A semana tem sido de comemoração para os evangélicos, tendo em vista o Dia da Reforma Protestante celebrado em 31 de outubro. Para os batistas, porém, essa alegria vai além, pois também celebra uma grande conquista nacional: o lançamento do “Pentateuco Xerente”.
O comunicado da conquista foi feito pelo pastor Fernando Brandão, novo diretor-executivo da Convenção Batista Brasileira (CBB). Em um vídeo divulgado nas redes sociais da entidade, o líder religioso anuncia a nova tradução bíblica como um grande marco para os evangélicos brasileiros.
“Dia histórico para os Batistas brasileiros!”, diz a postagem de CBB. “Celebramos hoje, 30/10/2024, o Culto de Gratidão pelo lançamento do Pentateuco Xerente, um marco na jornada missionária entre os povos indígenas do Brasil!”.
“Este é um momento de grande alegria e gratidão para os Batistas brasileiros, que, ao longo dos anos, investiram nessa obra de amor e compromisso com a Palavra de Deus”, ressalta o comunicado da Convenção.
Tradução indígena
O Pentateuco Xerente corresponde à tradução dos cinco primeiros livros da Bíblia, do Antigo Testamento, sendo eles Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio, o que os judeus chamam de “Torá”.
De acordo com a CBB, esta já é a segunda tradução desse porte, pois o Novo Testamento inteiro já foi traduzido para o idioma xerente, algo que também exigiu muito esforço e dedicação por parte dos missionários batistas.
“Agradecemos profundamente aos missionários Guenther e Wanda Krieger, cujos esforços incansáveis e dedicação foram fundamentais para que esse sonho se tornasse realidade”, destacou Brandão. “E lembramos também de todos os missionários que ao longo dos anos contribuíram para a concretização deste projeto.”
Também foi realizado um culto de consagração e gratidão a Deus, na Primeira Igreja Batista de Tocantínia (TO), pelo lançamento da obra teológica que, agora, servirá de instrumento para alcançar a vida dos indígenas que vivem na margem direita do rio Tocantins. Assista: