Home » Internacional

Série de suicídios de pastores acende alerta entre cristãos; Estudos apontam para altos índices de depressão entre líderes evangélicos

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Série de suicídios de pastores acende alerta entre cristãos; Estudos apontam para altos índices de depressão entre líderes evangélicos

Uma onda de suicídios entre pastores está levando a mídia cristã nos Estados Unidos a questionar o que estaria levando os líderes religiosos a um desespero tão intenso.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

A morte recente do pastor Isaac Hunter, num aparente suicídio, chamou a atenção da imprensa como um todo por seu pai, o também pastor Joel Hunter, ser um conselheiro do presidente Barack Obama.

Nos últimos meses, alguns famosos pastores norte-americanos se mataram em circunstâncias nebulosas. Segundo a jornalista Jennifer LeClaire, editora do portal Charisma News, há “apenas alguns dias, um pastor que estava de luto por sua esposa morta supostamente atirou em si mesmo na frente de sua mãe e filho, expressando que ele estava ouvindo a voz de sua falecida esposa”.

O caso referido por Jennifer é o do pastor Ed Montgomery e sua falecida esposa, profetisa Jackie Montgomery, que lideravam a igreja do Assembleia do Evangelho Pleno Internacional, na cidade de Hazel Crest, Illinois.

Em novembro, o pastor Teddy Parker Jr. se matou durante o intervalo dos cultos de domingo. O corpo foi encontrado por sua esposa, Larrinecia Sims Parker, na entrada da garagem de sua casa com uma ferida de bala auto-infligido, na cidade de Houston County, Geórgia.

“Por que a súbita erupção de pastores cometendo suicídio ? O suicídio não é um problema novo entre o clero, mas três suicídios conhecidos em menos de dois meses pede um olhar mais profundo do assunto”, escreveu Jennifer em seu artigo.

“Não há falta de estatísticas sobre pastores com depressão, esgotamento, problemas de saúde, baixos salários, espiritualidade em crise, relacionamentos em crise… E nenhuma delas traz bons dados”, alertou a jornalista.

Segundo o Instituto Schaeffer, 70% dos pastores lutam constantemente contra a depressão, e 72% dizem que só estudam a Bíblia, quando estão preparando sermões. A pesquisa mostrou que 80% acreditam que o ministério pastoral tem afetado negativamente as suas famílias, e 70% deles acreditam que não tem um amigo próximo.

A expectativa, segundo o relatório do estudo feito pelo Instituto Schaeffer, é de que 80% dos atuais seminaristas vão deixar o ministério apenas 5 anos depois de formados.

“Psicólogos apontam várias razões pelas quais as pessoas cometem suicídio, de depressão e psicose a situações estressantes da vida. Mas uma coisa é certa: o que leva alguém a tirar a própria vida, em última análise começa na mente. Pensamentos suicidas precedem o suicídio”, observou Jennifer LeClaire.

Lembrando o conselho de Paulo na carta aos Coríntios, Jennifer sugere que os fiéis cuidem de seus pastores: “Se queremos vencer a batalha contra o suicídio no púlpito e no banco, é preciso, entre muitas outras coisas, poder lembrar o que as Escrituras nos instruem sobre a batalha em nossa mente. ‘As armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas, derrubando argumentos e toda altivez que se exalta contra o conhecimento de Deus, trazendo todo pensamento cativo à obediência de Cristo, e estar prontos para punir toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência’ (2 Coríntios 10:4-6). Ninguém pode tirar seus pensamentos cativos de você, mas você pode levar seus próprios pensamentos em cativeiro”, orienta.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

63 comentaram, comente você também!

  1. Os relatos de pessoas que viram o inferno e o quão cruel é, e o que a maior parte da humanidade está ali, deixa qualquer um em depressão

  2. Paulo ensinava: “nos últimos tempos, muitos apostatarão da fé”, vigiai e orai e não vos deixeis levar na onda das facilidades racionalistas. Só Jesus Cristo é Senhor, porque só Ele morreu e ressuscitou pelos nossos pecados. Deixai os enganadores e perversores da Palavra e segui só o Caminho e o “Único Nome, dado debaixo dos céus, pelo qual podemos ser salvos”.

    Os apóstatas e enganadores existiam no tempo de Paulo e existem hoje em grande número e sob os disfarces mais fantásticos.São os pregadores das facilidades. Fugi deles e olhai para Jesus, Autor e Consumador da fé (Hebreus 12:1-2).

    Deus é fiel, não nos abandona. Sejamos nós também fiéis à Sua Palavra, não a abandonando,. nem a pervertendo.

  3. O fanátismo religiosos americano chegando ao seu climas, suícidas, o próximo passo é começar a matar os “infiéis” todos que são contra suas doutrinas, assim como no Islã.
    E o Brasil já a muito tempo tem seguido os passos destas igrejas, que tristeza.

  4. esperar o que, quando pastorea virou:
    uma profissão e não mais um chamado de divino. quando Igreja é gerenciada no espírito de mamon e não apascentada no Espírito de Deus,
    quando o verdadeiro tesouro está na terra e não no céu,
    quando o novo nascimento vem da teologia da prosperidade que é o estudo da graça e não da graça…

    Tudo que eles têm é um lampejo, uma luz momentânea no meio da noite que estão vivendo

  5. Infelizmente, deve ser o surto pela incoerência , pela inverdade, a incompatibilidade do que se fala com o que se vive. Anos a fio para acordar e perceber que estava td errado em relação ao Evangelho, para muitos isso é uma tragédia que se torna insuportável, levando a esses extremos. Infelizmente, repito.

  6. “Você não sabe de nada e julga, filho de das profundezas, não de satanás, pois tem mais ética do que você.”

    satanás tem ética?
    Era só que faltava.

    Levi vc é uma figura.

    hhauhauhuahuhauhuahuauhauhuahuahuhauhauhauhauhuahuahuahuhauhua
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Quaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaquaqua

  7. Nossa, então agora vai ser facil entender os fieis né. Depressão é coisa seria.

  8. A vida dos bons pastores não tem sido fácil, é uma pressão todos os dias, cobranças e mais cobranças. Tenho um irmão que é pastor, ele se desdobra para trabalhar, sustentar a família , estudar, atender as ovelhas, promover o culto etc.
    Não sobra tempo para descansar nunca. Os irmãos deveriam ser mais solidários, ligam para o pastor para os levarem no hospital, comprar remédio, etc. Um absurdo acham que pastor é Deus.
    Só sabem pedir, pedir e pedir, além de reclamar o tempo todo. Por isso os bons chegam nesse estado….O pastor precisa de descanso, lazer, oração….. e muito mais.
    Ninguém pode julgar ninguém…..

  9. ex. disse: 14 de dezembro de 2013 ás 12:22 pm
    Edson Souza
    É assim que o anjo da canela preta fala para você no seu ouvidinho?
    Repreende bobo.

    Ô ex ou Edson Aguiar, vc conhece muito o teu pai o satanás, pq vc aprendeu muito bem com ele por tantas mentiras que vc cometeu aqui no site.
    Espero muito que Deus te der o que vc merece por mentir para o Espírito Santo.

    Pra vc aprender a respeitar o teu próximo.
    Se prepara que tua hora vai chegar Edson Aguiar!!!!

  10. É a consciência pesando. Os caras passam anos enganando, ludibriando, explorando o POVO incauto e chega o dia em que a consciência pesa por todos seus crimes e, vão para o INFERNO! 2Cor. 11:12-15

  11. Entao se a pessoa diz que se converteu e Cristo e vida,quando um crente se suicida,ele vai para o inferno e leva Jesus junto com ele?Anatema!

  12. Amados, depressão começa com problemas da vida mas o espírito mau entra em seguida e a pessoa já não consegue se livrar, eu tive depressão aguda por 20 anos, mas numa hora, quando Jesus me batizou com seu Espírito Santo fui curada completamente e sei que quando Jesus prometeu vida abundante, isso é o que vivemos na plenitude do Espírito, é real, só não me suicidei por conhecer a Palavra e saber que iria direto pro inferno, mas quando me atirei de cabeça e busquei Jesus em meu desespero, não precisei de terapia, nem de psicólogo, só Jesus!

