e os querubins são a representação do trono de Deus nos céus (Is 37:16, Sl 80:1, …). Os sacrifícios representam a necessidade de que cada pecado seja pago o preço (Hb 10:3-4, Hb 10:8), representam o sangue derramado por Jesus para remissão de nossos pecados. Tem gente que acha que Deus “errou” na antiga aliança e teve que fazer a nova, mas não é bem assim, ela fez-se necessário para que entendamos.

        Querendo ou não imagem de escultura nunca foi uma coisa boa, pois desde sempre os povos se voltam a ela para dirigir suas orações e preces, atribuindo milagres a elas (dividindo a glória de Deus, Rm:1-23).

        • Jeann, a história da “santa” encontrada no rio é mais profunda do que o que é ensinado no protestantismo.

          Nossa Senhora de Aparecia Jeann, trata-se da representação de Maria mãe de Jesus Cristo. recebeu esse nome de Nossa Senhora Aparecida devido a sua localização em um rio por tres pescadores em uma situação em que, não consigo exito na pesca, clamaram pela intercessão da mãe de Jesus, vindo a localizar o corpo da imagem e logo em seguida a cabela desta, vindo a ter exito na pesca.

          parece simples, mas o fato deve ser contextualizado com o que se vivia na época. 1717 o Brasil ainda era escravagista, os Srs. de escravos além de torturar e mutilar muitos escravos, ainda estupravam e matavam crianças negras e atiravam no rio seus corpos. a localização desta imagem veio a reavivar a fé destes escravos sofridos, que viram no aparecimento da imagem da mãe de Jesus Cristo um sinal de Deus para que estes perseverassem.

          Então Jeann, a imagem de Aparecida representa sim alguém, e alguém muito importante, pois Maria foi a “arca da Nova Aliança” a arca perfeito que não foi feita pelas mãos dos homens e sim pelas mãos de Deus, conforme relatos biblicos.

          O processo de canonização da Igreja não torna ninguém santo, ele apenas serve para confirmar documentalmente o que Deus já fez.

          a confirmação serve para avaliar os “milagres” atribuidos a intercessão do santo. claro que o protestantismo não aceita essa intercessão por alegar que o unico intercessor é Jesus Cristo, contudo acabam entrando em contradição neste mesmo ponto, pois a biblia também nos ensina a interceder diretamente junto a Deus por um irmão, ou seja, nós, meros pecadores podemos ir direto a Deus pedir por um irmão, imagina aquele “herói da fé”, aquele que venceu o pecado através da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, MAS VEJA QUE ESSA INTERCESSÃO NUCA É PELOS NOSSOS MÉRITOS, MAS SIM PELOS MÉRITO DE JESUS CRISTO, da mesma maneira que a biblia diz que Cristo é o unico filho de Deus, contudo, nós também somos filhos de Deus, por meio de Cristo, somos intercessores junto a Deus por meio de Jesus Cristo.

          Bem, ai a alegação final é de que mortos não ouvem. Mas nós Católicos, acreditamos que Deus não é Deus dos Mortos, e sim Deus dos vivos, DEUS DE ABRAÃO ISAC E JACÓ, conforme diz a biblia, todos “mortos” em corpo, mas vivos em espírito junto a Igreja de Cristo, assim como Moisés, que como sabemos “morreu”, mas acabamos encontrando ele e Elias conversando com Cristo, ou seja, NADA DE ESTAREM MORTOS (no caso de Moisés claro, já que o própri Elias não passou pela esperiencia da morte corporal).

          Jeann, conforme vemos no livro de apocalipse, na abertura do 5 selo, existem sim, Santos fazendo orações e clamores a Deus, e este lhes indicando para que aguardem que se complete o numero de “seus conservos” que TAMBÉM DEVERIAM SER IMOLADOS PELA PROFISSÃO DE FÉ.

          Mas quanto a saber se são mesmo santos Jeann, isso devemos de fato crer no que diz nossa Igreja, pois se não acreditarmos em nossa religião, devemos também desacreditar da biblia, pois como a Igreja afirma quem é santo ou não, ela também fez a biblia conforme a conhecemos, portanto, desacreditando de uma coisa da Igreja, devemos por em duvida tudo que foi feito por ela, inclusive a biblia.

          Agora sobre a arca da antiga aliança Jeann vc tem razão quando diz:

          “O tabernáculo é uma cópia do que há nos céus (Hb 8:5), a arca e os querubins são a representação do trono de Deus nos céus (Is 37:16, Sl 80:1, …). Os sacrifícios representam a necessidade de que cada pecado seja pago o preço (Hb 10:3-4, Hb 10:8), representam o sangue derramado por Jesus para remissão de nossos pecados”

          e é dessa mesma maneira que vemos as imagens católicas, ou seja, como simples representação do que acreditamos que há no céu. grande representação do PODER DE DEUS em santificar o ser humano que é pecador, mas é capaz de vencer o pecado através da fé em NSJC.

          eu penso diferente de vc no que diz respeito a imagens de escultura não ter sido uma coisa boa, pois Deus nunca erra, se de fato a feitura de imagens de escultura não fosse uma coisa boa, esse seria um erro dele, pois ele próprio, como bem sabemos mandou faze-las, inclusive dizendo que estaria presente em meio a elas.

          Veja que imagens vem sendo usadas para evangelização desde os primeiro séculos. desenhos, pinturas e as próprias imagens servem para contar a história de Cristo desde que ele veio ao mundo. Não há como isso ser uma coisa ruim.

          • Cristão: “pois Maria foi a “arca da Nova Aliança” a arca perfeito que não foi feita pelas mãos dos homens e sim pelas mãos de Deus, conforme relatos biblicos”

            Podes me mostrar esses relatos bíblicos a respeito de Maria, dizendo que ELA representa a “arca perfeita” ?
            Só lembro de o anjo falando que ela é bem-aventurada por ser a escolhida a dar a luz Jesus. Inclusive Marcos 3:31-35 mostra que ela não tem mais importância do que qualquer outro que faça a vontade de Deus.

            Cristão: “O processo de canonização da Igreja não torna ninguém santo, ele apenas serve para confirmar documentalmente o que Deus já fez”

            Essa confirmação da canonização é feita por virtudes, martírio e milagres. Mas a bíblia nos mostra (Ef 2:9-10, Mt 7:21-23) que fazer boas obras ou milagres não é confirmação de salvação. Só Deus é capaz de julgar a respeito da salvação, não tem como “confirmar documentalmente” isso.

            A respeito da intercessão, a bíblia nos diz que Jesus é o nosso intercessor junto ao pai, não são os “protestantes” que dizem, a bíblia católica diz a mesma coisa (1 Jo 2:1, Hb 9:24). Em Hebreus 8:26-27 também fala que o Espírito Santo intercede por nós, pelos santos. Não confunda mediação com intercessão, são coisas diferentes, a bíblia fala que Jesus é o ÚNICO mediador, com o qual chegamos a salvação (o que vai contra o que o papa Francisco falou, que ateus também vão para o céu). No entanto Jesus e Paulo nos ensinam que devemos orar a Deus em nome de Jesus, e que o Espírito Santo e Jesus intercedem por nós a nosso favor. Não há passagem bíblica alguma que nos ensine a orar a homens mortais e pecadores e nem um exemplo de intercessão de um dos “heróis da fé” por nós. Interceder é o mesmo que orar ou clamar, Deus mesmo fala “Vinde a MIM vós que estais cansados e sobrecarregados e EU vos aliviarei” ou “Clama-me a MIM e EU vos responderei”, Jesus nos ensina a orar ao Pai também, mas não tem ninguém ensinando a orar a Abraão, Moisés ou Maria.

