Ciência & Saúde

Com base em pesquisas, cientistas afirmam que o livre-arbítrio é uma ilusão

Comentários (1)
  1. Renan Mendes disse:

    Tudo isso pra isso?!?! UAHsuhasuhauhsa

    1. eu conheco uma pessoa entao nao toma decisoes so o cerebro dela anteciap…………………………………hahahahhahahha

  2. Não usando as mesma palavras, mas… concordo que o ser humano não é possuidor de um "livre arbítrio", já que a própria bíblai nos dá respaldo para tal afirmativa.

    1. Presbitero Quelly Pedrosa disse:

      Sendo assim, de acordo com a sua opinião iremos cair em um grande dilema de responsabilidade humana, pois como responsabilizar ou penalizar alguém que tomou uma decisão errada sem ter escolha, ou como responsabilizar alguém que tendo recebido uma ordem resolveu desobedece-la não por vontade própria, mais por uma ação poderosa por traz desta vontade que o induziu a tomar tal decisão.

    2. Presbitero Quelly Pedrosa disse:

      Baseado nisso me responda esta passagem da bíblia."Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais." (Números 20 : 11). De quem foi a decisão de desobedecer uma ordem direta de Deus??? O senhor pediu a Moses para falar a rocha, pergunto! Ele o fez????? se o homem não toma decisões ou não tem escolha livre, me responda! de quem foi a decisão nesta passagem bíblica??????

    3. Responder a sua pergunta através do Face, é meio complicado, já que esta é uma questão um tanto complexa. No entanto, em breve postaremos em nosso site, uma matéria a este respeito. Só não esqueça duas coisa: 1º) Em nenhum lugar da Bíblia (até mesmo nas traduções originais) se lê: LIVRE ARBÍTRIO. 2º) Se há uma exigência em fazer isso ou aquilo…(e olhe que se eu não o fizer, sou cobrado) onde está o "LIVRE ARBÍTRIO?". Verdadeiramente Moisés escolheu bater duas vezes, e se assim escolheu, porque então foi cobrado por Deus? Se a cobrança foi por ter tocado 2 vezes, então não há LIVRE ARBÍTRIO. O varão não deve esquecer que a cobrança de Deus nesta passagem, não o foi por Moisés ter tocado na rocha duas vezes, mas sim, pela forma como tocou na rocha. Acesse nossa página, que em breve você irá encontrar respostas muito mais esclarecidas sobre esta questão. ( http://www.oarautopopular.com.br )

    4. O Presbitero Quelly Pedrosa Eu já havia respondido e o pessoal do Gospel Mais fez questão de não permitir a postagem, infelizmente. Fica exaustivo fazer de novo, mas tentando resumir. Eu não disse que o ser humano não pode tomar decisoes, eu não disse que o homem é um robô. Tem que se entender o que é Livre Arbítrio. Quando se fala em Lívre Arbítrio, confunde-se com livre Agencia (do verbo agir). Todo homem age livremente e é totalmente responsável pelos seus atos, como no exemplo de Moisés, que vc citou. O Arbítrio é o poder ou a capacidade de "tomar decisões sem influência alguma", o que acontece??? No Éden, o homem podia escolher por si só, fazer o bem ou o mal, concorda??? Depois da queda o que aconteceu??? O homem passou a ser influenciado pelo maligno, quanto a sua vida e comunhão com Deus, Ef. 2. 1-8. Então pra que o homem tivesse novamente comunhão com Deus foi necessário o sacrificio de Cristo, e que o homem pela fé no Filho de Deus, fosse salvo da ira, Ok?! Pergunto eu, o homem poderia voltar-se para Deus por si só, ou a graça de Deus mediante a palavra e o Espírito Santo o levaram ao Pai por meio da fé em Cristo. Depois que o homem converte-se ao Senhor, ele passa a ter a influencia do Senhor que guia a sua vida, não é verdade??? Então, livre agencia o homem tem, pode agir livre e responsavelmente quanto a tudo na sua vida. Mas livre arbítrio é um poder de eleger o bem ou o mal sem influencia de ninguém. E isso o homem não tem, ou está sob o jugo do maligno ou é propriedade de Deus e tem a influencia do Espírito Santo pra nortear a sua vida. Perdão por não poder explicar mais claramente estou de saída do trabalho e ja exausto, mas que Deus o abençoe!

