Brasil

Rev. Augustus Nicodemus comenta reportagem da Veja sobre ministério pastoral e critica igrejas que dispensam formação teológica. Leia na íntegra

Comments (159)
  1. anonimo disse:

    Formação teologica muitas das vezes é importante sim.

  2. jgmix disse:

    formação teológica é importante e deveria ser obrigatória. Já trabalhei com um pastor que mal conhecia a biblia e só dizia asneiras. Isso é um mal testemunho.

  3. vai arrebentar disse:

    Então eles, vendo a intrepidez de Pedro e João, e tendo percebido que eram homens iletrados e indoutos, se admiravam; e reconheciam que haviam estado com Jesus.

    e a teologia que criou a falsa doutrina da predestinação, e do uma vez salvo salvo para sempre.

    1. Hebertty disse:

      Eu não entendi se você se colocou contra ou a favor…pois esse versículo de Atos 4:13 denota ainda mais que as pessoas chegaram a conclusão de que eles haviam estado com Jesus, ou seja, tinham convivido, aprendido, compartilhado com Ele. Eles NÃO chegaram a conclusão de que Pedro e João sabiam falar bem, ainda que iletrados.
      A respeito da predestinação, você deve estudar mais para poder questionar. Se tivesse estudado saberia que esta doutrina tem fundamentos bíblicos e é por isso que existem vários debates a respeito desse tema – Salvação, inclusive a bastante tempo. A propósito existem outras interpretações bíblicas a respeito da doutrina da salvação, por isso recomento mais uma vez a começar a estudar.

      1. vai arrebentar disse:

        a doutrina de predestinação e diabólica e não e de DEUS.
        pois DEUS não predestinou, uns para ir para o céu e outros para ir para o inferno.
        pois se assim fora a morte de JESUS foi em vão.
        pois pra que que ele morreu na cruz se DEUS ja tinha seus predestinados?

        e outra JESUS deixou bem claro, quem crer será salvo quem porém não crer será condenado. não existe predestinação ai, existe a escolha.
        a predestinação está em cristo e não na humanidade.

        com respeito ao versículos, Eles viram que eles estivera com JESUS , pela certeza de suas declarações, e pelo milagre que ocorreu.
        não foi pelo discurso eloquente.

        não sou contra a pessoa estudar a bíblia ou fazer teologia.
        o problema esta do desequilíbrio das pessoas.
        uns acham que não precisão estudar, ou conferir, e ai falam besteira.

        e outros falam besteira por estudarem e acharem que falam demais.

        tem que haver um equilíbrio.

        jesus nos manda consultar as escrituras.
        e não ficar tocado dentro das igrejas se enchendo de informações, para o seu próprio ego.

        QUEM E NASCIDO DE DEUS tem dentro de si o ESPIRITO DE DEUS QUE É O AUTOR DA BILBIA, sendo assim ele ouve a voz do espirito santo,e confere com as escrituras. e não ficam estudando desenfreado, quando a pessoa tem que ficar estudando desenfreado e porque ela não tem certeza do que esta dentro dela, e ai ela que se apoiar em conhecimentos da letra.

        quem testifica e o ESPIRITO SANTO DENTRO DA PESSOA.
        não e as informações que ela adquiriu.

        foi desses estudos desenfreados, que surgiu a doutrina calvinista do uma vez salvo salvo para sempre, e de que a pessoa aqui não perde a salvação.

        ora então JESUS errou quando disse a uma igreja, que se ela permanecesse na sua palavra seu nome não seria apagado do livro da vida.
        ja se ela não permanecesse, certamente seu nome seria apagado, e ela perderia sua salvação.

        e so analisar direitinho que vão ver que a predestinação pregado por esse algustos e uma furada.

        1. Hebertty disse:

          Vou organizar o comentário em algumas partes:
          Primeiramente, a respeito do versículo, eu comentei porque você o usou fora do contexto. Eu quis dizer que a admiração de todos, em relação a Pedro e João, era por causa da autoridade e da convicção com que eles falavam e não por serem ignorantes. Veja o versículo diz: “Vendo a intrepidez (coragem) de Pedro e João…”, ou seja, a coragem de falar aquelas coisas na frente das autoridades. Dessa forma, não tem como usar esse texto para argumentar contra a notícia e muito menos contra o argumento do Rev. Augustus.

          Em segundo lugar, concordo quando você defende a idéia de estudar com equilíbrio e ao mesmo tempo coloca o Espírito Santo como avaliador daquilo que estudamos.
          Mas você entra em contradição quando diz que quem testifica é o Espírito Santo e não as informações adquiridas. Ora, o Espírito só pode testificar algo quando você entende e compreende algum pensamento, texto bíblico, pregação, etc. Ou seja, não tem como o Espírito Santo testificar algo sem que a pessoa estude e avalie aquilo.

          Eu não acho que o comentário do Rev. Augustus tenha falado besteiras ou tenha sido desequilibrado, muito menos elevado seu ego. Seria bom avaliar a seguinte questão: Uma pessoa que lê um texto bíblico, não se preocupa em estudar aprofundadamente aquele texto, e depois ele tira suas conclusões, aplica a sua situação e pega o microfone para dizer que Deus queria dizer aquilo naquele texto… e aí vai….Isso não é equilíbrio para mim. Eu acho que é mais fácil criar erros sem estudar, do que criar erros estudando e avaliando qualquer argumento.

          Em terceiro lugar, a respeito da predestinação, gostaria de começar um debate com você. Gostaria que você me respondesse:
          >> Você teria coragem de negar que a Bíblia descreve uma doutrina de Eleição de Deus? (independente se há ou não a predestinação), quero diz que uma pessoa que entende a graça de Deus e crê em Jesus, vive em santificação, está salva. Você teria coragem de dizer que ela não é uma eleita em Cristo, independentemente da predestinação?
          >> Você conseguiria negar a eficiência da morte de cruz de Cristo? Ou seja, se Jesus morreu para salvar a humanidade do pecado e do juízo de Deus sobre nós, você teria coragem de dizer que sua morte não foi suficiente?
          >> Se a morte de Jesus foi suficiente, porque existem homens que Jesus já retirou o pecado e o juízo de Deus sobre ele e mesmo assim serão condenado?
          >> Qual a certeza da sua salvação? Você pode dizer que a salvação depende de não viver em pecado, mas você não peca desde quando? Qual é o limite de santidade que garanta a salvação do homem? Se a salvação do homem depende da sua santificação, então o mérito é do próprio homem? Para que serve a cruz de Cristo, se a lei já existia para santificação?
          >>Me diga onde Jesus disse a uma igreja que apagaria o nome de um cristão verdadeiro e ele perderia a salvação?
          >>Ao contrário do que você disse, em Ap. 17:8, deixa claro que existem pessoas que não estão no livro da vida desde sempre, ou seja, desde a fundação do mundo. Como explicar isso?

          Aguardo ansiosamente,

          1. Marcelo de Barros disse:

            Iurdiano fugindo do assunto em 3,2,1…

          2. Marcelo de Barros disse:

            Desculpe-me por entrar no assunto mas é algo muito importante para deixar de falar sobre.

            Eleitos, predestinação, enfim, se refere ao mesmo assunto.

            Primeiro vamos para a definição da palavra predestinado segundo um dicionário da lingua portuguesa.

            predestinado
            (particípio de predestinar)
            adj.
            1. Que se predestinou.
            adj. s. m.
            2. Que ou quem foi destinado por Deus para a glória eterna ou para a realização de grandes coisas.

            predestinar – Conjugar
            (latim praedestino, -are)
            v. tr.
            1. Eleger desde a eternidade (ex.: afirmou que Deus predestina os justos).
            2. Destinar para grandes coisas ou para determinado fim. = ELEGER
            3. Destinar com antecedência.

            Ora, como a própria definição da palavra predestinado afirma, o predestinado, é aquele a quem Deus elegeu desde a fundação do mundo conforme a própria Palavra nos ensina.

            Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; (Efésios 1:4)

            Antes que os incautos afirmem que tal eleição é para o chamado ministerial, vale ressaltar que, o texto em questão não trata de ministérios mas sim, de salvação, conforme é visto no versículo posterior.

            E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
            (Efésios 1:5)

            Alguns afirmam que tal eleição é para a Igreja de Cristo, oras, e quem forma a Igreja de Cristo? Não são os individuos participantes dela? É importante lembrar que, quando a Palavra de Deus faz referência ao relacionamento de Cristo com a sua Igreja, ela é tratada como noiva.

            Mas para que Deus elege uns para a salvação e outros não? Ora, o versículo mais a frente explica isso.

            Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado, (Efésios 1:6)

            E mais uma prova de que o texto está falando de salvação e não de chamado ao ministério está no verso que segue.

            Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, (Efésios 1:7)

            Ou seja, o texto em questão trata da provisão da Graça para a salvação do homem (eleito por Deus) por intermédio do sacrificio de Cristo.

            No capítulo 8 do livro de Romanos, Paulo toca neste mesmo assunto, inclusive falando da herança dos santos das quais somos co-herdeiros com Cristo, enfatiza novamente o assunto predestinação, isso é inegável, como no livro de Éfeso, o tema principal do versículo é a justificação em Cristo Jesus, portanto, não fala sobre chamado ministerial como muitos que são contra a doutrina da predestinação alega.

            Até Cristo na sua oração sacerdotal tocou no assunto da eleição divina.

            Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra. (João 17:6)

            Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. (João 17:9)

            E antes que falem que Cristo estava orando pelos seus discipulos, é importante ler isso aqui.

            E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela sua palavra hão de crer em mim; (João 17:20)

            Ou seja, Cristo estava orando por todos aquele que Deus lhe deu (a Cristo).

            Ora, mas não seria injusto da parte de Deus amar uns e odiar outros? Não, Romanos nos fala sobre isso.

            Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
            Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma.
            Pois diz a Moisés: Compadecer-me-ei de quem me compadecer, e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia.
            Assim, pois, isto não depende do que quer, nem do que corre, mas de Deus, que se compadece.(Romanos 9:13-16)

            Vale deixar claro aqui que, Esaú foi rejeitado dentro do ventre de sua mãe, ou seja, não tinha nascido para que aborrecesse a Deus.

            E para quem fica questionando a soberania de Deus, eis que Paulo nos dá um recado (que ninguém gosta de ler).

            Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim?
            Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
            E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
            Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos vasos de misericórdia, que para glória já dantes preparou,
            Os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios? (Romanos 9:20-24)

            QUe coisa não é mesmo? A Bíblia falando de vasos da ira, preparados para a perdição, e aqui está falando de homens, oras, mas como assim? Tal doutrina não é diabólica? Então porque a Bíblia fala claramente deste assunto?

            E os vasos de misericórdia mencionados no versículo 23? Não foram eles preparados dantes de todas as coisas?

            Bom, se alguém for refutar tais argumentos, que sejam pela Palavra de Deus e sem ofensas pessoais (falo isso pois conheço o nível de alguns por aqui).

          3. PHEDRO disse:

            Marcelo Barros e Herbetty

            A bíblia é bem enfática em dizer:
            Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.
            Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia,
            Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
            Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.
            Gálatas 5:18-21
            Se um camarada que se diz cristão pratica essas coisas,Paulo é bem categórico em dizer que não herdarão o reino de Deus,e ponto final.
            Se não vão herdar o reino de Deus vai herdar o que?
            Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus?
            Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
            1 Coríntios 6:9-10 ,Então quer dizer que se o camarada que se diz cristão pratica tais coisas,o texto é claro dizendo que os que praticam tais coisas não herdarão o reino de Deus.
            Sobre um Cristão não ser condenado,e não estar sob condenação veja:
            Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
            Romanos 8:1
            Não há condenação para os que não andam segundo a carne.
            Porque?
            Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.
            Romanos 8:7
            O crente que anda na carne é inimigo de Deus,ele satisfaz a vontade do opositor divino.
            Agora se o cara anda na carne acreditando que está salvo,ele está sendo enganado.
            Porque?
            Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.
            E, se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça.
            Romanos 8:9-10
            Se Cristo está em vós o corpo está morto para o pecado,crente que anda no pecado,é porque nunca morreu para ele,e se nunca morreu para ele,é porque nunca ressuscitou com Cristo.
            Uma vez salvo para sempre é para aqueles que morreram para o pecado.

          4. Marcelo de Barros disse:

            Phedro.

            Sua colocação demonstra claramente que, de fato Deus predestina pessoas para a salvação, não é por acaso que lemos.

            Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; (Efésios 1:4)

            Não fomos eleitos para viver uma vida regada pelos prazeres da carne, pelo contrário, para vivermos a plenitude do amor de Deus que foi manifestado em Cristo Jesus, portanto, os eleitos são santos e irrepreensíveis diante de Deus. Não sou eu quem fala isso, é a própria Palavra de Deus. Leia tudo o que escrevi novamente.

            Obrigado por colaborar (mesmo que involuntariamente) para a demonstração que de fato, a doutrina da predestinação é Bíblica e inquestionável.

        2. Reformado disse:

          Se a doutrina da predestinação é diabólica, então você não se incomodará meu amado irmão de responder as seguintes questões:

          Efésios 1:11 …Daquele [Deus] que faz todas as coisas segundo o conselho de sua vontade.

          Questão: Se Deus faz TODAS as coisas segundo o conselho de Sua vontade, quanto Ele faz segundo a tua vontade, a minha, a de Satanás, etc.?

          A . Nada
          B . 20%
          C . 50%
          D . 85%

          Isaías 14:24 O Senhor dos Exércitos jurou, dizendo: Como pensei, assim sucederá, e como determinei, assim se efetuará.

          Questão: Quanto do que Ele quer que venha a acontecer, não acontece?

          A . Todos os Seus pensamentos acontecerão.
          B . Alguns dos Seus pensamentos não acontecerão.
          C . Uns poucos dos Seus pensamentos não acontecerão.
          D . Muitos dos Seus pensamentos não acontecerão.

          Romanos 8:29-30 Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.

          Questão: Quantos dos que foram chamados, justificados ou glorificados, você pensa que não foram primeiramente pré-conhecidos ou pré-ordenados?

          A . Escreva sua resposta: ___________________

          João 10:14-15 Eu sou o bom Pastor, e conheço as minhas ovelhas, e das minhas sou conhecido. Assim como o Pai me conhece a mim, também eu conheço o Pai, e dou a minha vida pelas ovelhas.

          Questão: Onde esta passagem diz que Jesus deu Sua vida pelas ovelhas e pelos bodes?

          A . Ela não diz.
          B . Ela não diz, mas eu apenas sei que Ele quis dizer os bodes também.

          João 6:65 E dizia: Por isso eu vos disse que ninguém pode vir a mim, se por meu Pai não lhe for concedido.

          Questão: Quantos dos vêm a Jesus não foram primeiramente dados a Ele pelo Pai?

          A . 0
          B . 5.000
          C . 5.000.000
          D . 10.000.000

          João 6:37 Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

          Questão: Quantos dos que o Pai Lhe deu, não virão a Ele?

          A . Dois
          B . Um par de mil
          C . Um par de milhão
          D . Questão enganosa, o texto diz que todos eles virão.

          João 10:28-29 E [Eu, Jesus] dou-lhes (aos verdadeiros seguidores, ou ‘ovelhas’) a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai.

          Questão: Quantas das ovelhas você pensa que têm sido arrebatadas das mãos de Deus ou de Jesus?

          A . Nenhuma
          B . 50.000
          C . 500.000
          D . 1.000.000

          Apocalipse 13:8 E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.

          Apocalipse 20:15 E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.

          Questão: Considerando isto, e outras passagens relatadas, Deus ter que apagar um nome do livro da Vida deve significar que:

          A . Deus comete erros.
          B . Alguns têm sido arrebatados das mãos de Jesus?
          C . Deus não sabia que algumas de Suas ovelhas eram realmente bodes.
          D . Nenhuma das acima.

          Questão: Pode uma pessoa cujo nome foi escrito no livro da vida desde a fundação do mundo não se tornar um Cristão (ou ter a fé salvadora em Deus se nasceu antes de Jesus)?

          A . Não
          B . Sim
          C . Isto me confunde, mas continuarei crendo na Bíblia.
          D . Isto me confunde, mas continuarei fingindo que isto não está na Bíblia (seja honesto)

          Mateus 13:10,11 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas a eles não lhes é dado.

          Questão: O próprio Jesus declarou que uma das razões pelas quais Ele falava em parábolas era para que a verdade pudesse ser oculta daqueles para os quais ela não foi destinada. Isto é justo?

          A . Não.
          B . Sim.
          C . Quem somos nós para questionarmos a Bíblia?
          D . Fingirei que não vi este versículo.

          Romanos 8:28 E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.

          Questão: Quantas coisas não contribuem para o bem daqueles que amam a Deus?

          A . 10% de todas as coisas
          B . 40% de todas as coisas
          C . 85% de todas as coisas
          D . Questão enganosa, a Bíblia diz que todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus.

          Marcos 14:30 Replicou-lhe (a Pedro) Jesus: Em verdade te digo que hoje, nesta noite, antes que o galo cante duas vezes, três vezes tu me negarás.

          Questão:
          A. Pedro poderia não ter negado Jesus três vezes antes do galo cantar duas vezes?

          Responda aqui: ____________________________

          B. Jesus fez Pedro negá-Lo, ou Pedro o fez de seu próprio livre-arbítrio?

          Responda aqui: ____________________________

          Êxodo 4:11 [O próprio Deus faz uma pergunta retórica] Ao que lhe replicou o Senhor: Quem faz a boca do homem? ou quem faz o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego?. Não sou eu, o Senhor?

          Questão: Isto é justo?

          A . Sim.
          B . Não.
          C . Quem somos nós para questionarmos a Bíblia?
          D . Fingirei que não isto não está na Bíblia.

          O Senhor dê sabedoria para ti!!!

          1. Marcelo de Barros disse:

            kkkkkkkkkkkkkk

            Os Arminianos piram….

            Muito bom o questionário, acho que um monte de gente irá continuar ignorando certas passagens bíblicas.

          2. Apenas Servo disse:

            PREDESTINAÇÃO OU SALVAÇÃO PELA GRAÇA?

            Uma breve explanação sobre a Doutrina Calvinista.
            O que ensina a doutrina Calvinista acerca da doutrina da salvação?

            R: Calvinismo é também referido como o ensino de “limited atonement” expiação limitada. Esta controvérsia começou durante a reforma no décimo sexto século, por John Calvin que pensou que alguns homens foram predestinados por Deus para receber salvação e outros foram predestinados a ser condenados ao inferno. Estes que Deus em Sua soberania escolheu a ser salvo seria salvo. O resto da raça humana, não escolhida por Deus para receber vida eterna, não teve oportunidade a ser salvo.

            EXPIAÇÃO LIMITADA: Ou seja, Jesus não morreu em favor da humanidade ( Segundo a doutrina calvinista), morreu apenas por alguns.

            Vamos ao questionário, usarei a mesma estratégia que usou nosso irmão Reformado.

            1) (I João 2:2) – E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de TODO O MUNDO.

