Home » Mundo Cristão

Famoso pastor diz que a igreja evangélica hoje não é a que Deus quer

Avatar de Renato Cavallera Publicado por Renato Cavallera em 28 de abril de 2011

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Famoso pastor diz que a igreja evangélica hoje não é a que Deus quer

A Igreja, hoje, tornou-se previsível, diz autor de best-seller e pregador influente Francis Chan.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

“Você vai para um prédio, alguém lhe dá um boletim, você se senta em uma cadeira, você canta algumas músicas, talvez um rapaz dá uma mensagem polida, talvez não, alguém canta um solo, você vai para casa,” disse Chan no seu mais vídeo recente, “BASIC.”

O autor de Crazy Love se preocupa com a grande desconexão entre o que a Igreja se parece hoje e o que parecia 2.000 anos atrás.

“Quando você lê o Novo Testamento, você vê o Espírito Santo deveria mudar tudo para que desta maneira esse agrupamento de pessoas que chamam a si mesmos Cristãos eles tivessem este elemento sobrenatural sobre eles,” explica Chan na série de vídeo, produzido pela Flannel. Sua fala sobre o Espírito Santo recentemente estreou no RelevantMagazine.com.

Foi o Espírito Santo, que desceu depois que Jesus subiu ao céu, que empoderou milhares de Cristãos de anos atrás. Através do poder do Espírito Santo, as pessoas começaram a falar em línguas diferentes, ficaram curadas, e os crentes tinham um amor sobrenatural uns pelos outros.

O fogo que desceu do céu, aquela lufada de vento, contudo, parece ter desaparecido, Chan assinalou.

“Você realmente vê esse poder sobrenatural a trabalho quando os crentes se reúnem para o que chamamos de Igreja?” ele pergunta. “Não é o mesmo Espírito Santo que deveria estar disponível para nós hoje? Por que é tão diferente?”

As frustrações de Chan, com a Igreja de hoje é o que inspirou a série “BASIC.” Ele estava conduzindo com sucesso uma mega-igreja em Simi Valley, Califórnia, quando começou a questionar e repensar o “como fazemos Igreja.” Comecei a me sentir desconfortável com as pessoas que dirigem longas distâncias apenas para ouví-lo falar todo fim de semana e com a Igreja se tornando uma rotina uma vez por semana.

Após 16 anos na Igreja Cornerstone, ele deixou de dar as rédeas em 2010 e viajou para ásia, onde ele e sua família passaram o tempo com os Cristãos perseguidos e órfãos.

Ele está ainda para anunciar o próximo movimento de seu ministério mas uma atualização em seu blog revelou que ele está residindo atualmente em São Francisco. “Estou trabalhando em projetos que eu creio que podem ajudar a saúde como um todo da Igreja nos Estados Unidos,” escreveu ele no início deste ano.

Chan filmou uma série de curta-metragem de sete partes com Flannel que visa desafiar os Cristãos a serem a Igreja que é ilustrada nas Escrituras. Os vídeos estão sendo liberados lentamente e o Espírito Santo é o terceiro e mais recente na série que está sendo disponibilizada.

Nela, Chan observa o que a Igreja se parece hoje e o que supostamente deveria parecer, de acordo com a Bíblia.

“Eu ouvi uma pessoa dizer que a Igreja hoje não é super e nem natural,” disse ele. “Tudo é previsível tudo é esperado.”

“Há uma verdade nisso,” eu admito. “Eu me sinto mal com isso. Estando em torno de uma cultura de Igreja, mesmo conduzindo uma reunião de crentes, já comecei a ficar muito bom em prever o que iria acontecer em um culto da Igreja. Era desse jeito que deveria acontecer?”

“Quando Jesus disse: esse poder (do Espírito Santo) viria em cima de você, ele realmente veio sobre eles, e eles eram seres poderosos (os discípulos de Jesus),” assinalou Chan. “Por que é que na Igreja tantas pessoas são derrotadas, enfraquecidas ou inseguras, é porque olhamos muito para nós mesmos ao invés de Deus? Não faz sentido.”

