A Folha Online realizou uma enquete que terminou nesta segunda-feira, 12/02, em que os leitores votaram se eram contra ou a favor da proibição do fumo em locais públicos. A surpresa foi que cerca de 83% dos participantes votaram a favor da proibição em todo o território nacional. Apenas 17% votou contra.
A enquete, que começou no primeiro dia deste mês, recebeu 8.309 votos até as 23h40 desta segunda-feira. Desse total, 6.860 leitores defenderam a proibição do fumo em todos os locais públicos em território nacional e 1.449 votaram contra.
O mais recente país a aderir à proibição do uso do cigarro em locais públicos foi a França. Depois que a lei entrou em vigor, no dia 1º/02, foi proibido fumar em hospitais, escolas, escritórios, estações de trem e aeroportos. Estabelecimentos como cafés, restaurantes, cassinos e discotecas receberam um prazo de 11 meses para se adaptar ao novo decreto.
Na França, todos os que desobedecerem à lei serão multados. A medida foi tomada pelo governo francês após a incidência de mortes provocadas pelo uso do cigarro. Segundo o Ministério da Saúde, no total, 66 mil fumantes e cinco mil passivos morrem anualmente no país.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o fumo passivo é um dos maiores riscos para a saúde de não fumantes, pois provoca câncer e doenças cardíacas.
A França seguiu o exemplo de países como Irlanda, Noruega, Espanha, Itália, Malta, Suécia, Escócia, Letônia, Lituânia e Argentina, que estabeleceram leis semelhantes em suas nações.
Segundo a Folha Online, o resultado desta enquete não tem valor de amostragem científica e se refere apenas a um grupo de leitores do veículo.
Fonte: Elnet