            ( ) Jesus é a propiciação pelos pecados somente dos predestinados?
            ( ) Jesus é a propiciação pelos pecados somente de Israel
            ( ) Jesus é a propiciação pelos pecados DE TODO MUNDO.
            ( ) Nenhuma das alternativas estão corretas.

            2) (João 3:16) – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna.

            ( ) Deus deu seu o seu filho somente aos predestinados?
            ( ) Deus deu seu o seu filho somente aos Judeus?
            ( ) Deus deu seu o seu filho A TODO AQUELE QUE NELE CRÊ.
            ( ) Nenhuma destas respostas está na biblia.

            3) (I Timóteo 2:3-4) – Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, QUE QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM, e venham ao conhecimento da verdade.

            ( ) Deus quer que somente os predestinados se salvem.
            ( ) Deus quer que somente os Judeus se salvem
            ( ) Deus quer que TODOS OS HOMENS SE SALVEM
            ( ) Deus não quer a salvação da humanidade.

            4) (I Timóteo 2:6) – O qual ( Jesus) se deu a si mesmo em preço de REDENÇÃO POR TODOS, para servir de testemunho a seu tempo.

            ( ) O preço da redenção foi pago somente aos predestinados
            ( ) O preço da redenção foi pago somente pelos Judeus
            ( ) O preço da redenção foi pago POR TODOS.
            ( ) Deus se esqueceu de efetuar o pagamento.

            5) (Marcos 16:15) – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a TODA CRIATURA. ( Se a pessoa ja é predestinada pq evangelizar todos?)

            ( ) Jesus mandou pregar o evangelho somente aos predestinados
            ( ) Jesus mandou pregar o evangelho somente aos Judeus
            ( ) Jesus mandou pregar o evangelho A TODA CRIATURA.
            ( ) Nenhum desses texto está na biblia.

            6) (II Pedro 3:9) – O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que TODOS VENHAM A ARREPENDER-SE.

            ( ) Deus quer que somente os predestinados se arrependam
            ( ) Deus quer que somente os Judeus se arrependam
            ( ) Deus quer que TODOS VENHAM A ARREPENDER-SE
            ( ) Deus não quer que ninguem se arrependa.

            7) (Hebreus 2:9) – Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a MORTE POR TODOS.

            Segundo a doutrina calvinista da EXPIAÇÃO LIMITADA, Jesus morreu por alguns somente.

            ( ) Jesus morreu somente pelos predestinados
            ( ) Jesus morreu somente pelos Judeus
            ( ) Jesus PROVOU A MORTE POR TODOS.
            ( ) Não está na biblia nenhum texto acima.

            Poderia escrever aqui muitos mais versiculos refutando a Doutrina da predestinação, mas não o farei pq teria que escrever um livro e o texto ficaria demasiadamente longo.

            (Provérbios 10:21) – “Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos morrem por falta de entendimento.”

            Shalom Adonai

          3. Marcelo de Barros disse:

            1) (I João 2:2) – E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de TODO O MUNDO.

            ( ) Jesus é a propiciação pelos pecados somente dos predestinados?
            ( ) Jesus é a propiciação pelos pecados somente de Israel
            ( ) Jesus é a propiciação pelos pecados DE TODO MUNDO.
            ( ) Nenhuma das alternativas estão corretas.

            O que você entende por todo O MUNDO? Ora, se Cristo morreu por todos, então porque devemos anunciar o evangelho? Se Cristo morreu por todos e todos não se salvarem, logo a sua morte torna-se ineficaz.

            2) (João 3:16) – Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que TODO AQUELE QUE NELE CRÊ não pereça, mas tenha a vida eterna.

            ( ) Deus deu seu o seu filho somente aos predestinados?
            ( ) Deus deu seu o seu filho somente aos Judeus?
            ( ) Deus deu seu o seu filho A TODO AQUELE QUE NELE CRÊ.
            ( ) Nenhuma destas respostas está na biblia.

            Somente pode crer em Cristo, aqueles que Deus determinou, leia “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. (Efésios 2:8)” Ora, se vem de Deus, porque Deus não dá a todos, já que Cristo morreu por todos?

            3) (I Timóteo 2:3-4) – Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, QUE QUER QUE TODOS OS HOMENS SE SALVEM, e venham ao conhecimento da verdade.

            ( ) Deus quer que somente os predestinados se salvem.
            ( ) Deus quer que somente os Judeus se salvem
            ( ) Deus quer que TODOS OS HOMENS SE SALVEM
            ( ) Deus não quer a salvação da humanidade.

            Novamente eu pergunto, se Deus quer que todos se salvem, porque Ele não salva a todos concedendo fé e agindo com Graça para com todos? Deus age segundo a sua justiça e vale lembrar que a Justiça de Deus não pode ser equiparada ao nosso senso de Justiça.
            É bom lembrarmos que a Bíblia nos fala que Deus criou vasos de honra e vasos de desonra, (vasos para a glória eterna e vasos para a perdição eterna) e então? Se Deus de fato quer que todos se salvem, porque Ele mesmo criou vasos para a desonra condenados a perdição eterna?

            4) (I Timóteo 2:6) – O qual ( Jesus) se deu a si mesmo em preço de REDENÇÃO POR TODOS, para servir de testemunho a seu tempo.

            ( ) O preço da redenção foi pago somente aos predestinados
            ( ) O preço da redenção foi pago somente pelos Judeus
            ( ) O preço da redenção foi pago POR TODOS.
            ( ) Deus se esqueceu de efetuar o pagamento.

            Todos quem? Quem são esses todos? Se for para TODOS OS HOMENS logo todos os homens deveriam ser salvos afim de que o sacrificio de Cristo não se torne em vão.

            5) (Marcos 16:15) – E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a TODA CRIATURA. ( Se a pessoa ja é predestinada pq evangelizar todos?)

            ( ) Jesus mandou pregar o evangelho somente aos predestinados
            ( ) Jesus mandou pregar o evangelho somente aos Judeus
            ( ) Jesus mandou pregar o evangelho A TODA CRIATURA.
            ( ) Nenhum desses texto está na biblia.

            Essa é uma ordenança de Cristo, de uma forma ou de outra, quem é predestinado ouvirá a pregação e irá crer em Cristo para ter a salvação, ora, como irão crer se não tem quem pregue? Simples não é? Os reformados (ou calvinistas) não são contra a evangelização, muito pelo contrário, eles mantém muitos campos de missões espalhados pelo mundo.

            6) (II Pedro 3:9) – O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que TODOS VENHAM A ARREPENDER-SE.

            ( ) Deus quer que somente os predestinados se arrependam
            ( ) Deus quer que somente os Judeus se arrependam
            ( ) Deus quer que TODOS VENHAM A ARREPENDER-SE
            ( ) Deus não quer que ninguem se arrependa.

            Alguns quem? Quando a Bíblia fala em TODOS VENHAM A ARREPENDER-SE, ela está falando de quem? De todo o mundo? Se for, cairemos na questão, se Cristo morreu por todos logo todos deveriam ser salvos já que o sacríficio de Cristo de fato foi eficaz.

            7) (Hebreus 2:9) – Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele Jesus que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de Deus, provasse a MORTE POR TODOS.

            Segundo a doutrina calvinista da EXPIAÇÃO LIMITADA, Jesus morreu por alguns somente.

            ( ) Jesus morreu somente pelos predestinados
            ( ) Jesus morreu somente pelos Judeus
            ( ) Jesus PROVOU A MORTE POR TODOS.
            ( ) Não está na biblia nenhum texto acima.

            Novamente eu pergunto, todos quem? O texto não se referiria aos eleitos (todos eles), continuo insistindo, se Cristo morreu por todos, logo todos deveriam ser salvos ou então o sacrificio de Cristo se torna inválido.

            Bom, agora que respondi as perguntas, poderia ir lá nas perguntas que originou estas aqui e responder, poderia também por favor, me responder uma questão?

            A Salvação do homem é da parte de Deus ou da parte do homem? Quem providencia a salvação? Deus ou o homem?

            Grato.

          4. Apenas Servo disse:

            Marcelo de Barros.

            Marcelo meu amigo, não sou defensor do calvinismo, e muito menos do Armianismo, sou um defensor das sagradas escrituras, veja bem o que vc disse nas suas respostas, foram sem argumentos biblicos, ou seja, não convincente.

            Marcelo disse: O que você entende por todo O MUNDO? Ora, se Cristo morreu por todos, então porque devemos anunciar o evangelho? Se Cristo morreu por todos e todos não se salvarem, logo a sua morte torna-se ineficaz.

            Minha resposta: A doutrina da EXPIAÇÃO LIMITADA é que torna o sacrificio ineficaz, uma vez que segundo Calvino, Jesus não morreu por todos.
            E uma coisa é Cristo morrer por todos, e outra coisa é todos aceitarem o seu sacrificio.
            Nem todos serão salvos isso é óbvio, mas isso não significa que Cristo não morreu por todos os pecadores.
            Morrer por todos significa que todos tem direito a remissão dos pecados através do seu sangue, porem nem todos aceitam esse sacrificio.

            Marcelo disse: Todos quem? Quem são esses todos? Se for para TODOS OS HOMENS logo todos os homens deveriam ser salvos afim de que o sacrificio de Cristo não se torne em vão.

            Minha resposta: Marcelo meu amigo, o preço da redenção foi pago por todos, e não é pelo fato do preço ser pago por todos que todos irão se salvar, pois muitos não aceitam e não querem reconhecer que esse preço foi pago.
            Seria mais ou menos assim: Alguem esta na cadeia preso e condenado, mas alguem vai e paga a sua fiança, concedendo a liberdade aquela pessoa, ou seja o preço foi pago, agora depende da pessoa querer ou nao querer sair da cadeia, mas o preço porem esta pago.

            Marcelo me perguntou: A Salvação do homem é da parte de Deus ou da parte do homem? Quem providencia a salvação? Deus ou o homem?

            Minha resposta: Essa pergunta é para iniciante de EBD, mas vamos lá, irei responder com a biblia aberta.

            (Mateus 7:13) – Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;
            (Mateus 7:14) – E porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem.

            Duas portas, Uma Larga e outra Estreita,

            A porta larga é condenação, a porta estreita é a salvação.
            Jesus é a porta da Salvação – (João 10:9) – Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.

            A Salvação é só através de Cristo, ( que é a porta ), POREM, Jesus ACONSELHA a entrar pela porta estreita.

            O homem escolhe qual porta ele quer entrar, uma vez que as portas falam de oportunidade de ser salvo, ou de ser condenado.

            Não respondi todas as perguntas para não virar um Jornal.

            Fica na paz de Cristo meu amigo Calvinista, rsrss, Jesus te ama e eu tbm!

            Shalom Adonai!

          5. Marcelo de Barros disse:

            Apenas Servo

            Só tenho uma coisa a dizer, Cristo morreu apenas para os que crerem Nele, se não fosse desta forma, todos obteriam salvação já que Ele morreu por todos, e se Ele morreu por todos e todos não se salvarem, logo o sacrificio de Cristo se torna ineficaz.

            Imagina a cena, no céu, no julgamento Cristo dizendo, afastai de mim e a pessoa questionar, mas como assim, seu sacrificio não foi eficaz já que você morreu por todo mundo?

            Questão de lógica e de interpretação também.

            Você não respondeu todas as perguntas mas esqueceu de responder a essencial, de quem parte a primeira iniciativa para a salvação, de Deus ou do homem?

            Sobre os dois caminhos e sobre as duas portas, ora, os eleitos passarão pela porta estreita, os vasos de desonra que foram feitos para a perdição eterna (que você não respondeu sobre também) passarão pelo caminho largo e pela porta larga.

            Ou será que Deus, em sua grande sabedoria e conhecimento não iria saber quem de fato iria ser salvo ou não? Será que Deus conhece só uma parte do futuro ou conhece ele por completo? Fiquei na dúvida agora, rsrsrs.

          6. Marcelo de Barros disse:

            Apenas Servo

            Usando os versículos que você deixou para responder a pergunta de quem parte a iniciativa para a salvação do homem.

            Quem chama o homem para trilhar o cominho estreito? Não é Deus? Quem convence o homem do pecado? Não é o Espirito Santo? Quem justifica o homem? Não é Cristo? Quem concede fé para que o homem creia em Jesus, não é Deus?

            Sabemos que se a iniciativa não partir de Deus, homem nenhum pode se achegar a Deus por sua própria vontade pois todos estão mortos para Deus por causa do pecado.

            Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. (Romanos 3:12)

            Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3:23)

            Como poderemos nos achegarmos a Deus então, já que o pecado afasta o homem de Deus?

    2. jgmix disse:

      e a teologia que criou o “dá ou desce é bíblico” é tão danosa quanto.

      1. Buck Rogers disse:

        nao consigo achar na Minha Biblia mensao sobre “fogueira santa”…tsc tsc

  4. Elidone dos santos disse:

    achei muito boa a posição do rev Augusto Nicodemos quanto a formação de pastores, tem que haver realmente preparo teologico; por falta desse preparo é que hoje a igreja tem sido alvo de muitos escandalos……. o obreiro tem que ter a capacitação teologica, não basta orar bem e falar bem em publico……

  5. Jorge Vinicius disse:

    HOJE EM DIA, AS ”IGREJAS” EXIGEM DO CABOCLO PARA SER PASTOR, APENAS QUE TENHA UMA EXCELENTE LÁBIA, E SEJA UM EMÉRITO CAPTADOR DE DÍZIMOS.

  6. Rodolfo Cruz disse:

    Concordo, não acredito que a formação teológica formal, seja essencial, porem quando alguem almeja ser um lider cristão deve ou atraves de um curso teologico a distancia ou atraves de autodidatismo estar preparado para a boa obra, o que não deve acontecer é que alguem que foi chamado ao ministério seja impedido pelo fato de nao ter “adestramento” teologico formal, alem do conhecimento bíblico, a pessoa precisa ser discipulo genuino do Senhor Jesus Cristo, experiente e aprovado pela comunidade onde esta inserido. Sou bacharel em Teologia, tive esta oportunidade, mas compreendo que muitos nao terao esta chance.

  7. clamando disse:

    VEJAM NÃO SOU DEFENSOR DE TODO COM ESTE PASTOR, POIS TENHO MEMBROS QUE QUASE ANALFABETOS, RETEM UMA SABEDORIA E UMA VIDA ILIBADA, SENDO APTOS PARA CUIDAR DA IGREJA, AGORA DIZER QUE QUALQUER TIPO DE ESTUDO OU CULTURA NÃO FAZ FALTA É MENTIRA, O CONHECIMENTO, É MARAVILHOSO, SÓ QUE NÃO PODEMOS ESQUECER DOS AUTO-DITADAS, PESSOAS QUE AS VEZES NÃO TIVERAM NEM O PRIMARIO E SÃO AUTORES DE GRANDES INVENÇÕES, AUTORES DE GRANDES DESCOBERTAS, NÃO QUE ISTO SEJA BASE TAMBÉM, O CORRETO MESMO É TER CHAMADA VOCAÇÃO E CONHECIMENTO

  8. LV Bragança disse:

    Vou repetir um comentário postado anteriormente, em assunto semelhante.
    O chamado para o ministério é de Deus, e Ele chama quem quer, capacita e dá o preparo. Deus transforma as pessoas e eu não duvido disto, e os transformados devem impactar ao seu redor, com um novo estilo de vida. “Pelo que se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se Fez novo.” ( II Cor. 5:17). Mas para ser um pastor, há recomendações específicas na bíblia, a suficiente, infalível e inerrante palavra de Deus, normativa para a igreja. Deus não contradiz a sua palavra. Líderes corrompidos o fazem, mas prestarão contas. Paulo escreveu a Timóteo (I Tm. 3:1-7) e a Tito (Tt. 1:5-9) mostrando as qualificações do candidato a bispo/pastor/presbítero. Infelizmente as igrejas (e os crentes/líderes) estão esquecendo a Bíblia, e colocando qualquer um no ministério, basta saber “falar” bem. Paulo recomenda a Timóteo que estude (I Tm. 4:11-16)e ensine a sã doutrina(II Tm.2:1,2). Até mesmo os discípulos receberam seu preparo pelo próprio Cristo, durante seu tempo aqui, e depois foram ordenados a ensinar (Mt. 28:18-20). Paulo, após seu encontro com o Senhor, foi para o deserto, onde recebeu preparo do Senhor (Gal.1:10-17), após três anos foi encontrar-se com os discípulos. Ele próprio preparou a Timóteo (Atos 16:1-3, I Tm. 1:3-7, 18,19 dentre outros) e Tito ( Tito 1:4,5 ). Áquila e Priscila prepararam melhor a Apolo (At.18:24-28).O servo de Deus deve estar preparado para responder a todos que perguntarem a razão da sua fé, e uma maneira de fazê-lo é com certeza estudando. E o pastor, muito mais: ele foi escolhido para ser mestre (professor) Ef. 4:11. As pessoas às vezes dizem que padre tem que estudar muito para ser ordenado, e pastor não. Isto é uma falácia! Quem diz isto não conhece a grade curricular de um bom seminário; e não dá para colocar uma aqui, Um pastor bem preparado irá ter um profundo conhecimento bíblico (como qualquer crente deveria ter) e conhecerá filosofia, (Paulo conhecia o Epicurismo e o Estoicismo), psicologia, pedagogia, sociologia, administração e liderança, e outros assuntos, e tudo isto, aliado à submissão ao Espírito Santo, irá ajudá-lo a exercer o chamado. Respeito àqueles irmãozinhos simples, que não tiveram estudo formal, mas que são dedicados no serviço do Senhor: são valorosos servos; porem quem tiver oportunidade estude, e muito! A igreja deve avaliar o candidato, saber se ele tem as qualidades bíblicas, e então proporcionar-lhe as qualidades acadêmicas, e assim consagrá-lo ao ministério. Isto é ser coerente com a Bíblia e com o Deus da Bíblia!.

  9. Apenas Servo disse:

    As igrejas e a Teologia.

    A maior escola teológica do mundo se chama “Escola Biblica Dominical”.
    Se todas as igrejas tivessem escolas biblicas, teriamos menos crentes leigos e ignorantes
    com relação as escrituras.

    (Oséias 4:6) – O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento…

    Nem todo pastor é teologo, e nem todo teologo é pastor.
    Conhecimento é bom, mas tbm depende de onde vem a fonte desse conhecimento, pois existem bons teologos e maus teologos, o que é muito perigoso para quem estuda teologia.
    E nem todos tem a sorte de estudarem com bons teologos.
    Um exemplo:
    Tem teologos que dizem que a volta de Cristo é apenas uma utopia, e suas classes estao cheia de alunos. Que tipos de cristãos que vão ser formados?

    Há teologos que dizem que Jesus é criação de Deus, outros ainda afirmam que nem todos os livros das escrituras são verdadeiros, ou seja, mesmo estando nos 66 livros, mas ainda assim são apocrifos.
    E assim existem muitos e muitos teologos que ensinam heresias, e criam hereticos que futuramente gerarão mais heresias e mais heréticos.

