Duas igrejas evangélicas do Havaí estão sendo processadas por um grupo de ateus por alugar espaços em escolas públicas para realizar cultos religiosos. O processo movido contra as igrejas One Love Ministries e Calvary Chapel Central Oahu tem como base afirmações de que elas estariam pagando valores de aluguel inferior ao estipulado pelas escolas em que eles se encontram.
A denúncia foi feita pelos ateus, Mitchell Kahle e Holly Huber, devido a uma lei no país que permite que “denunciantes” com informação privilegiada exponham cobranças fraudulentas de empresas contratadas pelo governo. Porém, segundo o WND Education, o processo não cita nenhum exemplo em que as igrejas tenham apresentado uma declaração falsa para fraudar o governo.
O Alliance Defending Freedom, organização legal sem fins lucrativos que defende o direito das pessoas a viver livremente a sua fé, saiu em defesa das igrejas, afirmando que as acusações do processo não são apenas falsas como também vergonhosas.
– Essas igrejas não só fielmente pagam os valores estipulados como aluguel, elas também se sacrificam em serviço e em prol das escolas e as comunidades que amam – acrescentou o co-advogado James Hochberg de Honolulu, um dos cerca de 2.300 advogados aliados à organização.
Por Dan Martins, para o Gospel+