Home » Destaque, Mundo Cristão

Conheça os cinco pastores evangélicos mais ricos da Nigéria: pregam teologia da prosperidade

Profile photo of Renato Cavallera Publicado por Renato Cavallera em 19 de julho de 2011

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Conheça os cinco pastores evangélicos mais ricos da Nigéria: pregam teologia da prosperidade

Poucas pessoas esperavam por essa notícias, mas foi revelado recentemente que os cinco pastores evangélicos mais ricos são todos africanos, mais precisamente nascidos na Nigéria. A revelação é da revista americana Forbes, conhecida por suas listas e matérias sofre finanças, e levou em consideração apenas o patrimônio declarado legalmente pelos pastores e não o que está em nome das igrejas, empresas ou entidades ligadas a eles.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

O continente mais pobre do mundo tem também o menor índice de vida e de educação e por isso muitas africanos acabam acreditando em qualquer tipo de solução milagrosa para resolver seus problemas e melhorarem suas vidas. Embora isso tenha feito que a África seja dominada por religiões ligadas a bruxaria e seitas vindas das antigas tribos residentes no local, a cristianismo vem crescendo com força no continente. Diversas igrejas conhecidas no Brasil já estão lá a muito tempo como a Quadrangular e Assembléia de Deus, além de outras que aterrissaram no continente a menos anos como as igrejas Universal, Mundial e Internacional.

Segundo a revista Forbes, os cinco pastores mais ricos do mundo conseguiram suas posses vendendo produtos diversos, desde livros e dvds a outros itens criados pelos líderes. Eles também não vivem apenas do que recebem em suas igrejas tendo diferentes tipos de ganhos como emissoras de tv evangélicas e redes de fast-foods. O Pastor Chris Oyakhilome, por exemplo, vende um devocional a 1 dolar, são dois milhões de cópias vendidas mensalmente. A Forbes também destaca que esses pastores possuem aviões próprios, relógios de marca e grandes carros de famosas e – caras – marcas.

O Bispo David Oyedepo da Living Faith World Outreach Ministry, também conhecida como Winners Chapel, tem um patrimônio líquido de 150 milhões de dólares americanos. David é o mais rico pregador da Nigéria. Desde que fundou a Living Faith World Outreach Ministry em 1981, ela cresceu e se tornou uma das maiores congregações da África com cerca de 50 mil membros. Ele possui quatro jatos particulares, residências em Londres e nos Estados Unidos, sua própria editora de livros e uma universidade voltada para alunos ricos.

Chris Oyakhilome da Believers’ Loveworld Ministries, também conhecida como Christ Embassy, possui um valor estimado entre 30 e 50 milhões de dólares. Sua igreja possui 40 mil membros, dentre eles muitos são executivos e políticos. No ano passado o carismático pregador era o centro de um caso de lavagem de dinheiro em que ele foi acusado de desvio de 35 milhões dólares de sua igreja para bancos estrangeiros. Após afirmar que sofria uma injustiça o caso foi arquivado. Oyakhilome possui jornais, revistas, uma estação de televisão local, uma gravadora, TV via satélite, hotéis e muitos imóveis próprios. Sua rede de tv é a primeira do meio cristão da África a transmitir sua programação para o resto do mundo 24 horas por dia.

Temitope Joshua da Synagogue Church Of All Nations (SCOAN) tem fortuna estimada em 15 milhões de dólares americanos. É também um dos pastor mais controversos da Nigéria e que tem mais instituições filantrópicas. Joshua comanda a SCOAN, fundada por ele em 1987, que acomoda mais de 15.000 membros aos domingos e possui ainda filiais em Gana, Reino Unido, África do Sul e Grécia. Ele é conhecido por afirmar ter poderes de curar doenças incuráveis como AIDS, câncer e paralisia. Ele é dono da Emmanuel TV, uma rede de televisão cristã e é amigo íntimo do Presidente de Gana, Atta Mills.