    Eu estudei e estudo teologia até hj, contudo sou assiduo a escola biblica, pois não existe limites para se adquirir conhecimento.

    Os discipulos andaram com Jesus 03 anos para aprender, mas mesmo assim foi necessario uma coisa para eles conhecerem as escrituras.

    “(João 20:22) -” E, havendo dito isto, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. ”
    (Lucas 24:45) – Então abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras.

    De nada adianta eu andar com Cristo ( como andaram os apostolos) de nada adianta estudar teologia, se Cristo não nos abrir o entendimento através do Espirito Santo.

    Exemplo disso é os monastérios, os seminarios cheios de pessoas que passam anos e anos fechados dentro de escolas estudando, porém se o Espirito Santo não lhes abrir o entendimento serão apenas letrados e diplomados, mas nunca serão verdadeiramente conhecedores de Deus e da sua palavra.

    (Mateus 22:29) – Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.

    Shalom Adonai!

    1. jgmix disse:

      Excelente comentário.

    2. edy disse:

      Apenas Servo.
      Parabéns pelo tema abordado com Marcelo de Barros.
      Penso que a bíblia ela fala de várias maneiras e esta história de predestinado é a mesma coisa que dizer que para uns ELE(Deus),foi amor e para outros foi ódio,.
      Por isso que não concordo com esta doutrina.
      Que claramente,trata Deus como injusto.

      1. Marcelo de Barros disse:

        Olá Edy, tudo bem?

        Muito importante você levantar a questão da justiça divina e questionar se Deus ama alguns e odeia outros, vamos ver a questão.

        Como você explica o fato de que Deus amou Jacó e odiou Esaú, e olha que os dois nem tinham nascido para que um irritasse a Deus.

        Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú. (Romanos 9:13)

        E sobre a justiça, aos seus olhos, você acha justo Deus amar um e odiar o outro sendo que os dois nem nasceram ainda? A Bíblia fala que não há injustiça da parte de Deus.

        Que diremos pois? que há injustiça da parte de Deus? De maneira nenhuma. (Romanos 9:14)

        E o que dizer então sobre o fato de que Deus criou vasos (homens) para honra, para a glória eterna e vasos para desonra, para a perdição, conforme nós podemos ler em Romanos.

        Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra?
        E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita paciência os vasos da ira, PREPARADOS PARA A PERDIÇÃO;
        Para que também desse a conhecer as riquezas da sua glória nos VASOS DE MISERICÓRDIA, que para glória JÁ DANTAS PREPAROU, (Romanos 9:21-23)

        E uma mensagem que Paulo dá para estes que gostam de questionar Deus sobre tais coisas.

        Mas, ó homem, quem és tu, que a Deus replicas? Porventura a coisa formada dirá ao que a formou: Por que me fizeste assim? (Romanos 9:20)

        Veja que, nada foi tirado do seu contexto, o capitulo todo trata deste assunto, de que Deus rejeitou alguns e amou a outros.

        Gostaria de saber a sua interpretação para Romanos 9, será que poderia dar um ponto de vista plausível usando a Bíblia para dizer que aqui, neste capítulo todo, Deus não está dizendo que escolheu alguns e rejeitou a outros? Poderia me explicar por qual motivo Deus rejeitou Esaú e amou a Jacó?

        Bom, ficarei no aguardo, mas como sei que todos fogem desta questão, aguardarei sentado, rsrs.

        Fique com Deus.

        1. edy disse:

          Marcelo tô comentando de celular e ta muito lenta a Internet.
          Vou ficar te devendo um debate melhor,mais sobre Deus ter odiado Esaú e Amado jaco na minha bíblia não fala isso,fala apenas que Rebeca esposa de Isaque se achava grávida de gêmeos e não fala que houve outro nascimentos de gêmeos e por causa disso ela passava mal e Isaque consultou o Senhor,que respondeu:Duas nações havia dentro de Rebecca e a mais velha serviria a mais nova.
          Marcelo leia direito a bíblia ou troca esta bíblia aí
          Deus não odeia ninguém.
          Deus é amor.

          1. Marcelo de Barros disse:

            Como na sua Bíblia não tem? Coloquei o versículo que afirma isso categoricamente, qual Bíblia que você está usando?

            Mas colocarei novamente, vou lhe ajudar.

            Foi-lhe dito a ela: O maior servirá o menor.
            Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
            (Romanos 9:12-13)

            Versão da tradução: Almeida corrigida e Revisada Fiel

            Na Versão Almeida Revisada Imprensa Biblica, afirma que Deus aborreceu-se de Esaú, bem como na versão NVI, o que implica o mesmo significado.

            Troque sua Bíblia aí ou então a leia direito, rsrsrs.

          2. edy disse:

            Marcelo não quando criança,mais adulto entendeu?
            Capaz de usar o livre arbítrio.
            Interprete direito Marcelo.

          3. Marcelo de Barros disse:

            E de onde você tirou que ele foi rejeitado quando adulto? Aonde está escrito isso? Não vi, pelo contrário, Esaú foi rejeitado na barriga da mãe, desde a barriga da mãe Deus já tinha dito que o menor iria reinar sobre o maior, ou seja, Jacó foi escolhido e Esaú foi rejeitado.

            Leia novamente.

            E não somente isso, mas também a Rebeca, que havia concebido de um, de Isaque, nosso pai
            {pois não tendo os gêmeos ainda nascido, nem tendo praticado bem ou mal, para que o propósito de Deus segundo a eleição permanecesse firme, não por causa das obras, mas por aquele que chama},
            foi-lhe dito: O maior servirá o menor.
            (Romanos 9:10-12)

            Que coisa mais clara do que isso?

  10. PHEDRO disse:

    Discordo totalmente desse senhor.
    Porque? Hoje existe varias instituições teológicas,e cada qual com sua maneira diferente de interpretar as escrituras.
    Existem instituições teológicas de cunho pentecostal,como os de cunho tradicional.
    Um aluno que faz teologia numa instituição de cunho tradicional,á apologética dele,vai ser contra o pentecostalismo,e assim vice versa.
    Cada instituição com sua maneira de entender as escrituras,e cada professor que vai ministrar seus cursos teológicos nessas instituições,tem que seguir a risca os interesses de tais instituições,ai reside o perigo.
    O cristianismo hoje não é mais “um”como foi no principio,na suas origens,mas é diversificado.
    Existe varias correntes dentro do cristianismo,e vários movimentos.
    Tem ramos do cristianismo que defende que a salvação jamais pode ser perdida,que o cristão salvo uma vez salvo para sempre,como tem aquele ramo que defende que o cristãos que vive na pratica do pecado vai para o inferno.
    A teologia simplesmente gera robôs,andróides que vão seguir a linha os conceitos e a interpretação das escrituras segundo a visão da instituição que ele estuda.
    Olha o perigo: Cada instuição ensina e utiliza aquele versículo:
    Batalhai pela fé que foi dada aos santos,só que essa batalha e essa fé e segundo suas interpretações.rsrs

    1. Homem Sábio disse:

      Eu tambem acho. Cada aluno catedrático irá adotar sua linha de ensino, esquecendo das coisas simples da Bíblia.

  11. PEDRO GUIMARAES SANTOS disse:

    Causas da Ineficiência do Cristianismo
    “Acaso não há bálsamo em Gileard, não há médicos? Por que, então, a saúde da filha de meu povo não foi curada?”.
    (Jer. 8:22)

    1. Essa questão, como aqui proposta pelo Profeta, relaciona-se apenas a um povo particular – os filhos de Israel. Mas eu poderia aqui considerar isso, em um sentido geral, com relação a toda a humanidade. Eu poderia seriamente inquirir, Por que o Cristianismo tem feito tão pouco bem, no mundo? Ele não é o bálsamo, os meios exteriores, que os grandes médicos têm dado aos homens, para restaurar a saúde espiritual deles? Por que, então, ela não é restaurada? Você diz, Por causa da corrupção profunda e universal da natureza humana. A maioria verdade, mas aqui a mesma dificuldade. Não foi pretendido, por nosso Onisciente e Poderoso Criador ser o remédio para a corrupção? O remédio universal, para o mal universal? Mas ela não respondeu a essa intenção nunca, e não responde a ela, até hoje. O mal ainda permanece, em toda a sua força. Maldade de todo o tipo; vícios, interiores e exteriores, em todas as suas formas, ainda se espalham na face da terra.

    2. Ó, Senhor Deus, “justo és tu! Deixe-nos, ainda, pleitear contigo”. Como é isso? Tens tu esquecido-te do mundo que tu fizeste, e que tu tens criado apenas para tua própria glória? Podes tu desprezar o trabalho de tuas próprias mãos; a aquisição pelo sangue de teu Filho? Tu tens dado remédio para curar nossa doença, ainda assim, nossa doença não é curada. Ainda a escuridão cobre a terra, e escuridão densa as pessoas; sim, escuridão tal como os demônios sentem, e que escapam das profundezas do inferno.

    3. Que mistério é esse, para que o Cristianismo possa ter feito tão pouco bem no mundo? Pode algum relato disso ser dado? Podem algumas razões ser afirmadas para isso? Não parece que uma razão para que ele tenha feito tão pouco bem é essa, — porque ele é tão pouco conhecido? Certamente ele poder ter feito nenhum bem, onde ele não é conhecido. Mas ele não é conhecido, até esse dia, pela maior parte dos habitantes da terra? No último século, nosso compatriota engenhoso e laborioso, Brerewood, viajou por grande parte do mundo conhecido, com o propósito de inquirir, tão longe quanto possível, em que proporção, os cristãos suportam os ateus e Maometanos. E, de acordo com seu cálculo, (provavelmente, o mais acurado que tenha sido feto), eu suponho que a humanidade possa ser dividida em trinta partes. Dezenove partes dessas são ainda ateus fechados, tendo não mais conhecimento do Cristianismo, do que as bestas que perecem. E nós podemos acrescentar, a essas, as numerosas nações, as quais têm sido descobertas, no presente século. Acrescentar, a essas, tais como as que professam a religião Maometana, e que rejeitam, extremamente, o Cristianismo. De modo que, cinco partes, da humanidade, fora das seis, são totalmente ignorantes do Cristianismo. É, entretanto, nenhuma surpresa que cinco, em seis, da humanidade; talvez, nove, em dez, têm nenhuma vantagem dele.

    4. Mas por que tão pouca vantagem é derivada do mundo cristão? Não é algum cristão melhor do que os outros homens? Não é melhor do que os ateus e os Maometanos? Para dizer a verdade, ele é igual, se não; pior; pior do que tanto os Maometanos quanto os ateus. Em muitos casos, é, abundantemente, pior; mas, então, estes não são, propriamente, cristãos. A generalidade desses, embora use o nome cristão, não sabe o que é o Cristianismo. Ela não mais entende dele, do que o faz do grego ou hebreu; dessa forma, não pode ser melhor por isso. O que os cristãos (assim chamados) – da igreja oriental – dispersos, através dos domínios turcos, conhecem do genuíno Cristianismo: Esses da Morea, do Cáucaso, Mongrelia, Geórgia? Não são essas pessoas as próprias escórias da humanidade? E nós não temos razão para pensar que esses da igreja do sul; esses habitantes da Abissínia têm alguma concepção a mais do que eles, da “adoração de Deus, em espírito e verdade?” Vamos olhar aqui perto de casa. Veja as igrejas do nordeste; aquelas que estão sob o patriarca de Moscou. Quão, excessivamente, pouco eles conhecem do Cristianismo externo ou interno. Quantos milhares, sim, miríades desses pobres selvagens sabem nada do Cristianismo, a não ser o nome! Quão pouco mais eles sabem do que os ateus Tártaros, de um lado, ou os ateus Chineses do outro!

    5. Mas não é o Cristianismo, pelo menos, bem conhecido, por todos os habitantes do mundo ocidental? A grande parte do qual é, eminentemente, denominada Cristandade, ou a terra dos cristãos? Parte desses são ainda membros da igreja de Roma; parte é denominada Protestante. Como para os primeiros, Portugueses, Espanhóis, Italianos, Franceses, Germanos, o que grande massa deles conhecem das Escrituras Cristãs? Tendo tido oportunidade freqüente de conversar com muitos desses, em casa ou no exterior, eu tenho a audácia de afirmar que eles são, em geral, totalmente, ignorantes, tanto como para a teoria e prática do Cristianismo, de modo que eles perecem, aos milhares, por “falta de conhecimento” – pela necessidade de conhecerem os primeiros princípios do Cristianismo.

    6. “Mas, certamente, esse não é o caso dos Protestantes na França, Suíça, Alemanha, e Holanda, muito menos, na Dinamarca e Suécia”. Realmente, eu espero que, nem todos juntos. Eu estou persuadido que existem, entre eles, muitos que conhecem o Cristianismo; mas temo que não devemos pensar que um, em dez; se um, em cinqüenta, é desse número; certamente, não, se nós podemos formar um julgamento sobre eles, por aqueles que nós encontramos na Grã Bretanha e Irlanda. Vamos ver de que maneira situa-se em nossa própria porta. As pessoas na Inglaterra, em geral, (não da classe mais alta ou mais baixa, porque esses usualmente conhecem nada do assunto, mas as pessoas de classe média), entendem o Cristianismo? Eles imaginam o que é isso? Eles podem dar um relato inteligente, tanto da parte especulativa, como prática dele? O que eles sabem dos primeiros princípios dele? — Dos atributos naturais e morais de Deus; da sua providência particular; da redenção do homem; dos ofícios divinos de Cristo; das operações do Espírito Santo; da justificação; Do novo nascimento; da santificação interior e exterior? Experimente falar alguma, dessas coisas, às primeiras dez pessoas que estiverem em sua companhia; e você não irá encontrar nove delas totalmente ignorante de toda a questão? E não é a maioria dos habitantes da Alta Escócia, inteiramente, tão ignorante, quanto essas; sim, e as pessoas comuns da Irlanda? (eu digo, os Protestantes, dos quais, tão somente, estamos agora falando). Faça uma inquisição justa; não apenas, nas choupanas do interior, mas, nas cidades de Cork, Waterford, Limerick; sim, e mesmo em Dublin. Quão poucos conhecem o que o Cristianismo significa! Quão pequeno número você irá encontrar, que tem qualquer concepção da analogia da fé! Das algemas das verdades Bíblicas, e a relação delas, umas com as outras, — ou seja, a corrupção natural do homem; justificação pela fé; o novo nascimento; santidade interior e exterior. Isso deve ser conhecido por todos os juízes competentes, que conversem livremente com seu próximo, nesses reinos; e que uma vasta maioria deles sabe não mais dessas coisas do que eles conhecem de Hebraico ou Árabe. E que bem pode o Cristianismo fazer a esses, que são totalmente ignorantes dele?

    7. Embora, em algumas partes, tanto na Inglaterra como na Irlanda, o Cristianismo Bíblico seja bem conhecido; especialmente, em Londres, Bristol, Dublin, e quase todas as mais populosas cidades e regiões de ambos os reinos. Nesses, cada ramo do Cristianismo é declarado, abertamente e largamente; e milhares em milhares, continuamente, ouvem e recebem, “a verdade que está em Jesus”. Por que, então, mesmo nessas partes, o Cristianismo tem tido tão pouco efeito? Por que a generalidade das pessoas, em todas essas partes, ainda é atéia? Não melhor do que os ateus da África, ou América, tanto no seu temperamento quanto na sua vida? Agora, como é isso calculado? Eu concedo, assim: Há uma palavra comum, entre os cristãos, na igreja primitiva: “A alma e o corpo fazem um homem; o espírito e a disciplina fazem um cristão”; implicando que ninguém pode ser um cristão real, sem a ajuda da disciplina cristã. Mas, se for assim, é para se surpreender que nós encontramos tão poucos cristãos; onde existe disciplina cristã? Agora, qualquer que seja a doutrina pregada, onde não há disciplina, não poderá haver efeito completo, nos ouvintes.

    8. Para trazer a matéria mais para perto, ainda. Não é o Cristianismo Bíblico pregado e geralmente conhecido entre as pessoas comumente chamadas Metodistas? Pessoas imparciais permitem que seja. E elas não têm a disciplina cristã também, em todos os ramos essenciais dele, regularmente e constantemente, exercitada? Deixe aqueles que pensam que alguma parte essencial dela é insuficiente, chamarem a atenção, para ela; e ela não deverá ser insuficiente, por muito tempo. Por que, então, não são cristãos, os que têm tanto a doutrina como a disciplina cristã? Por que não é a saúde espiritual das pessoas chamadas Metodistas, recuperada? Por que não está toda essa mente em nós, a qual também está em Jesus Cristo? Por que nós não temos aprendido dele, nossa primeira lição, para sermos mansos e humilde de coração? Para dizer com ele, em todas as circunstâncias da vida: Não como eu desejo, mas como tu desejas? Eu não vim para fazer a minha vontade, mas para fazer a vontade Dele que me enviou. Por que nós não estamos crucificados para o mundo, e o mundo crucificado para nós; mortos, para o desejo da carne, o desejo dos olhos, e o orgulho da vida? Por que todos não vivemos a vida que está oculta com Cristo em Deus? Por que nós que temos todas as ajudas possíveis, não caminhamos como Cristo tem caminhado? Ele não nos deixou um exemplo de que nós devemos seguir as suas pisaduras? Mas nós não guardamos tanto seu exemplo, quanto a sua prescrição? Para exemplificar apenas um ponto: Quem considera essas palavras solenes: “Não deite você mesmo tesouros na terra?” Das três regras as quais estão colocadas no título, do sermão sobre “O Espírito de Cobiça da Iniqüidade”, você pode encontrar muitos que observam a primeira regra, ou seja, “Ganhe tudo o que puder”. Você pode encontrar poucos que observam a segunda: “Economize tudo o que puder”: Mas, quantos, você tem encontrado que observa a terceira regra: “Dê tudo o que você puder?” Você tem alguma razão para acreditar que quinhentos desses podem ser encontrados, entre cinqüenta mil Metodistas? E nada, ainda, pode ser mais claro, do que todos aqueles que observam as duas primeiras regras, sem observar a terceira, serão duas vezes mais filhos do inferno do que eles haviam sido antes.

