Home » Brasil

Reflexões e orações marcam retiros religiosos

Avatar de Redação Gospel+ Por Redação Gospel+ em 19 de fevereiro de 2007

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Católicos e evangélicos de Bauru e região estão aproveitando os quatro dias da folia de Carnaval para refletirem e orarem sobre o papel de Deus em suas vidas. Avessos às festas regadas a bebidas e longe de drogas, os religiosos aproveitam o período nos retiros que proporcionam encontros entre famílias e amigos da mesma fé.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Para os católicos, o grande retiro começa na Quarta-Feira de Cinzas, quando tem início a Quaresma, comenta o bispo diocesano de Bauru, Dom Luiz Antônio Guedes. Foi ele quem iniciou as atividades no II Retiro Diocesano de Carnaval, na manhã de ontem, na Casa do Cursilho. “O grande retiro dos católicos é a Quaresma que começa na quarta-feira e se prolonga até a semana santa.”

É nesse período que se desenvolve a campanha da fraternidade, que este ano tem como tema “A Fraternidade e a Amazônia .”

Segundo o bispo, no período carnavalesco muito católicos viajam ou têm outras programações. “Realizamos o retiro diocesano e outros em várias paróquias, direcionados para aqueles que optam por alegria sadia, num ambiente agradável.”

Na opinião dele, o retiro é um encontro de alegria com os irmãos e com Jesus. “É a oportunidade de ter contato com Jesus pelas orações e refletir sobre vários assuntos que serão debatidos nas palestras. Este ano, estamos concentrando as palestras sobre o querigma, o primeiro anúncio da mensagem evangélica. Começamos com o amor de Deus e vamos até o valor e sentido da comunidade cristã.”

A programação conta ainda com dinâmicas, animação, teatros e até danças. “Este ano temos algo novo, um show chamado TecnoCristo. Estamos recebendo pessoas para passar o dia, ninguém dorme aqui. Em outras dioceses, em Lins, por exemplo, os católicos estão acampados.”

Guedes frisa que para participar, é só comparecer à Casa do Cursilho. “Não há inscrições antecipadas. As pessoas podem escolher o melhor horário para vir e participar. As atividades prosseguem até terça-feira com a missa às 16h.”

A igreja Cristã Renovada realiza no Recinto Mello Moraes mais um retiro espiritual, como faz há 30 anos. “Recebemos pessoas de vários Estados e até de outros países. Temos cerca de 200 pessoas acampadas e a expectativa é de receber aproximadamente 2 mil para os cultos,” explica o diácono Élvio Coelho.

O encerramento das atividades evangélicas será amanhã à noite com o culto de quatro pastores da Igreja Batista de Belo Horizonte.

Para acampar, o evangélico paga uma pequena taxa, mas se desejar apenas assistir os cultos e participar da praça de alimentação, a entrada é franca.

O diácono ressalta que o motivo principal do retiro é busca a Deus. “Mas além de orar, os participantes encontram amigos e as famílias se conhecem. Queremos buscar a Deus, agradecer.”

Segundo o pastor Eli Parreira, o escolhido para esse ano foi a conferência do Espírito Santo. “Na realidade o espírito santo é a terceira pessoa da trindade mas pouco conhecido. Temos procurado demonstrar biblicamente que o espírito santo mora em nós.”

Fonte: Jornal de Bauru



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

2 comentaram, comente você também!

  1. Que a paz e o amor de Deus reine sempre em nossos corações, em cada lar e em cada família. Paz e bençãos

  2. Carlos Roberto disse:

    QUARESMA
    O QUE DIZ A BÍBLIA

    “E Jesus, clamando outra vez, com grande voz, rendeu o seu espírito” – Mateus 27:50

    Conforme o CATOLICISMO ensina, a palavra QUARESMA vem do latim quadragésima, e é utilizada para designar o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice do cristianismo, a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no famoso Domingo de Páscoa. A cor litúrgica deste tempo é o ROXO, que significa luto e penitência, e a QUARESMEIRA a árvore símbolo das comemorações, fato que não encontra respaldo nenhum nas Escrituras para validar tal afirmativa. Esta prática data do século IV, portanto não faz parte dos ensinos Bíblicos, tão pouco está inserida na história da igreja primitiva, nem das práticas apostólicas. São as TRADIÇÕES de homens e as suas crendices!

