Home » Destaque, Mundo Cristão, Sociedade

Sociólogo afirma que igrejas neopentecostais brasileiras se comportam como fast-foods da fé

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Sociólogo afirma que igrejas neopentecostais brasileiras se comportam como fast-foods da fé

O sociólogo Eduardo Guilherme de Moura Paegle fez uma comparação com as redes de fast-food, para falar da forma com que as igrejas neopentecostais se organizam no Brasil. Afirmando que tais igrejas estão em um processo de padronização semelhante ao das redes de comida rápida, Paegle diz que as igrejas estão passando pelo que ele chama de “McDonaldização” da fé cristã.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Tomando como exemplo a Igreja Universal, Paegle afirma independente do local do mundo em que se encontra um templo da denominação, “esteja, em São Paulo, Lisboa ou alguma capital africana”, sempre será encontrado a mesma estrutura administrativa e os mesmo cultos, com poucas variações.

Paegle, que é doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina, compara um culto nesses moldes a pedir um lanche Big Mac, para afirmar que será a mesma coisa em qualquer lugar do mundo.

O sociólogo foi um dos entrevistados pela revista Carta Capital em sua reportagem sobre o crescimento de evangélicos apontado recentemente pelo IBGE. Ele disse ainda que nas igrejas pentecostais “vale-tudo” e disse que, assim como em redes de fast-food, os templos da Igreja Universal oferecem horários alternativos para atender a todos os fiéis.

- Se o fiel dispõe de pouco tempo, é possível dar ao menos uma passadinha no Drive-Thru da Oração – ressalta.

Outro estudioso ouvido pela revista, sobre o crescimento dos evangélicos, foi o sociólogo inglês Paul Freston, estudioso sobre o Brasil e professor da Universidade de Wilfrid Laurier, no Canadá. O professor ressalta que apesar do aumento do número de evangélicos, esse crescimento não trará profundas mudanças na sociedade brasileira.

- Quanto mais uma religião cresce, mais ela fica parecida com a sociedade na qual está inserida – explica o sociólogo, que tem a opinião reforçada pelo sociólogo Gedeon Alencar, autor do livro “Protestantismo Tupiniquim”.

Alencar afirma que já está havendo uma rápida transformação nas igrejas evangélicas brasileiras. De acordo com o jornalista Paulo Lopes, o estudioso compara o momento atual do protestantismo brasileiro com o que era visto há algumas décadas atrás, quando “os fiéis tinham de vestir roupa sóbria, não podiam usar cosméticos ou qualquer coisa que denotasse vaidade”, época em que o esporte também era proibido entre os evangélicos. Ele destaca também a televisão, hoje utilizada por várias igrejas e pastores, mas que em sua infância era vista com desconfiança pelos evangélicos.

- Os evangélicos estão cada vez mais parecidos com os brasileiros – destaca Gedeon Alencar.

Redação Gospel+



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

16 comentaram, comente você também!

  1. Isso não é novidade. Quem não sebe que as igrejas são centros comerciais que oferecem falsas promessas que jamais serão cumpridas e o pior, nos seus comércios incluem e vendem também o nome de Jesus cometendo o pecado que não é perdoado "o pecado contra o Espírito Santo" (Marcos 3:21-29) Os líderes religiosos são vendedores profissionais da PALAVRA DE DEUS (1Tim. 3:8-13) Hipócritas! (Mateus 23:27,28)

  2. ENGRAÇADO COMO GOSTAMOS DE CRITICAR(VOU GENERALIZAR) E QUANDO SOMOS CRITICADOS ASSUMIMOS UMA POSTURA DIFERENCIADA DO EVANGELHO QUE DIZEMOS QUE CONHECEMOS,VIVEMOS,SEGUIMOS,AMAMOS ETC…BASTA UM COMENTÁRIO SOBRE O BISPO O APOSTOLO,IGREJA,EMBLEMA PLACA CREDO ETC…ATIRAMOS NO PRIMEIRO POIS NÃO SOMOS “ALIENADOS” SEI DE UMA COISA O POSTE TEM RAZÃO ISSO E VERDADE,E AINDA ASSIM EU COLOCO MEU COMENTÁRIO PESSOAL,A QUALIDADE DA PALAVRA SERVIDA E IGUAL AO DO LANCHE DA MACDONALD…