    9. Ó, que Deus possa me capacitar, uma vez mais, antes que eu me vá, daqui, e não seja mais visto, para erguer minha voz, como um trompete, para aqueles que ganham e economizam tudo que podem, mas não dão tudo que podem! Vocês são os homens, alguns dos principais homens que continuamente afligem o Espírito Santo, e em grande medida, interrompem sua influência graciosa de descer em nossas assembléias.Muitos de nossos irmãos, amados de Deus, não têm comida para comer; eles não têm vestimenta para colocar; eles não têm um lugar onde deitar a cabeça. E por que eles estão assim desamparados?Porque você, impiedosamente, injustamente, e cruelmente, detém deles o que o seu Senhor hospeda em suas mãos, de propósito, para que você supra as necessidades deles.Veja os membros pobres de Cristo beliscando com fome, resfriando-se com frio, seminus! Enquanto isso, você tem muito dos bens materiais, — para comer, beber e vestir. Em nome de Deus, o que você está fazendo? Você nem teme a Deus, nem cuida do homem? Porque você não divide o seu pão com o faminto, e cobre o nu? Você tem gasto, em seu próprio vestuário caro, o que teria respondido ambas essas intenções? Deus mandou você fazer dessa maneira? Ele aprova você, por fazer assim? Ele confiou a você os dele (não os seus) bens, para essa finalidade? E ele diz agora, “Servo de Deus, bem feito!”. Você bem sabe que não! Essa ineficiente despesa não tem aprovação, tanto de Deus, quanto da sua própria consciência! Mas você diz que não pode dar-se ao luxo disso! Oh! Envergonhe-se de ter tão miserável contra-senso em sua boca! Nunca mais espalhe tal hipocrisia estúpida; tal absurdidade palpável! Pode algum mordomo dar-se ao luxo de ser um patife completo, para gastar os bens de seu Senhor? Pode algum servo dar-se ao luxo de gastar todo o dinheiro de seu Senhor; algum, de outro modo, do que seu Senhor designou para ele? Quem quer que assim proceda, deve ser excluído de uma sociedade cristã.

    10. Mas é possível suprir todos os pobres, em nossa Sociedade, com as coisas necessárias à vida? Foi possível, uma vez, fazer isso, em uma Sociedade maior do que essa. Na primeira igreja de Jerusalém, não havia alguém, entre eles, que passava necessidade; mas a distribuição era feita para cada um, de acordo com o que precisava. E nós temos provas completas de que é possível se fazer dessa forma. É assim, entre o povo chamado Quakers. Sim! Entre os Morávios, assim chamados. E por que não poderia ser conosco? Porque eles são dez vezes mais ricos do que nós? Talvez, cinqüenta vezes! E ainda assim, nós somos capazes, o suficiente, se nós temos, igualmente, boa-vontade para fazer isso! Um cavalheiro (um Metodista) disse-me alguns anos atrás: “Eu devo deixar quarenta mil livras entre meus filhos”. Agora, suponha que ele deixasse para eles vinte mil, e desse os outros vinte mil, para Deus e para o pobre, poderia Deus dizer a ele: “Tu, tolo?”. E isso colocaria toda a Sociedade acima das necessidades.

    11. Mas eu não irei falar, em dar para Deus, ou deixar metade de sua fortuna. Você pensaria que é um preço muito alto para o céu. Eu virei para condições menores. Não existem alguns poucos, entre vocês, que podem dar cem libras; talvez, alguns que podem dar mil; e, ainda, deixar para seus filhos, tanto quanto os auxiliaria trabalhar para a própria salvação deles? Com duas mil libras, e não, muito menos, podemos suprir as necessidades presentes de todos os nossos pobres, e colocá-los, em um caminho, para que possam suprir as próprias carências para o tempo vindouro. Agora, suponha que isso possa ser assim; nós somos transparentes, diante de Deus, enquanto isso não é feito? Não é a negligência disso uma das causas porque muitos ainda estão doentes e fracos, entre vocês; de alma e corpo? Que eles ainda afligem o Espírito Santo, por preferirem as modas do mundo, aos mandamentos de Deus? E eu, muitas vezes, duvido, se não é uma espécie de inclinação. Eu duvido, se não é um grande pecado, mantê-los em nossa Sociedade. Não pode ferir a alma deles, por encorajá-los a perseverar, em um caminho, contrário à Bíblia? E não pode, em alguma medida, interceptar as influências salutares do Espírito abençoado, em toda a comunidade?

    12. Eu estou angustiado por não saber o que fazer. Eu vejo o que eu poderia ter feito uma vez. Eu devia ter dito, em caráter autoritário, e expressamente: “Aqui eu estou. Eu e minha Bíblia. Eu não irei, eu não ousarei, mudar desse livro, coisa grande ou pequena. Eu não tenho poder para dispensar um jota ou um til do que esteja contido aqui. Eu estou determinado a ser um Cristão Bíblico; não quase, mas, totalmente. Quem irá me encontrar, nesse terreno, junte-se a mim nisso, ou não se junte, afinal!”. Com respeito ao vestir, em particular, eu poderia ter sido tão firme (e eu agora vejo que eu poderia ter sido, bem melhor), quanto qualquer uma das pessoas chamadas Quakers, ou Irmãos Morávios: — Eu deveria ter dito: “Essa é a nossa maneira de nos vestir, que nós sabemos é bíblica e racional. Se você se juntar a nós, você terá que se vestir como nós; mas você não precisa juntar-se a nós, a menos que isso o agrade”. Mas, ai de mim! O tempo passou, e o que eu poderia fazer agora, eu não posso dizer!

    13. Mas, retornando à questão principal. Por que o Cristianismo tem feito tão pouco bem, mesmo entre nós? Entre os Metodistas? Entre eles que ouvem e recebem a completa doutrina cristã, e que têm a disciplina cristã acrescida para isso, nas partes mais essenciais dela? Principalmente, porque nós temos esquecido, ou, pelo menos, não devidamente, atendido àquelas palavras solenes de Nosso Senhor: “Se algum homem buscar a mim, que negue a si mesmo, tome sua cruz diariamente, e siga-me”. Esse foi o comentário de um homem santo, diversos anos atrás: “Nunca houve diante das pessoas, na igreja cristã, quem tivesse tanto do poder de Deus, entre eles, com tão pouca abnegação!”. De fato, o trabalho de Deus segue em frente, e de uma maneira surpreendente, não obstante esse defeito fundamental, mas ele não poderá seguir, da mesma forma, como ele, de outro modo poderia; nem pode a palavra de Deus ter um efeito completo, a menos que os ouvintes “negam a si mesmos, e carreguem a sua cruz diariamente”.

    14. Seria fácil mostrar, como, em muitos aspectos, os Metodistas, em geral, estão, deploravelmente, necessitados da prática da abnegação cristã; da qual, de fato, eles têm sido, continuamente, amedrontados, pelos tolos gritos dos Antinomianos. (doutrina de que, pela fé e a graça de Deus anunciadas no Evangelho, os cristãos são libertados, não só da lei de Moisés, mas de todo o legalismo e padrões morais de qualquer cultura). Para citar apenas um exemplo: Enquanto nós estávamos em Oxford, a regra de todo Metodista era (a menos, no caso de doença), jejuar toda quarta e sexta-feira, no ano, imitando a igreja primitiva, pela qual eles tinham o maior respeito. Agora, essa prática da igreja primitiva é universalmente aceita. “Quem não sabe”, diz Epiphanius, um escritor antigo, “que os jejuns, no quarto e sexto dia da semana” (quarta e sexta-feira) “são observados pelos cristãos, através do mundo todo?”. Por isso, eles também eram observados, pelos Metodistas, por diversos anos; por todos eles, sem exceção; mas, depois disso, alguns em Londres, levaram isso ao excesso, e jejuaram tanto, que prejudicaram a própria saúde. Não muito tempo antes, de outros terem feito disso um pretexto para não jejuarem, afinal. E eu temo que existem hoje, milhares de Metodistas, assim chamados, na Inglaterra e Irlanda, que, seguindo o mesmo mau exemplo, têm deixado, inteiramente, de jejuar; quem, longe de jejuar, três vezes na semana (como todos os mais severos fariseus fazem), jejuam não mais do que duas vezes, no mês. Sim. E não há alguns, entre vocês, que não jejuam um dia sequer, do começo ao fim do ano? Mas qual desculpa pode existir para isso? Eu não digo para aqueles que se autodenominam membros da igreja da Inglaterra; mas para alguns que professam acreditar que a Escritura seja a Palavra de Deus. Mesmo porque, de acordo com isso, o homem que nunca jejua, não está mais no caminho dos céus, do que aquele que nunca ora.

    15. Mas pode qualquer um negar que os membros da Igreja da Escócia jejuam, constantemente, particularmente, nas suas ocasiões sacramentais? Em algumas paróquias, eles repetem, apenas uma vez ao ano; mas em outras, supõe-se, nas grandes cidades, elas ocorrem duas, ou mesmo três vezes ao ano. Agora, é bem sabido que existe sempre um dia de jejum, na semana, precedendo a administração da Ceia do Senhor. Mas, ocasionalmente, verificando um livro de relatos, em uma de suas Assembléias Comunais, eu observei tantos se sentando para os jantares dos Ministros, no dia de jejum, e estou informado que há o mesmo artigo nelas todas. E existe alguma dúvida, a não ser que as pessoas jejuem justamente como seus Ministros fazem? Mas que farsa é esta! Que paródia desprezível encima de uma evidente obrigação cristã! Ó, que a Assembléia Geral teria a consideração de honrar a sua nação! Permita que eles rolem para fora dela, essa repreensão vergonhosa, impondo o dever, ou removendo aquele artigo de seus livros. Não permita que ele apareça lá, nunca mais. Deixe desaparecer, para sempre.

    16. Mas por que essa abnegação, em geral, é tão pouco praticada, no momento, entre os Metodistas? Por que é tão pouco dela encontrada, mesmo nas Sociedades mais antigas e maiores? Quanto mais eu observo e considero coisas, mais, claramente, aparece qual é a causa disso, em Londres, em Bristol, em Birmingham, em Manchester, em Leeds, em Dublin, em Cork. Os Metodistas ficaram mais e mais comodistas, porque eles ficaram ricos. Embora muitos deles ainda estejam em miséria deplorável (“não diga isso, em Gath; não publique isso, nas ruas de Asquelom!”), ainda assim, muitos outros, num espaço de vinte, trinta, quarenta anos, estão vinte trinta, sim, cem vezes mais ricos do que eles eram, quando eles primeiro entraram na Sociedade. E é uma observação, a qual admite poucas exceções, que nove, em dez desses, decresceram na graça, na mesma proporção que eles aumentaram em prosperidade. De fato, de acordo com a tendência natural dos ricos, nós não podíamos esperar que fosse de outro modo.

    17. Mas que coisa tão espantosa é essa! Como podemos entender isso? Não parece (e ainda assim, isso não pode ser) que o Cristianismo, Cristianismo, verdadeiramente, Bíblico, tem uma tendência, um processo de tempo para debilitar-se e destruir a si mesmo? Porque, onde quer que se espalhe o Cristianismo verdadeiro, isso causa diligência e frugalidade, que, num curso natural das coisas, devem gerar ricos! E, ricos, naturalmente, geram orgulho, amor do mundo, e todo o temperamento que é destrutivo do Cristianismo. Agora, se não existe um meio de coibir isso, o Cristianismo é inconsistente consigo mesmo, e, em conseqüência, não pode permanecer, não pode continuar, muito tempo, entre quaisquer pessoas, desde que, onde quer que ele prevaleça, ele mina sua própria fundação.

    18. Mas existe um meio de prevenir isso – Para que o Cristianismo continue entre as pessoas? Permitindo que a diligência e a frugalidade produzam pessoas ricas? Existem meios de impedir os ricos de destruírem a religião desses que a têm? Eu vejo apenas uma maneira possível, desmascarar quem puder. Você ganha tudo que pode, e economiza tudo que você pode: então, você deve, pela natureza das coisas, tornar-se rico. E, se você tem algum desejo de escapar da condenação do inferno, dê tudo que puder; caso contrário, eu não tenho mais esperança na sua salvação, do que aquela de Judas Iscariote.

    19. Eu clamo a Deus para registrar em minha alma que eu aconselhei, não mais, do que eu pratiquei. Abençoado seja Deus, porque eu ganho, economizo, e dou tudo que posso. E assim, eu confio em Deus, eu faça, enquanto a respiração de Deus estiver em minhas narinas. Para o que então? Eu conto todas as coisas, mas perco, para a excelência do conhecimento de Jesus, meu Senhor! Eu desisto de toda justificativa, comparada com isso — Senhor, eu estou condenado! Mas tu tens morrido!

  12. paty disse:

    tem q nascer no coração de Deus. !Oremos para q o Senhor capacite lideres para pregarem a mensagem de Deus.quem testifica e o ESPIRITO SANTO DENTRO DA PESSOA. acho IMPORTANTE SIM TER UMA FORMAÇÃO TEOLÓGICA.O POVO PADESSE POR FALTA DE CONHECIMENTO DIZ O SENHOR.(Oséias 4:6) .

  13. Hebertty disse:

    Parabéns pelos comentários. Eu estava tentando colocar os argumentos do Phedro em xeque para e questioná-lo sobre as bases de seus argumentos para depois apresentar as bases do nosso argumento. Contudo, você foi muito eficiente nas suas colocações.

    1. PHEDRO disse:

      Hebertty

      Quais as colocações de vcs? Nada com nada.
      Teologia reformada para mim é lixo assim como o calvinismo.

      1. Marcelo de Barros disse:

        Então leia novamente, e se não entender, leia novamente, e novamente, e novamente, até entender o que o texto quer dizer, se tiver muitas dificuldades, use um dicionário, ah sim, não se esqueça do principal, leia com a Bíblia aberta para ir acompanhando.

        Teologia da prosperidade, teologia de fogueira santa de Israel, teologia do dá ou desce, todas elas são lixo aos olhos de Deus, se é aos olhos de Deus, aos meus também, já sua opinião sobre teologia reformada, é totalmente dispensável, nem preciso explicar o porque não é mesmo?

        1. PHEDRO disse:

          Primeiro não sou fã de teologia reformada,e nem de teologia da prosperidade,meus estudo faço por mim mesmo sem me fundamentalizar em nenhuma argumentação que não venha por meus próprios estudos.
          E outra vcs reformados não sabem nada é como os pentecostais e os neo-pentecostais um bando de ignorantes,que também não sabem nada
          Defendem aquilo que não tem convicção.

        2. Hebertty disse:

          Então Phedro,…você leu meu comentário-resposta? por acaso respondeu aquelas minhas perguntas?
          O Marcelo colocou os argumentos e bases Bíblicas, você teria como apresentar seus argumentos?
          Estou sendo bem sincero aqui, se você também está sendo sincero também, procure avaliar bem os textos e interpretações do texto. Como você disse o Espírito dá o discernimento, mas o leitor tem que estar sensível a escultar a resposta. Tente da seguinte maneira, vença os argumentos reformados com sua Bíblia e teremos um debate, se não tem condições, você deve aceitar nossos argumentos como verdade, já que não tem outra verdade. Não vale o que você acha e sim o que o texto deixa claro.

          1. PHEDRO disse:

            hebertty

            Quais argumentos vcs colocaram? Não vai me dizer que aquilo que vc colocou lá em cima é argumento?

          2. Marcelo de Barros disse:

            Phedro

            Não vi você fazendo melhor do que “aquilo” lá, rsrsrs.

          3. jgmix disse:

            phedro parabéns por suas exposições.

  14. Hebertty disse:

    Não. Eu disse que os argumentos foram colocados pelo Marcelo. Contudo quando você parar para pensar sobre aquelas respostas e ler os argumentos postados pelo Marcelo, vai perceber que seus comentários não tem base para se sustentarem. Uma prova disso é que você ainda não respondeu as perguntas. Desafio você a responder as perguntas aqui nos comentários.

    1. Marcelo de Barros disse:

      Não precisa ficar esperando, ele não responderá, ao contrário, continuará afirmando que não viu argumento nenhum, mesmo ele não mostrando argumentação fundamentada pela Bíblia e somente afirmando que não concorda com a teologia reformada sem mostrar o porque de não concordar. Creio que nem mesmo saiba o que é teologia reformada.

      Fique com Deus Hebertty.

  15. jgmix disse:

    predestinação seria aquela linha teológica que defende “uma vez salvo, salvo para sempre?” Então não adiantaria viver uma vida se afastando do pecado pois Deus já teria os seus escolhidos e o restante não. Concordo com a visão do phedro e do vai arrebentar. Essa história de predestinação é perigosa. Mais uma vez dou parabéns ao phedro, sendo coerente em poucas palavras.

    1. Marcelo de Barros disse:

      Não é apenas isso, jgmix, pelo jeito, você terá que estudar mais acerca do assunto antes de sair concordando com os outros, para começar, leia e estude sobre os 5 pontos do Calvinismo, será edificante para você, inclusive você saberá mais sobre a questão de “uma vez salvo, sempre salvo” e a questão do pecado. Está tudo lá, basta você correr atrás do conhecimento, conheça as duas linhas de pensamento, faça uma comparação, não a tenha pela metade (se bem que, pelo visto está bem abaixo da metade).

      1. jgmix disse:

        marcelo, eu não posso estudar sobre os 5 pontos do calvinismo pois a minha leitura é a bíblia. Qualquer outra literatura mesmo que aparentemente baseada na bíblia não é totalmente confiavel. Concordo com a visão do phedro e do vai arrebentar pois se parecem mais plausível com as escrituras sagradas. Apenas isso.

        1. Marcelo de Barros disse:

          Com esta resposta eu posso concluir que de calvinismo e teologia reformada você não conhece nada, portanto, torna-se inválido para dar algum parecer, como poderá questionar aquilo que não conhece? Você lê algum livro cristão? Lê alguma revista da escola dominical (se é que você frequente uma)? Que linha teológica você segue?

          São apenas questões simples de responder, dependendo da sua resposta, será um prazer trocar algumas ideias contigo.

          1. jgmix disse:

            Marcelo, Não me interessa calvinismo ou teologia reformada ou qualquer outro rótulo que os homens usem. Sobre ler livro cristão, já li diversos, de várias tendencias teológicas, mas mesmo estes livros, existem argumentos que não vejo sustentação bíblica.

            Prefiro pôr minha fonte de conhecimento primaria na bíblia.

            Eu me converti lendo a bíblia em minha casa, só após isso procurei uma igreja cristã.

            apenas concordei com o vai arrebentar e o phedro por achar as opiniões deles mais próximas com a visão que eu tenho quando leio a bíblia, especialmente o novo testamento.

            Mesmo sendo fã de teologia, acredito ainda que o ensino do Espirito Santo seja mais confiável.

            Espero ter dirimido suas dúvidas.

          2. Marcelo de Barros disse:

            Interessante sua opinião, gosta de teologia mas não gosta dos livros sobre teologia? Digo isso baseado na sua afirmação de que aceita fonte de conhecimento somente pela Bíblia.

            Uma pergunta, em que você acha que é baseada a Teologia Reformada? Oras, é baseada na Bíblia, rsrs, cada coisa que se vê.

          3. jgmix disse:

            Marcelo, todos os livros cristãos teológicos são à priori baseados na bíblia.

            Gosto de teologia sim, da mesma forma que gosto de diversos ramos do conhecimento que nada tem a ver com a bíblia.

            Mas independente do que uma ou outra forma teológica pensa, creio que a bíblia é mais confiável.

            Desculpe se minha primeira opinião concordando com o vai arrebentar e o phedro lhe deixou triste.

            Mas é apenas a minha opinião. não leve a ferro e fogo tudo o que vc lê aqui.

          4. Marcelo de Barros disse:

            Marcelo, todos os livros cristãos teológicos são à priori baseados na bíblia.