            Não sou a favor de crer cegamente na nossa Igreja como vc diz, querendo ou não, todos eles são falhos e pecadores, sujeitos a tentações e pecados e falhas. Nossa fé deve-se basear em Cristo e não no que a minha ou sua religião pregam. Exemplo, o Malafaia/Feliciano as vezes falam besteira, até o papa falou afirmando que ateus vão para o céu. Não podemos confiar cegamente no que é pregado a nós, mas devemos sempre comparar o que é dito com as escrituras. A bíblia nos fala que devemos nos ater ao que a bíblia nos fala, pois ela é a fiel e justa palavra de Deus. Devemos sim reter o que é bom de nossos líderes, papas/padres/pastores/etc. Se a nossa fé basear-se no que esses dizem, estamos sujeitos a desacreditarmos de nossa fé, pois eles podem cair em adultério, pedofilia e outros pecados também, então, estejamos com nossos olhos fitos em Deus e APENAS na palavra dEle.

          • nossa vida —————–» Vida Eterna

            Alianças com Abrão, Isaac, Jacó —-» Aliança eterna: Jesus Cristo.

            Arca da Aliança —————-» Maria Santíssima

            O povo de Deus, liberto da escravidão do Egito, caminhava pelo deserto rumo à terra prometida. No monte Oreb, Deus dá a Moisés as tábuas da Lei (Mandamentos) e instruções para que Moisés providenciasse a construção de uma arca para que, dentro desta arca, guardasse a pedras da Lei, a Palavra de Deus.

            A Arca da Aliança era aquilo que o Povo de Deus tinha de mais sagrado. Era sinal e certeza da presença de Deus e garantia de bençãos para o povo. Era colocado no templo em um lugar chamado “Santos dos Santos”. Era retirada do templo para ser levada mas batalhas pois era a garantia da vitória. A Glória e o Poder de Deus envolvia a arca.

            Muitos dizem que nós, cristãos católicos, exageramos quando falamos de Maria. O “exagero” começou com Lucas que podemos considerar como o mais audacioso escritor cristão sobre Maria, pois colocou Maria em paralelo com a Arca da Aliança. Maria é a Arca da Nova e Eterna Aliança.

            Dentro da Arca da Aliança fica- —-»°No ventre de Maria a Palavra va as pedras da Lei, a Palavra de Deus habitou, o Verbo se
            de Deus e o Maná, Pão do céu fez carne. (João 1,14 e 6,41)
            (Hebreus 9,4 )

            A arca foi totalmente prevista —-» Maria é a obra prima da
            e preparada por Deus (Exodo 25, criação: foi prevista por
            10 a 21) Deus (Genesis 3,15 – Isaías
            cap.7, 14) e preparada
            para ser a Mãe de Deus: Deus
            a fez Imaculada Cheia de
            Graça (Lucas 1,28)

            A Arca é sinal da presença e —-» ” Ave, cheia de Graça, o
            do poder de Deus. Senhor é convosco.” (Lucas 1,28)

            Uma sombra, a Glória de Deus, —-» ” O Espírito Santo descerá
            envolvia a Arca. sobre ti e a força do Al-
            ( II Crônicas 5,2 a 14) tíssimo te envolverá com
            sua sombra.” (Lucas 1,34)

            A Arca da Aliança é transporta- —-» Maria vai a casa de Isabel
            da do Templo e fica três meses e fica lá três meses.
            na casa de EbedEdon (I Cronicas (Lucas 1,56)
            13,14 )

            Davi exclama: ” Quem sou eu para —-» Isabel exclama: ” Donde mereceber a Arca do Senhor em mi- vem a honra de vir a mim a
            nha casa.” (I Cr”nicas 13,13) Mãe de meu Senhor ”
            (Lucas 1,43)

            Davi saltava e dançava —-» O João Batista salta de
            diante da Arca da Aliança. alegria no ventre de
            (I Cronicas 15,29) Isabel, ao ouvir a voz
            de Maria ( Lucas 1,44)

            Josué 3, 3 a 17 – O Povo de Deus –> O Povo de Deus deve seguir
            deve seguir a Arca da Aliança Maria, pois Ela indica o
            pois Ela indica o Caminho Caminho que é Jesus
            (João 2,5 e João 14,6)

            A Arca da Aliança ‚ sinal
            de Vitória (I Samuel 4,3). ——> Genesis 3, 15

            A Arca ‚ sinal de benção ——–> Lucas 1, 41 a 43
            (II Samuel 6,12).

            No fim dos tempos, o templo de —–> Em seguida aparecer a Arca
            Deus no Céu ir se abrir e da Nova Aliança: a Mulher,
            aparecer a Arca da Aliança vestida como o Sol e coroada
            Apocalipse 11, 19 de doze estrelas
            Apocalipse 12,1

          • o texto sobre a Arca da aliança e Maria não ficou como postei…. se for possível, podem apagar. Assim não dá para entender….

          • só fazendo um adendo ao que o Mauricio postou:

            hb 9.11 – Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo),

            a arca da antiga aliança era a REPRESENTAÇÃO DA PRESENÇA DE DEUS, contudo, a arca da Nova aliança, MAIS EXCELENTE E “PERFEITA”, não tinha somente a “representação da presença de Deus” mas sim “A PRESENÇA DO PRÓPRIO DEUS ENCARNADO”.

          • há de se observar ainda que o “tabernáculo” não foi construido por mãos humanas, mas sim diretamente por Deus, ou seja, Maria, foi divinamente planejada para ser a Arca da Nova e Eterna Aliança, e mais excelente e PERFEITA que a arca da antiga aliança, que também era excelente, mas esta é mais excelente ainda e PERFEITA, perfeição quer dizer sem pecados e cremos realmente que DEUS TEM PODER E AUTORIDADE SUFICIENTE PARA CRIAR UMA ARCA LIVRE DE MÁCULAS PARA RECEBER JESUS CRISTO.

            é mais ou menos isso Jeann, contudo, cada um cre no que quiser.

            nós cremos assim porque compreendemos assim, mas nada te obriga a crer assim também.

            achamos isso lógico, porém se alguém não acha, tem o LIVRE ARBÍTRIO PARA entender de outra forma, e isso é lindo, é maravilhoso, pois é um direito dado pelo próprio Deus. Contudo, nada dá o direito de, não concordando, criticar ferrenhamente como fazem alguns protestantes a maneira de pensar de outras pessoas cujas interpretações são divergentes das suas.

          • Maurício/Cristão, deixa eu te explicar um pouco mais detalhadamente a respeito das alianças.

            O tabernáculo que Moisés construiu é uma cópia do que há nos céus: “Eles servem num santuário que é cópia e sombra daquele que está nos céus, já que Moisés foi avisado quando estava para construir o tabernáculo: “Tenha o cuidado de fazer tudo segundo o modelo que lhe foi mostrado no monte” Hebreus 8:5.

