Home » Brasil, Destaque, Mundo Cristão

Criticando música “Eu quero tchu, eu quero tcha”, pastor Renato Vargens alerta sobre invasão secular entre jovens cristãos. Leia na íntegra

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Criticando música “Eu quero tchu, eu quero tcha”, pastor Renato Vargens alerta sobre invasão secular entre jovens cristãos. Leia na íntegra

As redes sociais e os fenômenos musicais do estilo sertanejo universitário foram temas abordados pelo pastor Renato Vargens, em um artigo publicado em seu blog pessoal.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Segundo Vargens, “as redes sociais quando utilizadas da forma certa são bênçãos de Deus”, mas frisou que “quando utilizadas de forma errada contribuem para o ‘emburrecimento’ do indivíduo”.

O pastor afirmou que através das redes sociais, pessoas estão se distanciando dos princípios cristãos: “Jovens e adolescentes tem se deixado influenciar por conceitos extremamente antibíblicos onde o que importa não é a glória de Deus, mas sim a satisfação pessoal”.

Renato Vargens demonstrou indignação por ter presenciado um jovem cristão publicando em uma página de rede social trecho da música “Eu quero tchu, eu quero Tcha”, da dupla de sertanejo universitário João Lucas e Marcelo.

-Quando ouvi a canção acima fique profundamente preocupado com os rumos desta geração. Sou obrigado a confessar que tenho andado assustado com o incentivo à promiscuidade e sensualidade em nosso país. Compartilho também a minha aflição com o nível de devocionalidade e compromisso cristão de nossos jovens. Infelizmente, essa geração em nome de uma pseudoliberdade vem ao longo dos anos procurando compor no mesmo projeto de vida, Deus e imoralidade. E para piorar, em nome de uma espiritualidade barata, a graça de Deus tem sido relativizada em detrimento de uma vida promiscua e irresponsável – protestou o pastor.

Para Renato Vargens, “Do jeito que a coisa anda daqui a pouco ouviremos a versão gospel do ‘Quero tchu eu quero tchá’”. O pastor ressalta que os “jovens precisam urgentemente abrir os olhos. Isto porque, da mesma forma que não dá para misturar óleo e água no mesmo recipiente, não nos é possível, fazer parte da geração tchu, tchu, tchá tchá ou da geração dos comprometidos com Deus”.

Confira abaixo a íntegra do artigo “Evangélicos que querem tchu, que querem tcha”, do pastor Renato Vargens:

As redes sociais quando utilizadas da forma certa são bênçãos de Deus. Através delas conhecemos pessoas, fazemos amigos, e interagimos uns com os ostros. No entanto, as redes sociais quando utilizadas de forma errada contribuem para o enburrecimento do individuo. Além disso as redes sociais nos fazem sair de guetos levando-nos a um mundo bem absolutamente diferente do nosso. Nessa perspectiva, jovens e adolecentes tem se deixado influenciar por conceitos extremamente antibíblicos onde o que importa não é a glória de Deus, mas sim a satisfação pessoal.

Há pouco testemunhei tanto no twitter como no Facebook, jovens cristãos afirmando: “Eu quero tchu

Veja abaixo por favor a letra dessa famigerada canção:

“Eu quero tchu, eu quero tcha

Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha

Tchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)

Cheguei na balada, doidinho pra biritar,

A galera tá no clima, todo mundo quer dançar,

O Neymar me chamou, e disse “faz um tchu tcha tcha”,

Perguntei o que é isso, ele disse “vou te ensinar”.

É uma dança sensual, em Goiânia já pegou,

Em minas explodiu, em Santos já bombou,

No nordeste as mina faz, no verão vai pegar,

Então faz o tchu tcha tcha, o Brasil inteiro vai cantar.

Com João Lucas e Marcelo,

Eu quero tchu, eu quero tcha

Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha

Tchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)

Cheguei na balada, doidinho pra biritar,

A galera tá no clima, todo mundo quer dançar,

Uma mina me chamou, e disse “faz um tchu tcha tcha”,

Perguntei o que é isso, ela disse ” eu vou te ensinar”.

