Home » Mundo Cristão

Raros textos sagrados serão exibidos juntos, pela primeira vez, em Londres

Por Redação Gospel+ em 28 de abril de 2007

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Alguns dos mais raros e importantes livros religiosos do Judaísmo, do Cristianismo e do Islã serão exibidos juntos, pela primeira vez, na Biblioteca Britânica, em Londres, a partir desta sexta-feira.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Textos da coleção privada da biblioteca e tesouros emprestados de outras instituições formam a base da exposição, intitulada “Sacred” (Sagrado em inglês), e que ficará aberta até 23 de setembro, informou a instituição em um comunicado.

Embora a visitação da mostra seja gratuita, seus organizadores aconselham a reserva de ingressos.

“A Biblioteca Britânica tem uma das maiores coleções do mundo de textos sagrados e esta exposição nos habilita a comparar e contrastar alguns dos mais remotos textos existentes dos três credos”, disse o principal curador da exposição, Graham Shaw.

“Isto será de grande interesse para estudiosos e para os visitantes em geral”, acrescentou.

A exposição inclui exemplos inestimáveis da Torá, do Novo Testamento e do Corão, que serão exibidos um ao lado do outro e tratados tematicamente para mostrar suas similaridades, diferenças e como eles foram interpretados.

Os tesouros incluem o Códice de Londres, um dos mais antigos manuscritos existentes da Torá, os cinco primeiros livros do Antigo Testamento, que são fundamentais para o Judaísmo.

O Códice Sinaiticus, o manuscrito mais antigo e mais completo do Antigo Testamento, de cerca de 350 a.C, que também estará na exposição, assim como o Ma’il Qur’an, que é um dos exemplos mais antigos do mundo do livro sagrado muçulmano.

Ele data do início do século VIII a.C – ou o primeiro século do calendário muçulmano Hijri -, o que significa que foi escrito nos cem anos da fuga do profeta Maomé de Meca para Medina, um evento chave para o Islã.

Outras atrações incluem o Pentateuco Siríaco, o mais antigo manuscrito bíblico conhecido, e a Bíblia Espanhola do Duque de Sussex, que é considerada uma das refinadas bíblias hebraicas, datada de meados do século XIV.

O príncipe Philip, marido da rainha Elizabeth II, e o rei Mohammed VI do Marrocos são os patronos da exposição.

Entre os doadores estão a Fundação Coexist, uma organização britânica de caridade que promove as relações inter-religiosas, a British Society marroquina e a Fundação Santa Catarina, que apóia o trabalho de conservação do Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai.

Fonte: Yahoo! Notícias
Via: O Verbo

Comentários Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 241,270 comentários aprovados no Notícias Gospel.