Embora os Cristãos acreditem em um Deus Todo-Poderoso e poderoso, que coloca o Seu Espírito nos crentes, a resposta do meio de Seu povo hoje é: “Olá, bem vindo à Igreja. Aqui está o seu boletim. Estará livre para ir em uma hora. Volte na próxima semana.”

“Quero dizer, sério? Será que isso é tudo o que Deus destinou para nós?” desafiou Chan.

Enquanto ponderava se os Cristãos realmente acreditam que o Espírito Santo existe hoje e pode trabalhar com força, ele fez uma pungente pergunta: “Qual seria a aparência de Igreja, hoje, se nós realmente parássemos de ter o controle disso e deixássemos o Espírito Santo conduzir?”

“Acredito que isto é exatamente o que o mundo precisa ver.”



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Seja o primeiro a comentar

  1. Até que enfim encontrei alguém que concorda com meus pensamentos.
    Para mim hoje a igreja está desconectada daquilo que a bíblia descreve e desmotivada.
    Pessoas vão a igreja e chegam na casa cada vez mais vazia, ou com uma falsa sensação de Deus.Ou com emoções a flor da pele achando que Deus agiu Cura e manifestaçoes de boa musica não é AVIVAMENTO.

    Enfim, está igreja que vejo hoje, esta distante da realidade. O mundo se modernizou, hoje se usa mais e mais informática, algumas igrejas estão se modernizando, mas, as mensagens ainda se distância das pessoas ou do evangelho.
    Obvio que não temos homens como os grandes homens dos séculos passados.
    Eu assisto vários cultos on line, visito igrejas, ainda, minha família são evangélicas.
    Sei como estão vivenciando o evangelho, claro que reproduzem aquilo que o pastor prega, se a pregação é de Deus, com certeza influenciam os membros e todos em sua volta. Mas, o que eu percebo é arrogância, falta de humildade e ai vai uma imensa de adjetivos.
    Lembro-me quando membro e pastor da igreja de nova vida Rio, onde o bispo Valter Maclister desejava enviar um missionário para Lisboa, nós erámos em 200 pastores aproximadamente, ele pedia 500 reais cada pastor para enviar um pastor para a obra missionária.
    Parece piada, com este dinheiro ´daria para mandar vários missionários, enfim, até hoje não vi missões, nem almas, nada enfim. Missôes não pode ser igual a turismo. Isso que eu presenciava na Nova Vida, ou seja nesta nova nova vida, do Valter Maclister.
    Eu convivi com um pastor que todos os anos viajavamos para congressos e dizia para a igreja que era missões o motivo da nossa viagem, eu na verdade tinha que ir junto, mas, com meu próprio dinheiro, tinha que fazer esforço para cumprir meus objetivos, pois enquanto ele viajava para europa e eu ficava no evento.
    Dificil obedecer um líder assim.Isto está cheio no meio evangélico.
    Muitas . igrejas que desejam crescer, mas, matam pastores , por falta de pastores psicólogos, conselheiros, para recrutar, ajudar, amparar,
    mas, enfim a igreja mais matam do que oferecem vida a estes pastores.
    O amor é para almas novas, para pastores se virem este é um pequeno retrato da igreja evangélica .

  2. verdade concordo

  3. Concordo plenamente com a nota.Fui pastor da igreja de nova vida do Rio, bispo Walter Maclister, uma igreja que o pastor só de tem o seu lugar se obedecer cegamente o bispo.Eu, sempre aconselhado, não opine, não abra a boca.E, foi fato quando abri a boca para discordar fui convidado por dois peões de bispo, feito bispo, Pedro e Márcio.Ninguem imagina como era a igreja.Dinheiro e carro colocava você no podium dos altares de boas igrejas para pregar.Quando comecei pregar em nova vida, logo, fui podado, segundo eles por medo de que eu dividisse a igreja, devido meu conhecimento.Enfim, a igreja que coméstica, tudo certinho, arrumadinho, até prega a bíblia, mas, dona da verdade.Não distancia muito das 7 igrejas da Asia do Apocalipse.Nem quente, nem fria, morna.Esta era e sempre foi a igreja deste bispo.Claro que tem pastores que são sérios, mas, se pagar a franquia. Se quiser rebater ou tirar duvidas tenho o prazer de contar coisas que você nunca soube.

  4. josadak f da silva disse:

    eu ando indgmnado e com os politicos evangelicos tantas manifestacao e protestos contra a corrupicao e nao aparece nenhum polico evangelico s manifestando contra tambem sera e porq eles tao levando muito dinheiro la do congresso e tao gostando muito eu creio q sim e eu faco uma pergunta sera q eles dao o dizimo do dinheiro q eles pegam dos cofres publico.com certesa q nao pois e muito dinheiro pastor politico nao pode da o dizimo so o povo da igreja mais jesus ensinou q temos q s fiel ate com o dinheiro d origem injusta e qem nao da o dizimo ta roubando a deus alem d rouba os cofres muitos dls tao roubando a deus nos dizimo e nas ofertas tais sao caes mercenarios acautelai~,vos destes meus irmaos nafe nao va atras d lideres politicos evangelicos pois estao envolvidos em muitas ptrapacas nesse meio vamos olha so para a jesus pois tamovi vendo nos dias d tribulacao vigiemos contra os falsos profetas pois nhoje ta cheio dls em nosso meio

  5. É TRISTE SABER QUE TUDO ISSO ESTÁ ACONTECENDO COM A CASA DE DEUS, QUE A IGREJA DE CRISTO ESTA PERDENDO A IDENTIDADE DE OUTRORA. FICO TRISTE QUANDO VEJO PASTORES QUE DEVERIAM ESTA CUIDANDO DAS OVELHAS INFELISMENTE ESTÃO METIDOS EM DISSE MIM DISSE COM A MIDIA, TUDO PODERIA SER DIFERENTE SE NÓS CRISTÃO NOS DEDICASIMOS MAIS PARA A OBRA DE DEUS. O MAL DO HOMEM É QUE O MESMO DEIXA QUE AMBIÇÃO TOME CONTA DELE EU DESEJO UM MUNDO MELHOR, UMA IGREJA QUE SE PREOCUPACE COM O RESGATE DE ALMAS SOMOS SAL DA TERRA VAMOS DA MAIS EXEMPLOS DE VERDADEIROS ADORADORES! O TEMPO ESTA PROXIMO VAMOS NOS PREOCUPAR COM A NOSSA SALVAÇÃO É QUE IMPORTA QUANDO JESUS CHEGAR O MESMO QUE NOS ENCONTRAR PREPARADOS NÃO NOS PREPARANDO. EU ACREDITO SIM NO MOVER DO ESPIRITO SANTO EU CREIO, MAS NÃO VAMOS USAR O ESPIRITO SANTO COMO PICUINHA DA MIDIA DA NET VI TANTA COISA HOJE NA INERNT QUE PASMEI.

  6. "Mas, quando vier aquele, o Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (João 16 : 13) O homem precisa parar de querer fazer o papel do ESPíRITO SANTO DE DEUS…..

  7. amados o mundo está no fim é chegada a hora em que muitos que eram de Nós vão acabar por se corromper neste mundo. mas não te preocupes Jesus está voltando. você está preparado?

  8. O autor de Crazy Love se preocupa com a grande desconexão entre o que a Igreja se parece hoje e o que parecia 2.000 anos atrás.

