Home » Brasil, Mundo Cristão

Pesquisas apontam que número de evangélicos no Brasil aumenta, enquanto católicos lutam para manter fiéis

Profile photo of Redação Gospel+ Por Redação Gospel+ em 10 de setembro de 2007

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Em todo o país, o número de evangélicos tem subido nos últimos anos. O catolicismo tenta evitar a perda de fiéis. Nas últimas décadas, a Igreja Católica brasileira perdeu 15 milhões de adeptos, segundo pesquisa de mobilidade religiosa feita pelo Ceris (Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais).

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Uma das ações mais fortes para tentar reduzir a queda foi a visita do papa Bento 16 ao Brasil em abril.

Coordenada pela socióloga Sílvia Regina Fernandes, a pesquisa abrangeu 50 municípios, sendo 23 capitais, e foi realizada entre agosto e novembro de 2004. A discordância em relação aos princípios católicos, a sensação de não ser acolhido pela igreja e não encontrar apoio para os momentos difíceis são os principais motivos que levam os brasileiros a deixar a Igreja Católica. “De cada dez ex-católicos, sete se tornaram evangélicos”, afirma Síliva.

Em contrapartida, entre os anos de 2000 e 2003 o número de evangélicos brasileiros passou de 15% para 18% da população, segundo o estudo “Retrato das religiões no Brasil” feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), coordenado pelo economista Marcelo Neri.

Isso significa que, em três anos, quase seis milhões de brasileiros aderiram ao protestantismo, que continua crescendo graças ao trabalho de uma nova geração de pastores.

A socióloga da USP (Universidade de São Paulo) Maria Cristina Loureiro Serra afirma que o sucesso do discurso dos novos pastores está relacionado ao fato de enfatizarem a importância da racionalidade, além de mirarem um segmento que começa a crescer: o dos fiéis da classe média.

O estudo da FGV indica que a maior parte dos evangélicos no país pertence às classes econômicas mais pobres: enquanto o percentual de evangélicos no Brasil era de 15% em 2000, na periferia e nas regiões metropolitanas ele chegava a 20%.

Na comparação com fiéis de outras religiões, a situação socioeconômica dos evangélicos é desfavorável: em média, eles ganham 7% a menos do que os trabalhadores católicos, segundo a pesquisa.

“Sabemos que há indícios que apontam a penetração mais intensa da igreja evangélica nas classes econômicas mais altas, como por exemplo a formação dos próprios pastores”, afirma Maria Cristina.

Dos cinco pastores ouvidos pela reportagem, todos possuem ensino superior completo, além de exercerem ou já ter exercido papel importante dentro de suas respectivas profissões.

“Com essa qualificação, os pastores têm um discurso moderno e podem debater sobre temas atuais sem pudores”, afirma Maria Cristina. Além disso esta qualificação é fundamental para a implantação de técnicas de gerenciamento, contribuindo assim pela manutenção do espaço físico e pela distribuição das diferentes atividades desenvolvidas.

Fonte: Gazeta de Ribeirão



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

76 comentaram, comente você também!

  1. evangelicaa'amoo DEUS mais q tudoo e não acredito em santos e sempre q to com problemas falo com aa tia lih da escolinha dominicall mt legall

  2. O método Catequético da Igreja Católica, ainda tenta manter essa lavagem cerebral em seus seguidores, mantendo-os na escuridão, para que não vejam a verdadeira luz que é Jesus Cristo o Senhor, mas o "ide" de Jesus tem alcançado essas pessoas, parece pouco aos nossos olhos, mas " mais vale uma alma salva, que o mundo inteiro perdido".

  3. Moysés Magno disse:

    O Brasil nunca teve maioria católica romana,a não ser que os “católicos nominais” ou “tradição familiar”,sem nenhum compromisso com a religião,sejam contados! Os próprios líderes romanistas reconhecem que os que levam a sério,não passam de 5%,isto desde os tempos coloniais…
    Por outro lado,o crescimento evangélico cresce vertiginosamente! É a Verdade Bíblica abrindo mentes e corações,propiciando Paz e Segurança Espiritual!

  4. DEUS QUER QUE TODOS VENHAM AO CONHECNENTO DA VERDADE ATRAVES DO SENHOR JESUS!

  5. ninguem é enganado por falsos pastores,é enganado por si mesma, pois tem preguiça de ler a palavra de DEUS, pois é manual de regras para uma vida santa , o povo esta sendo destruido por lhe faltar o conhecimento da palavra de DEUS(OSEIAS 4:6)

  6. cleidson santana disse:

    Bem na verdade o SENHOR JESUS está derramando reu espirito sobre toda a carne …e as pessoas estao cansadas de servir a varios deuses criados por homens!!!

  7. A PAZ DE JESUS! QUEREM SER OS MELHORES,OS UNICOS,OS DONOS DE DEUS E SUA MÃE SE DEUS TEVEM MÃE EU Ñ SEI,FALAM EM NOME DE DEUS AQUI,DEMONSTRAR ODIO,SEQTARIMOS,SEGREGAÇÃO,MANOPOLIO COMO A GLOBO,AGRIDEM,OPRIMEM,XINGAM,FALA PALRAVRAS PORCAS E IMUNDAS,TEM TOTAL LIGAÇÃO COMO ESSE MUNDO DE SATANAS E DESTRUIDOR(MUNDO SENDO AS RELAÇÕES HUMANAS,AS POLITICAS MANIPULADORAS COM ENVOLVIMENTO COM TROSTITUIÇÃO,ASSASSINATOS,DROGAS,ATEISMO,SATANISMO,ESPIRITISMO,BRUXARIA,CANDOMBLE RITUIS PAGÃO INVOCAÇÃO DE MORTOS ORAÇÕES PELOS MESMO,
    PERSEGUIÇÃO AS EVANGELICOS E NOS TRATA COM ODIO E VEM FALA DE AMOR QUEREM TIRAR NOSSO DEREITO DE ESCOLHA E PENSAR E DE LER A BIBLIA QUE É O UNICO MEIO DE MONSTRAR QUEM TÁ COM A RAZÃO E AINDA FICA NOS PLAGIANDO,COPIANDO E IMITANDO COMO O MOVIMENTO CARISMATICO E CANTAR NOSSAS CANÇÕES!! VCS QUE SÃO UMA VERGONHA PARA O BRASIL 501O DE ENGANAÇÃO CORRUPÇÃO E MALDIÇÃO!!EU NÃO SOU CONTRAR OS CATOLICOS MAIS CONTRAR AS MAUS OBRAS E MALDITAS E OS EVANGELICOS TEM QUE MELHORAR E MUITO! SANTIDADE AO SENHOR IGREJA EM NOME DE JESUS! MEU DESABAFO!E ESSE ESPAÇO É EVANGELICO SÓ PRA LEMBRAR AOS MAUS ENTENCIONADOS!

  8. Se for pra mim Olavo vc esta muito enganado estou muito feliz na Igreja Catolca onde tenho a liberdade de se encontrar com Jesus sem precisar de pagar nada por isso…

    Quem é vc pra falar em perdão, vc deve ser mais pecador do que esses pastores bandidos…

  9. filho,acorde enquanto há tempo,pois Jesus está á porta!! tenho dó de vc pelo fato de vc ter abandonado os caminhos do Senhor e deixado para traz tudo aquilo que Cristo tinha para derramar sobre sua vida.Nem sei se tens mais perdão…

     1 2

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 454,198 comentários no Notícias Gospel.