A liberdade de expressar opiniões está menor quando o assunto se trata de homossexualidade. O exemplo mais recente é o do atacante Nikão, jogador do Atlético-PR, que foi amplamente criticado na mídia esportiva após emitir opinião sobre o assunto, posicionando-se contrariamente às relações entre pessoas do mesmo sexo.
Nikão expressou sua opinião ao compartilhar uma foto de dois casais homossexuais e duas frases de legenda, contextualizando a cena: “Isso nunca será aceito por Deus”, dizia o título, acompanhado de uma curta prece: “Deus, guarda nossos filhos”.
A imagem foi compartilhada pelo atacante no mesmo dia que a novela O Outro Lado do Paraíso, da TV Globo, mostrou uma cena de beijo gay entre os personagens , Cido (Rafael Zulu) e Samuel (Eriberto Leão).
Imediatamente, portais de mídia que cobrem os clubes de futebol, como Gazeta Esportiva, Uol, e iG, dentre outros, repercutiram a postagem do atacante, com matérias que o rotulavam como “homofóbico” e “extremamente preconceituoso”.
Porém, houve manifestações de internautas defendendo a liberdade do jogador em expressar seus pensamentos: “O Nikão apenas expressou sua opinião, sem ser ofensivo com ninguém. Tem todo direito de usar SUA REDE SOCIAL para se expressar. Não vejo motivos para tanto mimimi”, comentou um internauta. “Parabéns Nikão! Liberdade de expressão!”, comentou outro usuário.
Alheio às polêmicas geradas na mídia, o jogador entrou em campo na última quinta-feira, 10 de maio, contra o Newell’s Old Boys, em partida válida pela Copa Sul-Americana. O time perdeu por 2 a 1, no estádio El Coloso del Parque, em Rosario, mas o gol marcado por Nikão aos 40 minutos do segundo tempo garantiu a vaga ao clube paranaense, pois havia vencido a primeira partida por 3 a 0.