É uma dança sensual, em Goiânia já pegou,

Em Minas explodiu, em Tocantins já bombou,

No nordeste as mina faz, no verão vai pegar,

Então faz o tchu tcha tcha, o Brasil inteiro vai cantar.

Com João Lucas e Marcelo,

Eu quero tchu, eu quero tcha

Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha

Tchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)

Eu quero tchu, eu quero tcha

Eu quero tchu tcha tcha tchu tchu tcha

Tchu tcha tcha tchu tchu tcha (2x)”

Caro leitor, será que foi isso mesmo que li?  Cheguei na balada doidinho para biritar? É uma dança sensual? Eu quero tchu eu quero tchá?

Quando ouvi a canção acima fique profundamente preocupado com os rumos desta geração. Sou obrigado a confessar que tenho andado assustado com o incentivo à promiscuidade e sensualidade em nosso país. Compartilho também a minha aflição com o nível de devocionalidade e compromisso cristão de nossos jovens. Infelizmente, essa geração em nome de uma pseudoliberdade vem ao longo dos anos procurando compor no mesmo projeto de vida, Deus e imoralidade. E para piorar, em nome de uma espiritualidade barata, a graça de Deus tem sido relativizada em detrimento de uma vida promiscua e irresponsável.

Do jeito que a coisa anda daqui a pouco ouviremos a versão gospel do Quero tchu eu quero tchá!

Pois é, nossos jovens precisam URGENTEMENTE abrir os olhos. Isto porque, da mesma forma que não dá para misturar óleo e água no mesmo recipiente, não nos é possível, fazer parte da geração tchu, tchu, tchá tchá ou da geração dos comprometidos com Deus. Ou somos de Deus, e vivemos uma vida santa e separada por ele, ou não somos dele. Vale a pena dizer que na perspectiva do reino não existe possibilidade do meio termo.

Amados, seguir a Jesus é o melhor e mais fascinante projeto de vida. Fazer parte da Santa geração é tudo de bom. Deixe pra lá os valores da geração adoecida espiritualmente e desfrute de momentos harmônicos, plenos e saudáveis na presença do Senhor.

Soli Deo Gloria!

Pr. Renato Vargens



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

11 comentaram, comente você também!

  1. Se esses jovens querem ter uma vida espiritual dinâmica, vão ter que mudar.Isto não serve só pra os jovens. Mas se querem ter uma vida a beira da mendicância espiritual, que continuem cantando estas porcarias. O filho pródigo, longe do pai, desejou comer alfarrobas. Confesso que também fui assim. Me afastei um certo tempo da Palavra de Deus. Ponhava um violão nas costas e saía. Na época, as músicas mundanas seculares me assediavam facilmente. Té que um dia… Deus me fez sonhar, e eis que estava diante de um prato de ração pra cães, e eu comia tanto daquilo que acordei com ânsia de vômito. Quando acordei do meu sonho, Deus falou ao meu coração, que minha boca não era para cantar aquile tipo de música, e sim, pra louvá-lo e adorará-lo. Não quero dizer com isto que todos vão ter uma experiência assim, mas, que, todo o jovem cristão tem que colocar-se em lugar de filhos da luz. Leiam a Bíblia, orem, meditem, esses desejos vão perder a força de assédio e influência sobre as suas vidas. Comigo foi assim.

  2. ….Sem falar a parte "espiritual" do refrão da letra, quando ele declara que quer tchu… está dando vazão e brexa a uma entidade demoníaca (Exú), além do conteúdo "Esquisito" da letra, que só fala de bebedeira e curtição. Fiquem ESPERTOS Irmãos !!!! não vamos dar este tipo de brexa não !!!!

  3. Raimundo de Castro disse:

    A maioria absoluta das igrejas evangélicas visam apenas o dinheiro, então se uma ação vai atrair inúmeros fieis, melhor, pois será mais dinheiro. Fato!!!

  4. quem já ouviu o testemunho do TIO CHICO sabe o que o diabo disse, pegar esse povo pela música,é o que está acontecendo nossos jovens são os grandes alvos, sou mãe de dois adolescente em casa não entra esse tipo de música, acho que os pais tem que ter pulso firme e a frente de tudo um DEUS vivo.

