Home » Internacional, Mundo Cristão

Vietnã condena padre a oito anos de prisão por criticar governo

Por Redação Gospel+ em 20 de abril de 2007

Notícias Gospel em seu email

Receba Notícias Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

O padre católico Nguyen Van Ly, 60, foi condenado por um tribunal de justiça vietnamita a oito anos de prisão por “propaganda contra a República Socialista” do Vietnã.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Outros quatro vietnamitas também foram condenados pelo mesmo crime e pela formação de um partido político ilegal.

“Foi um julgamento comunista e com justiça comunista. A lei da selva!”, gritou o padre no começo da sessão. Depois do protesto, um guarda tapou a boca do réu, que foi retirado da sala. O julgamento durou apenas um dia.

Nguyen Phong, 32, condenado a seis anos de prisão, negou ter fundado o Partido Progressista e prometeu continuar a luta democrática “pelo bem da nação e do povo do Vietnã”.

Um assistente do sacerdote, Nguyen Binh Thanh, 55, foi condenado a cinco anos.

Os acusados foram detidos no mês passado. Na casa do sacerdote, em Hue, a polícia apreendeu um computador e documentos.

Ly esteve preso entre 1983 e 1992. Nove anos mais tarde voltou a ser detido, julgado e condenado a 15 anos de prisão por “atacar a união nacional”, de acordo com o artigo 87 do Código Penal. Há dois anos, ele se beneficiou de uma anistia.

Os promotores argumentaram hoje que “seu crime prejudica a segurança nacional e suas ações servem às forças hostis e reacionárias do exterior, contra o governo do Vietnã”.

Fonte: Correio Forense

Comentários Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 241,306 comentários aprovados no Notícias Gospel.