  3. Livre arbítrio existiria se nós fossemos capazes por nós mesmos de eleger o bem, isto é, escolher servir a Deus por nossa própria capacidade e bondade. Visto que não somos capazes de ir ao SENHOR sem a sua graça e a sua intervenção, biblicamente não há livre arbítrio.

    Há textos que parecem colocar nas mãos do homem a decisao, mas na verdade assim estão expressos pq o Deus onipotente comunica conosco, seres limitados, por isso são expressos assim. Como Deus iria deixar em sua palavra por exemplo: "você vai crer em mim, não se preocupe, um dia vc vai entender". Claro que não, por isso, está escrito: "aquele que crer no Filho de Deus tem a vida eterna…", "vinde a mim…", creia no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa…".

    Mas outras passagens mostram claramente a ação de Deus pra que o homem seja salvo. "Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi a vós", "entrai na posse do Reino que vos está preparado antes da fundação do mundo", "pela graça sois salvos, mediante a fé e isto não vem de vós é dom de Deus".

    Então, o homem não tem livre arbítrio, visto que por si mesmo ou suas próprias forças e capacidade não pode deixar de praticar o mal e servir a Deus ou fazer qualquer ato que agrade a Deus. Não há nada que o mova a Deus a não ser que a graça de Cristo o alcançe, onde estaria o livre arbítrio???

    1. Presbitero Quelly Pedrosa disse:

      Sendo assim, de acordo com a sua opinião iremos cair em um grande dilema de responsabilidade humana, pois como responsabilizar ou penalizar alguém que tomou uma decisão errada sem ter escolha, ou como responsabilizar alguém que tendo recebido uma ordem resolveu desobedece-la não por vontade própria, mais por uma ação poderosa por traz desta vontade que o induziu a tomar tal decisão.

    2. Presbitero Quelly Pedrosa disse:

      Baseado nisso me responda esta passagem da bíblia."Então Moisés levantou a sua mão, e feriu a rocha duas vezes com a sua vara, e saiu muita água; e bebeu a congregação e os seus animais." (Números 20 : 11). De quem foi a decisão de desobedecer uma ordem direta de Deus??? O senhor pediu a Moses para falar a rocha, pergunto! Ele o fez????? se o homem não toma decisões ou não tem escolha livre, me responda! de quem foi a decisão nesta passagem bíblica??????

    3. Então vc acha que Deus criou robô para serem controlados por controles remotos.logico que não.existe o livre arbítrio sim,vc é quem toma as decisões de sua vida sejam elas boas ou má.nós colhemos o que plantamos por isso temos o livre arbítrio de escolher-mos o que vamos plantar.

    4. O Presbitero Quelly Pedrosa . Eu já havia respondido e o pessoal do Gospel Mais fez questão de não permitir a postagem, infelizmente. Fica exaustivo fazer de novo, mas tentando resumir. Eu não disse que o ser humano não pode tomar decisoes, eu não disse que o homem é um robô. Tem que se entender o que é Livre Arbítrio. Quando se fala em Lívre Arbítrio, confunde-se com livre Agencia (do verbo agir). Todo homem age livremente e é totalmente responsável pelos seus atos, como no exemplo de Moisés, que vc citou. O Arbítrio é o poder ou a capacidade de "tomar decisões sem influência alguma", o que acontece??? No Éden, o homem podia escolher por si só, fazer o bem ou o mal, concorda??? Depois da queda o que aconteceu??? O homem passou a ser influenciado pelo maligno, quanto a sua vida e comunhão com Deus, Ef. 2. 1-8. Então pra que o homem tivesse novamente comunhão com Deus foi necessário o sacrificio de Cristo, e que o homem pela fé no Filho de Deus, fosse salvo da ira, Ok?! Pergunto eu, o homem poderia voltar-se para Deus por si só, ou a graça de Deus mediante a palavra e o Espírito Santo o levaram ao Pai por meio da fé em Cristo. Depois que o homem converte-se ao Senhor, ele passa a ter a influencia do Senhor que guia a sua vida, não é verdade??? Então, livre agencia o homem tem, pode agir livre e responsavelmente quanto a tudo na sua vida. Mas livre arbítrio é um poder de eleger o bem ou o mal sem influencia de ninguém. E isso o homem não tem, ou está sob o jugo do maligno ou é propriedade de Deus e tem a influencia do Espírito Santo pra nortear a sua vida. Perdão por não poder explicar mais claramente estou de saída do trabalho e ja exausto, mas que Deus o abençoe!