  13. Alguém só comete suicídio se ele já estiver morto,sem a vida de Deus dentro dele,como no caso desses pastores que cometeram suicídio,muitos já estavam mortos á tempo.
    Lamentável! Compraram seus passaportes para o inferno de livre e espontânea vontade,mentiram para sí mesmo e para os outros pelos os quais receberam suas ministrações,homens fracos e covardes,merecem mesmo passar a eternidade nas chamas.

    • Como é que é, meu caro?

      Você não sabe a história de vida de nenhum deles, mas já vai julgado, condenando e executando a pena?

      Em que igreja você aprendeu a ser rápido no julgar, e ávido por sangue, e amante do enxofre do inferno pra mandar o seu próximo pra lá?

      Quer dizer que um pai de família que comete o suicídio, o que ele ensinou à sua família, à sociedade, são tudo desprezíveis?

      Você, ao acaso, tem limitações psíquicas decorrente de alguma afecção, meu caro?

    • Phedro filho Satã 7 vezes.

      Não julgueis, e não sereis julgados; não condeneis, e não sereis condenados; soltai, e soltar-vos-ão. (Lucas 6:37)
      Seu pai te espera.

      • Phedro, não leve em consideração esse perturbado do Levi Varela. Esse indiano maluco é tão sem noção que já declarou aqui, que se vc orar por satanás ele pode se converter. kkkkkk
        só pode se indiano pra vim com uma ideia dessas.(Eita povinho sem noção)

        • Edson,

          É mais fácil minha oração gerar efeito no coração de satanás a fazer alguns daqui se converterem.

          O diabo não ouço sua voz, pois discreto, mas alguns daqui, nada de discrição, parecendo mais secretários do inferno em luta terrestre pra enviar o próximo para o céu.

          O cara pálida não conhece a vida dos pastores e logo os condena? São você sequer humanos?

    • Não deseje para os outros oq vc não que para si…

  14. A PSIQUIATRIA tem a VERDADEIRA EXPLICAÇÃO. Sem FANATISMO religioso minha gente!

  15. o bom pastor da a vida pelas suas ovelhas, literalmente o pastor se anula para viver a igreja, sua vida a da familia, deixam de existir diante da igreja, suas necessidades, seu próprio caráter somem diante do da igreja, ser pastor e doar-se em prol dos outros, assim como fez JESUS ele mesmo se entregou a morte, não foi ninguém que obrigou, por amor de nós dores atroz e sofrimento espiritual

  16. Jesus, único Senhor… único Salvador.

  17. Depressão por vê o sofrimento da humanidade, apocalipse, 9,5:

    6 E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

    Mas quem não tem lucidez e consciência, o caso se muitos que abaixo escreveram, preferem vê a coisa pelo ângulo pessoal, pelo ângulo de possíveis pecados próprios cometidos enquanto sacerdote, zombando da solidão e situação dos pastores, embora esqueçam tais acusadores que Cristo também se sentiu só, chorou, pediu companhia dos seus discípulos, pois não é fácil vê que ainda existem tantos filhos do encardido e falando, e criticando, e blasfemando, pois não querem vê que em todos os seguimentos ocorre a depressão, sendo um dos mais falados por último o padre Marcelo, mas ninguém critica.

  18. 6 E naqueles dias os homens buscarão a morte, e não a acharão; e desejarão morrer, e a morte fugirá deles.

  19. Muitos religiosos vivem uma grande ilusão, se achando os melhores e os mais felizes do mundo, mas se esquecem que todos nós somos iguais, todoa temos problemas mas ainda continuam mentindo dizendo que vivem na paz e na glória! Pois eu digo uma coisa: Mentir para os outros é fácil, mas mentir pra si mesmo é insuportável!