            Gosto de teologia sim, da mesma forma que gosto de diversos ramos do conhecimento que nada tem a ver com a bíblia.

            Mas independente do que uma ou outra forma teológica pensa, creio que a bíblia é mais confiável.

            Desculpe se minha primeira opinião concordando com o vai arrebentar e o phedro lhe deixou triste.

            Mas é apenas a minha opinião. não leve a ferro e fogo tudo o que vc lê aqui.

            Ora jgmix, se todos os livros cristãos teológicos são a priori baseados na Bíblia, você há de concordar que a teologia reformada também é baseada na bíblia, ou estou errado?

            Minha pergunta é, você sabe do que se trata a teologia reformada? Se sim, porque você não concorda com ela? Poderia expor argumentos pautados pela Palavra de Deus para mostrar o seu ponto de vista?

            Entenda, sua primeira opinião concordando com eles não me deixou triste, pelo contrário, você é livre para pensar da forma que quiser e isso é um direito seu, ninguém pode lhe tirar isso, então, fico feliz que você pense por si mesmo.

  16. jgmix disse:

    Marcelo, eu não sou daqueles cristãos neófitos que se preocupam por estar ligado a um rótulo.

    tradicional, pentecostal, ou neopentecostal? e outras coisas que vem do homem.

    Eu não me rotulo assim, mas geralmente as pessoas me veem como protestante.

    Tenho também origens em igrejas do ramo neopentecostal.

    Sou à titulo de “rotulagem” meio-protestante, meio-neopentecostal.

    Mas eu não ligo pro que dizem a que ramo da teologia eu pertenço, não gosto de rótulos.

    Não aceito a doutrina do cair no poder, que acontece em algumas igrejas protestantes, mas também não concordo com essa doutrina do dar o máximo de dinheiro pro pastor pra receber de Deus, tipico das igrejas neo-pentecostais.

    Portanto não to nem aí pra doutrina da predestinação que vcs defendem, isso daí interessa tanto quanto o sexo dos anjos…temos um problema MUITO MAIOR pra resolver… as heresias nas igrejas evangélicas…

    Acho que a coisa está tão bagunçada nas igrejas cristãs de hj em dia ( tradicionais, pentecostais e neopentecostais ) que sou plenamente a favor de uma nova reforma protestante.

    Dessa vez, ao invés de criticar as práticas católicas, teriamos de criticar nosso próprio meio.

    Não me chamam de protestante??? então vou protestar contra essas heresias no meio cristão!!!

    1. Marcelo de Barros disse:

      jgmix

      Eu também não dou muita importância para rótulos, tanto é que sou oriundo de uma igreja pentecostal, porém, vejo mais sustenação biblica para a predestinação do que para o livre arbitrio, quando me perguntam se eu sou evangélico, prefiro responder que sou cristão, detesto rótulos do tipo, sou calvinista, sou arminiano, sou assembleiano, sou presbiteriano, isso não é comigo.

      Só para constar, tem diversos pontos que eu não concordo com Calvino (o próprio Rev. Augustus Nicodemus não concorda em muitas coisas com Calvino e olha que ele é um dos maiores calvinistas que eu conheço).

      Diferente de você, não acho que deveria ter outra reforma protestante, acho que devaríamos observar a reforma que houve e simplesmente voltarmos ao primeiro amor.

      Já ouviu falar da igreja A Casa da Rocha? Acho que o modelo mais próximo da igreja primitiva é o modelo que eles seguem. Quem dera se todos os líderes seguissem o exemplo do Zé Bruno (banda Resgate).

    2. Hebertty disse:

      Gostaria de me meter na conversa…
      Acompanhei os comentários do jgmix e percebi que ele se coloca contra a doutrina da reforma e do calvinismo. A questão é que esses temas aconteceram na história para trazer a comunidade cristã de volta a Bíblia. Quero dizer que se jgmix quer tanto estar apenas com a Bíblia então certamente ele é reformado e calvinista também.
      Veja bem…você disse que se converteu lendo a Bíblia, então responda-me sinceramente:
      >>Você acredita que você, antes da conversão, tinha capacidade enquanto homem de reconhecer a glória de Deus sem ler as escrituras ou ser tocado pelo Espírito Santo?
      >>Qual a segurança da sua salvação?
      >> Em que você se apoia pra dizer que Deus te salvou?
      >> Você teria coragem de dizer que você com suas próprias forças é quem se mantem no caminho do Senhor ou Ele mesmo é que o orienta e dirige sua vida para santificação?

      Responda-me sinceramente e certamente continuaremos essas discussões…

  17. jgmix disse:

    qdo me perguntam eu respondo que sou protestante. Protestar é a minha cara. Sou ex iurd então vc imagina o meu inconformismo com as igrejas hj em dia. Geralmente meus comentários são direcionados aos iurdianos que ainda são enganados. Vc pode ver meus comentários no site…

    1. Marcelo de Barros disse:

      Já vi seus comentários dirigidos a eles (iurdianos) e concordo plenamente com eles, o estranho é você concordar com a afirmação de que a predestinação é doutrina de demônios (pois foi esta a afirmação do “vai se arrebentar” e já que você concordou com o pensamento dele, logo…) sendo que ela é claramente abordada na própria Palavra de Deus, consegue entender isso?

  18. jgmix disse:

    a doutrina da predestinação (uma vez salvo salvo para sempre) é abordada na bíblia segundo a SUA visão. Portanto é fácil entender isso.

    1. Marcelo de Barros disse:

      Cristo falando.

      Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira NENHUMA O LANÇAREI FORA. (João 6:37)

      O que você entende por “maneira nenhuma o lançarei fora”?

      Novamente, demonstra que não conhece totalmente a predestinação.

      1. PHEDRO disse:

        Marcelo Barros e Herbetty

        Cincos pontos calvinistas
        • 1- Depravação total do homem;
        Phedro : Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
        Romanos 5:12
        Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;
        Romanos 3:23
        “Todos”pecaram e o pecado passou a todos,o pecado é algo que se herda,podemos dizer hereditario,até aqui otimo esse ponto calvinista.
        Então por causa de Adão “todos”morrem,a morte é um fator comum a “todos”sem excessão.
        Da mesma forma que veio juizo e condenação sobre “todos”os homens,por causa de “uma”ofensa,veja “1” ofensa.
        , assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida.
        Romanos 5:18
        Veja sobre “todos” os homens,não somente a uns escolhidos.
        Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um muitos serão feitos justos.
        Romanos 5:19
        “muitos”.
        Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
        1 Coríntios 15:22
        “todos”,todos quem? Os que creem no evangelho.
        A discordancia do ponto calvinista na questão da depravação humana.
        Os calvinistas afirmam que a depravação foi tal,que o homem é incapaz de decidir o que é certo ou errado,que a depravação foi de tal maneira que afeitou suas vontades,e que o homem é incapaz de acolher a verdade do evangelho sem que Deus assim o intervenham.
        Discordo: vamos para a biblia.

        Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
        João 3:17
        Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus
        João 3:18
        E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
        Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado
        Marcos 16:15-16
        O evangelho deve ser pregado a toda criatura,mais uma vez Jesus disse: quem crer,afirmando assim que o homem tem a opção e a firme convicção entre crer no evangelho ou não.
        E a condenação vem pelo fato do homem não aceitar o evangelho.
        E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
        Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas
        João 3:19-20
        Porques eles não vêem para a luz? Porque Deus destinou esses ao inferno,não,porque eles por opção amaram mais as trevas d que a luz.
        Outro texto interessante é esse:
        Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto.
        Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus
        2 Coríntios 4:3-4
        Aqui podemos perceber que o não recebimento do evangelho não era ação direta do pecado sobre a vontade humana,mas sim uma ação de uma entidade espiritual .
        E também entra em contradição e cai por terra,o ponto calvinista “vocação eficaz”,que diz que quando Deus quer salvar alguém não tem como resistir a essa graça.
        Se fosse assim Deus levaria todo humanidade a salvação,porque essa é a vontade dele:
        Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador,
        Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.
        1 Timóteo 2:3-4
        Mas não cabe a Deus decidir pelo homem,o homem decidi por si só,se ele quer ou não a vida eterna,concedida por ele através do seu filho Jesus Cristo.
        Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
        João 3:18
        Agora tem um ponto calvinista que é muito interessante que é o quinto ponto:
        5-Perseverança dos santos.
        Esse ponto os calvinistas defendem que jamais uma pessoa que foi chamada a ter comunhão com Deus pode cair em desgraça,ou perder a salvação.
        PHEDRO será?
        Vamos lá:
        O homem pode cair da graça? Sim! E se ele cai da graça ele se torna o que? Desgraçado.
        Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
        Gálatas 5:4
        Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
        Gálatas 1:6
        Começaram pelo Espirito agora estavam caindo na carne:
        Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
        Gálatas 3:3
        Então pelos textos aqui citado o homem pode cair da graça,e assim fica anulada a predestinação.
        Então aos calvinistas de plantão deixo esse texto:
        Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
        2 Pedro 2:20
        Assim fica anulado o “quinto ponto calvinista”.

        1. Marcelo de Barros disse:

          Elaborando respostas para as questões, sem tempo agora.

          1. jgmix disse:

            calvinista fugindo do assunto em 3… 2…1…

          2. Marcelo de Barros disse:

            Ora jgmix, eu não fugi do assunto, só preciso de um tempo livre para responder todas as questões já que se trata de um texto enorme, aliás, eu respondi o questionamento do apenas servo, agora vejamos, ninguém respondeu o questionamento do Reformado, será porque não é mesmo? Aproveita que você usa a Bíblia para defender a sua visão, rsrsrs, e parece que está com tempo disponível, dê uma passada lá nos questionamentos dele e responda pra gente.

            É isso, vocês querem que respondamos as suas indagações e vocês nem se dão ao trabalho de responder as nossas, assim fica fácil não é mesmo?

          3. jgmix disse:

            calvinista arranjando desculpa em 3…2…1…

        2. Marcelo de Barros disse:

          Phedro, muitos são os questionamentos portanto a demora na formulação das respostas (embora algumas virão com questões), mas quero lembrar-te que o irmão Reformado deixou umas questões para serem respondidas, é impressionante que vocês fazem questionamentos sem responder questionamentos feitos anteriormente, mas vamos lá.

          Para começo de assunto, algumas abordagens sobre os 5 pontos do calvinismo, vejamos.

          1. Autoria

          Ao contrário do que muitos pensam, não foi João Calvino quem escreveu “Os Cinco Pontos do Calvinismo”. Talvez algumas pessoas ficarão impressionadas com esta afirmação. No entanto, a magna pergunta que se faz é: Se não foi Calvino, quem foi então? Estes cinco pontos foram formulados pelo Sínodo de Dort, Sínodo este convocado pelos estados Gerais (da Holanda) e composto por um grupo de 84 Teólogos e 18 representantes seculares, entre esses estavam 27 delegados da Alemanha, Suíça, Inglaterra e outros países da Europa reunidos em 154 Sessões, desde 13 de novembro de 16 18 até maio de 1619. [1] Portanto, peca por ignorância quem afirma ser João Calvino o autor destes cinco pontos, porque na verdade, a afirmação correta é que estes pontos foram fundamentados tão somente nas doutrinas ensinadas por ele. Aliás, este sistema doutrinário, se assim podemos chamá-lo, foi elaborado somente 54 anos após a morte do grande reformador (1509-1564).

          2. Razão de sua Escrita

          Os Cinco Pontos do Calvinismo foram formulados em resposta a um documento que ficou conhecido na história como ‘Remonstrance’ ou o mesmo que ‘Protesto’, [2]apresentado ao Estado da Holanda pelos discípulos do professor de um seminário holandês chamado Jacob Hermann, cujo sobrenome latino era Arminius (1560-1600). Mesmo estando inserido na tradição reformada, Arminius tinha sérias dúvidas quanto à graça soberana de Deus, visto que era simpático aos ensinos de Pelágio e Erasmo, no que se refere à livre vontade do homem. [3] Este documento formulado pelos discípulos de Arminius tinha como objetivo mudar os símbolos oficiais de doutrinas das Igrejas da Holanda (Confissão Belga e Catecismo de Heidelberg ), substituindo pelos ensinos do seu mestre. Desta forma, a única razão pela qual Os Cinco Pontos do Calvinismo foram elaborados era a de responder ao documento apresentado pelos discípulos de Arminius.

          O que diz o 1º ponto do calvinismo.

          1. Depravação Total
          O calvinismo diz que o homem não regenerado é absolutamente escravo de Satanás, e, por isso, é totalmente incapaz de exercer sua própria vontade livremente (para salvar-se), dependendo, portanto, da obra de Deus, que deve vivificar o homem, antes que este possa crer em Cristo.

          Alguém pode contestar isso biblicamente mostrando que é o homem quem decide por buscar a Deus?

          O que diz o 2º ponto do cavinismo.

          2. Eleição Incondicional
          O calvinismo sustenta que o pré-conhecimento de Deus está baseado no propósito ou no plano de Deus, de modo que a eleição não está baseada em alguma condição imaginária inventada pelo homem, mas resulta da livre vontade do Criador à parte de qualquer obra de fé do homem espiritualmente morto.

          Para mostrar como isso está baseado na Bíblia vamos usar a Bíblia.

          E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
          Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
          Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
          (Efésios 1:5-7)

          Note que quem predestinou não foi o homem, a escolha foi de Deus.

          O que diz o 3º ponto do calvinismo.

          3. Expiação Limitada
          O calvinismo diz que Cristo morreu para salvar pessoas determinadas, que lhe foram dadas pelo Pai desde toda a eternidade. Sua morte, portanto, foi cem por cento bem sucedida, porque todos aqueles pelos quais ele não morreu receberão a justiça de Deus, quando forem lançados no inferno.

          Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)

          Ora, se todos os que o Pai der a Cristo irá até Ele e se Cristo morreu por todos os homens, logo, todos os homens serão salvos, já que o próprio Cristo disse que todos que for até Ele de maneira alguma serão lançados fora.
          Podemos observar claramente que é Deus quem proveu salvação, é Ele quem chama o homem e o justifica. Não há como questionar tal fato.

          O que diz o 4º ponto do calvinismo.

          4. Graça Irresistível
          O calvinismo entende que a graça de Deus não pode ser obstruída, visto que sua graça é irresistível. Os calvinistas não querem significar com isso que Deus esmaga a vontade obstinada do homem como um gigantesco rolo compressor! A graça irresistível não está baseada na onipotência de Deus, ainda que poderia ser assim, se Deus o quisesse, mas está baseada mais no dom da vida, conhecido como regeneração. Desde que todos os espíritos mortos (= alienados de Deus) são levados a Satanás, o deus dos mortos, e todos os espíritos vivos (= regenerados) são guiados irresistivelmente para Deus (o Deus dos vivos), nosso Senhor, simplesmente, dá a seus escolhidos o Espírito de Vida. No momento que Deus age nos eleitos, a polaridade espiritual deles é mudada: Antes estavam mortos em delitos e pecados, e orientados para Satanás; agora são vivificados em Cristo, e orientados para Deus.

          Nem tenho mais nada a falar sobre este ponto, está claro como água.

          O que diz o 5º ponto do calvinismo.

          5. Perseverança dos Santos
          O calvinismo sustenta muito simplesmente que a salvação, desde que é obra realizada inteiramente pelo Senhor e que o homem nada tem a fazer antes, absolutamente, para ser salvo -, é óbvio que o permanecer salvo é, também, obra de Deus, à parte de qualquer bem ou mal que o eleito possa praticar. Os eleitos perseverarão’ pela simples razão de que Deus prometeu completar, em nós, a obra que ele começou. Por isso, os cinco pontos de TULIP incluem a Perseverança dos Santos.

          Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo; (Filipenses 1:6)

          Quem começou a boa obra, foi o homem? Não, absolutamente não, foi Deus e ele a aperfeiçoará até que Jesus Cristo venha.

          Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; (Efésios 1:4)

          Ou seja, até a permanença do homem no caminho certo, é providência de Deus, ou vai me dizer que você, por si só é capaz de permanecer no caminho estreito? Se você afirmar que a sua santidade não depende de Deus, eu lhe chamarei de o maior mentiroso de todos os tempos.

          Bom, depois de abordar sobre os pontos do calvinismo, esplanei biblicamente que os pontos estão de acordo com a Palavra, mas vamos agora falar sobre os seus argumentos.

          E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.
          Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado
          Marcos 16:15-16

          Essa é uma questão bem pertinente, Jesus nos deu a ordenança de pregarmos o evangelho a todo o mundo, até porque, não sabemos quem são os eleitos, Deus não deixou para nós um detector de eleitos, e novamente eu falo, como crerão se não há quem pregue? Logo, torna-se necessário a pregação do evangelho para que os eleitos sejam alcançados por Deus.
          Agora eu lhe pergunto, porque todos os que ouvem o evangelho não creem? A fé necessária para crermos em Deus não provém dEle? Ou vai dizer que Efésios 2:8 está mentindo?

          E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.
          Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas
          João 3:19-20

          Porque os homens amaram mais as trevas? Simplesmente por estão mortas para Deus por causa do pecado, se Deus não agir com misericórdia, o homem nunca sairá do estado de morte.

          O que fazer com Romanos 9? Vai ignorar este texto bíblico? Vai ignorar que Deus fez vasos de honra para a eternidade e vasos de desonra para a perdição? O que você faz com esta passagem?

          Você disse “Porques eles não vêem para a luz? Porque Deus destinou esses ao inferno,não,porque eles por opção amaram mais as trevas d que a luz.”

          A resposta já foi dada logo acima, leia novamente.

          Você citou 2 Corintios 4:3-4, deveria ter começado pelo versículo 1º que diz.

          Por isso, tendo este ministério, segundo a MISERICÓRDIA que nos foi feita, não desfalecemos; (2 Coríntios 4:1)

          Incrível como um versículo a mais esclarece muito coisa não é mesmo? Isso de cara já demonstra que se enchergamos a luz é graças a misericórdia de Deus, quanto a isso, nem preciso mais falar nada.

          Você disse “Mas não cabe a Deus decidir pelo homem,o homem decidi por si só,se ele quer ou não a vida eterna,concedida por ele através do seu filho Jesus Cristo.”

          Como você explica o fato de que Deus escolhe pessoas? Ele escolheu Abel e não Cain, Ele escolheu Abraão, porque não escolheu o pai de Abraão? Ou a Ló? Porque não escolheu outros povos? Porque Israel? Porque ele odiou a Esaú e amou a Jacó? Só lembrando que, Esaú e Jacó nem tinha nascido, porém, Deus escolheu.

          Você falou “O homem pode cair da graça? Sim! E se ele cai da graça ele se torna o que? Desgraçado.” e citou Gálatas 5:4, porém esqueceu de falar de qual assunto que Paulo está tratando, ora, e não é da lei e da graça?

          Vamos analisar.

          Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão. (Gálatas 5:1)

          Demonstra que éramos escravos do pecado, debaixo do julgo de servidão.

