Vídeo com crítica da banda Resgate ao momento atual da Igreja e da música gospel faz sucesso no YouTube: “A coisa está invertida”; Assista

35

A igreja evangélica brasileira e a música gospel nacional foram alvo de críticas por parte dos integrantes da banda Resgate, os ex-bispos primazes da Igreja Renascer em Cristo, Zé Bruno, Marcelo Amorim e Hamilton Gomes.

Numa entrevista concedida ao programa Galeria Clip, da Rede Boas Novas, durante a Feira Internacional Cristã (FIC) em São Paulo, os três pastores comentaram desde a falta de criatividade nas composições dos artistas gospel, até a falta de foco das igrejas evangélicas nas questões de evangelismo.

Música

Líderes da Igreja Cristã A Casa da Rocha, Zé Bruno, Hamilton e Marcelo afirmaram que consideram o momento atual da música gospel e da igreja evangélica “confuso” pela falta de bandeiras.


“Acho que o momento da música cristã seja dos piores, no que diz respeito à criatividade. Artístico? Não sei se existe. A gente tem uma avalanche de música americana traduzida. Onde está a arte da nossa composição? Cadê o compositor brasileiro? Onde é que está a reflexão? Quem é que pensa?”, questionou Zé Bruno.

“Essa questão comercial tá ótimo. Os estandes cheios de gente, vendendo CDs, os artistas tudo felizes. Não é isso aí que é bom? Comercial é isso aí”, disse Hamilton Gomes, em tom irônico.

Sobre a caminhada da banda nos último anos, Zé Bruno comentou a retomada após a assinatura de contrato com a gravadora Sony Music: “Nós nunca paramos. Nós ficamos assim, com uma velocidade um pouco diminuída, mas parar, a gente nunca parou. De dois anos para cá, a gente deu uma acelerada boa. Estamos correndo bastante”, resumiu

A Igreja e o crescimento numérico dos evangélicos

Os pastores foram questionados sobre as características das igrejas evangélicas contemporâneas e sua contribuição em termos de qualidade para o Reino de Deus.

Hamilton Gomes foi sucinto e direto em sua análise: “Essa pergunta é complicada. A Igreja brasileira vive uma bagunça, porque a galera só está interessada em receber. ‘Eu quero que Deus me dê isso, me dê aquilo’. Deus tem que servir o homem… Acho que a coisa está um pouco invertida. A gente precisa voltar os nossos olhos para o Senhor, e servir a Deus, amá-lo pelo que Ele já fez: a nossa salvação, a restauração da nossa vida. O que vier é lucro”.

A presença constante de artistas e pastores na mídia secular, e o investimento de igrejas em programas de TV também foram questões analisadas pelos músicos do Resgate: “Quando é que nós vamos ter espaço conquistado? Quando a gente tiver uma mensagem que alcança. Às vezes, eu tenho algumas vergonhas alheias, de algumas imagens que eu acompanho e que parece que a gente não evolui. Nós involuímos. Você liga hoje um programa evangélico, aonde o povo contribui programa acontecer, e o pastor fala para o mesmo povo que deveria estar ouvindo ele domingo na igreja. Aonde está o nosso evangelismo? Aonde é que está o Jesus que anda no meio do povo? Onde é que está a música que não fala diretamente? Onde é que está a mensagem subliminar? Onde é que está a cultura sendo valorizada? Onde é que a gente está penetrando? A nossa penetração é oferecer para as pessoas o milagre e vender a custo de algum benefício, que você vai doar para tal instituição. Isso não é evangelismo. Isso é curandeirismo”, afirmou Zé Bruno.

O vocalista e líder da banda lamentou que o alvo das igrejas seja fechar-se em quatro paredes e disse que o isolamento traz como efeito colateral críticas severas de quem não faz parte do meio.

“Onde é que estão os nossos missionários? Eles estão sendo perseguidos fora das nossas fronteiras enquanto a nossa igreja dorme […] Temos que acordar. O que nós estamos fazendo? Estamos investindo todo o nosso esforço de conquista no corpo, por alguma coisa que só serve a nossa culturazinha do próprio corpo. E que nós, depois, consumimos as próprias coisas que fazem parte do nosso mundinho. Quando é que a gente vai ir e pregar o Evangelho a toda criatura? Quando é que nós não vamos ser a caricatura?”, questionou.

Marcelo Amorim, baixista da banda, complementou o raciocínio: “O Evangelho de Jesus Cristo era contracultura. E a gente criou uma cultura para se alimentar dela, e nem a nossa cultura brasileira a gente usa. Então a gente é muito tapado, hoje […] Era assim no começo: todo mundo tinha que vir pra Israel. Jesus Cristo veio e disse assim: ‘agora a Igreja vai para todo o mundo’. E a gente voltou pra dentro… A gente virou Israel de novo. A gente virou Israel de novo! […] Porque a gente só pensa na gente, no nosso umbigo, nas nossas coisas […] Jesus Cristo foi lá contra os religiosos… comia com as prostitutas, sentava lá com o publicano… Tava no meio dos pecadores. A gente se voltou para uma Igreja que se volta pra si. Virou uma Igreja judaizante, que só pensa nela. Ela é o umbigo do mundo”, criticou.

Saída da Renascer

Sobre a saída do quarteto (o baterista e pastor Jorge Bruno não participou da entrevista) da Igreja liderada pelo apóstolo Estevam Hernandes, o entrevistador instigou-os dizendo que há pouco tempo atrás eles não faziam críticas tão severas ao meio, ao passo que Zé Bruno respondeu: “Infelizmente eu dormia o sono da indolência. Todo mundo um dia acorda. Despertador toca, levanta quem quer”.

Zé Bruno criticou ainda a liturgia adotada por muitas igrejas neopentecostais, que aderem a simbolismos do judaísmo: “Tira esse monte de badulaque, e vê se tem Jesus um pouco, ali atrás”, disse, antes de comentar a mudança pela qual eles passaram: “Então acho que é isso. As nossas raízes batistas voltaram”.

Assista à entrevista na íntegra:

Assine o Canal

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

35 COMENTÁRIOS

    • O problema de muitos cristãos é que ainda vivem num coronelismo fajuto travestido de um cristianismo caduco.
      Como um certo dia, um certo “pastô” falou criticando um grupo que se opõe à suas incoerências: “ilustres desconhecidos”, como se o fato de ser conhecido na mídia fosse a glória dos cristãos. Para alguns pode até ser, mas para os verdadeiros cristãos não!
      Faço coro com esse grupo.

      • Só para lembrar, os cantores cristãos que mais falam de Deus e do evangelho de Cristo, não são conhecidos, temos exemplos aos milhares.
        Gosto muito da Banda Resgate, depois que eles saíram da Renascer, a mensagem cantada melhorou ainda mais, ouço constantemente pregações do Zé Bruno e em todas, ele só prega a Graça de Deus e neste tipo de mensagem eu dou muito valor.

    • pra vc não pode ser nada, mas pelos 40 anos de carreira deles, e as canções que já ouvi, são mto abençoados nos louvores que ministram!! gosto mto deles!!!

  1. Não os conheço mas estão corretos em suas falas, agora que estas musicas gospel esta muito a desejar isto e fato, pois os que estão por ai estão pensado e nos cobre nos breu nos conto nos dólares nos euros nos mirreis e ate nos reais pode uma coisa dessa, infelizmente essa e a realidade nua e crua, agora se tiver algum cantor que se diz gospel por ai que me prove o contrario

  2. Boa noite, amém por tudo isso. Os cristão tem que acordar, e parar com a idéia de que Deus tem que nos servir, de só querer bênçãos materiais!!! Muito bom o texto.

  3. Esses abençoados falaram falaram,mais não responderam a pergunta do entrevistador,porque será que eles saíram do Ministério Renascer ?

    se eles ao envés de criticar a esfera da qual eles dizem fazer parte, e estivessem evangelizando como eles mesmo falaram ,o Reino celestial estaria em festa…..

    mais infelizmente ,a nosso natureza ada-mica fala mais alto , porque é mais fácio criticar o próximo do que assumir os seus próprios erros..afinal todos nós iremos prestar contas no final de tudo, seja cristão ou católico ou espirita ou budista ou ateu.De um coisas eu tenho certeza ,sem, jesus não há salvação..

    • Eles não falaram pq não covem!!

      olha só:

      2 Timóteo 2.19 nos exorta a sairmos do meio daqueles que estão se reunindo em desacordo com a Palavra, porém PARA NOS REUNIRMOS com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor (2 Tm 2.22).

