As tragédias naturais são marcadas pela impiedade e violência das forças das tempestades. O furacão Harvey deixou milhões de desabrigados nos Estados Unidos, além de quase 60 mortos e muitas dúvidas nas pessoas menos versadas sobre teologia, que geralmente se perguntam como Deus permite um desastre dessa magnitude.
O veterano evangelista Billy Graham usou um artigo para responder a um questionamento feito por um leitor sobre esse tema como forma de explicar que não há crueldade da parte de Deus ao não impedir que desastres naturais aconteçam.
“Na verdade, o caso é o contrário. Veja bem, o problema está conosco, não com Deus. Nossos corações facilmente se tornam frios e indiferentes a Deus, e nos recusamos a escutar quando Ele está tentando chamar nossa atenção. Nós podemos até ficar tão endurecidos com Deus que não ouvimos mais Sua voz. Quando isso acontece, a única maneira com a qual Ele pode chamar nossa atenção é permitindo que algo aconteça conosco, algo possa destruir nossa indiferença ou rebelião”, ponderou.
Aos 98 anos de idade, embora com problemas de saúde que limitam sua audição e locomoção, Billy Graham continua ativo, sempre respondendo questionamentos de leitores de jornais norte-americanos ou do site da associação evangelística que leva seu nome.
De acordo com informações do portal Gospel Herald, nos momentos de adversidade a humanidade se vê diante de uma constatação: não domina os acontecimentos e precisa depositar fé no Criador.
“Assim como nós disciplinamos nossos filhos para que eles façam o que é certo, então Deus às vezes nos disciplina para que nos voltemos para Ele e sigamos Seus caminhos novamente”, pontuou.
“A Bíblia diz: ‘Nenhuma disciplina parece ser motivo de alegria no momento, mas sim de tristeza. Mais tarde, porém, produz fruto de justiça e paz para aqueles que por ela foram exercitados’ (Hebreus 12:11)”, acrescentou o evangelista, que salientou também o fato de quem nem toda tragédia é “disciplina” divina.
“É importante entender que nem todas as dificuldades da vida chegam a nós por esse motivo. No entanto, quando os tempos difíceis chegam, precisamos perguntar o que Deus pode tentar nos ensinar através deles”, afirmou, aconselhando a aprender com todas as adversidades.
“Sobretudo, precisamos recorrer a Ele pela força e paciência que precisamos. Nunca se esqueça: o amor de Deus é mais forte quando nossa própria força é mais fraca”, concluiu Billy Graham.