Babalorixá afirma que o crescimento das igrejas neopentecostais motivou escolha de um papa latino americano; Igreja Católica rebate

14

Comentando sobre a escolha de um latino americano como o novo Papa, o candomblecista e babalorixá Sérgio Pina de Oxóssi afirmou que o fato do argentino Jorge Mario Bergoglio, que adotará o nome de Francisco, ter sido eleito como novo líder máximo da igreja católica tem relação direta com o crescimento das igrejas neopentecostais na América Latina.

– Sobre esse aspecto, eu não considero que tenha sido a toa a escolha de um papa argentino, um latino-americano, justamente o continente onde os pentecostais estão crescendo mais e, de certa forma, abalando as estruturas da Igreja Católica – afirmou o religioso, segundo a Agência Brasil.

– Para nós, candomblecistas, é plausível essa reorganização das religiões e, em particular, da Igreja Católica. Isso é bom para todos nós e não só para os católicos – completou.

Pina disse também que as denúncias de pedofilia envolvendo membros da Igreja Católica e a resistência do Vaticano a mudanças são grandes motivadores para queda no número de católicos no Brasil, e afirmou que a antecipação da escolha do sucessor do papa Bento XVI está diretamente ligada à Jornada Mundial da Juventude, que ocorre este ano no Rio de Janeiro.


– Eu acredito que há toda uma possibilidade de que essas mudanças tenham início exatamente aqui no Brasil por ocasião do encontro da juventude – afirmou o babalorixá, que disse ainda que o crescimento das igrejas neopentecostais influenciou também a renúncia do papa Bento XVI.

– Na minha opinião, a renúncia do papa não ocorreu pelos motivos que foram divulgados. Ela faz parte de um processo maior, passa pelos problemas e denúncias enfrentadas por integrantes da igreja, mas também pela necessidade de se reformular alguns dos dogmas que a norteiam. Essa reformulação está diretamente ligada ao crescimento dos pentecostais no continente [latino-americano], em particular no Brasil, o que de certa forma vem abalando as estruturas da Igreja Católica – concluiu.

Posição da Igreja Católica

Para dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro, afirmar que o Conclave elegeu um latino-americano também devido à crescente força das igreja neopentecostais seria “muito estranho”. Segundo o que Tempesta disse à Agência Brasil, “os cardeais elegeram o que é melhor para a Igreja toda, e não só para a América Latina, não só para Ásia, África. Eles não podiam pensar, não pensaram em apenas uma região no mundo, então, não tem essa questão”, acredita.

O Papa Francisco vem ao Brasil para o evangelismo católico da Jornada Mundial da Juventude. O evento, que acontecerá em Julho deste ano, será realizado no Rio de Janeiro.

Por Dan Martins, para o Gospel+

14 COMENTÁRIOS

    • Prezado
      é estritamente antietico você criticar a liberdade de expressão do babalorixá de falar livremente sobre um tema atual que saiu no jornal o globo de 17/03/2013 falando sobre o avanço dos evangelicos na america latina e a perda de fieis por parte da igreja catolica apostolica romana. Por tanto suas ofensas não são nada para nos do candomble, eu sou filho de santo do babalorixa sergio pina de oxossi e recomendo que você meça as palavras pois qualquer comentario eivado de preconceito e discriminação poderá ser levada ao tribunal e você será julgado no ambito civel e criminal
      Atenciosamente
      Leonardo de xango
      Advogado e candoblecista.

    • A meu ver a macumba continua crescendo sob capa pretensamente cristã: se não fosse assim porque teriamos meias ungidas,banhos de sal grosso, sessão de descarrgo(esta é a mais descarada pois o termo é usado na umbanda), colheres abençoadas, oléo santo de Israel que sai diretamente do oleo de soja do supermercado.

      Se fosse o crescimento das antigas igrejas historicas do Protestantismo como a Batista e a Metodista eu até diria que é um rela avanço do Cristianismo Reformado. Estas neopentecostais que crescem nunca serão representates do meio protestante.