  5. Emerson Venancio disse:

    nao culpo os jovens nao , se as igrejas paraçe de pregar status e sim como joao batista pregava, o arrependimento . Mas nao estãos preocupados quanto que deu de oferta e dizimo no final do culto

  6. Fl. 1.27 "Somente deveis portar-vos (viver) dignamente conforme o evangelho de Cristo…"

  7. Infelizmente a Palavra de Deus perdeu lugar para louvorzões e Marchas…bailes…vivemos o tempo de uma mocidade cada vez mais distante dos princípios da fé cristã…quem viver verá…qual será o resultado desta geração "gospel"…

  8. isso é fichinha…já que tem igreja aí que estão cantando ritmo funk…..!!!!

  9. vai ter tchu e tcha na versão gospel…aguardem….rsrsrsrsrsr

  10. Quer dizer que agora só porque alguém gosta de uma música, ela automaticamente está perdida, condenada ou outra baboseira assim ?
    Ou seja, por mais que uma pessoa se dedique a o tal de deus, se uma vezinha sequer ela ouve uma música que acaba gostando, todos os anos de "servidão" vão pelo ralo, e essa pessoa será condenada ao inferno ???
    Não me parece uma troca muito justa…
    Mas alguns cristãos são meio hipócritas. A música estoura nas mídias, todos gostam, mas como a música é "mundana" alteram a letra para algo relacionado a deus e pronto, agora pode…

  11. Fabio Costa, vc conseguiu resumir tudo.
    É o distanciamento dos princípios, valores, educação, família. Que ao longo dos anos vem se perdendo.
    Aquilo que é errado passa a ser normal e assim a cada dia o cristão se corrompe mais e mais.

  12. E se eu postar ´anjos`da legião urbana, pelo que entendi o problema é a letra da musica se mudar amusica sem problema?

  13. A mídia em geral. Conteúdos de vídeo, áudio, imagem, páginas impressas, internet etc que esteja saturado com o secularismo maléfico e maligno. Exemplo: A mídia principalmente televisiva, que prevalece no lar. Ela orienta os filhos e forma a mentalidade, molda a personalidade das crianças e adolescentes, induzindo-as (bem como os seus pais) ao mal de modo sutil. Atentemos para Deuteronômio 13.5b, Salmos 101.3, Provérbios 23.5 e 1 Coríntios 10.31b. Sim, induz a todos, inconscientemente, ao comportamento reflexo (por aquilo que vê e ouve), ao despudor (Por exemplo: lascívia, luxúria. Ver Oséias 4.12 e 5.4), à permissividade em geral, ao amor-livre, ao sexo-livre, como se tudo fosse natural, normal; à violência e à trapaça, ao engano, ao “jeitinho” e à mentira.
    O homem é um ser capaz de produzir cultura. Antes da Queda, os princípios apreendidos e desenvolvidos pelo homem eram subordinados aos padrões morais, éticos e sociais estabelecidos pelo próprio Deus. Portanto, nessa época, a cultura refletia a imagem moral de Deus no homem (Gn 1.27-31; 2.15,16,18-24). Com a entrada do pecado no mundo, não apenas a criação foi afetada, mas também a natureza moral e ética humana. Conseqüentemente, toda a produção intelectual e cultural da humanidade ficou condicionada à desobediência e rebelião contra Deus (Gn 3.17-19,21,23; 4.7,19,23). Uma sociedade dominada pelo pecado, só pode produzir uma cultura contrária aos princípios da Palavra de Deus.