            É o Senhor Deus que habitava entre os querubins (Sl 99:1, Is 37:16, 2 Re 19:15, 1 Cr 13:6), e a arca é a representação do trono dEle nos céus (Is 6:1-2).

            Os textos que vc citou (João 1,14 e 6,41), fazem referência a Jesus: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade”, “Murmuravam, pois, dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu”. Lucas nunca fez alguma alusão de Maria com a arca, o único texto que fala a respeito de Maria é Lucas 1:28 “Alegre-se, agraciada! O Senhor está com você!
            Lucas 1:28″. Agraciada por obviamente dar a luz o filho de Deus (v30 e v31), a expressão “O Senhor está contigo/com você” é dito inúmeras vezes na bíblia, a Abraão, Davi e vários outros.

            Em nenhum texto faz menção que Maria é a arca ou que ela é maior que qualquer outro, leia Mateus 12:46-50 e veja o que Jesus diz a respeito dela. Claramente ela não tem maior importância do que alguém que faça a vontade de Deus, ou seja, perante Deus somos iguais a ela. Da mesma forma que o Espírito Santo desceu sobre maria, ele desceu sobre os apóstolos, família de Cornélio e tantos outros citados.

            A respeito da exclamação de Isabel “Bendita é você entre as mulheres, e bendito é o filho que você dará à luz”. O fato de as mulheres terem filhos naquela época era uma enorme bênção do Senhor, Isabel apenas expressa essa alegria e ainda por ser o filho o Senhor. Note a expressão ENTRE AS MULHERES.

            Maria nunca “indicou” o caminho, o caminho é Jesus, é a ele que a multidão seguia.

            Referente a mulher de Apocalipse 12, leia esse texto gotquestions.org/Portugues/Apocalipse-capitulo-12.html.
            Explica quem é esta “mulher”.

            Em nenhum momento a bíblia cita Maria como sem pecado, apenas Jesus (Eclesiastes 7:20; Romanos 3:23; II Coríntios 5:21; I Pedro 2:22; I João 3:5), e ele como único mediador (I Tm 2:5).

            E a arca é como você falou Cristão, ela a representação da presença de Deus, e na nova aliança, a presença de do próprio Deus “encarnado” e não de Maria.

            Cristão, a questão não é querer criticar religião mas acho frutífero para ambos discutir a palavra de Deus, isso nos leva a meditar e ler mais a respeito de alguns assunto. Ambos crescemos em conhecimento, não levemos pelo “lado pessoal”, ok ?

            Deus te abençoe,
            abraço.

          • Jeann disse: “Maria nunca “indicou” o caminho, o caminho é Jesus, é a ele que a multidão seguia.”

            Maria disse: “fazei tudo o que Ele (Jesus) vos disser” – Evangelho de João 2,1 a 5

            E então Jeann ? Maria não está indicando o Caminho ?

          • Maurício, note que ela falou aos servos/escravos, nada anormal, só deu ordens a eles.

            Se vc se basear no texto de João 2:1-5 que Maria é quem indica o caminho (comparando com a arca da aliança) você verá que não só ela “indicou”, te dou outro exemplo: Paulo (1 Ts 3:11, At 18:5) e todos os outros apóstolos também “indicaram”. Então pergunto, há várias arcas da aliança ? Claro que não, essa comparação não faz sentido algum.

            Se vc dissesse que João indicou o caminho até faz sentido, mas não comparando com a arca, leia João 3:28:
            “Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele”

            Pois foi João que abriu/preparou o caminho pro ministério de Jesus.

            Espero que tenha ficado mais claro agora…
            Abraço

          • Jeann, o Maurcio quis dizer que Maria além de se mostrar intercessora junto a seu filho Jesus Cristo, também nos indica que tudo é por ele, ELE É O CAMINHO: FAÇAM O QUE ELE DISSER.

          • o que eu acho mais interessante Jeann é o fato do texto ser claro no que diz respeito ao “tabernáculo” da Nova aliança os protestantes, no afã de diminuir a importancia de Maria, a tornam “pecadora” e a igualam a todos como se a sua importancia para a humanidade não tivesse sido tão grande que foi o “receptáculo” de Deus filho.

            olha só Jeann, a antiga Aliança feita por Deus foi guardada dentro da Arca que ele mesmo mandou construir com todo cuidado para receber esta aliança e lembrar-nos de sua importancia. Pois bem, JESUS CRISTO É A NOVA E ETERNA ALIANÇA, que veio ao mundo também através de um “tabernáculo” a arca da Nova Aliança (Jesus Cristo) indiscutivelmente foi Maria. e o texto é claro também em afirmar que o Tabernáculo desta NOVA ALIANÇA não é “qualquer coisa” é um Tabernáculo que não foi feito por mãos humanas como ocorreu com o primeiro (a arca da antiga Aliança), este, como deveria receber o próprio Deus filho, foi feito pelas Mãos de Deus, e cremos que Deus não faria um Tabernáculo maculado pelo pecado Jeann.

            Outro fato importante a se analisar é entender como a Arca da Antiga aliança era tratada: lembre-se que tal arca repousava no local mais santo do templo, e qualquer um que ali adentrasse em pecado era imediatamente fulminado, até mesmo o sumo sacerdote para acesso a arca deveria estar purificado dos pecados.

            Maria não era apenas, com o perdão da palavra Jeann, uma “chocadeira” pela lógica e pela contextualização da vinda de Cristo com a Arca da Antiga Aliança (Antiga aliança guardada na Arca e a Nova Aliança Jesus Cristo) não há como dizer que Maria foi a Arca da Nova Aliança, desta vez não feita por mãos humanas, mas pelos próprio Deus, que claro, tem poder suficiente para criar uma Arca imaculada para receber seu filho unigenito.

            Outra coisa Jeann, Muito cuidado ao citar trechos de tradução como “Maria Agraciada” pois mesmo nas biblia protestantes inglesas, esse trecho é trazido como “Cheia de Graça”, parece que não, mas uma simples paralavra pode trazer muitas controvérsias, a tradução da editora almeida comete muitos “pecados” em sua tradução.

          • só corrigindo para que o Levi não venha falar besteiras:

            … não há como dizer que Maria **NÃO** foi a Arca da Nova Aliança, desta vez não feita por mãos humanas, mas pelos próprio Deus, que claro, tem poder suficiente para criar uma Arca imaculada para receber seu filho unigenito.

            obs. é como eu disse, nós Católicos interpretamos desta forma Jeann, não somos os donos da verdade, mas cremos desta maneira, se vcs veem de maneira diferente, nós como Cristãos, somos OBRIGADOS pelo respeito que devemos ao próximo, RESPEITAR sua visão diferente.

            só lhe chamo atenção novamente para cuidar com as traduções biblicas, quando houver duvidas, pesquise sobre as traduções inglesas que são muito boas.

          • Jeann, você disse que Maria nunca indicou o caminho e eu mostrei que ela indicou sim. Ao dizer: “fazei tudo o que Ele vos disser”, ela está indicando o caminho !