  1. Para a Igreja evangélica tanto faz o Papa ser latino americano ou não Cremos na verdade que liberta e isso independe de nacionalidade de Papa. Se tivesse indicado um Brasileiro não seria diferente. Onda abundou o pecado, superabundou a graça, diz a Bíblia.

    • Cheguei a ouvir boatos que a Europa vai se tornar insustentável por diversos fatores como o crescimento do ateísmo, do Islamismo, problemas com as guerras, pedofilia, está se tornando um estado laico sem religião e etc, ao ponto do Vaticano se transferir para a América do Sul, de preferência para São Paulo, sendo que muitas coisas do Vaticano tem sido trazidas para São Paulo nos espaços subterrâneos do Colégio São Bento, da igreja de São Bento, da igreja da Sé e etc… Não vou falar mais coisas, pois tenho minhas dúvidas e estou analisando as fontes… Na lei do estado Vaticano o cargo do papa é um cargo vitalício e só termina com a morte do papa, com certeza Bneto XVI continuará sendo o papa Emérito e governando as escuras e esse é praticamente um antipapa! É bom ficarmos ligados nesse novo Papa e ver todos os paços dele já que ele é muito suspeito, rs…

  2. O mundo só vai mudar quando a biblia for arquivada,pois trata de uma juntada de obras diversas no periodo do regime militar romano onde os generais imperadores tinha o titulo de “deus” divino,basta ver Julio Cesar e Otavio Augusto (divino pai e divino filho) o resto fica por conta dos professores de história que nada sabe da história,no final “Jesus”(Yesus) foi o ultimo faraó do egito Ptolomeu XV filho legitimo de Julio Cesar e Cleópatra VII,logo do egito chamei meu filho.

  3. Isso é verdade puerem parar o crescimento da verdadeira Igreja. Lembrando que a Igreja Católica é uSeita o o qwue é uma seita? é uma denominção que prega juntamente com is ensinamentos da Biblia outros ensinamento e não só da biblia, lembrando que a Biblia dos católicos tem muitos outros livros conciderados Apócrifos alem de muitas crendices adotados por usos e custumes. é muito facil se libertar dessas coisas é só lembrar que a palavra reloigião vem do latim que quer dizer religação que só quem religar é o cristianismo ortodoxo de Cristo, pois foi eles que veio para cumprir essa promessa de religar o homem que estivera desligado por 4 mil anos desde o episódio do jardim do Eden e com o advento do Cristianismo as pessoas podem se religar com Deus aceitando a crsito e seus ensinamentos. Não há outra forma.

    • É muito facil provar pra qualquer um que os cristãos dos tempos apostolicos usavam os livros que hoje vc chama de apocrifos. Me diga quem definiu que eles não eram que eu te mostro quem definiu quais seriam os livros da Biblia Cristã.

  4. a intençao nao foi de ataca neir ofende a religiao crista de um modo geral pois na minha visao todos voces sairao do mesmo livro obeservei entre tanto a postura colocada por alguns. com palavras que nao me parece de pessoas que dizem oque sao… um abraço fraterno do babalorixa Sergio pina!!!

  5. Não se está discutindo pelos meios de comunicação se esta ou aquela religião é melhor ou pior. Alias, não está sendo colocado em questão preferências religiosas. Fui instado a dar a minha opinião sobre os motivos que nortearam a Igreja Católica a escolher um Papa Latino Americano em um momento de claro avanço dos neopentecostais no continente Latino Americano. Ao responder ao que me foi perguntado, e à relação entre a escolha e este avanço, limitei-me a opinar sobre os fatos: este crescimento. O que procurei transparecer foi, aí sim, a necessidade de resposta dos católicos a este avanço. E, na minha opinião, a escolha de um Papa latino americano está sim diretamente relacionado à este crescimento. Como também, na minha opinião, está relacionada à necessidade de uma reformulação e reavaliação dos dogmas que a norteiam. Religião é uma opção individual, e segui-lá, uma questão de fé! Axé!

DEIXE UMA RESPOSTA