Antônio Carlos Costa, ex-pastor presbiteriano, usou as redes sociais para comemorar a decisão do Supremo Tribunal Federal que liberou o porte de maconha para uso individual, e recebeu críticas do pastor Renato Vargens.
Costa, que até dezembro de 2021 era pastor da Igreja Presbiteriana da Barra da Tijuca, pediu exoneração do cargo de pastor à Igreja Presbiteriana do Brasil em novembro de 2023, após 41 anos de vínculo com a denominação.
Ele é fundador da ONG Rio de Paz, e sempre se posicionou ideologicamente à esquerda, produzindo artigos ou fazendo publicações em redes sociais com argumentos que sinalizavam sua admiração por pensadores comunistas, como Friedrich Engels.
Na última quarta-feira, 26 de junho, o ex-pastor usou as redes sociais para equiparar a decisão do STF a uma “vitória”, e publicou uma foto em um momento de happy hour: “Testemunhei a virada no Niltão. Agora, comemorando a vitória em Nikity. Rodada perfeita! Foooooogooooooooo! Valeu, STF!”, escreveu Costa, fazendo referência também ao jogo do Botafogo.
O pastor Renato Vargens, que reprova a decisão tomada pelos ministros do STF, considerando-a uma usurpação de competência do Poder Legislativo, criticou o comportamento do ex-pastor presbiteriano: “Antônio Carlos Costa que é favorável a descriminalização da maconh@ zomba de quem pensa diferente. No seu perfil do X, o pastor celebra a vitória do seu time de futebol assim como também, de forma jocosa e debochada festeja a decisão do STF”, escreveu, no Instagram.
“Drog@s matam e todos sabemos disso, e vamos combinar uma coisa? Com isso não se brinca”, acrescentou Vargens.
Diversos usuários do Instagram reprovaram a postura adotada por Costa, e uma delas questionou: “Lendo sobre a história dos avivamentos, me emociono com as mães orando de joelhos em frente aos bares, e eles eram fechados. Que tipo de evangelho é esse onde supostos cristãos celebram a decadência da carne?”.
Testemunhei a virada no Niltão. Agora, comemorando a vitória em Nikity. Rodada perfeita! Foooooogooooooooo! 🔥 Valeu, STF! pic.twitter.com/AOIKfQpqK6
— Antônio C. Costa (@antonioccosta_) June 27, 2024