          • Jeann você também disse: “note que ela falou aos servos/escravos, nada anormal, só deu ordens a eles.”
            Mas quem está falando que ela fez algo anormal ?
            De onde você tirou isso ?
            Eu acho que, de maneira meio geral, os evangélicos falam muuuitas coisas sem sentido algo em seus argumentos….

          • Uma sombra, a Glória de Deus, envolvia a Arca – II Cronicas 5,2 a 14 —-» ” O Espírito Santo descerá sobre ti e a força do Altíssimo te envolverá com sua sombra.” Lucas 1,34

            A Arca da Aliança é transportada do Templo e fica três meses em casa de EbedEdon – I Cronicas 13,14 —-» Maria vai a casa de Isabel
            da e fica três meses -Lucas 1,56
            13,14 )

            Davi exclama: ” Quem sou eu para merecer receber a Arca do Senhor em minha casa” – Cronicas 13,13 —-» Isabel exclama: ” Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor” Lucas 1,43

            Davi saltava e dançava diante da Arca da Aliança I Cronicas 15,29 —> João Batista salta de alegria quando Isabel ouve a saudação de Maria – Lucas 1,44

            E o mais evidente: dentro da Arca foi depositado as pedras ou tabuas de Lei (Palavra de Deus) e o maná. No ventre de Maria foi depositado a Palavra Viva de Deus, o Verbo Eterno, verdadeiro Pão do Céu, do qual o maná era só figura.
            O povo de Deus considerava a Arca sagrada e não uma arca qualquer…. O povo de Deus hoje ainda continua considerando a verdadeira Arca, que é Maria, como sagrada e santa. Outros povos não a consideram assim… porque são outros povos com outros deuses….

          • Cristão, eu não vejo Maria como sem pecado porque a bíblia não diz isso, leia Romanos 3:23-24: “Porque TODOS pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus”. No termo TODOS a Maria está inclusa, só não Jesus pois a bíblia diz que nEle não há pecado, entendeu ?

            Aí vc argumentaria que só é possível gerar Jesus sem pecado se Maria estivesse sem pecado, mas aí te pergunto, pra gerar Maria sem pecado a avó, bisavó, tataravó, enfim, toda a geração até adão também teria que ser sem pecado. Esse argumento não tem base.

            Não estou querendo desfazer Maria, mas em nenhum momento na bíblia se vê ela tendo algum lugar de honra em relação aos outros após o nascimento de Jesus, eu vejo ela igual a qualquer outra pessoa, salvo pelo fato de ter dado a luz o Filho de Deus claro. Leia o texto de Mateus 12:46-50, veja que Jesus não dá maior importância a ela do que a quem faz a vontade de Deus.

            A respeito da arca da aliança, Jesus NÃO É a nova aliança, Paulo mostra que Jesus representa o SUMO SACERDOTE (Hb 5:10, Hb 9:11, Hb 6:20). A arca sempre representou a presença de Deus, com o sacrifício perfeito de Jesus o véu se rasgou (Mt 27:51), e temos livre acesso ao Pai. Veja em Isaías 6:1-2 que o trono de Deus nos céus está dentro do templo, e os serafins estavam por cima dele, clara representação da arca no tabernáculo.

            O fato de que quem entrasse nos santos dos santos em pecado era fulminado apenas remete ao sacrifício de Jesus, que por meio dEle, temos a vida eterna, sem ele, a morte eterna.

            Enfim, não há como dizer que Maria é imaculada, em nenhum momento a bíblia diz isso. Se ela fosse imaculada a avó dela também teria que ser pra gerar alguém sem pecado e assim por diante em toda sua geração. Biblicamente não tem base essa visão, apenas cita Jesus como sem pecado e TODOS os outros destituidos da graça (Romanos 3:23-24). Querendo ou não isso são suposições apenas, de que Maria é imaculada, sem pecado, sua assunção, que ela é virgem, não tem nada na bíblia que fala isso. Apenas suposições baseado no fato dela ter gerado Jesus.

            Só pra terminar, eu respeito sua visão, temos o direito de crer no que quisermos, mas acho bom esses debates sobre a bíblia, nos leva a ler mais e buscar saber a respeito.

          • Maurício, sobre o texto “fazei tudo o que Ele vos disser”, eu quis dizer que não somente deu uma ordem a um escravo, como qualquer outra mulher ou pessoa poderia fazer.

            Você comparou Maria com a arca, como se fosse o caminho que deve ser seguido, o que quero dizer é que o caminho é Jesus, não é necessário seguir Maria pra “acharmos” o caminho. Acho que ficou mais claro agora.

            A sua comparação de 2Cr 5:2-14 com Lc 1:34 não faz sentido também, o Espírito Santo também “desceu” sobre apóstolos e várias outras pessoas citadas (Cornélio), logo teria que ter “outras arcas” pra comparação ser plausível.

            Paulo mostra explicitamente que Jesus representa o SUMO SACERDOTE de uma nova aliança (Hb 5:10, Hb 9:11, Hb 6:20), a arca sempre representou a presença de Deus, nunca a arca ou o conteúdo dela. O sumo sacerdote é aquele que tem acesso a Deus, e por meio do sacrifício de Jesus, o véu se rasgou e temos acesso a Deus também. Ficou claro agora ?

            Maurício, só um conselho, tente ler mais a bíblia, não copie e cole textos da internet.

        • Jeann disse: “Você comparou Maria com a arca, como se fosse o caminho que deve ser seguido”

          Eu não disse que Maria é o Caminho (concorrente de Jesus ou fora de Jesus). Eu sempre disse que ela indica o Caminho que é Jesus.
          Em meio a problemas de entendimento assim que não se chega a conclusão alguma…. fica-se patinando sem sair do lugar. Lamentável. Não pretendo convencer ninguém, mas sim que, pelo menos, saibam corretamente o que a Igreja Católica crê e ensina pois, a maioria das vezes, as criticas dos “evangélicos” não correspondem com a verdade da Fé Católica. Criticam uma caricatura que inventaram para poder melhor criticar…

          • Jeann disse: “Você comparou Maria com a arca, como se fosse o caminho que deve ser seguido, o que quero dizer é que o caminho é Jesus, não é necessário seguir Maria pra “acharmos” o caminho. Acho que ficou mais claro agora”

            Sua frase, Jeann, está tão certa como essa: “a Bíblia não é o caminho a ser seguido pois o Caminho é Jesus. Não é necessário seguir a Bíblia pois o Caminho é Jesus. ”

            Você concorda ? Pois é exatamente isso que você faz com relação á Maria.

            Graças
            a Deus, na Fé Católica, eu aprendi:
            Maria não é concorrente de Jesus.
            Maria não é outro caminho, fora de Jesus.
            Da mesma forma que a Bíblia não é concorrente de Jesus e não é outro caminho.

          • Maurício, acho que ainda não entendesse o que eu quero dizer.

            A bíblia é a palavra de Deus, não a palavra de Maria.

            Olha o exemplo do ladrão que estava crucificado na cruz, ele clamou a Jesus e foi salvo, não precisou clamar a Maria também.

            É como Jesus diz: “Quem crer em mim tem a vida eterna”, não é necessário “crer” em Maria também.
            Se eu posso crer em Jesus diretamente, não é necessário “perguntar” a Maria qual o caminho.

            Eu sei que ela não é concorrente, mas Jesus é o único mediador da salvação (1 Tm 2:5), basta crer nEle.

            “Creia no Senhor Jesus, que serás salvo; tu e tua casa” At 16:31

            Deu pra entender agora, acho que ficou mais claro, certo ?

          • Jeann disse: “A bíblia é a palavra de Deus, não a palavra de Maria.
            Olha o exemplo do ladrão que estava crucificado na cruz, ele clamou a Jesus e foi salvo, não precisou clamar a Maria também.”

            Agora compreendi o que você quis dizer. Você disse que não precisamos de Maria da mesma forma que não precisamos da Bíblia. O ladrão clamou a Jesus e foi salvo, não precisou ler, estudar, conhecer ou ter qualquer contato com a Bíblia. Já podemos jogar a bíblia no lixo.

          • Maurício, como vc não entendeu, vou explicar novamente.
            Vou exemplificar de outra forma pra ver se vc entende…

            Imagina o caminho (Jesus) como uma estrada que nos leva a Deus, a bíblia representa o guia (ou mapa) para chegarmos no destino. Nesse contexto, Maria representaria uma placa INFORMATIVA no meio do caminho do tipo “Siga em frente, você está no caminho”. Tendo Jesus (a estrada) e o guia/mapa nos orientando e advertindo dos perigos (pecados), não necessitamos de “placas” do tipo Maria. Já temos o Espírito Santo e a bíblia nos guiando pelo caminho para chegarmos a Deus.

            Compreendeu a analogia ?

          • Jeann, onde está na Bíblia que Maria é uma placa ? Agora é você que afirma o que não está na Bíblia.
            A Bíblia, na minha opinião, coloca Maria em paralelo com a Arca da Aliança. Dizer que Maria é a Arca da Nova e Eterna Aliança Jesus Cristo é muito mais Bíblico que dizer que Maria é uma placa.
            Isabel se sentiu honrada pela visita Maria que é só um placa em meio a tantas outras ? Ou se sentiu honrada por receber a visita de alguém importante: a mãe do Senhor ?

          • Maurício, eu disse que estava exemplificando, comparando Jesus com uma estrada pra vê se vc compreendesse dessa vez, pelo visto não deu certo.
            Você mesmo disse que Maria indica o caminho (Jesus), fazendo alusão a uma estrada não seria essa a função de uma placa ?

    • Esse Paulo aí não sou eu.

  8. HO Silva esta no feminino tuis e zome ou tuis e muie, Agora vossa santidade esta ai dizendo em nível, que nível nível de mao, nível de mangueira nível do mar, curva de nível, nível alemão, nível com estação, ou nível com tiodolito, por que ae for em um nível intelectual ai o bicho pega porque uma pessoa ou ser humano que tem um nível intelectual assim digamos mais elevado não se presta a tar escrevendo coisas de desagravo a outrem, pois quem esta me desagravando e você, todos aqui do site inclusive ate alguns que parecem ser amigos sabem e eu por minha vez ate já admite que não sou muito bom na digitação no computador, e também não sou muito bom no português, agora eu tenho certeza absoluta que você não sabe amtade da metade da metade da metade do que eu domino e sei fazer isto como profissional , agora no campo intelectual ou talvez vossa majestade tenha assim uns diplomas de doutorados talvez umas duas ou três formaturas em faculdades talvez estudaste nas melhores faculdades do mundo, de repente vossa magnânima pessoa e assim digamos inteligentíssimo tem um q i avantajado, não e verdade ai vossa inteligentíssima pessoa pode sim fazer pouco caso de um assim como eu ta bom gente boa vai fundo continua, e quanto ao Edy Mancebo e o Vai Arrebentar não vejo o porque de eu ter cuidado com eles

  9. Sou crente em Jesus Cristo, creio nos manuscritos bíblicos dos profetas e dos apóstolos, ”mas não concordo com a ação do pastor e dos irmãos, como diz a bíblia sagrada não é por força nem violência:.Zacarias cap:4 Vs:6 E respondeu-me, dizendo: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel, dizendo: Não por força nem por violência, mas sim pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos…..

  10. SOU CONTRA FANATISMO RELIGIOSO , SE QUEBRAR IMAGENS RESOLVESSE A CEGUEIRA DESTE POVO CEGO PELA RELIGIOSIDADE DA SEITA CATOLICA APOSTATA ROMANA, , O CERTO É CHAMAR OS CATOLICOS PARA O DEBATE DAS ESCRITURAS AIIII SIMMMM !!!! MAS ESPERA AI……….CATOLICOS NÃO SUPORTAM DEBATES….ELES FOGEM……..AI NAO TEM JEITO NÃO !!!!!!!

  11. Falou Paulinho ta bao tomem uai

  12. Um fato é.
    A idolatria católica é visível com sua devoção e idolatria aos santos mortos e a evangélico é maquiado com sua idolatria aos “santos” vivo.

  13. O que???vc me xingou de evangelica??da proxima vez que vc me insultar desse jeito, vou te rogar uma praga bem cabeluda! ok?

  14. Falta de sabedoria, devemos pregar a palavra respeitando a fé alheia, e sem uso de violência. Precisamos lembrar que nosso papel é levar a Palavra, o convence é papel do Espírito Santo.
    Mas só por curiosidade, está circulando na net um vídeo de um islâmico quebrando uma imagem católica, qual a atitude da igreja? O pastor está errado em fazer, mas porque só ele é punido? Na visita do papa ao Brasil, ativistas gays colocaram terços no ânus, colocaram imagens católicas nos órgãos genitais e depois a quebreram, por que a igreja católica se omitiu nesses casos?

  15. O que me deixa furioso, é o fato dos fanáticos quererem interferir na crença e vida alheia… NINGUÉM tem o direito tem dizer como alguém deve viver ou em que deve crer!! Esta é uma das ações mais dignas de pena verdadeira, pois com tanta coisa acontecendo no mundo e alguns seres de mente alienada por um livro carregado de preconceitos e que apenas dificultam a vida social na Terra, fazem de tudo para que todos sigam à aquele modelo que acham ser o mais correto, mais digno…. Ah, por favor né!! Vão cuidar das suas vidas, viva e deixe viver. PAREM de buscar interferir na vida alheia, pois só causará transtornos não somente à pessoa alvo, mas também das pessoas que a cercam.

    Esta questão é tão séria, que uso o exemplo que testemunho na própria cidade onde moro, onde há o maior supermercado da cidade e este tem sua folha de currículo própria, onde você obrigatoriamente deve colocar qual sua religião e qual igreja frequenta… através de dados empíricos pude notar que TODA a casta de funcionários deste supermercado (o maior da cidade) só contrata evangélicos… independente de sua situação financeira, ou necessidades que outros que nao sejam evangélicos tenham… ja vi gente se dar muuuito mal por questões religiosas em minha cidade… pessoas que perderam toda a integridade moral e física… alguns se entregaram ao crack. TUDO por culpa dos fanáticos evangélicos de minha cidade que acreditam ter o poder para julgar a vida alheia e sem ter o mínimo de consciencia do que isso pode causar na vida privada de cada um! SE TOQUEM! CUIDEM DE SUAS VIDAS, POIS JA VI MUITA GENTE DIGNA SOFRER POR INTOLERÂNCIA RELIGIOSA E MUITAS VIDAS PERDEREM O RUMO POR CAUSA DE FANÁTICOS COMO ALGUNS Aí!!!

