O pastor, escritor e tradutor Luiz Sayão fez uma publicação que pegou muitos de surpresa, ao anunciar o cancelamento de todos os seu compromissos por motivos de saúde. Na publicação, ele revelou ter sofrido um AVC (Acidente Vascular Cerebral) e estar sofrendo com dores “24 horas por dia”.
“Vivendo sob uma difícil encefalomielite miálgica, inflamação no cérebro, que se desdobra em dores, alergias e inflamações por todo o corpo, sofro dessas dores 24 horas por dia. Tive também um pequeno AVC há algum tempo”, inicia o pastor.
Considerado um dos teólogos mais conceituados do Brasil, sendo um expert do hebraico, um dos idiomas utilizados na escrita da Bíblia, Luiz Sayão é alvo de grande admiração por parte dos evangélicos e também não evangélicos do meio acadêmico.
Segundo o pastor, ele já buscou alternativas para lidar com as suas dores, e também busca ter uma vida regrada, com hábitos saudáveis e ingestão de suprimentos, além do acompanhamento médico especializado.
“Já fiz tudo o que existe (detox, vitaminas, etc). Tenho o melhor acompanhamento médico possível (vários especialistas). Tomo mais de 60 nutrientes e suplementos por dia específicos pro meu organismo depois de vários exames, inclusive genético”, revelou.
Ele continuou: “Disciplina alimentar e terapêutica total. Atividades bem reduzidas. Na semana passada tive uma crise de saúde séria: subida repentina de pressão, dor de cabeça forte e persistente, três pesadelos terríveis com gritos, choro e movimentos bruscos, e um quadro de abalo emocional bem forte”.
Autocuidado
Visando cuidar da saúde, então, Luiz Sayão disse que ficará recluso em uma pousada, descansando, e só responderá mensagens de grande urgência. Para o líder religioso, as dores e demais problemas podem estar relacionados ao esgotamento diante das circunstâncias.
“Sempre guardo internamente as emoções. Seguro a minha dor e a de muitas pessoas. Ando muito triste com o sofrimento de gente querida e com os conflitos do mundo. Tenho somatizado tudo isso. De repente, rompeu tudo”, explicou ele.
Em todo caso, o pastor batista disse estar confiante na graça e no amor de Deus, que também sofreu no corpo por amor à humanidade. Ele agradeceu às orações e mensagens de carinho dos seguidores, frisando que permanece na fé.
“Esse abraço do Pai, tão dolorido, me deixou muito ferido, mas meu coração rebelde ficou mais amável, mais querido. Em tudo fiquei agradecido”, conclui o pastor. Confira o comunicado completo, abaixo: