Ex braço direito de Edir Macedo na Igreja Universal, Renato Suhett renuncia ao título de bispo para ser consagrado padre na Igreja Anglo Católica

206

O ex bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, Renato Suhett, foi ordenado a reverendo, cargo semelhante ao de padre, da Igreja Epsicopal Latino do Brasil, após renúncia ao episcopado na denominação liderada por Edir Macedo.

Renato Suhett ficou conhecido mundialmente como o braço direito do bispo Macedo, e por gravar dez CDs de música gospel.

Em seu histórico na Universal, Suhett chegou a comandar a igreja nacionalmente, e após romper com a denominação, se afastou. Tempos depois, retornou à igreja, foi novamente consagrado a pastor e se tornou responsável pela IURD no México.

Em 06/04/2012, Renato Suhett divulgou comunicado em seu blog pessoal anunciando sua ruptura com a IURD, abrindo mão “em caráter irrevogável, de renunciar ao episcopado” exercido na “Igreja Universal do Reino de Deus e em outras Igrejas”.


Suhett alegou ilegitimidade de seu cargo, pois segundo ele a consagração não se deu por um apóstolo com linhagem de sucessão: “A minha consagração […] não apresenta validade, uma vez que não estamos de acordo com o método de trabalho ali [na Igreja Universal do Reino de Deus] realizado; por ter sido [a consagração]realizada fora da sucessão apostólica e numa Igreja que não se adéqua a nossa maneira de entender como deve ser realizado esta Obra, a qual, não sendo do homem, pertence ao Senhor Deus, sendo por Ele instituída e tendo Jesus Cristo, Nosso Senhor, como cabeça”.

A consagração de Suhett, que é casado, ao cargo de reverendo na Igreja Anglo-Católica, como é conhecida a Igreja Episcopal, se deu no último dia 20/05, na cidade de Esmeraldas, MG, pelo Arcebispo Anglo Católico Dom Lucas Macieira da Silva, segundo informações do blog Momento Verdadeiro.

De acordo com a descrição publicada pelo próprio Suhett, a Igreja Anglo Católica é uma dissidência da Igreja Católica Apostólica Romana, e segue tradições que incluem princípios católicos e protestantes.

Confira no vídeo abaixo, sermão do reverendo Renato Suhett sobre as doutrinas e tradições da Igreja Episcopal (Anglo Católica):

Assine o Canal

Fonte: Gospel+

206 COMENTÁRIOS

  1. ae seus exereges do seculo 21, tomam vergonha na cara…………seus mentirosos

    IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA SO EXISTE UMA!!!!

    TU ÉS PEDRO E SOBRE ESSA PEDRA EDIFICAREI A MINHA IGREJA E AS PORTAS DO INFERNO NAO PREVALECERÃO SOBRE ELA.

    AKI É RELIGIÃO VCS SÃO SEITAS………NÓS NÃO VIVEMOS DE MENTIRAS NÃO, COMO DISSE PEDRO, MUITOS FALSOS IMPOSTORES INTERPRETARAM A BIBLIA DE MANEIRA ERRONEA ASSIM COMO NA CARTA DE PAULO MAS ESTES NAO SABEM QUE A MASSA QUE ELES ENGANAM SERVIRAM PARA A SUA PROPIA RUINA.

    PRAZER SÃO PEDRO PRIMEIRO PAPA DA IGREJA CATÓLICA E APOSTOLO DE JESUS CRISTO !!!

  2. Brunno, o que você faz quando dobra os joelhos diante de uma imagem? Lembra-te que o Cristianismo foi visto por heresia pelo apostolo Paulo, mas Jesus lhe tirou a venda dos olhos espirituais!!!! Pense mais e siga Cristo!

  3. Não sei se ele é um grande farsante ou se acredita mesmo no que faz. O que eu sei é que ele precisa nascer de novo pois está completamente perdido em doutrinas que são preceito de homens não de Deus. Devemos orar por ele coitado, necessitado da misericórdia de Deus e nossa também.

  4. engraçado ne esse povo de bosta gosta de falar mal dos outros essa pagina que se diz uma pagina gospel eu acho que nao vive de graça eu acho que o Renato sueft por ter saido da igreja universal e ter virado reverendo nao se diz que ele e um falso profeta ou um pertubado …. entao entao vcs desse site e bom rever o que vcs criticam porque eu vou achar uma coisa podre de vcs que devem ser da assembleia , Universal, Renascer, mundial essas porcarias de igrejas que se dizem evangelica

  5. sai do lago de fogo e cai no inferno, realmente é uma pobre alma perdida, sem salvação, mas se escapando da iurd já é meio caminho andado para ter um encontro com JESUS .

  6. Ele demostra com essas atitudes ser uma pessoa extremamente volúvel e não sabe que caminho seguir.Eu só lamento por aqueles que o seguem nesses devaneios transloucados de procurar a Deus em religiões e não encontrar.

    Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR!
    Jeremias 17:5

    Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja confiança é o SENHOR.
    Jeremias 17:7

  7. não conheço as doutrinas da igreja anglicana só espero que não tenha idolatria a maria, aparecia outros que existem por ai, e o renato sueth que ele foque somete sua fé em Jesus, e tem um louvor que gosto muito.


    Assine o Canal
  8. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;
    E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
    2 Timóteo 4:3-4

    DEUS TENHA MISERICÓRDIA dele

  9. COITADO do Renato Suhett. Uma ótima pessoa que foi destruida pela Igreja Universal do Reino da Terra. Iludido pelas pregações do Edir Macedo, quando acordou não sabia mais que caminho seguir. Não tinha aprendido o Verdadeiro Evangelho, por isso se perdeu. A Universal não prega o evangelho segunda a Biblia, mas segundo a interpretação capitalista do Macedo. E o que Jesus disse: Um cego não pode guiar outro. Ambos cairão no buraco. Foi o que aconteceu.