    Querem melhorar o mundo? vão ajudar aqueles que passam fome, pessoas com necessidades reais, que se sente na pele e no estômago. ISSO é importante e não seu trabalho de destruir elementos de crenças religiosas na mente e vida das pessoas. Acordem pro real, parem de criar probleminhas de relevância insignificante enquanto tem gente morrendo de FOME nas ruas.

  16. Certos pastores (muitos) acham que combatendo o catolicismo, convencem os católicos a migrarem para suas igrejas. Isso é falta absoluta de outros argumentos (que aliás não existem mesmo)

    • Na verdade é falta de sabedoria isso sim!

    • Acredito que não saibas nada de bíblia, teologia ou mesmo cristianismo. Talvez falte um estudo aprofundado do assunto.
      Veja no google: resposta católica , veja também catecismo da ICAR.

      Só pra vocÊ entender um pouco.

      Sobre a intercessão dos mortos:
      Leia apocalipse 6
      E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
      E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

      Esse é só um pequeno exemplo.
      Estude mais sobre o que debate, as vezes o que te dizem não é a verdade. Há muitos pastores e líderes que pouco leram e que pouco sabem, mas que guiam as pessoas humildes.
      PAZ!

  17. O que podemos ver nesse culto aos ídolos dentro da igreja católica? Nada mais nada menos,que culto aos mortos,ou melhor dizendo necromancia,procurar apoio em humanos que morreram,e acreditar que eles podem auxiliar os vivos aqui na terra.-Primeiro que nem base bíblica tem para isso rs.
    A igreja católica através desse engano, devoção aos santos promove o espiritismo,a necromancia.
    Não é de me admirar que a igreja católica seja uma babilônia espiritual.

    • O católico é tão ignorante que não pensam,acendem vela para os ídolos.
      Pow mas quem precisa de luz não é os que estão nas trevas?rs poxa se os santos estão lá próximo ao altíssimo porque vela;?rsrs
      O negocio é de tal maneira demoníaco,que a própria consciência sabe,mas a vontade sujeita ao engano,descauteriza ela,o cara acende a velinha motivado por crendice rsrs

      • Me prove, pode ser com sua bíblia que há idolatria nas imagens.
        Se tu não és católica não pode saber o significado.
        Acredito que tu não saibas das imagens nas tumbas e grutas feitas por católicos no primeiro século depois de Cristo, acredito também que não leu exodo por completo, assim como não leu acerca da serpente e da arca da Aliança.
        Se algum católico venera imagem tu saibas que esse não pratica o catecismo. Imagem deve ser vista como uma foto de um ente querido.
        Estude mais e saberá sobre a ICAR.

        Vá no google e coloque: resposta católica.
        Estude o catecismo da icar.
        Depois disso, e só depoi s disso poderá argumentar, isso se não mudar de opinião.

        • Roberto pode dizer-me onde há “imagens nas tumbas e grutas feitas por católicos no primeiro século depois de Cristo” conforme você disse? Esse hábito começou no segundo e terceiro século quando os cristãos começaram a apostatar da fé dos primeiros apóstolos de Jesus. E já pensou na razão da serpente de cobre ter sido eliminada? Já pensou na razão de a arca da Aliança ter desaparecido? Não seria porque os israelitas começaram a adorar algo que não era para ser adorado? Não tentem tapar o sol com a peneira. Eu bem vejo a idolatria que se passa nas igrejas católicas, quando as pessoas beijam as imagens, rezam ás imagens. Até existem corpos de mortos em túmulos de vidro para as pessoas adorarem. Isso é algo repugnante. Restos mortais a serem “venerados” dentro de igrejas? Como isso pode agradar a Deus?

          • Mas então qualquer tipo de imagem seria errado m.m. manuel?
            Qual seria seu critério de escolha?

            Um exemplo claro é o da morte de São Policarpo, e não foi tanto tempo assim meu caro como citado por você, vocÊ disse que após o terceiro século começaram a criar essa questão de imagens.
            Você poderia verificar essa informação?

          • No comentário abaixo o senhor disse que os frequentadores da ICAR estão sem salvação, você já tomou o papel de Cristo (HB 9, 27) e se colocou no papel de julgar o coração dos que a frequentam.
            Peço apenas que repense irmão.

            Eu gostaria que o senhor comentasse sobre algumas igrejas protestantes que possuem imagens

          • O que é idolatria meu caro? O problema está ai, na confusão interpretativa que os protestantes realizam sobre idolatria. Importante saber o que o Senhor proibira no Antigo Testamento. Ele proíbe a imagem idolatra Ex 20, para proteger o seu povo das nações vizinhas que adoravam animais, os deuses antropomórficos. Cujas imagens os seus adoradores criam piamente que seus deuses estavam presentes naquelas imagens. No Ex 25, Deus manada fazer dois Querubins de ouro, o que significa que imagem simbólica é permitida por Deus. Portanto, as imagens católicas são imagens sacras simbólicas. Além do mais, a Igreja Católica possui indubitavelmente uma descendência verdadeiramente apostólica e possui uma uma autoridade evangélica devido a herança chamada de TRADIÇÃO, proveniente dos apóstolos e seus sucessores. Onde durante a história da fé cristã, este assunto já foi debatido em concílio e definido que a imagem estar para fomentar a fé e sua contemplação elevar a mente para aquele que está além do que ela simboliza. Finalizando, só um exemplo simples, a imagem faz com que cada vez que dela colocarmos o nosso olhar a nossa mente vem a lembrança de quem amamos. Digamos se olhas para uma parede e nela nada existe do que irás lembrar? Certamente de nada e se nela estiver pendura um Crucifixo de quem lembrarás? Acredito que poderá vir vários sentimentos, como pensar em Deus, pensar no amor de Deus, pensar na derrota do mal pela cruz e assim sucessivamente. Lembre-se a Igreja Católica possui mais dois mil anos de existência, protestante só passou a existir no século XVI. A Igreja carregou toda essa herança divina pelos séculos juntamente com a graça e a misericórdia de Deus, cuidado ao condená-la, podes estar te condenando também.

        • Em Vez de vcs procurarem no Google procure na Biblia Sagrada as resposta para vossas duvidas e entenda o mandamento Êxodo cap.20 versc,4 Não fará para ti imagem de escultura,nem alguma semelhança do que há em cima no céu,nem em baixo da terra,nem nas águas debaixo da terra.
          eu vejo alguns que tem ódio do evangélicos e maldizem as Sagradas Escrituras que Deus possa converter vossos corações de vossas maldades amém.

      • Phedro…a ICAR tem idolatria, é verdade, mas o que se passa hoje nas igrejas evangélicas não é também idolatria? Igrejas Presbiterianas e Metodistas tem cruzes com imagem de Jesus dentro da igreja. As igrejas pentecostais e neopentecostais usam vários objetos “ungidos” para vender nas igrejas. E isso não é idolatria?

        • Manuel

          Sim são apóstatas,e a maioria dos seus frequentadores estão sem salvação.

          • Já tem gente pensando que é Deus e já está julgando os outros. Com que autoridade você chega dizendo que eles estão sem salvação. Cabe a Deus julgar não a ti.

          • E vc Phedro?

            acredita que já está salvo?

            vc não comete pecados?

            se comete qualquer tipo de pecado está na mesma vala de idólatras, ladrões, GAYS etc.

            então, fica tranquilinho na sua ai. pare de ficar jogando as pessoas no inferno, de repente vc acha que está empurrando-as para o inferno, quando na verdade vc só está tentando puxá-las.

      • Meu caro, acredito que você precisa refletir onde está a ignorância verdadeiramente. Você falar que a Igreja Católica age por ignorância é subestimar uma doutrina que existe há mais de dois mil anos. Uma Igreja que nasce em um ambiente de cultura oriental, onde o simbolismo se faz presente constantemente em todas as religiões. Exemplo: O judaismo utiliza-se de incenso, possui ritos, usa símbolos. Ou seja, muitas coisas que os católicos possuem fazem parte da herança oriental. Seria interessante você procurar conhecer para antes criticar com mais fidelidade ao fatos. E só para explicar o que simboliza a vela. A luz que dela procede possui vários significados vejamos alguns, pode simbolizar a luz do Espírito Santo; também pode ser a luz de Cristo presente na celebração; ou ainda simbolicamente pedir para que a luz de Cristo Ilumine alguém; ao acender para um santo, simboliza pedir a sua intercessão junto ao CORDEIRO JESUS CRISTO por Alguém. Para finalizar, a Igreja Católica é uma Igreja que possui muitos ritos e símbolos, onde cada um tem o seu significado. Portanto estude antes de criticar.

    • Macunbolica

    • Nozinho na meia(Iurd), suor na toalhinha( waldemiro), fogueira santa(iurd), sal grosso(iurd), unção da galinha e outras palhaçadas – por acaso estão na bíblia????

    • Phedro, nosso Deus é o Deus dos Vivos.

      Deus de Abraão, Isac e Jaco.

      é o Deus de moisés, que mesmo “morto” como vcs dizem, esteve com N. S. Jesus Cristo.

      Temos em nossas crenças total embasamento biblico, basta estudar a biblia, mas temos também embasamento teológico, histórico e a tradição de nossa Igreja, que é a tradição apostólica, afinal de contas, foi esta tradição de nossa Igreja que deu origem a biblia (localização, preservação, tradução, escolha e compilação dos livros sagrados do NT e organização do VT).

      infelizmente vcs perdem mais tempo arrumando subterfúgios para atacar a Igreja católica do que realmente estudando as sagradas escrituras.

      • “Cristão”, me surgiu uma dúvida agora…

        Quem te garante que todos esses “santos” estão no céu ?
        Não cabe a nós julgar se esse ou aquele santo está ou não no céu, quem julga isso é Deus, certo ?

        Visto que conforme Mt 7:21-23, profetizar, expulsar demônios, fazer milagres ou morrer como martir não é uma “confirmação” de que ele entrou no Reino de Deus.

        • São João, em suas visões proféticas nos garante que os Santos estão no céu.

          • “Cristão”, deixa eu explicar um pouco melhor, acho q não entendesse :)

            Santos na bíblia remete aos que são separados a Cristo e não necessariamente aos “santos” classificados pelo vaticano, muitas vezes atribuindo o título por suas obras ou milagres associados a eles.

            Fazer boas obras ou milagres não atribui o título de “santo” e nem garante a salvação (Ef 2:9-10, Mt 7:21-23).
            Em outras palavras, alguém em que o vaticano atribui o título de “santo”, não necessariamente é Santo para Deus. Ou seja, vc pode estar orando por alguém que está no inferno e não no céu.

        • Parem um pouco para pensar,- Vc. mesmos (cristão) acreditam piamente, e pregam, que haverá um juizo divino no fim dos tempos, quando cada qual será salvo ou condenado, . Portanto, de acordo com suas crenças, não foi ainda ninguém para o céu, nem para o inferno.e decerto as almas devem estar aguardando em algum lugar, todas juntas, seja lá onde isso for, a chamada.

          • Pois é Pitagoras, isso que estou querendo dizer, os mortos serão julgados após a vinda de Cristo.
            Queria entender como a igreja católica faz para “julgar” quem está ou não no céu intercedendo por eles.
            Como eles podem ter tanta certeza de quem foi ou não pro céu, visto que cabe apenas a Deus julgar.

          • Bereano Radical disse:

            JEANN, que saudade de você, pensei que havia nos abandonado também.

            Como sempre, continua um anjinho muito sábio, nunca vi um argumento tão sólido como esse seu.

            Pitágoras, você teve um excelente discernimento da coisa. Eu li um artigo certa vez no site ceticismoaberto, sobre trindade, e achei interessante a análise da doutrina através das Escrituras, mas sob a ótica de um cético. É interessante porque vocês fazem uma análise imparcial, visto que não acreditam e não seguem nenhuma denominação religiosa.

          • E aí Bereano Radical, tô sempre acompanhando o site, só estou meio sem tempo de ficar escrevendo aí, hehehe

            Qualquer coisa estamos aí… abração, Deus te abençoe.

          • Olá Boreano, tudo bem ? – Quando a sociedade quer um julgamento o mais honesto e justo possível, ela exige que os juizes sejam imparciais. Porque não exigir a mesma obrigação em relação às discussões religiosas ?

    • Me prove, pode ser com sua bíblia que há idolatria nas imagens.
      Se tu não és católica não pode saber o significado.
      Acredito que tu não saibas das imagens nas tumbas e grutas feitas por católicos no primeiro século depois de Cristo, acredito também que não leu exodo por completo, assim como não leu acerca da serpente e da arca da Aliança.
      Se algum católico venera imagem tu saibas que esse não pratica o catecismo. Imagem deve ser vista como uma foto de um ente querido.
      Estude mais e saberá sobre a ICAR.

      Vá no google e coloque: resposta católica.
      Estude o catecismo da icar.
      Depois disso, e só depoi s disso poderá argumentar, isso se não mudar de opinião.

    • Acredito que não saibas nada de bíblia, teologia ou mesmo cristianismo. Talvez falte um estudo aprofundado do assunto.
      Veja no google: resposta católica , veja também catecismo da ICAR.

      Só pra vocÊ entender um pouco.

      Sobre a intercessão dos mortos:
      Leia apocalipse 6
      E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
      E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?

      Esse é só um pequeno exemplo.
      Estude mais sobre o que debate, as vezes o que te dizem não é a verdade. Há muitos pastores e líderes que pouco leram e que pouco sabem, mas que guiam as pessoas humildes.
      PAZ!

      • Roberto

        Será que não conheço mesmo? rs

      • Roberto

        Primeiro me responda antes de querer falar de teologia,porque vc não sabé o que é teologia,nunca fez e tenho certeza nunca fará teologia,e a teologia propagada pelo catolicismo é a mais mediocre que eu já pude ter acesso até hoje.
        Antes de querer falar de teologia,onde está na “BIBLIA”,que algum humano depois de morto atende oração de mortais? Poderia citar o versiculo para minha pessoa?
        Aonde está na biblia Deus ensinando que o homem mortal pode interceder por outro junto a ele nas alturas? Há não ser o Senhor Jesus Cristo.
        Quantos mediador existe junto a Deus para mediar pelo homem junto a ele? Cite os textos.
        Não venha com essas apologias feitas por esses sites catolicos,porque já estou encaliçado,e a coisa mais facil que tem é colocar um catolico lá embaixo.