  3. Erika Gualberto Jofre disse:

    Vendo este artigo me fez lembrar de 2 pontos pelo qual Paulo pregou: 1º Ele não vivia a custos do evangelho, e sim como o que pregava, ou seja, Ele trabalhava como construtor de tendas a parte durante a semana e para que não julgassem a ele como um "aproveitador dos fiéis" assim como eram alguns dos ditos filósofos em Atenas. 2º Era estratégia de Paulo alcançar a todos e havendo culturas diferentes, os observava e analisava, dando um exemplo, no caso como ele era um Judeu que recentemente aceitara Cristo como salvador, fora para as sinagogas aos sábados e lá utilizando-se do velho testamento como o costume Judeu, falava-lhes como o Cristo já naqueles tempos estava escrito que viria e sim com glória porém antes era necessário que padecesse na cruz pelos nossos pecados e aos poucos falava-lhes de Jesus e de suas experiências e assim converteu a muitos. Para que não fique apenas em minhas palavras leia 1 Coríntios o capítulo 9 em diante e se possível todas suas cartas para ver sua maravilhosa e inspirada carreira divinal sei que é bastante pois compõe 50% do N.T. bons estudos!!
    1 Coríntios 9 1:23
    Não sou eu apóstolo? Não sou livre? Não vi eu a Jesus Cristo Senhor nosso? Não sois vós a minha obra no Senhor?

    Se eu não sou apóstolo para os outros, ao menos o sou para vós; porque vós sois o selo do meu apostolado no Senhor.

    Esta é minha defesa para com os que me condenam.

    Não temos nós direito de comer e beber?

    Não temos nós direito de levar conosco uma esposa crente, como também os demais apóstolos, e os irmãos do Senhor, e Cefas?

    Ou só eu e Barnabé não temos direito de deixar de trabalhar?

    Quem jamais milita à sua própria custa? Quem planta a vinha e não come do seu fruto? Ou quem apascenta o gado e não se alimenta do leite do gado?

    Digo eu isto segundo os homens? Ou não diz a lei também o mesmo?

    Porque na lei de Moisés está escrito: Não atarás a boca ao boi que trilha o grão. Porventura tem Deus cuidado dos bois?

    Ou não o diz certamente por nós? Certamente que por nós está escrito; porque o que lavra deve lavrar com esperança e o que debulha deve debulhar com esperança de ser participante.

    Se nós vos semeamos as coisas espirituais, será muito que de vós recolhamos as carnais?

    Se outros participam deste poder sobre vós, por que não, e mais justamente, nós? Mas nós não usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimento algum ao evangelho de Cristo.

    Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que de contínuo estão junto ao altar, participam do altar?

    Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

    Mas eu de nenhuma destas coisas usei, e não escrevi isto para que assim se faça comigo; porque melhor me fora morrer, do que alguém fazer vã esta minha glória.

    Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!

    E por isso, se o faço de boa mente, terei prêmio; mas, se de má vontade, apenas uma dispensação me é confiada.

    Logo, que prêmio tenho? Que, evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho.

    Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.

    E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.

    Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.

    Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.

    E eu faço isto por causa do evangelho, para ser também participante dele.

  4. Martinho Lutero deve estar se contorcendo no túmulo ao ver o q os evangélicos fizeram com seu movimento protestante.

  5. Caramba, se estudamos o mesmo livro é claro que seremos semelhantes, como engenheiros advogados etc.

  6. Mateus 13:25 Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
    26 E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
    27 E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
    28 E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
    29 Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
    30 Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
    Simples assim, a palavra declarada não tem como ser revogada, quem quiser viver essa condição terá que se enquadrar nesta situação aí é de cada um , ninguém é obrigado a aceitar . O Senhor Deus é muito maravilhoso , criou o homem e dotou de livre arbítrio não somos vaquinhas de presépio cada um sabe o que faz . "Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim" (João 14:6) Quem seguir este caminho jamais será confundido, jamais será enganado igualado , comparado aos demais.E segui-lo implica em renuncia entrega , submissão. Diferente do protótipo descrito acima.

  7. Perfeito Igrejas ao gosto do freguês, tradicionais, gays, que casam divorciados, de nudistas, de drogados, de jovens, feministas, etc muito joio e pouco trigo..
    representantes, Neimar, Carla peres, joelma e ximbinha, claudia leite, xande, gretehem, bady "doidona" consuelo.. e o mais novo representante:]
    http://noticias.gospelmais.com.br/cantor-musica-tema-novela-avenida-brasil-evangelico-39981.html

  8. Marco Antonio disse:

    O que existe é o pentecostalismo, raiz de todas esta novas igrejocas/igrejetas que surgiram depois. Neopentecostsalimos é papo de pseu-intelectual crente. Aliás os "doutores" em divindade. Misaericórdia

  9. liberdade não quer dizer libertinagem, posso fazer o que eu quiser, mas nem tudo me convém. não é bem assim como vc fala esta tal de liberdade. Libertos do pecado e não livres para fazer o que quiser, e Jesus usou os mesmos caminhos mas não se portou como tais.

    • EXATAMENTE POR ISSO QUE JESUS ENVIOU O ESPIRITO SANTO.
      Para que o diabo não escravize o homem através de doutrinas humanas e diabolica. O APOSTOLO PAULO FOI BEM INCISIVO NISSO QUANDO DISSE: A FÉ QUE TENS TEM A PARA TI MESMO, BEM AVENTURADO O HOMEM QUE NÃO SE CONDENA NA QUILO QUE APROVA. NEM TUDO QUE E PECADO PARA UM SERÁ PARA O OUTRO. POREM existem princípios que não podem ser abandonados, e que se tornam pecados quando são transgredidos. sempre foi pecado, matar roubar,prostituir, homens fazer sexo com homem e vise versa, mentir, odiar o próximo, cobiçar as coisas dos outros, isso e reprovado por todo homem que tem bom senso, POR QUE ISSO FAZ PARTE DO CARÁTER, DO SER HUMANO. essas coisas são pecados em qualquer nação.independente de religião, NINGUÉM PRECISA DE RELIGIÃO PRA SABER QUE MATAR, O PRÓXIMO E ERRADO, NINGUÉM PRECISA DE RELIGIÃO PRA SABER QUE MENTIR, e ROUBAR E ERRADO, A PRÓPRIA NATUREZA ENSINA QUE HOMEM TRANSAR COM OUTRO HOMEM E TOTALMENTE CONTRA A NATUREZA.

    • Sabe qual o problema, o Sr. dorme com as publicações do Edir, lendo e relendo… É primicias atrás de primícias…o Sr.fala no plural sobre cabresto, o sr.é singular encabrestado pelo pensador Edir… pelo menos ele tem pensamento próprio certo ou errado mais tem… liberte-se. Non Ducor Duco é o lema dele, e o seu?????

    • O UNICO ENCABRESTADO AQUI E VC MEU CARO, E se por ventura eu leio e releio as pulblicações do bispo, eu as faço com o maior prazer, eu não sirvo ao bispo mas sim AO SENHOR JESUS, E É UM GRANDE PRIVILEGIO, SER PR DA IURD, trabalho todos os dias com o maior prazer, DEPOIS DO APOSTOLO PAULO NÃO TEVE NENHUM HOMEM QUE CONSEGUIU O QUE O BISPO TEM CONSEGUIDO, qual o homem que conseguiu liderar uma igreja como ele tem conseguido, qual o homem que pregou para mais de 10 milhões de pessoas de uma só vez? sei que ele so faz isso por que o espirito santo o dirige, E EU ESTOU POUCO ME IMPORTANDO PRA SUA OPINIÃO MEU CARO, OU A OPINIÃO DE QUALQUER PESSOA NO MUNDO. EU NÃO SIRVO A homens. AGORA VCS VIVEM ENCABRESTADOS ATÉ POR UMA VIDA MELHOR VCS SÃO IMPEDIDOS DE LUTAR ISSO E QUE E SER ESCRAVO , VEJA NA EPOCA DA ESCRAVIDÃO OS ESCRAVOS ERAM IMPEDIDO DE TUDO ATE DE ESTUDAR, NÃO PODIAM TER ROUPAS BOAS, NÃO PODIAM TER DINHEIRO, SÓ A COMIDA E OLHA LA. ASSIM os pastores de vcs fazem com vcs, SE VCS LUTAM PARA PROSPERAR E DAR UMA VIDA DE QUALIDADE PRA FAMILIA, AI VEM SEUS PASTORES E DIZEM : IRMÃOS PROSPERIDADE E DO CAPETA IRMÃOS, ISSO E DO DIABO. E AI VCS ENCABRESTADOS E MANIPULADOS PELO MEDO, VIVEM ACUADOS E NA MISERIA.

    • O Senhor é Pastor? pois no minimo não devia nem entrar em discussão nestes temas, isso se torna ridiculo meu irmão. não esta colocando seu pensamento e sim colocando que vc é o certo e o que segue é a verdade e todos os outros são errados, e vc só falou de pecados que são mais vistos aos nossos olhos, considerados como grandes, e os pequeninhos que ninguém vê? eles não nos condenam também? pense bem, uma mentirinha de nada, masturbação, uma roupa que faz o próximo te cobiçar,uma palavra mal dita q derruba seu irmão e aquilo que escandaliza seu irmão não o faça! fique na Paz!