          Eis que eu, Paulo, vos digo que, se vos deixardes circuncidar, Cristo de nada vos aproveitará. (Gálatas 5:2)

          Circuncidar, já nos deixa uma ideia do que Paulo está falando, circuncidar não era mandamento da lei?

          E de novo protesto a todo o homem, que se deixa circuncidar, que está obrigado a guardar toda a lei. (Gálatas 5:3)

          Aqui Paulo fala fala em definitivo o assunto em questão, lei e graça.

          Porque nós pelo Espírito da fé aguardamos a esperança da justiça. (Gálatas 5:5)

          Mais uma vez, fé não vem da parte de Deus? rsrsrs

          Esta persuasão não vem daquele que vos chamou.
          Um pouco de fermento leveda toda a massa.
          Confio de vós, no Senhor, que nenhuma outra coisa sentireis; mas aquele que vos inquieta, seja ele quem for, sofrerá a condenação.
          (Gálatas 5:8-10)

          Engraçado, Paulo fala que quem sofrerá a condenação será apenas os que inquieta os irmãos, porque eles não serão condenados? Afinal, praticaram tais coisas e cairam da graça, contradição não é mesmo?

          Você usou Galátas 1:6 mas não atentou que tal versículo apenas faz um breve resumo de qual seria o assunto tratado na carta aos Gálatas, assunto esse que eu já demonstrei logo acima, Gálatas 3:3, idem, note que a condenação virá para quem inquieta os eleitos, ou seja, suas argumentações estão todas furadas, sem nexo algum, precisa melhora-la.

          Se a pessoa não persevera, ela não é eleita, muito simples isso.

          Agora que já respondi seus questionamentos, vamos para alguns questionamentos.

          Qual vontade é maior, a do homem ou a de Deus?
          Quem tem direito sobre quem? Deus tem direito sobre o homem ou o homem tem direito sobre Deus?
          Quem tem maior poder de escolha, Deus ou o homem?

          Porque Deus escolheu alguns como Abraão, Jacó, Abel, Israel?

          O que você faz com este texto?

          Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi. (Isaías 44:1)

          Se vós fósseis do mundo, o mundo amaria o que era seu, mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. (João 15:19)

          Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda. (João 15:16)

          Há muito que o SENHOR me apareceu, dizendo: Porquanto com amor eterno te amei, por isso com benignidade te ATRAÍ. (Jeremias 31:3)

          Respondido…

        3. Hebertty disse:

          Vou aproveitar sua deixa e iniciar esse debate explicando o texto de 2 Pe 2:20, como você deixou:
          O livro de 2 Pedro tem um tema principal que é alertar os cristãos dos ensinamentos dos falsos mestres. No primeiro capítulo o autor escreve algumas bases para a conversa e diz que que nenhuma profecia tem uma interpretação particular (2 Pe 1:20). No capítulo 2 o autor escreve acerca dos falsos mestres. O terceiro capítulo ele escreve sobre a certeza da vinda de Jesus e do céu.
          Este livro não tem o objetivo principal de discutir questões de salvação como em Romanos. Ele alerta sobre tropeços na vida cristã, principalmente quando se trata de erros de ensinamentos.
          O versículo que você deixou não tem nada haver com um cristão perder a salvação. Leia o capítulo inteiro e vai perceber que ele está falando dos falsos mestres.
          Você considera cristão um mestre que tem olhos cheios de adultério e são incasáveis no pecar (2Pe 2:14). Eu não!

  19. jgmix disse:

    infelizmente vc comete o erro comum de pegar um versículo isolado e usa-lo como uma doutrina. Vc acha então que se eu aceitar Jesus mas depois de um tempo voltar a uma vida de pecados conscientes e propositais só pq eu aceitei Jesus e ainda creio nele serei salvo? Explique isso.

    1. Marcelo de Barros disse:

      Não usei versículos isolados, se você ler o capitulo todo bem como o livro de João, irá compreender melhor.

      Sobre o seu questionamento, se você o abandonar é porque você jamais o aceitou de fato. Não basta você apenas crer (embora a Palavra diz que se crermos seremos salvos, mas até o diabo crê) mas o sentido de crer, é crer e fazer a vontade de Deus.

      Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. (Mateus 7:21)

      Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. (Mateus 12:50)

      Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou. (1 João 2:6)

      E aquele que guarda os seus mandamentos nele está, e ele nele. E nisto conhecemos que ele está em nós, pelo Espírito que nos tem dado. (1 João 3:24)

      A eleição em Deus não dá direito ao homem de continuar em pecado, pelo contrário, orienta o homem a aproximar-se de Deus cada dia mais, tendo uma vida de santidade e busca constante por Deus, quem diz que predestinado tem que viver uma vida relaxada, sem se preocupar com o pecado, nao passa de um fantasioso e que não conhece nada acerca das coisas de Deus.

    2. Hebertty disse:

      Estou me metendo novamente: Leia capítulo 1 de Efésios e você vai ver Paulo saudando aos irmãos dizendo que “Nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos irrepreensíveis diante dele em amor…” (Ef 1:4).
      Portanto o que a Bíblia diz a respeito da eleição é que aqueles que são eleitos entendem o caminho da porta estreita e certamente nunca perderá de vista isso. Se uma pessoa se diz convertida para enganar a Deus, ela está errada. A questão que afirmamos é que Deus não se engana e não pode ser engano.

  20. jgmix disse:

    heberty eu não sou calvinista. Eu detesto rótulos ainda mais esse. Vc diz que quer uma discussão sobre o tema mas vejo que vc não leu meus comentários corretamente e está me rotulando de forma equivocada. Não sou adepto do calvinismo. Concordar com uma ou outra coisa de calvino não me torna calvinista da msm forma que eu concordar com as boas ações da ig. Catolica não me torna católico. Calvinista é vc heberty, ok? Só esse rotulo pode te satisfazer não é?

    1. Hebertty disse:

      Eu li seus comentários e sei que você não gosta de rótulos. o que eu queria dizer é que a doutrina da eleição e a reforma trouxe novamente a Bíblia a tona. Isso quer dizer que essas doutrinas são verdadeiramente Bíblicas.
      Gostaria que você fosse sincero com você mesmo e contra argumentasse com honestidade. Não adianta falar que não gosta dessa doutrina ou descartá-la sem conhecê-la. Até entendo que não queira estudá-la, mas você não pode discordar sem apresentar suas bases Bíblicas. Afinal de contas nós dois só aceitamos o texto Bíblico como regra de fé e de prática.
      Nossas vontades não tem poder aqui.

  21. jgmix disse:

    marcelo sua visão da biblia me deixa ainda mais convicto que a doutrina calvinista é mesmo perigosa. Quanto mais vc usa a biblia para tentar apoiar calvino vc acaba me lembrando os iurdianos que tb usam a biblia para apoiar edir macedo. Hj em dia até “igrejas” gays usam versiculos soltos da biblia para apoiar a visão deles.

    1. Marcelo de Barros disse:

      E você, usa o que para apoiar as suas convicções jgmix?

  22. jgmix disse:

    uso a biblia. O que eu quis dizer que se eu quiser pegar a biblia para comprovar mina visão eu consigo da mesma forma os iurdianos os católicos e os calvinistas. A biblia é interpretada conforme a visão do “fregues”.

    1. Marcelo de Barros disse:

      Então quer dizer que você pode usar a biblia para defender o seu ponto de vista e eu não? A Bíblia não deve ser interpretada conforme o gosto do freguês, ela deve ser estuda com todo cuidado, com toda dedicação, observando ela por completo.

      Só lembrando que, eu já fui um ávido defensor do livre arbítrio, até que meus olhos foram abertos (graças a Deus por isso).

      1. jgmix disse:

        marcelo porque vc não se torna iurdiano além de calvinista? Pra ficar mais de olho aberto ainda?

        1. Marcelo de Barros disse:

          Tá louco, tá de gozação? Se vai apelar é melhor parar por aqui. hahahaha

          Primeiro que um calvinista nunca se tornará um iurdiano, conflitos de ideias meu caro, não sabia disso não?

          1. jgmix disse:

            sou ex iurd portanto sei que eles não apoiam o calvinismo. O que eu quis dizer é que já que era pra esculachar dizendo que o calvinismo é correto pq não já não ser iurdiano pra esculachar de vez? Mas calvinistas são bem vindos lá desde que tenhamdinheiro para sacrificar na fogueira santa.

          2. Marcelo de Barros disse:

            Eu usei a Bíblia, e você, o que usou para contestar a predestinação, note que nem estou levantando a questão do calvinismo e sim, da predestinação, sendo assim, vou usar a Bíblia como referência.

            Como você entende esta passagem?

            Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
            E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
            Para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
            Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
            (Efésios 1:4-7)

            E essa passagem?

            Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
            Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo;
            (Efésios 1:11-12)

            Ué, conselho da sua vontade? Mas como assim? E o livre arbítrio que diz que o homem é quem expressa sua vontade de ser salvo ou não?

            Se alguém que se diz calvinista e é da IURD, eu dou risada na cara dele.

            Você também concorda que predestinação é doutrina diabólica jgmix? Se sim, o que fazer com os diversos textos bíblicos que faz referência a esse assunto?

  23. jgmix disse:

    mas depois de ler as argumentações dos dois calvinistas confesso que cheguei a uma conclusão…

    1. PHEDRO disse:

      jgmix

      Não chegou ainda? Eu já cheguei é diabolica rsrs

  24. jgmix disse:

    marcelo, sinto muito mas o calvinismo tem pontos biblicamente incoerentes. Não é 100 por cento errado mas nunca estará 100 pautado na biblia. Mas para vc não ficar bravo cmg vamos fazer um trato… Vc continua seguindo o calvinismo e eu continuo seguindo a biblia tá bom?

    1. Marcelo de Barros disse:

      Primeiro ponto.

      Quais são os pontos incoerentes biblicamente, poderia mostrar quais e o porque são incoerentes?

      Segundo ponto.
      Não sigo calvinismo, se você nem sabe o que é calvinismo, não tem o porque eu te explicar o que sigo. rsrsrs.

  25. jgmix disse:

    marcelo vai na tua fé em calvino. Eu vou na minha fé em Jesus.

    1. Marcelo de Barros disse:

      Cara, vejo que você saiu da IURD mas o pensamento iurdiano não saiu de você, tu não entendeu nada do que eu disse, não tenho minha fé em calvino, procure compreender as coisas meu caro, se não consegue entender nem isso, como conseguirá ver as demais coisas?

      Entenda de uma vez por todas, todo calvinista não tem sua fé arraigada em Calvino, a começo de conversa, nem foi ele quem começou com a história de calvinismo, todo calvinista tem sua fé baseada somente em Cristo Jesus, aceita a Bíblia como única regra de fé, você está totalmente equivocado meu caro, precisa estudar mais para se quer tocar neste assunto, não compensa ficar debatendo com quem não entende, procure entender do que se trata o calvinismo, depois você diga se concorda ou não, aliás, eu te fiz uma pergunta e tu correu dela. mas vou faze-la novamente, quais são os pontos calvinistas incoerentes com a palavra de Deus, demonstre quais e o porque são incoerentes, ah, mas já sei, arminianos sempre fogem da raia, eu sei, já fui como você. rsrsrs, mas se quiser responder, ficarei feliz em ler sua resposta mas sinta-se no direito de fugir da pergunta.

      1. jgmix disse:

        um diz que eu sou calvinista outro arminiano… Quantos rotulos!!! I hate labels!!!

        1. Marcelo de Barros disse:

          jgmix, arminianos são todos os que não concordam com a doutrina da eleição, ou seja, são todos aqueles que defendem o livro arbítrio.

          A propósito, irá responder a minha indagação ou irá deixar de lado?

          1. jgmix disse:

            marcelo, já vi que vc é adepto ferrenho do calvinismo. Eu não sou. E também não me considero arminiano ou crente ou neopentecostal etc. Esses titulos são invenção de homens assim como a doutrina do uma vez salvo salvo para sempre. Vc não vai me convencer a essa furada teologica. Mas a vc cabe um premio de consolação. Abaixo coloquei meu facebook e email. Vc pode adicionar.

          2. Marcelo de Barros disse:

            jgmix

            Não amigão, estou falando da doutrina da eleição, isso não tem nada a ver com calvinismo, irá responder a minha indagação ou não? Pelo visto, como os iurdianos, irás mudar de assunto e não responderá.

  26. jgmix disse:

    phedro novamente te dou parabéns pelos seus comentários precisos contra a teologia que ensina que uma vez salvo, salvo para sempre. Agora que os calvinistas foram devidamente expostos com essa doutrina estranha estarei retornando ao meus comentários que denunciam a iurd. Já vi que vc sozinho dá conta dos nossos colegas amigos de calvino. Mas meu chamado principal é alertar os iurdianos enganados…

    1. PHEDRO disse:

      jgmix

      E coloca enganados,porque os iurdianos só Jesus rsrs

  27. jgmix disse:

    mas caso queiram entrar em contato cmg meu facebook é JGMIX .,, E o meu email é JGMIX @ HOTMAIL. COM é só juntar tudo que é o meu email já que esse site não aceita links.

  28. jgmix disse:

    marcelo a minha visão é essa. A vontade de Deus é que todos se salvem mas a biblia é enfatica ao dizer que nem todos vão se salvar. Então se alguém aceita a Jesus mas com o tempo renega a fé ele não será salvo. Livre arbitrio sim. Uma vez salvo salvo para sempre não.

    1. Marcelo de Barros disse:

      Com isso você está AFIRMANDO CATEGORICAMENTE que a vontade do homem se sobressai sobra a vontade de Deus e que a salvação depende do homem, é isso mesmo que você está afirmando?

      Se ele renega a fé, é porque não é um eleito, simples assim.

      E novamente.

      Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)

      A Bíblia está correta, Jesus não mentiu aí, Ele não lançará fora todos aqueles que Deus o der.

      Fico com a Bíblia, rsrs.

      1. PHEDRO disse:

        Marcelo de Barros

        Mais uma vez aos hereges defensores da predestinação.
        Marcelo barros diz para jgmix: (Se ele renega a fé, é porque não é um eleito, simples assim).
        Será senhor Marcelo vejamos o que diz as escrituras:
        Mas o justo viverá da fé; E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele- Hebreus 10:38.
        Quem é o justo aqui,o justo aqui é aquele que é justificado pela fé em Jesus Cristo.
        Vejamos:
        Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo
        Romanos 5:1- Então concluindo o justo foi aquele que foi justificado pela fé.
        O texto de hebreus deixa bem claro-“Se-ele recuar”,isso quer dizer que ele pode recuar,ele está sujeito ao recuo da fé.
        Veja o exemplo dos galatas
        Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
        Gálatas 1:6 e Paulo ainda conclui:
        Só quisera saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé?
        Sois vós tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, acabeis agora pela carne?
        Gálatas 3:2-3
        Todos eles receberam o Espirito Santo prometido,que foi dado a eles pela pregação do evangelho,mas agora eles estavam entrando no estagio da carne,como pode isso não eram eles eleitos? Rsrs
        Não foi o mesmo Paulo que disse :
        Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa.
        O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
        Efésios 1:13-14
        Esse mesmo Espirito estava nos galatas,porque eles ouviram essa mesma pregação da fé,mas qual era os estado espiritual em que eles se encontravam? Lastimavel.rsrs
        Olha o que o apostolo Pedro diz:
        Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro.
        2 Pedro 2:20
        Veja esses receberam o conhecimento do evangelho,e tambem foram selados,e receberam o Espirito Santo,mas Pedro diz que se tais são vencidos por tais corrupções seu estado se torna pior,eles tambem não eram eleitos,não foram feitos filhos de Deus quando receberam seu Espirito,não provaram do amor de Deus?
        Veja o que diz a palavra:
        E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado
        Romanos 5:5
        Mais um texto para sua reflexão rs
        Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados,
        Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários.
        Hebreus 10:26-27
        Pecarmos voluntariamente rsrs

        1. Marcelo de Barros disse:

          Aguardando você responder as questões do Reformado, depois que você responder lá, eu volto a este assunto para responde-lo.

          No aguardo, mesmo porque não é justo, só nós te responder e nossas indagações ficarem sem resposta.

          1. jgmix disse:

            calvinistas vcs nãorespondem. Vcs dão desculpas…

          2. Marcelo de Barros disse:

            O que você entende por resposta? Poderia ser mais claro?

          3. jgmix disse:

            resposta é a vdd.

          4. Marcelo de Barros disse:

            Então você não me deu nenhuma resposta até agora, apenas desculpas, rsrsrs.

            Argumentação bíblica da sua parte nada não é mesmo?

          5. PHEDRO disse:

            Marcelo Barros

            Posso responder sim,mas as perguntas dele e sem nexo,ele colocou um monte de a,b,c,d ,vc não sabé se eles está perguntando ou respondendo rsrs
            Marcelo se vc estiver disposto a debater essas questoes num auditorio aceito com maior prazer,e com quem vc quiser .

          6. jgmix disse:

            calvinista. É inutil colocar versiculos pra vc. Sua mente está cauterizada por anos de teologia meia boca. Eu sei qual é a sua, mas a minha função é outra. Aliás aonde vc estudou teologia?

          7. Marcelo de Barros disse:

            Ah, mas que isso Phedro, essa é a melhor desculpa que pode dar?

            Sobre o debate em um auditório, seria um prazer, pena não ser possível, quem sabe algum dia? Mas, não sei não, não gosto de debater com pessoas agressivas e você se mostrou agressivo, me chamou de herege e adepto de doutrina diabólica, veja que, mesmo eu discordando de você, não ousei falar tal absurdo. Mas, cada um cada um, cada um fala conforme a educação que recebeu.

            jgmix, o Phedro colocou versículos, debati com ele usando também de versículos, suas argumentações teriam muito mais crédito se você usasse a Bíblia, mas não foi o caso.

          8. jgmix disse:

            calvinista saindo pela tangente em 3…2…1…

          9. PHEDRO disse:

            Marcelo Barros

            Me desculpe se te ofendi,mas realmente não é desculpa,não entendi nada que o reformado colocou lá em cima,como te disse eu não sei se ele perguntou ou respondeu,e aquele tanto de a,b,c,d faça me um favor rsrs

          10. Marcelo de Barros disse:

            E jgmix sem argumentos até o presente momento.

          11. jgmix disse:

            calvinista minha fé se baseia em Cristo e não calvino. Para bom entendedor basta. Antes de ver seus argumentos eu não queria ser calvinista e suas desculpas me fizeram ter mais certeza disso.

          12. Marcelo de Barros disse:

            Ah, que isso Phedro, o Apenas Servo colocou um questionário semelhante ao que o Reformado colocou, respondi a todo ele sem problema algum.

  29. jgmix disse:

    calvinista vc se apegou a um versículo de forma desesperada rsrsrs. Erro primario pra uma pessoa que tenta demonstrar conhecimento teologico… Vc tem jeito de ter feito um cursinho teológico meia boca. Aonde foi pra eu não ir lá? Deus nos dá livre arbitrio. Cabe a nós seguir Ele ou não. Isso é obvio. A biblia que vc usa é com comentários do proprio calvino? Pois a minha não possui nenhum comentario de homens mas a interpretação vem do próprio Espirito Santo. Bíblia boa a minha não??? Rsrsrsrsrs.