  14. Sr, Murilo, não sei a que verdade você se refere. E o que é verdade, para uns, para outros não passa de ilusôes, vãs esperanças e enganos. Sempre procuro me libertar das ilusôes, mas de forma independente, sem submissão a crenças, dogmas e imposição de terceiros.Paz

  15. Já temos a do " ai se eu ti pego", logo, logo sai a dessa, rs

  16. É fácil criticar e quase impossível aceitar uma critica, não somos humildes o bastante pra isso (ainda mais uma critica de uma denominação para outra).
    Somente faço uma pergunta quanto a dança no culto:
    Qual o propósito dela?
    Não vejo um bem maior que o problema que ela causa. Se a menina for bonitinha, eu nem vou ver o louvor, vou apenas olhar pra ela (sendo santo quando digo somente isso),
    Se você que esta lendo for homem, sabe do que eu estou falando. Não é pecado dançar no culto, mas, a igreja pode e deveria viver sem isso.

  17. Gustavo Melo disse:

    Atualmente, muitos jovens, adultos e crianças estão sujeitos a permissividade das igrejas evangélicas. É a onda do ‘tudo pode’, ou, o pior, ‘isso é só para ganhar almas’. Muitos pastores e as lideranças de algumas igrejas têm tentado atrair de todo jeito os ‘jovens mundanos’ e tem se esquecido do principal, que é pregar a palavra de Deus a esta geração e deixar com que, através da palavra e de seu poder, Jesus possa transformá-los e usá-los poderosamente. É difícil deixar as coisas do mundo, sim é, mas a partir do momento que Deus entra na situação, você não apenas deixa as coisas que são feitas para adoração do inimigo, como passa a tentar, através da palavra, ajudar outras pessoas. A partir daí, cabe á você escolher a que Deus irá servi (Josué 24:15), pois é impossível agradar a satanás e a Deus também.

  18. O PASTOR TEM RAZÃO. E DIGO MAIS A NÓS EVANGÉLICOS NÃO CONVÉM FICAR OUVINDO MÚSICAS MUNDANAS, MELHOR OUVIRMOS MÚSICAS EVANGÉLICAS, JESUS TE CHAMA, MAS TAMBÉM NÃO TE OBRIGA A SEGUI-LO, VOCÊ ESCOLHE.

  19. Há muito que a música brasileira deixou de ser criativa, harmoniosa, educativa e ideológica. Isso é real em todos os ritmos e seguimentos (tem muita música cristã de péssimo gosto também, muitas até sem base bíblica ou com base equivocada da mesma) Os ritmos clássicos, hoje com o advento do ritmo universitário, viraram um besteirol e plagio a todo vapor. Da Bahia ao Rio de Janeiro, o que se ouve são musicas de duplo sentido que cultuam a imoralidade o desrespeito e a, desvirtualização da mulher brasileira como um todo, alem de fazer alusão a outros comportamento antes condenados pela sociedade.
    A criatividade das letras deixaram de ser priori. Em vez de cultura, temos apenas um produto de prateleiras bombardeando nossos ouvidos.
    Curiosamente, ao fim da década de 1980, quando começaram a surgir essas músicas de cunho mercantilista apenas, os jovens começaram a ser menos envolvidos com o bem estar, com a educação de qualidade, com os valores cívicos (que não deveriam ser associados ao regime militar, pois até hoje os países mais desenvolvidos do mundo cultivam isso), com a valorização da família, com os conselhos dos mais idosos, com toda espécie de conduta coerente e com a religião.
    Sem generalizar, pois sei que muitos ainda estão no caminho certo, independendo de religião, mas os jovens de hoje são em sua maioria produto da escassez de valores morais nos lares, na TV, na politica, etc. e as músicas são apenas um reflexo da sociedade de como ela está hoje.

  20. estão profanando o santo evangélho de JESUS, agora qualquer pessoa pode se dizer evangélico eu quero ver é no dia do arrebatamento, no céu não entra de qualquer jeito, tem que viver em santidade.Porque sem santidade ninguém verá a DEUS.

  21. Marco Antonio disse:

    Será que os cantores/as gospel, de hoje entendem o que realmente a bíblia quer dizer com: Adorar em espírito e verdade? Se souberem, o que duvido, deixariam de palhaçada, ficando apenas com o Cantor Cristão.

  22. Marco Antonio disse:

    Mas já prestaram atenção as palhaçadas, papagaiadas, idiotices que inundam as letrasd de muitas músicas gospel, feitas, como dizem, para louvar e adorar? Misericórdia! Como dizia um velha senhora católica apostólica romana, de minha época.

