O Brasil é o país com maior número de seguidores de cultos pentecostais no mundo. A conclusão é de um estudo americano, que revela que o país tem 24 milhões de fiéis em igrejas como Universal do Reino de Deus, Renascer em Cristo e Assembléia de Deus. Apesar desse grande contingente de seguidores das pentecostais, que não têm equivalente em lugar algum do mundo, os católicos seguem como grupo majoritário no país.
De acordo com reportagem publicada na edição desta segunda-feira do jornal Folha de S. Paulo, a posição de liderança do Brasil entre os maiores países pentecostais foi confirmada em levantamento do Seminário de Teologia Gordon-Conwell. Os dados estão no relatório do World Christian Database, base de dados sobre o cristianismo no mundo. A pesquisa inclui consultas às igrejas cristãs e trabalho de campo para apurar com maior precisão o número de fiéis.
Como comparação, os Estados Unidos, onde surgiu essa versão do protestantismo, têm cerca de 5,8 milhões de pentecostais. O Brasil têm nos pentecostais a grande maioria de seus evangélicos. Os pentecostais brasileiros compõem um grupo equivalente à população muçulmana do Iraque. O grupo, contudo, ainda está muito distante dos católicos, que somam cerca de 138 milhões de fiéis atualmente – o Brasil é o maior país católico do planeta.
Política – Conforme a Folha, outra pesquisa americana dá detalhes sobre o crescimento dos pentecostais no país. O estudo, de autoria da fundação americana Pew Forum, revela que seis entre cada dez fiéis brasileiros não nasceram em famílias pentecostais. Do total de seguidores dessas igrejas, 45% dos fiéis foram convertidos a partir do catolicismo. Segundo a pesquisa, quase três quartos dos pentecostais brasileiros acham que os políticos devem ter “fortes convicções religiosas”.
Fonte: Veja Online