    1. Marcelo de Barros disse:

      kkkkkkkkkkkkk

      É isso que você tem a dizer? Tá bom então…

  30. jgmix disse:

    phedro, eu só comentei nesse espaço pq parece que os iurdianos estão escondidos hj. Aí sem ter o que fazer acabei vendo sua luta contra os defensores do uma vez salvo salvo para sempre. Foi só elogiar o seu comentário que eles ficaram sentidos e passaram a me questionar. Mas graças a Deus provamos que essa linha teologica é furada. Mas confesso que eu gosto mesmo é de confrontar os iurdianos. Rsrsrsrsrs. É só começar a falar os podres da iurd que eles surtam!!! E é claro que eu uso o destempero deles pra mostrar pra todos o espirito que habita neles. Eles xingam mentem caluniam e acabam no fim se revelando. Agora aqui os calvinistas são mais educados… Vc sozinho dá conta deles. É só usar a biblia. Mas phedro seja bonzinho com eles. Não são má pessoas e sim apenas um pouco desorientados.

    1. PHEDRO disse:

      jgmix

      Interessante mesmo os Iurdianos sumiram,o que será que aconteceu? rsrs

      1. jgmix disse:

        devem estar em algum proposito louco da iurd. Lá eles sempre inventam uma para manter o povo preso a eles…

        1. PHEDRO disse:

          daqui a pouco vem a Iurd com o fiapo ungido rsrs

    2. edy disse:

      Jgmix.
      Em outras palavras”Phedro”.
      Socorro,o Marcelo de Barros,esta me envergonhando.
      Como sou muito orgulhoso para assumir minha ignorância bíblica,vou jogar nas costas dos IURDIANOS.
      Marcelo sei que não fala abertamente mais percebeu o grito de. Derrotado do gordo misturado.

      1. jgmix disse:

        Edy, até que enfim saiu da toca. Como todo covarde vc ataca em um lugar, desaparece e aparece em outro. Volta lá aonde eu estive calando sua boca suja, seu endemoniado.

        Pq vc pede ajuda pro marcelo, sendo que ele é calvinista e vc iurdiano? esqueceu que a iurd não aceita o calvinismo? vc acha que o calvinista vai dar razão para seus ataques histéricos?

        KKKKKKKKKKK. a que ponto o edy chegou. Debandou pro lado dos calvinistas só porque cansou de ser desmascarado por mim.

        Edy dar dó… que dó, que dó!!!

        Marcelo, o calvinista, estive estudando sobre a predestinação e confesso que estou quase convencido que alguns pontos da predestinação podem ser reais…

        Agora eu creio que o edy está predestinado a ser desmascarado por mim.

        1. edy disse:

          Jgmix.
          Você para defender seu ponto de vista,vende a alma para o diabo.
          O problema é que você não tem como vender mais…
          Pois já deu.

          1. jgmix disse:

            edy, eu não vendi minha alma pro diabo.

            Quem acompanha seus comentários percebe claramente quem opera através de vc.

            E vc ainda se vendeu por 30 moedas!!!

            Clássico!!!

          2. edy disse:

            Jgmix.
            Você não tem uma posição,entendeu.
            O Marcelo já sabe que não concordo com a doutrina de predestinação,pode falar e apresentar o que quiser mesmo biblicamente,ainda que no mesmo texto apresentado,vou interpretar de outro jeito agora você?
            Um já se rendeu ao calvinista se você se aprofundar um pouco mais neste assunto,você se converte ao uma vez salvo ,salvo para sempre.
            Você é um crente xuxu.

          3. jgmix disse:

            Edy, vc nem sabe ler direito e quer vir me ensinar hermeneutica?

            Não gosto de rótulos, nem de debates.

            Eu quero alertar as arapucas da sua religião universal.

            Pra uma pessoa que diz que não frequenta a iurd há tempos, vc está defendendo ferozmente as doutrinas iurdianas, hein?

            Edy, um dia vc verá a vdd, só espero que não seja tarde demais.

  31. jgmix disse:

    phedro será que eles colocaram a mão na consciencia e se converteram? Cansei de colocar videos dos bastidores da iurd…

    1. PHEDRO disse:

      jgmix
      Sei não,acho meio dificil rs

  32. jgmix disse:

    que vc acha mais dificil… Iurdiano reconhecendo a vdd ou calvinista?

    1. PHEDRO disse:

      jgmix

      Os calvinistas rsrs concerteza rs

      1. Mary disse:

        Aos amigos debatedores,
        Uma opinião curta e simples. Sou oriunda da IPB calvinista, depois fui neopentecostal, hj sou meio a meio, aceito os preceitos sobre a eleição que a bíblia fala, mas tb concordo que a salvação tem que ser preservada dia após dia.Nem tanto ao mar, nem tanto a terra!

  33. jgmix disse:

    Phedro, esqueça este calvinista.

    Eu nem precisei citar versículos que provam que essa teologia que diz que uma vez salvo salvo para sempre é erro primário.

    É como a mary falou, a salvação tem de ser mantida, se um cristão se desvia do Caminho, ele pode sim perder a salvação…

    Deus nos dá livre arbitrio. Escolher a Ele ou não, e mudar nossos atos se escolhermos a Ele.

    Agora, acreditar que Deus escolhe uns para salvar, em detrimento de outros, não me parece estar de acordo com a bíblia.

    que deus escolhe alguns para exercer ministério , isso sim, mas sobre a salvação Ele quer que todos se salvem, mas cabe a nós escolher se aceitamos o sacrificio de Jesus, ou recusar.

    Aos que acreditam que Deus escolhe alguns ( eleitos ) e despreza outros, vejamos uma passagem que o phedro não citou…

    ” E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
    Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo” ( atos 10:34,35 )

    Vou voltar à minha luta contra a religião iurdiana, pq esses calvinistas não são um real desafio, os iurdianos sim, são bons pra confrontar.

    1. Hebertty disse:

      Os iurdianos são bons de confrontar porque também não tem base Bíblica para debater e acaba ficando um bate e volta sem fim…
      Finalmente um texto Bíblico não?
      Vamos lá….

      Você reclamou do uso de textos fora do contexto, não? Então deveria ler o contexto antes de escreve aqui. Eu não ou iurdiano para engolir versículos soltos.

      O que esse texto tem haver com a eleição?

      Leia o contexto e você vai perceber que Pedro chegou a conclusão que Deus não faz acepção de pessoas em diferentes nações. Fica claro no texto que Pedro compreendeu que Deus salvava pessoas fora de Israel.

      1. jgmix disse:

        Hebertty, vc esquece um principio da hermeneutica,da qual um texto bíblico tem apenas uma interpretação, porém pode ter várias aplicações.

        Isso, meu amigo calvinista, é teologia básica.

        Já que o amigo calvinista pede um versículo, citarei mais um para sua apreciação:

        ” Mas aquele que perseverar até o fim será salvo” ( mateus 24:13 )

        Onde vc vê predestinação neste simples versículo por exemplo?

        1. Marcelo de Barros disse:

          jgmix, quem persevera são os eleitos de Deus, prova?

          Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,
          Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 8:38-39)

          Veja que Paulo fala que nada pode nos separar do amor de Deus, ou seja, Deus nos ama incondicionalmente, claro, o amor de Deus se aperfeiçoa em nós, nos transformando a cada dia, tornando-nos um com Ele em Cristo Jesus, portanto, não há espaço para o pecado na relação de Deus com seus eleitos.

          Tão simples esta questão.

          1. jgmix disse:

            Marcelo, sua intervenção gera algumas observações:

            primeiro, fiz a pergunta ao heberty portanto não entendo pq vc quis responder por ele. já percebi que da mesma forma que vc lê a biblia vc responde aqui… com total falta de atenção.

            Segundo, além de vc não conseguir responder ao simples versículo, o que vc mencionou como resposta não soluciona a questão. Ficou na mesma… Melhor vc deixar o heberty mesmo responder, pois aliás fiz essa pergunta pra ele.

            Aliás heberty, responda a essa questão:

            ” Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que TODOS OS HOMENS SE SALVEM, e venham ao conhecimento da verdade” ( 1 timóteo 2:4 )

            aonde vemos predestinação aqui?

          2. Marcelo de Barros disse:

            Tudo bem jgmix, já que você está fugindo do debate comigo, acho que é por falta de argumentação, vou deixar ele te responder, rsrs. Mas só para constar, respondi sua questão, você que não conseguiu ver a aplicação, mas tudo bem. Continue o debate aí com ele já que fugiu do debate comigo.

          3. jgmix disse:

            Marcelo, eu não fugi do debate com vc, da mesma forma que vc não interpreta a bíblia corretamente, não consegue interpretar minhas respostas. Eu, vc já sabe não gosto de rótulos, e também não gosto de debates, pois no fim, eu não vou concordar com o calvinismo e vc não aceitará a visão bíblica, vamos ficar debatendo a toa, e meu chamado real é para alertar os iurdianos… Eu já te dei as respostas, cabe a vc se aprofundar no conhecimento bíblico e entender o que expus.

            Das suas respostas, eu vi mais desculpas e no máximo respostas vagas, em que a questão principal não é resolvida. Mas ok, continue seguindo calvino que eu continuo seguindo a Jesus tá bom?

            Acho que só assim vc ficará feliz.

          4. Marcelo de Barros disse:

            jgmix

            Para quem acabou de falar que começou a estudar a predestinação, rsrs, você não está em pé de igualdade para um debate sincero sobre o tema, até mesmo porque não consegue nem diferenciar calvinismo de predestinação, então, é melhor deixar quieto mesmo, você não entenderá até porque, o seu chamado é para confrontar iurdianos, hahahahaha, novo ministério (confrontamento com iurdianos).

            Suas respostas são achismos, sem bases bíblicas portanto, desprovidas de crédito algum acerca de doutrinas, seja ela qual for.

            Se em minhas respostas você viu apenas desculpas, demonstra mais uma vez que não tens capacidade de entender o que lê e isso é lamentável.

            Todas suas perguntas (tolas) foram respondidas com citações bíblicas, coisa que você nem mesmo se deu ao trabalho de fazer, o que novamente, caracteriza total despreparo para um debate sobre o tema, vejo que você conhece muito bem os bastidores da IURD, mas da Palavra de Deus, ainda está engatinhando a passos lentos, muito lento por sinal.

            Novamente, calvinistas não seguem Calvino (até porque, não foi João Calvino que começou o calvinismo e isso demonstra novamente sua total falta de conhecimento sobre o termo), portanto, procure se informar melhor para quem sabe, suas palavras terem algum crédito sobre o assunto, dito isso, passo a vez, não compensa trocar ideias com quem não entende sobre o tema.

            Fique firme com seu ministério (confrontação de iurdianos).

          5. jgmix disse:

            Marcelo, mais uma vez, sou obrigado a vir aqui vir restituir a vdd. Vc está começando a parecer com os iurdianos, qdo estão sem argumentos começam a mentir ou distorcer o que a gente fala. Se vc continuar assim daqui a pouco vai estar xingando a gente também.

            Eu disse que tenho um chamado para alertar os iurdianos, e não um ministério de confrontação com iurdianos. assim como sua interpretação biblica é duvidosa, sua interpretação do que eu escrevo é muito parecida.

            Eu citei versículos bíblicos,que comprovam que a teoria do ” uma vez salvo salvo para sempre” mas eu sei o que pessoas do seu tipo querem. aliás, vc mesmo já confessou. Vc não quer ver a vdd. vc quer é na vdd debater.

            Meu caro, Debates são desnecessários, isso não leva a lugar nenhum, vc não vai reconhecer que sua teologia não tem fundamento e eu também não vou mudar minha visão, pois não vejo razão biblica para tanto.

            Desculpe se concordar com o phedro, elogiando o comentário dele, no meu primeiro comentário feriu o seu ego. não foi a minha intenção.

          6. Marcelo de Barros disse:

            jgmix

            Novamente vou lhe falar, passo a vez, não dá pra falar com quem não entende, estude a Palavra de Deus primeiramente, depois quem sabe, conversaremos. E pare de se sustentar nos argumentos do Phedro, dá a impressão de que você não se garante.

            Ah sim, leia Efésios 1, Romanos 9, etc, é só uma dica, só não pode passar por cima das palavras predestinou, eleitos, elegeu e outras do mesmo sentido.

            Vejo que você saiu da IURD mas a IURD não saiu de você, se você é tão bom entendedor assim, saberá do que estou falando. Mas é isso aí, volta lá pro seu chamado ministerial (confrontar iurdianos) kkkkkkk.

          7. jgmix disse:

            Marcelo, o que vc quer é debater, se vc fosse assim um grande conhecedor da bíblia como quer parecer, saberia que debates não convém…

            A vdd sobre meu chamado já ficou claro, se vc quer distorcer, fique a vontade, pois é tipico da sua pessoa, que distorce até o que a bíblia diz…

            Eu não estou me apoiando no phedro, só concordei com a palavra dele, que foi suficiente para por uma luz no assunto ” uma vez salvo salvo para sempre”. Ele foi tão usado por Deus para explicar o assunto que só restou cumprimenta-lo.

            aliás, esse é seu chamado??? ficar aqui debatendo sobre sua visão do “uma vez salvo salvo para sempre” ???

            Meu Deus!!! A que ponto chegamos!!!

          8. Marcelo de Barros disse:

            jgmix

            Não quero debater contigo, até porque, você não tem o conhecimento necessário para falar sobre o assunto “predestinação”, tudo o que você fez até agora foi dar a sua opinião sem base alguma para sustenta-la e se apegando aos comentários do Phedro.

            Sendo assim, continue no seu chamado (confrontamento de iurdianos) que você tanto se gaba de conhecer, rsrsrs.

            Vou mais uma vez passar a vez pois você está despreparado para falar sobre o assunto, a propósito, leia Romanos 9, Efésios 1, Hebreus 13:20-21, Jonas 2:9.

            Sei que depois de ler isto tudo, você ainda continuará pensando que a salvação do homem depende de uma escolha que o homem faça, mas é isso aí, seja feliz no seu chamado (confrotamento iurdiano).

            Mateus 7:6

        2. Hebertty disse:

          Cara…desculpe a demora, realmente não foi possível nem ao menos ver sua resposta antes. Obrigado pela consideração de aguardar minha resposta, me sinto honrado, pois é um dos primeiros debates em defesa de algo na internet. Desculpe também o tamanho do texto e, por favor, não o ignore porque demorei quase a tarde toda.

          Primeiramente não concordo totalmente com o que você disse a respeito dos princípios e etc…Na verdade a aplicação é possível, desde que não fuja da intenção do autor. Veja bem, esse versículo de Atos não tem relevância alguma para o que você queria defender, querendo dizer que Deus daria a salvação para todas as pessoas, uma vez que o texto diz que Ele não faz acepção. Observe que uma aplicação possível é dizer que para Deus não faz diferença entre prostitutas, políticos e agricultores, padres ou pastores, em relação a salvação, da mesma forma que Pedro chegou a conclusão que tanto israelitas como gentios poderiam ser salvos. Reafirmando que eu NÃO posso dizer, com isso, que Deus NÃO faça distinção entre salvos e não salvos, Ele não faz distinção entre pessoas para a salvação.

          Vamos aos textos:
          Primeiro o de Mt. 24:13 – Onde eu vejo predestinação? Vamos ler com atenção. Esse texto está na parte do livro de Mateus que é chamado de “Sermões Proféticos”. Veja que Jesus começa dar explicações aos seus discípulos quando lhe fizeram uma pergunta, então Jesus começou a descrever as características do final dos tempos. Acho que até aí tudo bem, não?
          Veja também que Jesus alerta seus discípulos sobre terremotos, guerras e os ameaça inclusive de que nessa época seriam assassinados (v. 9). Ele ainda alerta sobre falsos profetas e do aumento da iniqüidade. Contudo, embora ainda não fosse o final de tudo, ele anima os discípulos a perseverarem, permanecerem firmes naquilo que acreditam, e assim ele diz que os perseverantes serão salvos.
          Esse contexto deixa claro que a intenção das palavras de Jesus era primeiramente animar seus discípulos a permanecerem naquela fé, mesmo em frente a morte, no final dos tempos. A aplicação mais legítima para esse texto é a da perseverança na fé durante a nossa vida até a nossa morte. Dessa forma, a nossa esperança é que fomos salvos, como Paulo escreve (Rm.8:24), dessa forma temos força para vencer a vida e perseverar, ora quem intentará acusação contra o ESCOLHIDO de Deus? é Ele quem o justifica (Rm.8:33).
          Sobre o difícil texto de 1Tm.2:4, parabéns pela escolha. Vou tentar construir um raciocínio aqui:
          Realmente Deus é muito bondoso para conosco, ele expressa isso aí em 1Tm. Mas não é só aí cara! Veja como o próprio Deus diz em Ez.33:11 que Ele não tem prazer na morte do perverso, mas que ele se converta. Ou quando diz que não tem prazer na morte de ninguém (Ez.18:33). Ele demonstra sua bondade e desgosto em diversas partes da Bíblia, quando se entristece de ter feito o homem (Gn.6:6-7), ou quando retirou o anjo que castigava Jerusalém (2Sm.24:16) e etc.
          Mas…também vemos na Bíblia que Deus é soberano sobre tudo e ele faz tudo de acordo com seu desejo (Sl.115:3). Ora Deus não é Deus? ele não faz de tudo pela sua vontade? Sua vontade é que nenhum se perca? Como explicar a condenação de muitos?
          Portanto, chegamos a conclusão de que o a Bíblia está cheia de contradições quando diz que Deus não tem vontade de condenar o homem e Ele faz tudo de acordo com sua vontade e mesmo assim, muitos irão perecer no julgamento.
          ERRADO! ERRADO! ERRADO!
          Fique a vontade, quem quiser ficar com a conclusão anterior. Eu prefiro acreditar na bondade do Deus, demonstrada nos atos e nos seu desgosto ao longo da Bíblia e ao mesmo tempo conciliar sua soberania desde a criação.
          O que eu quero dizer é que Deus demonstra seu amor para com os homens, mostrando-nos o caminho que é Cristo (Jo.17:3) afim de que todos sejam salvos, contudo apenas aos que crerem Nele e perseverarem até o fim será salvo. Dessa forma eu consigo conciliar os textos que mostram o amor de Deus e a soberania da Eleição de Deus sobre os homens. Afinal de contas Ele tem misericórdia de quem quer e não depende do homem que quer mas apenas de Deus (Rm.9:15-16).
          Por tudo isso, o texto de 1Tm.2:4 demonstra, num certo sentido, o amor de Deus, embora, se a vontade soberana de Deus for salvar a todos teremos que dizer que todos serão salvos, ou ele não é soberano?
          Finalmente, para que entendamos a Bíblia como um todo, teremos que criar um paralelo entre a soberania de Deus na eleição e no comprimento da história e o amor de Deus para com os homens. Pois é apenas pelo amor de Deus que podemos chegar a salvação.

  34. jgmix disse:

    marcelo, assim como vc não le a biblia corretamente tb distorce o que eu digo. Eu creio que Jesus morreu por todos e não só por alguns. Eu creio em Jesus porém vc só se apega ao joão calvino. Lembre se que calvino foi homem falho como nós, ok? E phedro parabéns por ensinar aos discipulos de calvino. Se eles se recusam a aprender ja não é culpa sua… Bíblia neles!!!

    1. Marcelo de Barros disse:

      jgmix

      Nas minhas postagens não usei escritos de Calvino, usei a Bíblia, pena que você não teve capacidade intelectual para perceber isso. rsrsrs…

      Até agora você não entendeu que estou falando é de predestinação, eleitos e não de calvinismo. Que pena.

  35. jgmix disse:

    marcelo percebo desde sua primeira intervenção que vc não tem capacidade intelectual. Pq vc ficou tão bravo de eu ter elogiado o phedro? Qdo fiz aquele comentário não critiquei vc nem seu amigo só elogiei as falas do phedro… Será que vc ainda não percebeu rsrsrs… Use a inteligencia que vc insinua ter… Vc não entendeu ainda rsrsrs….

    1. Marcelo de Barros disse:

      jgmix

      E quem disse que fiquei bravo? Mais uma vez você se engana com suas interpretações de textos, o que eu disse é que você não falou coisa com coisa, apenas se apegou aos comentários do Phedro, não deu base aos seus argumentos (nem sequer conhece sobre o assunto predestinação, tanto é que, confude predestinação com calvinismo, rsrs, erro de iniciante).

      Será que você não compreendeu isso ainda ou a IURD consumiu todo o seu cérebro? Vejo que você quem não entendeu ainda.

    2. Marcelo de Barros disse:

      Aliás, tinha lhe perguntado como que você interpreta Efésios 1 e fiquei sem respostas, te perguntei como você interpreta Romanos 9 que fala o tempo todo das escolhas de Deus e fiquei sem respostas, se você estiver disposto, ficaria feliz de ver o seu ponto de vista sobre o texto.

  36. jgmix disse:

    heberty não tem problema de demorar eu entendo. A vida da gente não é só site gospel… Bom, confesso que sua resposta foi bem interessante mas não concordei mto. Mas com certeza foi uma resposta ao menos esforçada. Percebo que vc é outro nivel. Enquanto vc esteve fora o marcelo até tentou mas acabou passando vergonha. Ele ajuda qualquer um a não ser calvinista. Rsrsrs. Mas a visão do calvinismo não é o que eu e muitos outros vemos na biblia. Como vc foi educado em sua resposta estou sendo na minha. Aceite meus respeitos a sua opinião diversa da minha mas ao seu amigo marcelo que gosta de distorcer atéo que a gente fala meu profundo lamento. Marcelo, calvino não morreu por nós ok?

    1. Marcelo de Barros disse:

      jgmix

      Sinceramente? Acho que você deve ter um déficit de inteligência, não é possível, quem está falando de Calvinismo aqui? Estou falando sobre predestinação, Eleição, isto não tem nada a ver com calvinismo, entenda, este assunto é tratado na Bíblia, ou vai querer rasgar da sua Bíblia (se é que você a usa) as seguintes passagens.

      E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:30)

      Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:29)

      E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efésios 1:5)

      E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. (Atos 22:14)

      Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; (1 Tessalonicenses 1:4)

      E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. (Marcos 13:20)

      Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. (Romanos 11:7)

      Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. (Romanos 1:6)

      Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, (Tito 1:1)

      E produzirei descendência a Jacó, e a Judá um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão ali. (Isaías 65:9)

      Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (1 Pedro 1:2)

      E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. (Marcos 13:27)

      Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; (Colossenses 3:12)

      Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. (Marcos 13:22)

      Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. (Apocalipse 17:14)

      Agora seja honesto consigo mesmo e me responda, aonde eu escrevi alguma coisa que Calvino escreveu? Pelo contrário, é tudo biblico, ou na sua Bíblia não tem estas passagens?

    2. Hebertty disse:

      Beleza jgmix…agradecido. Mas, como você concilia a soberania de Deus e o amor Dele que não quer condenar ninguém e mesmo assim você sabe que muitos não serão salvos. Acaso ele não é soberano?
      Como você concilia os diversos textos que descrevem a eleição de Deus e sua visão de que Deus quer salvar a todos e mesmos assim não salva?
      Você poderia expor suas discordâncias com textos bíblicos? É que assim eu vou aprendemos uns com os outros.
      Gostaria de fazer uma pergunta muito sincera para você: No fundo do seu coração você está se defendendo desse jeito porque acha que Deus seria injusto ou não teria amor para com os homens se Ele por ventura tivesse feito a eleição? E dessa forma prefere negar qualquer forma de predestinação por achar que isso seria muita injustiça da parte de Deus? ou realmente você consegue perceber e criar um link entre as escolhas de Deus no texto bíblico e possibilidade de que todos podem se salvar?
      Se por acaso a última resposta for positiva, construa um raciocínio com argumentos Bíblicos para que eu passa entender seu ponto de vista.
      Pois, sinceramente, acho que você apenas não gosta da ideia de Deus ter criado um plano de salvação para seus escolhidos e prefere refutar a qualquer coisa parecida.

      1. Marcelo de Barros disse:

        Caro Hebertty.

        Até então, antes de eu confrontar as ideias do caro jgmix com a Bíblia aberta, ele não me tratava com tanta arrogância e desprezo, depois de expor argumentos (biblicos) e o questionar, fui taxado de calvinista (ainda que o tema levantado não seja calvinismo e sim, predestinação), fiquei aguardando o parecer dele, argumentados pela bíblia e a exposição do mesmo para abordar os muitos versículos postados por minha pessoa que trata do assunto “predestinação”, infelizmente, tais perguntas ficaram sem respostas e o parecer do irmão jgmix não foi exposta aqui, uma pena pois queria muito ver o que ele tinha a dizer sobre o assunto predestinação tratados na Bíblia, conforme segue nas passagens a seguir.

        E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou. (Romanos 8:30)

        Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. (Romanos 8:29)

        E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, (Efésios 1:5)

        E ele disse: O Deus de nossos pais de antemão te designou para que conheças a sua vontade, e vejas aquele Justo e ouças a voz da sua boca. (Atos 22:14)

        Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; (1 Tessalonicenses 1:4)

        E, se o Senhor não abreviasse aqueles dias, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos eleitos que escolheu, abreviou aqueles dias. (Marcos 13:20)

        Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos. (Romanos 11:7)

        Entre as quais sois também vós chamados para serdes de Jesus Cristo. (Romanos 1:6)

        Paulo, servo de Deus, e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos eleitos de Deus, e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade, (Tito 1:1)

        E produzirei descendência a Jacó, e a Judá um herdeiro que possua os meus montes; e os meus eleitos herdarão a terra e os meus servos habitarão ali. (Isaías 65:9)

        Eleitos segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas. (1 Pedro 1:2)

        E ele enviará os seus anjos, e ajuntará os seus escolhidos, desde os quatro ventos, da extremidade da terra até a extremidade do céu. (Marcos 13:27)

        Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; (Colossenses 3:12)

        Porque se levantarão falsos cristos, e falsos profetas, e farão sinais e prodígios, para enganarem, se for possível, até os escolhidos. (Marcos 13:22)

        Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. (Apocalipse 17:14)

        Acho que não é pedir demais, já que os pontos de vista a favor do livre arbítrio foi amplamente debatido por nós dois. Penso que em um diálogo sobre um tema em questão, ambos tem que expor argumentos que contradiz o argumento outrora apresentado, os únicos que fez isso defendendo o livre arbítrio foi o Apenas Servo e o Phedro, ainda que ambos obtiveram respostas dos seus argumentos apresentados.

        Realmente este tema seria muito edificante se tivesse um debate sadio, pena que tanto o Phedro quanto o Apenas Servo saíram deste assunto, gostaria de ouvir a explicação que eles tem para as passagens acima citadas.

        Fique com Deus, eleito do Senhor.

  37. jgmix disse:

    herberty parabéns pela exposição. Mas ainda concordo com a visão do phedro. Um dia vou chegar no nivel de vcs dois. Mas ainda bem que o nivel do nosso outro colega eu ja passei.

  38. jgmix disse:

    Heberty, to meio sem tempo de responder agora, é que to fazendo umas coisas em casa e tb, estou num outro artigo desmentindo falsas afirmações de um iurdiano, pois não sei se vc leu meus comentários, minha prioridade é alertar as pessoas que estão sendo enganadas na iurd.

    Também respondo duvidas etc no meu email pessoal JGMIX @HOTMAIL.COM ( junte tudo, pois este site não aceita links) e vc pode ver meu facebook JGMIX tb. Caso eu demore a responder, mande a pergunta pra lá, pois como este artigo não está mais na primeira página, então é dificil vir aqui ver se tem alguma questão.

    Percebi que vc tem mais argumentação que seu amigo, mas mesmo assim, sinto muito não concordar com todas as suas visões teológicas, seu amigo me chamou de arminiano, mas como sou avesso á rotulos, não quero nem saber…

    Heberty, minha opinião neste artigo deveria ser breve, pois só li os comentários do phedro e como ele tem uma visão mais próxima da minha eu o elogiei… pronto! foi o suficiente para o seu amigo orgulhoso se enfezar e passar a me atacar.

    Meu chamado, minha missão primária é alertar os pobres enganados na iurd e não participar de um compendio teológico, que como eu já disse, acho debates teológicos desnecessários e inúteis, pois vc ainda mantera sua visão e eu manterei a minha… então de que serve?

    Pois os calvinistas usam textos bíblicos que apoiam suas idéias

    e os arminianos também usam textos bíblicos que apoiam suas idéias…

    eu não vejo na bíblia Jesus ordenando ser calvinista ou arminiano… esse negócio de rótulos teológicos e invenção de homens e por conta deles mais as placas de igrejas hj em dia nós cristãos somos um povo desunido.

    é iurd contra mundial, é pentecostal contra tradicional e etc, etc, etc…

    Mesmo eu não tendo nenhuma razão pra crer na doutrina de predestinação, não sou idiota ao ponto de achar que os calvinistas ( apenas por serem calvinistas ) não serão salvos…

    Heberty, eu poderia citar mais versículos acerca do que eu creio, mas aqueles dois foram só um teste… mesmo que eu pudesse mencionar 100 mil versículos não adiantaria, vc já tem sua concepção, da mesma forma que vc poderia me citar outros 100 mil e eu continuaria na minha visão.

    Não vamos deixar de ser salvos por conta de termos entendimentos bíblicos diferentes… no céu não tera uma nuvem separada, uma nuvem pra cada denominação, uma nuvem só para calvinistas, uma nuvem só para arminianos…

    Resumindo, minha visão:

    Sou contra rótulos de origem humana, sou contra debates teológicos ( não tem serventia )

    ” Mas não entres em questões loucas, genealogias e contendas, e nos DEBATES acerca da lei; porque são coisas inúteis e vãs” ( tito 3:9 )

    Espero ter sido claro, heberty, qualquer duvida peço que entre em contato pelo meu email.

    1. Marcelo de Barros disse:

      Em outras palavras, não sei discorrer um argumento lógico, com base teológica o suficiente para te explicar no que eu acredito, rsrsrs.

      Relaxa jgmix, não sou seu inimigo, lembre-se, ainda somos irmãos em Cristo, independente do ponto de vista teológico, ainda somos irmãos em Cristo, existem muito mais coisas que nos une (o amor de Cristo, a Salvação, o perdão, o sacrifício de Cristo na cruz, etc) do que as que nos separa (doutrinas), ainda assim confessamos a Cristo como nosso Senhor e Salvador, ainda que divergimos da forma que isso é feita.

      Não fique bravo comigo por discordar do seu ponto de vista, veja que você discorda dos pontos de vista de muitos e muitos discordam dos seus pontos de vista, isso é o que chamamos de relacionarmos uns com os outros.

      Se te ofendi, não foi a minha intenção, não desejo que haja mágoa da sua parte para comigo, isso não é saudável, portanto, perdoe-me por qualquer ofensa que tenha lhe dirigido (ainda que involuntariamente). Segue firme em Cristo Jesus pois é Ele o autor e consumador da nossa fé.

      Ficando claro isso, quero encerrar a minha participação neste tópico referente a esse assunto (predestinação e não calvinismo, só para ficar claro).

      Que a Graça de Deus permaneça em você, eleito do Senhor.

      1. Hebertty disse:

        Marcelo….se você me permite…acho que você sabe escrever muito bem e fez um bom trabalho em defesa do que acreditamos.
        Mas, permita-me chamar atenção de que manter o equilíbrio é sempre melhor…certamente não era sua intenção, como você disse…mas é que quando escrevemos, as vezes, as palavras podem soar diferentemente de quando falamos, entendeu?
        Fico sempre preocupado com isso quando preciso falar com alguém que não é cristão. Já pensou o que as palavras podem fazer com alguém que nem gosta de crente para aguentar certas palavras, fica difícil né?
        Desculpe-me, mas acho que esse conselho pode ajudar-nos a ganhar cada vez mais pessoas para o reino.

        Seu irmão em Cristo deseja-lhe Graça e paz de Deus para sempre,

        1. Marcelo de Barros disse:

          Ok Hebertty, conselho aceito com humildade, irei me atentar as palavras, embora eu creia que existe uma diferença entre falar para quem não conhece a Deus e quem diz que conhece a Deus, mas em ambos os casos, precisamos tomar cuidado com as palavras que colocamos.

          Fique firme no propósito e que o Deus de paz lhe conceda graça e conhecimento cada dia mais.

          Abençoado seja tu, oh eleito no Senhor.

    2. Hebertty disse:

      Beleza, entendi perfeitamente. Eu tenho ciência que este debate não foi começado por nós e certamente não tem relevância para a salvação dos homens. Apesar disso tudo, eu acho que uma concepção que leva em consideração, primeiramente, a soberania de Deus é muito mais evidenciada nas escrituras.
      Certamente, isso fica pra quem gosta de discutir. Eu não conheço seu trabalho, mas certamente é um bom campo de atuação. Espero que você defenda suas idéias argumentos embasados na Bíblia.
      A questão é a seguinte, se alguém está seriamente envolvido na discussão, este será muito mais impactada com afirmações Bíblicas, para não ficar apenas na conversa.
      A minha concepção de debate é diferente da sua, pois se estivermos num debate e você tiver argumentos mais fortes, mesmo que por causa da minha incompetência, teria que admitir sua superioridade e então teria que aceitar seus argumentos ou estudar mais para validar minha ideia.
      SE por acaso você não confia no debate com os iurdianos para os convencer a pensar, como pode continuar nesse negócio?. Acho que você também acredita que numa conversa sincera teria que chegar a um fim, mesmo que não creia, teria que aceitar os argumentos e eles e o Espírito convenceria a pensar e convencer quem está debatendo..
      Fim de debate, Paz e Graça até o fim. E então seremos salvos,…hein…rsrsr

      1. jgmix disse:

        Heberty, como sou ex-iurd sei como funciona as coisas lá e posso argumentar melhor. muita gente critica a iurd sem ter pisado lá, mas o testemunho de um ex-iurd tem mais peso. como a gente conhece as tecnicas e as desculpas que eles dão lá, posso contra-argumentar.

        Obvio que eu uso passagens bíblicas e videos do youtube para comprovar a voracidade dos lideres da iurd, senão fica só no campo das idéias…

        Engraçado que volta e meia algumas pessoas me parabenizam dizendo que o meu trabalho é muito util e digo exatamente o que acontece lá, mas sempre tem os iurdianos que me atacam e mentem…

        Eles já disseram que eu era devedor na praça, que roubei a igreja, que sou ex-pastor caido etc… só que na iurd eu só fui membro, nunca fui sequer obreiro, mas como fui um membro ativo, tive acesso a certos lugares que membros comuns não tem, e vi coisas tristes…

        Depois que sai da iurd, decepcionado com a podridão de lá, a falta de amor e cuidado com os necessitados, fiquei me perguntando pq Deus me permitiu perder quase um ano lá… depois entendi que era para poder testemunhar e poder falar diretamente com os iurdianos…

        isso explica as acusações do seu amigo que diz que a iurd não saiu de mim, e não posso deixar de lembrar como é lá para poder alertar os sofridos lá.

        Na iurd muitas pessoas não estão por amor e sim por medo, pois eles pregam que se vc sair da iurd, os demonios voltam para vc piores, que tudo vai dar errado, que o daibo vai te matar…

        por isso tem pessoas a anos que querem deixar a iurd, mas por medo do diabo ficam lá… graças a Deus eu sempre li a biblia, e quanto mais eu a li, mais eu via diferença do que estava escrito e do se via na iurd…

        Muita gente que não conhece a iurd critica os membros, mas como fui de lá, sei que tem muita gente boa e sincera lá, que ama a Deus e dá mais testemunho cristão que muitos que criticam, até mesmo eu, mas estão enganadas lá… eles dizem que são contra a religião, mas a iurd é uma religião, pois tem doutrinas próprias e não se mistura com outras igrejas…

        Portanto, debate sobre calvinismo, arminianismo ou seja lá o que for, não é a minha prioridade, já disse que será uma discussão inutil e o tempo que eu perco aqui, deixo de escrever um comentário que pode abrir o olho de algum iurdiano.

        Mas herberty, vc foi bem educado e leal, por isso merece meu respeito e consideração, aos outros, que quiseram fazer debates ridiculos e chacotas, deixo a eles, em suspenso…

  39. jgmix disse:

    heberty além do mais sabe o que também me deixa bravo essa história de eleição? Deus teria seu eleitos e etc… Isso me lembra politica. Triste ver as igrejas apoiando politicos que muitas vezes nem são cristãos só por interesses escusos e ainda pastores deixando o ministério pastoral pra serem candidatos e pedindo ainda votos em cima do altar. Pra mim isso é uma aberração pior que o calvinismo.

    1. Hebertty disse:

      Gostei do trocadilho….tem gente que diz que seria bom que cristãos tenham poder para ajudar no Reino. Mas infelizmente eu não confio nessa ideia. Acho que o empenho para essas coisas está sendo muito maior que levar o evangelho para as pessoas e vivê-lo na prática.

  40. Pr. Helder Marcelino da Silva disse:

    É preciso não só formação teológica, mas principalmente formação no caráter e vida devocional com Deus, isso sim, tem faltado no meio cristão atual.
    Muitos tem simplismente se intitulando pastor e saído por aí e montando sua empresa (igreja), não usando de transparência com o povo e preocupando em arrecadar grandes quantias em dinheiro, usam a palavra de Deus (BÍBLIA), como um instrumento de capitalização de recursos financeiros, vendem o rebanho. Isso tem que acabar, pois isso aqueles que ainda tem visão espiritual dos céus, que saim desta Babilônia o quanto antes. Que o SENHOR nos ajude.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *