Brasil

Bispo Edir Macedo diz que fiéis da Universal doaram R$ 680 milhões para construção do Templo de Salomão e não para alimentar pobres

Comentários (87)
  1. STARDUST disse:

    “se todo esse dinheiro fosse aplicado hoje em alimentos, amanhã eles não sentiriam fome novamente?” (edir macedo)

    Usando a lógica desse intitulado bispo, Jesus errou ao multiplicar pães e peixes…

    ” Marcos 8:1 Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo que comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes:

    Marcos 8:2 Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm que comer.

    Marcos 8:3 E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.

    Marcos 8:4 E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto?

    Marcos 8:5 E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete.

    Marcos 8:6 E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão.

    Marcos 8:7 Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante.

    Marcos 8:8 E comeram, e saciaram-se; e dos pedaços que sobejaram levantaram sete cestos.

    Marcos 8:9 E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os.”

    Graças a Deus eu deixei esse engano que é a iurd. A falta de amor pelos necessitados lá é muito grande…

    1. STARDUST disse:

      “se todo esse dinheiro fosse aplicado hoje em alimentos, amanhã eles não sentiriam fome novamente?” (edir macedo)

      Usando a lógica desse intitulado bispo, Jesus deve ter se errado mais uma vez ao afirmar:

      “Mateus 25:34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;

      Mateus 25:35 Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;

      Mateus 25:36 Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.

      Mateus 25:37 Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?

      Mateus 25:38 E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?

      Mateus 25:39 E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?

      Mateus 25:40 E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.”

      Graças a Deus eu deixei esse engano que é a iurd. A falta de amor pelos necessitados lá é muito grande…

      1. STARDUST disse:

        “se todo esse dinheiro fosse aplicado hoje em alimentos, amanhã eles não sentiriam fome novamente?” (edir macedo)

        Usando a lógica desse intitulado bispo, Tiago errou ao afirmar:

        Tiago 2:15 Se um irmão ou uma irmã estiverem carecidos de roupa e necessitados do alimento cotidiano,

        Tiago 2:16 e qualquer dentre vós lhes disser: Ide em paz, aquecei-vos e fartai-vos, sem, contudo, lhes dar o necessário para o corpo, qual é o proveito disso?

        Tiago 2:17 Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta”

        Graças a Deus eu deixei esse engano que é a iurd. A falta de amor pelos necessitados lá é muito grande…

      2. LanS disse:

        Esse povo todo que aponta o dedo,provavelmente alimentou os famintos esses dias…..Certo ?
        Ou são hipocrítas, que exigem o que não fazem ?

  2. Karina disse:

    A crítica de Edir Macedo acho que não foi bem colocada, mesmo que seja verdade. Devemos fazer bem a todos. Ajudar é um dever do cristão. Ao invés de responder desta maneira, ele deveria ter falado que era uma meta da Igreja para que pessoas fossem alimentadas espiritualmente e pronto. Devemos sonhar como povo cristão. Deus não habita em templos feitos por mãos humanas, mas nós temos a necessidade de lugares bonitos e bem aconchegantes para a comunhão com os irmãos e adoração a Deus. Devemos dar o melhor para Deus. Temos que tomar cuidado com o que falamos, pois somos testemunhas de Jesus.

  3. josecarvalho disse:

    A grande verdade é quem não tem fé , não possui obras, mas arrogância e prepotência , juntamente com argumentos vazios, para condenar quem da e quem faz.
    Exatamente por isto podemos ver tantos opositores, que preferem denegrir a fazer algo.
    Aqui vai algumas das desculpas dos ateus gays e desviados para não obedecer.
    A doutrina do dízimo é inaceitável para aqueles que ainda não tiveram uma experiência pessoal com Jesus Cristo. Isto porque não foram ainda marcados pela consciência da causa de Deus nem pela prioridade do Seu Reino.
    No Novo Testamento a palavra DÍZIMO aparece 9 vezes e ligadas a duas situações:

    1) Mt 23.23 = Partindo dos lábios de Jesus em relação aos fariseus. Jesus aqui reafirma a necessidade do dízimo, ao mesmo tempo que denuncia sua prática como demonstração de piedade exterior (Lc 18.12) – “Jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de tudo quanto ganho.” Também Jesus denuncia a prática do dízimo como substituição de valores do Reino tais quais: justiça, misericórdia e fé (Lc 11.42).

    2) Hb 7. 1-10 = Eis as lições desse texto: a) O Pai da fé deu dízimo de tudo – v. 2; b) O pai da fé deu o dízimo do melhor – v. 4; c) A entrega dos dízimos se deu não por pressão da lei, uma vez que o povo israelita ainda não existia e, portanto, muito menos a lei judaica – v. 6; d) Hebreus nos faz perceber e reconhecer a superioridade do valor do dízimo que é dado a Cristo (imortal) em relação ao dado aos sacerdotes (mortais) – v. 8; e) O autor destaca que os que administram os dízimos também devem ser dizimistas – v. 9.
    Ser ou não ser dizimista é uma questão de acreditarmos na causa que abraçamos, na “pérola que encontramos.”
    Hoje muitos crentes não são fiéis a Deus na entrega dos dízimos. Para justificar esta atitude criam vários justificativas e desculpas. Se dependessem deles a igreja fecharia as portas. Não existiria templos, nem pastores, nem missionários, nem bíblias distribuídas, nem assistência social.
    Eis as justificativas clássicas dos não-dizimistas:

    I. JUSTIFICATIVA TEOLÓGICA
    Ah, eu não sou dizimista, porque DÍZIMO é da lei. E eu não estou debaixo da lei, mas sim da graça.
    Sim! O dízimo é da lei, é antes da lei e é depois da lei. Ele foi sancionado por Cristo. Se é a graça que domina a nossa vida, porque ficamos sempre aquém da lei? Será que a graça não nos motiva a ir além da lei?
    Veja: a lei dizia: Não matarás = EU PORÉM VOS DIGO AQUELE QUE ODIAR É RÉU DE JUÍZO
    a lei dizia: Não adulterarás = EU PORÉM VOS DIGO QUALQUER QUE OLHAR COM INTENÇÃO IMPURA…
    a lei dizia: Olho por olho, dente por dente = EU PORÉM VOS DIGO: SE ALGUÉM TE FERIR A FACE DIREITA, DÁ-LHE TAMBÉM A ESQUERDA.
    A graça vai além da lei: porque só nesta questão do dízimo, ela ficaria aquém da lei? Esta, portanto, é uma justificativa infundada.
    Mt 23.23 = justiça, misericórdia e fé também são da lei. Se você está desobrigado em relação ao dízimo por ser da lei, então você também está em relação a estas virtudes.

    II. JUSTIFICATIVA SENTIMENTAL
    Muitos dizem: A bíblia diz em II Co 9.7 “Cada um contribua segundo tiver proposto no coração, não com tristeza ou por necessidade; porque Deus ama a quem dá com alegria” = espontânea e com alegria.
    Só que este texto não fala de dízimo e sim de oferta. Dízimo é dívida. Não pagar dízimo é roubar de Deus.
    Perguntamos também: O que estará acontecendo em nosso coração que não permite que não tenhamos alegria em dizimar? Em sustentar a Causa que abraçamos e defendemos?

    III. JUSTIFICATIVA FINANCEIRA
    “O que eu ganho não sobra ou mal dá para o meu sustento.
    1) O dízimo não é sobra = Dízimo é primícias. “Honra ao Senhor com as primícias da tua renda.” Deus não é Deus de sobras, de restos. Ele exige o primeiro e o melhor.
    2) Contribua conforme a tua renda para que a tua renda não seja conforme a tua contribuição = Deus é fiel. Ele jamais fez uma exigência que não pudéssemos cumprir. Ele disse que abriria as janelas dos céus e nos daria bênçãos sem medidas se fôssemos fiéis. Ele nos ordenou a fazer prova Dele nesta área. Ele promete abrir as janelas do céu! Ele promete repreender o devorador por nossa causa.
    3) Se não formos fiéis, Deus não deixa sobrar = Ageu diz que o infiel recebe salário e o coloca num saco furado. Vaza tudo. Foge entre os dedos. Quando somos infiéis fechamos as janelas dos céu com as nossas próprias mãos e espalhamos o devorador sobre os nossos próprios bens.

    IV. JUSTIFICATIVA ASSISTENCIAL
    “Prefiro dar meu dízimo aos pobres. Prefiro eu mesmo administrar meu dízimo.
    “ A Bíblia não nos autoriza a administrar por nossa conta os dízimos que são do Senhor. O dízimo não é nosso. Ele não nos pertence. Não temos o direito nem a permissão nem para retê-lo nem para administrá-lo.
    A ordem é: TRAZEI TODOS OS DÍZIMOS À CASA DO TESOURO PARA QUE HAJA MANTIMENTO NA MINHA CASA. A casa do Tesouro é a congregação onde assistimos e somos alimentados.
    Mas será que damos realmente os “nossos” dízimos aos pobres? Com que regularidade? Será uma boa atitude fazer caridade com a parte que não nos pertence?

    V. JUSTIFICATIVA POLÍTICA
    “Eu não entrego mais os meus dízimos, porque eles não estão sendo bem administrados.”
    Não cabe a nós determinar e administrar do nosso jeito o dízimo do Senhor que entregamos. Se os dízimos não estão sendo bem administrados, os administradores darão conta a Deus. Não cabe a nós julgá-los mas sim Deus é quem julga. Cabe a nós sermos fiéis.
    Não será também que esta atitude seja aquela do menino briguento, dono da bola, que a coloca debaixo do braço sempre que as coisas não ocorrem do seu jeito?
    Deus mandou que eu trouxesse os dízimos, mas não me nomeou fiscal do dízimo.

    VI. JUSTIFICATIVA MÍOPE
    “A igreja é rica e não precisa do meu dízimo.”
    Temos conhecimento das necessidades da igreja? Temos visão das possibilidades de investimento em prol do avanço da obra? Estamos com essa visão míope, estrábica, amarrando o avanço da obra de Deus, limitando a expansão do Evangelho?
    AINDA, não entregamos o dízimo para a igreja. O dízimo não é da igreja. É DO SENHOR. Entregamo-lo ao Deus que é dono de todo ouro e de toda prata. Ele é rico. Ele não precisa de nada, mas exige fidelidade. Essa desculpa é a máscara da infidelidade.

    VII. JUSTIFICATIVA CONTÁBIL
    “Não tenho salário fixo e não sei o quanto ganho.”
    Será que admitimos que somos maus administradores dos nossos recursos? Como sabemos se o nosso dinheiro dará para cobrir as despesas de casa no final do mês?
    Não sabendo o valor exato do salário, será que o nosso dízimo é maior ou menor do que a estimativa? Porque ficamos sempre aquém da estimativa? Será auto-proteção? Será desinteresse?

    VIII. JUSTIFICATIVA ECLESIOLÓGICA
    “Não sou membro da igreja”
    Acreditamos mesmo que os nossos deveres de cristãos iniciam-se com o Batismo e a Profissão de Fé ou com a inclusão do nosso nome num rol de membros?
    Não será incoerência defendermos que os privilégios começam quando aceitamos a Cristo: (o perdão, a vida eterna) e os deveres só depois que nos tornamos membros da igreja? Somos menos responsáveis pelo crescimento do Reino de Deus só porque não somos membros da igreja?

    CONCLUSÃO
    É hora de abandonarmos nossas evasivas. É hora de darmos um basta às nossas desculpas infundadas. É hora de pararmos de tentar enganar a nós mesmos e convencer a Deus com as nossas justificativas.
    É hora de sermos fiéis ao Deus fiel. É hora de sabermos que tudo é de Deus: nossa casa, nosso carro, nossas roupas, nossas jóias, nossos bens, nossa vida, nossa saúde, nossa família. TUDO É DELE. Somos apenas mordomos, administradores. Mordomos e não donos. Deus quer de nós obediência e não desculpas. Fidelidade e não evasivas.
    Que atitude vamos tomar? Nosso coração está onde está o nosso tesouro. Se buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus, não vamos ter problemas com o dízimo. Amém.

    1. STARDUST disse:

      A VERDADE QUE O CLAMANDO NÃO QUER QUE VC CONHEÇA SOBRE A FARSA DO DÍZIMO, SENÃO ELE VAI TER DE COMEÇAR A TRABALHAR, REVELADA POR UM PASTOR SINCERO:

      http://youtu.be/ftc9xFJJIcY

      1. Marcos disse:

        A unireal , ou descupe, a universal vai matar esse cara…KKKKKKKKKKKKK

    2. Edison disse:

      Meu que besteira é essa que você escreveu!!!!!!!!

  4. STARDUST disse:

    Eduardo disse: 27 de junho de 2014 ás 1:09 am

    ” Olá amigos,

    Gostaria de dividir com vocês o que o Espírito Santo tem falado comigo há alguns meses. Leia até o final, é algo muito importante. Depois reflita, ore, e leia a Bíblia.
    Foi na igreja universal que conheci o Senhor Jesus, é lamentável ter que reconhecer que a direção da igreja está perdendo o foco que JESUS CRISTO É O SENHOR. Um breve exemplo disso é o marketing que foi criado. Convidam alguns membros da igreja que estão próspero para darem testemunho, com o intuito de despertar interesse nas pessoas que não conhecem a Iurd, mostrando que sua vida mudou depois que conheceu a universal. Em momento algum, mencionam o nome do Senhor Jesus. “Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” 1 Coríntios 1:31
    Um dia, um pastor disse que tínhamos que ficar atentos em tudo que era dito na igreja, e se não estivesse na Bíblia, era para orar por quem pregou e mostrar o que está escrito na Bíblia. Entendi o que ele disse, é o que estou fazendo…
    Não são todos os pastores, obreiros e nem membros que concordam com a direção dos bispos, mas infelizmente acabam sendo omissos, ao invés de mostrarem o que está escrito e questionar, usando assim a fé inteligente!
    Pois está escrito:” Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo a Cristo.” Colossenses 2:8
    *Outro assunto muito importante…
    Alguns meses atrás, comecei a perceber que os sinais que o Senhor Jesus nos deixou referente a sua vinda, está bem diante dos nossos olhos. “Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grande sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Mt 24:24.
    Então, nós os escolhidos, temos que ficar atentos para não sermos enganados.
    Lendo o livro de Mateus Capítulo 24 (O sermão profético: O princípio de dores), a cada versículo, eu parava e refletia. lendo a Bíblia como estudo mesmo, com muita atenção. Gente, é muito sério! Começando pelo templo que os discípulos mostraram ao Senhor Jesus, e o mesmo disse que não ficaria pedra sobre pedra. Se o Senhor fosse glorificado com o templo, não falaria e nem faria isso.
    E o Espírito Santo me confirmou mostrando no livro de Jeremias Capítulo 7:
    “A palavra que foi dita a Jeremias pelo Senhor, dizendo: 2 Põe-te à porta da casa do Senhor, e proclama ali esta palavra, e dize: Ouvi a palavra do Senhor, todos de Judá, os que entrais por estas portas, para adorardes ao Senhor. 3 Assim diz o Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel: Melhorai os vossos caminhos e as vossas obras, e vos farei habitar neste lugar. 4 Não vos fieis em palavras falsas dizendo, templo do Senhor, templo do Senhor é este.” Depois terminem de ler o capítulo todo, é muito forte! Nós somos o templo do Espírito Santo, por isso nos alerta para melhorarmos os nossos caminhos e as nossas obras, para então habitar (dentro de nós).
    Infelizmente, tem muitos exaltando o templo de salomão que a Igreja Universal está construindo, estão dizendo que quem entrar e tocar nas pedras vinda de israel serão curados, ficarão ricos e etc… De uma maneira sutil, está sendo feita uma idolatria dentro da Iurd em relação ao templo de salomão. E isso não agrada a Deus.
    Se o que a direção da igreja diz sobre um assunto, e a palavra de Deus sobre esse mesmo assunto diz o contrário, escolho sempre a palavra de Deus. E é como está escrito; “E conheceres a verdade, e a verdade vos libertará”. João 8:32
    ** Poderia até parar por aqui, mais infelizmente, não é só isso… O Senhor abriu os meus olhos, depois de meses de oração, pedindo sabedoria e para me mostrar o que fazer, Deus colocou em meu coração para compartilhar com vocês, tudo que eu entendi observando os fatos.
    Não estão mais priorizando o evangelho que diz; “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não o sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” Mateus 9:13
    “Nesses sacrifícios, porém, cada ano se faz comemoração dos pecados, Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados”. Hebreus 10:3-4
    “Mas este, havendo oferecido para sempre um único sacrifício pelos pecados, está assentado à destra de Deus.”Hebreus 10:12
    A única diferença, é que antes era oferecido animais como sacrifício, e na Iurd a fogueira santa (que também é anual) é em dinheiro.
    O que nós temos que sacrificar, muitas vezes, é a nossa vontade. Abandonar o pecado e obedecer a palavra de Deus. “Porque, qualquer que quiser a sua vida, perdê-la-á; mas qualquer que, por amor de mim, perder a sua vida, a salvará. Lucas 9:24. Sempre que é fogueira santa, a maioria das pregações tem base no antigo testamento, sendo que o sacrifício do Senhor Jesus é a Nova Aliança.
    Interessante que em Marcos 10:21 – (O Jovem rico que já obedecia os mandamentos); a palavra diz:” E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Falta-te uma coisa: vai, vende tudo quanto tens, e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me”.
    Um detalhe: Vende tudo que tem e dá-o aos pobres! Não está escrito para vender tudo que tem e colocar no altar que Deus irá responder. Nesse exemplo o Senhor Jesus nos mostrou como agir com compaixão e misericórdia.
    Temos que amar o nosso próximo! Infelizmente esse princípio está sendo ofuscado depois que surgiu a “teoria da prosperidade”. Estão ensinando a ter bens materiais, até falam da salvação, só que o que não falta diariamente são os envelopes com propósitos. Muitos só querem ter, e quando tem, mal fazem caridade para os necessitados, e acham que pelo simples fato de ofertarem na igreja está agradando a Deus, sendo que o Senhor Jesus disse para os discípulos “dai-lhes vós de comer”. Mt 14:16. Nós como cristãos temos que servir ao próximo, ajudar com amor, sem esperar nada em troca.
    Temos que conquistar sim, só que o foco tem que ser em mais almas para o reino de Deus! O que temos que fazer é falar mais do evangelho, lembrar que o Senhor Jesus morreu por nós, ressuscitou e já está voltando para buscar aqueles que verdadeiramente crêem. O Espírito Santo com a sua misericórdia nos ajuda a aguardar nossa esperança e mantermos a nossa salvação, precisamos falar disso para as pessoas que ainda não aceitaram o Senhor Jesus como o único, perfeito e suficiente salvador. Temos que falar do Espírito Santo com temor e respeito.
    Uma das coisas que me entristeceu na Iurd foi quando foi dito pelo bispo sobre o simpósio do Espírito Santo, que seria “restrito”, só para quem “pagassem o preço” (financeiramente), um absurdo! Isso é antibíblico.
    Graças a Deus temos a Bíblia Sagrada para seguirmos!! E a mesma diz;
    ” Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus” 1 Coríntios 2:12
    “Logo, que prêmio tenho? Que evangelizando, proponha de graça o evangelho de Cristo para não abusar do meu poder no evangelho” 1 Coríntios 9:18
    ” E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da àgua da vida.” Apocalipse 21:6
    Em momento algum o Senhor restringe quem O quer, e nem orienta a pagar o preço (financeiramente) para ter sua presença.
    Agradeço a todos os obreiros, jovens, pessoas que fazem parte da minha vida. É por respeito e consideração por sermos irmãos na fé, informo que continuo caminhando com o Senhor Jesus, só que não mais na Igreja Universal do Reino de Deus. Peço a Deus que ilumine ainda mais o entendimento de todos, e que não percam o foco, o Senhor Jesus pode voltar a qualquer momento, não podemos nos distrair, temos que ficar atentos em tudo!
    Bem, é isso… Vamos ler mais a Bíblia, pois o Senhor Jesus nos alerta como viver nesse mundo até que Ele venha, e também cuidar e valorizar mais a nossa salvação. E consequentemente ajudaremos a salvar mais almas para o Reino de Deus.
    “Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.” Mateus 22:29
    ”Examinai as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:3
    Reflitam, orem, e leiam a Bíblia.
    Que o Senhor Jesus dê discernimento à todos.
    Fiquem com Deus,

    Na fé…
    Att
    Michelle.”

  5. luciano disse:

    O padre marcelo rossi gastou milhões em seu santuario em São paulo também e nen deu polêmica,agora como é um templo evangélico se dá tanta polêmica.

  6. EU SOU A VERDADE disse:

    Seguindo a filosofia do Sr. Macedo em dizer que, se desse ao pobre comida, amanhã estaria com fome novamente. Pois ele fique sabendo que, a primeira necessidade do ser humano é saciar a fome. Assim terá preparo físico e capacidade psicológica para a resolução do próximo problema.
    Seguindo ainda o Sr. Edir. Se desse para 1.000 pessoas 1 milhão de reais, nós teríamos mais 1.000 novos milionários e aproximadamente 4.000 pessoas sem dificuldade da família e assim por diante. Se fosse 500 mil seria o dobro e se fosse R$ 100 mil chegaríamos a 10.000 famílias e 40.000 pessoas sem carência e assim por diante. Com certeza isso não teria um fim amanhã e poderia muito bem ser multiplicado, pela condições financeira que se encontraria o novo milionário. Sem contar um planejamento e programação com regulamentos para essas doações, com finalidade de multiplicação. Tudo é questão de inteligência. Coisa que o Sr. Edir e seus parceiros não tem. O império e filosofia deles é o poder e o dinheiro. Mas, só para eles e de preferência só para ele. Um dia tudo isso terá um fim. Tudo é questão de tempo.

    1. STARDUST disse:

      Macedo fala de fome como se fosse uma necessidade menor, algo de pouca importância… macedo não lembra da fome dos necessitados, pois tem gente para pagar a alimentação dele, ele pode comer bacalhau com batatas, degustar um bom vinho e claro, a cerveja que ele aprecia. Tudo financiado pelos incautos. Tem um ditado que diz: ” quem tá de barriga cheia não entende a fome dos outros…”

      Parece que macedo se enquadra nesse ditado… também, para quem diz:”ou dá ou desce, entendeu como é que é?”, esperar o que?

    2. Sansouza disse:

      Caro Eu sou a Verdade (!!!!!), hipócrita e demagogo, quantas vezes este ano, somente este ano você chamou os pobres e viúvas e lhe pagou alguma refeição??? nenhuma não é mesmo ?? se deu alguma coisa se limitou a “dar” para alguma igreja fazer por você!!.
      Você não é do tipo de pessoas que faz, mas quer que os outros façam, não é mesmo??
      Se a Universal tem obrigações para com os pobres, porque o Vaticano que tem uma das maiores fortunas do mundo não tem? porque a Assembléia que é das mais antigas denominações não tem? Porque você não cobra do governo a melhor utilização do nosso dinheiro?? melhorando os hospitais ou apagando melhor os médicos? ao invés de dar terrenos e o material de construção para a construção de igrejas católicas?? que não são poucas!! eles tem uma fortuna imensa, só a cadeira do Papa que é de ouro 24 daria para alimentar muita gente não acha? Então…. Eu sou a verdade, não és tão verdade assim!!

  7. RPN disse:

    E tudo para o “honra” e glória do Macedo e sua trupe.

  8. RPN disse:

    Que crápula né? cada dia mais esse herege se complica com suas próprias palavras. Na certa deve estar se comparando ao Senhor Jesus, quando disse que os pobres sempre existiriam em João 12.8.
    Porque os pobres sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes.

  9. Alam Adriano Soares disse:

    Na minha opiniao, eu discordo totalmente dessa justificativa do Edir Macedo, por que a igreja tem suas denominaçoes para evangelizar. Jesus priorisou os pobres. Mesmo um prato de comida, cada um deveria fazer a sua parte. O povo doou a pedido dele, se fosse para o povo escolher, escolheria ajudar uns aos outros.

  10. karinaesteves disse:

    ESSE STARDUST JA FOI DA UNIVERSAL AQUI DE CAMPINAS,BEBIA E IA PRA BALADAS E QUERIA CARGO,MAS O QUE DA NOJO VEIO PRA CA QUERENDO PROSPERIDADE,MAS QUERIA SEM TRABALHAR,DEUS AJUDA ATRAVES DE TRABALHO A SER PROSPERO,ESSE QUERIA QUE O DINEIRO LITERALMENTE CAISSE DO CEU,POR ISSO E PELO CARGO SAIU E NOS PERSEGUE,VAI TRABALHAR PREGUIÇOSO

    1. RPN disse:

      Se for verdade então ele e o Macedo tem algo em comum, não acha? O que o Macedo fez para acumular a riqueza que tem hoje?

    2. RPN disse:

      Macedo era um borra bosta que trabalhava em casa lotérica e hoje é milionário as custas dos incautos.

  11. karinaesteves disse:

    OLHA MAIS UMA FALSIDADE DELE ELE VIVE DA APOSENTADORIA DA MAE E A POUCO ARRUMOU UM TRABALHO DE VIGILANTE TRABALHA AS 18H UM DIA SIM OUTRO NAO EM UMA LOJA DE 1 REAL,COMO VIGILANTE TRABALHA ARMADO E DIZ QUE E CONTRA USO DE ARMAS

    1. josecarvalho disse:

      A VERDADE QUE STARDUST NÃO QUER QUE VC. SAIBA

  12. Alam Adriano Soares disse:

    O Edir Macedo esta se colocando no lugar de Jesus, criando regras, costurando o veu do templo novamente. Deve esta esperando outro Cristo.

    1. levi varela disse:

      Alam,

      Que regras Edir está construindo?

  13. gil disse:

    Enquanto estamos vivos e fácil julgar qualquer religião, temos livre arbitro para isso..
    mais a pergunta que fica e depois que morre?
    De acordo com a Bíblia, o inferno está muito além das coisas cotidianas que nos irritam, desagradam, ou, muitas vezes, nos fazem perder a paciência. Ele é um lugar de total escuridão, com chamas que ardem, mas não queimam, vermes que nunca morrem. É um destino sem volta, em que a dor sentida tem uma intensidade nunca antes vivida, que leva ao choro e ranger de dentes todo o tempo.Agora uma pergunta aos comentaristas e moderadores desse blog, vcs tem certeza da sua salvação?

  14. DIEGO disse:

    Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho.
    Mateus 11:5

    se todos esses fieis a universal e ñ a Jesus todo o mês juntasse todo esse $ e fosse cair para dentro em busca dos pobres akeles q estão desviados, akeles q ñ conhecem a palavra de Deus ai sim isso sim seria uma grande obra , lembre-se os galardões estão no céu como será q estar o seu? em lider so pra alimentar um sonho uma vaidade ? gente conheceremos uma boa arvore pelo os seus frutos, será q o fruto desse sujeito é bom ou ruim ? leia a biblia orem pela a revelação da palavra a apostasia estar ai na cara do povo, ñ é so na catolica ñ em todo lugar, Jesus a unica igreja uma unica denominação, e ele pediu pra guardar as palavras dele no coração porq serão libertos pela a palavra dele e serão revelados pelo o espirito santo.

    a paz de Jesus Cristo aos irmãos.

    1. Helena Saldanha disse:

      Concordo contigo Diego…Dissestes tudo e pouquinho mais!

    2. levi varela disse:

      Diego,

      Tá chamando Deus de soberbo, pois foi Dele a ideia de um templo, e na época existiam pobres e miseráveis ou não?

      Tá havendo com os críticos dessa página? São teses pueris e por demais, meus caros, e que ofendem a Deus.

  15. Mary disse:

    Eu, apesar de não concordar com essas demandas da IURD, procuro não exagerar nas minhas críticas. Quando faço meus comentários, sempre procuro respaldar em minha própria vivência dentro da IURD.
    Mas, tenho acompanhado comentários dos iurdianos, não só aqui, mas em outros meios de comunicação, e na maioria das vezes acabo me irritando com o absurdo que é ver pessoas completamente dominadas em suas mentes, mas se achando muito sábias porque aprenderam na IURD a terem uma “fé inteligente!”
    Bem, o Macedo, só dá seguimento ao que já foi plantado, enquanto vai fazendo a colheita! Mas, esse povo (que vai a IURD) sabe e já está cansado de ouvir e ler tudo que se fala sobre a IURD. Aliás, muitos já presenciaram e já viram com seus próprios olhos, mas se apegam em resultados, primeiramente, na vida do Macedo. E, diga-se de passagem, esse homem é inteligente e detalhista, ele se precavê e se protege, os vídeos que caem no youtube não são os mais reveladores, são café pequeno, e isso ele tira de letra!
    Uma síntese do que foi a doação dos fiéis para a construção desse templo, é ver o vídeo da garota de programa, o que ela disse e o que esperava, que era ficar rica! Ninguém, desses doadores se condoeu com a miséria humana, ou se atentou em seguir as Palavras de Jesus – todos queriam ficar ricos! O Edson Sousa sabe muito bem o que estou falando!
    Portanto, não justifico a quem doou, só espero que nunca precisem, pois já sabem qual a filosofia da IURD – eles mesmo, já concordaram com ela!
    O evangelho de JESUS é outro, será que eles não sabem?
    Acho que tá na hora de acordar, hein pessoal? Sim, ou não???!!!!

    1. Amanda disse:

      Parfabéns Mary vc parece uma pessoa realmente esclarecida, acordou a tempo.

      1. clamando disse:

        AMANDA
        É verdade assim como Adão e Eva descobriram a verdade e saíram do paraíso, a MARY também acordou a tempo.

        1. Mary disse:

          E vc continua dormindo em sua santa ignorância!

  16. jairo disse:

    edir lembra o deputado justo veríssimo, ele queria que pobre explodisse!

    https://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=yTol67aJ5_c

  17. Valdemar disse:

    “sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altivas mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios aos vossos olhos;” (Romanos 12:16).

  18. divaldo disse:

    o edir macedo mudou o versículo bíblico,trazei o dizimo a essa mega construção que de salomão não tem nada,e eu vou estoura tudo com essa besteira,e não Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa,

    Malaquias 3:10-11

  19. samuel jose disse:

    Edir Macedo o Bispo Abortista e muito avarento também Deus te repeenda causador de escadalos!

  20. ALEMÃO disse:

    É O SISTEMA.

  21. Não sei como pode alguém ainda acreditar em bispo Macedo e igreja Universal? e o pior doarem tanto dinheiro para eles, na ambição de ficarem ricos também, gente! acordem leiam a palavra de Deus e vejam que o discurso da UNIVERSAL – IURD, não tem nada haver com o que Jesus pregou. leiam Mc 16:15, Jesus manda pregar o evangelho a toda criatura, Ef 2;8,9 Paulo ensina que a salvação é pela graça, ou seja na linguagem original da Bib. Graça significa: favor imerecido de Deus, tudo que recebemos de Deus, não é através do nosso mérito, ou por dinheiro, a respeito dos dízimos e das ofertas o que a Bib. ensina, é que o devorador será repreendido, e não que ficaríamos ricos, se trabalhar-mos e empreender-mos, o Senhor pode sim nos prosperar, mas tudo consequência do trabalho e da vontade dele, em 1º Tm cap. 6:9 Paulo ensina que: ” Os querem ser ricos a todo custo, caem em laços” a paz do Senhor.

  22. Adriano Alves disse:

    luciano disse: 15 de agosto de 2014 ás 3:06 pm
    O padre marcelo rossi gastou milhões em seu santuario em São paulo também e nen deu polêmica,agora como é um templo evangélico se dá tanta polêmica.

    “Templo Evangélico” luciano ? Tem certeza? A Igreja Universal do Reino de Deus não é Cristã ( é abortiva, alcoolatra) não é Protestante ( não tem nenhum vinculo com a Reforma) NÃO é igreja é uma seita que nunca deve ser confundida com EVANGÉLICA.

    1. Fernando disse:

      Quem é vc cara pra chamar uma igreja que cresce no mundo inteiro de seita?
      Isso mim parece mais inveja.

      1. Edson Souza disse:

        Fernando, a seita dos muçulmanos(o islamismo) tem no mundo inteiro e nem por isso deixa de ser uma seita satânica.

        Então essa sua defensa não cola.

        1. STARDUST disse:

          Tão chamando a iurd de seita? como esse povo é maldoso…

          Só porque a iurd apoia o aborto, tem uma emissora mundana comprada com o dinheiro dos fiéis, tem um partido politico próprio, faz campanha pela troca do anjo, aceita oferta para o templo de salomão vinda de prostituição, e diz que Cristo foi injusto por transformar água em vinho?

          Que exagero…

          1. levi varela disse:

            Adriano, edson e stardust.

            A igreja católica foi abortiva até 1870, mais a mais, do que sei, quanto a aborto é uma opinião do bispo edir, não uma temática dessa igreja, então vá com calma. No RS, os da Assembleia de Deus tomam vinho, álcool durante as refeições, Cristo fabricou vinho e bebeu e deu aos discípulos, o erro é embriagar-se, tipo, ser belo não é pecado, sim o narcismo, a idolatria a si próprio. Vínculo com a reforma, você é aluarado? A que vínculo você se refere? Essa igreja prega as mesmas bases de todas as igreja evangélicas, inclusive as pregadas pela católica, se bem que nem todas as concepções admitidas por esta última.

            Meu caro, não é pelo fato de não sermos dela, que devamos nos tornar críticos e espancadores e levantadores de falso, você agindo desse jeito não vai nem para o céu da boca da onça, imagine estar com Deus com tantas falsas afirmações. Quanto a ser igreja ou seita, os cristãos eram considerados como seita, o que todos são, inclusive a soberba da católica, pois criado por constantino em 300 e o que é pior, tomou para ela ritos e teologias de várias outras igrejas, como reza para levar defunto ruim para o céu.

            Edson Souza,

            Cuidado, meu caro, os muçulmanos invocam a um só Deus, o qual chamam de Alá, você pode discordar de uma ou de outra regra deles e até de alguns dos seus líderes, mas se achar mais e melhor que o islamismo, tal é brincadeira, coisa que a igreja católica fez e faz, mas não cabe aos evangélicos imitarem o que não edifica, o que não constrói

            Stardust, a IURD, do que sei não apoia o aborto, sim Edir, e é bom que você procure compreender os motivos dele assim pensar, não sair criticando, pois este mundo está parecendo um big broder, todos querendo se mostrar mais santo, e sentando a pua em qualquer pensamento diferente, mesmo que aquele pensamento tenha em si um ideal de humanidade, de Deus, de Cristão.

            Política? Deus escolheu os primeiros reis de Israel e os demais, ou você acha que Isau e Davi eram sacerdotes? Cresça, meu caro.

            Oferta de prostituta para o templo de salomão, então lascou tudo, pois Cristo também recebeu, na forma de um perfume.

            Camarada, você viu que acabou de botar Cristo do inferno pra mais baixo ainda. Saiba se criticar, se arme, não criancisse, pois estas mesmas te rebate facilmente.

          2. STARDUST disse:

            levi-ano varela

            Defensor de edir macedo e da iurd.

            Vc já viu na bíblia algum sacerdote que exercesse cargo politico? E um ministro de Deus exercendo cargo politico???

            E Jesus aceitou uma oferta da prostituta para si mesmo, e não para a obra de Deus. São casos diferentes. Presentes podemos receber de quem for, mas para a obra de Deus só de convertidos.

          3. levi varela disse:

            Stardust (starsemestud)

            Acusador de Deus e dos filhos de Deus como um todo.

            Você é fraquinho, meu caro. O estado de Israel foi conduzido pelos líderes religiosos até até a escolha de Isaú e de Davi, ou seja, os sacerdotes concentravam em suas mãos os desígnios religiosos e políticos, aliás o próprio dízimo tinha a função das duas coisa, tamanha era a homogeneidade igreja/estado.

            Jesus recebeu a oferta da prostituta para si mesmo? Então a obra de Cristo não era de Deus? Quer que isso, meu caro, na ausência de argumentos racionais, melhor coisa que a gente deve fazer é emudecer.

            O presente foi para o filho de Deus, e Ele ainda deu uma lição aos discípulos iguais a você, que somente sabem criticar, tipo stardustpedro ou pedrostardust.

            Duas foram as lições dadas por Cristo, a de que nem sempre as coisas de Deus vem do que é correto, portanto importante o ato em si, outrossim que o doador está a se aproximar de Deus e ninguém deve impedir, pois não somos melhores que os demais, sim iguais. Assim, fica comprovado que a doação foi para obra de Deus, pois dessa doação, veio lição de amor e tolerância.

          4. STARDUST disse:

            levi varela

            É uma aberração vc atacar a católica que ajuda aos pobres com várias ajudas sociais, e defender a iurd, que não quer ajudar os pobres…

            Deixo para vc, o seu próprio conselho:

            ” na ausência de argumentos racionais, melhor coisa que a gente deve fazer é emudecer.”

          5. Mary disse:

            Só esclarecendo.

            As doações para o Templo não foram anunciadas, tão somente, como para uma “obra” de Deus, mas uma oportunidade de se buscar o enriquecimento. Talvez, por que Salomão, o construtor do Templo, tb foi agraciado com riquezas, e, o bp Macedo fez uso desse atributo dado a Salomão para difundir a ideia de que todos que ajudassem tb ficariam ricos!
            Por isso, de forma alguma, poderiam recusar as ofertas de quem quer que fosse, prostituta, ateu, ladrão, ou quaisquer que professassem outra religião!
            Olhando por esse lado, com a visão que o bp Macedo teve quando decidiu construir essa réplica do Templo de Salomão, o procedimento não poderia ser outro, mesmo!

          6. levi varela disse:

            Stardust,

            Católica ajudar pobres.

            A católica sequer encontra-se instalada nas comunidades pobres, meu caro.

            Uma instituição super elitizada que não tem igrejas nas periferias, faltam padres, cobra altas taxas escolares, quando assiste a determinados pobres é que recebe subsídios governamentais, se faz presente nas instituições para administrar dinheiro público, não arrecada dinheiro e nem faz campanhas para melhorar as unidades prisionais(desumanas e desestruturadas), a seca do nordeste, as favelas sem nenhuma traço de organização, os drogados nas esquinas, as bebidas, os motoristas bêbados, o desrespeito como essência, igreja que não dar ensinamentos morais, que prega a pobreza como virtude, o celibato como regra para seus líderes religiosos, freiras fechadas em seus conventos, padres sem a gente vê no dia a dia, ou seja, nada de exercer a liderança, ora é essa evangélica que você vem apontar como modelo?

          7. STARDUST disse:

            levi pira na católica…

  23. Marcelo disse:

    Como a Bíblia diz em Tiago: “‘ a verdadeira religião é cuidar dos órfãos e das viúvas em suas necessidades ” Tiago 1:27.

    Traduz-se isto: Órfão – aquele que não tem pai e mãe.
    Viúva – aquela que não tem marido.

    No sentido que tiago fala que é espiritual. é só isso.

    1. levi varela disse:

      Marcelo,

      Essa igreja, dizem uns aqui, que tem uma ação social chamada abc alguma coisa. Você está dizendo que essa igreja deixou de fazer as ações sociais durantes essa construção e que não mais vai fazer?

      Você está condenando Deus que sugeriu a Davi a construção de um templo? É, meu caro, eu lanço a pergunta por uma questão simples, qual seja? Quando Salomão construiu o templo, acaso inexistia pessoas passando fome?

      Se Cristo que é Cristo se deparou com esse problema social, mas não deixou de receber uma bela dosagem de perfume caro ao mesmo tempo em que criticou seus discípulos.

      Será que o dinheiro que hoje possuímos somente é suficiente para as obras sociais?

      Se essa igreja, muito criticada, passasse a dar todo os seus recursos, você não seria o primeiro a dizer que estava ela agora querendo comprar os pobres com pratos de sopa, camisa, vestimentas, consultas, e que caberia ao governo fazer em face dos altos impostos que nos cobram, quase 40 por cento?

  24. Alam Adriano Soares disse:

    O orfao e a viuva, sao pessoas desamparadas que nao tem o que comer beber ou vestir, sao a classe mais baixa da sociedade, sao pessoas clamando por socorro e ninnguem ajuda. Querem arrancar o que sobrou. As pessoas pedem socorro divino, mas comem veneno, bebem veneno, so amam e praticam o mal. Os mandamentos de Deus estao equecidos. Convertam- se! Jesus esta a porta.