    A irracionalidade da quaresma, reside no fato de ela acontecer depois de o povo se ESBALDAR na maior festa da carne onde, a imoralidade é determinante. O CARNAVAL é o pano de fundo para as celebrações da quaresma – festa onde Deus é literalmente esquecido e o Diabo é exaltado com todo fervor – e nisto há uma contradição absurda, pois permite-se aos fiéis praticarem todo o tipo de atos imorais, de viverem na sua extensão, todos os prazeres da carne, de extravasarem e de cometerem abusos no consumo de bebidas alcoólicas. Isto sem falar no consumo de drogas, que além de trazer prejuízos irreparáveis ao consumidor, alimenta um comércio satânico, onde a morte é vista como coisa normal. No carnaval, só lembrando, pano de fundo da QUARESMA, a imoralidade é o prato preferido dos foliões. O corpo, que é templo do Espírito Santo, é maltratado, violentado e desrespeitado, tudo em nome da permissividade religiosa, para que as pessoas possam participar de uma festa popular, que na sua essência é regada de pecados nas suas mais variadas formas. É a carne se esbaldando com a permissão explicita da religião oficial no Brasil.

    A Igreja católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na quarta-feira de cinzas, três grandes linhas de ação, a oração, a penitência e a caridade. Os sacrifícios podem ser escolhidos livremente, por exemplo: um jovem deixa de mascar chicletes por um mês, e o valor que gastaria nos doces é usado para o bem de alguém necessitado. Que sacrifício! Ora, será que a vida cristã se resume a quarenta dias no ano? Será que nos demais não há a necessidade de viver uma vida plena, na presença de Deus, abandonando o pecado? Parece-me equivocada uma prática religiosa, onde a permissividade pecaminosa é aceita – afinal, carnaval é a festa da carne – onde já se tem no calendário data certa para que os fiéis possam se purificar de seus pecados. Esta relação perigosa entre fé e infidelidade para com Deus não encontra respaldo na Bíblia, que alias condena a satisfação dos desejos e dos prazeres da carne.

    Outra curiosidade está no sábado à noite, o SÁBADO DE ALELUIA, onde é celebrada a Vigília Pascal, também conhecida como a Missa do Fogo. Nela, o Círio Pascal é acesso, resultando nas cinzas. O significado das cinzas é que do pó viemos e para o pó voltaremos, é o sinal de conversão e de que nada somos sem Deus. Um símbolo da renovação de um ciclo. O interessante é que as cinzas passam, pois na primeira lavada de rosto lá se vão pelo ralo e já na semana seguinte sequer são lembradas. O ritualismo não consta nas práticas apostólicas, pelo contrário elas condenam com veemência qualquer tipo de técnica que possa levar o homem a uma dependência que não seja exclusiva de Deus.

    Os sepulcros caiados são edificados numa RELIGIOSIDADE DE FORMAS, mas que não possuem qualquer conteúdo espiritual. Rituais foram criados pelo homem para que a beleza externa destas sepulturas não fossem ofuscadas, por dentro pouco importa o que esta depositado ali, a podridão pode ser combatida por sacrifícios, penitências, orações e da prática de caridade.

    “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o coração”, diz o Senhor, o que nos isenta de sacrifício, pois é do coração que depende a nossa FÉ e a nossa INTIMIDADE com Deus. É dele, segundo a Bíblia que procedem as fontes da vida, portanto somos livres para buscar a Deus sem qualquer interferência externa ou práticas que impliquem em sacrifício. Aliás, Deus requer de nós MISERICÓRDIA, só isto e nada mais.

    “Não vos assusteis, buscais a Jesus Nazareno, que foi crucificado. Ela já ressuscitou, não está aqui…” – Mateus 16:6

    “O mal de quase todos nós é que preferimos ser arruinados pelo elogio a ser salvos pela crítica”

    Carlos Roberto Martins de Souza
    [email protected]

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 445,764 comentários no Notícias Gospel.