Editora lançará Bíblia Sagrada em quadrinhos; Série em 12 volumes foi desenhada por cartunistas da Marvel e DC Comics

6

Uma Bíblia em quadrinhos, dividida em 12 volumes que somam 2 mil páginas e relatam de Gênesis a Apocalipse é a aposta da editora Kingstone para levar a mensagem bíblica a crianças, adolescentes e fãs das HQs.

Anunciada pela editora como “a adaptação gráfica mais completa feita da Bíblia”, a versão da Bíblia em HQ foi pensada para “ensinar e explicar as principais histórias e temas da Bíblia de uma forma histórica e cronológica”, segundo os idealizadores.

O site inglês The Guardian informou que a editora sediada na Flórida, Estados Unidos, lançará os quatro primeiros volumes de sua Bíblia ilustrada ainda este ano, relatando a história do Velho Testamento até o livro de Juízes. Os oito livros restantes serão publicados em 2014, concluindo a narrativa do Velho Testamento e apresentando o Novo Testamento completo.

Desenhistas que já trabalharam para as editoras Marvel e DC Comisc, duas gigantes do entretenimento em quadrinhos, estão diretamente envolvidos com o projeto. Art Ayris, diretor executivo da Kingstone diz que o objetivo do projeto é ser relevante.


“A Bíblia continua a ser o livro mais vendido de todos os tempos. A série The Bible no History Channel foi o programa de TV a cabo com a melhor audiência de todos os tempos. Nós suspeitamos que A Bíblia Kingstone vá ser um produto perene no mercado”, afirmou.

Cena que retrata a vingança de Sansão contra os filisteus
Cena que retrata a vingança de Sansão contra os filisteus

Parte da expectativa de Ayris se deve ao planejamento feito pela editora para que o produto seja de fácil compreensão: “Estou constantemente espantado com o analfabetismo bíblico que vejo na cultura geral e até mesmo nos frequentadores da igreja. Senti que precisava ser uma ponte gráfica e uma estrutura cronológica para ajudar – especialmente os mais jovens – a entender e compreender os principais temas de Bíblia. A maioria dos nossos artistas têm trabalhado com Marvel e DC, então quando essas crianças tiverem acesso a esta arte escaldante que auxilia a trazer vida, compreenderão o texto bíblico”.

O uso de uma forma de comunicação já consagrada ao longo das décadas é vista por Ayris como uma vantagem adicional: “Os meninos são, por vezes, leitores relutantes. Os quadrinhos são uma linguagem transcultural e ajudam as pessoas a encontrar sentido no texto”, aposta.

A adaptação da editora Kingstone não é a primeira a fazer uma versão da Bíblia em quadrinhos. Em 1975, a DC Comics adaptou os primeiros capítulos de Gênesis, contando a história do Jardim do Éden até Sodoma e Gomorra. Em 2009, o cartunista norte-americano Robert Crumb fez sua versão do Gênesis, que foi altamente reprovada entre cristãos por ser uma sátira.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

6 COMENTÁRIOS

  1. com certeza não sera para o bem vao colocar gravuras de gente o que não e aconselhável, por induzir ao erro a bíblia não precisa de complemento pois a mesma já e 1000 por cento completa

  2. A bíblia e completa e não precisa de remendos principalmente de onde vem esse remendo com certeza não vai ser o caminho mas o descaminho são centenas de anos que os povos estudam a bíblia do jeito que ela e e todos aprendem do jeito que ela e, porque sera que eles não fazem a versão em quadrinhos do Alcorão porque sera eu realmente gostaria de saber, vai faz uma versão barata desta do Alcorão

  3. “Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo e me regozijarei ainda. Porque sei que disto me resultará salvação”[…] Filipenses 1:18, 19(a)

DEIXE UMA RESPOSTA