    “Quando você lê o Novo Testamento, você vê o Espírito Santo deveria mudar tudo para que desta maneira esse agrupamento de pessoas que chamam a si mesmos Cristãos eles tivessem este elemento sobrenatural sobre eles,” explica Chan na série de vídeo, produzido pela Flannel. Sua fala sobre o Espírito Santo recentemente estreou no RelevantMagazine.com.

    • Meu amigo, meu irmão. Com todo respeito que você merece, segue o meu comentário.

      Nada disso é novidade para mim.
      Já vi li e ouvi o mesmo discurso por diversas vezes, mas em que acrescentou? Famoso… Para a mídia, pode ser. De uma coisa sei: Sabe Deus a fama de cada um. Mas vamos lá. De que adiantaram todos esses discursos? De Nada! Isto só vem para dificultar mais ainda o trabalho de igrejas e pastores… São poucos? Não sei. Talvez. Deus sabe. Como os da casa de César, há os sinceros e piedosos focados no resgate de vidas! Homens e mulheres que renunciam suas vidas por um só motivo: A vontade de Deus. Creio que há um só Deus e igrejas como no Apocalipse. A todas, Deus trata com amor e tenacidade chamando-as ao amor, a fidelidade e ao arrependimento. “E ao que vencer…”
      Afirmações como esta: “Eu ouvi uma pessoa dizer que a Igreja hoje não é super e nem natural,” disse ele. “Tudo é previsível tudo é esperado” Assim disse o pregador considerado famoso pela mídia. Se ele é tão bom como muitos aplaudem, então questiono o teor de sua mensagem, para quem ele atrai a atenção? Porque se incomoda tanto com os que se intitulam cristãos parecendo que não (na opinião dele)… Subjetivo, não? Eu penso assim: Tudo parte da intenção do coração. Depende do espírito com que se atém ao determinado objetivo. Esse tipo de comentário me lembra o povo no deserto. Tinham o maná, tinham a provisão, mas transformaram suas vidas num tédio. A rotina que eles desprezavam era de Deus! Não bastou a provisão, embora o brilho da glória, seus olhos estavam travados pela glória de “algo mais” . A simplicidade de Deus já não mais bastava aos apelos de suas vontades… Agora eu pergunto: Quem pode garantir que a rotina semanal de uma pessoa ou de um culto não é também uma provisão de Deus? Alguém pode afirmar? Se alguém tem cacife para isto, então porque então não espalhar pelas redes sociais e outras mais quem é o joio ou o trigo? Eu sei que Deus e nem igreja nenhuma precisa de advogados, mas calar diante de certas coisas é o mesmo que concordar e não concordo. A visão que tenho de igreja é a que Jesus fundou e para mim basta.
      Enfim, tomar posição de juiz questionando a previsibilidade da rotina de um culto ou de uma pessoa, não acrescenta em nada sinceramente. O Espírito Santo não tem padrão, nem modelo de operação. Outra coisa é a pessoa se incomodar com o chamado do Espírito Santo para sua vida e atender ao seu chamado. Outra é sair por aí afirmando que igreja evangélica de hoje não é a que Deus quer. Para quem entende de jogada de marketing sabe melhor do que eu o que dá ibope ou não. Quando o motivo é Cristo, tudo que importa é viver o Evangelho na vida prezando o que cada um representa para Deus e importando-se com seu semelhante.
      Lança o teu pão sobre as águas…
      Forte abraço aos que são da fé.

    • Concordo plenamente com vc irmã!! relmente o culto na minha igreja por exemplo tem sido previsivel sempre, e a previsão e de que, ( ONDE DOIS OU MAIS SE REUNIREM EM NOME DE JESUS, ELE ESTARIA PRESENTE) e isso tenho experimentado sempre nos nossos cultos.amem.

  9. “Qual seria a aparência de Igreja, hoje, se nós realmente parássemos de ter o controle disso e deixássemos o Espírito Santo conduzir?”

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 409,598 comentários no Notícias Gospel.