  4. para mim o livre- arbitrio esta ligado ao pensar , razão e emoção , o cerebro esta sempre pensando , e leva a voce todas as situações imaginaveis de seu viver , em todas as situações tem que se tomar algumas decisão , a critério de seu dicernimento , se toma um decisão precipitada pela emoção , ou uma decisâo estudada e pensada pela razão , penso que o cerebro é um interlocutor , ou segunda ordem que seria a decisâo , acertando ou errando voce usou o livre-arbitrio , estou falando em todos os sentidos do ser vivente .

  5. Facada no narcisismo humano

  6. Aluisio Melo disse:

    Eu só posso rir, rir e rir dos pobres mortais…DEPOIS DE NEGAREM A EXISTÊNCIA DE DEUS AGORA É A VEZ DO LIVRE ARBÍTRIO. PERGUNTO EU, QUEM SERÁ A BOLA DA VEZ?

  7. Roni Pauli disse:

    A benção e a maldição

    26 Vede que hoje eu ponho diante de vós a bênção e a maldição:

    27 A bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu hoje vos ordeno;

    28 porém a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor vosso Deus, mas vos desviardes do caminho que eu hoje vos ordeno, para seguirdes outros deuses que nunca conhecestes.

  8. Roni Pauli disse:

    Parece que decidiram que estão indecisos ou algo parecido, se é que entendi.

  9. ..;Porém, apesar de todas as descobertas, os próprios cientistas admitem que não há como apontar cientificamente qual a diferença entre as atividades cerebrais e ações conscientes, o que mantém aberta a possibilidade da existência do livre arbítrio…
    … GRANDE DESCOBERTA, TENTATIVA DE BARATA VOA NA CABEÇA DOS INCAUTOS..

  10. …a conclusão da pesquisa está no final da pesquisa me poupem…

  11. Isso é coisa de cientistas que não tem o que pesquisar ai fica inventando história pra boi dormir.esses cientistas devem ser um bando de protótipos em faze de testes, e alguém estar guiando eles pois eles se acham incapazes de tomarem decisões cruciais em suas vidas.por isso eles acham que o livre arbítrio é ilusão…eles sim são ilusionistas.

  12. A única liberdade que o homem tem em si mesmo é: fazer sempre aquilo que desagrada a Deus.
    É como o próprio apostolo Paulo disse: o bem que quero fazer não faço, porém, o mal que não quero, isso eu faço.
    Então nos perguntamos: o homem é livre? sim, claro que é.Porém, ele é livre para fazer aquilo que a sua natureza
    o obriga a fazer, isto é, pecar.

  13. Glaucia L. Bezerra Pariz disse:

    O texto é afirmativo em tudo e depois faz uma negação, colocando tudo em dúvida? Que incoerência. Além do mais, como estaria os nossos tribunais (ainda que humanos) se a decisão não partisse do próprio homem…

  14. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; E não quereis vir a mim para terdes vida. Eu não recebo glória dos homens; Mas bem vos conheço, que não tendes em vós o amor de Deus. (João 5 : 39-42); Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens (Tito 2 : 11); E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade. (Efésios 4 : 24); Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; (Hebreus 12 : 14); Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. (João 3 : 16-18); Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus. Mas qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 10 : 32,33); Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. (Apocalipse 3 : 20); E Jesus dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos, e crede no evangelho. (Marcos 1 : 15)

  15. Dahí me vem um questionamento,(leonel brizola) indução é livre arbítrio? O que a bíblia faz , chama-se, indução.

  16. os cientistas dizem q ñ há livre arbítrio, depois dizem q há possibilidade d haver, q confuso…então eu acredito, por livre arbítrio,ñ acreditar.