    • Então como você está se sentindo com a sua?

    • Verdade Diogo, a sindrome gospel ” nós somos os donos da verdade e somos perfeitos” deve pesar muito.
      E quando se defrontam com a verdadeira face de sua vida “hipócrita” caem em depressão.
      Ha, se conhecem a simplicidade dos ensinamentos de Cristo ” no reino de DEUS o maior serve o menor” ou seja ninguem é melhor que ninguem, entretanto crente fundamentalista não acredita nem vive está regra. Precisam ser pais de multidões e reis deste mundo, seguem ensinamentos de Moisés e não de Jesus.

      • André,

        É no seio evangélico o maior índice de suicídios?

        Boquinha boa para julgar a tua, não?

        O catolicismo está aí a 1700 anos, o islamismo a 1400, sendo esta a maior e a católica, a segunda, mas você vem falar dos evangélicos que nunca usou os meios ilegais usados pela as outras duas falada, apenas a palavra como meio de salvação, mudança de vida, nunca crescer, pois se fosse, assim estariam todas as evangélicas juntas.

        Você tem que saber primeiro de história, depois saber interpretar os fatos, para não sair tirando conclusões equivocadas ou então parciais.

        É feia a sua postura.

  20. Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens! poerm nem eles mesmo suportam!

  21. Viver num mundo de ilusões não deve ser fácil mesmo. “Falta amigo próximo” ? E Jesus ?

    • Não dá pra entender por quê um ateu faz comentário neste tipo de notícia!!!! Dá pra desconfiar que ele é ateu. mas crê na existência de “Alguém” que comanda o tudo.

    • Pitágoras,

      Você é somente matéria mesmo.

      Ora, se o próprio Jesus sentiu a falta de companhia. Ora, mas Ele não era Jesus?

      Meu caro, se você não sente falta de um colega camarada como seu amigo, então você é um psicopata dos grandes, pois o ser humano é essencialmente social, precisando uns dos outros, mesmo que seja pra jogar conversa fora, aliás, como se faz aqui, pois muitos que aqui navegam se sentem só e vazios, aí passam a levantar bandeiras até mesmo radicais para ter com quem conversar. Olhe de lado, o espelho respondeu?

    • O Pitágoras como bom cristão que diz que foi no passado, hoje está mais para zoar e fazer comentários irônicos recheado de besterelogias, apenas para provocar réplicas e tréplicas. Eis a questão.!

    • Pois é Varela, estou acreditando que Edmar Simões tem certa dose de razão.

      • Pitágoras,

        Concordo, então tome a sua dose de hoje, pois está falando mais besteira do que antes, não acreditando eu no que Jorge Melo de você seu um simples “tirador” de brincadeiras, sim falta de tudo(conhecimento, Deus, amor)

      • Pitágoras,

        Concordo, então tome a sua dose terapêutica de hoje.

        Tá falando mais tolices do que antes. Não acredito que Jorge Melo esteja certo quanto a você como um simples “tirador” de brincadeiras, mas sim que falta tudo(conhecimento, Deus, amor).

    • Pois é, tem muito crente que, na incapacidade de formar contra-argumento relacionado ao artigo, dispõe-se unicamente a atacar a pessoa que apresenta opiniões contrárias às deles. Isso só denigre a imagem e as crenças deles e dá ênfase às suas intolerâncias.

  22. Eu ouvi uma vez de uma pessoa, que por muitos anos conviveu com uma pessoa que apresentava uma quadro de “loucura”, mas que ao ser alcançada pelo evangelho de Cristo, esta pessoa ficou completamente curada, a ponto de passar a dirigir automóvel, que a depressão é a única maneira que o diabo tem de tirar a vida de uma pessoa. Quando o Apóstolo Paulo diz: “posso todas as coisa naquele que me fortalece.” Paulo quer dizer que pode tudo, ou seja, pode estar preso; passar fome; ter fartura de tudo; enfim, todas as coisas. Então, no meu simplório entendimento só existem duas explicações para tais suicídios: Ou é um quadro clínico ou espiritual, sendo no caso espiritual creio que o exemplo de Paulo pode nos dar uma pequena noção, pois Paulo antes era “O CARA”, mandava prender e mandava soltar; era rico e poderoso; e depois que virou crente foi perseguido e manda para a prisão e mesmo estando na prisão Paulo nunca deixou de se submeter a Deus. Só peço a misericórdia de Deus se eu estiver falando bobagem, mas no meu singelo pensamento, só a distância de Deus pode explicar tais comportamentos.