  23. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2. Quem verdadeiramente sai perdendo com isso são os que se deixam enredar por estas obras do inferno. Deus continuará sendo Deus, o evangelho não parará como não parou desde os tempos dos apóstolos, só este povo não experimentará o quanto é bom viver a vontade de Deus para as nossas vidas.

  24. louvado e engrandecido seja teu nome Senhor, por ter pessoas compromissadas, e peocupados com nossos jovens!

  25. Quando não se tem a conversão, acaba nisso.

  26. Este é o evangelho da permissividade que tem sido difundido entre as igrejas contemporâneas, tudo pode, não tem nada haver, assim caminham os ditos cristãos gospel para o abismo, pois esta escrito que todos serão julgados por suas obras.

    Pastores que hoje liberam tudo dentro das igrejas para as tela cheias de jovens que não querem compromisso com a palavra de Deus e ainda zombam daqueles que querem viver uma vida voltada para a palavra de Deus.

    Hoje é normal ter lutas do MMA, Shows gospel, festas juninas e muito mais dentro da igreja só para agradar ao publico. Tudo é normal.

    Veja o comentário do Pitágoras, é porque ele não conhece a verdade, pois o dia que conhecer pensará diferente e ai Jesus o libertará desta ilusão gospel.

    Abraços pastor e continue defendendo o evangelho puro e genuíno que conhecemos da parte do Senhor.

  27. " música secular"

    SECULAR
    "Sinônimos: mundano temporal civil leigo laical mundana profana antigo ancestral ancião anoso anticwabo atrasado cediço clássico desusado primevo prisco provecto remoto secular velho veterano vetusto centenário centúria afável cível cortês paisano "
    http://www.dicionarioinformal.com.br/secular/

    se.cu.lar
    relativo a século
    que se faz ou se cumpre de século a século
    que é muito antigo, que dura há muitos anos.
    http://pt.wiktionary.org/wiki/secular

    secular
    se-cu-lar
    adj.
    Que vive no século, no mundo; que não fez votos religiosos (por opos. a regular): padre secular.
    Leigo, temporal; civil: tribunais seculares.
    Próprio do século, que não cabe à igreja: interesses seculares.
    S.m. Indivíduo leigo, que não está sujeito às ordens religiosas.
    S.f. Mulher que não está sujeita a votos monásticos.adj.
    Que se faz do século a século. Que existe há séculos. Relativo a século. Que é muito antigo. Relativo aos leigos; que vive no século ou sem votos monásticos. Mundano. Temporal. Civil.
    M.
    Leigo. Aquele que não faz parte de Ordens religiosas
    http://www.dicionarioweb.com.br/secular.html

    (Romanos 12:2)
    E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

    Tirem suas próprias conclusões !
    Deus os abençoem !
    Grande Abraço !

  28. Quanta hipocrisia reunida em um só texto…

  29. é rapaziada evangélica vcs precisam fazer a diferença não dá pra dizer que é de Cristo e esta vivendo igual ao mundo. O tempo chegou é céu ou inferno. ou é santo ou é sujo. so existe dois caminhos, duas portas a larga que leva ao inferno e a estreita que leva ao céu, Deus escolheu conduzi-los pela estreita vcs querem???? então entrem por elas com muita preça.

  30. concordo plenamente com o nosso pastor que postou essa pag. a bíblia diz que aquele, que for santo se santifique mais e o que for sujo suje se mais. e ai rapaziada de que lado vcs estão é tempo de decisão ou céu ou inferno a escolha é pessoal, a salvação é individual. JESUS ESTA AS PORTAS. O dia do juízo é sem misericórdia estamos apenas alertando vcs.

  31. Temos que ser luz mais na verdade a realidade e bem diferente os jovens de hoje sao muito deferente apesa de ser jovem.Mais tambem depende de varias fatores que o jovem esta no meio diz a palavra do senhor que o mundo tem que ver a diferente no caso ta cerdo diferente o mundo esta influenciando muito temos que vigia muito pois nao podemos espera melhoras e sim piores pois esta si cumprindo a palavra do senhor e isso que dizer que ELE ta voltando para busca uma igreja santa e que nao si contaminou com o mundo.
    JESUS ESTA VOLTANDO….

