Mesmo tendo passado quase dez anos presa injustamente, Asia Bibi não encontra sossego no Paquistão, após ter sido inocentada pelo Superior Tribunal do país em um processo que lhe acusava de “blasfêmia” contra o islã. Atualmente, ela e família estão sendo caçados por extremistas muçulmanos, precisando se esconder 24 horas do dia.
“Eles me disseram que os mulás (muçulmanos educados na teologia islâmica) fizeram denúncias em sua vizinhança, indo de casa em casa, mostrando fotos dos familiares em seus celulares, tentando caçá-los”, disse John Pontifex, da organização Ajuda à Igreja que Sofre no Reino Unido.
Pontifex informou ao jornal britânico The Guardian que se manteve em contato com a família de Bibi nas últimas três semanas. Essa não é a primeira vez, já que ele luta contra a perseguição da cristã desde 2010, quando ela foi acusada e presa por blasfêmia.
Como resultado da perseguição, a família de Bibi encontra dificuldade até para conseguir mantimentos, já que não podem retomar suas vidas no Paquistão.
“A família teve que se mudar de um lugar para outro para não ser descoberta. Às vezes, eles só conseguem sair depois do pôr do sol. Eles têm que cobrir seus rostos quando saem em público”, explica Pontifex.
Parte dessa dificuldade tem a ver com a iniciativa das próprias autoridades paquistanesas, que não tomam medidas mais enérgicas para conter e punir os extremistas.
“Eles dizem que se eles não tiverem permissão para encontrar um futuro fora do Paquistão, o medo é que, mais cedo ou mais tarde, algo terrível aconteça com eles”, disse Pontifex.
Joseph Nadeem, outro amigo de Asia Bibi de longa data, também informou que às filhas de Bibi já sofreram um atentado enquanto ele cuidava delas em sua própria casa.
“Estamos com medo. Nos últimos dias, os islamistas dispararam contra a porta da nossa casa. Estamos recebendo ameaças constantemente e em mais de uma ocasião nos perseguiram”, disse ele em outra ocasião.
A expectativa de Bibi e sua família é receber asilo em outros países. Segundo o advogado da família que já está fora do país, Saiful Malook, Canadá, Espanha e França já se prontificaram para receber a cristã.