  4. Cantar e gritar muitos o fazem, porém louvar não são todos que assim o fazem, a mídia capitalista viu nos evangélicos gossssssspel uma maneira fácil de ganhar milhões vendendo shows, cds e outras muambas.

  5. Ele fizeram certinho em sair da renascer pois BÍBLIA diz:

    2 Timóteo 2.19 nos exorta a sairmos do meio daqueles que estão se reunindo em desacordo com a Palavra, porém PARA NOS REUNIRMOS com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor (2 Tm 2.22).

    • Quem disse que seu texto bíblico fora de contexto serve para renascer? quem disse que na renascer não se invoca ao Senhor Jesus, quem garante que a teologia do zé é perfeita agora….acho que cada igreja contribui de uma forma para o corpo afinal nem todos são braços cada um é uma parte e o cabeça é Jesus.

    • Quem disse que na renascer não se invoca o nome do Senhor Jesus com o coração puro ? quem garante que o ze bruno tem a teologia mais correta da terra? qual o desacordo da palavra que a sra fala ? texto fora do contexto é pretexto …quem . Acho que falta respeito ao corpo de Cristo pois são milhares de membros da renascer e você daiana não é superior a ninguém ou mais santa e outra nem todos sao braços ou pes ou maos mas cada um é o membro do corpo e o cabeça é Jesus.

  6. Quem disse que seu texto fora de contexto serve para renascer? quem disse que na renascer não se invoca ao Senhor Jesus, quem garante que a teologia do zé é perfeita agora….acho que cada igreja contribui de uma forma para o corpo afinal nem todos são braços cada um é uma parte e o cabeça é Jesus.

  7. Amigos/irmãos queridos, estou muito feliz com este posicionamento de “abrir” de olhos, estou muito feliz por todos do resgate e da casa da rocha (pesquisei tudo hj!), afinal quem somos nós se não pecadores eternos que pela graça (e só esta que nos basta) somos constrangidos todos os dias a nos arrependermos de nossas palavras mal – ditas, de pensamentos mal – intencionados, atos maleficos(mesmo sem querer) planejados, não sou evangélica mas senti vontade imensa de ser por ver bom testemunho…..afinal não é assim que se ganha almas se não com a verdade e não com o que nos é apresentado hj na mídia?? abrs zé e todos (ps.: quem não tem passado realmente pode se gloriar e pensar em atirar pedras….ainda bem que Deus nos deu a oportunidade de levantar mais um dia e nos presentear com a chance do arrependimento!!!)

  8. Obrigado banda Resgate por mais uma vez não perederem a oportunidade de falarem de Jesus de uma maneira simples e eficaz.

    Louvado seja o NOME do Senhor Jesus.

    Rodrigo melo

  9. ” Profecia diz que Brasil é controlado por uma marionete

    Pastor norte-americano viu uma mulher que era controlada por um homem como se fosse marionete até que Deus cortou as cordas”

    PROFECIA DE 2011, ( portanto antes mesmo da eleição da dilma) falando de dilma sendo controlada por um homem… mas que Deus abalaria a politica do Brasil:

    http://youtu.be/2MoEJ9qIx50

  10. Conheço o pessoal do Resgate a bastante tempo, sempre for assim: divertidos, mas tbm com opiniões formadas, fruto de suas experiências pessoais com o dia a dia. Parabéns Zé Bruno, Jorge Bruno, Hamilton e Marcelo e suas famílias, por esse novo tempo. Desejo a vcs muitas bênçãos de Deus, o mais importante de Tudo e termos coragem de fazer exatamente o que o Sr. Jesus conquistou para cada um de nos. Abraços.

  11. Agora eu sei do que eles falam , antes criticava, mas agora sai da renascer na bençao para uma direção nova para meu ministerio e hoje sou traidor sou tudo de ruim que voces possam imaginar as pessoas da renascer vivem uma mentira presas em rituais, povo que so pensa em dinheiro em oferta quando voce nao serve mais para eles voce e um lixo são piores que os impios Deuses.
    Apostolinho e bispa soninha amamos voces sao nosso pais aiaiaiaiaiaia ladroes isso sim
    graças a Deus esotu livre ufaaa o despertador tocou acordei sou livre agora

  12. Vale muito a pena ouvi-los.. musicas cp,pletamente cjeias de ideias cultura biblia e poesia assim como ademar de campos, Bene, Asaph borba e tantos outros que realmente sao inspirados para compor!!

DEIXE UMA RESPOSTA