  10. O comentário acima é lúcido na parte final, quando diz que os "… evangélicos estão cada vez mais parecidos com os brasileiros". De fato, qual a diferença de um "evangélico médio" para um "incrédulo médio"? Talvez a bebida (ainda) por que de resto… Já vejo "crentes" curtindo rock pesado, fantasias de zumbi, etc, etc… Enfim, para crescer, os protestantes tiveram que fazer o que mais criticavam na Igreja Católica: concessões.

  11. A paz do Senhor Jesus aos irmãos em Cristo Jesus, e uma boa tarde de salvação aos simpatizantes do evangelho.
    este indivíduos em parte tem razão quando fazem suas analizes, apesar que são analizes
    técnicas e mundanas não serve de base e nem se deve ter credibilidade pelos cristãos,
    mas em parte eles estão certo este neo-pentecostalismo venho envergonhar os evangelicos
    com esta teologia da prosperidade, e este 171 aplicado nos fies, este claro que não e evangelho de salva qualquer criança sabe disto, acabou dando brecha pra satanás entrar, hoje qualquer pagã que nada sabe que abalizar o evangelho e evangélico, quando Espiritualmente não conseguem nem abalizarem a si mesmo.
    mas isto e as escrituras se cumprindo, Deus tem um povo separado aqui nesta terra, estes não serão confundidos.
    fiquem com o Senhor Jesus Cristo!!!

  12. QUANDO ISRAEL ERA DOMINADO POR ROMA, ELES FIZERAM CAMINHOS LIGANDO UMA CIDADE A OUTRA E UMA ALDEIA A OUTRA , PARA QUE POR ESSES CAMINHOS PODEREM COBRAR OS IMPOSTOS. E quando JESUS veio ao mundo ele usou esses mesmos caminhos para pregar o evangelho, ele ia de cidade em cidade, por esses caminhos. NÃO A PECADO NENHUM NO HOMEM USAR OS RECURSOS DISPONÍVEIS A ELE PARA PREGAR O EVANGELHO, MUITO PELO CONTRARIO, TEMOS QUE USAR TODOS OS RECURSOS DISPONÍVEIS, PARA ISSO.
    Graças a DEUS que a iurd e a mesma em todo mundo pois foi exatamente isso que JESUS DISSE: SEDES UM PARA QUE O MUNDO SAIBA QUE SÃO MEUS SEGUIDORES. Antes de JESUS vir ao mundo DEUS era Conhecido como ALGUÉM QUE ESTA LA ENCIMA, SENTADO EM UM TRONO OBSERVANDO O QUE ACONTECIA AQUI EM BAIXO, E que homem nenhum podia chegar perto, se não era punido. QUANDO JESUS VEIO AO MUNDO ELE HUMANIZOU DEUS, e os fariseus e religiosos da época odiaram isso, perseguiam JESUS justamente por causa disso. JESUS NÃO SO FALAVA QUE ERA FILHO DE DEUS COMO SE FAZIA COMO DEUS, Ele disse a felipe: HA QUANTO TEMPO ESTOU CONVOSCO E ME PEDE MOSTRA NOS O PAI? QUEM VE A MIM VE AO PAI. O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NOS, DISSE JOÃO. foi esse um dos principais motivos deles terem crucificado JESUS. JESUS libertou o homem da escravidão religiosa. MAIS TARDE O HOMEM NOVAMENTE SE TORNOU ESCRAVO DA RELIGIÃO, foi a religião quem criou o pensamento que miseria , e pobreza e sinônimo de santidade. FOI a religião que proibiu o homem de praticar esportes, foi a religião que impediu o home de se divertir, foi a religião que disse que dançar e pecado, e a religião que diz que ouvir musicas e pecado. A RELIGIÃO NOVAMENTE ESCRAVIZOU O HOMEM QUE UM DIA FOI LIBERTO NA CRUZ DO CALVÁRIO.GRAÇAS A DEUS PELA IGREJA UNIVERSAL, POIS ATRAVÉS DELA DEUS VEM LIBERTANDO HOMENS, DA ESCRAVIDÃO DA RELIGIÃO, TEM FEITO HOMENS CONQUISTAR E REALIZAR SEUS SONHOS, TEM MOSTRADO QUE O QUE JESUS DISSE E VERDADE, PODEMOS TER UMA VIDA DE QUALIDADE AQUI E NO PORVIR A VIDA ETERNA, E POR ISSO QUE NOS ODEIAM TANTO, porque não colocamos cabrestos nas pessoas, JESUS NOS CHAMOU PARA LIBERDADE.

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 439,289 comentários no Notícias Gospel.