Em junho, quando completa 60 anos de existência, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lança uma ação que pretende mobilizar 900 mil pessoas em todo o país. Trata-se do projeto da Bíblia Manuscrita, que relembra como, através dos séculos, as Sagradas Escrituras foram preservadas e transmitidas por meio de cópias manuscritas, assegurando que a Palavra de Deus acompanhasse a humanidade em todos os momentos, antes da invenção da imprensa, e chegasse até os nossos dias. O projeto da Bíblia Manuscrita resgatará a atuação dos copistas, por meio da instalação um orium – como eram conhecidos os recintos onde estas pessoas atuavam no período medieval – em várias cidades do país. Ali, a população será convidada a contribuir para a cópia de exemplares da Bíblia Sagrada.
O projeto Bíblia Manuscrita está inserido nas celebrações do Ano da Bíblia, que visa colocar o Livro Sagrado em evidência durante todo ano de 2008. A expectativa é transcrever uma Bíblia por estado brasileiro e ter dois exemplares copiados pela população de todas as regiões do país, totalizando 29 exemplares completos, escritos manualmente, no período de junho a embro. “Uma dessas Bíblias Manuscritas nacionais será doada à Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro e a outra ficará no Museu da Bíblia, em Barueri, na Grande São Paulo”, revela Eude Martins, coordenador do Ano da Bíblia.
No dia 5 de junho, será aberto o primeiro orium, instalado no Museu da Bíblia, em Barueri (SP), marcando também o início do IV Fórum de Ciências Bíblicas. No dia 26, começa a funcionar o orium da Sede Nacional da Sociedade Bíblica do Brasil, em Tamboré. De acordo com o projeto, o orium deverá ocupar uma área reservada, onde voluntários auxiliarão os “copistas” a transcrever o conteúdo da Bíblia na seqüência correta. Cada participante poderá copiar, no máximo, dois versículos, permitindo assim a contribuição de um grande número de copistas, além de enriquecer o manuscrito pela diversidade de caligrafias.
A iniciativa também terá um aspecto social, propondo doações para programa Inclusão do Deficiente Visual, mantido pela SBB. Durante seus três meses de funcionamento, será realizada captação de recursos para levar a Bíblia em Braile e em áudio a um número ainda maior de deficientes. Hoje, o programa da SBB beneficia 2,5 mil pessoas, além de instituições especializadas no atendimento ao deficiente visual. A sugestão é que os copistas doem ao menos R$ 1,00 por versículo copiado. Aqueles que quiserem contribuir com quantias maiores, a conta para depósito é:
Banco Bradesco
Sociedade Bíblica do Brasil
Agência 3390-1
Conta corrente: 18.510-8
Os endereços dos oria podem ser conferidos em site oficial do projeto Bíblia Manuscrita (www.bibliamanuscrita.org.br).
2008, um ano especial para a SBB – O lançamento do projeto da Bíblia Manuscrita, em junho, é uma das principais atrações programadas para o Ano da Bíblia, sugestão da Sociedade Bíblica do Brasil para celebrar os seus 60 anos de fundação. Com o lema “A Bíblia: um livro para todos”, a iniciativa tem o mérito de promover cada vez mais o conhecimento das Sagradas Escrituras no Brasil, destacando seu valor para a vida, seu aspecto cultural e histórico e sua vocação inequívoca de ser e se manter como o maior best-seller de todos os tempos. “Queremos incentivar a leitura da Bíblia Sagrada como promotora da paz, da harmonia e do amor entre as pessoas, com reflexos decisivos para o bem-estar do país”, observa o diretor executivo da SBB, Rudi Zimmer.
As manifestações pelo Ano da Bíblia incluem maratonas de leitura bíblicas (incentivando as igrejas a realizar leituras ininterruptas da Bíblia) campanhas de incentivo por meio da distribuição de guia e plano de leitura realizações de sessões solenes em órgãos públicos em homenagem à Bíblia e promoção de seminários de Ciências Bíblicas em diversas localidades. Desde abril, o Museu da Bíblia abriga a exposição Os Caminhos da Bíblia no Brasil, que pretende mostrar a trajetória das Escrituras Sagradas e a sua influência na vida das pessoas. Três réplicas de estações de trem servem como painéis e expositores. Chamadas de O Começo, A Difusão e A Influência, essas plataforma dão uma seqüência histórica da Bíblia no Brasil, desde 1808 até os dias atuais.
Também ganha destaque a realização do IV Fórum de Ciências Bíblicas, nos dias 5 e 6 de junho, no Museu da Bíblia, em Barueri. Nesta edição comemorativa, o tema é “A Bíblia e o Universo do Conhecimento”, que tem o objetivo de promover o diálogo entre as Escrituras Sagradas e as diversas áreas do conhecimento. Em seis painéis, serão destacadas as conexões e influências da Bíblia com relação à Literatura, Direito, Comunicação, Ciência, Ação Social e Teologia. Outro acontecimento será a celebração de um culto, no dia 19 de junho, às 19h, na Assembléia de Deus Bom Retiro (Rua Afonso Pena, 560), em São Paulo, que deverá reunir funcionários da SBB e líderes cristãos. “Queremos agradecer por esta bela trajetória, marcada pela disseminação da Palavra de Deus, e pedir que este entusiasmo que nos move seja compartilhado cada vez mais pelas igrejas cristãs, na busca de uma sociedade mais humana”, afirma Rudi Zimmer.
Fonte: SBB