Artista cria mostra de fotos com modelos negros representando personagens bíblicos

4

No mundo ocidental, as representações artísticas dos personagens bíblicos usam, na maioria, traços de homens caucasianos ou mesmo, atores brancos, ignorando a localização geográfica dos fatos narrados pela Bíblia Sagrada e as características dos habitantes dessas regiões.

Uma discussão que há muito acontece sobre essas representações é de que elas carregariam um certo preconceito, por usarem a estética estereotipada da cultura ocidental para representar profetas, anjos, e até mesmo, Jesus Cristo.

Nesse contexto, o artista James C. Lewis resolveu fazer uma releitura dessas representações e publicou uma série de imagens com personagens bíblicos negros, como forma de protesto contra o que seria um racismo implícito.

Dentre os personagens bíblicos escolhidos para serem retratados, estão o apóstolo Pedro; o profeta Elias; os reis Davi e Salomão; o arcanjo Gabriel; a esposa de Isaque, Rebeca; e o profeta Samuel, dentre outros.


De acordo com informações do Huffington Post, o fotógrafo usou 70 modelos durante a produção da mostra, e afirmou que sua intenção é proporcionar uma reflexão: “Eu acho muito importante a pessoa ver a si mesmo na Bíblia para que ela possa se tornar real a seus olhos”, explicou Lewis, que já produziu outras mostras com modelos negros representando outros personagens históricos.

De acordo com ele, “as imagens clássicas da Bíblia sempre incomodaram” por conta das representações supostamente sectárias. “No entanto, estou feliz por ter a oportunidade de apresentar um ponto de vista diferente”, acrescentou o fotógrafo, que é negro.

Por fim, Lewis afirmou que não tem a intenção de causar polêmica ou a pretensão de representar a Bíblia de forma perfeita artisticamente falando: “Eu gostaria de dar mais cor às páginas bíblicas da história. Ao fazê-lo, espero abrir as mentes e os olhos dos ignorantes e criar conversas francas sobre como podemos aprender a ver o mundo através de lentes coloridas. Afinal, o Evangelho de Jesus Cristo é destinado a todos”, finalizou.

Veja algumas fotos:

rei Davi
Rei Davi
rebeca negra
Rebeca, esposa de Isaque
Profeta Samuel
Profeta Samuel
Profeta Elias
Profeta Elias
Apóstolo Pedro
Apóstolo Pedro
Arcanjo Gabriel
Arcanjo Gabriel

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

4 COMENTÁRIOS

  1. Não vi problema algum, são apenas imagens, tanto de branco como de negros, são apenas imagens, só muda quando começarem a dobrar os joelhos diante delas, sejam brancas ou negras.

  2. mas quem pode garantir que os mesmos nao eram negros? eu creio que Moises era um negro ou moreno sim. Quando ele foi viver com a sua “madrasta-mae” egipcia quase que passou por seu filho. E no caso de Sara que nasceu na regia hoje chamada Eritreia que na verdade sao todos negros, e muitos outros.

DEIXE UMA RESPOSTA