Advogados da Igreja Católica e centenas de pessoas que sofreram abusos sexuais por parte de sacerdotes comparecem em uma corte de Los Angeles nesta segunda-feira para apresentar um acordo de 660 milhões de dólares (leia mais), considerado o maior conjunto de indenizações na história dos Estados Unidos.
O acordo deve ser referendado pelo tribunal nesta segunda, informou Ray Boucher, principal advogado das vítimas, para assim pôr fim às demandas contra a arquidiocese.
Advogados da Arquidiocese de Los Angeles e de 508 vítimas de abusos, alguns dos quais ocorridos na década de 1940, alcançaram um acordo em massa na véspera do início de um caso judicial potencialmente explosivo. Cada vítima receberá mais de um milhão de dólares.
O acordo, o maior já pago por uma diocese católica nos Estados Unidos, deve ser aprovado pelo juiz da Corte Superior de Los Angeles.
O arcebispo de Los Angeles, cardeal Roger Mahony – acusado por furiosas vítimas de tentar encobrir os casos de pedofilia em sua diocese – disse no domingo que esses casos nunca deveriam ter acontecido.
“Peço perdão novamente a todos os que foram ofendidos, que foram abusados pelos sacerdotes, diáconos, homens ou mulheres religiosos, ou por leigos”, disse o cardeal (leia mais).
Fonte: Último Segundo