        • opa, essa eu respondo:

          Depois morreu Eliseu, e o sepultaram. Ora, as tropas dos moabitas invadiram a terra à entrada do ano.
          E sucedeu que, enterrando eles um homem, eis que viram uma tropa, e lançaram o homem na sepultura de Eliseu; e, caindo nela o homem, e tocando os ossos de Eliseu, reviveu, e se levantou sobre os seus pés. (2 Reis Cap 13. 14-21)

          Bem, na biblia também vemos Paulo pedindo que oremos por ele, ou seja, para que “intercedamos por ele: Efésios 6:19. temos também outros bons exemplos: II Coríntios 1:11; Efésios 1:16; Filipenses 1:19; II Timóteo 1:3

          e antes que vcs venham com conversinha fiada de que os Santos estão mortos e não podem nos ouvir, já adianto que os Católicos não creem em deus de mortos, cremos em um DEUS DOS VIVOS, no Deus de Abraão, de Isac e de jacó, talvez mortos para os protestantes, mas vivos para os católicos. vivos junto ao corpo de Cristo, assim como Moisés, que mesmo “morto” como dizem os protestantes, vemos ele conversando com Cristo.

          • acabei esquecendo de comentar:

            ai vem o “protesta” (como já me aconteceu) dizer que não fizeram oração para que aquilo ocorrece. kkkkkk

            sem pedir o “santo” já intercedeu, imagina então se pedir kkkkkk

            mas veja que o milagre não foi do santo, foi obra de Deus através dos ossos de seu santo.

          • Cristão

            Já terminou é so isso? rsrs

          • bãoooo.

            tem mais, a biblia é repleta de informações.

            mas a sua pergunta está respondida.

            mas vjo que vc tem sede de aprender.

            pode perguntar meu garoto, estamos ai para esclarecer suas duvidas.

          • Cristão

            Vamos para a biblia:

            Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o “que pedirem em meu nome”. João 15:16
            Jesus disse: pedirem em meu nome ao pai.
            Jesus não disse para pedirem ao João,a Maria ao José ou Sebastião,mas em meu ”NOME”.
            Então pedir a homens que já partiram é sem base biblica e sem autorização de Jesus Cristo.

            VEJA:
            Mas o Conselheiro, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, lhes ensinará todas as coisas e lhes fará lembrar tudo o que eu lhes disse. João 14:26
            O Espirito Santo que ensina todas as coisas é enviado em nome de Jesus.

            Por isso Deus o exaltou à mais alta posição e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
            para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra,

            Filipenses 2:9-10

            Ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu os anjos na terra os homens debaixo da terra os demonios.
            Se dobre ao nome de quem? Maria,João,Sebastião,Franscico? Não se dobre ao nome de Jesus,porque Deus o exaltou soberanamente.
            Por enquanto fique com isso para vc ir digerindo,quem sabé Deus abra seus olhos para a verdade

          • Ué Caro PHEDRO, tá mudando de assunto?

            vc não tinha pedido para te mostra “biblicamente” uma situação de intercessão:?

            não tinha pedido para mostrar-lhe a palavra de Deus mostrando outros intercessores?

            mostrei. é só ler. nem precisa ser muito bom em interpretação de textos.

            ———

            mas vamos lá, já que vc quer mudar de assunto:

            A biblia afirma categoricamente que JESUS CRISTO é o FILHO UNIGENITO DE DEUS.

            puxa, será que isso quer dizer que eu não sou filho de Deus?

            kkkk

            talvez para alguns “interpretadores de biblia” seja isso mesmo.

            mas não caro Phedro, eu sei e vc também sabe que apesar da biblia dizer que Cristo é o filho UNICO DE DEUS, nós também nos tornamos filhos de Deus através de Jesus. assim como nos tornamos INTERCESSORES junto a Deus, através dos méritos de Jesus.

            acho que nem preciso dizer muito, se vc realmente tiver um mínimo de discernimento vai entender isso.

  18. E então eu to ferrado porque o tanto de imagem que eu já rebentei amassai estourei na marreta não esta escrito as que tinha na casa de minha mae e de uma irma minha eu e um sobrinho meu nos as espatifamos sem nenhum remorso, eu la sou algum idiota para ter respeito por um monte de barro ou de gesso ou ferro ou bronse, eu em quem tem mais poder um ser humano ou um monte de barro ou qualquer outra matéria? tenha a santa paciência, por ventura não tem poder o criador sobre a criatura? e não vejo a onde um verdadeiro crente em Cristo Jesus pratica a idolatria a onde? em que ? como ? que qui foi que qui e que qui a, sai fora jacaré comigo não violão

  19. Muito bom, que isto sirva de exemplo. Se nós evangélicos queremos respeito com a nossa fé. Temos a obrigação de respeitar o direito dos outros exercerem a sua fé também. Parabéns Justiça.
    Aproveite esta oportunidade!

    Cursos de teologia sem mensalidades e em taxa única à partir de R$ 50,00 e mais nada, com direito a diploma, histórico e carteirinha. Confira!

    http://www.comembrasil.org

    Curso Bacharel em Teologia R$ 150,00 e mais nada;

    Curso de Pastor R$ 150,00 e mais nada;

    Curso Juiz de Paz Eclesiástico R$ 150,00 e mais nada;

    Curso de Capelão (capelania) R$ 160,00 e mais nada;

    Curso de Psicanálise R$ 350,00 e mais nada;

    Curso Médio em teologia R$ 90,00 e mais nada;

    Curso Básico em teologia R$ 70,00 e mais nada;

    Cursos Introdução à teologia R$ 50,00 e mais nada.

    Essa você não pode perder!

    Acesse

    http://www.conselhodeministros.com.br

    55 (21) 3182-9192

  20. IMAGEM DE JESUS? é imagem de idolatria?

    mas Cristo não é Deus?

    ahh é que os protestantes pensam que alguém acredita na imagem de gesso e não no que ela representa.

    que burrice rsrsrsrsr

    evanjecas me atacando em 3.. 2.. 1

    • Bom vc errou ao falar isso.

      Já que vc não entende vou explicar:

      4 Não farás para ti imagem de escultura, NEM ALGUMA SEMELHANÇA do que HÁ em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Exodo 20:4

      Entendeu? ou precisa soletrar?

      • acho que vc precisa falar isso pra Deus então, já que ele mesmo mandou fazer INUMERAS IMAGENS de coisas que estão no céu (anjos) e de outras que estão na terra (bois, leões, cobras)

        ou será que o Deus que vc segue é BIPOLAR? do tipo “FAÇA O QUE EU DIGO MAS NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO”

        ENTENDEU OU VOU TER QUE DESENHAR?

  21. Só um ano é pouco!deveria pegar 10 anos pra aprender respeitar o seu semelhante!

  22. Jesus. O unico digno de adoração.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 434,953 comentários no Notícias Gospel.