Um casal da Carolina do Norte que sobreviveu ao furacão Helene usando seu sofá como bote agradeceu a Deus por protegê-los e revelou como sua fé os sustentou em meio às consequências do desastre que devastou sua cidade.
Em setembro, o furacão atingiu a região de Big Bend, na Flórida, antes de varrer a Geórgia, as Carolinas do Norte e do Sul, a Virgínia e o Tennessee. O furacão Helene deixou um rastro de devastação catastrófica para comunidades em vários estados.
Howard Ray e sua esposa, Lisa, não escondem o espanto por terem sobrevivido em cima de um sofá boiando nas águas da enchente de destruiu a cidade de Pensacola. O tempo todo o casal se sentiu protegido por Deus: “Eu só quero que as pessoas entendam que você não pode desistir; você tem que seguir em frente, não importa o que aconteça. Eu não entendo. Não deveríamos estar vivos; não tem jeito, é tudo Deus”.
Quando a água começou a encher o trailer onde o casal vivia, Lisa pensou que eles iriam morrer: “O trailer começou a encher, e foi como se [Deus] tivesse aberto um pedaço e eu simplesmente tive que sentar naquele sofá, e nós flutuamos para fora”, relembrou.
Enquanto a água arrastava o casal ao longo do Rio Cane, eles seguravam o sofá como um verdadeiro bote. A água chegou a subir 9 metros acima da média, o que foi assustador, mas o casal se agarrou ao sofá e esperou: “Enquanto ela ainda estava no sofá, lembro-me de apenas segurá-la. E lembro-me dela dizendo: ‘Nós vamos nos afogar’. E eu dizia ‘não, se vamos nos afogar, vamos nos afogar juntos’”.
Howard se lembrou de flutuar no sofá por mais de 300 metros correnteza abaixo, antes de encorajar a esposa a pular. Depois de ouvir as instruções do marido, Lisa agarrou uma cerca de arame farpado e a usou para se levantar. O arame afiado cortou sua mão, mas mesmo assim eles o usaram para se prender e não serem levados pela força da água.
Logo depois, o casal encontrou uma garagem e pode se abrigar por algumas horas, enquanto esperavam as águas baixarem. Howard é um tenente voluntário do Corpo de Bombeiros, e depois que colocou sua esposa em segurança, voltou à cidade para ajudar outros desabrigados.
“Voltei para Pensacola para ajudar meus filhos, porque não vou abandoná-los, não importa o quanto eu esteja sofrendo”, declarou.
Lisa foi internada para tratar os cortes na mão esquerda, e agora o casal ainda se recupera de outros ferimentos sofridos no desastre do furacão Helene. Eles perderam a casa e os carros, e agora precisam trabalhar duro para se reerguerem, mas confiam que o Deus que os salvou da morte na enchente os continua protegendo.
“Sei que posso ter perdido tudo, mas isso não significa que eu pare e que eu tenha que desistir e simplesmente desistir. Não é quem eu sou”, finalizou Howard, de acordo com informações do portal The Christian Post.