Matthew Ashimolowo (foto) é líder da igreja Kingsway International Christian Centre (KICC). Estima-se que Ashimolowo possua um património em torno de 10 milhões dólares. O nascimento da denominação deu-se em 1992, quando sua então igreja, a Quadrangular, decidiu envia-lo para abrir uma sucursal em Londres, mas o pastor tinha outras ideias e decidiu criar sua própria congregação no lugar. Hoje, a Kingsway International Christian Center é supostamente a maior igreja Pentecostal no Reino Unido. Em 2009, a igreja registrou lucros de quase US $ 10 milhões e ativos de US $ 40 milhões. Ashimolowo ganha de sua denominação um salário anual de US$ 200.000, mas a sua verdadeira riqueza vem de interesses empresariais variados, incluindo a sua empresa de mídia, a “Matthew Ashimolowo Mídia”, que agita a literatura cristã e e o ramo de documentários.

Chris Okotie da Household of God Church, tem as propriedade avaliadas em aproximadamente US$ 10 milhões. Pastor Okotie fazia sucesso primeiro como músico pop nos anos 80. Ele descobriu a Palavra, abraçou a Bíblia e fundou a Household of God, uma das congregações mais extravagante da Nigéria que possui hoje cerca de 5 mil membros entre eles a grande maioria formado por celebridades, músicos e pessoas da sociedade. Contestou e perdeu as eleições presidenciais na Nigéria pela terceira vez este ano com o Partido Fresh, o qual ele mesmo criou e financia. É um amante de grandes carros sendo dono de um Mercedes S600, Hummer, Porsche, entre vários outros.

Segundo a Forbes todos os valores dos patrimônios foram confirmados pelos respectivos ministérios através de emails. Apenas a igreja do Pastor Matthew Ashimolowo não respondeu aos contatos.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

12 comentaram, comente você também!

  1. Os salários sempre existiram, mas Deus nunca importou com eles e pedia dez por cento de tudo que se produzia, exemplo: Se um homem é vigilante ou policial e trabalha 200 horas por mês, então seu dízimo é ser vigilante ou porteiro da igreja 20 horas por mês e assim com o que produz sapatos doar 10% em sapatos, principalmente para os pobres, assim com o que produz roupas, carne etc. Só doariam dinheiro vivo os irmãos donos de bancos. Moral: Em São João cap 10 fala que o pastor de quem não são as ovelhas é ladrão e salteador, pois elas sempre foram e serão é do pastor Jesus Cristo…

  2. já é uma benção poder ver estes comentaris, mas ao meu enteder prosperidade dos pregadores é o resultado do exercício da fé nas bençãos que a bíblia nos mostra, tambem é importante que não esqueçamos que Jesus foi feito pobre pra que sejamos ricos, e nós Cristaos somos chamados a ajudar os pobres em todas as maneiras como poderia um pastor que é chamado a isnpadir o evangelho do nsso Senhor sem condicoes financeiros? Eu nao vejo mal algum deste que cada um destes ricos saiba como considerar as sua riquezas, meu ponto de vista.

  3. Laguna Sunrise disse:

    Tem um problema em que eu estava pensando e conversando com algumas pessoas. Jesus fala sobre a dificuldade do rico entrar para o céu. Como fica certos pastores se tornarem milionários e manterem esse patrimônio? Não seria razoável pegar o que garantiria segurança financeira a eles e suas famílias e doar o resto? Se se quiser ver que tem que ver no contexto, suponho que vai ter que fazer isso com todos os outros dogmas. Esse mandamento de amor ao próximo é compreendido até por quem odeia o cristianismo e cristãos em geral. (A não ser que tenha caráter duvidoso). Não é nem preciso acreditar em Deus para entender isso.

  4. Antonio Carlos Martins disse:

    Pastores e dirigentes de igrejas devem acautelar-se de dois pecados perigosos.
    (1) Ambiçaõ por dinheiro. ver 1 tm 3.3-8: Tt 1.7 O ensino do NT para quem administra a obra de DEUS é que recebão sustento adequado da igreja ( luc 10. 7; 1 cor 9.14; 1 tm. 4-17) e que se contentem com o que tem para si mesmo e para sua família. Nenhum pastor ,apóstolo ou bispo, davem em riqueser-se em detrimento da obra de DEUS. Aqueles que se deixam dominar por este desejo , ficam á mercê dos pecados da cobiça, da prevaricação e do furto. Por amor ao dinheiro, comprometem a Palavra de DEUS, os padrões de retidão e os princípios do reino de DEUS.
    ( 2) A sede de poder. Aqueles que cobiçam o poder, dominarão aqueles a quem deveriam servir, pelo abuso excessivo de sua autoridade. Antes, o pastor (bispo, apóstolo) deve conduzir s igreja, servindo de exemplo ao rebanho na sua devoção a Cristo, no serviço humilde, na perseverança, na retidão, na constância na oração e no amor à Palavra.
    Com relação ao patrimonio milionário ou aos bens acumulados pelos pastores da Nigéria, gostaria de me reportar ao texto de Atos 4:34-35 que tem como título a comunidade de bens entre os primeiros cristãos. V34 “não havia, pois entre eles necessitado algum; porque traziam os seus bens (dizimos) e colocavam aos pés dos apóstolos. V35 e repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.” Isso significa que havia entre os cristãos primitivos isonomia entre os padrões sociais da igreja. Não havia falta alguma. Toda necessidade era suprida. Suprida como? Pelos dízimos que eram depositados aos pés dos apóstolos. O que vemos hoje é o enriquecimento da liderança da igreja em função do cumprimento de uma lei do Velho Testamento que encontra-se em Malaquias 3:10. Por que não observam e pratiquem a exemplo dos apóstolos da igreja primitiva (Velho Testamento) Marcos 8:36 Que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma” Pr Antonio Carlos Bastos

  5. voces falam isso porque nunca viram esses homens.e cm Deus os tem usado e ns africanos estamos gratos a Deus pela vida deles

  6. Os pastores que não pregam a teológia da prosperidade são falsos profetas, eles querem que os o povo sejeam pobre , para ser escravo do seu sistema religioso, é isso que a igreja católica romana vem fazendo a século, vem pregando a teológia da miséria.

  7. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu.

    Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. ( Mateus 6:19-20 )

  8. em Deus não existe melhor todos nós somos iguais.

  9. eu confio em Jesus e não em homens.
    para quê que vou pedir batatinha ao homem se conheco a fonte?

  10. A BOCA DE DEUS É A SUA ETERNA PALAVRA: JESUS NOS ADVERTIU SEVERAMENTE SOBRE TUDO ISTO EM: MT 24.24 "Porque surgirão FALSOS cristos e FALSOS PROFETAS e FARÃO Tão grandes sinais e prodígios, que se possível fora, ENGANARIAM ATÉ OS E S C O L H I D O S". E tem muitos ESCOLHIDOS HOJE, dormindo!
    CONTRA A PALAVRA DE DEUS, NÃO HÁ ARGUMENTOS HUMANOS!!!!!

  11. Sou TOTALMENTE contra a "teologia" da prosperidade. JESUS CRISTO NOS EXORTA SEVERAMENTE que nos últimos dias em MT 24.24 "Porque surgirão FALSOS cristos e FALSOS PROFETAS e FARÃO tão GRANDES SINAIS e PRODÍGIOS, QUE SE POSSÍVEL fora, enganariam até os E S C O L H I D O S". TUDO o que nós precisamos está na PALAVRA DE DEUS. Não precisamos de pessoas para ganhar o que SÓ DEUS pode nos dar. Em 1João 2.20,27 diz: "E Vós TENDES a unção do SANTO e sabeis tudo. E A UNÇÃO QUE VÓS recebestes DELE fica em vós e NÃO TENDES NECESSIDADE DE QUE ALGUÉM VOS ENSINE; mas, como a SUA UNÇÃO VOS ENSINA TODAS AS COISAS, e é VERDADEIRA e N Ã O M E N T I R A, como ela vos ensinou, assim Nele PERMANECEREIS".

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 454,165 comentários no Notícias Gospel.