  25. Rui disse:

    ENTÂO o ma$$edão desmentiu o pa$$tor “vai arrebentar” KKK

    ” cesarr7 disse: 9 de abril de 2014 ás 1:29 pm A universal tem distribuído tudo o que recebe com os pobres”
    sabe de nada inooooocenteKKKK esse “pa$$tor iurdiano vai arrebentar ” kkkkkj

    1. Edson Souza disse:

      kkkk vixi, foi desmentido pelo próprio chefão.

  26. J.Neto disse:

    Esse mega templo do macedo, nunca foi e nunca será templo de Salomão, isso é uma absurdo, o certo, templo do macedão, desse mercenário da fé, chamado edir macedo.

    1. levi varela disse:

      J. Neto.

      Templo de salomão? Onde você viu ou ouvia essa história que o templo feito por edir é o de salomão.

      Primeiro, nunca mais vai existir o templo de salomão, pois está morto, a não ser que um lider com esse nome construa.

      Do que sempre se ouviu, é que se trata de uma réplica, veja no dicionário o que é réplica.

      Aliás, na sua casa você pode construir um também, é só chamar um especialista em miniatura que fará.

      É cada coisa que se ouve. A bem da verdade, a bíblia proíbe construir algo assemelhado ao templo de salomão? Veja, meu caro, o que Herodes fez, esse sequer era igual ao de salomão, pois bem maior.

      O importante não é a construção com suas paredes, sim o destino.

      Maior e bem maior é o vaticano, outrossim, com recursos conseguidos para sua construção usando artimanhas diversas a ponto de Lutero se opor totalmente e dividir a igreja católica que se afastara e muito e há muito tempo de Deus, mas vocês não falam, sequer da casinha do bispo alemão, 1/3 do valor dessa igreja.

      Perdeu o senso da crítica, meu caro?

      1. J.Neto disse:

        Sr Levi, o que todos da universal dizem, com a boca cheia, templo de Salomão, e não a réplica do templo de Salomão ok ?
        Não perdi o senso da crítica não sr. Levi.
        Esse mega templo do macedão, e qualquer outro templo, é mesma coisa.

        1. levi varela disse:

          Sr, Jota Neto,

          Os argentinos dizem que Maradona foi mais jogador que Pelé, então Maradona é maior.

          Quer que isso? Continua ainda sem senso de crítica, meu caro?

          1. J.Neto disse:

            E o sr. continua o mesmo retardado de sempre, todo mundo menos o povo da iurd sabe, que esse templo nunca foi e nunca será templo de Salomão, não é somente uma pessoa que fala, como o seu exemplo ridículo, é a nação universal que fala, somente uma anta como o sr. que não entende o que eu quis dizer, não pretendo discutir mais
            esse assunto com pessoa doente da cabeça como vc. tchau.

          2. levi varela disse:

            J, Neto,

            O templo é à Salomão, ou seja, no estilo do construído por Salomão.

            ´|E que quando se fala, não se pronuncia a crase enfaticamente, daí você confundir e achar que o povo diz que é o templo de Salomão, é à Salomão.

            Não temos culpa do nosso povo ser analfabeto, muito menos da nossa língua ser complicada.

            Roupa à Luiz XV, lembra dessa lição em sala de aula. Ou seja, vestimenta feito no modelo do rei francês… calma.

  27. daniel alves disse:

    O dinheiro foi doado por IDIOTAS para matar a forme do Edir Macedo que, a cada dia, fica mais rico, as custas desses incautos e perfeitos otários. Lamentável

    1. Eleito disse:

      Qual e o teu problema com os que contribuiram com esse templo?

  28. Mary disse:

    **************…A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO…****************

    Certa ocasião, um perito na lei levantou-se para pôr Jesus à prova e lhe perguntou: “Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? ”
    “O que está escrito na Lei? “, respondeu Jesus. “Como você a lê? ”
    Ele respondeu: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’”.
    Disse Jesus: “Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá”.
    Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: “E quem é o meu próximo? ”
    Em resposta, disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
    Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
    E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
    Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
    Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
    No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
    “Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? ”
    “Aquele que teve misericórdia dele”, respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: “Vá e faça o mesmo”.
    Lucas 10:25-37

    ***********…ELEMENTOS DA PARÁBOLA…***********

    JERUSALÉM

    Para as religiões abraâmicas significa “a visão da paz”, era um local de paz, história, religião e privilégio. Essa era a cidade que Deus escolhera para ali colocar o seu nome, o centro de adoração e comunhão com ele próprio.

    JERICÓ

    Biblicamente era a cidade da maldição (Josué 6:26); no entanto, era uma bela localidade, graças à sua localização e suas palmeiras. Mas essa cidade, que estivera debaixo da maldição durante séculos, tornara-se, naquele tempo, um abrigo sacerdotal, onde viviam sacerdotes quando não estudavam em Jerusalém, distante aproximadamente 24 quilômetros.

    A estrada entre as duas cidades estava situada num vale rochoso e perigoso, e era freqüentada por ladrões e assaltantes; portanto não oferecia segurança aos viajantes. Sacerdotes e levitas, graças à sua vocação religiosa, nunca eram molestados pelos ladrões que, por causa de seus atos de violência, fizeram com que aquela região selvagem recebesse o nome de Adumim (Josué 15:7, Josué 18:7), ou passagem de sangue. Josefo nos conta que um pouco antes de Cristo haver narrado essa parábola, Herodes dispensara 40 mil trabalhadores do templo, e muitos deles se tornaram assaltantes de estrada, corruptos, e tinham a seu favor os lugares que ofereciam condições para se esconderem e as curvas fechadas da estrada, para os ajudarem em seus saques diabólicos.

    Foi por essa estrada infestada de ladrões que “um homem” viajava e descia de Jerusalém para Jerico. Não sabemos quem ele era. Provavel­mente um mercador judeu. Talvez tivesse acontecido um ato de violência como aquele, recentemente, e nosso Senhor, ao tomar conhecimento disso, o usou com grande resultado. É também provável que os la­drões observaram os passos do viajante e conheciam quais eram os seus negócios; e concluíram que ele provavelmente trazia dinheiro consigo. Então armaram uma emboscada contra ele e, após amarrá-lo, feriram-no e o deixaram quase morto. Roubaram-lhe tudo o que tinha e vestia, de forma completa e impiedosa. Mas esse foi apenas o menor dos danos que os ladrões lhe causaram. Eles o espancaram violentamente e o deixaram exausto e quase morto para que falecesse na solidão daquele local inóspito. Aqueles assaltantes jamais esperavam que outro viajante fosse passar exatamente naquele local da estrada, deserta e perigosa, a tempo de salvar aquela vítima quase assassinada.

    É nesse ponto que o Mestre das parábolas acrescenta um toque fas­cinante: “Casualmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote”. Casualmente. Será que o viajante abandonado e semimorto veria aque­la situação como casualidade ou destino? Será que Deus tinha alguma relação com o desenrolar dos acontecimentos na vida dos homens, e sabia como lhe providenciar alívio? A palavra usada aqui para “casualmente” foi coincidência. Não foi por frívola casualidade que o sacerdote, o levita e o samaritano passaram por aquele mesmo local onde o homem estava deitado, gemendo. Eles trilhavam aquele caminho porque Deus assim preparara aquele momento, e assim cumpriu com exatidão o seu plano. O Senhor, como planejador Onisciente, sabe como fazer acontecer um encontro entre pessoas quando necessário. “Muitas boas oportunidades estão encobertas sob os acontecimentos que parecem acontecer apenas por acaso”.

    Na providência de Deus ou nos registros dos evangelhos, não existe casualidade. O sacerdote passou por aquele caminho exatamente para que algo coincidisse e harmonizasse-se com outro acontecimento. Ele jamais evitaria encontrar-se com o homem que precisava de ajuda. No entanto o sacerdote não viu aquela situação como uma feliz coincidência, algo planejado por Deus para que pudesse ajudar uma alma necessitada. Ele viu o viajante que fora abatido e estava agonizante, mas passou por ele sem nada fazer.

    DOUTOR DA LEI

    Um especialista na Torá. No grego, nomikos, o qual seria considerado um “advogado” no contexto não judaico, aqui significa um especialista na lei judaica, incluindo tanto a Torá Escrita quanto Oral (a Tradição dos Anciãos mencionada em Marcos 7:2-4).

    SACERDOTE
    Sumo Sacerdote judeu usando as vestes sagradas.

    Esse saudável e despreocupado sacerdote, um servo da lei obrigado a agir com misericórdia até para com um animal (Êxodo 23:4-5). Temos aqui um homem que dizia abertamente ser consagrado a Deus e, nesse exato momento, estava a caminho de casa, após ter cumprido o seu turno no serviço do templo. E claro que, após as suas orações e sacrifícios, ele será misericordioso para com o homem que dolorosamente precisava de misericórdia. Porém esse líder espiritual, que era um dos 12 mil sacerdotes os quais viviam em Jerico naquela ocasião, evidentemente tinha deixado Deus no templo e não tinha tempo nem compaixão pelo seu desafortunado companheiro judeu. Talvez ele estivesse demasiadamente apressado para chegar em casa, a fim de cuidar de seus outros interesses. Assim como o doutor da lei, para quem Jesus proferiu esta parábola, esse sacerdote conhecia a lei com o seu mandamento sobre o amar a Deus e ao próximo; mas, se havia um próximo, certamente era aquele homem abandonado, seminu e agonizante que estava ali aos seus pés. Porém, com dureza de coração, ele passa distante do ferido, pelo outro lado!

    O LEVITA
    Levita hebreu.

    Sendo chamado Levi, ele era quase certamente um descendente de Levi, filho Ya’akov e, portanto, um membro da tribo levita separado para o trabalho ligado ao Templo. O outro membro dessa tribo que veio a crer Yeshua foi BarNabba (Atos 4:36). O trecho de Êxodo 6:7 nos diz que “Um grande número de Kohanim tornou-se obediente à fé” (os kohanim ou sacerdotes são um clã dentro da tribo de Levi).

    Entre os judeus não messiânicos de hoje, os kohanim ou levitas ainda detém certos direitos e responsabilidades distintos daqueles de outros judeus. Por exemplo, na leitura pública da Torá numa sinagoga ortodoxa, a primeira leitura é feita por um kohen, a segunda é feita por um levita; e as leituras seguintes (da terceira até a sétima) podem ser feitas por qualquer outro homem judeu.

    Em seguida, surge outro viajante e, com o seu caminhar, a esperança volta a brilhar dentro do homem quase morto. O levita era da mesma tribo do sacerdote, mas de um dos ramos inferiores. Era um servo do templo e, como ministro de adoração e intérprete da lei, deveria ter sentido grande vontade de ajudar aquela alma assustada que ele viu; contudo, deixou o homem sem assistência. Esses dois líderes espirituais deveriam ser os primeiros a traduzir sua fé em Deus, em preocupação e cuidado para com o corpo espancado do viajante.

    Por que Jesus introduziu o sacerdote e o levita na parábola? Foi para reprovar uma RELIGIÃO FALSA, SEM CORAÇÃO, DESTITUÍDA DE PAIXÃO, formal e organizada, para revelar no bom samaritano o verdadeiro espírito da religião em sua essência. Jesus era fiel à religião dos judeus, mas escolheu o filho de Samaria, para fortalecer a SUA REPREENSÃO ao SACERDOTE e ao LEVITA que haviam falhado em sua sublime missão, da mesma forma que a IGREJA SE ESQUECE DO SEU DEVER PRIMÁRIO, quando a fortuna, o conforto, a descontração e o orgulho minam as forças de sua compaixão.

    Um homem de Shomron. Isto é, um homem de Samaria, mais conhecido como o “bom samaritano”. Tem havido inimizade por séculos entre os judeus e os samaritanos, e assim o interrogador de Yeshua provavelmente também teria pouca apreciação pelos samaritanos, e poderia ter pensado que se um sacerdote e um levita se recusaram a ajudar o homem, quanto mais um indigno samaritano o ajudaria. O próprio Yeshua tinha recentemente viajado através de Samaria.

    Os samaritanos não eram puros em termos raciais, mas uma mistura de judeu e gentio; por isso, eram odiados pelos que tinham o sangue integral do grupo étnico judaico. Os judeus não queriam comunhão com os samaritanos e os rejeitavam. Embora os dois grupos morassem próximos uns dos outros, não se consideravam e nem se tratavam como próximos no sentido moral da palavra. Assim o doutor da lei deve ter ficado bastan­te surpreso, quando Jesus apresentou o samaritano como a única pessoa que se dispôs a ajudar aquele judeu indefeso, na estrada solitária e perigosa. O homem que ajudou o pobre necessitado foi exatamente o que ele menos esperava que o faria.

    Adaptado do wikipédia.

    1. Mary disse:

      ESSE COMENTÁRIO VALE A PENA SER REPRISADO!

      Não devemos nos preocupar muito com o Edir Macedo, ele não esta nem um pouquinho preocupado com o que você pensa sobre ele ou sobre o Templo chamado de Salomão, mas na realidade deveria se chamar Templo do Edir Macedo. Veja que ele não tem time, o time dele é o que está ganhando, hoje a Dilma, amanhã o outro que entrar, quer ficar do lado dos poderosos da terra para que nada lhe aconteça, ninguém tome o Templo dele. Jesus abomina esse tipo de comportamento. Mas, vamos permanecer na nossa paz sabendo que o que se planta é o que se colhe. Mas, Senhor, eu orei, eu fiz milagres em teu nome? Apartai-vos de mim malditos para o fogo eterno. (Mt.07:22) Não vos conheço. Não se preocupem deixe que ele siga em frente, quanto maior é a árvore maior é o tombo. Agora o elemento tem um classe para tomar o dinheiro dos outros, é até um caso a ser estudado. Alô! Vocês que tem espírito de pesquisa científica, Antropólogos, por favor estudem esse caso. É o tal do Poder da Mente, podem começar por aí. Duvido que não seja.

  29. levi varela disse:

    Quando Salomão construiu o templo, acaso inexistia fome?

    Quando Cristo esteve aqui somente uma vez deu de comer aos que o seguiam, as demais pessoas da Judeia e do mundo da época Dele não passavam fome?

    Quando o governo fez escolas para stardust, Mary e outros mais para estudarem, para aprenderem as letras, acaso na época não havia pessoas aqui no Brasil passando fome?

    Quando os governos e as igrejas constroem estruturas para servirem de escolas e igrejas, acaso eles deixaram de fazer as ações sociais, tipo bolsa família, cestas básicas?

    Quando o geverno federal construiu os estado deixou de aplicar os recursos da saúde, da segurança e da educação?

    Antes do governo federal enfrentar essa seara, acaso a saúde, segurança e educação não possuìam falhas?

    Será que o desmantelo que ora se encontram as ações acima citadas decorre da falta de recursos, de má gerência ou de desvios? Acertou quem respondeu as duas últimas alternativas.

    O Brasil está cheio de sem noção iguais a Stardust. Aliás, a igreja que dizem ser a dele, a Mundial, gastou e está gastando muito dinheiro com construções de templo, mas nunca vi ele criticando, somente critica essa igreja? Sequer criticou o bispo alemão que fez uma casa de valor equivalente a 1/3 desse templo.

    1. Mary disse:

      Levi Varela,
      Em primeiro lugar, gostaria de saber como se sente ao ler o que acabou de escrever? Acha que isso contribui para a abertura de mente de alguém? Acha que acrescenta algo espiritualmente aos seus leitores? Se disse não em ambos os casos, parabéns!
      Agora, vamos ao conteúdo.
      Porque vc e tantos outros concordantes e defensores dessa obra bilionária, costumam se justificar nos erros e equívocos de outros?
      Então, porque construiram o Vaticano temos que achar normal a construção do Templo?
      Porque gastaram com estádios para a copa, temos que concordar com os gastos do Templo?
      Porque Jesus não saciou todos os famintos de sua época, mas apenas a multidão que O seguia, não podemos criticar o Macedo, por ele achar que alimentar pobres, seja de somenos importância?
      Então, mediante as suas justificativas, te pergunto? Porque ser cristão? Porque querer ser salvo? Porque querer viver honestamente? Porque não trair, não mentir, não roubar e não matar? Tá assim de gente graúda fazendo tudo isso e se dando bem! Me responda???

      1. levi varela disse:

        Mary,

        Minha cara, no mundo de hoje, tudo que é construído quase sempre não possui em seu âmago a ideia de aproximar o homem de Deus, muito menos do Deus de Israel, sendo os judeus massacrados por séculos como se ratos fossem, tudo a reboque dos que se dizem religiosos em face de atribuírem a morte de Cristo a eles.

        Minha cara, bom seria que todas as denominações construíssem seu templo de salomão, modo de dar força à palavra de Deus, e de sobra manifestar discordância contra todos os povos que massacram os judeus, sendo agora repetido pelos próprios irmãos árabes.

        Eu vejo nesse templo algo que vocês e até seu construtor/edir não tenha percebido, o que? Lição de tolerância, e ninguém deve jamais medir os centavos com os custos de campanhas/objetos que geram consciência coletiva, autoreflexão, amor ao próximo,

        Desculpe, eu vejo Deus escrevendo certo em linhas tortas, você também verá isso um dia, inclusive servindo de alerta os judeus fundamentalistas que querem a construção do templo no mesmo lugar onde ora se encontra uma mesquita, ou seja, declaração de guerra, quando Deus encontra-se em todos os lugares, em todas as igrejas, não como os radicais acha.

        Torço que os judeus façam viagens ao nosso país, não por questão turística de dinheiro, mas sim para matarem esse desejo de templo em lugar complicado, quando já existe um aqui, embora tão distante, mas num país que tem setenta por cento de sua população descendentes de judeus, mas que esqueceram as picuinhas que os fez voltar para a judéia, que soubemos nós aceitar nosso destino longe de onde vimos, mas vendo tudo isso como passado, vendo aqui a terra prometida, a terra que Deus nos deu.

        1. levi varela disse:

          Mary,

          Minha cara, no mundo de hoje, tudo que é construído quase sempre não possui em seu âmago a ideia de aproximar o homem de Deus, muito menos do Deus de Israel, sendo os judeus massacrados por séculos como se ratos fossem, tudo a reboque dos que se dizem religiosos em face de atribuírem a morte de Cristo a eles.

          Minha cara, bom seria que todas as denominações construíssem seu templo de Salomão, modo de dar força à palavra de Deus, e de sobra manifestar discordância contra todos os povos que massacram os judeus ante da segunda guerra, fato que agora se repete pelos próprios irmãos deles, os árabes.

          Eu vejo nesse templo algo que vocês e até seu construtor/edir, talvez, não tenha percebido, o que? Lição de tolerância, e por ser assim, ninguém deve jamais medir esforços e nem dinheiro com os custos de campanhas/objetos que geram consciência coletiva, autoreflexão, amor ao próximo,

          Desculpe, eu vejo Deus escrevendo certo em linhas tortas. Você também verá isso um dia no futuro, inclusive servindo de alerta aos judeus fundamentalistas que querem por que querem a construção do templo no mesmo lugar onde ora se encontra uma mesquita, ou seja, uma declaração de guerra com os árabes e muçulmanos, quando nós sabemos e bem, que Deus encontra-se em todos os lugares, em todas as igrejas, não como os radicais judeus acham.

          Torço que os judeus façam viagens ao nosso país não por questão turística e de dinheiro, mas sim para matarem esse desejo de templo em lugar complexo, quando já existe um aqui, embora tão distante de Israel, mas num país(Brasil) que tem setenta por cento de sua população descendentes dos judeus, mas que esqueceram as picuinhas, portanto não mais interessados em voltar para a Judeia, soubemos nós aceitar nosso destino, destino longe de onde vimos, mas vendo tudo isso resignação, coisa do passado, tendo como certo que aqui é a terra prometida, a terra que Deus nos deu, o solo brasileiro e pronto.

  30. Bethânia bento disse:

    GRAÇA E PAZ.
    NÃO ESTOU AQUI PARA JULGAR QUEM QUER QUE SEJA.
    NA VERDADE QD O BISPO DISSE QUE AS PESSOAS SENTIRAM FOME NO DIA SEGUINTE, ELE, ESTA CERTO, PORÉM, ISSO NAO IMPEDE QUE ELE OS ALIMENTE. AFINAL FOI PRA ISSO QUE DEUS DEU A ELE A LIDERANÇA ESPIRITUAL, AS PESSOAS COMEÇAM DE UMA FORMA CERTA E ACABAM DESVIANDO DO PROPÓSITO DE DEUS, E UMA PENA.
    NA PARÁBOLA, DO MENDIGO E O RICO, QUEM SAIU NA VANTAGEM NO FINAL, FOI COM CERTEZA O MENDIGO. ENTÃO NÃO TEMOS QUE NOS PREOCUPAR, O SENHOR JESUS VEIO PRA SALVAR O QUE SE HAVIA PERDIDO. NO TEMPO ( morte) DO BISPO MACEDO, ELE VAI SE ENCONTRAR COM DEUS E AI VAI SE CONTAR O QUE ELE PERDEU. ESPERO QUE ANTES DESTE DIA ELE SE ARREPENDA DE SEUS PECADOS, ASSIM COMO CD UM DE NOS, O PECADO DELE NÃO E MAIOR DO QUE OS NOSSOS, QUEM NÃO TIVER PECADO, QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA.

  31. Manoel disse:

    “E, quando Jesus ia saindo do templo, aproximaram-se dele os seus discípulos para lhe mostrarem a estrutura do templo.
    Jesus, porém, lhes disse: Não vedes tudo isto? Em verdade vos digo que não ficará aqui pedra sobre pedra que não seja derrubada” Mateus 24:1-2

    “E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas” Lucas 9:3
    E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada.” Lucas 22:35

    “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas” Mateus 6:33
    Não buscar as demais coisas para ter o reino de Deus acrescentado. Os bens materiais são bênção de Deus, mas quando Jesus, disse vida em abundância Ele falava de salvação e vida eterna. veja o que Ele disse: “Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam
    Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam” Mateus 6:19-20

  32. Manoel disse:

    O Macedo tem maior rejeição do que aprovação, onde estará a verdade? De maneiras que ele nos deixa dúvidas, sem contar com seus vídeos de incertezas – YOUTUBE – aborto, dá-ou-desce, prega para trazer os resultados e não para abençoar os fiéis, esbanjamento com o dinheiro dos dízimos e ainda, chama esposa de pastores de carrapatos, talvez por estes não atingir as metas, isto é, grana mensalmente arrancada dos incautos determinada por ele o Macedão.

  33. Alam Adriano Soares disse:

    Bom dia para todos, a paz do Senhor. Na minha opiniao esses comentarios nao esclareceram. Jesus alimentou a multidao, porque eles o seguirao deixando tudo para tras, estavam longe de suas casas e famintos. A fome sempre existiu, decorrente do pecado e desobediencia a Deus. Em proverbios esta escrito; fui moço e agora sou velho, mas nunca vi um justo a mendigar o pao. Jesus veio para restaurar a comunhao do homem com Deus que foi perdida por causa do pecado, pregando o amor, os seus seguidores deveriam matar a fome de quem tem, repartir com o proximo o que tem, isso e misericordia. Aquele que e seguidor de cristo deveria guardar os seus ensinamentos e assim pra tica- los. Ao inves de te ajudar, eles estao tomando o pouco que voce tem. Quanto aos politicos e corruptos, nao devemos associar a igreja de Jesus, com eles. Pois sao pessoas que ainda esperam ser alcançados pelam graça de Jesus.

  34. Verdade disse:

    Porque estão se fazendo de Judeus?

    Conheço a tua tribulação e a tua pobreza {mas tu és rico}, e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.´Apocalipse 2:9

    Seriam eles?

  35. Verdade disse:

    Este é o discurso da grande maioria das igrejas que se intitulam evangélicas hoje…. e de seus membros. Que são ricos, prósperos, etc etc.

    Afinal tudo que importa é dinheiro?

    Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu; Apocalipse 3:17

    Segundo apocalipse à igreja de Laodiceia…

    Acham mesmo que seria coincidência?

    1. levi varela disse:

      Se é assim como você está dizendo, então a igreja católica de há muito encontra-se condenada, pois os ricos deste país, da america latina, da itália, espanha são todos católicos. Se tiver dúvidas, é só dizer que trago item por item do que falei.

      1. Verdade disse:

        Seria a mãe desta hidra de milhares de cabeças que por estelionato se intitula evangélica? Certamente as duas tem o mesmo DNA porque seriam distintas? Não seria a religião criada pelo imperador romano constantino no terceiro século, que juntou sincretismos de adoração a mitra, jupter, DZeus, etc, que nada tem da simplicidade do Eterno e ainda se intitula cristã = ungido… Esta que pariu milhares de templos que manteve todo seu sincretismo e os seus filhos, uma hidra com milhares de cabeças que se digladiam entre si disputando a carne dos carne dos homens corrompidos, mastigando-os lentamente destruindo sua alma, e todo amor, em toda sorte de enganos e corrupção?

    2. Rose disse:

      E que tal ser rico, próspero e amar a Deus sobre todas as coisas! Não seria uma bênção! Tanto o pobre quanto o rico vão para o inferno se não aceitarem Jesus como salvador, porque a salvação não depende de classe social, raça, sexo, cor, etc.

      1. levi varela disse:

        Igual a jó não é?

  36. RICARDO FARIAS disse:

    Por que insistem em dizer que a IURD é uma igreja evangélica? Ela parece uma mistura sincrética de espiritismo, judaísmo e cristianismo, bem típica da igreja ecumênica que surgirá no final dos tempos.

    1. Rose disse:

      Sabe que eu também não entendo porque chamam a IURD de igreja evangélica! Afinal lá não se serve religião e sim a Deus!

  37. Marcos disse:

    A igreja de satanas, do aborteiro assassino do pedir mais cedo, cada vez mais mostrando as suas garras satanicas e malignas para a sociedade civil.

  38. Manoel disse:

    Na verdade, pudemos mostrar o que vemos com testemunhos palpáveis dentro da IURD, mas julgar corremos o risco de estarmos incorrendo em Mat. 7:1-2.

  39. Rui disse:

    ma$$edão!! o e$$pertalhão kkk

  40. to com fome disse:

    Bem, pra mim pouco importa de onde virá….enquanto estão discutindo ai, eu e minhas filhas estamos com fome….resumo quem fez a igreja tá errado e quem fala mal também. bla bla bla bla e eu com fome, tenho dito. E não me venham falar de trabalho…se tiver um pra mim, agradeço. pois o bla bla aqui é fome, então to com fome e ai?

  41. VOZ disse:

    O que agradaria mais o coraçao de Deus e o Rei Jesus Cristo:Por um teto seguro sobre a cabeça dos desabrigados da enchentes pelo pais?Ou Uma abominaçao,completamente intuil,onde a exploraçao finaceira ja começa so para entrar e acaba em canpanhas ridiculas que nada edificam,e ainda por cima os donos deste pedaço de concreto e pedras inuteis querem categorizar e padronizar as pessoas a suas imagens e semelhanças?Se voce nao for responder nenhuma das duas questoes nem adianta querer me insultar ou defender estes mercenarios, pois sera ignorado e demonstrara toda sua ignorancia

  42. VOZ disse:

    O que agradaria mais o coraçao de Deus e o Rei Jesus Cristo:Por um teto seguro sobre a cabeça dos desabrigados da enchentes pelo pais?Ou Uma abominaçao,completamente intuil,onde a exploraçao finaceira ja começa so para entrar e acaba em canpanhas ridiculas que nada edificam,e ainda por cima os donos deste pedaço de concreto e pedras inuteis querem categorizar e padronizar as pessoas a suas imagens e semelhanças?Se voce nao for responder nenhuma das duas questoes nem adianta querer me insultar ou defender estes mercenarios, pois sera ignorado e demonstrara toda sua ignorancia

    1. levi varela disse:

      Cristo preocupa-se almas que vão para o inferno por ausência de evangelização, e esta se dá dentro dos templos, nos meios de comunicações e etc.

      Mais importante que a barriga do pobre, é a alma deles e dos ricos, meu caro.

      Leia as palavras de Cristo, verá que a preocupação maior não é a falta de alimentos, sim de quem pregue, de quem leve a palavra, palavra essa que dá suporte a esfomeado, a quem não tem paz, a doentes, a ricos insatisfeitos, a religiosos fundamentalistas…

      A principal ação de Cristo foi a palavra que alcança a todos, não comida para pobres, embora não tenha esquecido disso.

      Lembre-se que Ele alerta que o Reino de Deus não é comida e nem bebida.

      1. Consciência disse:

        Só não enxerga que não quer.
        Jesus nunca pediu para construir um único templo. Por causa da idolatria do povo ao templo. E o único que tinha na época ele profetizou que seria destruído. Não ficaria pedra sobre pedra. Ele enfrentou os doutores de leis, do templo, da religião, que dominavam o povo. Libertou o povo da religião e da escravidão aos doutores e fariseus, ele havia consumado as escrituras e já um templo não tem razão de existir uma vez que o verdadeiro templo foi criado pelo seu sacrifício.

        Evangelho do Macedo?
        … cria templo, para ensinar que tem que dar dinheiro para o macedo para…
        … construir um novo mega templo …
        … para encher de gente para ensinar que tem que dar dinheiro para ao macedo para…
        construir um novo mega templo …
        … para encher de gente para ensinar que tem que dar dinheiro para ao macedo para…
        … construir um novo mega templo …

      2. VOZ disse:

        Pois e tipica resposta de um cego sem discernimento,bem vindo de voce eu entendo.Afinal igrejas tem que estar na mesma altura que moteis,casas noturnas,etc.Incrivel mesmo e que o Reino do ceus nao e feito destas coisas,comida ou bebida,mas voces nao param de falar e dsicutir sobre isso,defendendo com todo tipo de argumentos limitados,como o seus.E que evangelho eles estao pregando,o envangelho do Reino,que consistem em arrependimento,negar-se a si mesmo,pegar a cruz e seguir a Jesus cristo?Nao este ninguem quer,e sao palavra de Jesus tambem,mas esta voce parece nao conhecer e estes mercenarios tambem nao querem saber destas palavras tambem,entao va ler a palavra de Deus,quem sabe voce aprende alguma coisa,sobre o verdadeiro evangelho.Agora quanto aos meus questionamentos voce nao respondeu,entao isto faz de voce um “ignorante”,sobre o que agrada o coraçao do Pai.Mas o fim das palhaçadas gospel esta no fim.E claro que agora voce vai escrever um monte de besteira para defender sua loucura e dos outros tambem,vai fundo pode mandar.Quanto a verdade tenho convicçao firme,tudo passa,o tempo e minha testemunha.

      3. VOZ disse:

        E nem falei em alimentos.Voce tem que aprender a ler.

        1. levi varela disse:

          Voz,

          Entendi, agora entendi.

          Para seguir a Cristo somente os que se despem de si próprio, tome a cruz e siga a Cristo.

          Bom, agora entendi mesmo, mesmo. Somente os que são pobres possuem o direito a assumir a cruz e seguir a Jesus, pois os demais, os que possuem algo, não são capazes de seguir a Jesus.

          José de Arimateia, discípulo de Cristo rico, mas Cristo aceitou ele, assim como as mulheres ricas registradas em lucas 8.3.

          Pro céu vai os que obedecem a Deus, mas se você acha que somente os pobres obedecem, então exerça seu direito de renegar os ricos do velho testamento e do novo testamento, os de hoje.

          Meu caro, se pobreza fosse certeza de ir para o céu, a mensagem nas igrejas seriam em sua sua defesa, em sua apologia.

          Dispa-se, meu caro, das coisas que não o fazem subir aos céus, como: soberba, distorção da palavra de Deus, linguarudo, julgador, amante da mentira…, daí suba para os céus, pois se não for assim, vai ficar o tempo todo aqui carregando sua cruz, assim como os católicos carregam em suas promessas de sofrimento, de exibição, numa igreja que somente ensina a pobreza, embora ela seja rica, a mais rica instituição do mundo.

          1. VOZ disse:

            Voce nao passa de um agente provocador,mente cauterizada.Voce esta embriagado com o vinho onde ha dissoluçao,voce e cego pobre e nu.E memso assim voe nao respondeu minhas perguntas,voce nao quer a verdade.Pelas suas palavras voce e condenado.

          2. levi varela disse:

            Quem acabou de me condenar foi você. Tantos adjetivos: mente cauterizada, provocador, embriagado, dissoluto, cego, pobre, nu e condenado.

            Obrigado, meu irmão.

          3. VOZ disse:

            E mesmo assim voce nao respondeu nenhumas das questoes.

      4. Carlos Leandro Costa dos Santos disse:

        “O reino de Deus não é comida nem bebida”. Você parece vendado pelos preceitos neopentecostais.

        Então vou dar um aviso a você:

        Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;

        Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;

        Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.

        Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome,

        ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?

        Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.

        Mateus 25:41-45

        Antes que você diga que estou cometendo um erro hermenêutico, quero lhe dizer que as pessoas que foram condenadas foram as que foram inúteis e tiveram um coração duro, argumentando que evangelizar não tem a ver com a obra social. Não foi o fato de não alimentar os pobres nem visitar os enfermos que os condenou, mas sim uma fé morta.

        Concordo com você, o evangelho vai além do comer e beber! Isso é amor, e sem isso, você também não terá a salvação.

        A sua fé sem produzir frutos manifestos em boas obras, é morta em si mesma. Quem é salvo, produz frutos.

        Deus abençoe!

  43. ivan disse:

    mas existe um cara que era pobre e hoje e rico graças a iurd se chama edir macedo a mais de 35 anos vivendo as custas do terreiro gospel que ele dirige . por certo quando a record fez aquela reportagem de 35 anos da iurd poderia ter mencionado rr soares do qual ele usurpou a liderança da seita dando mais uma amostra da sua habilidade como vagabundo.

    1. Consciência disse:

      Agora ele tem a o templo de salomão…

    2. francisco disse:

      ivan ,todo jugamento pertence a DEUS ,não a você,porque vcs não falam das milhares de vidas transformadas que existe la ex bandido ex viciado , eu sou uma testemunha viva de uma pessoa que se libertou das drogas cocaina crack etc . hoje não sou mais da iurd , sou de outro ministrio ,mas não concordo com este jugamento que vcs fazem,isso só demostra a mais pura inveja ,me descupe de dizer isso , porque vcs não falam da abc , que é uma grande ação social da iurd que tem ajudado muitos pobres a se tornarem homens independente que posam andar com as propria perna, fala da fazenda canaã mostra a fazenda canaão , exemplo abhttp://www.youtube.com/watch?v=hKp5JCJY6hoc –
      tambem da fazenda canaã http://www.youtube.com/watch?v=NeW4aS4vN98 fdorme com dorme com essa amigo!!!!

  44. Consciência disse:

    O ensino, caçado, montado, versículos, construído, consiste basicamente uma barganha com Deus. Os seguidores são pegos pela cobiça. Geralmente o foco são pessoas quem recursos para dar. Quem dá por exemplo, porque nas entrevistas aos ‘demonios’ dos ‘possuídos’ que rolou na internet falando no microfone que que desse tudo ao ‘templo’ ficaria rico, se desse tudo. Quem acredita, neste tipo de coisa, mas tem gente que acredita e dá tudo.
    Inúmeras outras estratégias tem o mesmo objetivo, fazer a massa dar tudo.
    Estes foram pegos pela cobiça de ficar rico?

  45. Consciência disse:

    Se Jesus precisa de um templo, feito por mãos humanas, porque ele profetizou a destruição do único templo de Israel?
    Porque nenhum templo foi ordenado a construir aos seus discípulos?
    Porque nenhum templo foi construído por eles?
    Porque ele afirmou que não haveria lugar para adorar se não no interior, em espírito e em verdade?
    Porque justamente o primeiro templo construído foi depois de 300 anos pelo imperador Constantino de Roma, que declarou religião oficial de Roma e passou a religião oficial de roma, deturpando toda a simplicidade do evangelho, misturando os cultos com vários sincretismos de cultos pagãos da época e criando uma nova casta de religiosos poderosos ligados à política e sedentos de poder?

  46. Alam Adriano Soares disse:

    Nao se trata de ser rico ou pobre, o que deus quer e misericordia e nao sacrificio. 1Joao,4;20. Quem ama a Deus, ama o proximo, quem ama o proximo o ajuda quando precisa.

  47. Carlos Leandro Costa dos Santos disse:

    Sabe…

    Sim, com 680 milhões dá pra fazer a diferença na fome.

    Engraçado que tem certos líderes religiosos que encaram a bíblia como uma revista da AVON, onde pegam aquilo que querem e colocam um nominho encima, e o que não querem ignoram.

    Vejamos o ensinamento de Tiago, e me digam vocês mesmos se o bispo está sendo bíblico em sua argumentação:

    Porque, se no vosso ajuntamento entrar algum homem com anel de ouro no dedo, com trajes preciosos, e entrar também algum pobre com sórdido traje,
    E atentardes para o que traz o traje precioso, e lhe disserdes: Assenta-te tu aqui num lugar de honra, e disserdes ao pobre: Tu, fica aí em pé, ou assenta-te abaixo do meu estrado,
    Porventura não fizestes distinção entre vós mesmos, e não vos fizestes juízes de maus pensamentos?

    Tiago 2:2-4

    E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
    E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

    Tiago 2:15-16

    Não podemos, como cristão que insistimos em nos intitular, seguir meia palavra de Deus. Isso é loucura.

    Vejamos agora a situação do povo no tempo em que fora construído o templo:

    E Davi deu ordem a todos os príncipes de Israel que ajudassem a Salomão, seu filho, dizendo:
    Porventura não está convosco o Senhor vosso Deus, e não vos deu repouso ao redor? Porque entregou na minha mão os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o Senhor e perante o seu povo.

    1 Crônicas 22:17-18

    Repare que era um tempo tranquilo, em que o povo estava vivendo em boas condições e o rei se preocupava com eles, e com os recursos além dos recursos para alimentar e acolher o povo, separou o dinheiro para a tal construção. Depois que o povo estava bem em todas as esferas, o projeto do templo se inicia. Seria esse o contexto agora?

    Pensem nisso. Quando dizemos que os recursos poderiam ser empregados de maneiras muito melhores e mais agradáveis a Deus, não estamos brincando.

  48. Verdade disse:

    ¶ E Jesus, respondendo-lhes, começou a dizer: Olhai que ninguém vos engane;
    Porque muitos VIRÃO EM MEU NOME , dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos.

    OBS: A palavra CRISTO é uma adaptação para o Português da palavra grega CHRISTOS, que significa UNGIDO. Quantos hoje não se dizem UNGIDO e estão à ensinar heresias?

    [>] O único templo que existia, foi profetizado pelo Salvador que seria destruído…

    Marcos 13: >> E, saindo ele do templo, disse-lhe um dos seus discípulos: Mestre, olha que pedras, e que edifícios!
    E, respondendo Jesus, disse-lhe: Vês estes grandes edifícios? Não ficará pedra sobre pedra que não seja derrubada. <] Se templos humanos eram tão importantes porque destruir o único que havia no lugar não deveria profetizar muitos e muitos templos novos?
    [>] Este templo, nunca foi o templo verdadeiro que o Eterno preparava desde a eternidade.

    [X] Quando o Salvador veio e nos deu sua vida, ele é o caminho de acesso completo ao pai e tornou real o templo verdadeiro. Todos aqueles que o amam, ele e o pai farão morada e se manifestarão diretamente sem intermediários.

    João 14:23 >>> Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada. <<>> O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
    […] E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação; <>> Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas;

    [V] Criar intermediários é desprezar as palavras do Salvador e toda sua graça.

    João 14:6 >> Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.

    Não despreze estas palavras do próprio Salvador. Somente estas são Vida Eterna.
    João 11:25-26 >>> Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;
    E todo aquele que vive, e crê em mim, nunca morrerá. Crês tu isto?

    João 14:24 >> Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

    Todas estas são as palavras do próprio salvador…. Aceita-lo não é uma mera confissão da boca pra fora, consiste em receber suas palavras:
    >>> João 12:48 >>> Quem me rejeitar a mim, E NÃO RECEBER AS MINHAS PALAVRAS, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o há de julgar no último dia.

  49. Valéria Matos disse:

    Grande demonstração de amor ao próximo.SQN

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.