    • Não,

      Na cabeça de qualquer um passa a ideia de pòr fim em sua vida em face de alguma coisa e por algum motivo, pedindo até a Deus que o carregue, aliás, Elias, profeta, se sentiu depressivo, Jonas também. Cristo também.

      Muitas vezes neste site já manifestei uma vontade que Cristo venha logo, ou seja, a maioria sente medo do ato de suicidar-se e também das consequências aí não fazem, mas que a vontade de ir para o céu, qual que não tem? Faço igual a Cristo, atire a primeira pedra quem não teve um pensamento radical?

      • Levi Varela, ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

      • Levi Varela,
        Concordo com vc! Sejamos realistas e sinceros, sem fazer pose, por favor! Todo ser humano saudável e bom de cabeça em momentos de crises e de dor intensa já pensou em morrer, sim senhor! Só lhes faltou a coragem, mas pensar na morte, pensaram!

        • Mary,

          É isso que faz a diferença, pois quando sob forte emoção, uso de medicamentos ou com distúrbios psíquicos, a gente não consegue fazer o que os outros fazem, pensar de forma a evitar o pior.

          Se você for encontrada morta hoje, por obrigação, eu tenho que imaginar que uma das três possibilidades citadas acima pode ter acontecido, jamais condená-la.

          MInha cara, é comum a gente ouvir falar de baleias se lançarem contra a areias da praia como num ato de suicídio coletivo, não tendo a ciência certeza de tal motivação. Ou seja, alguma coisa externa atinge esse tipo de animal a ponto de se lançarem à morte, seja por perda de seu líder, seja por ingestão de substâncias nocivas ou coisas outras, mas o certo é que estão sob influência de algo que foge ao controle.

  23. Isso acontece porque o corpo nao esta andando como deveria!!

  24. Ficam judiando das ovelhas de Cristo, acaba dando nisso.

    • Esse negócio de se matar por judiar das ovelhas, então se assim fosse, o que haveria de déspotas se matando, religiosos, chefes, pais de famílias, amigos da onça, políticos, governantes, bom seria que tua tese fosse verdadeira e pegasse, o mundo estaria em paz, mas nós perderíamos você, pois faz o mesmo com suas tiradas psicologicamente pesadas, com teus jugos e fardos julgadores e perversos. Tire as cordas em teu redor.

  25. Cadê os hipócritas que aqui passeiam dizendo da vida boa de pastores?

    • Esses estão dando a vida pelas ovelhas?
      Com certeza que não.

      Deve ser peso na consciência por tanta safadeza escondida debaixo do tapete.

      Ai o capeta vem com a lista de erros que o dito pastor cometeu e fala no ouvido dele que não tem mais jeito, se os fieis souberem disso vai ser um escândalo, vc e sua família vão ser envergonhados é melhor tirar a vida, Deus vai te perdoar.

      E por ai que o bicho começa com as mentiras pro cidadão desistir de viver.

    • Kd os hipocritas??que dizem que só os ateus cometem suicídio??

      • Nunca vi ninguém dizendo que somente os ateus se suicidam.

        Minha cara, mas como vão se suicidar se não dão a eles tempo algum?

        Ora, os comunistas(amigos dos ateus) quando vê a pessoa imaginando o próprio sofrimento, pensando demais, eles mandam matar logo. Assim os ateus não se suicidam por dois motivos, não sabe analisar a situação que vivem e quando começam a despertar, logo são recambiados para a terra dos de pés juntos pelos camaradas comunistas.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 449,411 comentários no Notícias Gospel.