  10. CATOLICO APOSTOLICO ROMANO: tu sabes o que tais dizendo Rapaz, Romano? Como podes dizer assim? Será que você já sabe que os Romanos nunca foram bons para com Deus? Só pra você ter uma idéia eles mataram até Pedrinho rapaz. Abre essa tua mente, ou não queira me dizer que na época que eles mataram não existia a igreja ainda? E se não existia como Pedro já era papa dela? Que confusão não é? Aconselho-te ler I° Pe. Cap.5 e você escolhe se acredita ou não no que Pedrinho disse. Um abraço CATOLICO – APOSTOLICO + ROMANO.

  11. Esse cidadão não merece crédito mesmo.Foi Bispo da Iurd,lançou CDs,saiu da Iurd,fundou uma seita diabólica e anti bíblica,voltou ( arrependido) para a IURD,confessando publicamente que o Bispo Macedo estava certo e que ele era uma ovelha que precisava voltar para o aprisco de onde nunca deveria ter saído e agora vira o coxo.A porca lavada volta ao lamaçal e o cão ao vômito,diz a bíblia.

  12. Se o ex bispo encontrou-se no catolicismo que siga o teu caminho em paz , se ñ for no catolicismo continue a procurar pois ele tem o livre arbitrio foi nos dado por Deus todo poderoso muitos permanecem anos envolvidos em determinadas religiões por medo de um pré julgamento, ñ deu certo?tente de novo.

  13. Oque eu percebo nas palavras do colunista, não é anunciar a ordenação do Renato e sim agredir a Igreja Universal, é só analisar o titulo:
    Ex braço direito de Edir Macedo na Igreja Universal, Renato Suhett renuncia ao título de bispo para ser consagrado padre na Igreja Anglo Católica.
    Você já percebeu que o bp Macedo dá audiência.
    Para mim você Tiago Chagas você é MALICIOSO E MUITO MAIS.

  14. A paz do Senhor Jesus.

    Ninguém pode vir a MIm se meu Pai não o trouxer.

    Esse ex-bispo de fato, ainda não recebeu o toque divino, a revelação de Jesus em seu espírito. A fé de Deus dada pelo poder do Espírito Santo é quem faz a pessoa ter um encontro com Deus, o novo nascimento. A pessoa passa a entender a linguagem do céu, a palavra de Deus.
    Não há pecado em mudar de igreja pois quando eu sei que tal líder está roubando o gazofilácio, então, eu caio fora por não apoiar o larapismo, o espírito mercenário. O 171.
    O ex-bispo estava com uma igreja cujo nome era digno de honra: Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo. Ou seja, ele abriu uma denominação com o nome forte, mas seu homem interior, seu espírito não se identificou com esse nome. Isso já mostra o que muitos disseram acima: O ex-bispo ainda não achou Jesus.
    Ele está acostumada a falar do evangelho. Faz parte da vida dele, mas é preciso achar Deus, ter o chamado e dizer sim ao perdão, à salvação oferecida por Deus pela fé que vem ao ouvir a palavra. O homem é educado, mas precisa conhecer o rei dos reis e senhor dos senhores.
    Porque está escrito: Ninguém pode vir a MIm se o meu Pai não o trouxer.
    Não estou julgando, imagine se tivesse?
    Mas, estou vendo a situação de tal senhor como uma necessidade urgente de ler a palavra de Deus com outra perspectiva. Ou seja, de buscar esse encontro pessoal com Deus. A fé vem. Àquele que vem a MIm de maneira nenhuma o lançarei fora.
    Ele já tem anos no evangelho. Sabe pregar a palavra. Mas, ele precisa a vida de Deus dentro dele. Quem é nasceu de novo, em Cristo, não precisa de autoridade de homens para cumprir o IDE, pois quem o autorizou foi o próprio Senhor Jesus.
    Tá ligado bispo?

    Deus abençoe a todos em nome de Jesus.

  15. Se cuidem pastores! Estamos na reta final, á igraja está suja é o simbólico cavalo preto do apocalipse;(6:5) o 3º selo; muitos estão envolvidos com maçonaria, outros,com a política, outros distorcendo á palavra de Deus segundo os seus interesses. E ainda, ficam metendo na cabeça dos incaútos,que o arrebatamento sidará antes da grande tribulação. Coisa que a Bíblia não diz,mas,um falcificador da palavra de Deus, la no século 19,chamado Jon Tabi falou, e quase todo mundo “cristão’ assina embaixo. Uma nova bomba vai explodir em breve. Um proeminente Rabino de Israel,antes de morrer em 2006,deixou escrito numa nota (dinheiro) o nome do messias.Segundo Kaduri(esse era o nome dele) viu e falou com Yehoshua,Yeshua, Jesus, várias vezes e esses são os nomes. Mas, até ai tudo bem! Eu e muitos já sabiamos.Porém,uma mensagem deixada pelo suposto messias ao meu vê, acende á luz vermelha.”Ele disse que vai se manifestar á Israel logo após a morte do ex premier Ariel Sharon. Ele elevará as pessoas,e provará que sua palavra e suas leis são válidas. O cerne da questâo está na forma como ele vem, como homem comum! E aos poucos,vai se manifestando as nações. Olho vivo no anti-cristo!

  16. Uma coisa que acavei vendo que o site noticias. gospel mais se diz uma emprea de Provedor e prestaçao de serviços onde nao pode vamos se dizer ser um provedor.. e com materias evangelicas

  17. FIDELIDADE;
    [Do lat. fidelitate.]
    Substantivo feminino.
    Qualidade de fiel; lealdade.
    Constância, firmeza, nas afeições, nos sentimentos; perseverança.
    Observância rigorosa da verdade; exatidão.

    COISA QUE SEMPRE FALTOU NESTE senhor, NA PESSOA DO ESPIRITO SANTO.

  18. Ai esta a prova de que nunca conheceu o verdadeiro Deus e realmente trocou 6 por 1/2 duzia
    como diz a Palavra de Deus.
    “Os quais vos diziam que nos últimos tempos haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências.” (Judas 1 : 18)

  19. PRIMEIRAMENTE ELE FOI BRAÇO DE MACEDO EM MEADOS DOS ANOS 90, E ELE NÃO RENUNCIOU NADA, ELE FOI REMOVIDO PELA POR 2 VEZES POR NÃO SEGUIR NORMAS INTERNAS E LITURGICAS, DA ULTIMAS VEZ ME 2010 , QUANDO ASSUMIU UMA PEQUENA IGREJA NO PAIS DO MEXICO COMO AUXiLIAR DE PASTOR À CARÁTER DE TESTE….
    Renato Suhett vem de um longo historico de transtornos psico-religioso desde quando fora expurgado das atividades de BISPO primaz em 1996 na iurd
    Montou sua própria igreja onde mais tarde veio a falir, e todos os seus pastores levantado a braço direito, o deixaram na mão, ALEGANDO QUE ELE ERA DESEQUILIBRADO E ALCOOLATRA, onde até a esposa de consagração deu pé nele.
    Suheet mudou o nome de sua igreja varias vezes, numa delas denominando como EXOTÉRICA, ele mesmo num video postado na internet confessa ser perturbado, alcoolatra e nunca ter se convertido ao longo desse tempo.
    É casado com uma mulher, ex fã religiosa que tem idade de ser sua filha
    Recentemente em julho do ano passado, ele postou outro video na internet" chorando pitanga" ao lider da iurd Romualdo, onde ele cai em lagrimas pedindo dinheiro e dizendo estava passando fome…
    Por que será que ele osila tanto nas ideias???
    PORQUE ELE VOLTOU A UNIVERSAL COM TÍTULO DE FILHO PRÓDIGO E NÃO ACEITOU AS NORMAS INTERNAS?
    PORQUE SEUS PASTORES LEVANTADOS EM SUA ANTIGA IGREJA, LHE DEIXARAM NA MÃO?
    PORQUE SUA PRÓPRIA MULHER LHE ABANDONOU E MONTOU A PRÓPRIA IGREJA?
    TENHO PENA DOS EXPECTADORES DESSE PERVERTIDO RELIGIOSO…

  20. Misericórdia!!!!
    Estou horrorizada…
    Estamos mesmo no fim dos tempos.
    Renato Suhett, braço direito do Macedão, “criador” de Waldemiro, lider da seita Crescendo em Gracia (666) e agora PADRE????
    Fala sério!!!!
    Quem busca esse “outro envangelho” das portas escancaradas encontra isso aí.
    E por aí mesmo…
    Daqui a pouco ele vira pai de santo.

  21. ô coitado, que o Senhor Jesus tenha compaixão dele.Pois o que já era ruim, ainda encontrou espaço para piorar.È muita aptidão por religião, ao invés de ser pelo evangelho de Cristo.Não entendeu nada do projeto, e do plano de Deus para com nós pecadores, por isso vive coxeando em dois pensamentos.O retrocesso em termos de denominação, não foi grande não, mas em termos de conceito, da teológia da salvação, voltou a estaca ZÈRO.

  22. O Renato Suhett troucou 6 por meia dúzia ou recebeu uma proposta melhor na hora de divisão do DÍZIMO. Lá na Universal a maior parte é, naturalmente, do Edir Macedo…Na nova igreja talvez seja dividido em partes iguais. 50% para cado lado…Esses sujeitos são comerciantes do nome de DEUS, não tem escrúpulos nenhum e só visam o dinheiro. O POVO é que deve acordar e vê o quanto está sendo explorado por esses sanguessugas de igrejas. (1Pedro 5:2-4 – 2Tim. 3:1-5)

  23. gosto de ver alguem pulando fora da iurd, la só tem angariadores e escalpeladores dos pobres membros sofrido de Cristo aqui na terra, que por sinal jaz no maligno, mas tenhamos bom animo, o senhor Jesus venceu o mundo por nós, por tanto somos vencedores com Ele para a eternidade, mas este homem saio pro lado errado, seria melhor que procurasse pelo Valdomiro ou qualquer outra denominação evangélica!

  24. Eu não me admiro de nadica de nada disso. A figueira já começou a balançar faz tempo e muito ainda está por vir. Fé firmada em denominação, líderes ou em homem não leva ninguém a lugar algum. A FÉ deve estar firmada naquele que morreu na cruz e ressuscitou por toda humanidade é nEle autor e consumador da FÉ o Dono da Vida. Quem ficar atrás de homens e ventos de doutrinas vai perder tempo. Olhar somente para Cristo. Não mudou, não muda e jamais mudará. Glória a DEUS! Volta logo JESUS!!! o/ Balança a figueira JEOVÁ!!!

  25. Olá Brunno Vallest
    Vc não acha q fala demais? concordo q tem mtos q se dizem evangélico q andam errado, mas cá entre nós tem mtos católicos tb que olha……, aiás mtos q não tem religião se intitulam católico, então cuidado…………sem falar do tanto de “líderes” q cometem certas coisas, acho q vc sabe do q estou falando né?, então presta atenção qdo vc se referir a uma pessoa e generalizar, pq se vc não quer ser desrespeitado, respeite as pessoas, isso não é igreja q ensina……vem de berço, vc teve um né?

  26. Olá Católico Apostólico Romano, eu tb sou católica (Universal) Apostólica (doutrina dos Apóstolos) só não sou romana, vc é? …..q interessante, 02 nacionalidades………..
    Deixa de ser ignorante e pense antes de falar
    E quanto a “essa pedra, Jesus falava de si próprio e não de Pedro, vai ler e estudar q faz mto bem, e outra coisa, como Pedro foi Papa, o q vc me diz da sogra dele? quem tem sogra é pq casou, não é?

  27. Olá Católico Apostólico Romano, eu tb sou católica (Universal) Apostólica (doutrina dos Apóstolos) só não sou romana, vc é? …..q interessante, 02 nacionalidades………..
    Deixa de ser ignorante e pense antes de falar
    E quanto a “essa pedra, Jesus falava de si próprio e não de Pedro, vai ler e estudar q faz mto bem, e outra coisa, como Pedro foi Papa, o q vc me diz da sogra dele? quem tem sogra é pq casou, não é? vai estudar…….faz um bem danado!

  28. É meus amigos, a pessoa que não tem Cristo dentro de si é assim mesmo, vive vagando pelo mundo.Mais também esperar o que de uma pessoa que foi discipulada por Edir Macedo.Quando saiu da iurd, muitos como eu, acreditávamos que ele tivesse crescendo espiritualmente, mas daí ele fez o que fez, e pelo jeito este senhor se encontra em queda constante, ele não para de cair espiritualmente, é incrível… cada dia uma derrocada. Renato suhet olhe para Jesus Cristo, só Ele te iluminará e te mostrará o caminho, pois Ele é o caminho a verdade e a vida. ainda há tempo meu amigo…. voce ainda está vivo, abra seus olhos…

  29. Essa total “indecisão” que Renato Shurret apresenta, já trás indícios que ele tem sérios problemas emocionais que não foram resolvidos ao longo dos anos. Quem “aproveitar” esse cidadão precisa ter muito cuidado, pois futuramente pode ter mais problemas!!

  30. eu gostava muito das musicas antigas dele, mudou de igreja mas a pedição de dinheiro continua, esses caras acham que o povo é bobo, vem com essa fala mansa, falando que não tem condição de pagar o programa e precisa de uma ajuda, porque que não vai pedir esmola na esquina, acho que vai ganhar muito mais, porque a forma de pedir não tem diferença, para muitos o evangelho virou isso. Deus me livre!!

  31. Meu amigo, não tem nada a ver com a Igreja Católica, a Igreja Epsicopal Latino do Brasil é protestante como a Igreja Anglicana, Igreja Luterana e etc, os princípios Católicos nessa Igreja são os mesmo que tem nas Igrejas Pentecostais (ou evangélicas) no mundo só não tem imagens de santos, mais há uma doutrina como por exemplo: a Doutrina da Trindade, é cultura romana, mais nem toda Igreja da época aceitou essa teologia da trindade…

  32. O livro de efésios diz que o Senhor deseja que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
    Efésios 4:14. Não onheço a vida deste homem, nem cabe a mim julgar, mas posso dizer uma coisa, precisa de JESUS e não de uma denominação.

  33. para conhecimento

    Jesus filho de Davi. Mas segundo Santa Maria ou São José?
    30 maio 2012 Autor: Bíblia Católica | Postado em: Doutrina Católica
    18
    Fonte: Veritatis Splendor

    É de conhecimento de todos os cristãos que Jesus é descendente do Rei Davi, conforme o anúncio dos Santos Profetas. Porém, em conversa recente com alguns irmãos surgiu a dúvida: Jesus é descente de Davi segundo Santa Maria ou segundo São José?

    Os Evangelistas Mateus e Lucas apresentam duas genealogias diferentes do Messias. Parece-nos contraditórias, no entanto não são. Em Israel, os nomes das gerações eram registrados segundo a natureza ou segundo a lei. Segundo a natureza, pela sucessão das filiações naturais, assim como fazemos hoje; segundo a lei quando alguém gerava filhos sob o nome de um irmão, falecido sem filhos, pois a Lei não proibia que uma repudiada, ou viúva, desposasse um outro, assim os filhos gerados embora segundo a natureza fossem do cunhado, segundo a lei pertenciam ao defunto. Desta forma, segundo a Tradição registrada por Júlio Africano (séc III), Mateus registra a genealogia do Senhor segundo a Natureza e Lucas segundo a Lei (cf. HE I,7).

    De qualquer forma, tanto a genealogia segundo São Mateus quanto a segundo São Lucas apontam para São José. Parece-nos então que a descendência real de São José bastava para se provar a descendência real do Senhor. Alguns acham que o fato de Maria Santíssima ser ou não descendente de Davi, em nada impede o cumprimento do anúncio dos santos profetas na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois José era pai do Senhor por causa da Lei. Outros acham que Deus não permitiria a existência de qualquer motivo que suscitasse dúvidas quanto á origem real do Senhor.

    Afim de colocar um pouco de luz sobre este assunto, e se Deus o consentir, tentaremos expor uma solução para este dilema.

    O Casamento de Santa Maria com São José e de Santa Isabel com São Zacarias

    Segundo a Lei de Moisés “Todas as mulheres que possuírem um patrimônio em uma tribo israelita, tomarão marido na tribo paterna, a fim de que cada israelita conserve o patrimônio de família” (Nm 36,8) Ver também Nm 36,1-13.

    Assim parece-nos então que Maria Santíssima era mesmo da Tribo de Judá, como seu marido São José. No entanto, Santa Isabel, sua prima (portanto pertencia à mesma família de Maria Santíssima) era casada com São Zacarias e este provavelmente pertencia à da tribo de Levi, devido ao seu serviço do templo. Como poderia então Isabel pertencer à tribo de Judá, e conseqüentemente Maria Santíssima?

    Temos uma coisa a observar: A obrigação da noiva se casar na mesma tribo de seu pai, não era aplicado a todas as mulheres. Na verdade a Lei (cf. Nm 36,8), não restringe o casamento na mesma família a todas as mulheres, mas somente àquelas “que possuírem um patrimônio em uma tribo israelita“. E na verdade tanto Santa Maria quanto Santa Isabel tinham procedência muito humilde, não possuindo então herança paterna, o que as desobrigaria em contrair matrimônio com um noivo da mesma tribo. E isto explica o fato de duas primas terem se casado com homens de tribos distintas.

    No entanto Davi que pertencia à tribo de Judá tomou como esposa Micol (cf. I Sam 18,27; 19,11) filha do Rei Saul que pertencia à tribo de Benjamim (cf.I m 9,16; 10,20-21). Ora, Micol era filha do Rei, portanto possuía herança paterna, como pôde então receber por noivo um homem da tribo de Judá? A Lei foi dada sobre o Magistério de Moisés e continuou a ser observada durante o Magistério de Josué, seu sucessor. O tempo dos Juízes tem início com a morte de Josué (cf. Jz 2,6-10.16) e ao longo de toda sua duração a prática da Lei foi sendo esquecida (cf. Jz 2,11-23; 21,25). Sabemos que Saul foi rei de Israel logo após o tempo dos Juízes, portanto, numa época e que a observância da Lei não estava latente. Além disto, não podemos nos esquecer que Saul deu sua filha em casamento a Davi, para que através dela pudesse matá-lo (cf. I Sm 18,21).

    Sanamos nossa dúvida? Ainda não. Continuemos então buscando as respostas.

    Uma pista não canônica

    O proto-Evangelho de Tiago Menor, Apóstolo e Bispo de Jerusalém parece irradiar os primeiros raios de luz sobre a questão. Estudando a obra encontramos o seguinte trecho:

    “Os sacerdotes se reuniram e decidiram fazer um véu para o Templo do Senhor. O sacerdote disse: ‘Chama as moças imaculadas da Tribo de Davi’. Os ministros saíram e após procurarem, encontraram sete virgens. Então o sacerdote recordou-se de Maria [Mãe do Senhor ainda com a idade de 12 anos] e os mensageiros a buscaram” (proto-Evangelho de Tiago 10,1).

    O proto-Evangelho de Tiago, embora não seja considerado canônico, foi recebido entre os primeiros cristãos como documento histórico.

    Conforme o trecho acima, a ordem do sacerdote (provavelmente o Sumo Sacerdote) para trazer moças da tribo de Davi (portanto, da tribo de Judá), nos indica ser Maria Santíssima descendente de Davi. Se Maria Santíssima não pertencesse a tal tribo, o sacerdote não haveria se lembrado dela, como nos testemunha o trecho “Então o sacerdote recordou-se de Maria e os mensageiros a buscaram“.

    O que diz a Sagrada Escritura?

    Na genealogia de Mateus (que é segundo a natureza), São José é descendente de Jeconias, filho do Rei Joaquim. No entanto o Senhor promete que não levantará Rei em Israel que descenda deles.

    Sobre a descendência de Jeconias: “Pela minha vida! – oráculo do Senhor, ainda que Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, fosse um anel em minha mão direita, eu o arrancaria! Entregar-te-ei aos que procuram sua vida, àqueles que temes, a Nabucodonosor, rei de Babilônia, e aos caldeus” (Jr 22,24-25). Ainda diz o profeta: “Inscrevei este homem como não tendo filhos, entre aqueles que coisa alguma lograram colher em vida! Pois que ninguém de sua raça conseguirá ocupar o trono de Davi e reinar em Judá” (Jr 22,30).

    Sobre a descendência de Joaquim: “Pois bem, eis o que diz o Senhor a respeito de Joaquim, rei de Judá: Nenhum de seus descendentes ocupará o trono de Davi. Ficará seu cadáver exposto ao calor do dia e ao frio da noite” (Jr 36,30).

    Assim a herança real do Salvador de forma alguma tem origem em José, mas sim em Maria; visto que o Senhor prometeu jamais colocar no trono de Davi algum descendente de Joaquim ou Jeconias, ambos progenitores de São José. Assim, fica excluída qualquer herança real através de São José e patente a herança real através de Maria Santíssima.

    Conclusão

    Por isso foi anunciado que o Salvador nasceria da Virgem, sem a obra do homem, excluindo qualquer contribuição de São José na economia divina. O Herdeiro não fruto da geração condenada de São José, mas do milagre realizado no seio da Virgem Santíssima. Não foi sem motivo que Mateus, ao escrever sobre a origem do Salvador, após anunciar a imensa lista de progenitores nos relatou: “Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo” (Mt 1,16). Veja, Mateus na expressão “Maria, da qual nasceu Jesus” expressa aí o mistério do nascimento virginal, mostrando que o Messias seria herdeiro do Trono de Davi, não segundo José, mas segundo Maria.

    Podemos então afirmar com toda certeza que Maria, a Mãe de Nosso Deus era realmente descendente de Davi e por conseguinte pertencia à tribo de Judá. E, que Nosso Salvador é Filho de Davi, mas segundo a genealogia de Maria Santíssima.

    abraços

  34. Jesus filho de Davi. Mas segundo Santa Maria ou São José?
    30 maio 2012 Autor: Bíblia Católica | Postado em: Doutrina Católica
    18
    Fonte: Veritatis Splendor

    É de conhecimento de todos os cristãos que Jesus é descendente do Rei Davi, conforme o anúncio dos Santos Profetas. Porém, em conversa recente com alguns irmãos surgiu a dúvida: Jesus é descente de Davi segundo Santa Maria ou segundo São José?

    Os Evangelistas Mateus e Lucas apresentam duas genealogias diferentes do Messias. Parece-nos contraditórias, no entanto não são. Em Israel, os nomes das gerações eram registrados segundo a natureza ou segundo a lei. Segundo a natureza, pela sucessão das filiações naturais, assim como fazemos hoje; segundo a lei quando alguém gerava filhos sob o nome de um irmão, falecido sem filhos, pois a Lei não proibia que uma repudiada, ou viúva, desposasse um outro, assim os filhos gerados embora segundo a natureza fossem do cunhado, segundo a lei pertenciam ao defunto. Desta forma, segundo a Tradição registrada por Júlio Africano (séc III), Mateus registra a genealogia do Senhor segundo a Natureza e Lucas segundo a Lei (cf. HE I,7).

    De qualquer forma, tanto a genealogia segundo São Mateus quanto a segundo São Lucas apontam para São José. Parece-nos então que a descendência real de São José bastava para se provar a descendência real do Senhor. Alguns acham que o fato de Maria Santíssima ser ou não descendente de Davi, em nada impede o cumprimento do anúncio dos santos profetas na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois José era pai do Senhor por causa da Lei. Outros acham que Deus não permitiria a existência de qualquer motivo que suscitasse dúvidas quanto á origem real do Senhor.

    Afim de colocar um pouco de luz sobre este assunto, e se Deus o consentir, tentaremos expor uma solução para este dilema.

    O Casamento de Santa Maria com São José e de Santa Isabel com São Zacarias

    Segundo a Lei de Moisés “Todas as mulheres que possuírem um patrimônio em uma tribo israelita, tomarão marido na tribo paterna, a fim de que cada israelita conserve o patrimônio de família” (Nm 36,8) Ver também Nm 36,1-13.

    Assim parece-nos então que Maria Santíssima era mesmo da Tribo de Judá, como seu marido São José. No entanto, Santa Isabel, sua prima (portanto pertencia à mesma família de Maria Santíssima) era casada com São Zacarias e este provavelmente pertencia à da tribo de Levi, devido ao seu serviço do templo. Como poderia então Isabel pertencer à tribo de Judá, e conseqüentemente Maria Santíssima?

    Temos uma coisa a observar: A obrigação da noiva se casar na mesma tribo de seu pai, não era aplicado a todas as mulheres. Na verdade a Lei (cf. Nm 36,8), não restringe o casamento na mesma família a todas as mulheres, mas somente àquelas “que possuírem um patrimônio em uma tribo israelita“. E na verdade tanto Santa Maria quanto Santa Isabel tinham procedência muito humilde, não possuindo então herança paterna, o que as desobrigaria em contrair matrimônio com um noivo da mesma tribo. E isto explica o fato de duas primas terem se casado com homens de tribos distintas.

    No entanto Davi que pertencia à tribo de Judá tomou como esposa Micol (cf. I Sam 18,27; 19,11) filha do Rei Saul que pertencia à tribo de Benjamim (cf.I m 9,16; 10,20-21). Ora, Micol era filha do Rei, portanto possuía herança paterna, como pôde então receber por noivo um homem da tribo de Judá? A Lei foi dada sobre o Magistério de Moisés e continuou a ser observada durante o Magistério de Josué, seu sucessor. O tempo dos Juízes tem início com a morte de Josué (cf. Jz 2,6-10.16) e ao longo de toda sua duração a prática da Lei foi sendo esquecida (cf. Jz 2,11-23; 21,25). Sabemos que Saul foi rei de Israel logo após o tempo dos Juízes, portanto, numa época e que a observância da Lei não estava latente. Além disto, não podemos nos esquecer que Saul deu sua filha em casamento a Davi, para que através dela pudesse matá-lo (cf. I Sm 18,21).

    Sanamos nossa dúvida? Ainda não. Continuemos então buscando as respostas.

    Uma pista não canônica

    O proto-Evangelho de Tiago Menor, Apóstolo e Bispo de Jerusalém parece irradiar os primeiros raios de luz sobre a questão. Estudando a obra encontramos o seguinte trecho:

    “Os sacerdotes se reuniram e decidiram fazer um véu para o Templo do Senhor. O sacerdote disse: ‘Chama as moças imaculadas da Tribo de Davi’. Os ministros saíram e após procurarem, encontraram sete virgens. Então o sacerdote recordou-se de Maria [Mãe do Senhor ainda com a idade de 12 anos] e os mensageiros a buscaram” (proto-Evangelho de Tiago 10,1).

    O proto-Evangelho de Tiago, embora não seja considerado canônico, foi recebido entre os primeiros cristãos como documento histórico.

    Conforme o trecho acima, a ordem do sacerdote (provavelmente o Sumo Sacerdote) para trazer moças da tribo de Davi (portanto, da tribo de Judá), nos indica ser Maria Santíssima descendente de Davi. Se Maria Santíssima não pertencesse a tal tribo, o sacerdote não haveria se lembrado dela, como nos testemunha o trecho “Então o sacerdote recordou-se de Maria e os mensageiros a buscaram“.

    O que diz a Sagrada Escritura?

    Na genealogia de Mateus (que é segundo a natureza), São José é descendente de Jeconias, filho do Rei Joaquim. No entanto o Senhor promete que não levantará Rei em Israel que descenda deles.

    Sobre a descendência de Jeconias: “Pela minha vida! – oráculo do Senhor, ainda que Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, fosse um anel em minha mão direita, eu o arrancaria! Entregar-te-ei aos que procuram sua vida, àqueles que temes, a Nabucodonosor, rei de Babilônia, e aos caldeus” (Jr 22,24-25). Ainda diz o profeta: “Inscrevei este homem como não tendo filhos, entre aqueles que coisa alguma lograram colher em vida! Pois que ninguém de sua raça conseguirá ocupar o trono de Davi e reinar em Judá” (Jr 22,30).

    Sobre a descendência de Joaquim: “Pois bem, eis o que diz o Senhor a respeito de Joaquim, rei de Judá: Nenhum de seus descendentes ocupará o trono de Davi. Ficará seu cadáver exposto ao calor do dia e ao frio da noite” (Jr 36,30).

    Assim a herança real do Salvador de forma alguma tem origem em José, mas sim em Maria; visto que o Senhor prometeu jamais colocar no trono de Davi algum descendente de Joaquim ou Jeconias, ambos progenitores de São José. Assim, fica excluída qualquer herança real através de São José e patente a herança real através de Maria Santíssima.

    Conclusão

    Por isso foi anunciado que o Salvador nasceria da Virgem, sem a obra do homem, excluindo qualquer contribuição de São José na economia divina. O Herdeiro não fruto da geração condenada de São José, mas do milagre realizado no seio da Virgem Santíssima. Não foi sem motivo que Mateus, ao escrever sobre a origem do Salvador, após anunciar a imensa lista de progenitores nos relatou: “Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo” (Mt 1,16). Veja, Mateus na expressão “Maria, da qual nasceu Jesus” expressa aí o mistério do nascimento virginal, mostrando que o Messias seria herdeiro do Trono de Davi, não segundo José, mas segundo Maria.

    Podemos então afirmar com toda certeza que Maria, a Mãe de Nosso Deus era realmente descendente de Davi e por conseguinte pertencia à tribo de Judá. E, que Nosso Salvador é Filho de Davi, mas segundo a genealogia de Maria Santíssima.

  35. Jesus filho de Davi. Mas segundo Santa Maria ou São José?

    É de conhecimento de todos os cristãos que Jesus é descendente do Rei Davi, conforme o anúncio dos Santos Profetas. Porém, em conversa recente com alguns irmãos surgiu a dúvida: Jesus é descente de Davi segundo Santa Maria ou segundo São José?

    Os Evangelistas Mateus e Lucas apresentam duas genealogias diferentes do Messias. Parece-nos contraditórias, no entanto não são. Em Israel, os nomes das gerações eram registrados segundo a natureza ou segundo a lei. Segundo a natureza, pela sucessão das filiações naturais, assim como fazemos hoje; segundo a lei quando alguém gerava filhos sob o nome de um irmão, falecido sem filhos, pois a Lei não proibia que uma repudiada, ou viúva, desposasse um outro, assim os filhos gerados embora segundo a natureza fossem do cunhado, segundo a lei pertenciam ao defunto. Desta forma, segundo a Tradição registrada por Júlio Africano (séc III), Mateus registra a genealogia do Senhor segundo a Natureza e Lucas segundo a Lei (cf. HE I,7).

    De qualquer forma, tanto a genealogia segundo São Mateus quanto a segundo São Lucas apontam para São José. Parece-nos então que a descendência real de São José bastava para se provar a descendência real do Senhor. Alguns acham que o fato de Maria Santíssima ser ou não descendente de Davi, em nada impede o cumprimento do anúncio dos santos profetas na pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois José era pai do Senhor por causa da Lei. Outros acham que Deus não permitiria a existência de qualquer motivo que suscitasse dúvidas quanto á origem real do Senhor.

    Afim de colocar um pouco de luz sobre este assunto, e se Deus o consentir, tentaremos expor uma solução para este dilema.

    O Casamento de Santa Maria com São José e de Santa Isabel com São Zacarias

    Segundo a Lei de Moisés “Todas as mulheres que possuírem um patrimônio em uma tribo israelita, tomarão marido na tribo paterna, a fim de que cada israelita conserve o patrimônio de família” (Nm 36,8) Ver também Nm 36,1-13.

    Assim parece-nos então que Maria Santíssima era mesmo da Tribo de Judá, como seu marido São José. No entanto, Santa Isabel, sua prima (portanto pertencia à mesma família de Maria Santíssima) era casada com São Zacarias e este provavelmente pertencia à da tribo de Levi, devido ao seu serviço do templo. Como poderia então Isabel pertencer à tribo de Judá, e conseqüentemente Maria Santíssima?

    Temos uma coisa a observar: A obrigação da noiva se casar na mesma tribo de seu pai, não era aplicado a todas as mulheres. Na verdade a Lei (cf. Nm 36,8), não restringe o casamento na mesma família a todas as mulheres, mas somente àquelas “que possuírem um patrimônio em uma tribo israelita“. E na verdade tanto Santa Maria quanto Santa Isabel tinham procedência muito humilde, não possuindo então herança paterna, o que as desobrigaria em contrair matrimônio com um noivo da mesma tribo. E isto explica o fato de duas primas terem se casado com homens de tribos distintas.

    No entanto Davi que pertencia à tribo de Judá tomou como esposa Micol (cf. I Sam 18,27; 19,11) filha do Rei Saul que pertencia à tribo de Benjamim (cf.I m 9,16; 10,20-21). Ora, Micol era filha do Rei, portanto possuía herança paterna, como pôde então receber por noivo um homem da tribo de Judá? A Lei foi dada sobre o Magistério de Moisés e continuou a ser observada durante o Magistério de Josué, seu sucessor. O tempo dos Juízes tem início com a morte de Josué (cf. Jz 2,6-10.16) e ao longo de toda sua duração a prática da Lei foi sendo esquecida (cf. Jz 2,11-23; 21,25). Sabemos que Saul foi rei de Israel logo após o tempo dos Juízes, portanto, numa época e que a observância da Lei não estava latente. Além disto, não podemos nos esquecer que Saul deu sua filha em casamento a Davi, para que através dela pudesse matá-lo (cf. I Sm 18,21).

    Sanamos nossa dúvida? Ainda não. Continuemos então buscando as respostas.

    Uma pista não canônica

    O proto-Evangelho de Tiago Menor, Apóstolo e Bispo de Jerusalém parece irradiar os primeiros raios de luz sobre a questão. Estudando a obra encontramos o seguinte trecho:

    “Os sacerdotes se reuniram e decidiram fazer um véu para o Templo do Senhor. O sacerdote disse: ‘Chama as moças imaculadas da Tribo de Davi’. Os ministros saíram e após procurarem, encontraram sete virgens. Então o sacerdote recordou-se de Maria [Mãe do Senhor ainda com a idade de 12 anos] e os mensageiros a buscaram” (proto-Evangelho de Tiago 10,1).

    O proto-Evangelho de Tiago, embora não seja considerado canônico, foi recebido entre os primeiros cristãos como documento histórico.

    Conforme o trecho acima, a ordem do sacerdote (provavelmente o Sumo Sacerdote) para trazer moças da tribo de Davi (portanto, da tribo de Judá), nos indica ser Maria Santíssima descendente de Davi. Se Maria Santíssima não pertencesse a tal tribo, o sacerdote não haveria se lembrado dela, como nos testemunha o trecho “Então o sacerdote recordou-se de Maria e os mensageiros a buscaram“.

    O que diz a Sagrada Escritura?

    Na genealogia de Mateus (que é segundo a natureza), São José é descendente de Jeconias, filho do Rei Joaquim. No entanto o Senhor promete que não levantará Rei em Israel que descenda deles.

    Sobre a descendência de Jeconias: “Pela minha vida! – oráculo do Senhor, ainda que Jeconias, filho de Joaquim, rei de Judá, fosse um anel em minha mão direita, eu o arrancaria! Entregar-te-ei aos que procuram sua vida, àqueles que temes, a Nabucodonosor, rei de Babilônia, e aos caldeus” (Jr 22,24-25). Ainda diz o profeta: “Inscrevei este homem como não tendo filhos, entre aqueles que coisa alguma lograram colher em vida! Pois que ninguém de sua raça conseguirá ocupar o trono de Davi e reinar em Judá” (Jr 22,30).

    Sobre a descendência de Joaquim: “Pois bem, eis o que diz o Senhor a respeito de Joaquim, rei de Judá: Nenhum de seus descendentes ocupará o trono de Davi. Ficará seu cadáver exposto ao calor do dia e ao frio da noite” (Jr 36,30).

    Assim a herança real do Salvador de forma alguma tem origem em José, mas sim em Maria; visto que o Senhor prometeu jamais colocar no trono de Davi algum descendente de Joaquim ou Jeconias, ambos progenitores de São José. Assim, fica excluída qualquer herança real através de São José e patente a herança real através de Maria Santíssima.

    Conclusão

    Por isso foi anunciado que o Salvador nasceria da Virgem, sem a obra do homem, excluindo qualquer contribuição de São José na economia divina. O Herdeiro não fruto da geração condenada de São José, mas do milagre realizado no seio da Virgem Santíssima. Não foi sem motivo que Mateus, ao escrever sobre a origem do Salvador, após anunciar a imensa lista de progenitores nos relatou: “Jacó gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo” (Mt 1,16). Veja, Mateus na expressão “Maria, da qual nasceu Jesus” expressa aí o mistério do nascimento virginal, mostrando que o Messias seria herdeiro do Trono de Davi, não segundo José, mas segundo Maria.

    Podemos então afirmar com toda certeza que Maria, a Mãe de Nosso Deus era realmente descendente de Davi e por conseguinte pertencia à tribo de Judá. E, que Nosso Salvador é Filho de Davi, mas segundo a genealogia de Maria Santíssima.

  36. ele veio em um video que eu vi ni you tube falar que não queria mais trabalhar em igrejas que queria ir la no nordeste cuidar dos pobrezinhos mais com certeza ele mudou de ideia esse cara è um fanfarrão que gosta de se aparecer com certeza a proxima que ele vai aprontar è ser pai de santo quando ninguem mais falar dele porque ele gosta è de se aparecer vai nascer de DEUS meu amigoque DEUS tenha misericordia da sua alma.

  37. acorda tu que dormes a verdadeira igreja somos cada um de nós conheceres averdade e a verdade vos libertara quando aceitamos o SR. JESUS CRISTO como SR. E SALVADOR passamos ser a igreja dele cuidemos da nossa alma e das almas que o criador nos enviar para ciudarmos leiam a biblia todos os dias ela sim nos ensina a verdade AMA A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E TEU PROXIMO COMO ATI MESMO SE VC. ESTIVEREM FASENDO ISSO DE VERDADE JÁ ESTARA COMPRINDO ALGUNS MANDAMENTOS DO SENHOR JESUS E TENHAM TEMOR DE DEUS ESE É O PRINCIPIO DA SABEDORIA A PAZ DO SR. JESUS !

  38. PASTORA ELIANA NETO JESUS CRISTO É A VERDADE E A VIDA CONFIEM NELE E ELE VOS LIBERTARÁ DE TODO ENGANO EU AMO O MEU JESUS ELE ME ESINA TODOS OS DIAS ATRAVES DO SEU SANTO ESPIRITO , SR. ESPIRITO SANTO MINHA JOIA MAS PRECIOSA O PRESENTE MAS LINDO, QUE ME GUIA TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA ´CIDEM DA SALVAÇÃO DE VCS/ JESUS ESTA VOLTANDO PARA BUSCAR A SUA NOIVA ESTEJAM ATENTOS AO CHAMADO DO MESTRE JESUS CRISTO ELE SIM É VERDADEIRO !!!!!!!!!!!1

  39. Católico Apostólico Romano não… ele foi ou é casado, jamais conseguiria um ministério no Catolicismo Romano. O máximo que ele poderia conseguir, seria algo na Igreja ortodoxa oriental, russa, não digo na copta ou na armênia, por que trata-se de duas igrejas que uma é monofisista e a outra miafisista.

    Deus condena o protestantismo.

DEIXE UMA RESPOSTA