  32. Gostava bastante de várias músicas seculares, principalmente de ver determinada música com a tradução "antes você costumava sorrir e dançar ao som da minha voz, agora você me virá as costas, cale-se e aumente o volume" perdi certa vontade de ouvir músicas seculares, a algumas que até dá para se ouvir, mas os atuais lançamentos, por favor. Chega a dar certo nojo de ver o que a indústria de entretenimento atual acabou virando.

  33. Esses pastores adoram se meter na vida alheia. Arrogantes, pensam que sem eles, o mundo acaba amanhã. Poupem-nos.

  34. esta completamente virado este mundo pois esta procimo a vinda de Cristo. a ana lucia diz que não tem nada a ver ter dançar nas igrejas me diz onde foi que Cristo dançou? Cristo nunca dançou so encontramos pasagem bíblicas que dançarão so no velho testamento igual. Miriã dançou depois da vitoria. mas hoje vemos igrejas que esta mas pra uma danceteria doque uma igreja que realmente tem verdadeiros adoradores de Cristo. mas esta uma pergunta onde que Cristo dançou? mas e muitos chamados e poucos escolidos.

  35. Belo comentário do Pr. Muito lucido e preciso, e melhor, devidamente relacionado com as Escrituras.

  36. isso acontece é pq quiseram proibir demais e agora o pessoal avança o sinal

  37. Até Parece que Quando esse Pastor era Jovem, fazia coisas certas, da raiva de adultos colocar ordem nós, coisa que eles sempre foram certinhos … aff, ta errado, pior que a letra do ai seu eu te pego, ainda bem que nao gosto de sertanejo, mais na minha escola, na minha sala, na minha cidade o povo nao para de cantar isso, só o refrão também, botar para cantar a musica toda nem vai saber kkk :)

  38. Marco Antonio disse:

    Mas do balé gospel dentro das igrejas de batistas a pentecostais, não fala não? Vá procurar sua turma, coa um musquito e engole um elefante.

    • Qual é o problema de ter dança nas igrejas batista e pentescontal?! Sendo música gospel e para Engrandecer o nome de Deus.

    • Julio Bitencort disse:

      Concordo Marcos Antonio. Isso acontece pelo que alguns pastores trocam coisas espirituais por materiais e carnais como dancinha, teatro, festival de comida, partidas de ping-pong entre outras coisas, dizendo que é pra atrair os jovens. Alguns fazem até a tal festa Junina, aquela mesma dedicada a São Pedro, Sto. Antônio, e São João. Como depois vão esperar que eles apresentem mudança quando diante do que a Bíblia diz: "Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação." I Cor 14:26

    • Marco Antonio disse:

      Ana Lúcia – Vai nessa tua força "varoa"…

  39. Os Jovens da minha Igreja Foram em um Passeio em um Parque, e começaram a cantar essa musica, eu não a conhecia e fui na onda do Refrão não vigiei, um tempo depois Ouvi ela inteira e vi que era mundana!
    um Culto em uma Quinta Feira, Havia uma Jovem sentada do Outro lado o qual eu estava, em um momento de oração que todos fazem uma fila para para receber oração, essa Jovem foi ao Banheiro , e Deixou o Celular na Cadeira, alguem ligou para o Celular e o que tocou??? "eu quero tchu, eu quero Tcha" algumas pessoas começaram a rir, outras a repreender, e o pastor pediu para desligar o celular, uma pessoa procurou, de cadeira a cadeira o celular e Desligou o aparelho, e a Jovem voltou do banheiro, sem saber o que aconteceu, mas é um caso de vergonha pelo Fato de ser Secular, o Secularismo dentro da igreja, Vamos Acordar Jovens, Vamos Abrir os Olhos, isso é Musica secular, se é que pode ser chamada de musica, e temos boas musicas Gospel para ouvir, não vamos ouvir essas porcarias!!! acordem!

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 446,921 comentários no Notícias Gospel.