Uma tradução da Bíblia para a língua Beembe, falada por aproximadamente 100 mil pessoas no Congo, acaba de ser publicada. Essa é a primeira vez que esse idioma recebe uma versão das Sagradas Escrituras.
A notícia foi confirmada pela Sociedade Bíblica da Inglaterra e País de Gales, que investiu no trabalho de muitos anos feito pelos tradutores.
“Mal posso esperar para colocar as mãos nesta Bíblia”, disse Yonnelle, um colaborador da entidade cristã em áreas onde se fala a língua Beembe, no sul da República do Congo.
O Dr. Christian Ntondele, que recentemente foi escolhido para liderar a equipe nacional em Brazzaville, capital do Congo, comemorou a conclusão dos trabalhos: “A publicação é uma oportunidade de agradecer às pessoas que apoiaram este trabalho ao longo dos anos. Decidimos levar o trabalho de tradução mais adiante porque nosso sonho é tornar a Bíblia disponível em todas as nossas línguas maternas”.
Ntondele já havia tomado iniciativa de tradução antes e trabalhou no atual projeto bem-sucedido. Antes da atual versão para a língua beembe, os pregadores costumavam usar a Bíblia em francês – idioma oficial do Congo – e adaptar uma tradução.
No entanto, para Hélène, uma cristã local, essa prática é inadequada “pois mantém os crentes distantes da Palavra de Deus e prejudica a experiência de adoração”.
Alegria
De acordo com a Sociedade Bíblica, as seis milhões de pessoas que residem no Congo falam dezenas de línguas entre si. A Bíblia Beembe ficará ao lado da primeira Bíblia em Lari, outra língua congolesa, que foi concluída em 2021.
“Publicamos o Novo Testamento Beembe em 2013. E então terminamos o Antigo Testamento Lari para completar a Bíblia Lari. O Antigo Testamento Beembe foi uma luta. Tivemos que criar uma escrita para a língua. O projeto levou mais tempo do que o esperado, mas foi uma boa experiência. Agora, os falantes de Beembe podem entender completamente a Bíblia e conhecer a vontade de Deus para suas vidas”, explicou o Dr. Ntondele.
“Me faltam palavras para expressar meus sentimentos. Mas meu coração está cheio de alegria por esta obra que o Senhor realizou por nós”, comentou um líder cristão da região.
“Levou um longo tempo e muitas pessoas aguardaram ansiosamente a publicação desta Bíblia. Muitos foram levados à glória antes de ver este dia acontecer. Mas somos abençoados que neste tempo enquanto ainda estamos vivos somos capazes de segurar fisicamente a Bíblia Beembe”, comemorou.