  17. Jose Carlos Flor disse:

    Meus caros.
    Tenho um parecer, se me permitem e se tiverem paciência. Ter capacidade de escolher, não significa ter Liberdade para Escolher. Por essa razão ” não comerás da arvore do Conhecimento do Bem e do Mal”, ou melhor; ” Você homem, não decidirás livremente o que é o bem nem o que é o mal, por que no dia em que você fizer isso, entraras imediatamente num processo de corrupção” – Não coma do fruto da arvore do conhecimento, do discernimento do Bem e do Mal” -Proibição , inibição clara da liberdade de decidir comer, de decidir livremente sobre a questão do bem e do mal. Sim, pois atraído pelos desejos da alma, o apetite carnal, aguçado pela visão, pela soberba vazia da vida, pelos desejos de um coração, ou melhor de uma alma não direcionada pelo Espirito em nosso espirito, somos os mais frágeis dos seres. Os desejos nos enganam, nos seduzem, as emoções nos desequilibram. Por essa razão os que são Filhos de Deus, não são guiados pelos apetites da carne, nem pelos desejos da alma, nem pelos raciocínios dos homens, mas pelo Espirito de Deus, que em nosso espirito nos revela a vontade de Deus. Infelizmente o homem para continuar seguindo o próprio coração cria doutrinas enganosas segundo o Enganador, e o auto engano de seus próprio desejos e concupiscências, e segue enganado e se enganando. Temos sim capacidade de escolha, porém se queremos FAZER A VONTADE DE DEUS, que é contraria aos desejos de nossos corações, de nossas almas, de nossa carne, precisamos tomar a cruz, negar essa liberdade, negar nos a nós mesmos, a cada dia, e seguir o Senhor, submetendo-se a sua Soberana Vontade. Sua liberdade de decisão, acaba quando você entrega sua Vida ao Senhor… você tem livre arbítrio quando quer. deseja viver sob o jugo do mundo, do ego, da religiosidade calcada na lei das obras, mas uma vez entregue ao Senhor, você tornou-se servo da Justiça para a Justiça, da Verdade para a Verdade e do AMOR PARA O AMOR. Negue-se a si mesmo, e tome sua cruz, e diga como Paulo, já não sou eu quem vive, já não são meus desejos e vontades que me governam, mas a Soberania de Deus em Cristo por meio do Espirito ao qual me submeti como um Filho obediente .
    SIMPLES ASSIM.

  18. Marco Antonio Colaneri Júnior disse:

    Ok, quero a fonte da matéria. Essa fonte "Gospel+" aí não tem valor acadêmico/científico nenhum, porque redireciona de volta pra esse site. Cadê a fonte da pesquisa? O site oficial?

    1. Marco Antonio Colaneri Júnior disse:

      PS: se o cérebro já dá a resposta 7 segundos antes da decisão, somos todos "videntes"?

    2. Marco Antonio Colaneri Júnior disse:

      Crente só faz crentisse, cara. Relaxa.

    3. Engraçado e que os caras monitoram as ondas cerebrais e verificam que as pessoas pensam antes de fazer alguma coisa e entendem que isso nao eh livre arbitrio??? wtf??? Me pergunto o que eles esperavam que a pessoa agisse e depois pensasse? WTH?

  19. כליר באכוס disse:

    no fim do texto é dito que o livre arbitrio pode existir, OU SEJA ESSA HISTÓRIA DE PREDESTINAÇÃO CIENTÍFICA, FICA SÓ NA TEORIA SEM TER CERTEZA SE É OU NÃO É,

    CONFIRA ABAIXO :
    os próprios cientistas admitem que não há como apontar cientificamente qual a diferença entre as atividades cerebrais e ações conscientes, o que mantém aberta a possibilidade da existência do livre-arbítrio.

    "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna." (Mateus 5 : 37)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.